• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 1. OBJETIVO DOS CURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 1. OBJETIVO DOS CURSOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO MATERNO INFANTIL PROF. FERNANDO FIGUEIRA (IMIP) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

STRICTO SENSU, CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, EM SAÚDE MATERNO INFANTIL

EDITAL

O Presidente do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira - IMIP torna público que serão realizados nesta cidade do Recife, em local, data e horários divulgados neste edital, concursos para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Materno Infantil. A realização dos concursos far-se-á segundo as normas do presente edital.

1. OBJETIVO DOS CURSOS

1.1 O programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil tem por objetivo a formação de pessoal qualificado, Mestres e Doutores, para o exercício das atividades de ensino superior, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde da mulher e da criança.

2. CURSO DE MESTRADO

O Mestrado terá um mínimo de 62 créditos, dos quais 42 correspondem aos módulos e laboratórios (1 crédito equivale a 15 horas) e 20 créditos para o preparo da dissertação. No total o curso terá uma carga horária mínima de 930 horas. A metodologia adotada é a de aprendizagem baseada em problemas.

1.2 Módulos e Laboratórios obrigatórios

Módulo 1 (A PERGUNTA) 135 horas 9 créditos

Módulo 2 (O MARCO CONCEITUAL) 105 horas 7 créditos

Módulo 3 (O INSTRUMENTO) 150 horas 10 créditos

Módulo 4 (RESULTADO E ANÁLISE) 60 horas 4 créditos Módulo 5 (O PRODUTO E A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO) 300 horas 20 créditos Laboratório de Leitura Crítica de Artigo Científico 90 horas 6 créditos Laboratório de Elaboração de Projeto de Pesquisa 90 horas 6 créditos

Total 930 horas 62 créditos

3. CURSO DE DOUTORADO

O Doutorado terá um mínimo de 102 créditos, dos quais 14 créditos para as disciplinas obrigatórias, 28 créditos para as disciplinas optativas, 40 créditos para elaboração e defesa da tese e 20 créditos para publicação de artigos (10 créditos por artigo publicados ou aceitos) do objeto da tese ou de uma das linhas de pesquisa da Pós-graduação em periódico Qualis Internacional A, B ou C.

3.1 Disciplinas obrigatórias

1. Bases Filosóficas da Saúde Materno-Infantil 60 horas 4 créditos 2. Tópicos especiais em Pesquisa Científica 75 horas 5 créditos 3. Seminários Avançados em Saúde Materno-Infantil 75 horas 5 créditos

(2)

3.2 Disciplinas optativas

Curso de Mestrado/Doutorado

1. Análise estatística de eventos de determinação complexa 45 horas 3 créditos 2. Aspectos Éticos da Pesquisa e das Intervenções a Saúde

da Mulher e da Criança

30 horas 2 créditos 3. Avaliação de programas e serviços de saúde 45 horas 3 créditos 4. Consultoria em saúde materno-infantil 30 horas 2 créditos 5. Epidemiologia das doenças infecciosas 30 horas 2 créditos

6. Epidemiologia Geral 75 horas 5 créditos

7. Epidemiologia II 30 horas 2 créditos

8. Genética clínica 30 horas 2 créditos

9. Informática Aplicada à Saúde 30 horas 2 créditos

10. Origens fetais e na Infância de doenças do adulto 30 horas 2 créditos

11. Pesquisa qualitativa 30 horas 2 créditos

12. Saúde baseada em evidências: tópicos em Epidemiologia 30 horas 2 créditos

13. Saúde e Sociedade 30 horas 2 créditos

14. Epi-Info avançado 30 horas 2 créditos

15. Tópicos Especiais de Bioestatística 30 horas 2 créditos 16. Transtornos da Nutrição na Criança e na Gestante 30 horas 2 créditos 4. LINHAS DE PESQUISA DO IMIP

Pesquisa Grupo de Estudo do IMIP

Avaliação e manejo do estado nutricional no ciclo vital Nutrição e Saúde da Criança e Saúde da Mulher

Epidemiologia dos problemas de alimentação e nutrição Nutrição Crescimento alométrico: relações com o estado de nutrição e de

saúde Nutrição e saúde da Criança

Programas e atividades de nutrição na área materno-infantil Nutrição

Epidemiologia da Violência Violência

Institucionalização da avaliação Avaliação e Gestão de Saúde Avaliação de Programas e Serviços de Saúde Avaliação e Gestão de Saúde Abortamento – epidemiologia e atenção pós-abortamento Saúde da Mulher

Métodos diagnósticos e terapêuticos em medicina fetal Saúde da Mulher Assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Saúde da Mulher

Hipertensão na gravidez Saúde da Mulher

DST / AIDS Saúde da Mulher

Cirurgias ginecológicas Saúde da Mulher

Ginecologia clínica baseada em evidências Saúde da Mulher

HPV/Câncer de colo uterino Saúde da Mulher

Doenças do adulto com raízes na infância Saúde da Criança e Clínica Médica

Estudos clínicos e epidemiológicos de doenças infecciosas na infância e adolescência

Saúde da Criança e Clínica Médica

Estudos clínicos e epidemiológicos de doenças não transmissíveis e agravos prevalentes na infância e adolescência

Saúde da Criança e Clínica Médica

(3)

5. ORIENTADORES CREDENCIADOS DO PROGRAMA 1. Ana Rodrigues Falbo

2. Ariani Impieri de Souza

3. Aurélio Antonio Ribeiro da Costa 4. Aurélio Molina da Costa

5. Bertoldo Kruse Grande de Arruda 6. Fernando Antônio Ribeiro Gusmão, filho 7. Gabriela Ferraz Leal

8. Gilliatt Hanois Falbo Neto 9. Isabella Chagas Samico 10. Isabela Coutinho 11. Jailson de Barros Correia 12. João Guilherme Bezerra Alves 13. José Eulálio Cabral Filho

14. Katia Virginia de Oliveira Feliciano 15. Leila Katz

16. Luiz Cláudio Arraes de Alencar 17. Malaquias Batista Filho

18. Maria Carolina Martins de Lima 19. Maria Cynthia Braga

20. Maria Júlia Gonçalves de Mello 21. Melânia Maria Ramos de Amorim 22. Murilo Carlos Amorim de Britto 6. CLIENTELA

Profissionais de nível superior com graduação em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

7. VAGAS

6.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas para o Curso de Mestrado e 6 (seis) para o Curso de Doutorado. Para candidatos oriundos de países africanos de língua portuguesa serão disponibilizadas, ademais, 2 (duas) vagas para o Mestrado, desde que os referidos candidatos sejam encaminhados oficialmente por instituições de ensino e saúde de seus respectivos países.

6.2 Os candidatos estrangeiros para o curso de Mestrado terão o prazo até o dia 29/10/2008 para inscrição devendo, nesta ocasião, encaminharem documentação exigida (item 9.3) neste edital.

8. BOLSA DE ESTUDO

A concessão de bolsa para os alunos respeitará número e condições estabelecidas pela CAPES e CNPq.

9. REGIME E DURAÇÃO

O programa é recomendado pela CAPES. O Curso de Mestrado tem a duração máxima de 24 meses e o de Doutorado 48 meses.

(4)

10. INSCRIÇÕES

10.1 Para o Curso de Mestrado as inscrições estarão abertas no período de 15 a 26.09.2008 de segunda às sextas-feiras das 08:00 às 12:00 horas, na Secretaria do Curso de Pós-graduação do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, sito a Rua dos Coelhos, 300 - Boa Vista, fone: (81) 2122.4122.

10.2 Para o Curso de Doutorado as inscrições estarão abertas no período de 20 a 31.10.2008 de segunda às sextas-feiras das 08:00 às 12:00, na Secretaria do Curso de Pós-graduação do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, sito a Rua dos Coelhos, 300 - Boa Vista, fone: (81) 2122.4122.

10.3 Condições para a inscrição

Para admissão ao processo de seleção o candidato deverá apresentar à Coordenação da Pós-Graduação stricto sensu os seguintes documentos:

1º) Ficha de inscrição (em modelo próprio), preenchida corretamente pelo CANDIDATO ou PROCURADOR LEGALMENTE CONSTITUÍDO.

2º) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), efetuado na tesouraria do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira - IMIP. A taxa de inscrição não será devolvida.

3º) 03 fotos 3x4, recentes.

4º) Histórico escolar do curso de graduação (fotocópia autenticada).

5º) Diploma do curso de graduação, para os candidatos ao Mestrado, e título de Mestre para os candidatos ao Doutorado, devidamente registrados no MEC (fotocópia autenticada).

6º) Curriculo Lattes (CNPq) atualizado e impresso com documentos comprobatórios. 7º) Documento de Identidade e CPF (fotocópia autenticada).

8º) Título de eleitor e último comprovante de votação, no caso de ser brasileiro (fotocópia autenticada).

9º) Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada).

10º) Prova de quitação do serviço militar para os candidatos brasileiros do sexo masculino (fotocópia autenticada).

11º) Passaporte para os candidatos estrangeiros (fotocópia autenticada).

12º) Dos candidatos com vínculo empregatício em instituição pública, exigir-se-á carta de liberação da instituição de origem para freqüentar o Programa de Pós-Graduação. Em caso de candidato sem vínculo empregatício, exigir-se-á um documento no qual ele se declare em condição de freqüentar o curso, mesmo não obtendo a bolsa de estudo.

(5)

13º) Dos candidatos ao Curso de Mestrado será exigido ante-projeto abordando o tema de interesse a estudar, dentro de uma das linhas de pesquisa da Pós-graduação do IMIP (3 a 5 páginas).

14º) Dos candidatos ao Curso de Doutorado será exigido um projeto de tese original, elaborado dentro das linhas de pesquisa da Pós-graduação do IMIP com orientação de um dos docentes do Programa Pós-Graduação do IMIP.

11. COMISSÃO EXAMINADORA

A Comissão Examinadora será designada pelo Colegiado do Programa e composta por três (03) de seus membros tanto para o Mestrado, quanto para o Doutorado. 12. SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO

O concurso constará dos seguintes elementos:

1º) Prova escrita com duração de 4 horas constando de duas partes: primeira parte, prova de conhecimentos específicos com peso 4 (quatro) versando sobre três (03) questões relativas às matérias selecionadas dentro da área de saúde (caráter eliminatório) e a segunda parte prova de compreensão de língua inglesa, sendo permitida consulta a dicionário impresso (caráter eliminatório). Estará dispensado o candidato que, no ato da inscrição, apresentar declaração (dos últimos 10 anos) de proficiência na língua (TOEFL, Michigan, Cambridge e IELTS) ou comprovação de haver estudado em país de língua inglesa por no mínimo um ano. As notas atribuídas às provas de conhecimento específico e de inglês terão valor de zero a dez e a nota mínima exigida para aprovação será 6 (seis).

Local: Auditório Alice Figueira – IMIP, no dia 30.09.2008 às 8:00 horas. Será automaticamente excluído o candidato que não se apresentar no horário estabelecido para a prova.

O candidato só terá acesso ao local da prova mediante a apresentação do comprovante de inscrição e da carteira de identidade ou carteira de identidade profissional.

2º) Análise de Curriculum Vitae com peso 4 (quatro).

Na avaliação do Curriculum Vitae a Comissão Examinadora utilizará como referência os "critérios para avaliação de currículos" estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu do IMIP.

O candidato com maior pontuação no currículo obterá nota máxima, tendo os demais candidatos suas notas calculadas por proporcionalidade.

Para os candidatos não classificados na seleção pública, os documentos ficarão a disposição dos mesmos na Secretaria Acadêmica durante o período de até 03 (três) meses, após este período serão expurgados.

3º) Entrevista com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, razão de interesse pelo Curso, e pela linha de pesquisa da Pós-graduação do IMIP escolhida, bem como disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades. Será realizada nos dias 08 e 09.10.2008 apenas

(6)

para os aprovados na prova escrita, na Diretoria de Ensino do IMIP, obedecendo à ordem de inscrição.

Na avaliação final serão consideradas as notas da prova escrita, do Curriculum Vitae e da entrevista, com os respectivos pesos. Não haverá revisão, segunda chamada ou repetição de provas. Também não haverá reavaliação do Curriculum Vitae.

No caso de empate será dada prioridade ao candidato mais idoso e em seguida ao de maior tempo de graduação.

Divulgação do resultado final com lista dos classificados 24.10.2008

13. SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO

O concurso constará dos seguintes elementos:

1º) Análise do Projeto de Tese, com peso 6 (seis). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Importância do tema; b) Originalidade do Projeto; c) Exeqüibilidade e financiamento da pesquisa e d) Coerência com a linha de pesquisa do orientador.

2º) Análise de Curriculum Vitae, com peso 3 (três). Na avaliação do Curriculum Vitae a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos” estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu do IMIP e será prioritariamente observada a produção técnico-científica do candidato nos últimos 3 anos.

Obs.:Para os candidatos não classificados na seleção pública, os documentos ficarão a disposição dos mesmos na Secretaria Acadêmica durante o período de até 03 (três) meses, após este período serão expurgados.

3º) Entrevista, com peso 1 (um). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, razão de interesse pelo Curso e disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades. Será realizada nos dias 24 e 25/11/08, na Diretoria de Ensino do IMIP, obedecendo à ordem de inscrição.

4º) Será exigido prova de compreensão de língua inglesa, sendo permitida consulta a dicionário impresso, de caráter eliminatório - nota mínima 6,0 (seis). Estará dispensado o candidato que, no ato da inscrição, apresentar declaração (dos últimos 10 anos) de proficiência na língua (TOEFL, Michigan, Cambridge e IELTS) ou comprovação de haver estudado em país de língua inglesa por no mínimo um ano. Local: Auditório Alice Figueira – IMIP, no dia 04.11.2008 às 8:00 horas. Resultado da prova de inglês – 11.11.2008.

Divulgação do resultado final com lista dos classificados 05.12.2008 14. MATRÍCULA

14.1 As matrículas para o Curso de Mestrado serão realizadas na Secretaria do Curso nos dias 28 e 29.10.2008, das 08:00 às 12:00 horas.

14.2 Para o Curso de Doutorado as matrículas ocorrerão na Secretaria do Curso nos dias 09 e 10.12.2008, das 08:00 às 12:00 horas.

(7)

14.4 No ato da matrícula o candidato deverá assinar um termo de consentimento pelo qual fique assegurada como propriedade da instituição – IMIP – a produção científica (dissertação e banco de dados) que vier a ser por ele desenvolvida durante o Curso, sem que isto venha acarretar prejuízo quanto à autoria de trabalhos científicos realizados pelo autor.

14.5 Os candidatos ao curso de Mestrado que não se matricularem até às 12:00 horas do dia 29.10.2008, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos subseqüentes, conforme a ordem de classificação. Esses candidatos terão prazo de 48 horas para matrícula. No caso de novas desistências serão realizadas chamadas sucessivas dos outros candidatos classificados até 48 horas antes do início do Curso. Os candidatos ao curso de Doutorado que não se matricularem até às 12:00 horas do dia 10.12.2008, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos subseqüentes, conforme a ordem de classificação, de modo similar ao acima estabelecido para o Mestrado.

14.6 Os candidatos de outras nacionalidades serão indicados oficialmente por instituições governamentais de seus respectivos países, não se submetendo, à prova de seleção e aos critérios de classificação. Fica implícito, entretanto, que as agências governamentais dos seus respectivos países deverão levar em conta o grau mínimo de habilitação técnica para acompanhar o Curso.

15. CALENDÁRIO Mestrado Doutorado Inscrições 15 a 26/09/2008 de 08h00 às 12h00 20 a 31/10/2008 de 08h00 às 12h00 Provas de conhecimento específico e de inglês 30/09/2008 de 08h00 às 12h00 ___ Prova de inglês ____ 04/11/2008 de 08h00 às 10h00 Resultado da prova de conhecimento específico 07/10/2008 ____

Resultado da prova de Inglês 07/10/2008 11/11/2008

Análise do projeto de tese ____ 12 a 19/11/2008

Entrevista 08 e 09/10/2008 24 e 25/11/2008

Análise do Curriculum vitae 13 a 17/10/2008 27/11 a 03/12/2008 Resultado final com lista de

classificados 24/10/2008 05/12/2008 Matrícula 28 e 29/10/2008 de 08h00 às 12h00 09 e 10/12/2008 de 08h00 às 12h00

(8)

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado será no mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. Para o Curso de Doutorado o prazo mínimo será de 24 meses e o máximo de 48 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação do IMIP.

16.2 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Examinadora, cabendo recurso ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu do IMIP.

Recife, 27 de agosto de 2008.

Prof. João Guilherme Bezerra Alves Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Referências

Documentos relacionados

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Almeida, Ana Nunes de, Maria das Dores Guerreiro, Cristina Lobo, Anália Torres e Karin Wall (1998), “Relações familiares: mudança e diversidade”, em José Manuel Leite Viegas

O presente projeto baseia-se nas habilidades e competências definidas pelo Ministério da Educação para as Ciências Humanas e suas Tecnologias para o ensino médio, de

As candidatas gestantes e os candidatos com problemas de saúde, que necessitarem de atendimento especial para a realização da prova, deverão requerê-lo em formulário próprio

Consta, ainda, que nas mesmas circunstâncias de tempo, durante a operação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, denominada “Operação Pancadão”, na Rua

Alguns Princípios do Direito Penal: Princípios da Presunção da Inocência (Art. 5º, LVII); Princípios do Devido Processo Legal ( Art. 5º, LIV); Princípio do Contraditório e

Não que ela deixe, por isso ou aquilo, de ser interessante; mas por ser trabalhosa a tarefa, à vista das muitas identificações das datas de certos fatos, que exigiam uma paciente