• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS OFICINA DE AVALIAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS OFICINA DE AVALIAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI, órgão colegiado de caráter deliberativo, cuja finalidade é elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso, vem desenvolvendo nos últimos meses uma política voltada ao aprimoramento do seu funcionamento, com a finalidade de cumprir de maneira adequada o seu papel.

A existência dos conselhos dos direitos dos idosos, nas três esferas do governo, tem um significado muito importante para a consolidação da democracia no Brasil, a partir do exercício do controle democrático e da participação da sociedade de forma direta na condução das políticas públicas.

No CNDI possuem assento entidades não governamentais e governo, respeitando assim a paridade, um dos princípios essenciais à constituição de conselhos gestores no Brasil.

Os conselheiros, além de representar as suas instituições de origem, têm um papel importantíssimo, pois estão investidos de autoridade legal e legítima para defender os direitos da população idosa.

No exercício desse papel de responsáveis por acompanhar o desenvolvimento e a implementação da Política Nacional do Idoso, cabe aos conselheiros uma série de atribuições como emissão de opinião, de pareceres, participação em reuniões, representação do Conselho em outros fóruns e encaminhamento das demandas da população idosa ao CNDI. Essa participação requer muita responsabilidade, envolvimento e identificação.

É compreendendo esse papel que os conselheiros vêm apresentar mais uma edição do Boletim CNDI, que nesse número traz as notícias dos principais eventos realizados pelo Conselho, agenda de eventos pertinentes à temática do Idoso e também divulga as Resoluções aprovadas e as atividades realizadas pelo seu Presidente.

Cientes de que a participação social requer transparência, descentralização e socialização das informações, acreditamos que esse Boletim se coloca como instrumento importante de divulgação do CNDI e uma contribuição relevante à garantia dos direitos dos idosos brasileiros.

(2)

OFICINA DE AVALIAÇÃO

Foi promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, nos dias 23 e 24 de abril de 2007, no Hotel Saint Paul, em Brasília, a Oficina de Avaliação de Ações Setoriais Integradas. O evento teve como objetivo geral discutir a política governamental de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, através da avaliação das ações desenvolvidas pelos diferentes órgãos governamentais. Além disso, o evento objetivou também o cumprimento do Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa no que se refere à negligência, autonegligência, abuso, abandono, como preparação para a elaboração de uma proposta de ações intersetoriais a serem realizadas no período de 2007/ 2010.

PACTO DE GESTÃO PARA UMA SOCIEDADE QUE ENVELHECE Oficina de Trabalho para implantação do Plano Estratégico para

Implementação das Deliberações da I Conferência

Outra estratégia permanente que vem sendo realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio e assessoria da SEDH , é de um esforço significativo para construção de um Pacto de Gestão, com todos os Ministérios envolvidos para implementação das Deliberações da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Para essa ação, tem sido adotada uma metodologia participativa, buscando definir prioridades de ação com os Ministérios Setoriais e ONG´s representantes no CNDI, no sentido de atender e materializar as demandas apresentadas pela população idosa na I Conferencia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Um dos resultados da construção desse Pacto de Gestão foi a aprovação do Plano Nacional de Implementação das Deliberações da I Conferencia, conforme Resolução nº 7 de 13 de Abril de 2007, publicada no Diário Oficial da União, em 31 de maio de 2007.

Ocorreram também debates e esclarecimentos sobre os resultados do IV Encontro Nacional de Conselheiros com a participação de Gestores, realizado em setembro de 2006.

A SEDH promoveu com apoio do CNDI e MDS uma Capacitação de Conselheiros, Gestores estaduais e especialistas , nos dias 25 e 26 de abril, com o objetivo de traçar estratégias para implementação do Plano Nacional de Deliberações da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com a organização da Comissão de Políticas e Articulação, sendo este o primeiro evento de uma dinâmica de capacitação que será desenvolvida em quatro módulos.

(3)

Pessoa Idosa, no âmbito estadual e a multiplicação da Oficina, com a realização de Capacitações nos estados, até dia 30 de junho de 2007.

FÓRUM REGIONAL

Está sendo organizado o Fórum Regional de ONG’s da América Latina e Caribe sobre o Envelhecimento, promovido pelas organizações não governamentais, sob a coordenação do Serviço Social do Comércio – SESC e com o apoio do CNDI, que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2007, em Brasília/ DF, para trezentos participantes, tendo como objetivo central a avaliação do Plano de Ação Internacional para Envelhecimento.O Fórum visa também estudar a implementação de estratégias de ação que coloquem em prática as propostas do Plano em questão e firmar compromissos e parcerias entre os governos do continente latino-americano e caribenho, de modo a garantir melhores condições de vida à população idosa.

CAMINO A MADRID + 5

Alguns representantes do Brasil, com membros de ONG´s, um parlamentar da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e o Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, senhor Paulo Roberto Barbosa Ramos, participaram do Seminário Internacional “Camino a Madrid + 5”, realizado na Sede da CEPAL/ CELADE, em Santiago no Chile, nos dias 19 e 20 de abril de 2007. O evento tratou das experiências de iniciativas produtivas para as pessoas idosas: uma resposta de inclusão para a pessoa idosa, no processo de desenvolvimento de seus países.

VACINA CONTRA A GRIPE

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI apoiou a excelente Campanha de Vacinação contra a Gripe para as pessoas com mais de sessenta anos promovida pelo Ministério da Saúde, realizando contato com todos os Conselhos estaduais do Idoso, para divulgar a Campanha e reforçar a importância dos conselheiros estaduais estarem divulgando e apoiando essa ação voltada para a saúde da população idosa.

PARA AGENDAR

SEMINÁRIO NACIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

(4)

Será realizado em Brasília, nos dias 12 e 13 de junho, no Hotel St. Peter, o SEMINÁRIO NACIONAL PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.

O evento está sendo promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com o apoio do CNDI, da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e da UNESCO, e seu principal objetivo é celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa (15 de junho), chamando a atenção da sociedade civil sobre as diferentes formas de violência sofridas pelos idosos.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 07/06/2007, pelo telefone (61) 3429 – 3014 ou pelo e-mail: cndi@sedh.gov.br.

PRESIDENTE DO CNDI EM AUDIÊNCIA COM O SENADOR PAULO PAIM O Presidente do CNDI, Doutor Paulo Roberto Barbosa Ramos, esteve em audiência com Senador Paulo Paim para tratar da audiência pública a ser realizada no dia 12 de junho na Comissão dos Direitos Humanos sobre violência contra a pessoa idosa. Na ocasião o presidente do CNDI também solicitou ao Senador apoio junto ao Presidente da República para que seja inserido o tema envelhecimento na Cúpula dos Presidentes Ibero-americanos a ser realizada em novembro de 2007.

RESOLUÇÕES

Resoluções já aprovadas pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI RESOLUÇÃO n.º 2, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006.

Dispõe sobre a composição, organização e funcionamento da Comissão de Políticas Públicas e efetua Recomendações.

RESOLUÇÃO n.º 3, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006.

Dispõe sobre a composição, organização e funcionamento da Comissão de Orçamento e financiamento.

RESOLUÇÃO n.º 1, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007.

Dispõe sobre a composição de grupo de trabalho para regulamentação dos artigos do Estatuto do Idoso relativos as Instituições de Longa Permanência-ILPI´s, Casas Lares e demais modalidades que integram a Rede sócio-assistencial.

RESOLUÇÃO n.º 2, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007.

Dispõe sobre o poder deliberativo e gestão quadripartite do Conselho Nacional de Seguridade Social.

(5)

RESOLUÇÃO n.º 4, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007.

Dispõe sobre a realização de estudos para implementação de Programa Nacional de Preparação para Aposentadoria.

RESOLUÇÃO n.º 5, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007.

Dispõe sobre a integração de Ministérios para incentivar a inclusão do trabalhador informal no sistema previdenciário.

RESOLUÇÃO n.º 6, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2007.

Dispõe sobre as pendências relativas ao Plano Estratégico das Deliberações da I Conferência Nacional de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa.

RESOLUÇÃO n.º 7, DE 13 DE ABRIL DE 2007.

Dispõe sobre a aprovação, com ressalvas, do Plano Nacional de Implementação das Deliberações da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

2006 QUANTIDADE

DE OFÍCIOS INSTITUIÇÃO ASSUNTO

27 Promotorias do Idoso e Cidadania dos

estados do Brasil

Hanseníase

04 Promotorias de Porto Velho-RO,

Macapá-AP, Boa Vista-RR e Cuiabá- MT

Apoio e Implantação do CEDI

13 Ministérios de Estado Construção de Política para

Idosos

01 Senado Federal Comemoração do Dia

Internacional do Idoso

01 Senado Federal Recursos Financeiros

Definidos à Causa da Pessoa Idosa

02 SESC; CNC Apoio em Evento

02 Promotoria do Cidadão do Município de

Lorena-SP; Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais.

Denúncias

01 Conselho do Idoso do Rio Grande do Sul Denúncia do Sistema Único de Saúde

01 Promotoria de Porto Alegre Empréstimos

02 Ministério de Minas e Energia Solicitação de Auditório

(6)

2007

QUANTIDADE

DE OFÍCIOS INSTITUIÇÃO ASSUNTO

27 Procuradores-Gerais de Justiça dos

estados do Brasil

Resoluções

24 Defensores Públicos dos estados do Brasil Empréstimo Consignado

03 Presidência da República; Ministério das

Relações Exteriores; Senado Federal Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa

02 Ministério do Esporte; OAB-DF Substituição de Conselheiros

28 Secretarias de Estado dos estados do Brasil

PNI

02 Presidência da República; Ministério das

Relações Exteriores

Envelhecimento Populacional

08 Promotoria de Manaus-AM; INSS de

Brasília; Promotoria do Idoso do Estado de São Paulo; CEF de Aracaju; Ouvidoria Geral do MPS-DF; Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso.

Denúncias

02 Procuradoria Geral da República Direito do Idoso

02 CEF de Brasília; Procuradoria Geral do

Estado do Rio de Janeiro

Empréstimos

04 Senado Federal; Promotoria de

Guarulhos-SP; Câmara dos Deputados-DF Agradecimentos Ofício circular Conselhos Estaduais do Idoso dos estados

do Brasil

Comemoração do dia 15 de Junho

03 CORDE; Universidade Potiguar; Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do RN

Seminário Ingresos Adultos Mayores

02 André Lázaro; José Leite Sariva Planilhas Relativas aos Eixos Educação

02 SESC de Jacarepaguá; CNC-DF Reunião das ONG’s

02 Conselho Nacional de Assistência Social Regulamentação do Artigo 35

01 Ministério da Cultura I Conferência Nacional de

Defesa de Direitos da Pessoa Idosa

01 Conselho Nacional de Assistência Social Reunião Conjunta

03 Procuradoria Federal; Sub-Procuradoria

Geral do Trabalho

Convite

Ofício circular Conselhos Estaduais do Idoso dos estados

do Brasil II Conferência e V Encontro Nacional dos Conselhos de Direitos do Idoso

(7)

QUANTIDADE

DE OFÍCIOS INSTITUIÇÃO ASSUNTO

Ofício circular Conselhos Estaduais do Idoso dos estados do Brasil

Convite para Reunião – Fórum Regional da América Latina e Caribe sobre envelhecimento Ofício circular Conselhos Estaduais do Idoso dos estados

do Brasil

Mudança de data da Reunião – Fórum Regional da América Latina e Caribe sobre envelhecimento

01 Conselho Estadual Seminário Nacional de

Capacitação e de Planejamento

01 MDS Solicitação de passagens e

diárias PNI 01 Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos

Humanos-BA

Informações sobre o Presidente do CNDI

01 Conselho do Idoso do Rio de Janeiro Processo Orçamentário de 2007

01 CAOC de Campo Grande Padronização de Formulário

Único para Declaração de Renda do Idoso

01 Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento

01 Promotoria de São Paulo Seguro

01 Procuradoria Geral da República Reclamação contra a 13ª Vara

Federal de Brasília

01 Conselho Federal de Educação Física Informações sobre o Conselho Federal de Educação Física

01 Câmara Municipal de Santos-SP Empréstimo bancário para

pessoa idosa

01 MDS Parceria

01 ABRATI Relação de Empresas de Ônibus

01 Presidente da Peugeout Citroen do Brasil Automóveis

Propaganda

01 NEAD V Jornada de Geriatria e

Gerontologia

01 Ministério da Educação com o Secretário

Executivo

Audiência

01 Ministério do Desenvolvimento Social e

Combate a Fome com a Secretária Executiva

Audiência

01 SEDH com o Secretário Adjunto Audiência

01 Ministério da Cultura com o Secretário da Diversidade Cultural

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente estudo analisou 520 casos de exposições ou intoxicações por paracetamol registradas no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC), no período

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Estudos geológicos de áreas mais específicas da faixa costeira da região metropolitana norte do Recife foram feitos mais tarde a partir de 1940, destacando-se os trabalhos

- os próprios fenômenos putrefativos ocorridos no cadáver; - difícil coleta das rugosidades, por conta da rigidez cadavérica;.. Quando a identificação por meio da Datiloscopia

Encontramo-nos em estado de guerra, e podemos sair vencedores nesta guerra; mas aqui temos que lutar contra um dos inimigos mais difíceis de vencer: é preciso

Os motivos dessa baixa adesão estão sendo investigados, pois se mantiver esse ritmo de vacinação o estado de São Paulo, ao final da Campanha de Vacinação, atingirá uma