• Nenhum resultado encontrado

Manual Gespos Impostos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Gespos Impostos"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Manual Gespos

Impostos

(2)

ÍNDICE O MANUAL DE IMPOSTOS ... 1 Introdução ... 1 Objectivos ... 1 Condições de Utilização ... 1 IMPOSTOS ... 3 Definições de Impostos ... 3 Regiões de Impostos ... 4

Taxas por Imposto ... 5

Impostos por Entidade ... 6

(3)

www.sage.pt 1

O manual de impostos

Introdução

Face ao novo contexto nacional e internacional em que operam as organizações portuguesas, contexto esse que obriga a uma permanente adaptação e modernização, cada vez mais é necessário apostar na aquisição de novos equipamentos e novas tecnologias, uma vez que a capacidade de resistir e competir reside cada vez mais na potencialidade dos recursos informáticos.

Deste modo, a actualização desses recursos deverá sempre ser pensada tendo em consideração qual o seu contributo para uma maior produtividade, consequência directa da eficácia na implementação e utilização dos mesmos. As aplicações informáticas só terão interesse se estiverem inseridas na estratégia da organização e em pleno funcionamento, contribuindo de forma inequívoca para o seu desenvolvimento.

Objectivos

O presente manual foi elaborado com o objectivo de detalhar a parametrização de impostos Gespos, guiar o utilizador na sua configuração ou esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir.

Na concepção deste manual existiu a preocupação de não o tornar demasiado exaustivo, de modo que a sua leitura seja o mais agradável possível. Toda a estrutura foi elaborada tendo sempre presente a figura do utilizador, por se considerar que é este último aquele que irá retirar o máximo proveito da sua leitura, de modo a que todos os procedimentos possam ser explorados.

Condições de Utilização

Para maior comodidade e para obter melhores resultados na exploração da aplicação, concebemos este manual para ser consultado pelos operadores em geral e pelos administradores do sistema informático.

 Ao longo do manual os exemplos dados têm como base a empresa de demonstração, cujo objectivo é mostrar as funcionalidades do sistema.

Convenções usadas no manual

Texto a verde ou “negrito” – Indica ficheiros, tabelas, opções de menu ou outras secções do manual, cuja leitura deve fazer de forma a completar a informação;

 Texto a verde em itálico – Refere botões, campos ou zonas das tabelas ou dos ecrãs;

 Texto a verde com o símbolo  ou sublinhado – Notas e chamadas de atenção;

(4)
(5)

www.sage.pt 3

Impostos

Este manual aborda a configuração de impostos. Serão mencionadas quais as configurações default e como criar um novo agrupamento de impostos.

Definições de Impostos

Impostos que a aplicação poderá suportar tendo em conta o tipo de actividade. Por default o Gespos apresenta os seguintes impostos configurados:

 IVA: Imposto sobre Valor Acrescentado

 IABA: Imposto Sobre o Álcool e as Bebidas Alcoólicas

 DAF: Direitos de Autor - Taxa Fixa

 DAV: Direitos de Autor - Taxa Variável

 ECO: Ecovalor

 ECOL: Eco-Lub

 REEE: EcoValor Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Código: identificação do imposto

(6)

www.sage.pt 4

Descrição: descrição do imposto

Descrição curta: sigla do imposto

Incidência: tipo de incidência (sobre o total líquido, o valor bruto ou sobre outros impostos)

Ordem para cálculo: ordem pela qual a taxa irá incidir sobre o valor do produto

Casas decimais: número de decimais suportadas

Fórmula de cálculo: fórmula aplicada para cálculo do imposto

Fórmula Incidência: fórmula para cálculo do imposto quando regime de Iva bens usados

Fórmula inversa: fórmula aplicada no cálculo do imposto incluído

Fórmula Inc. (inv): fórmula para cálculo do imposto incluído quando regime de Iva bens usados

Regiões de Impostos

Regiões para aplicação dos impostos.

Consoante a região poderão ser aplicadas taxas diferentes, como por exemplo em Portugal Continental e Regiões Autónomas, daí a importância da distinção entre regiões.

País: país

Código região: sigla identificativa da região de impostos

(7)

www.sage.pt 5

Taxas por Imposto

Definição, por região, das taxas para cada imposto.

Tomando como exemplo Portugal haverá várias taxas de Iva, as quais diferem consoante a região – Continente ou Ilhas (Regiões Autónomas).

País: país

Região: região de impostos

Imposto: sigla do imposto

Código: código da taxa para cada imposto

Taxa: taxa a aplicar

Taxa Expira em: (para uso futuro como forma de validar os impostos em vigor)

Motivo da Isenção: justificação da isenção

Para adicionar uma nova taxa seleccione uma das existentes e clique no botão Alterar. Proceda às devidas alterações e grave.

Se pretender inserir uma taxa proceda às alterações partindo de uma já existente e clique no botão Adicionar que entretanto ficou activo. Grave de seguida.

 Ao criar taxas por imposto deverão ser atribuídos os mesmos códigos nas diferentes regiões para cada Imposto. Por exemplo, a taxa de código 1 para Portugal Continental corresponde a 20%, a nas Regiões Autónomas o código 1 correspondente a 14%.

(8)

www.sage.pt 6 Para eliminar uma taxa seleccione-a da lista e clique no botão Remover.

Impostos por Entidade

Tipos de impostos inerentes a cada entidade.

Poderá haver clientes a quem deverão ser emitidos documentos cujo imposto inclua, por exemplo, Ecovalor e Iva. Deverão então ser criados os vários impostos necessários de forma a serem “imputados” como padrão nos respectivos clientes ou fornecedores.

Número:identificação do imposto

Por default é atribuída uma numeração sequencial.

Descrição: descrição do imposto

Tipo: tipo de imposto (nacional, intracomunitário, outros países, inversão do sujeito passivo)

País: país

Região:região de impostos

Impostos definidos: taxas de impostos existentes

Impostos no grupo: impostos a aplicar

NOTA IMPORTANTE: Ao definir na grelha Impostos no grupo o código zero serão aplicadas todas as taxas desse imposto, dependendo do agrupamento de impostos definido no produto – intermédia, reduzida, etc... Para “forçar” uma determinada taxa terá que ser definida aqui.

(9)

www.sage.pt 7 Analisemos o exemplo dos agrupamentos 1 – IVA e 5 – Intracomunitário...

Ao associar o agrupamento 1 a uma entidade deverão ser aplicadas as diversas taxas de IVA consoante o produto em questão, por outro lado, ao definir que uma entidade é intracomunitária deverá ser sempre aplicada a taxa de IVA código 5, independentemente dos bens comercializados.

Em Diversos – Configurações – Parâmetros devereá ser definido o imposto por entidade default para os clientes e fornecedores.

Ao criar um novo cliente ou fornecedor será sugerido este imposto, no entanto pode sempre alterar.

 No caso de o cliente ou fornecedor estar associado a uma zona intra-comunitária será assumido o imposto IVA código 5 – Intracomunitário independentemente do imposto por entidade definido como default.

(10)

www.sage.pt 8

Agrupamento de Impostos

Definição, por região, dos diversos grupos de impostos a imputar aos produtos – taxa intermédia, taxa reduzida, etc...

(11)

www.sage.pt 9

Código: identificação do agrupamento

 Por default é atribuída uma numeração sequencial.

Descrição: descrição do agrupamento

País: país

Região: região de impostos

Impostos definidos: taxas de impostos existentes

Impostos no grupo: impostos a aplicar no agrupamento

NOTA IMPORTANTE: Aqui deverá ser definido o código relativo à taxa em questão

Referências

Documentos relacionados

A concepção de mundo, radicada no senso comum e que devidamente respeitada e trabalhada crie o sentido de comprometimento com a transformação do mundo onde o sujeito vive e

Ao comparar as bandas “3620 e 3430 cm -1 ” das quatro bentonitas brasileiras policatiônicas (Bofe, Verde, Verde escuro e Verde claro) com as bandas das três bentonitas consideradas

Em caso de quaisquer outras dificuldades acerca da acção de sucção, utilize uma mangueira de sucção GARDENA com stop anti-retorno (veja o ponto 8. “Acessórios disponíveis”)

Você pode rolar a página da web pela tela de arrastar para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.. A barra de zoom será ativada se você tocar a tela

A aplicação em cobertura com as diferentes fontes de N foi realizada durante o estádio V7 da cultura e após as primeiras medições de altura de planta e diâmetro

Entradas do áudio - Duas entradas do programas de áudio que podem ser direcionadas independentemente para cada zona de amplificação através de chaves do tipo “push

Os sensores de faíscas e os bicos extintores são instalados nas paredes dos dutos de forma simples, e não influenciam no transporte do material3. Sensor de

(nota de Kardec)... Aos olhos dos homens que não teriam podido compreender, então, sua natureza espiritual, teve que passar EM APARÊNCIA, essa palavra