• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA ESDHC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA ESDHC"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

– ESDHC –

Programa de Pós-Graduação em Direito

MESTRADO EM DIREITO

Pró-Reitora:

Professora Valdênia Geralda de Carvalho Coordenador Mestrado/Doutorado:

Professor Élcio Nacur Rezende

Secretaria do Programa de Pós-Graduação: Giordano Toniolo

Programa de Pós-Graduação em Direito Rua Álvares Maciel, 628, 8º andar, Santa Efigênia

CEP 30150-250 – Belo Horizonte – MG

Telefones: 31 2125.8834/8800 Telefax: 31 2125.8800 E-mail: secposgraduacao@domhelder.edu.br

(2)

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

– ESDHC –

Processo Seletivo para o Curso de

Mestrado em Direito

Área de Concentração: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Edital de Seleção

2012

Início do Curso: 2013

O Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara – ESDHC, Professor Dr. Paulo Stumpf, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o estabelecido no Regimento do Programa de Pós-Graduação em Direito, torna público o Edital do Processo Seletivo de Candidatos (as) ao Mestrado em Direito, para ingresso no primeiro semestre do ano de dois mil e treze.

Art. 1º – Da Titulação

O Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, da Escola Superior Dom Helder Câmara, conferirá o título acadêmico de MESTRE EM DIREITO.

Art. 2º – Da Área de Concentração

A área de concentração do Mestrado é Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, contendo duas linhas de pesquisa: “Direito, Sustentabilidade e Direitos Humanos”; “Direito, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável”.

A escolha por uma das linhas de pesquisa deverá ser feita pelo aprovado no ato de sua matrícula e será imutável.

(3)

O Mestrado disponibiliza para o presente processo seletivo 10 (dez) vagas para ambas as linhas de pesquisa, assim discriminadas:

a) Para o processo de seleção de candidatos externos à Escola Superior Dom Helder Câmara são oferecidas 08 (oito) vagas obedecendo, rigorosamente, à ordem de classificação dos (as) candidatos (as) selecionados (as).

b) Para o processo de seleção de candidatos internos à Escola, com o objetivo de contribuir para a formação de seu Corpo Docente, são destinadas 02 (duas) vagas do Mestrado. Os candidatos a estas vagas, professores, funcionários ou expressamente indicados pela Direção, serão submetidos aos mesmos critérios de seleção e idênticas exigências procedimentais dos demais, sendo que uma comissão nomeada pelo Reitor, dentre os membros do Colegiado da Escola, será a instância para a avaliação desses candidatos institucionais. Em caso de não preenchimento, as vagas internas serão oferecidas ao público externo.

c) Os 05 (cinco) primeiros classificados que tenham sido diplomados pela Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, com coeficiente de rendimento igual ou superior a 80 (oitenta) no histórico acadêmico, serão contemplados com bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) no valor da mensalidade do Mestrado.

Art. 4º – Das Inscrições

As inscrições para o processo de seleção de candidatos (as) ao Mestrado estarão abertas no período de 12 de outubro de 2012 a 18 de novembro de 2012, no Portal http://www.domtotal.com/direito/direito_ambiental/ – página eletrônica do Mestrado.

Para a homologação da inscrição, os (as) candidatos (as) deverão protocolizar os seguintes documentos:

a) cópia do Diploma ou Certificado de conclusão de graduação ou certidão de que cursa o último período de curso superior com previsão de conclusão até dezembro de 2012;

b) três vias do curriculum vitae, comprovado no formato Lattes do CNPq (www.cnpq.br) com cópia dos trabalhos escritos. Não serão aceitos currículos em outros formatos;

(4)

c) Ficha de Inscrição preenchida, disponibilizada no Portal http://www.domtotal.com/direito/direito_ambiental/ - página eletrônica do Mestrado;

d) comprovante da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), paga por meio de boleto bancário em qualquer banco;

e) cópias do CPF, da Carteira de Identidade, do Título de Eleitor, da comprovação de votação e do Certificado de Reservista (quando for o caso); f) duas fotos 3 x 4 (iguais e recentes).

A documentação descrita acima deverá ser protocolizada na sede da Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG – CEP 30150-250), até às 18h do dia 18 de novembro de 2012. O horário de recebimento da documentação, excetuando-se o dia 18 de novembro, é das 09h às 12h15 e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, ou pelos correios, exclusivamente via SEDEX 10 (sob inteira responsabilidade do candidato). Para documentação enviada pelos correios, considera-se a data da postagem limite até o dia 18 de novembro.

A inscrição somente será homologada se a documentação estiver completa. O (a) candidato (a) que solicitar equivalência ao exame de proficiência em língua estrangeira deverá apresentar, juntamente com os documentos descritos acima, o certificado comprobatório, sendo aceitos:

I – ECPE (Michigan), para língua inglesa; II – CPE (Cambridge), para língua inglesa;

III – ILEC (Cambridge), para língua inglesa, desde que obtenha pelo menos a qualificação C1 Pass;

IV - Nancy I ou superior (Nancy), para língua francesa; VI – Delle Superior (Salamanca), para língua espanhola.

As inscrições homologadas, ou seja, aquelas que atenderem aos requisitos de inscrição deste edital serão divulgadas no portal

(5)

http://www.domtotal.com/direito/direito_ambiental/página eletrônica do Mestrado, até o dia 20 de novembro de 2012.

Art. 5º – Da avaliação dos (as) Candidatos (as)

A seleção dos (as) candidatos (as) que tiverem suas inscrições homologadas será feita em três etapas distintas, todas de caráter eliminatório:

Primeira Etapa – Prova de Idioma

Os (as) candidatos (as) que devem submeter-se à prova de língua estrangeira realizarão a prova na sede da Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG), no dia 24 de novembro de 2012, das 08h às 12h. Os idiomas considerados na seleção são: Inglês ou Espanhol. O candidato poderá fazer a prova de apenas um dos idiomas citados.

A prova será constituída de questões de múltipla escolha, considerando-se aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 06 (seis).

O resultado da prova de língua estrangeira será definido apenas com “Aprovado (a)” ou “Reprovado (a)”, não sendo, pois, atribuída nota numérica e terá validade de 02 (dois) anos.

Não será requerida a prova de língua estrangeira do (a) candidato (a) que tenha apresentado certificado de proficiência mencionado no artigo 4º deste Edital, bem como do (a) candidato (a) que tenha sido aprovado (a) na prova de língua estrangeira nos últimos 02 (dois) anos.

Segunda Etapa – Prova Dissertativa

O (a) candidato (a) deverá redigir, presencialmente, um texto de, no máximo, 08 (oito) laudas para ambas as perguntas, respondendo a duas questões elaboradas pela comissão de seleção, com base na seguinte bibliografia:

• VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. RJ: Garamond, 2008.

• SAMPAIO, José Adércio Leite; WOLD, Chris; NARDY, Afrânio. Princípios de Direito Ambiental – a dimensão internacional e comparada. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

(6)

A prova será realizada sem consulta, na sede da Escola Superior Dom Helder Câmara, (Rua Álvares Maciel, 628, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG), 24 de novembro de 2012, das 14h às 17h.

Para a avaliação da prova escrita, serão utilizados os seguintes critérios: 1 – capacidade de redação clara e consistente;

2 – capacidade de pensamento autônomo e crítico; 3 – maturidade intelectual;

4 – nível de conhecimento teórico-metodológico;

5 – consistência da interpretação do (a) candidato (a) sobre a bibliografia selecionada.

Somente será corrigida a prova da segunda etapa do (a) candidato (a) aprovado (a) na prova de língua estrangeira. A comissão de seleção corrigirá as provas sem o conhecimento do nome do (a) candidato (a). A cada uma das questões da prova escrita será dada uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que representará a apreciação global dos critérios mencionados. Por sua vez, a nota final de cada prova será a resultante da soma das notas de cada questão dividida por 2 (dois). Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 06 (seis).

Os resultados da 1ª e da 2ª etapas serão divulgados na Secretaria e no portal

http://domtotal.com/direito/direito_ambiental/– página eletrônica do Mestrado, até o dia 03 de dezembro de 2012.

Terceira Etapa – Entrevista

Nesta etapa serão avaliados, mediante entrevista oral, os seguintes quesitos: 1 – o curriculum vitae e os trabalhos publicados;

2 – qualidade da trajetória acadêmica individual, em especial, quando houver trabalhos publicados;

(7)

4 – a discussão dos conteúdos das provas, com destaque para os elementos consistentes ou deficientes da apreciação por parte do (a) candidato (a); 5 – capacidade de articulação e clareza na expressão oral;

6 – consistência teórico-metodológica;

7 – capacidade de pensamento reflexivo e crítico;

8 – as perspectivas do (a) candidato (a) sobre seu desenvolvimento acadêmico; 9 – a discussão de temas relacionados à bibliografia mencionada;

10 – o comprometimento do (a) candidato (a) com a proposta acadêmico-científica do Mestrado, em que se dará particular importância à disponibilidade de cumprir o prazo de dois anos para a defesa da dissertação de mestrado.

Serão avaliados somente os 20 primeiros colocados oriundos das etapas anteriores.

Cada candidato (a) receberá, após a avaliação desta etapa, uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que representará a apreciação global dos critérios mencionados. Para a aprovação do (a) candidato (a), a nota conferida pela comissão de seleção deverá ser igual ou superior a 06 (seis).

Esta etapa acontecerá no dia 07 de dezembro de 2012, na sede da Escola Superior Dom Helder Câmara, com hora agendada e divulgada pela Secretaria.

Art. 6º – Do Resultado Final

O resultado final será igual à soma das notas obtidas na segunda e terceiras etapas, dividida por 02 (dois). Em caso de empate, serão aplicados, nesta ordem, os seguintes critérios: a nota da prova escrita e a nota da entrevista. Será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 06 (seis).

A seleção dos (as) candidatos (as) obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação até o número de vagas oferecidas.

(8)

A lista com o nome dos (as) aprovados (as), por ordem de classificação, será disponibilizada na Secretaria de Mestrado e no portal

http://domtotal.com/direito/direito_ambiental/ – página eletrônica do Mestrado, a partir do dia 10 de dezembro de 2012.

Art. 7º – Da Matrícula

Dos (as) selecionados (as) serão exigidos, para efetivação da matrícula, os seguintes documentos:

1 – Declaração de compromisso e disponibilidade de tempo (Fornecido no ato da matrícula pela instituição);

2 – Declaração da data final para defesa de dissertação (Fornecido no ato da matrícula pela instituição);

3 - Comprovante do pagamento da taxa de matrícula, que corresponderá ao valor da primeira mensalidade.

A Grade Curricular do Curso com as respectivas disciplinas e os créditos encontra-se em anexo ao Regimento do Programa de Pós-Graduação em Direito, disponível no portal http://domtotal.com/direito/direito_ambiental/ – página eletrônica do Mestrado e na Secretaria de Mestrado.

O custo financeiro do Mestrado para o (a) discente é de R$ 43.200,00 (quarenta e três mil e duzentos reais), que pode ser pago em até 24 parcelas mensais de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais). Para pagamento à vista do custo integral do curso, no ato da matrícula, será concedido um desconto de 10% (dez por cento).

O custo mensal por disciplina isolada – 03 créditos - (para alunos não regulares) será de R$ 600,00 (seiscentos reais).

Ressalte-se que o valor da mensalidade será reajustado anualmente com base no INPC ou outro que eventualmente vier a substituí-lo.

O (a) discente que não concluir o Curso em 24 meses deverá matricular-se novamente na disciplina “Elaboração de Dissertação”, pagando a parcela mensal supramencionada acrescida de 20% (vinte por cento) até o depósito definitivo da Dissertação.

(9)

A matrícula deverá ser renovada a cada semestre no prazo publicado em Edital. Mestrandos com débitos acadêmicos ou financeiros não terão direito à renovação da matrícula.

Em caso de desistência ou não renovação da matrícula de candidato (a) selecionado (a) ou de discente, será convocado (a) o (a) candidato (a) que ocupe a posição imediatamente inferior na pontuação do resultado final.

A Escola Superior Dom Helder Câmara apoiará o discente na obtenção de bolsas em diversos órgãos, bem como a critério do colegiado da Escola, poderá, discricionariamente, conceder bolsas parciais de estudo para os alunos que apresentarem projetos acadêmicos de interesse da instituição com a respectiva dedicação pessoal.

Art. 8º – Das Disposições Gerais

O presente Processo Seletivo basear-se-á, também, nas seguintes disposições gerais:

1 – Somente terão acesso ao local de provas de cada etapa os (as) candidatos (as) aprovados (as) nas etapas anteriores.

2 – Não será permitida qualquer forma de comunicação do (a) candidato (a) durante a realização das provas, sendo, sobretudo, vedada a utilização de telefones celulares ou consulta a qualquer material.

3 – Na divulgação dos resultados parciais, constarão os nomes dos (as) candidatos (as) em ordem alfabética; na divulgação do resultado final, constarão os nomes por ordem de classificação.

4 – As notas dos (as) candidatos (as) que não se classificarem em qualquer etapa não serão publicadas.

5 – Candidatos (as) não selecionados (as) deverão retirar seus documentos na Secretaria do Mestrado até 17 de dezembro de 2012. Os documentos não retirados serão incinerados.

6 – As normas que regerão o processo seletivo são as do presente Edital e as do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara.

(10)

7 – Ao inscrever-se no processo de seleção, o (a) candidato (a) reconhecerá a aceitação das normas estabelecidas neste edital e no Regimento Interno. 8 O não cumprimento das normas e dos prazos, horários e datas previstos pelo

Calendário do Mestrado (Anexo ao Edital), por parte do (a) candidato (a), implica na sua exclusão do Processo Seletivo e na perda do direito de matrícula.

9 – Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção.

10 – Quanto à seleção e a cada uma de suas etapas, não caberá recurso.

11 – O horário das aulas será divulgado em documento próprio antes do início das inscrições no processo seletivo.

Belo Horizonte, 12 de Outubro de 2012.

Prof. Dr. Paulo Stumpf, SJ Reitor

Profa. Valdênia Geralda de Carvalho Pró-Reitora de Pós-Graduação

Prof. Dr. Élcio Nacur Rezende Coordenador do Curso de Mestrado

Referências

Documentos relacionados

Embora a análise bivariada, não tenha mostrado associações estatisticamente significativas ao analisar a hipossalivação e as demais variáveis (p > 0,05),

Para validação do sistema eletrônico de processamento de sinais desenvolvido, foram escolhidos problemas de inspeções em uma aplicação industrial importante do

A liberação do cadastro para a participação no leilão, somente será efetivada após ser impresso e enviado (via correio ou e-mail) o “Contrato de Adesão ao Site Moraes Leilões”,

É com imensa satisfação que a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI apresentam à comunidade científica os Anais do

É com imensa satisfação que a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI apresentam à comunidade científica os Anais do

É com imensa satisfação que a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI apresentam à comunidade científica os Anais do

É com imensa satisfação que a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI apresentam à comunidade científica os Anais do

É com imensa satisfação que a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI apresentam à comunidade científica os Anais do