• Nenhum resultado encontrado

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO PARANÁ COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME EDITAL Nº. 01/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO PARANÁ COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME EDITAL Nº. 01/2013"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA – FILIAL DO PARANÁ

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA – COREME

EDITAL Nº. 01/2013

CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2013

A Comissão de Residência Médica do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Paraná torna público que, no período de 22/10/2012 a 05/11/2012 estarão abertas às inscrições para exame de seleção para os candidatos aos Programas de Residência Médica em: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurologia, Medicina da Família e Comunidade e Urologia, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC.

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Poderão se inscrever os candidatos formados ou que concluirão o curso de medicina até 2012 por escolas médicas reconhecidas pelo MEC no país.

1.2 O médico estrangeiro e o médico brasileiro com diploma obtido em faculdade estrangeira somente poderá se candidatar após revalidação do diploma por universidade pública conforme Resolução 1.669/2003 do Conselho Federal de Medicina.

1.3 O candidato poderá optar somente por uma especialidade ou área de atuação. 1.4 A opção pela área feita pelo candidato no momento da inscrição é irretratável.

1.5 A inscrição e aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato no Programa de Residência Médica pretendido. Tal efetivação estará condicionada a apresentação do registro no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) no prazo previsto e outros documentos relacionados no item 9 MATRÍCULA.

(2)

2 PROGRAMAS, VAGAS E PRÉ-REQUISITOS. 2.1 PROGRAMAS PROGRAMA VAGAS CREDENCIADAS VAGAS OFERECIDAS DURAÇÃO DO PRM PRÉ-REQUISITO

Cirurgia Geral 05 03 02 anos Graduação em Medicina

Clínica Médica* 02 02 02 anos Graduação em Medicina

Medicina da Família 02 02 02 anos Graduação em Medicina Neurologia 01 01 03 anos Graduação em Medicina

Urologia 02 01 02 anos 2 anos de Cirurgia Geral

* O candidato cursará 1º ano em Clínica Médica, mesmo no caso de já ter realizado outra(s) residência(s) médica(s).

3 INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 22/10/2012 à 05/11/2012.

O candidato preencherá a ficha de inscrição no site do HCV. www.cruzvermelhapr.com.br, no link da COREME , e pagar a taxa de inscrição , através de depósito bancário

3.2 O Valor da taxa de inscrição será de R$ 350,00 (Trezentos e Cinqüenta reais).

3.2.1 A taxa de inscrição deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, através de Depósito Bancário:

3.2.2 Favorecido: Hospital da Cruz Vermelha Agência: 3404-5 Conta Corrente 25941-1.

3.2.3 A inscrição somente será efetivada quando se der a compensação bancária. O candidato deve enviar um e-mail com a cópia do comprovante de depósito para o seguinte endereço:

coremehcv@cruzvermelhapr.com.br .

3.3 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

a) Curriculum Vitae, incluindo Histórico Escolar do Curso Médico, acompanhado de cópia de todos os certificados. Este será exigido a entrega aos candidatos aprovados para a segunda fase, devendo ser entregues no período de 26 a 27 de Novembro de 2012 na secretaria da COREME.

Informamos a todos os candidatos que os documentos ficarão disponíveis por um período de 15 dias após o término do concurso.

Após este período os documentos serão descartados.

(3)

4 SELEÇÃO

4.1 O processo seletivo será divido em 3 (três) fases:

4.1.1 Exame escrito: simultâneo para todos os candidatos, com peso 5,0 (cinco).

4.1.2 Exame prático: realizado em ambientes sucessivos e igualmente aplicado aos candidatos até a colocação de número que corresponda a 6 (seis) vezes o número de vagas disponíveis no programa correspondente em ordem de classificação, com peso 4,0 (quatro).

4.1.3 Argüição do “curriculum vitae”: aplicado aos candidatos que realizaram as duas primeiras fases do processo seletivo, com peso 1,0 (um).

5 SELEÇÃO UROLOGIA

5.1 O processo seletivo será divido em 2 (duas) fases:

5.1.1 Exame escrito: simultâneo para todos os candidatos, com peso 9,0 (nove).

5.1.2 Argüição do “curriculum vitae”: aplicado aos candidatos até a colocação de número que corresponda a 2 (duas) vezes o número de vagas, em ordem de classificação, com peso 1,0 (um).

6 DETALHAMENTO, HORÁRIO E LOCAL DAS PROVAS QUE COMPÕEM AS FASES 6.1 O exame escrito - será realizado no dia 21 de Novembro de 2012, das 18h00 às 21h30min. (duração 3 horas e 30 minutos), no Campus da Universidade Positivo, situado à Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba - Paraná. Os candidatos deverão apresentar o canhoto de inscrição com documento de identidade e caneta preta ou azul, sendo dispensável portar instrumentais médicos. O ensalamento estará disponível na Secretaria da COREME-HCV e no site do HCV, a partir do dia 16 de Novembro de 2012 ou no site do Hospital da Cruz Vermelha e no dia do concurso no campus da Universidade, no prédio da Reitoria. A primeira fase será constituída de prova geral, sendo composta por 100 (cem) questões do tipo múltipla escolha, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma será a correta. A prova será subdividida em 20 (vinte) questões de Clínica Médica, 20 (vinte) questões de Cirurgia Geral, 20 (vinte) questões de Ginecologia e Obstetrícia, 20 (vinte) questões de Pediatria e 20 (vinte) questões de Medicina da Familia e Comunidade.

6.2 O exame prático - será realizado no dia 29 de Novembro de 2012, das 08h00 horas ás 17h30 min, no Laboratório de Habilidades Clínicas da Universidade Positivo, situado à Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba, Paraná. O exame prático será realizado em estações-ambientes montadas no Laboratório de Habilidades Clínicas da Universidade Positivo e igualmente aplicado aos candidatos até a colocação de número que corresponda a 6 (seis) vezes o número de vagas disponíveis no programa correspondente em ordem de classificação. As ditas estações-ambientes poderão constar de questões relativas a procedimentos clínico-cirúrgicos, bem como argüição clínica oral, tendo todas o mesmo peso.

6.2.1 Os candidatos portadores de necessidades especiais e as gestantes poderão exercer direito de preferência na chamada para a realização da prova mediante solicitação verbal ao Coordenador da Prova.

(4)

6.2.2 Não será admitido o ingresso de nenhum candidato na sala de espera, seja por qual motivo for, após a conclusão da prova.

6.2.3 À medida que os candidatos concluírem a prova poderão deixar o Laboratório de Habilidades Clínicas, sendo vedada a comunicação (pessoal, por telefone ou qualquer outro processo) com aqueles que ainda não foram submetidos ao exame.

6.2.4 Se for constatada a comunicação vedada nos itens anteriores (5.2.2 e 5.2.3), ambos os candidatos serão eliminados do processo seletivo.

6.2.5 Os candidatos deverão comparecer convenientemente trajados. É necessário o uso jalecos. 6.2.6 Os candidatos deverão apresentar-se somente com documento de identidade e caneta, sendo dispensável portar instrumentais médicos.

6.2.7 Será permitido ao candidato desistir de toda ou parte da prova, sendo, portanto, desclassificado.

6.2.8 A “argüição do “curriculum vitae” – será realizado no dia 29 de Novembro de 2012, a partir das 18h00, no terceiro andar do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Paraná, situado à Av. Vicente Machado, nº. 1310, Bairro Batel, Curitiba - PR, CEP: 80.420-011. A análise e “argüição do curriculum vitae” somente acontecerá para aqueles candidatos que concluírem as duas primeiras etapas do processo seletivo e classificados até a posição de número que corresponda a 6 (seis) vezes o número de vagas disponíveis no programa correspondente em ordem de classificação. No momento da “argüição” os candidatos deverão apresentar todos Certificados originais ou autenticados. A arguição do Curriculum será composta de duas fases: A entrevista com perguntas pré-definidas e igualmente aplicadas a todos os candidatos com peso (0,5) e a avaliação do curriculum (0,5). Os itens a serem avaliados no curriculum estão dispostos no anexo I deste edital.

6.3 Divulgação do Gabarito da Prova Teórica: Será disponibilizado no site do HCV na manhã do dia 22 de Novembro de 2012 a partir das 10h00 , o gabarito da prova teórica. Os classificados na prova Teórica terão os nomes divulgados com suas respectivas notas a partir do dia 26 de Novembro de 2012.

7 NORMAS GERAIS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 No dia da realização das provas, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e de documento de identidade original.

7.2 Serão considerados documento de identidade: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública; pelos Institutos de Identificação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte, certificado de reservista; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto, aprovado pelo artigo 159 da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).

7.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de exibir, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

(5)

7.4 Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo, sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, nem cópia de identidade, ainda que autenticadas.

7.5 No dia da realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio, walkman, ipod, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ipad, ebookreader, etc.). Eventuais equipamentos da espécie portados pelos candidatos serão recolhidos pela Coordenação e devolvidos no final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando tentativa de fraude.

7.6 A Coordenação não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas.

7.7 Não será permitido, durante a realização da prova, o uso de boné, gorro, chapéu, chinelos, bermuda etc.

8 CLASSIFICAÇÃO FINAL

8.1 A nota final será composta pelo somatório simples das notas de todas as três etapas.

8.1.1 Os critérios de desempate, na nota final serão os seguintes: a – maior nota no exame teórico;

b – maior nota no exame prático;

c – maior nota na argüição do curriculum vitae; d – maior idade.

8.1.2 A lista dos aprovados será divulgada no dia 30 de Novembro de 2012, a partir das 09h00, na secretaria da COREME-HCV, situada à Avenida Vicente Machado, nº. 1310, 1º andar – Administração, bairro Batel, Curitiba-PR e no site do HCV. Os candidatos deverão comparecer pessoalmente ou por representante legal.

9 MATRÍCULA

9.1 Todos os candidatos convocados para preencher o número de vagas ofertadas deverão efetuar sua matrícula mediante preenchimento de Contrato e Formulários próprios, fornecidos pela COREME-HCV, no período de 07 a 11 de janeiro de 2013, das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 na secretaria da COREME-HCV, situada à Avenida Vicente Machado, nº. 1310, 1º Andar - Administração, bairro Batel, Curitiba-PR. O candidato que não comparecer para efetuar sua matrícula será considerado desistente e será convocado o próximo candidato.

9.2 O candidato aprovado só poderá matricular-se na especialidade para qual foi aprovado. 9.3 Por ocasião da matrícula, o candidato deverá apresentar à COREME-HCV os documentos originais relacionados abaixo:

a) Diploma;

b) Carteira do Conselho Regional de Medicina ou Comprovante de inscrição no Conselho; c) Documento de Identidade;

(6)

e) Número do INSS/PIS;

f) Comprovante de Endereço (água, luz, telefone); g) Currículo resumido;

h) Comprovante de realização dos Programas exigidos como pré-requisito.

9.4 Em caso de vagas não preenchidas, os candidatos excedentes serão convocados através de telefonema. O não comparecimento no período máximo de 2 (dois) dias úteis, implicará em perda da vaga.

10 INÍCIO DOS PROGRAMAS

10.1 Os programas terão início no dia 01 de Março de 2013.

11 REGULAMENTO DA RESIDÊNCIA MÉDICA E MANUAL DO CANDIDATO: 11.1 Encontra-se à disposição do candidato na Secretaria da COREME o Regulamento da

Residência Médica do Hospital da Cruz Vermelha – Filial do Paraná, assim como o Manual do Candidato.

12 INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

12.1 O prazo para interposição de Recurso referente às questões da prova teórica será do dia 22 de novembro de 2012 – 08h30 ás 18H00 até o dia 23 de novembro de 2012 das 08h30 até as 12h00 na Secretaria da COREME do HCV.

13 CASOS OMISSOS

a. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Estadual de Residência Médica.

ANEXO I

1. OBJETIVOS

Interpretação mais adequada do perfil do candidato 1. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

2.1. Internato, cursos, estágios e residência médica ( valor máximo = 2,5 ) 2.1.1. Nota global do internato (até 1,0)

2.1.2. Estágios com menos de 120 horas (até 0,3 cada) 2.1.3. Estágios com mais de 120 horas (até 0,5 cada)

2.1.4. Participação em cursos ATLS, ACLS, PALS, PHTLS ou cursos semelhantes de suporte de vida administrados por instituições reconhecidas internacionalmente (0,3/curso; máximo 0,6)

2.1.5. Residência Médica com duração de 2 anos, concluída e com certificado (até 0,75) 2.2. Atividades científicas ( valor máximo = 5,0 )

(7)

- Eventos científicos internacionais (0,2) - Eventos científicos nacionais (0,1)

- Eventos científicos locais (0,05)

2.2.2. Publicação de artigos (valor até 2,5) - Periódicos científicos internacionais (0,5)

- Periódicos científicos nacionais (0,4) - Periódicos científicos locais (0,2) 2.2.3. Participação em eventos científicos - Eventos científicos internacionais (0,03) - Eventos científicos nacionais (0,02) - Eventos científicos locais (0,01)

2.2.4. Trabalhos orientados de pesquisa, aprovada por órgão de fomento ( ≥ seismeses) (0,35 /trabalho; máximo 0,7)

2.2.5. Participação em Ligas Acadêmicas….

2.3 Atividades didáticas , conhecimento de língua estrangeira , atividades comunitárias( valor máximo = 1,5 )

2.3.1. Exercício de monitoria (0,25 /semestre; máximo 0,5) 2.3.2. Conhecimento de língua estrangeira (valor até 0,5)

2.3.3. Participação de Atividades Comunitárias (Projeto Rondon, Campanhas de Saúde) (valor até 0,5) - Teste de Suficiência/Proficiência em idioma estrangeiro, com certificado de aprovação em IES brasileira/MEC ou em exame de reconhecimento internacional (0,5)

- Estudo de idioma estrangeiro com certificado de conclusão da instituição regular de ensino no Brasil ou

exterior (0,5)

2.3.3. Participação de Atividades Comunitárias (Projeto Rondon, Campanhas de Saúde) (valor até 0,5) 2.4. Concursos e atividades profissionais na área médica, após formatura ou conclusão de outro curso superior ( valor máximo = 1,0 )

2.4.1. Aprovação em concurso com nota mínima 7,0 (0,1) 2.4.2. Exercício profissional por no mínimo 6 meses (0,3) 2.4.3. Conclusão de Outro Curso Superior (0,3)

Curitiba, 18 de Setembro de 2012. ______________________________________________ James Skinovsky Coordenador da COREME - HCV

Referências

Documentos relacionados

Para a matrícula final no respectivo PRM, após todas as fases do processo de seleção, o candidato classificado ou seu representante legal 1 deverá comparecer com a cópia simples dos

A COREME – Comissão de Residência Médica do Hospital Santa Casa de Curitiba, vem através do presente, por sua Coordenador Dr.. 01/2021, do Concurso de Seleção para

4.9 RECURSOS PARA A ARGUIÇÃO CURRICULAR: Após a divulgação da arguição curricular, será concedido o prazo de 24 horas para a apresentação de recursos, que

10.1 Caberá recurso para a Banca Examinadora do Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica do HUUFMA, exercício 2011, devidamente fundamentado, com

10.1 Caberá recurso para a Banca Examinadora do Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica do HUUFMA, exercício 2008, devidamente fundamentado, com indicação

A Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COREME/HUUFMA), em sessão realizada no dia 05 de setembro de

5.2 O candidato brasileiro formado em Faculdade de Medicina Estrangeira, no caso de ser selecionado, deverá apresentar comprovação de revalidação do seu Diploma de

8.2 Os candidatos egressos dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC), a partir de 2015, que desejem utilizar a pontuação