• Nenhum resultado encontrado

Plano de negócio sobre cervejaria artesanal na cidade de Manaus-AM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de negócio sobre cervejaria artesanal na cidade de Manaus-AM"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

Versão finalizada em PDF

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de conclusão de curso em Administração II Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professora: SIDENIR NIHEUNS MEURER

Nome do aluno: ANTONIO CARLOS BARRADAS FERREIRA Data: 22/11/17

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.  Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Versão finalizada em PDF

Após receber a avaliação da última versão de seu TCC, e se não houver necessidade de alteração, junte todas as ADs, inclusive do TCC I, e converta seu arquivo para o formato PDF. Depois, o publique no link TCC II versão final.

(2)

RESUMO

Plano de Negócio sobre Cervejaria Artesanal na cidade de Manaus-AM

Resumo: Considerando a tendência do mercado brasileiro para o consumo da cerveja artesanal nos próximos anos, mais especificamente na cidade de Manaus-AM, houve a iniciativa de elaborar-se este Plano de Negócio, como pressuposto que viabiliza o planejamento da produção e comercialização desse produto. No estudo foi constatado que, no momento, há incentivo fiscal suficiente para o microempreendedor frente ao negócio e que os riscos são razoavelmente compensadores a ponto de estimular o crescimento no setor.

Palavra-chave: cerveja; artesanal; microempreendedor; consumo.

ABSTRACT

Business Plan on Artisanal Brewery in the city of Manaus-AM

Abstract: Considering the tendency of the Brazilian market for the consumption of artisanal beer in the coming years, more specifically in the city of Manaus-AM, there was an initiative to elaborate this Business Plan, as a presupposition that makes feasible the planning of the production and commercialization of this product. In the study it was found that, at the moment, there is sufficient fiscal incentive for the microentrepreneur in front of the business and that the risks are reasonably compensating to the point of stimulating the growth in the sector.

(3)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

A

VALIAÇÃO A

D

ISTÂNCIA

1

(AD1)

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professora: CATIA MELISSA SILVEIRA RODRIGUES

Nome do aluno: ANTONIO CARLOS BARRADAS FERREIRA Data: 02/09/2017

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.  Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade está relacionada às unidades 1, 2 e 3

Nesta atividade você vai elaborar o seu projeto de pesquisa, a descrição do negócio e o plano estratégico. Essa atividade dará início ao desenvolvimento do plano de negócios. Sendo assim:

1. Identifique se você irá propor um novo negócio ou então a ampliação de um negócio já existente, apresentando uma justificativa. (0,5 pontos)

Será proposto um novo negócio, que consiste na produção de cerveja artesanal. Fazendo uma análise sumária do comportamento do consumidor na cidade de Manaus-AM e considerando o custo-benefício em função dos riscos do negócio é que ele se inicia como uma “interrogação”, mas tende a se tornar uma “vaca leiteira” em curto prazo.

2. Descreva o negócio, apresentando: (0,5 pontos)

a) O nome da organização: Cervejaria Burguesinha EIRELI;

(4)

c) Proprietário (s) da organização: Antonio Carlos Barradas Ferreira.

3. Descreva os produtos (bens e/ou serviços) que serão comercializados. (0,7 ponto) Os produtos são os seguintes:

1) a cerveja artesanal pilsen; 2) o chopp artesanal;

3) a cerveja artesanal sabor cupuaçú; 4) a cerveja artesanal sabor açaí; 5) a cerveja artesanal sabor pimenta.

4. Desenvolva a metodologia de trabalho. Para isso, defina: (1,2 pontos)

a) A aplicabilidade da pesquisa.

Pesquisa aplicada, que visa a gerar novos conhecimentos para a aplicação prática, fazendo uso de outras fontes de conhecimento básico.

b) A forma de abordar o problema de pesquisa.

Pesquisa qualitativa, buscando uma compreensão geral do negócio sem um viés unicamente quantitativo. Embora esteja presente o subjetivismo do pesquisador, haverá um acompanhamento da dinâmica do objeto pesquisado.

c) A forma de tratar os objetivos da pesquisa.

Pesquisa exploratória, buscando uma maior familiaridade com o assunto. d) Os procedimentos de coleta de dados.

Pesquisa de campo, documental e bibliográfica. e) A unidade de análise.

O mercado da cerveja em Manaus-AM: a que tipo de evento o seu consumo está associado e que público-alvo demonstra interesse nesse produto.

e) Os instrumentos de coleta de dados.

Observação passiva, quando se referir a um empreendimento alheio que trabalha no mesmo ramo, e observação participante, quando houver participação direta no negócio pesquisado. E questionários, sem necessariamente haver um contato direto com o pesquisado, durante a coleta das amostras.

5. Elabore o plano estratégico do futuro empreendimento. Para fazer o plano estratégico:

(5)

Fatores Aspectos analisados

Econômicos

Quanto à taxa da inflação do IPCA, que afeta diretamente o salário das famílias de 1 a 40 salários mínimos, houve uma melhora em 2017. O IPCA (Acumulado do Ano) em julho deste ano foi de 1,43%, enquanto em julho de ano passado foi de 4,96%. Esses indicadores revelam uma tendência no crescimento do consumo, neste ano.

Além de se levar em consideração que a cerveja artesanal, por ainda estar ganhando mercado, torna-se um bem substituto dos outros tipos de cerveja. Razão pela qual, com a atual recessão econômica, a cerveja artesanal tem sido o alvo preferencial de muitos consumidores de cerveja, uma vez que passaram a optar pelos preços mais baixos, em vez de suspender o consumo. Neste ano, embora a expectativa de crescimento da cerveja artesanal nas vendas não esteja se concretizando na plenitude, está sendo bem superior ao dos outros tipos de cerveja. Ademais, a taxa de juros SELIC (Acumulada no Ano) para o mês de junho deste ano é de 6,77%, já em junho do ano passado foi de 5,74%, o que indica um crescimento da propensão ao consumo das famílias em geral. A taxa de desemprego, por sua vez, cresce 15,04%, comparando o mês de junho deste ano com o mês de junho do ano passado, o que favorece a contratação de pessoal.

Político-legais

Na política monetária há no momento uma preocupação do Governo Federal em reduzir ainda mais a taxa de juros a fim de fomentar o investimento, ampliar empregos e o consumo das famílias.

Segundo CORDIOLI (2011, p. 79), acerca da proteção de patentes (ou tecnologia desenvolvida): a legislação brasileira permite procedimentos formais capazes de proteger a patente sobre a ideia a ser implementada. Dessa forma, haverá proteção à Patente de Invenção (PI) a ser desenvolvida, cuja validade será de 20 anos a partir da data do depósito no INPI, válido em todo o território nacional.

(6)

Socioculturais

O perfil socioeconomico das pessoas não afeta tanto o processo decisório por tratar-se de um bem acessível a todas as classes sociais. Assim, uma tulipa de 300ml de cerveja artesanal na Chopperia Rio Negro, chega a custar R$ 2,50, ao sábados até às 18h. Ou seja, a cerveja não é considerado um bem de luxo ou direcionado a grupos de pessoas abastadas, sendo sua preferência e acessibilidade comum a diversas pessoas, independetemente de suas condições financeiras. Então, o parâmetro a ser utilizado no processo decisório, quanto ao público-alvo, é o estilo de vida e de consumo das pessoas, pois isso afeta positivamente a escolha do produto, através dos locais que frequentam e pela forma de lazer desse público. Por exemplo, é comum pessoas de diversas classes sociais frequentarem a Cervejaria Rio Negro.

Tecnológicos

Há curso de cervejeiro no mercado que habilita as pessoas a produzirem a cerveja artesanal e conheçam a tecnologia adequada a ser empregada na unidade produtiva, como os cursos oferecidos pela Manaus Brew Shop, que disponibiliza receitas prontas, insumos e instrução sobre o método de preparo, servindo de meio de treinamento para que as pessoas possam produzir suas próprias receitas.

b) Analise o setor em que a sua empresa está inserida, por meio do modelo das forças competitivas de Porter. Para isso, utilize o modelo de análise estratégica do setor proposto ao final da unidade 3. Identifique a intensidade de cada uma das forças e o grau de atratividade do setor. (1,0 pontos)

A cerveja artesanal faz parte do setor de alimentos e bebidas. E fazendo uma análise das variáveis do ambiente externo setorial para o caso em tela tem-se:

COMPETITIVIDADE DA CONCORRÊNCIA IMPORTÂNCIA (escala de 1 a 4) CONCORDÂNCIA (escala de 0 a 2) GERAL Na indústria entrar existem concorrentes Muito Importante Concordo parcialmente 4 x 1 = 4

(7)

estabelecidos? Os concorrentes atuais já conseguem atender a totalidade do mercado? Pouco Importante Concordo parcialmente 2 x 1 = 2

Já existe uma competição explícita entre os concorrentes? Pouco importante Concordo parcialmente 2 x 1 = 2

Pretende-se entrar no mesmo mercado que eles?

Muito importante

Concordo totalmente

4 x 2 = 8

É possível colaborar com a concorrência para buscar novos mercados? Muito importante Concordo totalmente 4 x 2 = 8

Existe uma guerra de preço ou de qualidade no setor pretendido? Muito importante Concordo Parcialmente 4 x 1 = 4 TOTAL --- --- 28

1) Os concorrentes: a quantidade de concorrentes não é suficiente para atender a demanda na plenitude a ponto de comprometer qualquer fatia de mercado, o que reduz a instabilidade do setor. Os custos fixos não são tão elevados, se comparados com outras indústrias, o que facilita o alcance do ponto de equilíbrio com relativa rapidez. O escopo reduzido e a simplicidade do negócio, com pouca variabilidade de produtos, favorecem a adoção de preços baixos com uma produção em escala.

ENTRANTES PONTENCIAIS IMPORTÂNCIA (escala de 1 a 4) CONCORDÂNCIA (escala de 0 a 2) GERAL (escala de 0 a 48) O custo para começar um

novo negócio dentro da indústria é elevado?

Importante Discordo Totalmente

3 x 0 = 0

Existe espaço para mais concorrentes fora os já estabelecidos? Muito Importante Concordo totalmente 4 x 2 = 8

(8)

entrada na indústria pretendida?

importante totalmente

Pretende-se entrar no mesmo mercado que eles?

Muito importante

Concordo totalmente

4 x 2 = 8

Existe escassez de pontos de vendas para esse tipo de negócio?

Importante Concordo parcialmente

3 x 1 = 3

Existe o risco de novas tecnologias derrubarem as barreiras de entradas? Pouco importante Concordo Parcialmente 2 x 1 = 2 TOTAL --- --- 29

2) Os entrantes potenciais: a possibilidade da entrada de novos concorrentes nesse setor pode ser minimizada por uma eficiente política de marketing junto ao público-alvo. Nesse aspecto, a economia de escala é uma grande aliada, uma vez que os preços módicos e clientes leais tornam-se uma barreira para possíveis entrantes. O sentimento de lealdade dos clientes pode ser estimulado através da internalização do valor do produto. AMEAÇA DOS SUBSTITUTOS IMPORTÂNCIA (escala de 1 a 4) CONCORDÂNCIA (escala de 0 a 2) GERAL (escala de 0 a 48) Existem substitutos diretos

ao produto?

Importante Concordo Parcialmente

3 x 1 = 3

Os produtos substitutos têm alto grau de inovação?

Muito Importante

Concordo totalmente

4 x 2 = 8

Existe propensão dos clientes conquistados trocarem a oferta da empresa pela dos substitutos?

Importante Concordo parcialmente

3 x 1 = 3

O custo de mudança dos seus clientes para o substituto é baixo? Pouco importante Discordo totalmente 2 x 0 = 0

(9)

O preço dos produtos substitutos é inferior ao do produto da empresa? Muito Importante Concordo parcialmente 4 x 1 = 4

A qualidade dos produtos substitutos é superior à qualidade do produto da empresa? Importante Concordo parcialmente 3 x 1 = 3 TOTAL --- --- 21

3) Os produtos substitutos: a ameaça quanto à entrada de produtos substitutos no mercado será amenizada pela produção de produtos diferenciados: cervejas produzidas com base em frutas regionais e com uma receita peculiar e original. No processo produtivo, será aprimorada a relação custo-desempenho, em que o melhor desempenho industrial possível seja atingido a baixo custo.

PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES IMPORTÂNCIA (escala de 1 a 4) CONCORDÂNCIA (escala de 0 a 2) GERAL (escala de 0 a 48) Os clientes são sensíveis a

mudanças de preço?

Importante Concordo Totalmente

3 x 2 = 6

Existe escassez de clientes para o negócio da empresa em relação ao setor considerado? Importante Discordo parcialmente 3 x 1 = 3 A empresa consegue fidelizar os seus clientes?

Muito Importante

Concordo parcialmente

4 x 1 = 4

O volume de compra dos seus clientes é recorrente?

Importante Concordo totalmente

3 x 2 = 6

Existe um custo elevado para o cliente trocar de fornecedor? Muito Importante Concordo parcialmente 4 x 1 = 4

Existe a possibilidade do seu cliente fazer o próprio produto?

Importante Concordo totalmente

(10)

TOTAL --- --- 26

4) Os compradores: o poder de barganha dos compradores será regulado por uma política de preços promocionais que terá como base a fidelidade: consumir pouco e sempre, a longo prazo, favorece mais a barganha do que consumir muito uma única vez. Investir na pesquisa de informações sobre suas demandas e atividades do fornecedor para que o processo de negociação seja menos favorável a este.

PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES IMPORTÂNCIA (escala de 1 a 4) CONCORDÂNCIA (escala de 0 a 2) GERAL (escala de 0 a 48) Existe abundância de

fornecedores para os insumos do seu negócio?

Importante Concordo Parcialmente

3 x 1 = 3

O preço dos insumos necessários para o negócio da empresa varia fortemente? Muito Importante Concordo totalmente 4 x 2 = 8 O perfil profissional necessário para o negócio da empresa é fácil de ser encontrado? Importante Concordo parcialmente 3 x 1 = 3 Existem instituições de formação de profissional para o mercado de fornecedores da empresa? Pouco Importante Concordo parcialmente 2 x 1 = 2 Há capacidade de substituir rapidamente os insumos por outro tipo (qualidade, preço, etc)? Muito Importante Concordo parcialmente 4 x 1 = 4

Existem pesquisas para melhoria de tecnologia na área dos seus fornecedores?

Importante Concordo totalmente

3 x 2 = 6

(11)

5) Os fornecedores: deve ser avaliada a concorrência entre os fornecedores para que os preços sejam pressionados para baixo. A importância do produto para o comprador, como fator desfavorável na barganha, será compensada pelo alto volume de compras de insumos com pouca variabilidade, bem como a existência de fornecedores concorrentes para insumos similares.

No geral, as variáveis competitivas analisadas nos quadros supracitados apresentaram, em média, suas forças sem tanta intensidade, de forma que o negócio tem razoável atratividade e tendência a ser lucrativo a curto e médio prazo.

c) Analise internamente o futuro empreendimento, analisando as diferentes áreas da empresa. (1,2 pontos)

Áreas Aspectos analisados

Produção

Levantamento de pessoal, equipamentos e demais insumos utilizados diretamente no processo produtivo. Elaboração dos planos operacionais e logísticos, visualizando a manutenção da produtividade em tempo hábil, considerando o ciclo de produção. Avaliação da quantidade a ser produzida inicialmente até o conhecimento da demanda ideal e a obtenção de know how. Estudo taylorista visando à acerelação da produtividade e enxugamento da estrutura de produção.

Recursos Humanos

Levantamento dos funcionários da organização, conforme os cargos a serem ocupados. Condução do recrutamento, treinamento e gerenciamento dos funcionários. A mão-de-obra produtiva deverá relizar cursos na área de produção da cerveja artesanal, caso ainda não os possua. Implementação de política de valorização e motivação, como a participação nos lucros e resultados da empresa.

Finanças

Levantamento dos custos associados a todos os insumos, bem como a separação entre os custos fixos e variáveis. O capital fixo será orçado na totalidade, bem como o capital de giro e outras reservas previstas, a fim de subsidiar a decisão na obtenção de financiamento junto a instituições financeiras de fomento. Avaliação da viabilidade econômico-financeira da implementação do negócio, até o produto atingir a fase de maturação no mercado. Pesquisar as fontes de financiamento disponíveis e a

(12)

conjuntura econômica do momento para que seja adotada a proposta com maior retorno de investimento.

Marketing

Integração do marketing com as outras áreas da empresa. Observância dos desejos e expectativas do consumidor para a tomada de decisões estratégicas. Avaliação meticulosa dos 4 P’s (Produto, Ponto de Venda, Promoção e Preço) de forma alinhada com o planejamento estratégico organizacional. Pesquisar e analisar a postura dos concorrentes quanto às práticas adotadas nos 4 P’s.

d) Elabore a matriz SWOT do futuro empreendimento com base nos aspectos analisados anteriormente. (1,2 pontos)

Ambiente interno

Pontos fortes Pontos fracos

1) Originalidade de produtos elaborados com frutas regionais (sabores de açaí e de cupuaçú);

2) Simplicidade do processo produtivo; 3) Um excelente Plano de Marketing; 4) Investimento total relativamente acessível, se comparado com outras indústrias; e

5) Pessoal motivado.

1) Falta de experiência prática no ramo de negócios;

2) Iniciar o negócio com capital de terceiros; e

3) Falta de maturidade de mercado do negócio.

Ambiente externo

Oportunidades Ameaças

1) Existência de mercado consumidor do produto e tendência de crescimento em Manaus-AM;

2) Existência de curso de produção industrial de cerveja artesanal de ótimo nível em Manaus-AM e outros Estados; e

3) Favorecimento de alguns aspectos econômicos, no período pós-recessão,

1) As cervejarias concorrentes já estáveis no mercado;

2) A incerteza da fidelização dos clientes até o período de maturação do mercado se completar;

3) O risco de assaltos ou danos ao patrimônio da empresa; e

4) O risco de infração às normas ambientais e de segurança no trabalho.

(13)

sinalizado pela tendência de queda do IPCA (a favor do consumo) e da taxa de juros SELIC (a favor do investimento).

e) Com base na matriz SWOT, defina objetivos estratégicos para o futuro empreendimento. (1,0 pontos)

Os objetivos estratégicos da empresa são os seguintes:

1) Identificar e manter continuamente potenciais consumidores leais ao produto que cubram 100% capacidade produtiva, em 3 meses;

2) Reduzir os custos produção em 20% até a maturação da empresa no mercado, sem prejuízo à qualidade do produto;

3) Obter quantitativamente e qualitativamente o nível de satisfação do cliente em relação ao produto, em pelo menos 90%, trimestralmente;

4) Manter 100% da mão-de-obra direta (produtiva) treinada e atualizada quanto às técnicas de produção da cerveja, com avaliação anual;

5) Manter o pessoal motivado e valorizado como parte integrante da empresa, aumentando a participação nos lucros anualmente em até 5%;

6) Aumentar o lucro da empresa anualmente em 50%;

7) Estar quites em 100 % com a regularização burocrática junto ao Governo, com avaliação semestral.

f) Defina um posicionamento estratégico para o futuro empreendimento, justificando a sua resposta. (1,0 pontos)

O posicionamento estratégico a ser adotado pela empresa é o de Liderança de Custo, segundo Porter (1986). Essa opção no momento tem sido a mais conveniente, sem perder o foco na qualidade, uma vez que a cerveja em si é um bem bastante consumido por todas as classes sociais, estando inclusive nos planos de fim de semana de muitos manauaras.

Como há algumas cervejarias estáveis no mercado consumidor em voga, a melhor estratégia de marketing a ser adotada a priori é a do menor preço, sem perda da qualidade, para que assim uma fatia do mercado seja deslocada para a Cervejaria Burguesinha EIRELI.

(14)

Com o principal objetivo de alavancar as vendas com a produção em série, em curto prazo, beneficiando-se principalmente da economia de escala. E assim liquidar o mais rápido possível o financiamento, composto de capital de terceiro, reduzindo o risco do negócio.

6. Cite as referências utilizadas. (0,5 pontos)

1) ADVFN. PNAD. Disponível em: < https://br.advfn.com/indicadores/pnad > Acesso em: 27 de agosto de 2017.

2) ADVFN. Taxa Selic. Disponível em: < https://br.advfn.com/indicadores/taxa-selic Acesso em: 27 de agosto de 2017.

3) BORGES, Leandro. O que são as 5 forças competitivas de Porter. Disponível em: < https://blog.luz.vc > Acesso em: 02 de setembro de 2017.

4) CORDOLI, L. Alberto. Planejamento Estratégico de Marketing. Palhoça: UnisulVirtual, 2011. 162 p.

5) EM TEMPO. Manaus é polo atrativo para cervejas artesanais. Disponível em: < http://www.emtempo.com.br/manaus-e-polo-atrativo-para-cervejas-artesanais/ > Acesso em: 02 de setembro de 2017.

6) GOHR, Cláudia Fabiana. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I. Palhoça: UnisulVirtual, 2008. 196 p.

7) MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO, EXTERIOR E SERVIÇOS. Propriedade Industrial. Disponível em: < WWW.inpi.gov.br > Acesso em: 02 de setembro de 2017.

8) TORORADAR. O que é IPCA. Disponível em: <

https://www.tororadar.com.br/investimento/bovespa/o-que-e-ipca-e-inflacao-acumulada > Acesso em: 02 de setembro de 2017.

9) VALOR. Mercado de cerveja artesanal reduz ritmo de expansão no Brasil. Disponível em: < http://www.valor.com.br/empresas/5012998/mercado-de-cerveja-artesanal-reduz-ritmo-de-expansao-no-brasil > Acesso em: 02 de setembro de 2017. 10) ZANCHIN, Janete. Marketing de varejo e serviços. Palhoça: UnisulVirtual, 2016. 69 p.

(15)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD2

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professora: CATIA MELISSA SILVEIRA RODRIGUES

Nome do aluno: ANTONIO CARLOS BARRADAS FERREIRA Data: 25/09/2017

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.  Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade está relacionada às unidades 4 e 5.

Nesta atividade você elaborará o Plano de Marketing de seu futuro empreendimento. Você também pode seguir o roteiro apresentado na unidade 2 do material didático.

1. Identifique as características do(s) produto(s). (0,5 ponto)

O bem produzido é classificado como um produto de conveniência, pois são adquiridos com grande frequência, gastando-se o mínimo de tempo e esforço.

A matéria-prima a ser utilizada é regionalizada, economicamente de fácil aquisição e conservação. E seus ingredientes têm grande aceitação no mercado consumidor.

O sabor a ser desenvolvido no produto será seu diferencial, perante as expectativas do consumidor, e observará vários aspectos relacionados às propriedades químicas, condições de conservação, análise sensorial, dentre outros.

A produção será planejada de modo que haja pouco tempo de armazenamento do produto. Isso ocorre porque ele deve ser isolado das alterações

(16)

provocadas pelo calor e pela luz, uma vez que estes fatores interferem no sabor, o que restringe as condições de armazenamento.

Então, a tendência é que a administração trabalhe com um baixo estoque de produtos acabados para que a qualidade do produto seja preservada. Embora, de certa forma, essa lógica não venha a impactar tanto no estoque de matéria-prima em termos quantitativos.

2. Identifique os diferenciais do(s) produto(s) em relação à concorrência. (1,0 ponto) Entre os diferenciais do produto serão priorizados o sabor, a qualidade e a marca. O primeiro aspecto será cautelosamente desenvolvido através de uma pesquisa de mercado com o objetivo de compreender a percepção do cliente para em seguida satisfazê-lo com um alto nível de qualidade.

O sabor, integrado à qualidade, revelará o valor do produto, que será associado à marca, ao gerar satisfação ao cliente, que por sua vez tenderá a confiar no produto pelo seu rótulo, sem inspecioná-lo.

O valor do produto será sustentado também pela originalidade e pelo regionalismo, que o próprio irá transmitir ao público local, através do sabor gerado pelos seus ingredientes.

Será adotada a marca de fabricante para o produto, pois a própria organização irá fabricar e vende-lo, continuamente.

3. Identifique os principais produtos substitutos e complementares. (1,0 ponto)

Dentre os produtos substitutos para a cerveja artesanal, na cidade de Manaus-AM, há: as outras cervejas artesanais, as outras marcas de cerveja, os chopp artesanais dos concorrentes, os chopp não artesanais dos concorrentes, bebidas “quentes” (caipirinha, cachaça etc) e outros.

Enquanto os produtos complementares seriam os pratos que acompanham a cerveja de forma harmonizada tais como: o tira gosto, a entrada, o petisco, dentre outros.

Há ainda os serviços complementares como a logística para a entrega de barril de chopp em qualquer lugar da cidade para o público-alvo.

(17)

4. Analise o mercado consumidor, descrevendo: o perfil do cliente alvo, a abrangência geográfica do mercado a ser atingido, a demanda prevista e o potencial de crescimento deste mercado. (1,0 ponto)

O perfil do cliente engloba os adultos de ambos os sexos, que apreciam passeios a bares, restaurantes ou boates, seja de dia ou à noite.

O mercado consumidor a ser atingido, na cidade de Manaus-AM, está aguardando novas ofertas de cerveja artesanal. É o que confirma o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), ao afirmar que o brasileiro consome em média 70 litros de cerveja por ano. E que, devido à sofisticação do processo produtivo, a cerveja artesanal no Brasil cresce em média 10% ao ano, enquanto em Manaus a expectativa é de 50%.

Segundo os dados do Instituto da Cerveja, o seguimento artesanal representa hoje 0,7% do setor cervejeiro e a expectativa é que esse percentual aumente para 9% até 2022. Em 2016, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 148 novas cervejarias foram criadas no país, somando 522 empresas, ou seja, houve um crescimento de 39,6% no setor.

Porém, há uma concentração de 91% das microcervejarias apenas nas regiões Sul e Sudeste, em apenas 6 dos 27 Estados do país, coincidindo com as regiões economicamente mais desenvolvidas, inferindo-se que em outras regiões ou cidades ainda estão bastante incipientes nessa técnica de produção da cerveja.

5. Analise os fornecedores, descrevendo: quem são, onde estão localizados e as condições de fornecimento. Em seguida compare-os. (1,0 ponto)

Item Casa do Cervejeiro ValBier Realli

Localização No município de São Paulo-SP. No município de São Caetano do Sul-SP. No município de São Paulo-SP.

Equipamentos Bem organizada na sua oferta: kit de produção

para iniciantes, equipamentos de

apoio, etc

Bem organizada na sua oferta: kit de

produção para iniciantes, equipamentos de

Não há oferta de kit de produção para

iniciantes, equipamentos de

(18)

apoio, etc Insumos Específicos

(comuns às cervejas)

Oferta insumos específicos para o produto, sem tanta

especialização. Oferta insumos específicos para o produto, prezando pela qualidade. Oferta insumos específicos para o produto, prezando pela alta qualidade. Treinamentos Disponibiliza treinamentos para a confecção do produto, sem diferencial. - Disponibiliza treinamentos para a confecção do produto, sem diferencial; e - Disponibiliza opções de receitas. Disponibiliza treinamentos para a confecção do produto, sem diferencial. Logística no fornecimento

O frete ocorrerá por transportadora ou via postal, dependendo do produto adquirido, sem vantagem aparente em relação ao concorrente.

O frete ocorrerá por transportadora ou via postal, dependendo do produto adquirido, sem vantagem aparente em relação ao concorrente.

O frete ocorrerá por transportadora ou via postal, dependendo do produto adquirido, sem vantagem aparente em relação ao concorrente. Aspectos positivos para

o novo negócio - Constam os preços dos produtos e serviços; - Há ferramenta on-line para a confecção do orçamento; e - Estrutura adaptada à produção industrial para iniciantes. - Os insumos específicos atendem à qualidade com melhor custo-benefício em comparação com a Realli; - Constam os preços dos produtos e serviços; e - Há ferramenta on-line para a confecção

do orçamento. - Especializada em insumos específicos do produto: maltes, lúpulos, leveduras, dentre outros; e - Há ferramenta on-line para a confecção

do orçamento; - Constam os detalhes sobre as propriedades dos insumos e suas aplicabilidades. Aspectos negativos - Distância física - Distância física - Distância física

(19)

para o novo negócio para o novo negócio. para o novo negócio; e - Estrutura adaptada à produção caseira para iniciantes. para o novo negócio; e - Não oferta equipamentos ou acessórios para a produção.

Para o novo negócio, as empresas que darão o suporte necessário para aquisição do imobilizado, de insumos em geral, treinamentos, e outros, localizam-se em grande parte nas Regiões Sul e Sudeste: locais em que as indústrias de cerveja são mais promissoras.

Dessa forma, a logística (pela distância física) não se torna um aspecto relevante para a escolha do fornecedor, dentre as empresas concorrentes, pois todas têm sede em São Paulo-SP.

Analisando as 03 concorrentes apresentadas, inferiu-se que:

1) o imobilizado e os acessórios para a instalação e manutenção do novo negócio serão providos pela Casa do Cervejeiro, pois seu escopo está mais voltado para a produção industrial;

2) os insumos específicos da cerveja (maltes, lúpulos, leveduras, etc) serão fornecidos pela empresa ValBier, devido ao melhor custo-benefício para o negócio, sob os aspectos qualidade e preço; e

3) sendo também a empresa ValBier a empresa escolhida para a realização dos treinamentos da equipe de produção, devido a uma diversidade de produtos apresentados entre os insumos e as receitas.

6. Faça uma análise detalhada dos concorrentes. Em seguida faça uma síntese dos pontos fracos e fortes de cada concorrente. (1,0 ponto)

Item Sua empresa Concorrente A Concorrente B Concorrente C Produto Cervejas e chopp artesanais de produção própria. Cervejas e chopp arte-sanais e outras bebidas não Cervejas e chopp arte-sanais e não artesanais. Cervejas e chopp artesanais e outras bebidas não artesanais,

(20)

artesanais, inclusive importadas. inclusive importadas. Participação do mercado (em vendas) Estável com um bom faturamento. Estável com um bom faturamento. Estável com um bom faturamento. Estável com um bom faturamento. Atendimento Muito bom: há cortesia e atenciosidade. Muito bom: há cortesia e atenciosidade. Há um razoável atendimento. Há um razoável atendimento. Atendimento pós-venda Política de crédito e abati-mento de preço por fidelidade na compra. Indiferente e sem grandes novidades. Indiferente e sem grandes novidades. Indiferente e sem grandes novidades. Localização Em área bastante frequentada pelo público-alvo. Em área bastante frequentada pelo público-alvo. Em área medianamente frequentada pelo público-alvo. Em área bastante frequentada pelo público-alvo. Divulgação

Tem página própria na internet, divulga pelo instagram, facebook, etc. Apenas pelo instagram e facebook. Não tem página própria. Tem página própria na internet. Apenas pelo instagram e facebook. Não tem

página própria. Garantias oferecidas Produz a própria cerveja artesanal com um cardápio pouco variado inicialmente. Produz a pró-pria cerveja artesanal com um variado cardápio. Produz a pró-pria cerveja artesanal com o cardápio pouco variado. Não produz a própria cerveja, apenas comercializa. Política de crédito Aceita paga-mento no cartão de crédito (à vista e à crédito). Com parcela-mento sem juros em caso

Aceita paga-mento no car-tão de crédito (à vista e à crédito). Aceita paga-mento no car-tão de crédito (à vista e à crédito). Aceita paga-mento no car-tão de crédito (à vista e à crédito).

(21)

de alto volume de aquisições. Preços Relativamente baixos. Relativamente altos. Relativamente baixos. Relativamente justos. Qualidade dos produtos Qualidade muito boa. Qualidade muito boa. Qualidade mediana. Qualidade muito boa.

Reputação Muito boa reputação.

Muito boa reputação.

Boa reputação. Boa reputação.

Tempo de entrega

Atendimento ágil. Atendimento ágil. Atendimento lento. Atendimento lento. Canais de venda utilizados Em diversos locais: distri-buidoras, bares, restaurantes, buffet, etc. Na própria unidade, apenas. Na própria unidade e em diversos outros locais: distribuidoras, bares, restau-rantes, etc. Na própria unidade, apenas. Capacidade de produção Em escala e suficiente para a venda na distribuição. Razoável e suficiente apenas para a venda na pró-pia unidade. Em escala e suficiente para a venda na própia unidade e distribuição. Não produz a cerveja, apenas comercializa. Recursos humanos Em até 10 funcionários, com participação nos lucros e resultados. Em até 10 funcionários, sem participa-ção nos lucros e

resultados.

Em até 20 funcionários, sem participa-ção nos lucros e

resultados. Em até 10 funcionários, sem participação nos lucros e resultados. Métodos gerenciais Análise SWOT e das cinco forças de

Porter.

Análise SWOT. O ciclo PDCA. O ciclo PDCA.

Métodos de produção O método taylorista. O método toyotista. O método taylorista. Não produz a cerveja, apenas comercializa.

(22)

Estrutura econômico-financeira Estrutura mediana do imobilizado. Alta capacidade de honrar com o endividamento a curto prazo. Estrutura mediana do imobilizado. Alta capaci-dade de honrar com o endividamento a curto prazo. Estrutura onerosa do imobilizado Baixa capa-cidade de honrar com o endividamento a curto prazo. Estrutura mediana do imobilizado. Alta capacidade de honrar com o endividamento a curto prazo. Flexibilidade Boa capacidade de ampliar a estrutura com foco na variabilidade de produtos e mercado. Boa capacida-de capacida-de ampliar sua estrutura para distri-buição do produto. Boa capacida-de capacida-de ampliar sua estrutura com foco na variabidade de produtos. Boa capacidade de ampliar sua estrutura para produção da cerveja artesanal. Formas de competição Adota a competição da variação dos preços e no marketing simultaneamente. Adota a competição extra-preço, investindo em maketing para sustentar o negócio. Adota a competição da variação dos preços, inves-tindo na pro-dução em série para sustentar o negócio. Adota a competição da variação dos preços e no marketing simultaneamente.

A concorrente “A” tem como pontos fortes: a conquista da maturidade no mercado, a alta diversidade de produtos, está bem localizada, o método toyotista de produção (eliminando desperdício), muito bom atendimento, a alta capacidade de honrar com seu endividamento em curto prazo e investe no marketing de seus produtos. E como pontos fracos: não se preocupa com o pós-atendimento, os preços relativamente altos dos produtos, atende apenas uma parcela do público consumidor (classes média-alta e alta), a política de propaganda é restrita e uma política de distribuição ainda insipiente.

A concorrente “B” tem como pontos fortes: a conquista da maturidade no mercado, o baixo escopo de produtos para a economia de escala, o método taylorista de produção (enxugando etapas na produção em série), muito boa política de distribuição do produto e os preços relativamente baixos. E como pontos fracos: não se preocupa com o

(23)

pós-atendimento, a baixa capacidade de honrar com seu endividamento em curto prazo, não investe em marketing dos produtos e o atendimento é lento.

Já a concorrente “C” tem como pontos fortes: a conquista da maturidade no mercado, a alta diversidade de produtos, está bem localizada, a alta capacidade de honrar com seu endividamento em curto prazo, adota preços justos para seus produtos e investe no marketing de seus produtos. E como pontos fracos: não se preocupa com o pós-atendimento, não produz a cerveja artesanal, a política de propaganda restrita e o atendimento é lento.

Enquanto o novo negócio tem como pontos fortes: a capacidade de produzir algo original e com um sabor diferenciado diante das concorrentes; ser atencioso com o cliente no atendimento e no pós-venda; atuar em áreas bastante frequentadas pelo público-alvo; facilitar o aceso ao produto através da política de crédito; adotar um preço justo com uma qualidade muito boa do produto; atendimento ágil; propagar uma boa imagem para a marca da empresa; fomentar a capilaridade nos canais de venda; incentivar a participação nos lucros dos funcionários; utilizar o método taylorista com foco no resultado; utilizar-se de processos enxutos no gerenciamento das atividades; e busca da liquidez com os clientes.

7. Segmente o futuro mercado de atuação. (1,0 ponto)

O futuro mercado está segmentado conforme as crenças e preferências de determinados grupo de pessoas, que normalmente constroem o hábito de frequentarem determinados lugares, que serão mapeados.

Esse grupo de pessoas têm características homogêneas no sentido de consumir a cerveja em geral, em grande quantidade ou de forma experimental, pelas razões de frequentarem lugares que oportunizam a oferta do produto.

Os lugares como: bares, restaurantes e boates não produtores da própria cerveja artesanal, que por sinal existem em grande quantidade em Manaus-AM, serão os alvos iniciais para a aquisição do produto.

Está sendo levado em consideração o perfil dos frequentadores e potenciais consumidores, nos locais que servirão para a comercialização do produto, a fim de fomentar o experimento e a sua rápida aceitação por um numeroso público.

Em entrevista no noticiário “Em Tempo”, em 25 de setembro de 2016, o sócio administrador da distribuidora 3Beers, Gustavo Scherer, que procurou a cervejaria paulista Urbana em busca de explorar o segmento de bebidas artesanais (em 2016), afirmou: “a produção em Manaus, um copo de 300 ml, que custaria entre R$ 24 e R$ 30 se fosse

(24)

importado de outro Estado, vai custar entre R$ 12 e R$ 15. A variação depende do preço que o estabelecimento irá praticar”.

Complementa dizendo que: “É um mercado bom que estamos explorando agora. Apesar de ter um momento ruim na economia, o mercado de bebidas está com uma procura boa. O pessoal gosta e quer provar um produto diferente”.

Em suma, Manaus já é um polo atrativo para o mercado de cerveja artesanal, pois já conta com várias marcas, e agora vai ganhar mais uma opção, que tende a ser 60% mais barata para o consumidor final.

8. Defina o(s) objetivos(s) de marketing do futuro empreendimento. (1,0 ponto)

Os objetivos de marketing da empresa são os seguintes:

1) Estabelecer um plano de fidelidade com, pelo menos, 90% das empresas parceiras até a consolidação da fase de maturidade do mercado;

2) Conquistar parceria com, pelo menos, 70% dos bares, restaurantes e boates sem fornecedores fieis da mesma categoria do produto (ou sem fornecedores), até a consolidação da fase de maturidade do mercado;

3) Obter, pelo menos, 90% de satisfação dos clientes parceiros até a consolidação da fase de maturidade do mercado;

4) Aumentar os lucros da empresa anualmente em até 50 %;

5) Ampliar anualmente o percentual de participação nos lucros pelos funcionários, em até 5%, com base na lucratividade.

9. Estabeleça estratégias de produto, preço, promoção e distribuição para o futuro empreendimento. (1,0 ponto)

Estratégias de Produto:

A pesquisa de satisfação sobre o nível de qualidade do produto é um processo contínuo, que por sua vez estará sempre alinhada com as preferências do cliente, tanto no sabor, como na textura e nas demais propriedades físicas e químicas do produto.

Os produtos serão elaborados com sabores “únicos” compostos por frutas regionais (açaí e cupuaçú), além de cervejas com sabor pimenta, havendo na industrialização a preocupação com suas propriedades a fim de permitir um equilíbrio “perfeito”, promovendo um diferencial diante do consumidor.

(25)

Haverá um investimento na imagem da organização e no valor do produto a fim de estabelecer uma marca, que seja capaz de estabelecer uma significante sensação de prazer ao cliente, visando à fidelização do consumidor com o produto.

Estratégias de Preço:

Em um processo contínuo, haverá sempre o estudo minucioso sobre as finanças da empresa com o objetivo de se estabelecer o valor provável de desconto para compras à vista, levando-se em conta as vendas anteriores e a demanda do produto nos pontos de distribuição.

Após uma pesquisa de mercado sobre possíveis pontos de distribuição de vendas, o produto será disponibilizado para venda consignada em parceria com bares, restaurantes ou similares que sejam revendedores de cerveja.

No geral, a política de preço será sustentada pelo equilíbrio entre demanda e oferta do produto, mas principalmente por uma política de marketing eficiente, de modo que o produto seja percebido pelo cliente com um diferencial diante da concorrência.

Estratégia de Promoção:

A criação de um indicador de faturamento por cliente, em função do tempo de compra, será uma das estratégias para mapear os potenciais compradores a longo prazo, promovendo a política de fidelidade com os clientes.

Esse levantamento provocará o amadurecimento da empresa no mercado, bem como sua estabilidade financeira, que ocorrerá através da ampliação de sua capacidade produtiva, pela economia de escala, e consequentemente pelo poder de barganha nas promoções.

E ainda a realização de um trabalho de relações públicas com as empresas parceiras a fim de estimular a continuidade das vendas é fundamental, na medida em que o produto, além da satisfação do cliente, seja de “fácil” acesso nos pontos de distribuição.

Estratégia da Distribuição:

A utilização de canais de distribuição do produto, mediante pesquisa de mercado e manutenção de banco de dados, sobre os segmentos de interesse para revenda é de suma importância para a estabilidade do produto nas vendas.

O apoio logístico para o fornecimento do produto é uma estratégia capaz de gerar comodidade para o cliente revendedor, mediante consignação, a fim de oferecer maior capilaridade do produto no mercado.

(26)

O adequado gerenciamento de estoques gera economia na medida em que se evita o perecimento de matéria-prima para sua elaboração, bem como reduz a necessidade de alto capital de giro, em função desse aspecto.

10. Defina ações, responsáveis, prazos de execução e mecanismos de controle para cada uma das estratégias estabelecidas para o futuro empreendimento. (1,5 ponto)

Objetivo(s) de marketing Estratégia(s) de marketing Ações de marketing Responsável Prazo de execução Mecanismos de controle 1) Estabelecer um plano de fidelidade com, pelo menos, 90% das empresas parceiras até a consolidação da fase de maturidade do mercado. Criação de um indicador de faturamento por cliente, em função do tempo de compra. Controlar os dados em tabelas para análise e posterior negociação com os clien-tes alvos. Setor financeiro. 6 meses. Indicadores de desempenho. Manutenção de uma comunicação adequada com as empresas parceiras. Manter a continuidade das aquisições do produto a longo prazo. Setor de marketing. 6 meses. Avaliação qualitativa e quantitativa. 2) Conquistar parceria com, pelo menos, 70% dos bares, restaurantes e boates sem fornecedores fieis da mesma categoria do produto (ou sem Estimativa do valor provável do desconto para compras à vista, após 3 meses de atividades. Controlar os dados em tabelas para análise e posterior negociação com os clien-tes alvos. Setores de marketing e financeiro.

3 meses Indicadores das demonstrações financeiras. Repasse às empresas revendedoras, Estimar a quantidade de chopp (30 ou Setores de marketing e financeiro.

3 meses Indicadores das demonstrações financeiras.

(27)

fornecedores), até a consolidação da fase de maturidade do mercado. semanalmente, de um barril de 30 (ou 50) litros de chopp para venda consignada. 50 litros semanais por ponto de venda) para a venda consignada. Manutenção de uma comunicação adequada com o público-alvo. Persuadir o cliente sobre o valor do produto e a rentabilidade da parceria, através de folder e divulgação de resultados já alcançados pela empresa. Setor de marketing 3 meses. Avaliação qualitativa. 3) Obter, pelo menos, 90% de satisfação dos clientes parceiros até a consolidação da fase de maturidade do mercado. Realização mensal de uma pesquisa de satisfação sobre o nível de qualidade do produto. Aprimorar as técnicas de produção com foco no valor do produto. Setor de marketing 1 mês. Indicadores de desempenho. 4) Aumentar os lucros da empresa anualmente em até 50%. Ampliação dos canais para a distribuição do produto. Implementar novos canais de distribuição do produto, mediante pesquisa de mercado. Setor de marketing 3 meses. Avaliação qualitativa e quantitativa.

(28)

Fomento à política de publicidade do produto. Utilizar os diversos meios de comunicação para divulgar o produto, fidelizando o cliente. Setores de marketing. 1 mês. Avaliação qualitativa. 5) Ampliar anualmente o percentual de participação nos lucros pelos funcionários, em até 5%, com base na lucratividade. Fomento à participação proativa dos funcionários da empresa nos negócios. Implementar a participação nos lucros dos resultados com base na

produtividade.

Setor financeiro.

1 ano. Indicadores das demonstrações financeiras.

REFERÊNCIAS

1) A CASA DO CERVEJEIRO. Disponível em: ¸ https://www.acasadocervejeiro.com.br/ > Acesso em: 14 de setembro de 2016.

2) BEER ART PORTAL DA CERVEJA. Um retrato da cerveja artesanal no Brasil, pelo Instituto da Cerveja. Disponível em: , http://revistabeerart.com/news/numeros-do-mercado-da-cerveja-artesanal > Acesso em: 29 de agosto de 2017.

3) CERVESIA: Soluções em Tecnologia Cervejeira e Gestão de Processos. Classificados. Disponível em: < https://www.cervesia.com.br/classificados.html > Acesso em: 29 de agosto de 2017.

4) CERVEJARIA EDELBRAU. 3 dicas para armazenar sua cerveja artesanal. Disponível em: < https://edelbrau.wordpress.com/2015/02/26/3-dicas-para-armazenar-sua-cerveja-artesanal/ > Acesso em: 14 de setembro de 2017.

5) CORDOLI, L. Alberto. Planejamento Estratégico de Marketing. Palhoça: UnisulVirtual, 2011. 162 p.

6) DE SOUZA, L. Gonzaga. Formas de concorrência. Disponível em: < http://www.eumed.net/libros-gratis/2005/lgs-ei/3e.htm > Acesso em: 30 de agosto de 2017.

(29)

7) EM TEMPO. Manaus é polo atrativo para cervejas artesanais. Disponível em: < http://www.emtempo.com.br/manaus-e-polo-atrativo-para-cervejas-artesanais/ > Acesso em: 29 de agosto de 2017.

8) KLEIN, Jonas. O marketing multinível em detalhes. Disponível em: < http://www.omarketingmnemdetalhes.com/segmentacao-de-mercado-faca-da-forma-certa/?i=1 > Acesso em: 30 de agosto de 2017.

9) LIBERA, Liliane Della. Análise Econômico-Financeira de uma Pequena Empresa Familiar. 2015. 58 f. TCC (Graduação em Administração de Empresas) – UFRGS, Porto Alegre. 2015.

10) REALLI. Disponível em: < http://realli.com.br/produtos/ > Acesso em: 14 de setembro de 2017.

11) GOHR, Cláudia Fabiana. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I. Palhoça: UnisulVirtual, 2008. 196 p.

12) VALBIER. Disponível em: < http://valbier.com.br/index.php?route=common/home > Acesso em: 14 de setembro de 2017.

13) VALOR. Mercado de cerveja artesanal reduz ritmo de expansão no Brasil. Disponível em: < http://www.valor.com.br/empresas/5012998/mercado-de-cerveja-artesanal-reduz-ritmo-de-expansao-no-brasil > Acesso em: 29 de agosto de 2017.

(30)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

Avaliação a distância 1 (AD1)

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração II Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professor: SIDENIR NIEHUNS MEURER

Nome do aluno: ANTONIO CARLOS BARRADAS FERREIRA Data: 24/10/17

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.  Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

O Plano de Operações

Esta etapa do seu TCC deve ser preenchida de acordo com os assuntos discutidos nas unidades 1 e 2 do material didático.

1. Tamanho (capacidade instalada):

Defina a capacidade de produção ou atendimento de clientes do futuro empreendimento.

A capacidade de produção da cervejaria está localizada em um terreno com 20 metros de frente por 30 metros de comprimento, com infraestrutura já definida e com instalações em excelentes condições de funcionamento (água, luz e esgoto).

A área construída possui um total de 300 m2, com 15 metros de frente por 20 metros de fundo, distribuídos da seguinte forma: 01 (um) salão com 130 m2, 01 (uma) cozinha com 30 m2, 01 (uma) dispensa com 12 m2, 01 (um) banheiro feminino com 10 m2, 01 (um) banheiro masculino com 8 m2, 01 (um) bar com 30 m2 e 01 (uma) varanda de 80 m2.

Os móveis e equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: 20 (vinte) mesas no salão e 10 (dez) na varanda, com 04 (quatro) cadeiras cada.

(31)

2. Tecnologia e operação

a) Selecione os equipamentos, e, consequentemente, a tecnologia necessária para o funcionamento do futuro empreendimento.

Dentre os equipamentos e instalações necessários para o negócio tem-se: na fabricação da cerveja/chopp: inicialmente serão adquiridos 04 (quatro) kit de cervejeiro de 60 litros, cada um composto por: matérias-primas (malte pilsen argentino, lúpulo spalt select e fermento cervejeiro S-04), instrumentos (termômetro -10/110 ºC, refratômetro 0-32 BRIX, termômetro digital tipo espeto, densímetro – escala 1000/1100 e balança digital EASY-5), mosturação (moinho guzzo, panela nº 50 – 94,2 L, panela de filtração nº 45, panela n º 38 – 38,5 L, fogareiro grande 14 caulins, pá média, peneira cônica, ebulidor médio 3000 W – 220 V, placa de toque com 6 cavidades, jarra plástica 1000 ml, proveta plástica 250 ml, whirlfloc T, iodo 0,05 N e suporte de transferência), fermentação (chiller duplo com haste curta, erlenmeyer de vidro 250 ml, balde fermentador 30 L, airlock, rolha para airlock, torneira para fermentador, pisseta 500 ml não graduada e chave para balde fermentador), envase (tubo de enchimento 3/8, pipetador 25 ml, pipeta graduada 25 ml, high maltose, tampinha pry – off – fórmula saia preta, garrafa caçula 600 ml, escova grande para lavar garrafas, arrolhador, manômetro controlador depressão e adaptador para garrafa sem rosca) e limpeza/sanitização (kalyclean S330 e kalyclean S390 – iodofor).

Os demais produtos serão os seguintes: na cozinha: 01 (uma) geladeira com 4 portas, 01 (um) fogão industrial com 6 bocas, 02 (dois) cilindros de gás com 45 kg cada, 01 (um) freezer horizontal de 480 litros, 01 (um) balcão frigorífico, 02 (duas) fritadeiras elétricas com 2 cestas, 01 (um) exaustor, 01 (uma) pia de inox, 01 (um) liquidificador industrial, 01 (um) telefone comercial, 01 (uma) balança de 5 kg, 01(uma) descascador de batatas, 01 (uma) bancada para preparo de alimentos, 10 (dez) vasilhames para detritos; diversos: 30 (trinta) panelas, 150 (cento e cinquenta) bandejas, 34 (trinta e quatro) abridores, 200 (duzentos) pratos fundos, 200 (duzentos) pratos rasos, 200 (duzentos) potes de sobremesas, 200 (duzentos) garfos, 200 (duzentos) facas, 200 (duzentas) colheres pequenas, médias e grandes, 150 (cento e cinqüenta) travessas pequenas, médias e grandes, 200 (duzentos) copos; na dispensa: 20 (vinte) prateleiras para depósito de matérias-primas, 5.000 (cinco mil) garrafas de 270 ml e 5.000 (cinco mil) de 600 ml para acondicionar a cerveja; e no Bar: 01 (uma) caixa registradora, 01 (um) balcão refrigerado para alocar um barril de chopp, 01 (uma) câmara fria para armazenar os demais barris, 01 (uma) câmara extratora de chopp composta de 1 serpentina e 01 (uma) chopeira elétrica.

(32)

Será feita manutenção semanal da serpentina pela empresa especializada. Os itens destinados exclusivamente à produção e venda do alimento, assim como os cozinheiros e atendentes, só serão adquiridos e contratados, a médio ou longo prazo.

A cerveja produzida será de 120 (cento e vinte) litros em baixa temporada e de 140 (cento e quarenta) litros em alta temporada. Em relação ao chopp, sua produção para revenda é de 02 (dois) barris de 30 litros por/dia na baixa temporada e 02 (dois) barris de 50 litros/dia em alta temporada, sendo que o prazo de validade é de 9 dias a contar da sua fabricação. Por ser cru, não sendo pasteurizado, tem sua vida útil reduzida. Será servido em copos de 300 ou 500 ml.

b) Descreva o processo de produção: como fabricar seus bens e/ou fornecer seus serviços; informação detalhada dos procedimentos operacionais para transformar insumos em produtos acabados, layout, fluxograma, etc.

Figura 1: Fluxograma do processo produtivo da cerveja e do chopp

(33)

c) Elabore o projeto de construção civil / arquitetônico (se necessário)

Não há previsão de construção no projeto.

d) Elabore a projeção da necessidade de mão-de-obra: equipe gerencial e operacional (organograma da empresa).

Trata-se de um total de 10 (dez) funcionários mais o Diretor da Organização, sendo 04 (quatro) da equipe gerencial: os gerentes de produção, financeiro, de logística/vendas e de marketing/meio ambiente. E 06 (seis) da equipe operacional: 05 (cinco) operadores da caldeira e 01 (um) engenheiro químico. Conforme o organograma abaixo:

Figura 2 – Organograma da empresa

(Fonte: elaborada pelo autor)

3. Localização

Descreva a localização. O que justifica a escolha do local? Utilize pelo menos uma das técnicas de análise de localização apresentadas na unidade 1 do material didático da disciplina de TCC II.

Neste quesito, convém aplicar o método da pontuação ponderada, conforme o quadro abaixo (considerando pesos de 1 a 5 e notas de 1 a 10):

Gerência de Logística/ Vendas Direção da Organização Gerência de Produção Gerência Financeira Gerência de Marketing/Meio Ambiente 05 (cinco) operadores da caldeira Engenheiro Químico

(34)

Tabela 1 – Local do estabelecimento pelo método da pontuação ponderada

Fator Escores Ponderação

Peso A B C A B C

Aluguel para fábrica 5 6 8 10 30 40 50

Aluguel incluindo o ponto de venda 4 6 8 9 24 32 36 Localização segundo a urbanização 4 10 10 8 40 40 32 Acesso ao público-alvo 5 10 10 6 50 50 30 Adaptado ao meio ambiente 5 8 9 10 40 45 50 Acesso aos funcionários 4 10 10 6 40 40 24 Acesso aos fornecedores 4 10 10 8 40 40 32 Estacionamento para clientes 3 7 10 10 21 30 30 Total 285 317 284

(Fonte: elaborada pelo autor)

O aluguel para a instalação da fábrica engloba características como: o valor mensal, o espaço físico apropriado e o risco do projeto, a longo prazo. Já incluindo o ponto de venda, considera a possível adaptação de fábrica e local de venda para funcionar conjuntamente, visualizando a ampliação do negócio para serviço de bar.

Essa avaliação estima que, uma vez que o local seja escolhido, haverá tendência à assinatura de um contrato de pelo menos médio prazo (de 3 a 5 anos), pois tanto a mobilização como a desmobilização tem um custo, incluindo o tempo improdutivo, o que pode gerar prejuízo.

Embora a prioridade seja a escolha de uma localização ideal para o funcionamento da fábrica, não se descarta a possibilidade de ampliar-se o negócio, em médio prazo, para um atendimento in loco diretamente ao consumidor final.

A localização, segundo a urbanização, observa os aspectos relativos à infraestrutura urbana necessária para manter o negócio em funcionamento: energia elétrica, água encanada, transporte coletivo e outros.

(35)

O acesso ao público-alvo seria a adoção de uma localização estratégica na cidade, considerando os potenciais consumidores, principalmente, as distribuidoras e bares adquirentes do produto.

As instalações da fábrica e sua localização geográfica favorecem a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, observando o atendimento das normas correlatas e os interesses sociais dos diversos colaboradores.

O acesso aos funcionários e fornecedores está relacionado ao fluxo de pessoas e materiais no dia a dia da organização, levando em consideração a facilidade ou não de acesso ao local de trabalho, bem como o tempo de reposição ou substituição a cada ciclo.

Já o estacionamento para clientes seria a visualização de uma oportunidade de ampliação do negócio em uma estratégia a longo prazo, caso a fábrica ofereça um serviço de bar, além da produção propriamente dita.

Portanto, do resultado do método da pontuação ponderada tem-se que a melhor opção é o local “B”, com 317 pontos, pois se apresentou acima da média em todos os fatores que influenciaram na escolha. No geral, possui uma localização mais estratégica, quanto ao acesso dos insumos e clientes, sendo adaptável às normas ambientais e possui preço razoável do aluguel, podendo favorecer um possível ajuste do layout da fábrica para serviços alternativos no planejamento a longo prazo.

REFERÊNCIAS

1) COMOFAZERCERVEJA. Kit Cervejeiro até 60 litros – Equipamentos necessários. Disponível em: < http://www.comofazercerveja.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=47 > Acesso em: 20 de outubro de 2017.

2) GOHR, C. F. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração II. Palhoça: UnisulVirtual, 2008. 186 p.

3) IANALÍTICA. Processo de fabricação da cerveja. Disponível em: < https://ianalitica.com.br/?page_id=4574 > Acesso em: 24 de outubro de 2017.

(36)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual

Avaliação a distância 2 (AD2)

Unidade de Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração II Curso: ADMINISTRAÇÃO VI

Professor: SIDENIR NIEHUNS MEURER

Nome do aluno: ANTONIO CARLOS BARRADAS FERREIRA Data: 02/11/17

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.  Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Plano Financeiro

Esta etapa do seu TCC deve ser preenchida de acordo com os assuntos discutidos na unidade 3 do material didático.

1. Investimento inicial

Descreva o investimento inicial do futuro empreendimento.

Item Descrição Valor (R$)

Gastos com estudos e pesquisas

São os gastos com o estudo de viabilidade, consultas, pesquisa de campo, etc

4.000,00

Equipamento e tecnologia 04 (quatro) kits de cervejeiro de 60 litros 30.000,00 Treinamento da mão-de-obra Curso de produção de cerveja para 06 (seis)

pessoas: supervisor e operadores de caldeira

9.0000,00

Estoque (baixa temporada) Estoque de matéria-prima para a produção da cerveja para iniciar o negócio

7.000,00

Outros imobilizados, incluindo veículo utilitário

Demais produtos do ativo fixo, exceto os itens de Bar e Cozinha

Referências

Documentos relacionados

The slight clearance difference in obese children compared with normal weight children causes an increase of the half-life in obese children, suggesting that the maintenance dose

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem