• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Energia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Energia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa de Pós-Graduação em Energia

EDITAL PPGEN-2014

Edital de seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo.

O Diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura do Concurso de Seleção para o Mestrado Acadêmico em Energia para o primeiro semestre de 2014. Este Edital estabelece as normas e procedimentos para a seleção de candidatos.

Podem candidatar-se à seleção do Curso de Mestrado em Energia os portadores de diploma de curso superior, a saber: Engenharias, Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Física, Bacharelado em Química, Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Geologia, Bacharelado em Geofísica. O não enquadramento dos candidatos nesta especificação acarretará no indeferimento da homologação de inscrição.

Do número de vagas:

Neste processo de seleção serão ofertadas 05 vagas para alunos regulares com regime de dedicação exclusiva em tempo integral e 04 vagas para alunos especiais. Eventualmente, pode ocorrer que, em virtude da falta de candidatos habilitados, algumas vagas deixem de ser preenchidas.

Do local de desenvolvimento das atividades do PPGEN

As atividades do curso serão realizadas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, no Município de São Mateus; endereço: rodovia BR 101 Norte, km 60, bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus – ES. Além deste local, projetos de pesquisa poderão ser eventualmente desenvolvidos em outros locais dependendo da anuência do orientador e do Colegiado Acadêmico do PPGEN.

Da titulação a ser obtida

Mestre em Energia (Área de Concentração: Engenharia, Tecnologia e Gestão).

Das inscrições

As inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Mestrado estarão abertas no período de 05/02/2014 a 28/02/2014, no horário de 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas somente em dias úteis (de segunda-feira à sexta-feira), na Secretaria Única de Pós-Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, na cidade de São Mateus, ES. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

(2)

- Cópia autenticada do diploma de graduação ou da declaração oficial de conclusão de curso de graduação. Para estrangeiros o diploma deverá ter sido revalidado por IES credenciada pelo MEC.

- Cópia autenticada do histórico escolar detalhado da graduação.

- Cópia autenticada dos seguintes documentos: Carteira de identidade, CPF, título de eleitor e quando aplicado o documento de serviço militar ou certificado de reservista.

- Certidão de quitação eleitoral (www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm).

- Cópia autenticada do passaporte com pelo menos o visto de estudante, no caso do candidato ser estrangeiro.

- Currículo no padrão Lattes (http://lattes.cnpq.br), acompanhado da documentação comprobatória. Recomenda-se observar os critérios de avaliação presentes no Anexo 1.

- Declaração de anuência para aqueles candidatos que possuem vínculo empregatício, preenchida e assinada pelo representante legal da empresa (vide Formulário disponível na página do PPGEN no sítio www.ceunes.ufes.br) autorizando liberação de pelo menos 12 horas semanais para as atividades acadêmicas do PGEN.

- Formulário de Inscrição no Mestrado preenchida e assinada pelo candidato (incluir 01 foto 3x4); disponível na página do PPGEN (no sítio www.ceunes.ufes.br).

Observação: os itens anteriormente descritos devem compor um documento único que deve ser entregue encadernado.

Cabe destacar que a inscrição neste processo de seleção é gratuita. Aqueles candidatos que não puderem comparecer à Secretaria do PPGEN poderão se inscrever: por procuração, ou ainda por correspondência. As inscrições feitas por correspondência terão que

necessariamente chegar à Secretaria Única de Pós-Graduação até as 16:00 horas do dia 28/02/2014. O não cumprimento deste prazo acarretará no indeferimento automático da inscrição do candidato.

Da avaliação dos candidatos

Será realizada a avaliação do currículo do candidato, cuja pontuação seguirá os critérios apresentados no Anexo 1; considerando os últimos cinco anos da vida acadêmica/profissional do candidato. Aquele candidato que obtiver pontuação inferior a 1,5 pontos será desabilitado do processo de seleção. A segunda etapa consiste na análise da carta de apresentação elaborada pelo candidato (vide Formulário de Inscrição), sendo considerados os critérios de avaliação a seguir relacionados:

(a) adequação do candidato à proposta do Mestrado em Energia (até 3 pontos); (b) adequação do candidato à linha de pesquisa (até 2 pontos);

(c) adequação do candidato à proposta de tema/orientador escolhido (2 pontos); (d) motivação do candidato com o tema de pesquisa escolhido (até 2 pontos); (e) produção textual: clareza do texto e capacidade de síntese (até 1 ponto).

(3)

Aquele candidato que obtiver pontuação inferior 6,0 pontos na análise da carta de apresentação será desabilitado do processo de seleção. A nota final do candidato será determinada pela soma das notas em cada uma das etapas, sendo admitidos no PPGEN os candidatos habilitados na sequência da classificação obtida de acordo com a disponibilidade de vagas e de professores orientadores.

Datas e horários das etapas de seleção:

Atividade Data Horário

Período de inscrição 05/02/2014 a 28/02/2014 Horário da SUPGrad

Homologação das inscrições 05/03/2014 após as 17:00

www.ceunes.ufes.br

Prazo para recurso 06 e 07/03/2014 Horário da SUPGrad

Divulgação do final 12/03/2014 após as 17:00

www.ceunes.ufes.br

Prazo para recurso 13 a 14/03/2014 Horário da SUPGrad

Matrícula 26 a 28/03/2014 Horário da SUPGrad

Início das atividades 01/04/2014, a ser confirmada pela Coordenação do PPGEN pela Coordenação do PPGEN a confirmar Horário de Atendimento da Secretaria Única de Pós-Graduação (SUPGrad)

Segunda-feira a sexta-feira: 08:00 às 11:00 – 13:00 às 16:00.

Endereço Eletrônico: secposgrad@ceunes.ufes.br - telefone: (27) 3312-1637

Das bolsas

O quantitativo de bolsas para o PPGEN está vinculado à disponibilidade ofertada pelos órgãos de fomento (FAPES, CAPES e CNPq). A distribuição de bolsas é feita de acordo com a ordem de classificação dos candidatos a aluno regular e condicionada ao cumprimento dos quesitos definidos pelo respectivo órgão de fomento além daqueles previstos em normas do PPGEN-CEUNES-UFES.

Da disponibilidade de professores orientadores

O quantitativo de orientadores para o primeiro semestre de 2014 foi definido pelo Colegiado Acadêmico do PPGEN, sendo neste processo de seleção disponibilizados apenas os seguintes professores e suas respectivas áreas de atuação:

(4)

Atuação: Estudos na área de combustíveis fósseis e biocombustíveis utilizando peneiras moleculares para melhoria da qualidade dos mesmos.

Prof. Dr. Eduardo Perini Muniz.

Linha de pesquisa: Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Atuação: Uso de espectroscopia no visível e infravermelho além de simulações computacionais como ferramentas de investigação de propriedades e desenvolvimento de novos materiais com aplicações na área de energia. Atualmente trabalha com materiais para células fotovoltaicas, separação de óleo em água e absorção de gases tóxicos.

Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro. Linha de Pesquisa: Eficiência energética.

Atuação: Métodos de otimização aplicados a problemas que envolvem eficiência energética. Prof. Dr. José Rafael Cápua Proveti.

Linha de pesquisa: Eficiência Energética

Atuação: Estudo e desenvolvimento de novos materiais magnéticos a serem usados em tecnologias mais limpas e energeticamente eficientes.

Profa. Dra. Laura Marina Pinotti

Linha de pesquisa: Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Atuação: Biotecnologia aplicada a obtenção de energia (biocombustíveis). Prof. Dr. Leonardo da Silva Arrieche

Linha de pesquisa: Eficiência Energética

Atuação: Engenharia de Processos: síntese, análise e otimização de processos químicos. Aplicações específicas: aproveitamento de rejeitos da agroindústria alimentar para a geração de energia. Análise de eficiência energética em processos da indústria alimentícia. Síntese e otimização estrutural de processos químicos através de árvores de estado.

Prof. Dr. Marcelo Silveira Bacelos

Linha de pesquisa: Eficiência Energética

Atuação: 1) projeto e análise energética de secadores, 2) pirólise de resíduos e 3) investigação sobre escoamento ar-sólido em leito de jorro e fluidizado (sistemas de contato utilizados com reatores de pirólise).

Profa. Dra. Maria de Fatima Pereira dos Santos.

Linha de Pesquisa: Petróleo, gás e energias renováveis.

Atuação: 1) Desenvolvimento de novos métodos de laboratório para a caracterização do potencial de petróleos pesados. 2) Emprego de energias alternativas de micro-ondas e ultrassom no processamento primário de petróleo. 3) Propriedades Dielétricas e Elétricas em Petróleos e Emulsões de Petróleos. 4) Compatibilidade de Petróleos. 5) Valoração de petróleos.

Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva Porto. Linha de Pesquisa: Eficiência energética.

(5)

Atuação: 1) Investigar o uso da técnica de eletrofloculação empregando diferentes células eletrolíticas na separação de óleo existente na água produzida; 2) Investigar o consumo específico de energia, a eficiência energética da secagem, bem como possíveis alterações na qualidade final de um produto agrícola da região norte do espírito santo, utilizando secadores convencionais; 3) Desenvolver secadores híbridos e avaliar o consumo específico de energia, a eficiência energética da secagem e possíveis alterações físicas e químicas na qualidade final de um produto agrícola regional; 4) Investigar o uso de bioadsorvente natural (casca de café, casca de coco, casca de eucalipto, casca de macadâmia, bagaço de cana) saturado com resíduos de efluentes líquidos após tratamento em coluna de adsorção como combustível em caldeiras. Prof. Dr. Roney Pignaton da Silva

Linha de Pesquisa: Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Atuação: Soluções Computacionais Paralelas Aplicadas à simulação de modelos analíticos dos fenômenos no contexto de Eficiência Energética e Produção de Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Portanto, os temas de trabalho têm por objetivo aplicar e avaliar os resultados da computação paralela para a solução de problemas reais no contexto da Energia, modelados com EDP e implementados via métodos numéricos.

Profa. Dra. Taisa Shimosakai de Lira Linha de pesquisa: Eficiência Energética

Atuação: Aspectos fundamentais da pirólise de biomassa: Cinética e fluidodinâmica do processo. Prof. Dr. Wanderley Cardoso Celeste

Linha de pesquisa: Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Atuação: Automação e controle de processos e/ou sistemas de exploração de petróleo, gás e energias renováveis.

Maiores informações sobre as proposta de trabalho e sobre as áreas de atuação dos docentes acima relacionados estão disponíveis na página do PPGEN no sitio do CEUNES (www.ceunes.ufes.br).

Das disposições finais

Ao inscrever-se no processo de seleção, o candidato reconhece a aceitação das normas estabelecidas neste Edital. Sendo que os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão de Bolsas e Seleção do PPGEN.

São Mateus, 23 de dezembro de 2013

Endereço para Correspondência: Secretaria Única de Pós-Graduação Rodovia BR 101 Norte km 60 Bairro Litorâneo CEP 29932-540 São Mateus – Espírito Santo

(6)

Nome do candidato:

Itens

I. Formação unidade pontos

monitoria /semestre 0,5

iniciação científica /semestre 1,5

especialização (Lato Sensu 360h no mínimo) /curso 1,5

II. Atuação Profissional

exercício da profissão (em área de atuação do PGEN) /semestre 0,2

docência em instituição de ensino superior (em área de atuação do PGEN) /semestre 0,3

docência em ensino médio /semestre 0,2

orientação de alunos em iniciação científica, Lato Sensu (min. 6 meses) /aluno 0,5

orientação de alunos em trabalho de conclusão de curso(*) (máx. 1,0 ponto) /aluno 0,2

coordenador de projeto de pesquisa devidamente registrado (mín. 10 meses) /projeto 1,0

coordenador de projeto de extensão devidamente registrado (mín. 10 meses) /projeto 0,5

consultorias (máx. 1,0 ponto) /trabalho 0,1

* não serão consideradas apenas a participação em bancas de defesa

III. Produção Científica e Tecnológica

a) trabalhos em eventos

Resumo simples em evento local 0,1

Resumo simples em evento nacional 0,2

Resumo simples em evento internacional 0,3

Trabalhos completos em evento local 0,5

Trabalhos completos em evento nacional 0,7

Trabalhos completos em evento internacional 1,0

b) artigos completos publicados ou no prelo em periódicos *

artigos em periódicos Qualis A 7,0

artigos em periódicos Qualis B1 ou B2 5,0

artigos em periódicos Qualis B3, B4 ou B5 3,0

artigos em periódicos Qualis C 1,0

* dividido pelo número de autores e seguindo área Interdisciplinar do Qualis Capes

c) Livros , capítulos de livros

livros internacionais publicados na área, com peer review /livro* 7,0

livros nacionais publicados na área, com ISBN, editora com Conselho Editorial /livro* 5,0

Capítulos de livros nacionais publicados na área, com ISBN /capítulo* 3,0

Capítulos de livros internacionais publicados na área, com ISBN /capítulo* 4,0

* dividido pelo número de autores e seguindo área Interdisciplinar do Qualis Capes

V. Outros

prêmio (mérito acadêmico, eventos científicos) de âmbito local /prêmio* 1,0

prêmio (mérito acadêmico, eventos científicos) de âmbito nacional /prêmio* 2,0

prêmio (mérito acadêmico, eventos científicos) de âmbito internacional /prêmio* 3,0

organização de eventos /evento 0,2

patente Nacional /patente* 5,0

patente Internacional /patente* 7,0

/trabalho*

Referências

Documentos relacionados

Eu considero a duplicação como o coração de um sistema para multinível porque se ela não acontecer, você não se beneficiará daquilo que mais nos seduz: a possibilidade de

Vários trabalhos têm demonstrado que a mortali- dade por síndrome ascítica é maior nos machos do que nas fêmeas, acreditando-se que este fato esteja relacionado com a maior

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido