• Nenhum resultado encontrado

Projecto de Revisão do Estatuto de Carreira Universitária - ECDU Actuais Docentes: Transição de Vínculos e Alterações Estatutárias por Categoria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto de Revisão do Estatuto de Carreira Universitária - ECDU Actuais Docentes: Transição de Vínculos e Alterações Estatutárias por Categoria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projecto de Revisão do Estatuto de Carreira Universitária - ECDU

Actuais Docentes: Transição de Vínculos e Alterações Estatutárias por Categoria

Assistentes Estagiários

É-lhes retirado: (1) o direito a passarem a assistente após o mestrado, ou depois da aprovação nas provas de aptidão pedagógica e capacidade científica; (2) o direito a passarem a professor auxiliar após o doutoramento; (3) o direito à dedicação exclusiva, no final do contrato actual.

É-lhes assegurado: A contratação como assistentes convidados se fizerem o mestrado, no decurso do contrato actual. No caso normal, esse contrato será a tempo parcial, no máximo a 50%, com um salário igual ou inferior a 1/3 ou a 1/2 do actual, respectivamente, em dedicação exclusiva ou apenas em tempo integral.

• Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo de duração igual ao tempo em falta para o final do actual contrato.

• Mantêm a possibilidade de renovação do seu contrato anual por 3 vezes.

• Mantêm o direito à prorrogação do contrato desde a data da entrega da dissertação de mestrado até à sua defesa, conquanto que esse prazo não ultrapasse os 180 dias, tal como estabelece o actual estatuto.

• Mantêm a possibilidade de prorrogação do contrato até ao final do ano lectivo, se este terminar antes disso, contando com as renovações e as restantes prorrogações.

• Podem permanecer em dedicação exclusiva até ao final do seu contrato, incluindo renovações e prorrogações.

• Têm o direito a serem contratados como assistentes convidados, após aprovação no mestrado, nas seguintes condições:

ƒ

se entregarem a dissertação, trabalho ou relatório de mestrado e o requerimento para a sua defesa, no prazo de 3 anos, a contar da entrada em vigor do estatuto revisto, ou no prazo remanescente do contrato se inferior, incluindo as renovações e eventual prorrogação até final do ano lectivo;

ƒ

o seu contrato será a termo certo e em regime de tempo parcial, de duração a definir em regulamento a aprovar por cada instituição;

A contratação em regime de tempo integral ou em regime de tempo parcial, igual ou superior a 60%, só poderá acontecer quando, tendo sido aberto concurso para a carreira este tenha ficado deserto ou não tenha sido possível preencher todos os lugares postos a concurso;

Se em regime de tempo integral, o contrato e as suas renovações não podem ter uma duração superior a 4 anos;

(2)

Assistentes

É-lhes restringido, a um prazo máximo de 3 anos, o direito a serem contratados como professores auxiliares após a obtenção do doutoramento. Se fizerem o doutoramento dentro da vigência do actual contrato, mas fora do condicionalismo agora previsto, vão para o desemprego, ou poderão concorrer a um concurso para professor auxiliar (se existir), ou ser contratados como convidados (se essa for a vontade da instituição).

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, de duração igual ao tempo em falta para o final do actual contrato.

Mantêm a possibilidade de prorrogação por um biénio, nos termos do actual estatuto.

Mantêm o direito à prorrogação do contrato desde a data do requerimento das provas de doutoramento, até à sua realização.

Mantêm a possibilidade de prorrogação do seu contrato até ao final do ano lectivo, se este terminar antes disso, contando as restantes prorrogações.

Podem permanecer em dedicação exclusiva até ao final do seu contrato, incluindo prorrogações.

Mantêm o direito à dispensa de 3 anos para elaboração da tese de doutoramento;

Mantêm o direito a serem contratados como professores auxiliares, logo após a obtenção do doutoramento, mas apenas se entregarem a tese e requerem as provas, no prazo de 3 anos a contar da entrada em vigor do estatuto revisto, e contarem 5 ou mais anos de vínculo à instituição.

Podem vir a ser contratados como assistentes convidados, desde que possuam o mestrado ou a licenciatura pré-Bolonhaa, nas seguintes condições:

ƒ

o seu contrato será a termo certo e em regime de tempo parcial, de duração a definir em regulamento a aprovar por cada instituição;

ƒ

a contratação em regime de tempo integral ou em regime de tempo parcial, igual ou superior a 60%, só poderá acontecer quando, tendo sido aberto concurso para a carreira este tenha ficado deserto ou não tenha sido possível preencher todos os lugares postos a concurso;

ƒ

se em regime de tempo integral, o contrato e as suas renovações não podem ter uma duração superior a 4 anos;

ƒ

não podem exercer funções em regime de dedicação exclusiva.

Se obtiverem o doutoramento fora do prazo que confere o direito à passagem a professor auxiliar, a sua continuidade ficará dependente de serem seleccionados num concurso para professor auxiliar ou de serem contratados como convidados.

Professores Auxiliares de provimento provisório

Transitam para um contrato por tempo indeterminado em período experimental. É-lhes criada a possibilidade de prorrogação deste período por mais 1 ano se uma avaliação da sua actividade a isso conduzir. Não lhes é explicitamente atribuída tenure após o período experimental, mas a Lei nº 12-A/2008 garante-lhes o equivalente.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, em período experimental, de duração igual ao tempo em falta para o final do actual contrato de 5 anos.

(3)

Ficam no final do período experimental, com um contrato por tempo indeterminado, a não ser que a avaliação da sua actividade, realizada pela forma fixada pela própria instituição, leve, ou à prorrogação do período experimental por um ano, ou à cessação do contrato. No final da prorrogação haverá lugar a nova avaliação que poderá conduzir ou a um contrato por tempo indeterminado, ou à cessação do contrato.

[O projecto não o refere, mas, no caso de o contrato de um professor auxiliar não ter cessado no final do período experimental, a Lei nº 12-A/2008, no nº 3, do art.º 91º, garante os regimes de cessação, de reorganização de serviços e colocação em situação de mobilidade especial próprios da nomeação definitiva.]

Podem candidatar-se a um concurso para professor associado se tiverem doutoramento há mais de 5 anos e currículo considerado adequado.

Podem candidatar-se a um concurso para professor catedrático desde que tenham doutoramento há mais de 5 anos, sejam detentores do título de agregado e possuam um currículo considerado adequado.

Caso sejam seleccionados num destes concursos, passam a um contrato de professor associado ou catedrático por tempo indeterminado, em período experimental de um ano. Findo o período experimental, o contrato passa a regime de tenure (manutenção do posto de trabalho, ainda que noutra instituição, na eventualidade de reorganizações), salvo se o órgão científico estatutariamente competente decidir por maioria de 2/3 a sua cessação, passando o docente à situação contratual de que era titular antes do período experimental.

Professores Auxiliares de nomeação definitiva Transitam para um contrato por tempo indeterminado.

Não lhes é atribuída tenure, mas é-lhes explicitamente reconhecida a garantia equivalente. Podem concorrer directamente a professor catedrático, no caso de terem a agregação.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, mantendo os regimes de cessação, de reorganização de serviços e colocação em situação de mobilidade especial e de protecção social, próprios da nomeação definitiva.

Podem candidatar-se a um concurso para professor associado se tiverem currículo considerado adequado.

Podem candidatar-se a um concurso para professor catedrático desde que sejam detentores do título de agregado e possuam um currículo considerado adequado.

Caso sejam seleccionados num destes concursos, passam a um contrato de professor associado ou catedrático por tempo indeterminado, com tenure (manutenção do posto de trabalho, ainda que noutra instituição, na eventualidade de reorganizações).

Professores Associados de nomeação provisória

Transitam para um contrato por tempo indeterminado em período experimental. É-lhes assegurada tenure no final .

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, em período experimental, de duração igual ao tempo em falta para o final do actual contrato.

Ficam no final do período experimental com um contrato por tempo indeterminado, com

(4)

reorganizações), com a manutenção dos regimes de cessação, de reorganização de serviços e colocação em situação de mobilidade especial e de protecção social próprios da nomeação definitiva, a não ser que o órgão científico estatutariamente competente decida por maioria de 2/3 a cessação do contrato.

Podem candidatar-se a um concurso para professor catedrático, desde que sejam detentores do título de agregado e possuidores de um currículo considerado adequado.

Caso sejam seleccionados nesse concurso, passam a um contrato de professor catedrático por tempo indeterminado, em período experimental de um ano. Findo o período experimental, o contrato passa a regime de tenure (manutenção do posto de trabalho, ainda que noutra instituição, na eventualidade de reorganizações), salvo se o órgão científico estatutariamente competente decidir por maioria de 2/3 a sua cessação, passando o docente à situação contratual de que era titular antes do período experimental.

Professores Associados de nomeação definitiva

Transitam para um contrato por tempo indeterminado com tenure.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, com tenure (manutenção do posto de trabalho, ainda que noutra instituição, na eventualidade de reorganizações), com a manutenção dos regimes de cessação, de reorganização de serviços e colocação em situação de mobilidade especial e de protecção social próprios da nomeação definitiva.

Podem candidatar-se a um concurso para professor catedrático, desde que sejam detentores do título de agregado e possuidores de um currículo considerado adequado.

Caso sejam seleccionados no concurso, passam, sem se submeterem a nenhum período experimental, a um contrato de professor catedrático por tempo indeterminado, com tenure. Assistentes Convidados

É-lhes retirado: (1) na data da entrada em vigor, o direito a passarem a professores auxiliares após o doutoramento; (2) no final de do contrato, o direito à dedicação exclusiva e, no caso normal, o direito ao regime de tempo integral superior a 50%.

Poderão depois ser contratados como assistentes convidados, no caso normal apenas a tempo parcial (a 50% no máximo).

Ficarão com um salário igual ou inferior a 1/3 ou a 1/2 do actual, respectivamente, se exerciam funções, respectivamente, em dedicação exclusiva ou apenas em tempo integral.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, de duração igual ao tempo em falta para o termo do actual contrato.

Mantêm até ao termo deste contrato, o regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva.

Perdem, desde a entrada em vigor do estatuto revisto, o direito que tinham a serem

contratados como professores auxiliares, logo após a obtenção do doutoramento, caso contassem 5 anos de vínculo à instituição.

Podem manter-se depois disso, se lhes for renovado o contrato, com um contrato de assistente convidado, com as seguintes condições:

ƒ

terão que possuir o mestrado ou a licenciatura pré-Bolonha;

(5)

regulamento a aprovar por cada instituição;

ƒ

a contratação em regime de tempo integral ou em regime de tempo parcial, igual ou superior a 60%, só poderá acontecer quando, tendo sido aberto concurso para a carreira este tenha ficado deserto ou não tenha sido possível preencher todos os lugares postos a concurso;

ƒ

se em regime de tempo integral, o contrato e as suas renovações não podem ter uma duração superior a 4 anos;

ƒ

não podem exercer funções em regime de dedicação exclusiva.

Se obtiverem o doutoramento e possuírem um currículo considerado adequado, poderão candidatar-se a um concurso que venha a ser aberto para professor auxiliar.

Leitores

É-lhes retirado o direito à dedicação exclusiva a partir do final do contrato actual.

Depois poderão ter um contrato a tempo parcial ou integral, neste último caso apenas durante o máximo de 4 anos e se as instituições autorizarem.

Perderão assim, logo que o actual contrato termine, 1/3 do vencimento actual, se anteriormente estavam em dedicação exclusiva, ou mais ainda, fora do período em que poderão exercer funções em tempo integral.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, de duração igual ao tempo em falta para o termo do actual contrato.

Mantêm até ao termo deste contrato, o regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva.

Podem manter-se depois disso, se lhes for renovado o contrato, como leitores, sem

dedicação exclusiva, com um contrato de duração e regime (parcial ou integral) a fixar de acordo com um regulamento a aprovar por cada instituição, com a condição de, se o contrato for em regime de tempo integral, este e as suas renovações não poderem ter uma duração superior a 4 anos.

Se obtiverem o doutoramento e possuírem um currículo considerado adequado, poderão candidatar-se a um concurso que venha a ser aberto para professor auxiliar.

Professores Auxiliares Convidados

É-lhes retirado, a partir da data de entrada em vigor da revisão: (1) o direito de passarem a professores auxiliares após a obtenção do doutoramento; (2) o direito à dedicação exclusiva. O seu contrato terá que ser revisto a partir dessa data, podendo trabalhar em regime de tempo integral, com ou sem dedicação exclusiva, durante um período máximo de 3 anos.

Os que actualmente se encontram em dedicação exclusiva, fora deste período de 3 anos em que poderão continuar nesse regime, se as instituições autorizarem, perdem mais de 1/3 do seu vencimento actual, porque serão obrigados a exercer funções em regime de tempo parcial.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, de duração igual ao tempo em falta para o termo do actual contrato.

Perdem, desde a entrada em vigor do estatuto revisto, o direito que tinham a serem contratados como professores auxiliares, logo após a obtenção do doutoramento, caso contassem pelo menos 5 anos de vínculo à instituição.

(6)

Perdem, desde a data da entrada em vigor do estatuto revisto, a continuidade do regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva em que actualmente se encontrem, salvo na situação excepcional indicada no ponto seguinte.

Podem manter-se até ao fim do actual contrato e, no caso de lhes ser renovado o contrato, como professores convidados, com as seguintes condições:

ƒ o contrato normal será a termo certo e em regime de tempo parcial, de duração a definir em regulamento a aprovar por cada instituição;

ƒ excepcionalmente, nos termos do referido regulamento, a contratação poderá ser feita em regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva, mas o contrato e as suas renovações não poderão ter uma duração superior a 3 anos.

Professores Associados e Catedráticos Convidados

É-lhes retirado, a partir da data de entrada em vigor da revisão o direito à dedicação exclusiva. O seu contrato terá que ser revisto a partir dessa data, podendo trabalhar em regime de tempo integral, com ou sem dedicação exclusiva, durante um período máximo de 3 anos.

Os que actualmente se encontram em dedicação exclusiva, fora deste período de 3 anos em que poderão continuar nesse regime se as instituições autorizarem, perdem mais de 1/3 do seu vencimento actual, porque serão obrigados a exercer funções em regime de tempo parcial.

Transitam para um contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, de duração igual ao tempo em falta para o termo do actual contrato.

Perdem, desde a data da entrada em vigor do estatuto revisto, a continuidade do regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva em que actualmente se encontrem, salvo na situação excepcional indicada no ponto seguinte.

Podem manter-se até ao fim do actual contrato e, no caso de lhes ser renovado o contrato, como professores convidados, com as seguintes condições:

ƒ o contrato normal será a termo certo e em regime de tempo parcial, de duração a definir em regulamento a aprovar por cada instituição;

ƒ excepcionalmente, nos termos do referido regulamento, a contratação poderá ser feita em regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva, mas o contrato e as suas renovações não poderão ter uma duração superior a 3 anos.

Referências

Documentos relacionados

Assim como nos diminutivos em -inn(o,a), a Regra de Atribuição do Acento nos aumentativos em PA é aplicada no interior da palavra (citol- +-ón = citolón). 23) afirma

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

The strict partition problem is relaxed into a bi-objective set covering problem with k-cliques which allows over-covered and uncovered nodes.. The information extracted

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Users who join Reddit earlier post more and longer comments than those who join later, while users who survive longer start out both more active and more likely to comment than

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

velocidade das ações ainda não esteja atendendo ao que o conselho gostaria que fosse e a gente tem entendimento que pra algumas das questões a gente percebe que essa aflição,