• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH"

Copied!
99
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE

PROJETO PEDAGÓGICO

DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

DE RH

(2)

1. NOSSA HISTÓRIA, MISSÃO, VISÃO E VALORES

O Começo

Mário Veiga de Almeida

Fundador da Universidade

Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, o fundador da universidade realizava uma atividade voluntária na Igreja de Santo Cristo. Eles começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à Igreja. Por terem perdido seus pais ainda crianças, foram adotados por seus padrinhos e usavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam.

Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço para uma casa com poucas salas, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ensino Superior tem início em 1972, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, a criação de novos cursos leva ao reconhecimento e oficialização por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que conta hoje com 5 campi e um centro de excelência em saúde.

Nova Fase

(3)

Desde 2011, a Universidade Veiga de Almeida integra a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas.

O ingresso à Rede Ilumno foi o primeiro passo concreto da UVA em seu processo de internacionalização. A instituição, em um momento em que é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, enxerga na Rede a possibilidade de troca de experiências, bem como de desenvolvimento de soluções inovadoras e novas tecnologias de ensino.

Estas são estratégias fundamentais para que a UVA possa preparar seus egressos para atuar em uma economia globalizada, de forma consciente e a partir de um forte senso de responsabilidade social.

Missão

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade em todas as modalidades (presencial e a distância), estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos.

Visão

A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor

produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.

Valores

Colaboração: Somos uma equipe, uma Rede trabalhando juntos para o mundo. A

colaboração entre nossas instituições permite desenvolver uma qualidade educativa que excede as expectativas de nossos estudantes. Temos um ambiente de trabalho dinâmico que é enriquecido ao compartilhar suas melhores práticas.

(4)

Integridade: Trabalhamos todos os dias com absoluto compromisso com a ética,

honestidade e credibilidade.

Paixão: Somos apaixonados pela educação e formamos estudantes apaixonados pelo

exercício de suas profissões.

Qualidade: Estamos comprometidos com a contínua melhoria da acessibilidade e

relevância de nossa oferta acadêmica e a experiência total de nossos estudantes.

2. DADOS GERAIS

- Nome do Curso

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

- Grau Obtido

Este curso confere o grau de Tecnólogo em Recursos Humanos. Este curso é oferecido no campus Centro, localizado na Rua Teófilo Ottoni, 123 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

- Autorização de funcionamento

O Curso de Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos foi autorizado pela Resolução CONSUN nº 8, de 1 de setembro de 2012, para oferta do curso no Campus Centro, com 180 vagas totais anuais.

- Integralização

O tempo mínimo para integralização é de 4 (quatro) períodos – 02 anos e máximo de 8 (oito) períodos – 04 anos.

(5)

- Turnos de funcionamento

O CST em Gestão de RH funciona nos períodos matutino e noturno.

3. OBJETIVOS DO CURSO

O novo milênio pode ser caracterizado como um período de intensas mudanças. Inovações de todos os tipos estão sendo geradas e difundidas em todas as áreas do conhecimento humano. Novos produtos, novos processos, novos mercados, novas formas de organização. Vive-se uma importante transição para uma forma de economia ainda mais forte e diretamente enraizada na produção e uso de conhecimentos.

Dentro desse contexto, o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UVA tem como objetivo geral formar gestores de pessoas competentes, criativos, que saibam trabalhar em equipe, tenham visão interdisciplinar e transdisciplinar, e estejam atentos aos impactos sociais e produtivos e ao comportamento ético.

Mais especificamente, pretende-se que, com as vivências e com os

conhecimentos obtidos no Curso de Gestão de Recursos Humanos, sejam atingidos os seguintes objetivos:

• Correlacionar a estratégia do negócio com os recursos humanos, demonstrando a importância destes fatores nos resultados obtidos pela organização;

• Desenvolver as competências necessárias para implantar a gestão de pessoas de acordo com os objetivos organizacionais;

• Aplicar os conhecimentos e competências para atrair talentos para a organização;

• Realizar processos seletivos, com eficiência e eficácia, para facilitar a formação do capital humano na organização em que esteja inserido;

• Analisar os trabalhos com grupos e as vantagens dos jogos e dinâmicas para práticas de recursos humanos nas organizações;

• Descrever a dinâmica e complexidade do desempenho humano, sendo capaz de avaliá-lo em suas capacidades e competências, dentro da organização;

• Distinguir questões relacionadas à ética e responsabilidade social e ambiental corporativa e seus desdobramentos na esfera organizacional;

(6)

• Empregar as competências para a gestão de cargos e carreiras, como forma de obtenção de desempenho, resultado e motivação na organização;

• Aplicar as técnicas e práticas de empreendedorismo, consultoria e auditoria em recursos humanos, atuando nas transformações do mercado e das organizações.

4. PERFIL DO EGRESSO

A formação acadêmica do discente do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UVA ocorre a partir de uma estrutura curricular que propicia condições essenciais para o exercício profissional, a capacidade de identificar os problemas relevantes que estão a sua volta, de avaliar as diferentes posições em relação a esses problemas e de ter consciência quanto a sua tomada de decisão e atuação junto à sociedade (é fundamental que o estudante tenha clareza de que o benefício social é uma das metas no exercício profissional).

- Funções do egresso dentro do mercado de trabalho

A formação acadêmica recebida no Curso de Gestão de Recursos Humanos da

UVA integra diferentes competências, permitindo aos egressos a atuação nas seguintes funções no mercado de trabalho, em instituições públicas e privadas: Auxiliar, Analista, Supervisor, Gerente, Coordenador, Diretor ou Vice-Presidente de Recursos Humanos.

5. MATRIZ CURRICULAR

I. Certificação: Analista de Recrutamento e Seleção

Período Disciplina Créditos Carga

Horária

Código Nome

Primeiro

GRH8001 Fundamentos de Gestão Empresarial 3 60

GRH8002 Gestão Estratégica de Pessoas 3 60

GRH8003 Perfil e Recrutamento de Talentos 3 60

GRH8004 Seleção de Talentos 3 60

GRH8005 Dinâmica de Grupo e Business Games 3 60

GRH8006 Teorias de Personalidade 3 60

GRH8007 Atividade Integradora I – Recrutamento e

Seleção 1 120

Total 19 480

O Módulo Analista de Recrutamento e Seleção habilita o aluno nas práticas de recrutamentoe seleção. As disciplinas deste módulo convergem para certificar o

(7)

“selecionador de pessoas” tendo o suporte teórico das disciplinas e prático da atividade integradora.

Objetivos:

 Definir recrutamento de talentos.

 Identificar tipos e processos de recrutamento.

 Descrever a importância da escolha de talentos para as empresas.  Distinguir as diferentes etapas do processo seletivo.

Competências adquiridas no módulo:

 Capacidade de recrutar e selecionar talentos para a organização;  Capacidade de entender a personalidade do indivíduo que se integra à

organização.

II. Certificação: Analista de Cargos e Carreiras

O Módulo Analista de Cargos e Carreiras habilita o aluno nas práticas de orientação e carreiras. As disciplinas deste módulo convergem para certificar o “orientador de carreiras” tendo o suporte teórico das disciplinas e prático da atividade integradora. Objetivos:

 Desenvolver competências para a gestão de cargos e carreiras.

 Reconhecer a gestão de cargos e carreiras como condição de oferta para que as empresas possam construir e implantar processos de administração de carreiras, de forma estratégica, para a integração e harmonização do conjunto de políticas e práticas de gestão de pessoas.

 Operacionalizar a gestão de carreiras como instrumento de gestão. Competências adquiridas no módulo:

 Capacidade de orientação de carreira do profissional;  Exercício da função de gestor de cargos e carreiras.

Capacidade de desenvolver planos de carreiras estratégicos.

 Relacionar as habilidades e competências necessárias para que um gestor torne-se um coach.

Período Disciplina Créditos Carga

Horária

Código Nome

Segundo

GRH8008 Gestão de Cargos e Carreiras 3 60

GRH8009 Coaching 3 60

GRH8010 Motivação e Liderança 3 60

GRH8011 Remunerando Talentos na Organização 3 60

GRH8012 DP e Sistema de Informação em RH 3 60

GRH8013 Endomarketing 3 60

GRH8014 Atividade Integradora II – Cargos e Carreiras 1 120

(8)

III. Certificação: Analista de Qualidade de Vida no Trabalho

Período Disciplina Créditos Carga

Horária

Código Nome

Terceiro

GRH8015 Gestão de Equipes 3 60

GRH8016 Estratégias de Negociação 3 60

GRH8017 Relações Trabalhistas e Sindicalismo 3 60 GRH8018 Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no

Trabalho 3 60

GRH8019 Modelos de Gestão 3 60

GRH8020 Consultoria e Auditoria em RH 3 60

UVA8005 Empreendedorismo 3 60

GRH8021 Atividade Integradora III – Qualidade de Vida no

Trabalho 1 120

Total 22 540

O Módulo Analista de Qualidade de Vida habilita o aluno nas práticas de desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho. As disciplinas deste módulo convergem para certificar o “analista de qualidade de vida no trabalho” tendo o suporte teórico das disciplinas e prático da atividade integradora.

Objetivos:

 Determinar a importância da higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho bem como os principais aspectos da saúde ocupacional.

 Determinar os processos para a Segurança no trabalho como função profilática para a minimização de acidentes.

 Determinar a importância da Qualidade de Vida no Trabalho para a melhor relação colaboradorX organização.

Competências adquiridas no módulo:

 Capacidade de elaboração de projetos em Qualidade de Vida no Trabalho.  Elaboração de programas de Higiene e Segurança no Trabalho.

 Assessoramento nas relações de trabalho que impactam a relação colaborador X organização.

(9)

IV. Certificação: Analista de Treinamento & Desenvolvimento

Período Disciplina Créditos Carga

Horária

Código Nome

Quarto

GRH8022 Cultura e Socialização Organizacional 3 60

GRH8002 Gestão do Desempenho Humano 3 60

GRH8003 Gestão por Competências 3 60

GRH8004 Treinamento & Desenvolvimento e Gestão do

Conhecimento 3 60

GRH8005 Gestão do Clima Organizacional 3 60

GRH8006 Ética Empresarial e Responsabilidade Social

Aplicada ao RH 3 60

GRH8007 Atividade Integradora IV – Treinamento e

Desenvolvimento 1 120

Total 19 480

O Módulo Treinamento & Desenvolvimento habilita o aluno nas práticas de educação corporativa. As disciplinas deste módulo convergem para certificar o “Analista de T&D” tendo o suporte teórico das disciplinas e prático da atividade integradora. Objetivos:

 Aplicar a dinâmica do processo de T&D Organizacional.

 Avaliar a dinâmica do processo de T&D Organizacional, buscando alcançar a capacidade plena do indivíduo a partir da educação de adultos.

 Desenvolver e implantar um processo de Treinamento.

 Caracterizar o processo da Aprendizagem e Educação Organizacional. Competências adquiridas no módulo:

 Capacidade de elaboração de programas de T&D.  Elaboração de avaliações sobre programas de T&D Capacidade de desenvolver talentos na organização

Componentes curriculares Horas

Carga horária das disciplinas obrigatórias 1.980 Carga horária das atividades complementares 200

Carga horária total 2.180

Observação: A disciplina de LIBRAS é oferecida como optativa, sem integralizar a carga

horária do curso, mas constando do Histórico Escolar, quando cursada, bem como as Relações Étnico Raciais e Políticas de Educação Ambiental que são oferecidas sob a forma de palestras e cursos de extensão.

Observação: A disciplina de LIBRAS é oferecida como optativa, sem integralizar a carga

horária do curso, mas constando do Histórico Escolar, quando cursada, bem como as Relações Étnico Raciais e Políticas de Educação Ambiental que são oferecidas sob a forma de palestras e cursos de extensão. Os conteúdos curriculares das disciplinas como previstas e implantadas no curso, bem como suas cargas horárias, encontram-se disponíveis no anexo V.

(10)

Relações de disciplinas X formação de competências

As linhas de pesquisa do curso encontram-se descritas e contempladas nos quadros abaixo. Entendemos que a permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade, coloca esse curso em uma excelente perspectiva de atualização, renovação e auto-reestruturação.

(a) Gestão de Recursos Humanos - discute e investiga a construção dos saberes nos conteúdos generalistas da gestão de pessoas, oferecendo ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas, Modelos de Gestão, Gestão de Equipes, Gestão do Desempenho Humano, Motivação e Liderança e Gestão por Competências.

1° período 2° período 3° período 4° período

Fundamentos de Gestão Empresarial 60 h/a Gestão de Cargos e Carreiras 60 h/a Gestão de Equipes 60 h/a Cultura e Socialização Organizacional 60 h/a Gestão Estratégica de Pessoas 60 h/a Coaching 60 h/a Estratégias de Negociação 60 h/a Gestão do Desempenho Humano 60 h/a Perfil e Recrutamento de Talentos 60 h/a Motivação e Liderança 60 h/a Relações Trabalhistas e Sindicalismo 60 h/a Gestão por Competências 60 h/a Seleção de Talentos 60 h/a Remunerando Talentos na Organização 60 h/a Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho 60 h/a T&D e Gestão do Conhecimento 60 h/a Dinâmica de Grupo e Business Games 60 h/a DP e Sistema de Informação em RH 60 h/a Modelos de Gestão 60 h/a Gestão do Clima Organizacional 60 h/a Teorias de Personalidade 60 h/a Endomarketing 60 h/a Consultoria e Auditoria em RH Empreendedorismo60 h/a Ética Empresarial e Responsabilidade Social aplicada ao RH 60 h/a Atividade Integradora I: Recrutamento e Seleção

Atividade Integradora II: Cargos e Carreiras

60 h/a Atividade Integradora IV: Treinamento & Desenvolvimento 120

h/a

120 h/a Atividade Integradora III: Qualidade de Vida no

Trabalho

120 h/a

(11)

(b) Orientação de Carreiras – discute e investiga as questões relacionadas à orientação profissional, e de carreira, e seu impacto nas organizações empresariais. Esta formação tem ênfase em Gestão de Cargos e Carreiras, Coaching, Teorias de Personalidade e Empreendedorismo.

1° período 2° período 3° período 4° período

Fundamentos de Gestão Empresarial 60 h/a Gestão de Cargos e Carreiras 60 h/a Gestão de Equipes 60 h/a Cultura e Socialização Organizacional 60 h/a Gestão Estratégica de Pessoas 60 h/a Coaching 60 h/a Estratégias de Negociação 60 h/a Gestão do Desempenho Humano 60 h/a Perfil e Recrutamento de Talentos 60 h/a Motivação e Liderança 60 h/a Relações Trabalhistas e Sindicalismo 60 h/a Gestão por Competências 60 h/a Seleção de Talentos 60 h/a Remunerando Talentos na Organização 60 h/a Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho 60 h/a T&D e Gestão do Conhecimento 60 h/a Dinâmica de Grupo e Business Games 60 h/a DP e Sistema de Informação em RH 60 h/a Modelos de Gestão 60 h/a Gestão do Clima Organizacional 60 h/a Teorias de Personalidade 60 h/a Endomarketing 60 h/a Consultoria e Auditoria em RH Empreendedorismo60 h/a Ética Empresarial e Responsabilidade Social aplicada ao RH 60 h/a Atividade Integradora I: Recrutamento e Seleção

Atividade Integradora II: Cargos e Carreiras

60 h/a Atividade Integradora IV:

Treinamento & Desenvolvimento

120 h/a

120 h/a Atividade Integradora III: Qualidade de Vida no Trabalho 120 h/a 120 h/a

(c) Consultoria Organizacional – discute as abordagens referentes à atuação empreendedora do profissional de RH, no que tange ao mercado empresarial moderno, especialmente à área do saber relacionado às pessoas. Esta formação tem ênfase em Empreendedorismo, Consultoria e Auditoria, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento,

(12)

Gestão do Clima Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho, Remuneração e Benefícios, Cultura Organizacional e Endomarketing.

1° período 2° período 3° período 4° período

Fundamentos de Gestão Empresarial 60 h/a Gestão de Cargos e Carreiras 60 h/a Gestão de Equipes 60 h/a Cultura e Socialização Organizacional 60 h/a Gestão Estratégica de Pessoas 60 h/a Coaching 60 h/a Estratégias de Negociação 60 h/a Gestão do Desempenho Humano 60 h/a Perfil e Recrutamento de Talentos 60 h/a Motivação e Liderança 60 h/a Relações Trabalhistas e Sindicalismo 60 h/a Gestão por Competências 60 h/a Seleção de Talentos 60 h/a Remunerando Talentos na Organização 60 h/a Modelos de Gestão 60 h/a T&D e Gestão do Conhecimento 60 h/a Dinâmica de Grupo e Business Games 60 h/a DP e Sistema de Informação em RH 60 h/a Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho 60 h/a Gestão do Clima Organizacional 60 h/a Teorias de Personalidade 60 h/a Endomarketing 60 h/a Consultoria e Auditoria em RH Empreendedorismo60 h/a Ética Empresarial e Responsabilidade Social aplicada ao RH 60 h/a Atividade Integradora I: Recrutamento e

Seleção Atividade Integradora II:Cargos e Carreiras

60 h/a Atividade Integradora IV: Treinamento & Desenvolvimento

120 h/a

120 h/a Atividade Integradora III: Qualidade de Vida no Trabalho 120 h/a 120 h/a 6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários propiciam um enriquecimento dos conhecimentos do estudante, bem como da sua prática por meio da exploração de espaços culturais, artísticos, literários, científicos e históricos. Privilegia o processo de ensino-aprendizagem através das seguintes atividades: de cunho comunitário e de interesse coletivo; de assistência acadêmica e de iniciação científica e tecnológica; culturais e intercâmbio com instituições congêneres.

(13)

As Atividades Complementares são obrigatórias e devem ser cursadas do início até o final do curso de graduação, enfatizando o conhecimento transdisciplinar, interdisciplinar e de extensão, contribuindo para a formação integral do estudante. Tem como objetivo conciliar os conceitos que permeiam a sociedade contemporânea com uma perspectiva humanística, priorizando os valores sociais e culturais. Possibilitam uma constante atualização curricular enfocando questões emergentes no cenário científico ou no cenário socioeconômico geral. Constituem-se de atividades de cunho cultural, técnico-científicas, dentre outras, podendo ter a forma de cursos de curta duração, oficinas de trabalho, conferências, palestras, seminários e outras atividades correlatas. A cada ano são planejadas atividades diversificadas, tais como: palestras, seminários, excursões, pesquisas, projetos interdisciplinares, tornando o currículo mais dinâmico e propiciando maior integração entre alunos e professores e, ao mesmo tempo, o contato direto com a realidade política, social, cultural e econômica do país. Os coordenadores e professores de todos os cursos participam do planejamento das atividades numa perspectiva interdisciplinar do currículo, quando vários saberes e olhares se entrecruzam, enriquecendo, dessa forma, o conhecimento dos alunos e professores sobre determinado assunto.

O cumprimento da carga horária em Atividades Complementares é indispensável à conclusão do curso. O aluno do curso superior de tecnologia em Negócios Imobiliários deverá cumprir ao longo do curso uma carga horária total mínima de 160 horas que deverão ser comprovadas mediante a apresentação de certificados.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares em conformidade à legislação vigente.

Art.2ºAs Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam os reconhecimentos, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências

(14)

do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente universitário, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Art.3º As Atividades Complementares serão desenvolvidas no âmbito de cada curso com suas especificidades e normas complementares a este regulamento.

Art.4ºA carga horária total a ser cumprida pelo estudante será definida pelo Projeto Pedagógico de cada curso, a partir do 1º (primeiro) período em, pelo menos, três tipos de atividades previstas neste regulamento.

Art.5º As atividades desenvolvidas constarão no histórico escolar, com a atribuição da carga horária, conferida pelo Coordenador do curso.

Art.6ºCaberá ao estudante requerer, por escrito, até 30 dias após a realização da atividade, a averbação da carga horária para sua contabilização, sem atribuição de grau.

CAPITULO II

DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 7ºFinalidade das Atividades Complementares:

Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem privilegiando: atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo; atividades de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica; atividades culturais e intercâmbio com instituições congêneres.

Parágrafo único. O que caracteriza este conjunto de atividades complementares é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001.

(15)

• Buscar uma maior integração entre os corpos docente e discente. • Contribuir naflexibilidade dos currículos.

• Proporcionar aos estudantes diálogo com outras realidades e a discussão sobre as dimensões técnico-instrumental, crítico-teórico e humana.

• Aprofundar o grau de interdisciplinaridade na formação acadêmica dos estudantes.

Art. 9º As Atividades Complementares são compostas por tarefas desenvolvidas pelo estudante e reconhecidas pelo Curso.

Art. 10. Para fins deste Regulamento, são consideradas Atividades Complementares aquelas previstas nos gruposI, II , III, e IV (ANEXO I).

Art. 11. Cada aluno (a) tem a responsabilidade de desenvolver e controlar seu planejamento de Atividades Complementares ao longo do Curso.

Art. 12. A conclusão dos Cursos da UVA está condicionada ao cumprimento integral da carga horária das Atividades Complementares, respeitando o que estabelece o Art.4º.

Art. 13. As Atividades Complementares podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive durante as férias escolares, desde que respeitados os procedimentos estabelecidos neste Regulamento.

Art. 14. Eventos realizados antes do início do curso ou durante o trancamento não serão aceitos.

Art. 15. Excluem-se das Atividades Complementares aquelas atividades exercidas no Estágio Supervisionado, Prática de Ensino e, em seminários ou palestras que fazem parte da carga horária de disciplinas específicas do curso.

(16)

Art. 16. Serão registradas e convalidadas as Atividades Complementares somente de alunos regularmente matriculados na Universidade Veiga de Almeida § 1º. Somente poderão ser integralizadas no cômputo das horas das atividades complementares, inclusive para os alunos matriculados no último ano do curso, aquelas cuja comprovação tenha sido protocolizada até o último dia letivo.

§ 2º. Para o aluno que não cumprir o disposto no parágrafo anterior, é obrigatória a matrícula no semestre subsequente, com pagamento de 03 (três) créditos, sendo-lhe possível a conclusão dos estudos se comprovada a integralização das Atividades Complementares somente ao final deste.

CAPITULO III DA ORGANIZAÇÃO

Art. 17. A Coordenação de Curso é o órgão responsável pela supervisão e validação das Atividades Complementares realizadas pelos estudantes.

Art. 18. À Coordenação compete:

I. A missão de avaliar o mérito acadêmico e formativo da Atividade Complementar realizada, bem com a adequação da documentação exigida para validação e registro da carga horária correspondente.

II. Dirimir quaisquer dúvidas dos estudantes referentes ao presente Regulamento. III. Responsabilizar-se pelo Planejamento das atividades

complementares oferecidas pela Instituição ao longo de cada semestre.

Art.19. Os registros administrativo e acadêmico do cumprimento da carga horária referente às Atividades Complementares são responsabilidades das Secretarias Setoriais do campus ao qual o curso está vinculado.

Art.20. Para a abertura do processo, o (a) aluno (a) deverá trazer o comprovante original e uma cópia xerocada para ser autenticada pelo funcionário da Secretaria Setorial e/ou Apoio à Coordenação de Cursos.

(17)

Art.21. Não poderá ser computada carga horária à guisa de Atividades Complementares às atividades acadêmicas relativas às disciplinas obrigatórias e optativas dos currículos dos Cursos de Graduação.

Art.22. Serão consideradas as horas relativas às participações externas quando o comprovante de participação esteja devidamente autenticado ou contenha algo que legitime a sua aferição.

CAPÍTULO IV DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 23. Os alunos que ingressarem nos Cursos de Graduação da UVA, por meio de algum tipo de transferência ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária das Atividades Complementares, podendo solicitar à Coordenação do Curso o cômputo da carga horária atribuída pela Instituição de Ensino Superior de origem, observada a seguinte condição:

Parágrafo Único - As Atividades Complementares realizadas na Instituição de Ensino Superior de origem devem ser compatíveis com as estabelecidas neste Regulamento.

Art. 24. Atos complementares que se fizerem necessários, para o aperfeiçoamento das atividades complementares, serão expedidos pela Pró-reitoria de Graduação.

Art.25. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso com a anuência da Pró-reitoria de Graduação.

(18)

ANEXO I

Cargas Horárias Relativas às Atividades Complementares

I. ATIVIDADES DE ENSINO CARGA HORÁRIA DOCUMENTO EXIGIDO P/RECONHECIMENTO Disciplinas não previstas no

currículo do curso Equivalência: 1h = 1h Histórico Escolar

Monitoria Institucional 60h/semestre Atestado de realização emitido pelo Coordenador de curso Monitoria Voluntária Até 30h/semestre Atestado de realização emitido

pelo professor responsável Cursos de Certificação /

realizados na UVA e outras IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros) Equivalência: 1h = 1h Certificado de Realização registrado no órgão competente especificando frequência e desempenho Cursos de Certificação/realizados em outras instituições que não IES (Atualização,Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros) Equivalência: Aproveitamento da Carga horária na faixa de ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Certificado de Realização especificando frequência e desempenho

II. ATIVIDADES DE PESQUISA CARGA HORÁRIA DOCUMENTO EXIGIDO P/RECONHECIMENTO

Iniciação Científica Institucional 60h/semestre

Atestado de realização emitido pela Pró-reitoria de

PósGraduação, Pesquisa e Extensão.

Iniciação Científica Voluntária 40h/semestre Atestado de realização emitido pelo professor responsável Publicações: Artigos Completos

/ Revistas ou Anais de Eventos Internacionais

De 20 a 30h/publicação Cópia da Publicação Publicações: Artigos Completos

/ Revistas ou Anais de Eventos Nacionais

Até 15h/publicação Cópia da Publicação Publicações: Resumos / Anais

Encontros 5h/publicação Cópia da Publicação

Produções Culturais e Artísticas A ser definida pelo

(19)

Defesa de Monografia, Dissertação e Tese

(participação como ouvinte)

2h Relatório descritivo

III. ATIVIDADES DE EXTENSÃO CARGA HORÁRIA REQUISITOS Workshops, Seminário,

Congressos, Simpósios,

Conferências, Encontros, Ações Comunitárias Institucionais, Visita Técnica e similares.

Equivalência:

Aproveitamento da Carga horária na faixa ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Certificado de Realização, especificando carga horária e participação.

Estágios Profissionais Eletivos

Equivalência:

Aproveitamento da Carga horária na faixa ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Termo de Compromisso de Estágio ou Compromisso de realização, especificando duração e carga horária.

Iniciação Profissional 40h/semestre Atestado de realização emitido pelo órgão competente

Representação Estudantil 30h/semestre Documento comprobatório IV. OUTRAS Experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão complementares reconhecidas pelo Curso. Definida pela

Coordenação Definida pela Coordenação

As Atividades Complementares que podem ser reconhecidas com o propósito de aproveitamento da carga horária são as seguintes:

1.1. Grupo I: Participação em atividades de Ensino reconhecidas pelo Curso 1.1.1. Disciplinas não previstas no currículo do curso

1.1.2. Monitoria Institucional 1.1.3. Monitoria Voluntária

1.1.4. Cursos de Certificação/realizados na UVA e outras IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros)

1.1.5. Cursos de Certificação/realizados em outras instituições que não IES

(Atualização,Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros)

1.2. Grupo II: Participação em atividades de Pesquisa reconhecidas pelo Curso 1.2.1. Iniciação Científica Institucional

(20)

1.2.2. Iniciação Científica Voluntária

1.2.3. Publicações: Artigos Completos / Revistas ou Anais de Eventos Internacionais 1.2.4. Publicações: Artigos Completos / Revistas ou Anais de Eventos Nacionais 1.2.5. Publicações: Resumos/ Anais e Encontros

1.2.6. Produções Culturais e Artísticas

1.2.7. Defesa de Monografia, Dissertação e Tese como ouvinte

1.3. Grupo III: Participação em eventos de extensão acadêmica reconhecidos pelo Curso

1.3.4. Workshops, Seminário, Congressos, Simpósios, Conferências, Encontros, Ações Comunitárias Institucionais, Visitas Técnicas e similares.

1.3.5. Estágios Profissionais Eletivos 1.3.6. Iniciação Profissional

1.3.7. Representação Estudantil

1.4. Grupo IV: OUTRAS Experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão complementares reconhecidas pelo Curso.

A Carga Horária e os documentos exigidos para o reconhecimento da participação nas atividades encontram-se descritas no Quadro I.

(21)

7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA.

Todos os cursos de Graduação a Distância da Universidade Veiga de Almeida possuem 4 unidades em cada disciplina e o sistema de avaliação é realizado da seguinte maneira:

A1 – É a soma das atividades avaliativas (on-line) realizadas no Ambiente Virtual de

Aprendizagem EPIC no final de cada unidade. Totaliza 4 (quatro) pontos e não poderá ser substituída por outra nota,

A2 – É uma avaliação presencial que contempla todo o conteúdo das 04 (quatro)

unidades de cada disciplina. Possui o total de 6 (seis) pontos,

A3 – Trata-se de uma avaliação presencial que aborda o conteúdo completo das 04

(quatro) unidades de cada disciplina. Possui um total de 6 (seis) pontos e terá

somente uma das funções abaixo:

(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A2;

(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis), em substituição da avaliação A2 (caso não tenha alcançado a média);

(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo a A2. Cálculo da Nota A1 = NP1 (Nota ponderada 1) NP1 = 10 : 4 x A1 Regra: NP1 = 2,5 x A1 A2 = NP2 (Nota ponderada 2) NP2 = 10 : 6 x A2

(22)

Regra: NP2 = 1,7 x A2 A3 = NP3 (Nota ponderada 3) NP3 = 10 : 6 x A3 Regra: NP3 = 1,7 x A3 Aprovação

O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:

1. Realizar o mínimo ou o igual a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades previstas, no calendário acadêmico;

2. O aluno deverá obter a média igual ou maior que 5 (cinco) em cada uma duas avaliações (NP1 e NP2), caso contrário, deverá realizar A3 (com nota igual ou

maior que “5”) em substituição somente a A2, mantendo média final para

aprovação igual ou maior que 6 (seis). Lembramos que A1 não haverá substituição.

3. Obtiver grau numérico igual ou maior que 6 (seis) na média aritmética entre a primeira nota (NP1) e a segunda (NP2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:

M = NP1 + NP2 2

4. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2” poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter a média necessária para aprovação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá substituir a nota de A2, para poder gerar um novo cálculo de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter uma nota igual ou superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.

5. O aluno poderá substituir somente a A2 pela A3.

6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas notas ponderadas (NP1 e NP2),

(23)

7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média entre NP3 + NP1;

8. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.

(24)

Exemplo 1:

A1 = 1,5 (um e meio) = NP1 = 3,8(três vírgula oito) – Nota Descartada (inferior a “5”). Neste exemplo, conforme o item 2, o aluno está reprovado.

Exemplo 2:

A1 = 2 (Dois) = NP1 = 5 - Nota Válida A2 = 4 (Quatro) = NP2= 6,8 - Nota Válida

A3= 4,5 (Quatro e meio) = NP3 = 7,7 - Nota Válida.

Cálculo da Média = (NP1 + NP3) : 2 = (5 + 7,7) : 2 = 12,7 : 2 = 6,4 (média igual ou superior à média de aprovação “6”).

A NP2 foi desconsiderada para o cálculo da média, pelo descarte da menor nota e por esta nota não ser o suficiente para alcançar média “6”.

Exemplo 3:

A1 = 2 (Dois) = NP1 = 5 - Nota Válida

A2 = 2,5 (Dois e meio) = NP2 = 4,3 - Nota Descartada (inferior a “5”). O aluno deverá realizar A3 em substituição A2

A3= 4,5 (Quatro e meio) = NP3 = 7,7 - Nota Válida.

Cálculo da Média = (NP1 + NP3) : 2 = (5 + 7,7) : 2 = 12,7 : 2 = 6,4 (média igual ou superior à média de aprovação “6”).

Exemplo 4:

A1 = 4 (Quatro) = NP1= 10 - Nota Válida A2 = 4 (Quatro) = NP2= 6,8 - Nota Válida

Cálculo da Média = (NP1 + NP2) : 2 = (10 + 6,8) : 2 = 16,8 : 2 = 8,4 (média igual ou superior à média de aprovação “6”).

Revisão de Prova

O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em uma

determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova, diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.

(25)

Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá, deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu Campus, via protocolo com as devidas

justificativas por escrito, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar.

(26)

8. EMENTÁRIO PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos de Organização, Administração e seu Contexto: Organizações, administração e seus contextos, funções do administrador. Caracterização das Áreas da Administração: operações, marketing, finanças e recursos humanos. Abordagens da Administração: Racionalista, Humanista, Teoria de Sistemas, Administração por Objetivos e Desenvolvimento Organizacional. Globalização, mercado de trabalho e tendências contemporâneas.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Identificar os elementos essenciais de uma organização e as novas habilidades requeridas ao gestor.

 Construir uma visão crítica sobre o cenário atual, as tendências e os desafios do mercado globalizado.

 Aplicar as funções básicas das áreas da organização.

 Analisar o cenário contemporâneo da globalização e seus efeitos no trabalho e nos negócios.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E SEUS CONTEXTOS Objetivo:

 Reconhecer os conceitos de organização, as funções básicas da Administração e os estilos, contextos e realidades das organizações.

Conteúdo:

1.1 As Organizações, a Administração e as funções do Administrador. 1.2 A Administração: estilos, contextos e realidades.

UNIDADE 2 - ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO Objetivo:

Descrever e explicar as funções básicas das áreas da organização.

Conteúdo: 2.1 Operações.

(27)

2.2 Marketing. 2.3 Finanças.

2.4 Recursos Humanos.

UNIDADE 3 - ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO Objetivo:

 Analisar o desenvolvimento histórico do pensamento na Administração e seus desafios contemporâneos.

Conteúdo

3.1 Abordagens Racionalistas. 3.2 Abordagens Humanistas. 3.3 A Visão de Sistemas.

Unidade 4 - TENDÊNCIAS DO MERCADO GLOBALIZADO Objetivo:

Apontar as modernas tendências e desafios da gestão de carreiras.

Analisar o cenário contemporâneo da globalização e seus efeitos no trabalho e nos negócios..

Conteúdo:

4.1 A revolução tecnológica.

4.2 Relações de trabalho na globalização 4.3 Tendências de negócios para o século XXI METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, objetivando a apresentação dos principais conteúdos da disciplina.

Leitura de textos, seguidos de debates reflexivos sobre a importância dos temas do programa para os futuros gestores de carreiras.

Estudos de casos e realização de trabalho de campo, visando desenvolver técnicas de estudos para levantamento de dados e compreensão da necessidade de estabelecer critérios e métodos de gestão em recursos humanos.

ATIVIDADES DISCENTES

Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e de campo em grupo; Apresentar Seminário, Visita Técnica e outros.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Auto avaliação; Avaliação prática; Pesquisa bibliográfica;

(28)

Questionamentos e arguição; Resenha; Resumos; Trabalho Colaborativo, Seminário e outros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CARAVANTES, Geraldo Ronchetti; CARAVANTES, Cláudia Born; KLOECKNER, Mônica Caravantes. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro . 2. ed. São Paulo: Pearson, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração, volume I: abordagens prescritivas e normativas. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2014.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria das organizações: evolução e crítica. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella Freitas Gouveia de. Teoria geral

da administração. 3. ed. rev. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

(29)

PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos dos conceitos de Gestão de Pessoas, das pessoas como parceiras da organização, dos aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas e dos objetivos da Gestão de Pessoas na Organização. Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo: Mudanças e transformações no cenário mundial, Desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas e Novos papéis da Gestão de Pessoas e a parceria com o Comportamento Organizacional. Análise estratégica da Gestão de Pessoas: Estratégia, diagnóstico e análise de melhorias; Objetivos organizacionais, fatores de risco no planejamento. Planejamento das ações em Gestão de Pessoas: Modelos de planejamento, Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional: Um novo desafio da Gestão de Pessoas.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Correlacionar a estratégia do negócio com os recursos humanos, demonstrando a importância destes fatores nos resultados obtidos pela organização.

Desenvolver as competências necessárias para implantar a gestão de pessoas de acordo com os objetivos organizacionais.

Relacionar as bases do planejamento para a implementação da Gestão de Pessoas.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS Objetivo:

Analisar o funcionamento da Gestão de Pessoas no campo da Administração Moderna.

Conteúdo:

1.1 Conceitos de Gestão de Pessoas.

1.2 As pessoas como parceiras; o foco em valores integradores e de desenvolvimento

da Organização.

1.3 Aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas

UNIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO Objetivo:

Analisar o papel da Gestão de Pessoas nas organizações atuais.

(30)

2.1 Mudanças e transformações no cenário mundial dos negócios. 2.2 Desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas.

2.3 Novos papéis da Gestão de Pessoas.

UNIDADE 3 - ANÁLISE ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS Objetivo:

Analisar estrategicamente a Gestão de Pessoas no ambiente organizacional.

Conteúdo:

3.1 Estratégia em Gestão de Pessoas. 3.2 Diagnóstico e análise de melhorias. 3.3 Fatores de risco no planejamento.

UNIDADE 4 - PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS. Objetivo:

Apontar as modernas tendências e desafios da gestão de carreiras.

Relacionar as bases do planejamento para a implantação da Gestão de Pessoas.

Conteúdo:

4.1 Modelos de Planejamento.

4.2 Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas

4.3 Mudança Organizacional: Um novo desafio da Gestão de Pessoas METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, objetivando a apresentação dos principais conteúdos da disciplina.

Leitura de textos, seguidos de debates reflexivos sobre a importância dos temas do programa para os futuros gestores de carreiras.

Estudos de casos e realização de trabalho de campo, visando desenvolver técnicas de estudos para levantamento de dados e compreensão da necessidade de estabelecer critérios e métodos de gestão em recursos humanos.

ATIVIDADES DISCENTES

Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e de campo em grupo; Apresentar Seminário, Visita Técnica e outros.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Avaliação prática; Fichamento; Pesquisa bibliográfica; Questionamentos e arguição; Resenha; Resumos; Trabalho Colaborativo, Seminário e outros.

(31)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências . 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2010. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico . 14. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BEHNKE, Mônica Teresinha (Org.). Gestão de pessoas: artigos reunidos. Curitiba: InterSaberes, 2014.

DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

FRAGA, Valderez Ferreira. Gestão pela formação humana: uma abordagem fenomenológica. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

KOPS, Lúcia Maria; SILVA, Selma França da Costa; ROMERO, Sonia Mara Thater. Gestão

de pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: InterSaberes, 2013

(32)

PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA PERFIL E RECRUTAMENTO DE TALENTOS

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos do Mercado de Trabalho e de RH: Fatores condicionantes e o novo perfil do emprego. Caracterização do Planejamento e previsão da força de trabalho: Previsão das necessidades de pessoal. Perfil do Cargo e Desenvolvimento e emprego de formulários: O propósito do formulário de inscrição. Desenvolvimento do Recrutamento de Talentos: conceito, fontes interna e externa. Recrutamento de força de trabalho diversificada: Idosos, PCD’s, solteiros com filhos e minorias.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Descrever o que é o perfil de um cargo e sua importância para o recrutamento. Definir recrutamento de talentos.

Identificar tipos e processos de recrutamento.

Determinar o quanto o perfil do cargo contribui para o sucesso de um recrutamento de talentos.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - MERCADO DE TRABALHO E DE RH Objetivo da Unidade 1:

Explicar os fatores que condicionam o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos.

Conteúdo:

1.1 O desafio de atrair e manter talentos. 1.2 Mercado de trabalho.

1.3 Mercado de Recursos Humanos.

UNIDADE 2 - PLANEJAMENTO E PREVISÃO DA FORÇA DE TRABALHO Objetivo:

Prever a necessidade de pessoal para a realização de futura ação organizacional.

Conteúdo:

2.1 Modelos de Planejamento de Recursos Humanos. 2.2 Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal. 2.3 Absenteísmo e suas causas na organização.

(33)

Objetivo:

Analisar o cargo e suas especificações, produzindo formulários a serem utilizados no recrutamento de pessoal.

Conteúdo:

3.1 Conceito de Cargo e suas especificações.

3.2 Levantamento de necessidades de pessoal a ser contratado. 3.3 Formulários e sua contribuição para o recrutamento.

Unidade 4 - Recrutamento de Talentos Objetivo:

Organizar e empregar os processos e os vários tipos de recrutamento que podem ser utilizados pela organização.

Conteúdo:

4.1 O processo de recrutamento.

4.2 Recrutamento: Tipos e possibilidades

4.3 Recrutamento de uma força de trabalho mais diversificada METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, objetivando a apresentação dos principais conteúdos da disciplina.

Leitura de textos, seguidos de debates reflexivos sobre a importância dos temas do programa para os futuros gestores de carreiras.

Estudos de casos e realização de trabalho de campo, visando desenvolver técnicas de estudos para levantamento de dados e compreensão da necessidade de estabelecer critérios e métodos de gestão em recursos humanos.

ATIVIDADES DISCENTES

Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e de campo em grupo; Apresentar Seminário, Visita Técnica e outros.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Avaliação prática; Pesquisa bibliográfica; Resumos; Trabalho Colaborativo, Seminário e outros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de recursos humanos, volume 1. 2. ed. rev. São Paulo: Cengage. FAISSAL, Reinaldo et al. Atração e seleção de pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

(34)

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico . 14. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

NERI,Aguinaldo (Org.). Gestão de RH por competências e a empregabilidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

PEQUENO,Álvaro. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Education. 2012.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 6. ed. São Paulo: Editora LTR, 2010.

(35)

PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA SELEÇÃO DE TALENTOS

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos de escolhas de Talentos: conceito de seleção; o processo de comparação; de decisão e escolha. Caracterização dos modelos de decisão sobre os candidatos: colocação, seleção e classificação. Identificação das características pessoais do candidato. Estudos das bases para a Seleção de Talentos: importância de uma seleção eficiente; postura da organização: candidato ou cliente?; cuidados. Reflexão sobre o perfil do cargo para a seleção de talentos. Estudos das Etapas do Processo Seletivo: Provas de conhecimento ou capacidade; testes; entrevistas, exame médico. Tendências Contemporâneas na Seleção de Talentos: seleção por competências, por redes sociais. Investigação de antecedentes e verificação de referências. Avaliação dos resultados da seleção de talentos.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Realizar processos seletivos, com eficiência e eficácia, para facilitar a formação do capital humano na organização em que esteja inserido.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE TALENTOS PARA AS EMPRESAS Objetivo:

 Descrever a importância da escolha de talentos para as empresas.

Conteúdo:

1.1 O conceito de Seleção.

1.2 A Seleção como processo de comparação e de decisão e escolha. 1.3 As características pessoais do candidato.

UNIDADE 2 - AS BASES PARA A SELEÇÃO DE TALENTOS Objetivo:

Relacionar e justificar as bases para a seleção de talentos nas empresas.

Conteúdo:

2.1 A importância de uma seleção eficiente.

2.2 A postura da organização: Candidato ou cliente? 2.3 Revisão do perfil do cargo para a seleção de talentos. UNIDADE 3 - AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

(36)

Objetivo:

 Distinguir as diferentes etapas do processo seletivo.

Conteúdo

3.1 Provas de conhecimento ou capacidade. 3.2 Os testes em seleção de talentos

3.3 As entrevistas em seleção de talentos.

UNIDADE 4 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA SELEÇÃO DE TALENTOS Objetivo:

 Apontar as tendências contemporâneas na seleção de talentos.

Conteúdo:

4.1 A seleção por competências.

4.2 As redes sociais como ferramentas de seleção de talentos. 4.3 Avaliação dos resultados da seleção de talentos para a empresa. METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, objetivando a apresentação dos principais conteúdos da disciplina.

Leitura de textos, seguidos de debates reflexivos sobre a importância dos temas do programa para os futuros gestores de carreiras.

Estudos de casos e realização de trabalho de campo, visando desenvolver técnicas de estudos para levantamento de dados e compreensão da necessidade de estabelecer critérios e métodos de gestão em recursos humanos.

ATIVIDADES DISCENTES

Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e de campo em grupo; Apresentar Seminário, Visita Técnica e outros.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Avaliação prática; Pesquisa bibliográfica; Resumos; Trabalho Colaborativo, Seminário e outros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos: com foco em competências. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de recursos humanos, volume 1. 2. ed. rev. São Paulo: Cengage

(37)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FAISSAL, Reinaldo et al. Atração e seleção de pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

NERI,Aguinaldo (Org.). Gestão de RH por competências e a empregabilidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

PEQUENO,Álvaro. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Education. 2012.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 6. ed. São Paulo: Editora LTR, 2010.

(38)

PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA DINÂMICA DE GRUPO & BUSINESS GAME

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos da teoria em Dinâmica de Grupo, sua abrangência e classificações. Caracterização dos estudos de Kurt Lewin, de Moreno, de Piaget e a Formação de Grupos. Grupos Formais e Informais; Pichon-Rivière e Grupos Operativos. Caracterização de Estágios de Desenvolvimento do Grupo e suas estruturas: Formação, Tormenta, Normatização, Desempenho e Interrupção. Papéis, Normas, Status, Tamanho, Coesão. Aprofundamento da Dinâmica de Grupo nas organizações: Processo Grupal. Estudo de Grupos nas empresas. Dinâmicas de Apresentação, Dinâmicas de Integração e Conhecimento, Dinâmicas de Recreação e Dinâmicas de Aprendizagem. Business Game: Conceito, aplicabilidade e simulações.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Explicar as ideias dos teóricos mais reconhecidos em dinâmica de grupo.  Reconhecer a composição e estrutura dos grupos.

 Descrever os processos grupais nas organizações.

 Aplicar business games como prática de recursos humanos nas organizações.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - TEORIA EM DINÂMICA DE GRUPO E SUAS CLASSIFICAÇÕES Objetivo:

Relacionar as teorias em Dinâmica de Grupo e descrever seus métodos,

técnicas e orientação didática.

 Explicar psicodrama como contribuição de Moreno nas dinâmicas de grupo.  Definir grupos formais e informais sob a ótica de Piaget.

Conteúdo:

1.1 A abrangência da Dinâmica de Grupo: conceitos e classificações.

1.2 Kurt Lewin e sua contribuição para a Dinâmica de Grupo e Moreno para o

Psicodrama.

1.3 Piaget, a Formação de Grupos e a contribuição de Pichon-Rivière para Grupos

Operativos.

UNIDADE 2 - ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO E SUAS ESTRUTURAS Objetivo:

(39)

Conteúdo

2.1 O modelo dos cinco estágios de desenvolvimento. 2.2 Os grupos e suas estruturas.

2.3 As vantagens e desvantagens de grupos coesos.

UNIDADE 3 - DINÂMICA DE GRUPO NAS ORGANIZAÇÕES Objetivo:

Planejar, organizar, aplicar e avaliar dinâmicas de grupos nas organizações. Conteúdo:

3.1 Processo Grupal: O Estudo de Grupos nas organizações. 3.2 Os diferentes tipos de dinâmicas de grupo nas empresas. 3.3 A aprendizagem através da dinâmica de grupo.

UNIDADE 4 - BUSINESS GAME: CONCEITO, APLICABILIDADE E SIMULAÇÕES Objetivo:

Planejar, organizar, aplicar, avaliar e reconhecer a importância dos Business Games nas práticas de RH.

Conteúdo:

4.1 O Business Games e sua importância nas práticas de RH. 4.2 As fases do CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial).

4.3 Momento de aplicar a Dinâmica de Grupo e Business Games. METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, objetivando a apresentação dos principais conteúdos da disciplina.

Leitura de textos, seguidos de debates reflexivos sobre a importância dos temas do programa para os futuros gestores de carreiras.

Estudos de casos e realização de trabalho de campo, visando desenvolver técnicas de estudos para levantamento de dados e compreensão da necessidade de estabelecer critérios e métodos de gestão em recursos humanos.

ATIVIDADES DISCENTES

Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e de campo em grupo; Apresentar Seminário, Visita Técnica e outros.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; trabalhos práticos vivenciais; Observação de experiências

(40)

no campo; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campo; Trabalho Colaborativo, Seminário e outros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. S.O.S. dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de

ludopedagogia. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. 2. ed. Santos, SP: Re-Novada, 1999.

KROEHNERT, Gary. Jogos para treinamentos em recursos humanos. São Paulo: Manole. 2010.

LEAL, Vera L. R. Dinâmicas de grupo: sensibilidade e integração . São Paulo: FTD, 1997. LUPERINI, Roberto. Dinâmicas e jogos na empresa: método, instrumento e práticas de treinamento. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

(41)

PLANO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA TEORIAS DE PERSONALIDADE

CARGA HORÁRIA 60 H

PERÍODO 1 º

EMENTA:

Estudos da gestão de pessoas sob a ótica da Psicologia: Histórico, definição e objeto da

Psicologia; A Psicologia Social, Organizacional e a Gestão de RH. Caracterização da

Personalidade e suas implicações no Mundo do Trabalho: conceito de Personalidade, elementos e fatores determinantes da personalidade e sua influência nas relações de trabalho. Estudos das Teorias da Personalidade: Perspectivas biológicas, behavioristas e da aprendizagem; cognitivas e sociocognitivas, perspectivas do traço e da habilidade; Perspectiva humanista, existencial, interacionalista pessoa-situação; perspectiva psicanalítica e neoanalíticas. Orientações sobre transtornos de personalidade: conceito, tipos de transtornos e encaminhamento de soluções para os problemas psicológicos relacionados com o desempenho humano nas atividades funcionais.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Identificar a natureza e comportamento humanos, a partir da apresentação das diferentes teorias da personalidade com vistas a facilitar a gestão de pessoas nas organizações.

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE 1 - A GESTÃO DE PESSOAS SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA Objetivo:

 Reconhecer a contribuição da Psicologia para a Gestão de Pessoas.

Conteúdo:

1.1 Histórico, definição e objeto da Psicologia. 1.2A Psicologia Social e a Psicologia Organizacional. 1.3 A Gestão de RH pela ótica da Psicologia.

UNIDADE 2 - A PERSONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO Objetivo:

Reconhecer os processos básicos de comportamento social no trabalho.

Conteúdo:

2.1 O Conceito de Personalidade.

2.2 Os elementos e fatores determinantes da personalidade. 2.3 A influência da personalidade nas relações de trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Foi possível recomendar melhorias na gestão, nomeadamente relacionadas com a capacidade instalada face ao serviço pretendido, tendo em conta os recursos presentes e

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Movimentos Políticos Pan-Europeus: os movimentos escolhem também os candidatos principais para mobilizar o eleitorado e organizam a estratégia de campanha em diferentes níveis:

Para se inscrever no concurso MISS SANTA CATARINA BE EMOTION 2019, a candidata deverá ser Miss Municipal eleita e/ou indicada em 2018 por um licenciado credenciado a