• Nenhum resultado encontrado

Avaliação e Treinamento para Motoristas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação e Treinamento para Motoristas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Desafio Comercial

Atualmente, resulta cada vez mais necessário treinar o pessoal que dirige veículos automotores, ainda quando dirigir não for sua tarefa principal. A falta de uma adequada preparação para a direção manifesta-se em uma grande quantidade de acontecimentos incidentais e acidentais no transporte. Muitos motoristas, mesmo contando com a carteira de habilitação correspondente, só possuem os conhecimentos adquiridos nas práticas de direção com familiares ou amigos e não através de um curso profissional. Evitar a quantidade de sinistros é, para as empresas, o maior objetivo para administrar eficientemente seu sistema veicular.

Solução

Uma avaliação adequada e um treinamento teórico-prático em direção beneficiariam ao próprio motorista e à empresa que o estará empregando, já que está demonstrado que estes fatores favorecem à redução de acidentes. Além de reduzir os custos operacionais, também preserva a integridade física de todo o pessoal. Outra melhoria emergente de uma correta direção da frota de veículos está representada por uma notável diminuição nas despesas com peças de reposição e manutenção, o aumento da vida útil das unidades e um maior valor na recuperação por venda dos veículos no momento

Método IDE

O sistema IDE abrange um processo de avaliação e um posterior treinamento sob medida para os motoristas, com perguntas classificadas por níveis e variáveis que p o s s a m e x p r e s s a r posteriormente condutas precisas e observáveis.

Avaliação e Treinamento para Motoristas

Sistema de Gestão de Veículos

(2)

Contato

Av. Rivadavia 2031 - 3º6 (C1033AAK) Ciudad de Buenos Aires - Argentina

info@drivingconsultancy.com www.drivingconsultancy.com

A avaliação e o treinamento dos motoristas são realizados em diferentes passos do sistema IDE. As fases foram desenvolvidas de maneira progressiva e sob medida, possibilitando que todos os motoristas possam atingir as fases do IDE e as finalizem apresentando um nível excelente de conhecimentos e de prática de direção.

O que fazer

1. Avaliação

Fase I - Cadastro de Motoristas

Diagramação dos perfis com os dados pessoais, médicos e psicológicos.

Fase II - Avaliação Teórica

Referente à saúde, normas e técnica. Avalia o nível de conhecimentos em temas indispensáveis para um desempenho eficiente.

Fase III - Avaliação prática

No veículo de uso freqüente e na realidade do tráfego. Indica as correções necessárias em técnicas ou táticas de direção.

2. Treinamento sob medida

Fase IV - Treinamento teórico-prático

Programas de treinamento com eixos temáticos adequados aos resultados obtidos nas fases anteriores. Manuais personalizados. Seleção do pessoal a ser treinado (conforme o critério acordado com o cliente), realização do curso in company, avaliação final e incorporação ao sistema IDE.

Fases IDE

Cadastro Avaliação Teórica Avaliação Prática Treinamento Teórico Treinamento Prático

(3)

Na gestão do risco em frotas de veículos, um aspecto fundamental para a administração eficiente delas, é possuir unidades seguras. Este objetivo é conseguido através de uma manutenção constante dos veículos. É recomendável, para evitar que diferentes tipos de falhas no sistema veicular afetem diretamente o funcionamento da frota, a realização de vistorias e revisões periódicas, contar com planos testados de manutenção e acordes com as particularidades dos veículos, assim como também com oficinas e pessoal técnico especializado.

Verificar os veículos e as oficinas encarregadas de sua manutenção é a melhor opção na hora de administrar frotas de veículos. Estas duas ações estão inseridas na gestão do risco de cada empresa e garantem que a forma na qual são mantidos os veículos e a qualidade dos estabelecimentos que realizam estas atividades, é de excelente nível. Assim, é possível obter um sistema veicular seguro, atuando sob normas próprias e legais.

Auditorias em veículos e oficinas

Desafio Comercial

Solução

Especialização

A Driving Consultancy possui d e n t r o d o s e u s t a f f especialistas em diferentes disciplinas que confluem em u m m e s m o o b j e t i v o : garantir a segurança no trabalho.

Por isso, contamos com

Sistema de Gestão de Veículos

(4)

Contato

Av. Rivadavia 2031 - 3º6 (C1033AAK) Ciudad de Buenos Aires - Argentina

info@drivingconsultancy.com www.drivingconsultancy.com

O que fazer

Auditorias veiculares

Com as auditorias veiculares in company, o veículo é detido o menor tempo possível para detectar assim quais partes precisam de conserto ou troca, permitindo uma melhoria no sistema de transporte e evitando futuros acidentes relacionados com este tipo de falhas.

Nas auditorias são considerados:

O cumprimento dos procedimentos e padrões da empresa e as regulamentações legais, tanto para a utilização dos veículos próprios quanto para aqueles contratados.

Os elementos que fazem parte da segurança ativa e passiva do veículo, como por exemplo sistemas de freios, espelhos, cintos, elementos mecânicos, etc.

Quando um veículo encontra-se em situação de risco, automaticamente surge um alerta para solucionar o problema, seguido de um procedimento para sua detenção e posterior ação de correção.

Todos os dados das unidades estarão incluídos em nosso sistema IDE e ao alcance dos clientes.

Vistorias em oficinas

Além das revisões nas unidades, a Driving Consultancy oferece auditorias em oficinas para que o cliente tenha a certeza de que a manutenção preventiva está sendo realizada de forma correta. Estas auditorias incluem:

treinamento do pessoal envolvido no mesmo.

ordenamento através de procedimentos regularizados para a manutenção periódica.

verificação do instrumental e o equipamento.

cumprimento das normas e especificações dos fabricantes, assim como também seu conhecimento e atualização. checagem de peças de reposição e partes legítimas

Auditoria

Revisão de veículos Dados no IDE Alertas Avisos Ação de correção Supervisão de relatórios Planos de melhorias

(5)

Sistema de Gestão de Veículos

Levantamento de caminhos

As estradas que os veículos utilizam em suas viagens apresentam diferentes características, como terrenos, caminhos, sinalização e clima. Estas são variáveis importantes que influem na viagem e, como conseqüência, na direção. Efetuamos um levantamento desta informação para nossos clientes (sobre o ambiente a percorrer) e geramos níveis de risco que serão adicionados ao sistema de gestão de veículos.

Solução

Caso o motorista conheça antecipadamente os caminhos que depois percorrerá, o sistema de transportes se tornará mais seguro já que o levantamento de caminhos:

Proporcionará um relatório completo e atualizado das características do caminho a transitar.

Gerará confiança para o motorista, permitindo assim uma maior capacidade de antecipação.

Um bom mapa da rota é uma valiosa ferramenta de gestão. Ele reduz consideravelmente a exposição ao risco, graças a um conhecimento prévio dos lugares potencialmente perigosos no trajeto. Desta maneira, a empresa não só poderá evitar acidentes, senão que também economizará despesas importantes.

Por que a DC?

A Driving Consultancy o f e r e c e u m s e r v i ç o adaptado para cada cliente, p o r t a n t o , p a r a o s relevamentos de caminhos é r e a l i z a d o u m e s t u d o m i n u c i o s o d a s r o t a s selecionadas. A dedicação exclusiva ao projeto por parte de nossos profissionais, gera informes detalhados, objetivos e claros.

Nossos especialistas percorrerão os trajetos posteriormente transitados pelos veículos da empresa. Neste trajeto é realizado um estudo preciso dos diferentes aspectos relevantes para a segurança:

tipo de caminho, se ele é rípio, terra, pavimento, etc., suas condições gerais,

formas e os raios das curvas, ascensos, descensos, pontes,

O que Fazer

Referências

Documentos relacionados

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Quanto à força, enquanto fator de risco, a mesma relaciona-se com a forma da aplicação de força na realização da atividade de trabalho, sobretudo a sua intensidade, a

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,