I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

Texto

(1)

EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO

PÓS –GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1

Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria

A Faculdade Maria Milza – FAMAM torna público o Edital do Processo de Inscrição para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria.

I – DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS Art. 1° - Curso, duração, periodicidade e investimento.

Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria Duração do curso: 18 meses

Periodicidade: Quinzenais aos sábados Investimento: 18 parcelas de R$ 200,00

II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 2° - O processo de inscrição aceitará candidatos habilitados para o ensino de pós-graduação (lato sensu), para cursarem a partir do primeiro semestre de 2018, e estará aberto para aqueles que já tenham concluído a graduação e ser Maçom Regular do Brasil

Art. 3° - A inscrição para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria estará aberta no período de 02 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018, via Internet pelo site www.famam.com.br

As informações para inscrições e sua realização poderão ser obtidas e realizadas no site: www.famam.edu.br; ou diretamente na Secretaria Acadêmica da Faculdade Maria Milza, localizada na BR 101, Km 215. Estrada Cruz das Almas – Governador Mangabeira. Governador Mangabeira-Ba. CEP: 44.350.000

Art. 4° - Para inscrição via Internet (on-line), o candidato deverá acessar a Home Page http:// www.famam.com.br e preencher a ficha de inscrição.

§ 1° - Não será cobrado taxa de inscrição ao candidato.

§ 2° - Toda Inscrição terá caráter condicional e será cancelada se for constatada qualquer irregularidade nas informações contidas na Ficha de Inscrição, não corrigida nos prazos previstos. Se o candidato fizer mais de uma inscrição, será considerada válida apenas a primeira, sendo as demais canceladas.

III - DA MATRÍCULA

Art. 5° - A matrícula dos inscritos será realizada na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação - FAMAM, situada na BR 101, Km 215, Zona Rural, na cidade de Governador Mangabeira - BA. As matrículas serão realizadas no período de 01 a 09 de março de 2018. Além da cópia dos documentos pessoais e do diploma de graduação é necessário apresentar o Atestado de Regularidade Maçônica (conforme modelo em www.famam.com.br). A documentação poderá ser enviada por correio, no período da matrícula, para o endereço citado no item anterior.

Para efetivação da matrícula será necessário:

1. Pagamento da matrícula referente ao primeiro semestre de 2018.1, no período de 01 a 09 de março de 2018.

(2)

2. Entrega do comprovante de pagamento da matrícula, bem como assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, no mesmo período de pagamento da matrícula. Art.6° - Na matrícula o candidato deverá entregar 02 (duas) fotos 3 x 4 e a cópia autenticada da seguinte documentação:

a) Diploma ou Certificado de conclusão do curso de Graduação; b) Histórico Escolar da graduação;

c) Documento de identidade;

d) Certidão de nascimento ou casamento; e) Título de eleitor;

f) Certificado de reservista ou prova de estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (apenas para o sexo masculino);

g) CPF;

h) Comprovante de residência atual.

i) Atestado De Regularidade Do Maçom (Modelo disponível no site da FAMAM)

§ 1° - Será anulada de pleno direito, a inscrição do candidato que tenha apresentado documentos falsos.

Art. 7° - A matrícula será efetivada mediante:

a) Entrega de todos os documentos relacionados no artigo 6º; b) Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais.

IV – DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

EMENTA: A linguagem e as modalidades de trabalhos acadêmicas. Normas técnicas. Conceitos e fundamentos teóricos em pesquisa científica. O planejamento da pesquisa acadêmica. Estrutura, desenvolvimento e apresentação de Trabalhos acadêmicos.

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MAÇONARIA

EMENTA: A literatura nacional, obras e autores maçônicos. As fontes de pesquisas para literatura maçônica. Linguagem e as modalidades de trabalhos maçônicos. Aplicação das normas técnicas nos trabalhos maçônicos. Estrutura, desenvolvimento e apresentação de Trabalhos acadêmicos maçônicos.

DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL

EMENTA: Fundamentos filosóficos: a filosofia como forma de conhecimento; atitude filosófica; a filosofia como trabalho intelectual sistemático; análise e reflexão crítica; a utilidade da filosofia. A concepção de valor; noções da distinção entre ética e moral. A reflexão filosófica contemporânea acerca da sociedade. O mundo atual e a problemática de ordem ética.

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MAÇONARIA: DAS ORIGENS CORPORATIVAS À MAÇONARIA MODERNA

EMENTA: Inserção no processo de conhecimento da Gênese da Maçonaria. Aspectos Gerais e abrangência – retratados desde os primórdios da Ordem à Ordem estabelecida a partir de 1717. DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

EMENTA: Concepção de educação no mundo contemporâneo. Fundamentos legais que regem o ensino superior na atualidade. Os saberes necessários ao ensino superior. Reflexões críticas sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos, éticos que regem o ensino superior. Planejamentos educacionais como instrumento essencial do trabalho pedagógico. A didática como base para ação docente e avaliação em ambientes universitários. DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MAÇONARIA NO BRASIL: ORIGENS, CONSOLIDAÇÃO E EVOLUÇÃO AO MOMENTO ATUAL

EMENTA: Reconhecer e identificar a participação da Maçonaria e dos Maçons no processo evolutivo da História do Brasil. Abrangência factual: 1717/Atual.

(3)

EMENTA: Demonstrar os ritos maçônicos existentes e praticados no Brasil e aqueles praticados exclusivamente pela Grande Loja do Estado da Bahia.

DISCIPLINA: SIMBOLOGIA MAÇÔNICA

EMENTA: Conceituação e simbolização. Aspectos históricos do simbolismo Maçônico. Principais símbolos Maçônicos.

DISCIPLINA: FILOSOFIA E DOUTRINA MAÇÔNICA

EMENTA: Demonstrar que além do ideal clássico de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, existem outros fundamentos históricos, políticos, sociais e culturais que justificam a filosofia maçônica.

DISCIPLINA: SEMINÁRIO I

EMENTA: Fomentar a compreensão de temas relevantes pertinentes ao mundo maçônico, contextualizados no âmbito social, político, cultural e econômico, a partir da realidade brasileira, enfatizando os direitos fundamentais do cidadão. Oportunizar uma comunicação autêntica respaldada na leitura e compreensão de textos de referência no seu valor de conhecimento específico, visando ao desenvolvimento pessoal. Aprimorar a habilidade de leitura crítica e do nível de assimilação das idéias visando à apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC).

DISCIPLINA: POLÍTICA E MAÇONARIA

EMENTA: O que é política? A ação política da Maçonaria no Brasil. A discussão política nas sessões maçônicas. O papel do maçom na política nacional. Maçons que inscreveram seus nomes na política brasileira.

DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES MAÇÔNICAS E PARA-MAÇÔNICAS

EMENTA: Lojas simbólicas e graus superiores na Maçonaria. As entidades Para-Maçônicas existentes no Brasil. A integração da Maçonaria com outras entidades sociais.

DISCIPLINA: CENÁRIOS PARA A MAÇONARIA NO SÉCULO XXI/PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

EMENTA: Resgate do lema original da Maçonaria: Amor Fraternal, Amparo e Verdade. O estudo maçônico e seus métodos no século XXI. A pesquisa Maçônica no século atual e perspectivas. A importância do planejamento estratégico na gestão Maçônica.

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À MAÇONARIA.

EMENTA: A disseminação de conhecimentos específicos de Tecnologias da Informação voltada para a integração de Lojas, Maçons e Obediências. As redes sociais e a aplicabilidade no meio maçônico. Interação virtual na maçonaria.

DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO MAÇÔNICA

EMENTA: Conhecer, analisar e aplicar o Direito e a Legislação maçônica. Regularidade e reconhecimentos maçônicos.

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS DE MAÇONARIA

EMENTA: Abordagens de temas específicos que não puderam ser contemplados nas disciplinas do curso. Mulheres e maçonaria; Ética maçônica; História da maçonaria na Bahia; dentre outros. DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – NORMATIZAÇÃO

EMENTA: Estrutura, organização e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A aplicação das normas da ABNT no TCC, com base na metodologia científica.

DISCIPLINA: SEMINÁRIO II – DEFESA DO TCC

EMENTA: Demonstrar a capacidade de articular diferentes formas do saber em um exercício de reflexão, demonstrando, por meio de escrita clara, com articulação de objetivos, desenvolvimento metodológico e argumentação adequada, capacidade de análise e síntese. Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Esclarecimentos das regras de avaliação. Comissões avaliadoras.

(4)

MÓDULO

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: DISCIPLINAS

C.H.

01

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica

20H

02

Metodologia da Pesquisa aplicada à Maçonaria

20H

03

Filosofia Geral

20H

04

História da Maçonaria: Das Origens Corporativas à Maçonaria Moderna

20H

05

Metodologia do Ensino Superior

20H

06

História da Maçonaria no Brasil: Origens, Consolidação e Evolução ao Momento Atual

20H

07

Ritos, Rituais e Ritualísticas Maçônicas

20H

08

Simbologia Maçônica

20H

09

Filosofia e Doutrina Maçônica

20H

10

SEMINÁRIO I (Apresentação do projeto de monografia)

20H

11

Política e Maçonaria

20H

12

Instituições Maçônicas e Para-maçônicas

20H

13

Cenários para a Maçonaria no Século XXI / Planejamento Estratégico Maçônico

20H

14

Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Maçonaria

20H

15

Direito e Legislação Maçônica

20H

16

Tópicos Especiais de Maçonaria

20H

17

Trabalho de Conclusão de Curso - Normatização

20H

18

SEMINÁRIO II (Defesa do TCC)

40H

TOTAL DO CURSO

380H

V – DAS VAGAS

Serão oferecidas 50 vagas para o primeiro semestre de 2018 e o início das aulas será em 10/03/2018. O período de inscrição será de 02 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018.

VI - INICIO DAS AULAS E FORMAÇÃO DE TURMA

Art. 8° - O início das aulas do primeiro semestre de 2018 ocorrerá no dia 10 de março de 2018, conforme preenchimento das vagas e formação de turma.

(5)

Governador Mangabeira/Bahia, 02 de janeiro de 2018.

Josemare Pereira dos Santos Pinheiro Diretora Acadêmica

Imagem

Referências

  1. www.famam.com.br
temas relacionados :