• Nenhum resultado encontrado

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1. INTRODUÇÃO

O presente documento visa divulgar as características da prova de exame nacional do Ensino Secundário da disciplina de Biologia, a realizar em 2007 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto. A prova de exame nacional a que esta informação se refere incide nas aprendizagens e nas competências incluídas no Programa de Biologia, homologado no âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, de acordo com o estipulado no ponto 9 do Despacho Normativo n.º 15/2006, de 13 de Novembro.

Este documento visa dar a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, as aprendizagens e as competências que são objecto de avaliação, as características e a estrutura da prova, o material a utilizar e a duração da mesma. São ainda apresentados os critérios gerais de classificação da prova, bem como exemplos de itens e respectivos critérios específicos de classificação.

Os exemplos de itens apresentados, assim como os critérios específicos de classificação, não constituem um modelo de prova. As cotações apresentadas nos itens que integram esta informação têm um carácter meramente exemplificativo.

A avaliação sumativa externa, realizada através de uma prova escrita de duração limitada, só permite avaliar parte das aprendizagens e das competências enunciadas no programa. A resolução da prova pode, no entanto, implicar a mobilização de outras aprendizagens e competências incluídas no Programa e não expressas no objecto de avaliação enunciado no ponto 2. deste documento.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

Como informação adicional, as provas de exame desta disciplina, realizadas na 1.ª e na 2.ª fases dos exames nacionais de 2006, podem ser consultadas em www.gave.pt.

gabinete de avaliação educacional

PROVA DE EXAME FINAL DE ÂMBITO NACIONAL DE

BIOLOGIA

(programa novo implementado em 2005/06)

Prova 602

2007

12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Para: – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular – Inspecção Geral de Educação – Direcções Regionais de Educação

– Secretaria Regional de Educação da Madeira – Secretaria Regional de Educação dos Açores – Escolas com Ensino Secundário

– Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo com Paralelismo e com Ensino Secundário – CIREP – FERLAP – CONFAP INFORMAÇÃO N.º 103.06 Data: 2006.12.15

(2)

2. OBJECTO DE AVALIAÇÃO

A avaliação externa das aprendizagens dos alunos através de uma prova escrita, na disciplina de Biologia, está de acordo com o currículo de referência e com a concepção de educação em Ciência que este sustenta, explicitada no ponto «Finalidades da disciplina de Biologia». De acordo com estas finalidades, a avaliação incidirá sobre as competências necessárias para o cumprimento/consecução dos seguintes objectivos gerais:

– conhecer, compreender e ser capaz de utilizar conceitos da Biologia para interpretar cientificamente aspectos do funcionamento do corpo humano, fenómenos naturais e situações resultantes da interacção do Homem com o ambiente;

– analisar, organizar e avaliar criticamente informação obtida em fontes diversas;

– aplicar estratégias pessoais na resolução de situações problemáticas, o que inclui a formulação de hipóteses, o planeamento de actividades de natureza investigativa, a sistematização e a análise de resultados, assim como a discussão dessas estratégias e dos resultados obtidos;

– ponderar argumentos de natureza diversa, sendo capaz de diferenciar pontos de vista e de distinguir explicações científicas de explicações não científicas, com vista a posicionar-se face a controvérsias sociais que envolvam conceitos de Biologia ou de Biotecnologia; – reconhecer que a construção de conhecimentos de Biologia e de Biotecnologia envolve

abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares;

– compreender que os processos de investigação em Biologia e em Biotecnologia são influenciados pelos problemas que afectam as sociedades em cada momento histórico, assim como pelos seus interesses de natureza política, económica e/ou axiológica;

– analisar implicações do desenvolvimento da Biologia e das suas aplicações tecnológicas na qualidade de vida dos seres humanos.

A prova de exame avalia competências operacionalizadas pelos conteúdos conceptuais e procedimentais enunciados nos diferentes Temas/Unidades do Programa, passíveis de serem avaliadas por meio de uma prova escrita.

Os conteúdos a avaliar abrangem as cinco Unidades que constam do Programa da disciplina: Unidade 1 – REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Unidade 2 – PATRIMÓNIO GENÉTICO

Unidade 3 – IMUNIDADE E CONTROLO DE DOENÇAS

Unidade 4 – PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E SUSTENTABILIDADE Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O MEIO AMBIENTE

A cotação atribuída aos conteúdos conceptuais e procedimentais das diferentes unidades distribuir-se-á equitativamente pelos mesmos.

Importa salientar ainda que a avaliação, numa disciplina em que se pretende uma visão integrada dos diferentes conteúdos programáticos, deve reflectir essa integração de acordo com a sua explicitação no programa da disciplina, não separando os Temas/Unidades em grupos estanques.

(3)

3. ESTRUTURA E CARACTERIZAÇÃO DA PROVA A prova tem duas versões: versão 1 e versão 2.

A prova inclui conjuntos de itens que têm como suporte informações que podem ser fornecidas sob a forma de textos, figuras, tabelas, gráficos, etc. Cada conjunto apresenta itens que podem ser de diferentes tipos, em número variável, ou ainda ser relativos a mais do que uma das unidades programáticas.

Cada conjunto pode ser constituído por itens de resposta fechada (por exemplo, verdadeiro/falso, ordenamento, associação ou escolha múltipla) ou por itens de resposta aberta (de composição curta), de acordo com as competências a avaliar.

Assim, um conjunto de itens pode basear-se, por exemplo, na descrição de uma situação/ /experiência relacionada com o processo de construção da Ciência, com a vida quotidiana, com o Ambiente ou com a Tecnologia, não constituindo esta uma lista exaustiva. Os dados permitirão mobilizar conceitos de Biologia abordados em qualquer uma das cinco unidades do programa da disciplina.

A partir dos dados fornecidos, pode solicitar-se, por exemplo: a interpretação dos mesmos; a justificação de determinadas situações/resultados; a formulação de hipóteses; a crítica de procedimentos, com proposta de alterações; a previsão de resultados em situações experimentais diferentes das apresentadas; a identificação de aplicações sociais e tecnológicas de determinado conceito/processo; a elaboração de pequenos textos que expliquem cientificamente determinada situação ou revelem conhecimento de marcos importantes na história da Biologia.

A título de exemplo, são apresentados, no ponto 5. desta Informação, três conjuntos de itens que, como foi referido, não constituem um modelo de prova de exame.

4. CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

Dado a prova apresentar duas versões, o examinando terá de indicar na sua folha de respostas a versão a que está a responder. A ausência desta indicação implicará a anulação de todos os itens de escolha múltipla, verdadeiro/falso, de associação e de ordenamento.

Apresentam-se, em seguida, critérios gerais relativos à prova de exame nacional desta disciplina:

• As classificações a atribuir a cada item são obrigatoriamente: – um número inteiro de pontos;

– um dos valores apresentados nos respectivos critérios específicos de classificação. • Todas as respostas dadas pelos examinandos devem estar legíveis e devidamente

referenciadas de uma forma que permita a sua identificação inequívoca. Caso contrário, é atribuída a cotação de zero pontos à(s) resposta(s) em causa.

• Se o examinando responder ao mesmo item mais do que uma vez, deve eliminar, clara e inequivocamente, a(s) resposta(s) que considerar incorrecta(s).

• Nos itens de resposta aberta, os critérios de classificação estão organizados por níveis de desempenho.

O enquadramento das respostas num determinado nível de desempenho contempla aspectos relativos aos conteúdos, à organização lógico-temática e à utilização de linguagem científica, expressos nos critérios específicos.

Neste tipo de itens, se a resposta incluir tópicos excedentes relativamente aos pedidos, deve ser atribuída a cotação prevista, desde que o examinando aborde os estipulados, e os excedentes não os contrariem. No caso de a resposta apresentar contradição entre tópicos excedentes e tópicos estipulados, não deve ser atribuída qualquer cotação a estes últimos.

(4)

• Nos itens de escolha múltipla, é atribuída a cotação total à resposta correcta, sendo as respostas incorrectas (que incluem as que apresentam mais do que uma opção) cotadas com zero pontos.

• Nos itens de verdadeiro/falso e de associação ou de correspondência, a classificação a atribuir tem em conta o nível de desempenho revelado na resposta. Nos itens de associação, considera-se incorrecta qualquer correspondência de mais do que um elemento da chave a uma afirmação/estrutura. Nos itens de verdadeiro/falso, serão cotadas com zero pontos as respostas em que todas as afirmações sejam avaliadas como verdadeiras ou como falsas. • Nos itens de ordenamento, só é atribuída cotação se a sequência estiver integralmente

correcta.

• Nos itens fechados de resposta curta, caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado, só são considerados para efeito da classificação os elementos que satisfaçam o que é pedido, segundo a ordem pela qual são apresentados na resposta.

Porém, se os elementos referidos revelarem uma contradição entre si, a cotação a atribuir é zero pontos.

(5)

5. EXEMPLOS DE ITENS E RESPECTIVOS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Os exemplos de itens que se seguem não constituem um modelo de prova de exame.

Conjunto A Do leite ao iogurte

1. Analise os documentos 1 e 2, que se referem ao processo de fermentação utilizado na produção de iogurte.

Documento 1

Muitos seres humanos carecem da capacidade para decompor a lactose. Devido a este problema, muitas pessoas em todo o mundo não devem beber leite fresco. Ao invés, é-lhes aconselhado consumirem produtos de leite fermentado, nos quais a lactose foi metabolizada em ácido láctico.

Nas sociedades ocidentais, o produto de leite fermentado mais comum é o iogurte. O leite é inicialmente aquecido para eliminar a sua flora endógena, sendo depois misturado com uma cultura destinada a iniciar o processo de produção, cultura essa na qual existe, na proporção 1:1, uma mistura de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. O ácido láctico produzido durante o processo reduz consideravelmente o pH do iogurte, o que permite controlar a eficácia do processo de fermentação. A redução do pH inibe o crescimento de organismos que poderiam deteriorar o produto. Em consequência disto, o iogurte tem um prazo de validade razoável, quando comparado com o prazo de validade do leite não fermentado.

John Heritage et al., Microbiologia em Acção, 2002 (adaptado) Documento 2

Esquema simplificado da fermentação láctica. bifosfato

(6)

1.1. Considere as seguintes afirmações relativas ao fabrico de iogurte. Afirmações:

1. O pH do iogurte é desfavorável ao desenvolvimento de microrganismos. 2. O iogurte contém mais lactose do que o leite.

3. No decurso da fermentação láctica, o meio torna-se mais alcalino. Seleccione a alternativa correcta.

A – As afirmações 1 e 2 são verdadeiras; a afirmação 3 é falsa. B – A afirmação 1 é verdadeira; as afirmações 2 e 3 são falsas. C – A afirmação 3 é verdadeira; as afirmações 1 e 2 são falsas. D – As afirmações 2 e 3 são verdadeiras; a afirmação 1 é falsa.

1.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

No processo de produção do iogurte, o leite é previamente aquecido. Este processo visa... A – ... aumentar a actividade das enzimas envolvidas na fermentação láctica.

B – ... desnaturar as enzimas dos microrganismos presentes no leite. C – ... diminuir a actividade das enzimas envolvidas na fermentação láctica. D – ... activar as enzimas dos microrganismos presentes no leite.

1.3. Os esquemas da figura 1 representam o modelo de actuação da enzima que catalisa a transformação da glicose-6-fosfato.

Figura 1

Faça corresponder a cada um dos números (de 1 a 5) da figura 1, uma das letras (de A a G). A – Glicose B – Frutose-6-fosfato C – Complexo enzima-substrato D – Glicose-6-fosfato E – Fosfohexoseisomerase F – Centro activo G – Centro alostérico

(7)

1.4. Considere a reacção de formação de ácido láctico a partir de ácido pirúvico e os gráficos (I e II) da figura 2.

Figura 2 Analise as afirmações que se seguem.

Afirmações:

1. O gráfico I representa a variação da concentração de ácido láctico.

2. O gráfico II representa a variação da concentração de lactato desidrogenase.

3. O gráfico II representa a variação da concentração de ácido pirúvico na ausência de lactato desidrogenase.

Seleccione a alternativa correcta.

A – As afirmações 1 e 2 são verdadeiras; a afirmação 3 é falsa. B – A afirmação 1 é verdadeira; as afirmações 2 e 3 são falsas. C – A afirmação 3 é verdadeira; as afirmações 1 e 2 são falsas. D – As afirmações 2 e 3 são verdadeiras; a afirmação 1 é falsa.

Conjunto B Síndrome de Down

1. Analise os documentos 1, 2 e 3. Documento 1

Susan, de 38 anos, e o seu marido decidiram ter um filho. Devido à sua idade, preocuparam-se com a possibilidade de nascer um filho com a síndrome de Down e decidiram consultar um médico.

Analisando a história clínica familiar, o médico concluiu que não existiam motivos que pusessem em risco uma futura gestação. Informou-os, todavia, de que, numa gestação aos 39 anos, o risco de a criança vir a apresentar a síndrome de Down é de 1 para 150 e de que, aos 43 anos, esse risco é de 1 para 50.

O médico informou-os também de que é possível diagnosticar a síndrome de Down nos primeiros tempos de gravidez, recorrendo, entre outros exames, à amniocentese.

(8)

Documento 2

Documento 3

Representação desordenada de algumas etapas de um processo de divisão nuclear que ocorre durante a gametogénese (2n = 4).

1.1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Numa gravidez aos 43 anos, o risco de a criança vir a apresentar a síndrome de Down… A – ... é menor que o risco de isso acontecer numa gravidez, aos 39 anos.

B – ... é igual ao risco de isso acontecer numa gravidez, aos 39 anos. C – ... é 1/3 do risco de isso acontecer numa gravidez, aos 39 anos. D – ... é o triplo do risco de isso acontecer numa gravidez, aos 39 anos.

Execução de uma amniocentese – através de uma agulha fina, inserida no abdómen da mulher grávida, é retirada uma amostra de líquido amniótico, que contém células do feto.

(9)

1.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

Ao efectuar a amniocentese, foi diagnosticada a síndrome de Down; portanto, o feto apresenta __________ e o seu cariótipo pode ser __________.

A – trissomia […] 44 + XY B – polissomia […] 45 + XY C – monossomia […] 45 + XX D – nulissomia […] 42 + XX

1.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Duas das funções dos anexos embrionários assinalados, no documento 2, pelos números 1 e 2 são, respectivamente,...

A – ... fornecer nutrientes e armazenar excreções. B – ... eliminar excreções fetais e fornecer oxigénio.

C – ... produzir hormonas e proteger contra choques mecânicos.

D – ... permitir a passagem de sangue materno para o feto e protegê-lo da desidratação. 1.4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação

correcta.

As etapas representadas no documento 3 referem-se à __________, processo de divisão nuclear que ocorre durante a __________.

A – meiose […] multiplicação B – mitose […] multiplicação C – meiose […] maturação D – mitose […] maturação

1.5. Coloque por ordem os números (de I a V) do documento 3, que assinalam algumas etapas de um processo de divisão nuclear, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos que ocorrem durante a fase representada da gametogénese.

1.6. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

Na ovulação, a célula libertada pelo folículo encontra-se na etapa assinalada, no documento 3, pelo número __________ e, caso haja fecundação, a divisão prossegue, ocorrendo a etapa __________.

A – I […] III B – IV […] II C – I […] II D – IV […] III

1.7. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

A causa mais frequente da síndrome de Down é __________, que pode ocorrer na etapa representada, no documento 3, pelo número __________.

A – a duplicação do número de cromossomas […] II B – a não disjunção dos cromossomas […] II C – a duplicação do número de cromossomas […] V D – a não disjunção dos cromossomas […] V

(10)

Conjunto C (In)fertilidade humana 1. Analise os documentos 1 e 2.

Documento 1

Alterações no ovário, no útero e dos níveis hormonais no ciclo sexual feminino, em duas situações diferentes.

(11)

Documento 2

Um casal dirigiu-se a uma consulta médica com o objectivo de resolver o seu problema de infertilidade. Foram feitos vários exames aos membros do casal, sendo o resultado de um desses exames o expresso no quadro seguinte.

Miriam Stoppard, Concepção, Gravidez e Parto, 2004 (adaptado)

1.1. Identifique as fases do ciclo uterino assinaladas, no documento 1, com os números I, II e III.

1.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. No documento 1, os números 1 e 2 representam, respectivamente... A – ... folículo primordial e ovócito II.

B – ... folículo de Graaf e ovócito II. C – ... folículo primordial e óvulo. D – ... folículo de Graaf e óvulo.

1.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Após os 28 dias relativos à situação Y, não ocorre menstruação. Neste contexto, é de admitir que...

A – ... os níveis de estrogénios e de progesterona diminuam.

B – ... os níveis de LH e de progesterona diminuam acentuadamente. C – ... os níveis de estrogénios e de progesterona permaneçam elevados. D – ... o nível de estrogénio diminua, e o de FSH aumente.

1.4. A pílula anticoncepcional feminina fornece continuamente estrogénios e progesterona, impedindo a ovulação.

Explique, atendendo à sua composição, o modo de acção da pílula ao nível do complexo hipotálamo/hipófise, referindo os consequentes efeitos sobre o ovário.

RESULTADOS DO ESPERMOGRAMA

Parâmetro Valor Observado Valores de Referência

Volume de esperma 5mL 2 – 5mL

N.º de espermatozóides 22 milhões / mL > 20 milhões / mL

Mobilidade dos

espermatozóides 0,2% > 50%

Morfologia dos

espermatozóides 90% sem flagelo mais de 1/3 normais

Leucócitos 0,4 milhões / mL de

esperma

< 1 milhão / mL de esperma

(12)

1.5. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

De acordo com o documento 2, o número de espermatozóides com flagelo no volume total de esperma analisado é, aproximadamente, de...

A – ... 11 milhões. B – ... 99 milhões. C – ... 2,2 milhões. D – ... 19,8 milhões.

1.6. Explique a provável causa de infertilidade do casal, relacionando-a com dois dados do documento 2.

1.7. Analise o documento 3. Documento 3

Algumas das técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) presentemente utilizadas são a inseminação artificial (IA), a transferência intratubária de gâmetas (GIFT), a transferência intratubária de zigotos (ZIFT) e a microinjecção – injecção intracitoplasmática de esperma (IICE).

Pela IA, dá-se a transferência mecânica dos espermatozóides, previamente recolhidos e tratados, para o interior do aparelho genital feminino.

Através da GIFT, os dois tipos de gâmetas, espermatozóides e ovócitos (previamente isolados) são transferidos para o interior das trompas uterinas, de modo que só aí se dê a sua fusão.

Por meio da ZIFT, ambos os tipos de gâmetas são colocados in vitro, em condições apropriadas para a sua fusão.

A microinjecção (IICE) é uma técnica em que um único espermatozóide é seleccionado e injectado de forma directa no ovócito.

Relatório–Parecer sobre Reprodução Medicamente Assistida 3/CNE/93 e

Miriam Stoppard, Concepção, Gravidez e Parto, 2004

Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

De entre as técnicas de PMA referidas no documento 3, a que oferece maior probabilidade de sucesso para a resolução do problema deste casal é a...

A – ... IICE. B – ... GIFT. C – ... IA. D – ... ZIFT.

(13)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Conjunto A

1.1. Opção B 1.2. Opção B

1.3. Correspondências correctas: 1 – D; 2 – F; 3 – E; 4 – C; 5 – B A classificação deste item é feita de acordo com a tabela seguinte.

1.4. Opção D Conjunto B 1.1. Opção D 1.2. Opção B 1.3. Opção C 1.4. Opção C

1.5. Sequência correcta: V; IV; II; I; III 1.6. Opção A

1.7. Opção B

Conjunto C

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO 1.1. Identificações correctas: III– fase secretora

III– fase menstrual III – fase proliferativa 1.2. Opção B 1.3. Opção C N.º de correspondências correctamente estabelecidas Cotação (pontos) 4 ou 5 8 2 ou 3 4 0 ou 1 0

(14)

1.4. A classificação deste item tem em consideração aspectos de conteúdo e de organização lógico-temática.

A resposta contempla os seguintes tópicos:

• a elevada concentração de estrogénios e de progesterona no sangue inibe o hipotálamo, que assim deixa de produzir GnRH (FSHRH e LHRH);

• a falta de hormonas hipotalâmicas inibe a hipófise, que diminui a produção de FSH e LH; • com baixos níveis de FSH e de LH, o ovário não é estimulado, pelo que não há ovulação.

A tabela seguinte apresenta as cotações a atribuir para cada nível de desempenho.

1.5. Opção A

1.6. A classificação deste item tem em consideração aspectos de conteúdo e de organização lógico-temática.

A resposta contempla os seguintes tópicos:

• relação entre a ausência de flagelos em 90% dos espermatozóides e a sua reduzida mobilidade;

• relação entre a fraca mobilidade dos espermatozóides e a baixa probabilidade de encontro dos gâmetas;

• relação entre a baixa probabilidade de encontro dos gâmetas e a ausência de fecundação/a infertilidade do casal.

Descritores do nível de desempenho Cotação (pontos)

Níveis 5

A resposta contempla os três tópicos.

Redacção coerente no plano lógico-temático (encadeamento lógico do discurso, de acordo com o solicitado no item).

13

4 A resposta contempla os três tópicos.

Redacção com falhas no plano lógico-temático. 11

3

A resposta contempla dois tópicos.

Redacção coerente no plano lógico-temático (encadeamento lógico do discurso, de acordo com o solicitado no item).

9

2 A resposta contempla dois tópicos.

Redacção com falhas no plano lógico-temático. 7

(15)

A tabela seguinte apresenta as cotações a atribuir para cada nível de desempenho..

1.7. Opção A

6. MATERIAL A UTILIZAR

O examinando apenas pode utilizar na prova, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.

Não é permitido o uso de lápis, de «esferográfica-lápis», nem de corrector.

7. DURAÇÃO DA PROVA

A prova tem a duração de 120 minutos.

Descritores do nível de desempenho Cotação (pontos)

Níveis 5

A resposta contempla os três tópicos.

Redacção coerente no plano lógico-temático (encadeamento lógico do discurso, de acordo com o solicitado no item).

13

4 A resposta contempla os três tópicos.

Redacção com falhas no plano lógico-temático. 11

3

A resposta contempla dois tópicos.

Redacção coerente no plano lógico-temático (encadeamento lógico do discurso, de acordo com o solicitado no item).

9

2 A resposta contempla dois tópicos.

Redacção com falhas no plano lógico-temático. 7

1 A resposta contempla apenas um tópico. 5

O Director

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os bosques esclerofilos do nordeste de Portugal continental integram, sistematicamente, mosaicos complexos de vegetação com algumas das suas comunidades subseriais, como sejam

Café da manhã no hotel e, em horário apropriado, traslado à estação para embarque no fantástico trem-bala chinês, em primeira classe, com destino a Pequim!. Recepção e

seguintes perguntas: a) os itens do MAI se alinham para medir um único constructo unidimensional, desenvolvimento motor, definido por itens que apre- sentam padrões válidos de

A porosidade são espaços vazios no interior da rocha que dependem da forma, arrumação e variação de tamanho dos grãos, além do grau de cimentação da rocha, enquanto a

Therefore, we sug- gest a new term, “biocontrol plants”, which we defi ne as plants that are intentionally added to a crop system with the aim of enhancing crop productivity

Height at flowering Persistence Seed yield Number of winter vegetative tillers -0.21 **.. Width of vegetative leaf

Da decisão sobre a candidatura aos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso e ao Concurso Especial de Acesso para Titulares de Cursos Superiores da Escola