• Nenhum resultado encontrado

Edital da Prova Classificatória para Recebimento de Bolsas de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital da Prova Classificatória para Recebimento de Bolsas de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Av. Bandeirantes, 3900 CEP: 14090-901 Ribeirão Preto – SP – Brasil +55 16 3602-3793

Edital da Prova Classificatória para Recebimento de Bolsas de Doutorado

do Programa de Pós-graduação em Psicologia

A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, na Avenida Bandeirantes, 3900, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização da prova classificatória para recebimento de bolsas de Demanda Social CAPES/CNPq de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em PSICOLOGIA.

Poderão inscrever-se os alunos regularmente matriculados no curso de Doutorado que estejam interessados em receber bolsa CAPES ou CNPq durante o período de seu curso.

As inscrições serão recebidas de 02 a 16 de Março de 2015, no horário de atendimento da

secretaria, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria do Programa, por meio de ficha de inscrição

específica (disponível no link: http://prpg.usp.br/psicologiarp//paginas/mostrar/1367).

A prova de bolsas ocorrerá no dia 19 de Março de 2015, das 09 às 12 horas, na sala de Seminários 1, Bloco 5, desta Faculdade.

Os alunos receberão bolsa, na ordem classificatória estabelecida pela nota na prova, condicionados ao atendimento das exigências regulamentares disponíveis no ANEXO deste Edital, quando houver cota de bolsas de estudos disponível.

(2)

Programa de Pós-Graduação em Psicologia FFCLRP-USP

Bolsas de Estudo para Doutorandos

Apoio à formação de pesquisadores

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP gerencia bolsas de estudo de Demanda Social concedidas pelas agências de fomento CAPES e CNPq, de acordo com a política governamental vigente. Esse tipo de bolsa de estudo poderá ser pleiteada por candidato(a) aprovado(a) no processo seletivo de Doutorado somente após a efetivação da matrícula. Para tanto, o interessado deverá entregar formulário de inscrição em processo específico para seleção de bolsistas na secretaria do Programa, seguindo diretrizes definidas pela Comissão de Bolsas do Programa.

Conforme regulamentos da CAPES e do CNPq, a bolsa é concedida pelo prazo de doze meses, podendo ser renovada anualmente até atingir 48 meses de curso para o Doutorado. Esse prazo de duração da bolsa está submetido ao prazo de duração do Doutorado pelo Programa, conforme regulamento em vigor (consultar regulamento específico). Na apuração do limite de duração da bolsa serão consideradas também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro(s) programa(s) da CAPES e do CNPq e demais agências para o mesmo nível de curso.

O processo seletivo para classificação para bolsas de doutorado

O processo seletivo para classificação para bolsas de Doutorado será realizado duas vezes ao ano e a lista de classificação proveniente de cada processo terá validade de seis meses, a contar de sua publicação no mural e na homepage do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, até a divulgação de nova classificação proveniente do processo seletivo seguinte.

O pós-graduando interessado em receber uma bolsa de estudo Demanda Social (DS) para realização do Doutorado poderá se inscrever em qualquer momento de seu curso.

A cada processo seletivo, a Comissão de Bolsas do Programa realizará as atividades pertinentes, a saber: (a) validar as inscrições dos candidatos; (b) elaborar, aplicar e corrigir a prova sobre Metodologia e Ética em pesquisa em Psicologia, respeitando os prazos estabelecidos neste documento; (c) realizar o cálculo da nota final dos candidatos para composição da lista de classificação dos interessados em bolsa de Doutorado.

(3)

Av. Bandeirantes, 3900 CEP: 14090-901 Ribeirão Preto – SP – Brasil +55 16 3602-3793

(1) nota final (de 0 a 10) da seleção de Doutorado (ou de Mestrado, no caso de mudança de curso de Mestrado para Doutorado Direto);

(2) nota (de 0 a 10) referente ao tempo de matrícula no PPG (contado a partir da data no Sistema Janus); (3) nota (de 0 a 10) da prova de conhecimentos sobre Metodologia e Ética em Psicologia.

Das etapas do processo seletivo

O processo seletivo para atribuição da bolsa de Doutorado DS contará com as seguintes etapas: 1. Inscrição dos alunos interessados em pleitear bolsas CAPES/CNPq: realizada no período de quinze dias anteriores à aplicação da prova de conhecimentos sobre Metodologia e Ética em Psicologia. Os alunos deverão realizar a inscrição pessoalmente na secretaria do Programa, por meio do preenchimento de um formulário disponível no site http://prpg.usp.br/psicologiarp.

2. Prova escrita (nota de 0 a 10): a prova será realizada sempre nos meses de Março e de Setembro. Será uma prova dissertativa, cujo conteúdo abordará questões gerais de Metodologia e Ética em pesquisa em Psicologia. A comissão avaliadora terá o período de três semanas para corrigir as provas e entregar as notas. 3. Nota do tempo de matrícula (de 0 a 10): essa nota será calculada considerando o valor de 0,22, correspondente à nota máxima (10) dividida pelo número de meses máximo para o Doutorado (45 meses). Portanto, refere-se à nota de cada mês corrido a partir do tempo de matrícula do candidato. Assim, o número de meses em que o candidato já está realizando suas atividades de doutorado a partir do mês de matrícula será multiplicado pelo valor 0,22 e o resultado será considerado a nota do tempo de matrícula.

4. Cálculo das notas: com as três notas em mãos, a comissão de bolsas do programa realizará o cálculo da nota final para a lista de classificação para distribuição das bolsas, que será composta da seguinte forma:

[(nota final do processo seletivo de ingresso na PG X 2) + (nota da prova para bolsa X 2) + (nota do tempo de matrícula X 1)] / 5

5. Divulgação da lista de alunos: a lista de classificação dos candidatos à bolsa de estudo DS será divulgada no mural e no site do Programa, após homologação do processo seletivo pela Comissão Coordenadora do Programa.

(4)

Da lista à concessão da bolsa

Após ter sido realizado o cálculo das notas, será possível classificar os candidatos de acordo com o valor das notas, sendo o primeiro colocado o que obteve a maior nota. A lista dos candidatos, ordenada por essa classificação, será afixada no mural e divulgada no site do Programa e terá validade para a distribuição das bolsas liberadas a partir desse dia, até a data de liberação da próxima lista. Assim, as bolsas de Doutorado disponíveis serão atribuídas aos colocados na lista, em ordem de classificação, a depender da liberação dessas. Cabe destacar que os candidatos de um processo seletivo estão sujeitos a não receberem bolsa durante o período de vigência de sua lista por falta de oferta de bolsas no período.

Caso todos os alunos da lista existente sejam contemplados no período da sua vigência e caso exista disponibilidade de outras bolsas antes do próximo processo seletivo de bolsa DS, os doutorandos ingressantes serão provisoriamente contemplados com a bolsa, respeitando-se sua nota de classificação obtida em processo de seleção ao Doutorado no PG Psicologia (ou de Mestrado, no caso de mudança de curso de Mestrado para Doutorado Direto). Caso haja mais de uma seleção de doutorado no mesmo período, serão priorizados os alunos remanescentes das seleções mais antigas, respeitando-se também o critério da nota da seleção. Vale destacar que esses alunos terão que ser aprovados no próximo processo seletivo após o recebimento desta bolsa provisória, para que eles possam mantê-la. Este é um critério provisório até a realização do próximo processo seletivo, entendendo não haver candidatos a serem contemplados em lista válida.

Quando não houver novos ingressantes no período, eventuais bolsas liberadas serão distribuídas aos alunos da lista anterior de interessados na ordem de classificação. Ou, em última instância, serão consultados todos os alunos de Doutorado do Programa via correio eletrônico, para atribuição da bolsa DS. Nesses casos a bolsa permanecerá com o aluno até o próximo processo seletivo, no qual ele deverá concorrer e ser aprovado dentro do número de bolsas disponíveis, caso pretenda permanecer com a bolsa. Desta forma, há apenas um meio oficial para se conseguir a bolsa pelo período máximo: o processo seletivo de bolsas.

Informações complementares

(5)

Av. Bandeirantes, 3900 CEP: 14090-901 Ribeirão Preto – SP – Brasil +55 16 3602-3793

Os casos não previstos serão analisados e julgados pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação, mediante respaldo da Comissão Coordenadora do Programa.

Além dessas bolsas de estudos DS, os alunos podem, também e são fortemente estimulados, a pleitear bolsas diretamente para outras agências de fomento.

A presente circular tem validade a partir da data de sua publicação.

Ribeirão Preto, 20 de fevereiro de 2015.

Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Psicologia Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

The growth rate or velocity of growth of the various cell populati- ons calculated based on the respective regression equation was, in decreasing order, 301 x 10 3 , 247 x 10 3 , 228

A aprovação dos candidatos no presente edital não garante a implementação de bolsas por parte do Programa de Pós-graduação. Caso haja disponibilidade de bolsas,