• Nenhum resultado encontrado

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 9

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 9"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE)

Relatório da Reunião n.º 9

Dia: 9 de maio de 2016 Hora: 10h00 às 12h00

Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes: (ver lista em anexo)

Resumo da Reunião:

 A reunião do grupo de trabalho (GT) iniciou-se com a intervenção do Prof. Jorge Esteves (ERSE) que agradeceu a presença de todos os participantes. Seguidamente, referiu que a reunião tinha em vista analisar os seguintes temas:

o Apresentação do conceito do "Selo de Qualidade e+" e divulgação do programa da Iniciativa "Selo de Qualidade e+";

o Preparação das apresentações relativas à Iniciativa "Selo de Qualidade

e

+";

o Ponto de situação dos trabalhos em curso no GA - RQS;

o Iniciativa "Divulgação de Boas Práticas de manutenção de PTC".

 A reunião prosseguiu com uma apresentação do Prof. Jorge Esteves, tendo como objetivo partilhar com o GT-QEE a evolução do conceito "Selo de Qualidade e+" resultante das reuniões do GT dedicado a este tema (GT-Etiqueta QS+). Durante a apresentação foi explicado que o conceito "Selo de Qualidade e+" é uma ferramenta de promoção e de competitividade dos parques empresariais/industriais aderentes e que pretende valorizar as medidas de melhoria da qualidade de serviço concretizadas pelos gestores de parques. Em seguida foi apresentada a metodologia de atribuição do selo, sendo baseada na informação recolhida nas monitorizações de continuidade de serviço (interrupções longas: número e duração de interrupções; interrupções breves: MAIFI) e de qualidade de energia elétrica (eventos de tensão: número de cavas de tensão e sobretensões rápidas). Finalmente, foram identificados os casos pilotos para testar o referido conceito.

(2)

Após esta apresentação, foi divulgado o programa provisório da Iniciativa "Selo de

Qualidade e+" que se realizará no dia 24 de maio de 2016. O programa é composto

por duas sessões, sendo a primeira dedicada ao balanço das atividades do GA do RQS e da Campanha “QS cabe a todos” e a segunda sessão focalizada no lançamento do conceito “Selo de Qualidade e+”.

No final da apresentação, o Eng.º José Ferreira Pinto (EDP Distribuição) interveio para referir que embora o conceito “Selo de Qualidade e+” esteja bem consolidado, a explicação deste conceito não é fácil de transmitir. Relativamente à metodologia proposta de atribuição do selo, referiu ter dúvidas quanto à implementação da metodologia proposta, argumentando que esta implementação pode não ser sustentável. Nesse sentido, salientou que a EDP Distribuição está a trabalhar para propor melhorias à metodologia apresentada pela ERSE.

Em seguida, o Eng.º Jorge Mendonça e Costa (APIGEE) perguntou se o conceito que está a ser desenvolvido é inédito ou se já existe noutros países. O Prof. Jorge Esteves respondeu referindo que a generalidade das experiências que há sobre este conceito correu mal noutros países. Nesse sentido, salientou que a abordagem que se pretende é no sentido de atestar a qualidade de serviço, não havendo custos elevados para os clientes industriais.

No seguimento da intervenção anterior, o Eng.º António Mesquita de Sousa (CUF) referiu que embora o conceito pareça ser interessante, há muitas empresas que não têm um gestor de parque empresaria/industrial.

Por seu lado, o Eng.º Filipe Pinto (DGEG) afirmou há que considerar a implementação do conceito “Selo de Qualidade e+” com prudência, acrescentando ainda que este trabalho merece um acompanhamento rigoroso suportado pela informação recolhida nas monitorizações de qualidade do serviço nos potenciais casos pilotos para teste do referido conceito.

 Em seguida foi abordado o tema referente à preparação das apresentações relativas à Iniciativa "Selo de Qualidade

e

+" que se realizará no dia 24 de maio de 2016.

Sobre este tema, o Prof. Humberto Jorge (CTE-8 | UC) comprometeu-se a fazer uma apresentação sobre estudos de casos de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão disponibilizados pelos vários operadores de rede.

(3)

Ainda relativamente a este tema, o Prof. Jorge Esteves informou que, tendo em conta as entidades convidadas para intervir publicamente no âmbito da Iniciativa "Selo de Qualidade e+", se irá reunir com o Diretor-Geral da DGEG, o Presidente do IAPMEI e o Presidente do aicep Global Parques para consolidar e contextualizar as suas intervenções relativas ao conceito “Selo Qualidade e+”.

 Na prossecução da reunião, o Prof. Jorge Esteves introduziu o tema seguinte da ordem de trabalhos relativo ao ponto de situação dos trabalhos em curso no seio do GA do RQS. Os trabalhos identificados foram os seguintes:

o Procedimento n.º 9 - Medições da qualidade de energia elétrica na sequencia de reclamações dos clientes;

o Novo Procedimento n.º 14 - Equipamentos de monitorização de QEE a instalar pelos próprios clientes -ponto n.º 9 do Artigo 43.º do RQS;

o Alteração dos valores limite na classificação de IGI (Incidentes de Grande Impacto) na RAA;

o Estudo das zonas de QS

o Template sobre casos de estudo de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão.

O Eng.º José Ferreira Pinto referiu que o Procedimento n.º 9 está concluído, podendo avançar com a consulta pública.

No seguimento da intervenção anterior, o Prof. Jorge Esteves informou que o Procedimento n.º 9 será lançado para consulta pública. No entanto, salientou que vai ser analisado o momento oportuno para publicar o referido Procedimento.

Relativamente ao novo Procedimento n.º 14, o Eng.º José Ferreira Pinto referiu que este procedimento está ainda a ser desenvolvido pela EDP Distribuição em colaboração com outros operadores de rede. Também referiu que após a elaboração do documento, este será enviado para análise da Comissão Técnica Electrotécnica para os Aspetos do Sistema de Fornecimento de Energia Elétrica (CTE-8).

Sobre este assunto, o Eng.º Nuno Melo (EDP Distribuição) e o Eng.º Fernando Bastião (EDP Distribuição) referiram que tiveram uma reunião no dia 22 de abril com os operadores das redes para preparar o referido procedimento.

(4)

O Prof. Jorge Esteves salientou que a proposta do novo Procedimento n.º 14 deverá ser formalizada pela CTE-8 à ERSE. Além disso, referiu que o este procedimento será um assunto a abordar na próxima reunião do GT-QEE.

Um outro tema que foi identificado para abordar na próxima reunião do GT-QEE diz respeito à alteração dos valores limite para a classificação de Incidentes de Grande Impacto na Região Autónoma dos Açores.

Em seguida, foi também identificado que um tema a abordar na próxima reunião seria a apresentação, por parte do Prof. Humberto Jorge, do Prof. Fernando Maciel Barbosa e do Prof. Paulo Gambôa, da proposta de template relativo à compilação dos casos de estudo de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão disponibilizados pelos vários operadores de rede.

 Finalmente foi abordado o tema relativo à divulgação de boas práticas de manutenção de postos de transformação de cliente (PTC). Sobre este tema, o Prof. Jorge Esteves lançou o desafio à DGEG, à DREn da RAA e à DRET da RAM, que participaram na primeira iniciativa da campanha "A Qualidade de Serviço Cabe a Todos", de divulgar o Manual de Boas Práticas para a Manutenção dos Postos de Transformação e o respetivo folheto pelos técnicos responsáveis por estas instalações elétricas. Além disso, ficou acordado que todas a entidades parceiras identificassem as iniciativas que desenvolveram no âmbito da primeira iniciativa da campanha "A Qualidade de Serviço Cabe a Todos", de modo a serem apresentadas no evento relativo ao lançamento da nova iniciativa Selo de Qualidade e+ a decorrer no dia 24 de maio de 2016.

 Por último, ficou agendada a próxima reunião deste grupo de trabalho para o dia 23 de setembro de 2016, às 10:30 horas, nas instalações da ERSE.

(5)

ANEXO

Lista de participantes na reunião de 9 de maio de 2016

ERSE:  Jorge Esteves  Sérgio Faias  Pedro Costa  Susana Dias  Hugo Pousinho

(6)
(7)

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Identificar a direção da escrita na língua portuguesa (escreve-se da esquerda para a direita e de cima para baixo).. Identificar a existência de espaço, separando

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Uma vez que é uma cultura dioica com polinização anemófila é necessária a plantação de plantas masculinas e femi- ninas, de modo a otimizar a polinização das variedades

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

A orientação da prática de Ensino Supervisionada é realizada por um docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, adiante denominado orientador