• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014

CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL

1. IDENTIFICAÇÃO DA CONTRATANTE

1.1. Contratante: Unidade de Gestão Local do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II na SMA- UGL/PDRS -SMA

1.2. Endereço: Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP

1.3. Nome do responsável: Helena de Queiroz Carrascosa von Glehn

2. METODOLOGIA DE QUALIFICAÇÃO E SELEÇÃO

Consultoria Individual (CI) conforme Diretrizes para a Seleção e contratação de Consultores pelos Mutuários do Banco Mundial publicadas em maio de 2004 e revisadas em outubro de 2006.

3. CONTEXTO

3.1. Informações sobre o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II foi instituído pelo Decreto 56.449 de 29 de novembro de 2010 e é implementado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, e pela Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN.

O objetivo do Projeto é promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade da agricultura familiar no Estado de São Paulo, aumentando a renda e as oportunidades de trabalho para pequenos produtores e outras populações rurais vulneráveis, e ao mesmo tempo viabilizar e apoiar o manejo sustentável dos recursos naturais e a inclusão social.

A CBRN executa o “Subcomponente 2.3 – Sustentabilidade Ambiental”, que fortalecerá a competitividade, em longo prazo, dos agricultores familiares, promovendo o manejo sustentável dos recursos naturais para a produção (solo, água e biodiversidade), além de contribuir para a mitigação e/ou adaptação à mudança climática.

(2)

3.2. Informações sobre a recuperação de reserva legal no estado de São Paulo Através de um contrato de consultoria1 no âmbito do PDRS, o Instituto de Pesquisas Florestais (IPEF)2 desenvolveu a sistematização e compilação de toda a pesquisa existente relativa a plantio de florestas econômicas na Reserva Legal,

No âmbito do mencionado estudo, um grupo de pesquisadores, de diversas instituições de pesquisa e universidades do Estado, trabalhou no sentido de buscar soluções técnicas para a regularização da Reserva Legal por meio do plantio de florestas nativas com finalidade econômica e ecológica, como previsto na Lei federal 12.651/2012.

Dentre os vários resultados, o estudo reuniu as informações de pesquisas já desenvolvidas em um banco de dados na web, caracterizou e detalhou a necessidade de recuperação da Reserva Legal do estado, em termos de metas a serem alcançadas e áreas prioritárias para recuperação. O grupo ainda selecionou espécies madeireiras e não madeireiras adaptadas às diversas fitogeografias do estado, com potencial de mercado, modelos de silvicultura, curvas de produção de cada uma dessas espécies e sugeriu adaptação na legislação vigente ao atual estágio de conhecimento na área.

Ainda nesse contexto, o grupo fez análises econômicas de viabilidade dos modelos e espécies selecionadas e calculou a necessidade de investimento para o projeto se viabilize. A equipe de pesquisadores e os coordenadores do projeto na SMA concluíram, depois dessas análises, que deveriam disponibilizar para a sociedade paulista um Web-Portal para desenhar e projetar o plantio de florestas econômicas para os produtores rurais que desejassem aderir ao programa de recuperação.

3.3. Justificativas para a contratação

O Web Portal Reserva Legal terá a função de desenhar e projetar o plantio de florestas econômicas para os produtores rurais que desejem aderir a programas de recuperação. O Web Portal Reserva Legal será estratégico ao estimular os proprietários rurais a adotarem projetos de plantio de florestas nativas em reserva legal com o intuito de obter renda como consequência de promoverem a regularização ambiental dos imóveis.

(3)

4. OBJETO

O objeto da contratação é o desenvolvimento do Projeto do Web Portal e do banco de dados do Web Portal da Reserva Legal.

5. ESCOPO

Os serviços de consultoria a serem contratados incluem:

5.1. O levantamento para desenvolvimento do projeto do Web Portal e do banco de dados que alimentará o Web Portal;

5.2. O desenvolvimento do Projeto do banco de dados que alimentará o Web Portal Reserva Legal;

5.3. O desenvolvimento do projeto do Web Portal.

6. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6.1. Orientações gerais

a) O Web Portal Reserva Legal deverá ser integrado aos demais sistemas da SMA; b) O Web Portal Reserva Legal deverá ser desenhado para proporcionar ao produtor

rural um ambiente simples e seguro, que tenha como principal produto o projeto completo pré-aprovado pela SMA, seguindo as recomendações técnicas e em concordância com o estágio em que se encontra a pesquisa científica no assunto; c) O levantamento para desenvolvimento do projeto deverá ser feito junto à equipe

de pesquisadores do IPEF envolvidos na execução do estudo e os coordenadores do projeto na SMA, que idealizaram o Web Portal Reserva Legal e fizeram a compilação do conhecimento existente a respeito de plantio de florestas econômicas na reserva legal;

d) O Web Portal Reserva Legal deverá obter informações mínimas com o usuário – proprietário rural – a respeito da sua propriedade de forma amigável e clara. A partir dessas informações mínimas necessárias para localizar a recomendação no banco de dados de alternativas, o Web Portal Reserva Legal deverá solicitar ao proprietário suas preferências em relação a espécies que comporão o projeto de plantio.

Com essas informações, o Web Portal Reserva Legal deverá montar um projeto completo para o proprietário. Ele deverá fazer download de um arquivo “pdf” e o portal deverá controlar e armazenar os projetos emitidos para posterior consulta.

(4)

6.2. Atividades A. Macro-processos

A.1. Levantamento dos macro-processos junto equipe de pesquisadores do IPEF envolvidos na execução do estudo e os coordenadores do projeto na SMA.

A.2. Levantamento dos macro-processos junto à equipe de informática da SMA

A.3. Fazer desenho dos macro-processos de acordo com a metodologia mais aceita de desenho de processos: BPM – Business Process Manager

A.4. Apresentação dos macro-processos e discussão com as equipes de informática, pesquisadores do IPEF e CBRN/UGL.

A.5. Ajustes no desenho dos macro-processos

B. Detalhamento dos Processos e subprocessos

B.1. Detalhamento dos processos e subprocessos junto à equipe de pesquisadores idealizadores do portal.

B.2. Detalhamento dos processos e subprocessos junto à equipe de informática da SMA.

B.3. Fazer desenho detalhado dos processos e subprocessos do portal conforme diretrizes do levantamento e de acordo com a metodologia mais aceita de desenho de processos: BPM – Business Process Manager

B.4. Validar o desenho com as duas equipes, apresentar em workshop com as equipes envolvidas.

B.5. Fazer ajustes no desenho dos processos.

C. DER - Diagrama de Entidades e Relacionamentos

C.1. Desenho preliminar do banco de dados a partir do desenho dos processos C.2. Validação do modelo preliminar de dados com a equipe de informática da SMA. C.3. Ajustes do diagrama preliminar e levantamento detalhado das necessidades de

entidades e relacionamentos para integração com os bancos de dados já existentes sob gestão da SMA.

C.4. Fazer DER detalhado e completo de todas as entidades e relacionamentos envolvidos, inclusive projeto de triggers e procedures que deverão existir no banco de dados.

C.5. Apresentação do DER completo e discussões com a equipe de informática C.6. Fazer ajustes no DER

7. PRODUTOS

Produto 1: Desenho dos macro-processos (item A do item "6.2. Atividades").

Produto 2: Desenho dos processos e subprocessos (item B do item "6.2. Atividades").

Produto 3: Projeto do banco de dados do Web-Portal da Reserva Legal (item C do item "6.2. Atividades").

(5)

8. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos relacionados com desenho de processos serão entregues impressos em duas vias e em formato digital Bizagi® (*.bpm). Os produtos relacionados ao desenho do banco de dados serão entregues impressos em duas vias e no formato digital Dezign® (*.dez).

9. INSUMOS A SEREM FORNECIDOS PELA CONTRATANTE

A contratante fornecerá ao consultor todas as informações relativas ao contrato UGL/PDRS 02/2013, entre a SMA e o IPEF.

10. PRAZOS PERÍODO DA CONTRATAÇÃO

O período da contratação para a realização dos serviços descritos é 120 dias. Os prazos para a entrega dos produtos são:

Produto Prazo

Produto 1 45 dias a partir da assinatura do contrato Produto 2 30 dias após entrega do produto 1 Produto 3 30 dias após a entrega do produto 2

A entrega dos produtos deve respeitar a ordem anteriormente descrita e somente será aceito um produto subsequente caso a entrega do anterior esteja em conformidade com as exigências do contrato celebrado entre as partes.

A contratante terá prazo de cinco dias para se posicionar quanto à aceitação do produto.

11. PERFIL DO PROFISSIONAL

O consultor deverá ter formação acadêmica (graduação) em engenharia agronômica, agrícola, ambiental ou florestal ou áreas afins e especialização em tecnologia de informação.

O consultor deverá, ainda, possuir experiência comprovada nas atividades correlatas ao termo de referência, incluindo desenvolvimento e projeto de sistemas de informação para áreas florestal ou ambiental.

12. ACOMPANHAMENTO E SUPERVISÃO DOS TRABALHOS DO CONSULTOR

A contratante irá acompanhar e supervisionar a execução dos serviços contratados. A qualquer tempo a contratante poderá convocar reuniões que julgar necessárias ao bom desempenho dos trabalhos. O consultor fará exposições relativas ao desenvolvimento dos trabalhos sempre que solicitada e apresentará propostas de adequações julgadas pertinentes nas atividades planejadas. A contratante comunicará

(6)

formalmente ao consultor as orientações necessárias para o bom desenvolvimento dos serviços.

13. CONDIÇÕES GERAIS

As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação do consultor para realização das atividades previstas no termo de referência serão da responsabilidade do consultor.

Maiores informações estarão à disposição na sede da UGL-PDRS, situada na Avenida Professor Frederico Hermann Júnior n.º 345 – prédio 6 (sala 2013) – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP, telefone (11) 3133-3976.

Referências

Documentos relacionados

A partir da necessidade da adequação ambiental da propriedade rural nos dispositivos do novo Código Florestal, principalmente em termos de recuperação das Áreas de

(b) Médios produtores, enquadrados como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), podem acessar linha de crédito do ABC Ambiental a 8,0% de

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for