• Nenhum resultado encontrado

Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do Hospital SOCOR 2016: Edital/ Manual do Candidato:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do Hospital SOCOR 2016: Edital/ Manual do Candidato:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do

Hospital SOCOR – 2016:

Edital/ Manual do Candidato:

1 - APRESENTAÇÃO

O Hospital SOCOR é uma instituição privada de saúde fundada em 1968. Atuou como hospital cardiológico até 1991 quando tornou-se um hospital geral. O complexo está instalado em uma área de 12 mil m2 compreendendo 100 leitos de internação, 19 leitos de terapia intensiva, cinco salas cirúrgicas, ambulatórios e pronto atendimento. Atualmente passa por uma grande reestruturação física visando ampliar e melhorar sua capacidade assistencial.

Possui tradição em educação médica contando com programa de residência médica nas especialidades de cardiologia, ortopedia, neurocirurgia e de especialização médica em clínica médica, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, otorrinolaringologia e ecocardiografia.

Desde 1971 oferece o estágio para acadêmicos de medicina inicialmente na enfermaria e há mais de trinta anos no Centro de Terapia Intensiva. Mantendo essa tradição na formação de profissionais qualificados o Hospital Socor, por meio da Coordenação do Centro de Terapia Intensiva e Centro de Estudos, torna pública a abertura das inscrições para o “Processo Seletivo para ingresso no estágio acadêmico em Medicina Intensiva no ano letivo de 2014”. Tal estágio terá duração de 12 meses no período de 01/08/2016 a 31/07/2017 e inclui a participação em atividades teórico-práticas desenvolvidas no Centro de Terapia Intensiva num regime de 18h semanais de plantão e duas horas semanais de atividade teórica. O aprovado receberá um incentivo educacional no valor de um salário mínimo mensal.

A Coordenação do Centro de Terapia Intensiva com o apoio do Centro de Estudos do referido hospital é responsável pela divulgação do processo seletivo, pela publicação do aviso de edital, pela elaboração do Manual do Candidato e por todas as etapas do processo seletivo.

Este Edital/Manual do Candidato foi elaborado com a finalidade de apresentar aos candidatos as normas que regem a seleção e que são fundamentais para a sua transparência. Solicitamos aos candidatos que o leiam com atenção.

Fabrini Garcia Leão Vidal - Haislan Silva Levenhagen Ferreira – Lucas Timm Pisoler Coordenadores do CTI do Hospital SOCOR

(2)

2 - CALENDÁRIO GERAL

Etapas

Datas

Horários

Locais

Inscrições 06/05 a

20/05/2016*

9h – 17h CEHS

Prova Objetiva 30/05/2016 19:30-20:30h Auditório

FM/UFMG Divulgação do gabarito

preliminar

31/05/2016 16h Site H. Socor

Entrega de recursos 02-03/06/2016 9h-17h CEHS

Divulgação do gabarito final 09/06/2016 16h Site H. Socor Divulgação do resultado final 20/06/2016 16h Site H. Socor Matrícula 21 a 24/06/2016 9-17h CEHS Treinamento dos aprovados** 01 a 31/07/2016 7-13h CTI-Socor

Início do Estágio 01/08/2016 7h CTI- Socor

 CEHS: Centro de Estudos do Hospital SOCOR – terceiro andar do H. SOCOR  CTI: Centro de Terapia Intensiva do Hospital SOCOR – quinto andar do H. SOCOR  Auditório: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

 * Número de inscrições limitado aos 250 primeiros inscritos.  ** Regime de seis horas semanais.

 Site do H. Socor: www.socor.com.br

3 - QUADRO GERAL

Estágio

Pré-requisitos

Vagas

Duração

Medicina Intensiva Estar regularmente matriculado no 6º ou 7º períodos da UFMG, 3º ano da Faculdade de Ciências Médicas de MG ou período equivalente em outras faculdades da Região Metropolitana de Belo Horizonte reconhecidas pelo MEC. O aluno deverá estar em Belo Horizonte durante todo o período de duração do estágio*.

9 1 ano

(3)

4 - INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições estarão abertas no período de 06/05 a 20/05/2016 e deverão ser feitas no Centro de Estudos do Hospital Socor (CEHS), localizado no terceiro andar do referido hospital. O número de inscrições será limitado aos primeiros 250 inscritos.

4.2 Somente poderão se inscrever candidatos regularmente matriculados no 6º ou 7º períodos da UFMG, 3º ano da Faculdade de Ciências Médicas de MG ou período equivalente em outras faculdades da Região Metropolitana de Belo Horizonte reconhecidas pelo MEC. O aluno deverá estar em Belo Horizonte durante todo o período de duração do estágio devendo ser apresentada declaração da faculdade comprovando este fato e o período /ano em curso. 4.3 Documentos exigidos para inscrição:

- Preencher a ficha de inscrição no CEHS.

- Apresentar, no ato da inscrição: currículo resumido, declaração de comprovação de matrícula emitida pela instituição de ensino, xerox da identidade, declaração da instituição de ensino, autorizando o estágio no CTI do Hospital SOCOR (para os alunos que não estudam na UFMG), Histórico de notas da Faculdade até o período atual. Declaração da instituição de ensino comprovando monitorias no curso de medicina.

- Efetuar o pagamento, em dinheiro, da taxa de inscrição no valor de R$80,00.

4.4 O candidato com limitações físicas, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá entregar no dia da inscrição uma carta informando a natureza da necessidade; 4.5 O candidato será responsável pela veracidade dos dados fornecidos e pela autenticidade dos documentos apresentados na inscrição;

4.6 Não haverá devolução da taxa de inscrição, em quaisquer circunstâncias; 4.7 Não serão concedidas isenções da taxa de inscrição;

4.8 Todas as despesas referentes à participação do candidato no processo seletivo são de total responsabilidade do mesmo.

4.9 Não serão aceitas inscrições por procuração.

5– CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

5.1 O cartão de confirmação de inscrição será entregue no dia da inscrição;

5.2 É de responsabilidade do candidato conferir os dados do cartão de confirmação. Caso haja inexatidão ou dúvida em alguma informação, o candidato deverá informar ao funcionário do CEHS no ato da inscrição.

(4)

6- PROVA OBJETIVA:

6.1 O processo seletivo consistirá de uma prova objetiva com (20) questões de múltipla escolha cada uma com quatro alternativas.

6.2 A prova totalizará 20 pontos;

6.3 Será eliminado o candidato que obtiver pontuação inferior a 50% dos pontos;

6.4 O não-comparecimento a esta etapa, por qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do processo seletivo.

6.5 Em caso de empate no número de pontos na prova, será utilizado os seguintes critérios de desempate na seguinte ordem:

1) Notas percentuais nas disciplinas de Patologia, Semiologia e Fisiologia. 2) Número de monitorias no curso de medicina

3) Idade (Candidato com maior idade)

7 – LOCAL DA PROVA OBJETIVA:

7.1 Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, Av. Professor Alfredo Balena, 190 - Centro, Belo Horizonte – MG, primeiro andar.

8 - DIA DA PROVA OBJETIVA:

8.1 A prova será realizada no dia 30/05/2016, com início às 19h30 min e término às 20h30 min. 8.2 O portão de acesso ao local de realização da prova será aberto às 19h e fechado às 19h30min.

8.3 O candidato deverá apresentar ao fiscal da sala o comprovante de inscrição e o documento original de identidade com foto que permita a identificação do candidato;

8.4 Não será permitido ao candidato retirar-se da sala antes de decorridos 30 min do início da prova;

8.5 Junto ao caderno de prova o candidato receberá o cartão-resposta, onde deverá registrar as suas respostas;

8.6 O candidato deverá utilizar caneta esferográfica azul ou preta de material transparente; 8.7 Não será permitido ao candidato portar, durante as provas, qualquer aparelho que permita intercomunicação de mensagens;

8.8 Os três últimos candidatos da sala só poderão deixar o local de prova juntos; 8.9 Não será permitido ao candidato levar o caderno de prova.

9 - RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

9.1 A interposição de recursos contra o gabarito da prova será realizada nos dias 02 e 03/06/2016 das 9h às 17h no Centro de Estudos do Hospital Socor.

9.2 A documentação necessária para a interposição de recursos deverá ser entregue no Centro de Estudos do Hospital Socor.

9.3 A interposição de recurso requer a entrega dos seguintes documentos:

• Formulário de recurso original (anexo A), preenchido um para cada questão, datado e assinado pelo candidato;

• Cópia do texto retirado da bibliografia indicada para argumentação, anexada ao Formulário de Recurso;

9.4 Não será permitida a apresentação de recurso por meio de procuração. 9.5 Não será aceita interposição de recurso entregue fora do prazo estabelecido; 9.6 Não será aceita interposição de recurso enviada por fax ou correio eletrônico;

(5)

9.7 Só serão aceitas as interposições de recursos provenientes da bibliografia indicada neste manual;

9.8 Qualquer questão da prova que venha a ser anulada terá a sua pontuação atribuída a todos os candidatos, não cabendo recurso a esta decisão.

10 - RESULTADO FINAL

10.1 As vagas serão preenchidas pelos candidatos que obtiverem o maior número de pontos somados na prova objetiva, respeitando os critérios de desempate;

11 – RECURSOS E GABARITO FINAL

11.1Não será aceito qualquer recurso em relação aos critérios estabelecidos para o desempate;

11.2 A divulgação do resultado final será realizada no dia 20/06/2016 a partir das 16h, no site do Hospital Socor (www.socor.com.br), em listagem nominal em ordem decrescente de notas, indicando a colocação dos candidatos aptos à matrícula.

12 - MATRÍCULA

12.1 Os candidatos aprovados, conforme o número de vagas, deverão efetuar a matrícula no Centro de Estudos do Hospital Socor dos dias 21 a 24/06/2016 das 9-17h.

12.2 O candidato deverá apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos: o 1 foto 3x4 recente e colorida;

o Cópia da carteira de identidade; o Cópia do CPF;

12.3 O candidato que não comparecer nos dias e horários estabelecidos será considerado desistente, perdendo o direito à vaga. Neste caso, ocorrerá a imediata reclassificação;

12.4 Serão matriculados os candidatos que assinarem o termo de compromisso, aceitando o regime de 20h/semana.

12.5 Os candidatos que não cumprirem as exigências para a matrícula nas datas previstas serão considerados desistentes sendo realizada a imediata reclassificação.

13 - RECLASSIFICAÇÃO

13.1 As vagas resultantes de desistências de candidatos aprovados serão ocupadas na ordem imediata de classificação;

13.2 A convocação para a reclassificação, em quaisquer das circunstâncias previstas neste Manual, ocorrerá por email ou telefone;

13.3 O candidato que não responder à convocação de reclassificação no prazo de 24 horas será considerado desistente.

14 - DESISTÊNCIA

14.1 Em caso de desistência do estágio, após a matrícula, o candidato deverá lavrar de próprio punho termo de desistência que deverá ser entregue no Centro de Estudos do Hospital Socor, Não será permitido o trancamento da matrícula para reingresso posterior.

15- NORMAS GERAIS

(6)

15.2 O aluno que não cumprir a totalidade do período de treinamento (6h semanais, 7-13h, no período de 01/07 a 31/07/16) será considerado desistente.

15.2 O aluno que não comparecer na data de início do estágio terá 24 horas para justificar, por escrito, à Coordenação do CTI do Hospital Socor, a sua ausência, sob pena de ser considerado desistente;

15.3 Os casos omissos, não previstos neste Manual, quaisquer que os sejam, serão resolvidos pela Coordenação do CTI do Hospital Socor.

15.4 A Coordenação do CTI do Hospital Socor fará divulgar, sempre que necessárias, as normas complementares ao presente Edital / Manual do candidato e avisos oficiais.

16 – APOIO INSTITUCIONAL

16.1 O Hospital Socor oferecerá aos discentes uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo mensal.

17. BIBLIOGRAFIA

17.1 Semiologia Médica - As Bases do Diagnóstico Clínico - 5ª Ed. López, Mario; López, Mario; Laurentys-medeiros, J.; Laurentys-medeiros, J. Revinter, 2009.

17.2 As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Brunton, L.L. Goodman & Gilman: 12ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012.

17.3 Tratado de Fisiologia Médica. Guyton, A. C. e Hall, J.E., 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

(7)

ANEXO A – FORMULÁRIO DE RECURSO: PROVA OBJETIVA

Hospital SOCOR – Processo Seletivo para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva/2016

ATENÇÃO: USE UMA FOLHA SEPARADA PARA CADA QUESTÃO

Candidato: Número de Inscrição: Data: Nº da Questão: FUNDAMENTO: ________________________________

Hospital SOCOR – Processo Seletivo para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva/2016

Recibo de Entrega de Recurso:

Nome do Candidato: Número de Inscrição: Data:

Nome do Funcionário do Centro de Estudos: Rubrica:

Referências

Documentos relacionados

Tal como a prescrição eletrónica, a prescrição manual deve conter o número da receita, identificação do utente (definindo o regime de comparticipação), local de

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational