• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estácio de Sá

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estácio de Sá"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM dIREITO E d i t a l d o E x a m e d e S e l e ç ã o p a r a o D I N T E R D o u t o r a d o I n t e r i n s t i t u c i o n a l U N E S A / I M E D

O Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estácio de Sá comunica a abertura do processo seletivo para o Doutorado em Direito, modalidade DINTER, parceria UNESA e Faculdade Meridional/IMED, conforme aprovação da CAPES, o qual será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção.

1 - VAGAS

• 10 (dez) vagas para o Doutorado em Direito

2 - INSCRIÇÕES

Período: 20/02/2013 a 11/03/2013

Local: IMED

Rua Senador Pinheiro, 304 – Passo Fundo (RS)

Secretaria de Pós-Graduação e Educação Continuada- Terceiro andar/Bloco D Horário: 14:00h. às 17:30h e 18:30h às 21:30h

(a) A inscrição poderá ser feita pessoalmente, por procuração ou por correspondência.

(b) A inscrição por procuração poderá ser feita mediante a apresentação de instrumento particular com firma reconhecida.

(c) A inscrição por correspondência terá duas etapas: 1ª etapa – o candidato deverá realizar a inscrição através do endereço eletrônico www.imed.edu.br, fornecendo os seguintes dados: nome completo; RG e CPF; data de nascimento; nacionalidade e naturalidade; endereço completo com telefone, CEP; e-mail, linha de pesquisa, opção de línguas estrangeiras e link do Curriculum Lattes. O sistema emitirá o boleto da taxa de inscrição. 2ª etapa – após o pagamento da taxa de inscrição, a documentação exigida deverá ser enviada, via sedex com aviso de recebimento (AR), documentação que deverá chegar à sede da IMED até o dia 10 de março de 2013.

3 - OBJETIVOS GERAIS

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estácio de Sá, reconhecido pela Capes com conceito 5, tem como objetivos:

• incentivar a pesquisa jurídica, os estudos dogmáticos e interdisciplinares como base formativa do conhecimento jurídico crítico;

• formar pesquisadores em condições de compreender o sistema jurídico no seu entrelaçamento com a realidade circundante, especialmente com outros ramos do conhecimento;

• formar professores capazes de compreender e, assim, problematizar o fenômeno jurídico nas suas várias dimensões de modo a capacitá-los a buscar soluções para os desafios que se põem;

• preparar acadêmicos aptos a atuar em prol do avanço da pesquisa, do ensino no Brasil, oferecendo aportes no cenário mundial.

4 - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - DIREITO PÚBLICO E EVOLUÇÃO SOCIAL

A área de concentração possui como linha condutora o Direito Constitucional, a Teoria da Constituição, a Teoria dos Direitos Fundamentais e a Filosofia do Direito. Esta é matriz que integra as duas linhas de pesquisa. Promove a investigação conjunta das dimensões processual e material do Direito e, assim, dos direitos fundamentais, tendo por base uma estrutura interdisciplinar/transdisciplinar, aberta, reflexiva.

(2)

historicidade do Direito, da fundamentação dos direitos e, neste passo, da própria Constituição, tendo esteio também no estudo da hermenêutica.

Tudo isto sem desconsiderar elementos dogmáticos, operacionais, instrumentais, de sorte a identificar os limites e potencialidades do Direito, a relação entre fato e norma, entre texto e contexto, a problemática da linguagem, a legitimidade das instituições oficiais e a insurgência de novos direitos, arranjos, canais de conversação e afirmação de compreensões.

5 - LINHAS DE PESQUISA

- ACESSO À JUSTIÇA E EFETIVIDADE DO PROCESSO

A linha Acesso à justiça e efetividade do processo não está cingida à via judicial, embora confira ênfase a esta modalidade processual, vez que por justiça não se entende exclusivamente o Poder Judiciário, incorpora o debate sobre os processos de deliberação dialógica (democracia), a abertura do canal judiciário por institutos como audiências públicas e amicus curiae, bem como a teoria dos diálogos institucionais e sociais. Abarca também estudos de processo internacional, ademais da jurisdição constitucional, investigando limites e possiblidades da prestação jurisdicional, meios alternativos e demandas transindividuais.

- DIREITOS FUNDAMENTAIS E NOVOS DIREITOS

A linha Direitos fundamentais e novos direitos tem por foco as doutrinas de sustentação dos direitos fundamentais, a problemática da sua compreensão e conflitos, assim como as teorias contemporâneas que se põem, com um olhar atento para a insurgência de novos direitos, o que também significa a reformulação de conceitos. Questiona o paradigma estabelecido, investiga o arcabouço teórico que se põe, englobando a sede dos direitos, a eficácia jurídica e social, em busca de desenhar uma teoria das fontes, uma teoria da decisão, conferindo destaque para as novas questões que vem sendo apresentadas.

6 - DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

• Formulário de inscrição disponível no endereço http://www.imed.edu.br e na Secretaria de Pós-Graduação da IMED, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual constará sua opção pelas línguas estrangeiras (inglês/francês/italiano).

• Cópia autenticada do diploma de graduação e mestrado, reconhecidos no país.

Na ausência do diploma, o candidato poderá apresentar declaração de aprovação na defesa do mestrado. A declaração deverá mencionar o ato de reconhecimento do curso e sua publicação no Diário Oficial da União.

A declaração de conclusão do mestrado deverá ser substituída pelo respectivo diploma, no prazo máximo de 06 (seis) meses após o ingresso no Doutorado, sob pena de indeferimento da renovação da matrícula.

Curriculum Lattes (Plataforma Lattes – CNPQ) atualizado. • Cópia da carteira de identidade.

• Cópia da certidão de nascimento ou casamento.

• Cópia do CPF.

• Cópias dos históricos escolares do bacharelado e do mestrado.

• fotografia 3x4 recente.

• Taxa de inscrição (não reembolsável) no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

• Projeto de Tese, vinculado a uma das linhas de pesquisa.

• Solicitação, se for o caso, de abono da prova da língua estrangeira.

A inscrição somente será considerada válida mediante a apresentação de todos os documentos listados acima, incluindo o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

(3)

3

A turma DINTER–UNESA/IMED seguirá os mesmos padrões de qualidade e adota as normas regimentais adotados pela Universidade Estácio de Sá (regulamento disponível no site do PPGD), sendo os trabalhos de pesquisa orientados pelo corpo docente do DINTER.

As aulas serão ministradas de forma intensiva. As cadeiras obrigatórias compõem carga horária de 60 horas e as eletivas de 30 horas. Cada matéria será ministrada em dois módulos que totalizarão a respectiva carga horária. Cada módulo terá ocasião em três dias (preferencialmente, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados) e seguirá o calendário estabelecido a cada início de semestre.

O DINTER–UNESA/IMED será realizado nas dependências da IMED, Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo (RS), sob a coordenação acadêmica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estácio de Sá e em conformidade com a estrutura, a organização curricular e o corpo docente previsto no Projeto aprovado pela Capes e de acordo com o Regulamento do PPGD/UNESA.

O presente DINTER apresenta as características próprias de cursos fora da sede. Nesse sentido, serão oferecidas 5 disciplinas: são duas cadeiras obrigatórias e três disciplinas das linhas de pesquisa. Trata-se, pois, de uma grade composta especificamente para o DINTER, sem qualquer perda de organicidade e nível de excelência do Programa ministrado na sede, inclusive no que tange à composição do corpo docente.

Por se tratar de uma turma única, cada disciplina ou atividade prevista somente será oferecida uma única vez em Passo Fundo, na sede da Faculdade Meridional/IMED, devendo os alunos que eventualmente forem reprovados cursar a disciplina nas dependências da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro (RJ), observadas as normas regulamentares do PPGD/UNESA. Nesta hipótese, o deslocamento, estadia e demais despesas correm por conta do doutorando.

Os doutorandos do DINTER poderão cursar quaisquer outras matérias na sede do PPGD/UNESA (Rio de Janeiro), constituindo um plus à grade curricular, mediante requerimento ao Coordenador do PPGD/UNESA, que poderá deferir a solicitação de acordo com a disponibilidade de vagas. Os custos de deslocamento à sede do PPGD/UNESA constituem encargo do doutorando. As cadeiras oferecidas na sede podem ou não adotar a sistemática de encontros concentrados, não estando vinculadas ao modelo do DINTER.

A defesa da tese deve ocorrer no prazo máximo de 48 meses, que é o tempo da autorização para o funcionamento do curso.

Todo aluno passará por banca de qualificação de tese, a qual acontecerá entre o 24º mês e o 32º mês e será integrada pelo professor orientador e mais dois docentes.

Defesa da Tese: ocorrerá até o prazo máximo de 48 meses nas dependências do PPGD/UNESA, campus Menezes Côrtes, em sessão pública, perante banca composta por três docentes do Programa e dois membros externos.

8 – INÍCIO E TÉRMINO DO CURSO

Início: abril/2013

Prazo máximo para término: abril/2017 Duração: 48 meses

9 – CRÉDITOS DO CURSO

27 créditos – 405 horas-aula

(4)

Hermenêutica e interpretação do Direito – Prof. Dr. Lenio Streck Teoria da justiça – Prof. Dr. Vicente Barretto

Teorias contemporâneas dos direitos fundamentais – Prof. Dr. Fábio Corrêa Souza de Oliveira Jurisdição, processo e direitos fundamentais – Prof. Dr. Carlos Eduardo Japiassú

Os novos direitos entre o público e o privado – Prof. Dr. Nilton César Flores 11 - PROCESSO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção, indicada em reunião ordinária do Colegiado, é constituída pelos docentes do Programa.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Os candidatos submeter-se-ão à prova de língua estrangeira, duas línguas, que não terá caráter eliminatório, de caráter individual e obrigatório. Os candidatos devem optar por duas línguas entre inglês, francês ou italiano. Os candidatos serão considerados aptos ou inaptos. A finalidade deste exame é avaliar a capacidade de leitura e compreensão de textos técnicos no idioma selecionado.

Somente será permitida a utilização de dicionário impresso trazido pelo próprio candidato.

A inaptidão não impede a matrícula, mas obriga a realização de nova prova e aprovação antes da matrícula no período letivo subsequente ao do ingresso no curso, sob pena de desligamento.

O candidato, quando da inscrição, pode requerer à Comissão de Seleção o abono da prova da língua que se submeteu quando da seleção para o mestrado.

Entrevista, Análise de Curriculum Lattes

Os candidatos inscritos serão submetidos, individualmente, à entrevista com um ou mais membros da Comissão de Seleção. A entrevista tem caráter eliminatório.

Serão levados em consideração, na entrevista, os seguintes requisitos:

- exposição acerca do tema pretendido para a tese, necessariamente vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito;

- disponibilidade de tempo para a leitura da bibliografia recomendada e para as demais atividades do curso;

- formação profissional e atividades acadêmicas;

- publicações e pesquisas realizadas, bem como bolsas ou financiamentos recebidos; - comentários consistentes sobre as obras indicadas na proposta de pesquisa; - abordagem interdisciplinar do tema.

8 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• O processo de seleção será inteiramente realizado na sede da IMED (Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo).

• Os candidatos deverão estar munidos de documento de identificação (com validade no território nacional) e do boleto do pagamento da taxa de inscrição e comparecer ao local da prova e entrevista com meia hora de antecedência.

• O candidato é responsável por informar-se sobre o dia, o horário e o local de todas as etapas do processo seletivo que exijam sua presença. O não comparecimento ou atraso do candidato no horário previamente estabelecido, em qualquer etapa do processo seletivo, importará a sua eliminação do processo seletivo.

• Os resultados das provas de língua estrangeira e a classificação final serão divulgados pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação e no endereço

http://portal.estacio.br/cursos/mestrado-e-doutorado/direito.aspx.

• Não haverá revisão das provas de idiomas.

(5)

5 • Os casos não regulados por este edital serão resolvidos pela Coordenação do PPGD/UNESA.

• As aulas iniciam em abril de 2013.

• Das decisões da Comissão de Seleção ou da Coordenação não cabem recursos. 9 - CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Eventos Datas / horários

Período de inscrição 20/02/2013 (4ªf.) a 11/03/2013 (2ªf.)

Divulgação do resultado da isenção de uma língua 18/03/2013 (2ª f.) - 13:00h.

Prova de língua estrangeira 22/03/2013 (6ª f.) - Das 08:00h. às 12:00h.

Entrevista 23/03/2013 (sábado) - A partir das 9:00h.

Divulgação da classificação final 25/03/2013 (2ª f.)

Matrícula dos candidatos aprovados Entre 25/03/2013 (2ªf.) e 29/03/2013 (6ªf.)

Rio de Janeiro / Passo Fundo, 18 de fevereiro de 2013.

Fábio Corrêa Souza de Oliveira

Referências

Documentos relacionados

a) Componente de condução de luz: Espaço designado a conduzir e/ou distribuir a luz natural na direção do interior da edificação, de um componente de passagem

a Portaria nº 501/2020-RE/IFRN, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre suspensão das atividades acadêmicas e administrativas em todas as Unidades do Instituto Federal de

A Escola de Saúde Pública - ESP, órgão da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul - SES, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo no Curso

Em prosseguimento às orientações contidas no Comunicado SE de 11 de julho de 2014, publicado no DOE (anexo), encaminhamos, a seguir, algumas informações importantes para

A pasta pode ser usada para: uma série de arquivos em um tópico, por exemplo, um conjunto de documentos de exame passados em formato pdf, prover um espaço compartilhado de upload

CONSIDERANDO os termos das Portarias DIAFU nºs 438, de 14 de abril de 2014, e 784, de 12 de junho de 2014, que designaram o Secretário-.. 1º Instituir, na Secretaria-Geral

Analisou-se o efeito dos parâmetros marcha lenta, excesso de rotação do motor para valores superiores a 2.000 rpm, pontos neutros e velocidades superiores a 80 km/h, com o objetivo

Existem meios de combate a incêndios, adequados ao tipo de risco, em perfeito estado de funcionamento, em locais acessíveis e devidamente