• Nenhum resultado encontrado

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO

PÓS –GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1

Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria

A Faculdade Maria Milza – FAMAM torna público o Edital do Processo de Inscrição para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria.

I – DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS Art. 1° - Curso, duração, periodicidade e investimento.

Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria Duração do curso: 18 meses

Periodicidade: Quinzenais aos sábados Investimento: 18 parcelas de R$ 200,00

II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 2° - O processo de inscrição aceitará candidatos habilitados para o ensino de pós-graduação (lato sensu), para cursarem a partir do primeiro semestre de 2018, e estará aberto para aqueles que já tenham concluído a graduação e ser Maçom Regular do Brasil

Art. 3° - A inscrição para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria estará aberta no período de 02 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018, via Internet pelo site www.famam.com.br

As informações para inscrições e sua realização poderão ser obtidas e realizadas no site: www.famam.edu.br; ou diretamente na Secretaria Acadêmica da Faculdade Maria Milza, localizada na BR 101, Km 215. Estrada Cruz das Almas – Governador Mangabeira. Governador Mangabeira-Ba. CEP: 44.350.000

Art. 4° - Para inscrição via Internet (on-line), o candidato deverá acessar a Home Page http:// www.famam.com.br e preencher a ficha de inscrição.

§ 1° - Não será cobrado taxa de inscrição ao candidato.

§ 2° - Toda Inscrição terá caráter condicional e será cancelada se for constatada qualquer irregularidade nas informações contidas na Ficha de Inscrição, não corrigida nos prazos previstos. Se o candidato fizer mais de uma inscrição, será considerada válida apenas a primeira, sendo as demais canceladas.

III - DA MATRÍCULA

Art. 5° - A matrícula dos inscritos será realizada na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação - FAMAM, situada na BR 101, Km 215, Zona Rural, na cidade de Governador Mangabeira - BA. As matrículas serão realizadas no período de 01 a 09 de março de 2018. Além da cópia dos documentos pessoais e do diploma de graduação é necessário apresentar o Atestado de Regularidade Maçônica (conforme modelo em www.famam.com.br). A documentação poderá ser enviada por correio, no período da matrícula, para o endereço citado no item anterior.

Para efetivação da matrícula será necessário:

1. Pagamento da matrícula referente ao primeiro semestre de 2018.1, no período de 01 a 09 de março de 2018.

(2)

2. Entrega do comprovante de pagamento da matrícula, bem como assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, no mesmo período de pagamento da matrícula. Art.6° - Na matrícula o candidato deverá entregar 02 (duas) fotos 3 x 4 e a cópia autenticada da seguinte documentação:

a) Diploma ou Certificado de conclusão do curso de Graduação; b) Histórico Escolar da graduação;

c) Documento de identidade;

d) Certidão de nascimento ou casamento; e) Título de eleitor;

f) Certificado de reservista ou prova de estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (apenas para o sexo masculino);

g) CPF;

h) Comprovante de residência atual.

i) Atestado De Regularidade Do Maçom (Modelo disponível no site da FAMAM)

§ 1° - Será anulada de pleno direito, a inscrição do candidato que tenha apresentado documentos falsos.

Art. 7° - A matrícula será efetivada mediante:

a) Entrega de todos os documentos relacionados no artigo 6º; b) Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais.

IV – DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

EMENTA: A linguagem e as modalidades de trabalhos acadêmicas. Normas técnicas. Conceitos e fundamentos teóricos em pesquisa científica. O planejamento da pesquisa acadêmica. Estrutura, desenvolvimento e apresentação de Trabalhos acadêmicos.

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MAÇONARIA

EMENTA: A literatura nacional, obras e autores maçônicos. As fontes de pesquisas para literatura maçônica. Linguagem e as modalidades de trabalhos maçônicos. Aplicação das normas técnicas nos trabalhos maçônicos. Estrutura, desenvolvimento e apresentação de Trabalhos acadêmicos maçônicos.

DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL

EMENTA: Fundamentos filosóficos: a filosofia como forma de conhecimento; atitude filosófica; a filosofia como trabalho intelectual sistemático; análise e reflexão crítica; a utilidade da filosofia. A concepção de valor; noções da distinção entre ética e moral. A reflexão filosófica contemporânea acerca da sociedade. O mundo atual e a problemática de ordem ética.

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MAÇONARIA: DAS ORIGENS CORPORATIVAS À MAÇONARIA MODERNA

EMENTA: Inserção no processo de conhecimento da Gênese da Maçonaria. Aspectos Gerais e abrangência – retratados desde os primórdios da Ordem à Ordem estabelecida a partir de 1717. DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

EMENTA: Concepção de educação no mundo contemporâneo. Fundamentos legais que regem o ensino superior na atualidade. Os saberes necessários ao ensino superior. Reflexões críticas sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos, éticos que regem o ensino superior. Planejamentos educacionais como instrumento essencial do trabalho pedagógico. A didática como base para ação docente e avaliação em ambientes universitários. DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MAÇONARIA NO BRASIL: ORIGENS, CONSOLIDAÇÃO E EVOLUÇÃO AO MOMENTO ATUAL

EMENTA: Reconhecer e identificar a participação da Maçonaria e dos Maçons no processo evolutivo da História do Brasil. Abrangência factual: 1717/Atual.

(3)

EMENTA: Demonstrar os ritos maçônicos existentes e praticados no Brasil e aqueles praticados exclusivamente pela Grande Loja do Estado da Bahia.

DISCIPLINA: SIMBOLOGIA MAÇÔNICA

EMENTA: Conceituação e simbolização. Aspectos históricos do simbolismo Maçônico. Principais símbolos Maçônicos.

DISCIPLINA: FILOSOFIA E DOUTRINA MAÇÔNICA

EMENTA: Demonstrar que além do ideal clássico de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, existem outros fundamentos históricos, políticos, sociais e culturais que justificam a filosofia maçônica.

DISCIPLINA: SEMINÁRIO I

EMENTA: Fomentar a compreensão de temas relevantes pertinentes ao mundo maçônico, contextualizados no âmbito social, político, cultural e econômico, a partir da realidade brasileira, enfatizando os direitos fundamentais do cidadão. Oportunizar uma comunicação autêntica respaldada na leitura e compreensão de textos de referência no seu valor de conhecimento específico, visando ao desenvolvimento pessoal. Aprimorar a habilidade de leitura crítica e do nível de assimilação das idéias visando à apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC).

DISCIPLINA: POLÍTICA E MAÇONARIA

EMENTA: O que é política? A ação política da Maçonaria no Brasil. A discussão política nas sessões maçônicas. O papel do maçom na política nacional. Maçons que inscreveram seus nomes na política brasileira.

DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES MAÇÔNICAS E PARA-MAÇÔNICAS

EMENTA: Lojas simbólicas e graus superiores na Maçonaria. As entidades Para-Maçônicas existentes no Brasil. A integração da Maçonaria com outras entidades sociais.

DISCIPLINA: CENÁRIOS PARA A MAÇONARIA NO SÉCULO XXI/PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

EMENTA: Resgate do lema original da Maçonaria: Amor Fraternal, Amparo e Verdade. O estudo maçônico e seus métodos no século XXI. A pesquisa Maçônica no século atual e perspectivas. A importância do planejamento estratégico na gestão Maçônica.

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À MAÇONARIA.

EMENTA: A disseminação de conhecimentos específicos de Tecnologias da Informação voltada para a integração de Lojas, Maçons e Obediências. As redes sociais e a aplicabilidade no meio maçônico. Interação virtual na maçonaria.

DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO MAÇÔNICA

EMENTA: Conhecer, analisar e aplicar o Direito e a Legislação maçônica. Regularidade e reconhecimentos maçônicos.

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS DE MAÇONARIA

EMENTA: Abordagens de temas específicos que não puderam ser contemplados nas disciplinas do curso. Mulheres e maçonaria; Ética maçônica; História da maçonaria na Bahia; dentre outros. DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – NORMATIZAÇÃO

EMENTA: Estrutura, organização e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A aplicação das normas da ABNT no TCC, com base na metodologia científica.

DISCIPLINA: SEMINÁRIO II – DEFESA DO TCC

EMENTA: Demonstrar a capacidade de articular diferentes formas do saber em um exercício de reflexão, demonstrando, por meio de escrita clara, com articulação de objetivos, desenvolvimento metodológico e argumentação adequada, capacidade de análise e síntese. Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Esclarecimentos das regras de avaliação. Comissões avaliadoras.

(4)

MÓDULO

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: DISCIPLINAS

C.H.

01

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica

20H

02

Metodologia da Pesquisa aplicada à Maçonaria

20H

03

Filosofia Geral

20H

04

História da Maçonaria: Das Origens Corporativas à Maçonaria Moderna

20H

05

Metodologia do Ensino Superior

20H

06

História da Maçonaria no Brasil: Origens, Consolidação e Evolução ao Momento Atual

20H

07

Ritos, Rituais e Ritualísticas Maçônicas

20H

08

Simbologia Maçônica

20H

09

Filosofia e Doutrina Maçônica

20H

10

SEMINÁRIO I (Apresentação do projeto de monografia)

20H

11

Política e Maçonaria

20H

12

Instituições Maçônicas e Para-maçônicas

20H

13

Cenários para a Maçonaria no Século XXI / Planejamento Estratégico Maçônico

20H

14

Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Maçonaria

20H

15

Direito e Legislação Maçônica

20H

16

Tópicos Especiais de Maçonaria

20H

17

Trabalho de Conclusão de Curso - Normatização

20H

18

SEMINÁRIO II (Defesa do TCC)

40H

TOTAL DO CURSO

380H

V – DAS VAGAS

Serão oferecidas 50 vagas para o primeiro semestre de 2018 e o início das aulas será em 10/03/2018. O período de inscrição será de 02 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018.

VI - INICIO DAS AULAS E FORMAÇÃO DE TURMA

Art. 8° - O início das aulas do primeiro semestre de 2018 ocorrerá no dia 10 de março de 2018, conforme preenchimento das vagas e formação de turma.

(5)

Governador Mangabeira/Bahia, 02 de janeiro de 2018.

Josemare Pereira dos Santos Pinheiro Diretora Acadêmica

Referências

Documentos relacionados

5º Os cursos de formação de oficiais de carreira do Quadro de Médico do Serviço de Saúde com equivalência aos cursos de pós-graduação lato sensu, de especialização em área

1177 "Nossa Senhora de Calvário" escultura em madeira policromada séc... 1295 Isqueiro DUPONT metal plaqueado a

 Todos os dados acerca de mortalidade infantil, materna, fetal ou população geral que possuem Declaração de Óbito-(DO) encontram-se inseridos no Sistema de Informação

A análise de espessura coroideia média por sectores demonstrou espessuras crescentes desde do sector nasal, inferior, central, temporal até ao sector superior.. Os

O objetivo geral deste trabalho é analisar a ética que está presente no curso de formação dos pedagogos, para que assim se possa compreender que tipo de

e composta pelo conjunto de trajet´ orias T, o conjunto de regi˜ oes R, a distˆ ancia m´ axima para a vizinhan¸ ca de um ponto maxDist, o n´ umero m´ınimo de vizinhos para existir

II- fixar as normas básicas e os parâmetros para a avaliação dos cursos de graduação e dos cursos e programas de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, conduzidos

Tabela 1 - Taxas de clivagem, mórula, blastocisto e blastocisto eclodido (Média ± EPM) de oócitos de vacas Nelore (N) e mestiças com fenótipo predominante de HPB (mHPB),