• Nenhum resultado encontrado

Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial GUILHERME K. POGAN HELENA F. DITTERT. Gerador Eólico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial GUILHERME K. POGAN HELENA F. DITTERT. Gerador Eólico"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Curso Tecnólogo em Mecatrônica Industrial 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUILHERME K. POGAN 

HELENA F. DITTERT 

 

 

 

 

 

Gerador Eólico 

 

 

 

 

 

 

 

Joinville­SC  Junho de 2016 

(2)

 

1 Introdução   

Este projeto tem por objetivo simular o funcionamento de um gerador eólico.        Por meio de uma programação em Labview, é possível fazer o controle do        posicionamento angular de um motor DC para adquirir a tensão desejada na saída.        Etapas da construção e detalhes do compensamento de erros de medições estão        intrísecos na programação e os detalhes serão apresentados ao longo do        desenvolvimento. 

(3)

2 Funcionamento e Desenvolvimento   

Primeiramente, o protótipo deverá ter alimentação de 5V para funcionamento        dos circuitos integrados e uma ligação em 2,8V para servir de origem para o sinal        dente de serra . 

Ao iniciar o programa do aerogerador, uma tensão de saída ou ângulo deverá        ser escolhida pelo usuário. Tendo um valor como base, o protótipo irá girar sua        estrutura até encontrar o ângulo que proporciona o fluxo de vento necessário para        gerar a tensão desejada ou, no segundo caso, irá ao ângulo escolhido, mostrando        uma tensão final. 

Durante o funcionamento do programa o usuário poderá mudar tanto o valor        da tensão de saída quanto o do ângulo, ao escolher o novo valor, a estrutura irá        girar com sentido horário ou antihorário, dependendo do sinal recebido pelo        comparador do PID. 

 

2.1 Montagem do protótipo   

Primeiramente foram confeccionadas as hélices do aerogerador, a partir de        um cano PVC, como pode ser visto na Figura 01. Cada pá possui 11,5cm de largura        por 3cm de comprimento. O  suporte para as pás tem 1,5cm de raio. 

  Figura 01 ­ Hélices e suporte sem pintura. 

Com o auxílio de fogo foi        possível dobrar um pouco a base        de  cada  pá  para  criar uma    angulação típica que ajuda na          captação do vento, proporcionando        mais torque para o conjunto. 

Para prender as peças foram          usados parafusos pequenos e cola          Araldite para reforçar a estrutura. 

(4)

A estrutura do aerogerador foi feita com um cano de PVC de 32mm de        diâmetro com aproximadamente 23cm de altura. Este é dividido em duas partes,        uma com 8cm e outra com 15cm. Para a proteção do gerador DC foram impressas        duas peças (Figura 02).    Figura 02 ­ Peça impressa para proteção do  gerador DC.  Figura 03 ­ Gerador protegido   

O acoplamento de uma parte a outra do cano foi feita por três peças também        impressas em 3D. A primeira (Figura 04 e Figura 05) fica presa ao motor DC com        redução através de parafusos. Possui uma folga de mais ou menos 2mm entre a        carcaça do motor e a parede interna da peça para que o cano fique preso neste        espaço. 

 

Figura 04 ­ Peça vista por fora.  Figura 05 ­ Peça vista por dentro. 

(5)

A segunda peça (Figura 06 e Figura 07) é fixada ao eixo do motor DC com        redução. Esta possui uma cavidade de 7mm para acoplar um imã esférico de        Neodímio, que será utilizado para mensurar a angulação atual do aerogerador.      Figura 06 ­ Vista inferior.  Figura 07 ­ Vista superior.            Figura 07 ­ Peça de fixação. 

A terceira parte (Figura 07) é presa a segunda        atraves de um encaixe já definido. Essa ultima parte        tem por objetivo a fixação com a parte superior do        corpo do projeto. Possui 32mm de diâmetro para que        fique justa no interior do cano. 

 

Para finalizar a parte mecânica do projeto, foi utilizado tinta branca em spray        para uniformizar a cor do aerogerador e esconder marcas de trabalho que        ocorreram durante o processo de construção do protótipo. Um peça foi impressa       

(6)

(Cubo do rotor) para ser presa na frente do eixo da hélice, esta serve para um maior        aproveitamento do vento e melhorar a estética.    Figura 08 ­ Hélice com eixo pintados e cubo do rotor      Figura 09 ­ Parte mecânica concluida. 

(7)

2.2 Eletrônica   

A placa eletrônica desenvolvida serve para permitir o giro do motor DC da        base, para o lado indicado pela programação. Para isso, é necessário um circuito        oscilador (Figura 10) para gerar uma onda quadrada e posteriormente transformada        em uma onda dente de serra.  

  Figura 10 ­ Circuito para onda em forma dente de serra 

 

Essa onda em forma dente de serra, comparada (Na Figura 11) com o sinal        digital que vem da placa de aquisição da NI geram um segundo sinal, C1 ou C2, que        enfim será transmitido para um terceiro estágio que fará a rotação do motor. 

  Figura 11 ­ Comparador 

(8)

A terceira parte (Figura 12) tem o objetivo de fazer a rotação e inversão de        giro do motor por meio de uma ponte H. O sinal vem do comparador, C1 fara a        rotação no sentido horário e C2 para o sentido antihorário. 

  Figura 12 ­ Ponte H 

 

Utilizando o software Traxmaker, o desenho das trilhas foi feito (Figura 13) e        logo após impressos em papel fotográfico. Ao término do processo de impressão,        de transferir o desenho para a placa de circuito impresso, da corrosão e da        perfuração da placa, foram soldados todos os componentes (Figura 14). 

 

 

Figura 13 ­ Desenho feito no Traxmaker  Figura 14 ­ Placa pronta   

 

Para adquirir o ângulo percorrido do motor, foi utilizado um circuito integrado        (TLE­5009). Este CI faz a aquisição de um sinal seno e um cosseno de acordo com       

(9)

a rotação da polaridade do imã sobre o mesmo. A partir da leitura do seno e do        cosseno, por função trigonométrica, calculamos a tangente, com esse cálculo é        possível determinar o ângulo como resultado.    Figura 15 ­ Aquisição de onda do CI.    2.3 Programação   

O controle do projeto é todo feito pela plataforma de programação gráfica        Labview. Através da programação foi possível compensar um erro eletrônico que foi        obtido anteriormente. Primeiramente ligamos a placa de circuito impresso à uma        fonte DC com 5V, sem nenhuma conexão com a programação. Foi então criado o        gráfico com um osciloscópio, onde pode ser determinado o offset dos sinais de seno        e cosseno. Com o software, o offset pôde ser removido e as ondas ficaram com        seus picos e vales alternando entre +/­ 2V. Com os valores de seno e cosseno, foi        utilizado um bloco para calcular o valor do ângulo. 

É então adquirido o valor da tensão gerada pelas hélices. Com essa tensão é        possível descobrir a corrente, dividindo a tensão pela resistência já conhecida; e a        potência gerada, multiplicando a tensão pela corrente. Para girar o motor, o        programa faz uma comparação entre a tensão desejada e a tensão gerada através        de um PID, se for verdadeiro é feita a rotação no sentido horário, se for falso,        antihorário. O controle é feito de forma proporcional, ou seja, conforme a diferença        entre as entradas for diminuindo, a saída também diminui seu valor. No caso do       

(10)

ângulo, é feito um PID com os parâmetros de entrada que será o ângulo desejado        pelo ângulo atual.      Figura 16 ­ Área de trabalho do programa.    Figura 17 ­ Programação (Parte 1). 

(11)

  Figura 18 ­ Programação (Parte 2). 

(12)

 

3 Conclusão 

Com o desenvolvimento desse projeto, podemos aplicar todos os        conhecimentos adquiridos nas aulas de metrologia, além de outros conhecimentos        anteriores como programação, eletrônica analógica e digital. Além de ter        proporcionado um maior conhecimento sobre as fontes de energia eólica. 

Para a realização do projeto foi necessário um grande investimento de tempo        e estudo. Sem dedicação o projeto não passaria de apenas uma ideia.   

(13)

Referencias 

http://www.infineon.com/dgdl/Infineon­TLE5009_FDS­DS­v01_01­en.pdf?fileId=db3a 304330f686060131421d8ddd56b0 

 

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Esta solicitação de verbas para a substituição de máquinas e itens para manter ou atualizar o processo produtivo deve ser feita e proposta pela Produção, ainda que

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no