• Nenhum resultado encontrado

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio."

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Guia de Utilização

2015

(2)

Aviso

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida em qualquer forma e meio, sem autorização prévia expressa da GVDASA Sistemas.

As informações contidas neste documento destinam-se somente para uso em capacitações ministradas pela GVDASA, e não nos responsabilizamos pelo uso dessas informações se aplicadas a outros fins.

(3)

Apresentação

O GVmobile é uma solução para dispositivos móveis que traz agilidade e facilidade da comunicação entre instituições de ensino e a comunidade acadêmica.

Integrado com o ERP GVcollege, o GVmobile conecta toda a comunidade acadêmica, permitindo que alunos e/ou responsáveis acompanhem as informações em tempo real, com a facilidade de receber notificações push de atualização e liberação de notas, alteração de salas e horários, inclusão de ocorrências pedagógicas e avisos diversos.

O GVmobile, é uma ferramenta de apoio ao Portal do Aluno, para a consulta rápida de funcionalidades mais acessadas, como: avaliações atuais e anteriores, horários e salas, pedagógico, canais de contato, financeiro e arquivos.

(4)

Pré-Requisitos

A solução GVmobile requer as seguintes configurações:

Sistema Operacional:

- iOS com versão igual ou superior a 6.1 (iPhone, iPad e iPod Touch); - Android com versão igual ou superior 2.3.3 (diversos modelos); - Windows 8 / Windows Phone 8.

Disponível para Download:

- Apple (App Store); - Google (Google Play); - Windows Store.

(5)

Índice

Módulo Aluno Arquivos... 07 Avaliações... 08 Configurações do Aluno... 11 Eventos... 12 Financeiro... 13 Horários... 16 Pedagógico... 18 Módulo Professor Programa de Aula... 20 Diário de Classe... 22 Canais de Contato... 24 Notificações de Aviso... 25

(6)

Módulo Aluno: Arquivos; Avaliações; Canais de Contato; Eventos; Financeiro; Horários; Pedagógico; Configurações.

(7)

Arquivos

Para você baixar materiais disponibilizado pelos Professores através do Portal do Professor use a funcionalidade Arquivos.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Fluxograma - Arquivos

Vamos analisar como está organizada a funcionalidade Arquivos. Ao clicar na opção Arquivos, você terá acesso à listagem de disciplinas que fazem parte do curso escolhido no início do aplicativo ou do curso ativo do aluno. Caso a disciplina selecionada não possua arquivo postado, será exibida a mensagem: “Não há arquivos disponíveis no momento”.

Agora, se a disciplina possuir arquivos postados, deve ser exibido: A listagem de arquivos em ordem de postagem;

Data e hora da postagem;

Um filtro que possibilite selecionar em ordem alfabética ou por data de postagem.

(8)

Avaliações

Nessa funcionalidade você tem a possibilidade de efetuar consultas das avaliações e frequências dos alunos no período atual, assim como avaliações de períodos anteriores.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Fluxograma - Avaliações

Vamos conhecer como funciona as Avaliações.

Essa funcionalidade permite que o aluno ou o responsável visualize as avaliações atuais do ano corrente. Você pode usar o fluxograma para acompanhar o processo que corresponde as Avaliações.

Quando você clicar em Avaliações aparecerá as seguintes opções:

Avaliações [ano corrente];

Avaliações Anteriores [anos anteriores]. Avaliações ano corrente:

Nessa opção você terá acesso a lista das disciplinas que o aluno está matriculado no ano corrente. Veja algumas orientações:

As avaliações das disciplinas matriculadas serão apresentadas em ordem alfabética;

Se você clicar na disciplina desejada e for exibida a mensagem: "As avaliações não estão disponíveis

no momento”, é por que o status da disciplina está definida como: Aberta // Cancelada // Adiada // Fechada s/ boletim;

Se você clicar na disciplina desejada e a situação da turma mostrar o seguinte status: Fechada com

boletim s/ cálculo // Fechada c/ cálculo // Encerrada // Ajuste contrato do professor, será apresentado os módulos do ciclo do aluno de acordo com o que estiver configurado nos parâmetros de ciclo;

Nesses módulos, você poderá visualizar os detalhes das avaliações disponíveis, ou seja, as avaliações parcial, subparcial, faltas ou médias. Importante salientar que sempre será exibido o nome da disciplina, do professor, a data da última atualização e avaliação propriamente dita, conforme informada no portal do professor;

(9)

No caso da avaliação do módulo ou média do módulo, observe se o curso está com parâmetro “usa controle exibição do boletim web” ativo e se está liberado a vizualização das avaliações no Portal do Aluno opção Boletim.

Caso, ao escolher a disciplina, apareça a mensagem “As avaliações não estão disponíveis no momento”, observe que tem algum registo de dispensa com bloqueio no Portal do Aluno opção Boletim.

Você pode cadastrar uma mensagem informative aos alunos sobre as avaliações no portal GVMobile. Por exemplo:

“A divulgação das notas parciais é de responsabilidade do professor. Caso as notas não estejam disponíveis ou você não concorde, consulte o professor de sua turma”.

As informações sobre média final, total de faltas, recuperação terapêutica, exame e o resultado final (aprovado, apto, reprovado ou inpato) são apresentadas fora do módulo, pois esta informação está vinculada à avaliação final do aluno na disciplina.

Vamos conhecer como funciona o Avaliações Anteriores:

Nessa funcionalidade, o aluno ou o responsável pode visualizar as avaliações anteriores referente a outros períodos cursados.

Caso tenha avaliação em alguma disciplina, serão apresentadas a média final e o resultado final. Importante salientar que disciplinas aproveitas, dispensadas e reprovadas também serão listadas.

(10)
(11)

Configurações do Aluno

Nessa funcionalidade você vai conhecer as Configurações do Aluno no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deverá possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Configurações do Aluno:

A funcionalidade de Configurações do Aluno, permite que você ajuste as configurações conforme suas necessidades. Lembrando que essa ação só é permitida se você estiver logado.

Ao clicar na opção Configurações, você encontrará: Perfil: nome do usuário logado;

Notificações: você pode selecionar quais funcionalidades deseja receber (avaliações, avisos, horários, pedagpogico ou sala);

Feedback sobre o aplicativo: o aluno poderá reportar alguma falha ou sugestão para a instituição que está vinculado. Esse feedback será direcionada para a conta de e-mail cadastrada no

portal do gvmobile da instituição.

(12)

Eventos

Esta funcionalidade tem como objetivo mostrar o funcionamento dos Eventos no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Eventos

Nessa funcionalidade voce poderá visualizar os eventos cadastrados pelo professor através do Portal do Professor.

Serão exibidos os eventos cadastrados para as turmas ativas para o período informado. Eles poderão ser exibidos conforme os filtros disponíveis.

(13)

Financeiro

Essa funcionalidade tem objetivo mostrar o funcionamento do Financeiro no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente; O aluno deve possuir parcelas geradas no ano corrente.;

Para a cópia da linha digitável, o aluno deve ter boleto gerado para a parcela no ano corrente; Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web; Usuário deve ter permissão de acesso a Consultar Financeiro;

Usuário deve possuir parcela em seu nome, ou seja, ser ou ter sido responsável financeiro.

Fluxograma - Financeiro

Você pode usar o fluxograma para acompanhar o processo que corresponde ao Financeiro.

Essa funcionalidade permite que o responsável financeiro visualize as informações financeiras das parcelas dos alunos matriculados no período e parcelas vencidas, permitindo a cópia da linha digitável, de parcelas a vencer, para pagamento em outro aplicativo.

Vamos conhecer como funciona o Financeiro. Poderão ser exibidas duas opções: Parcelas:

No caso de haver parcelas em seu nome, o responsável financeiro poderá filtrar para exibir todas as parcelas, as parcelas a vencer e as já vencidas com o respectivo mês/ano de competência;

Ao escolher a parcela que deseja vizualizar, e esta já estiver paga, serão exibidas as informações referentes ao pagamento, tais como, data do vencimento, data do pagamento, valor da parcela, valor pago e a situação (pago ou liquidado);

(14)

ressaltar que, nesse caso, não aparecerá a opção boleto pois o aluno não poderá corrigir ou negociar a percela via aplicativo.

Os filtros que estão disponíveis na opção parcelas, obedecem as seguintes regras: Todas:

Listam todas as parcelas do período atual (pendentes e pagas).

Pagas:

Parcelas pagas do período atual.

A vencer:

Parcelas pendentes do período atual que possuem data de vencimento maior ou igual a data atual. Vencidas:

Parcelas pendentes do período atual que possuem data de vencimento menor que a data atual.

Parcelas Vencidas:

Nessa opção serão exibidos os períodos que o aluno possui inadimplência. Ao clicar no período serão apresentadas as parcelas e o valor correspondente à dívida.

Existe um filtro para selecionar todos os anos com parcelas vencidas ou cada ano que possui parcelas vencidas. É um extrato de parcelas inadimplentes de todos os períodos que o usuário logado tem vínculo como responsável financeiro.

(15)

(16)

Horários

Essa funcionalidade tem como objetivo mostrar o funcionamento dos Horários no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

As turmas dos alunos deve ter um Plano de Horário e Horários informados para o ano corrente; Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Fluxograma - Horários

Essa funcionalidade permite a consulta dos Horários das disciplinas dos alunos matriculados no período atual, com visualização diferenciada para cursos por dia letivo e cursos regulares. Você pode usar o fluxograma para acompanhar o processo que corresponde aos Horários.

Ao clicar na opção horários, será exibido o plano de horário do curso deste aluno, caso o mesmo esteja cadastrado Cadastro de Plano de horário.

São duas opções possíveis:

Plano estruturado – exibirá os dias da semana em que o aluno tem horário vinculado. Ao escolher qual dia deseja vizualizar o horário, serão exibidas informações como horário de início e término da aula,descrição da turma e nome da disciplina, sala e professor;

Plano dia letivo – nesse caso será exibido os dias de aula, destacando a data atual.

O aluno ainda poderá optar por “adicionar ao calendário”. Nesse caso será direcionado para o calendário disponível no seu dispositivo móvel.

(17)
(18)

Pedagógico

Nessa funcionalidade você tem como objetivo mostrar o funcionamento da visualização das ocorrências pedagógicas no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Fluxograma - Pedagógico

Essa funcionalidade permite a visualização das ocorrências pedagógicas dos alunos matriculados no período atual. Você pode usar o fluxograma para acompanhar o processo que corresponde a Pedagógico.

Nesta funcionalidade, o aluno poderá vizualizar as ocorrências pedagógicas a partir de determinado período de tempo. Serão listados no aplicativo as ocorrências que estiverem marcadas com o parâmetro “divulgaçao externa” no período de 7 dias.

No caso de haver ocorrências cadastradas nesse período de 7 dias, serão exibidos o registro, data e hora, local/ grupo/área, turma e observações.

(19)

Módulo Professor:

Digitação de programa de aula:

Conteúdo programado; Conteúdo realizado.

Digitação de diário de classe:

Detalhamento da frequência do aluno; Total de faltas;

Frequência projetada do aluno; Frequência sob aulas dadas;

Detalhamento da turma:

Digitação de observações;

Painel de estatísticas da frequência da turma: Quantidade de aulas previstas x aulas realizadas;

(20)

Programa de Aula

Nessa funcionalidade você tem a possibilidade de programar o conteúdo que será ministrado em aula e e também definir o conteúdo que foi realizado após ministrar a aula.

Parametrizações com o GVcollege:

Montagem de horários:

Vínculo do professor com a turma;

Configuração da grade de aulas nas disciplinas; Geração do diário de classe;

Liberação da digitação do diário de classe.

Fluxograma - Programa de Aula

Analise como está organizada a funcionalidade Programa de Aula. Ao selecionar a opção Programa de Aula, você terá acesso as abas de conteúdo Programado e Realizado.

Para digitar o conteúdo Programado de Aula, você deve seguir as seguintes etapas: Acessar a funcionalidade Programa de Aula e selecionar a turma desejada;

Acessar a funcionalidade Programa de Aula e selecionar (use as setas de navegação ou calendário); Insira o conteúdo que será ministrado na aba Programado;

(21)

Confirme o conteúdo em , automaticamente será transferido para a aba Realizado.

Para editar o conteúdo Realizado de Aula, você deve seguir as seguintes etapas: Selecione a turma desejada;

Selecione a data desejada (use as setas de navegação ou calendário); Insira o conteúdo complementar e confirme em SALVAR.

(22)

Diário de Classe

Nessa funcionalidade você tem a possibilidade de registrar e gerenciar a frequência dos alunos.

Parametrizações com o GVcollege:

Montagem de horários:

Vínculo do professor com a turma;

Configuração da grade de aulas nas disciplinas; Geração do diário de classe;

Liberação da digitação do diário de classe.

Fluxograma - Diário de Classe

Veja como está organizada a funcionalidade Diário de Classe. Ao selecionar a opção Diário de Classe, você terá acesso a aula correspondente do dia. Use as setas para navegação entre as Próximas aulas e Aulas anteriores.

Lançamento de Frequência

Para você lançar frequência para toda a turma automaticamente:

Selecione a opção Aula realizada e a lista de alunos passa para o staus de Presente (P); Caso o aluno não esteja presente clique sobre o status "P" para alterar para Falta "F".

Lançamento de Faltas

(23)

Para você efetuar lançamentos de faltas em determinado(s) período(s) da aula, toque sobre o aluno e o ambiente de detalhamento abrirá. No detalhamento do aluno você pode atribuir outros status de frequência especificando o período. Para Falta Justificada você deve informar o motivo em uma lista de opções pré-definida pelo sistema.

P = Presença F = Falta AT = Atraso

FJ = Falta Justificada

Frequência Projetada

A Frequência Projetada é o cálculo do percentual da frequência do aluno até o presente momento considerando que o aluno não terá nenhuma falta posteriormente.

A frequência projetada será apresentada no ambiente de detalhamento do aluno ao lado esquerdo no topo.

Frequência de Aulas Dadas

Você deve acessar o ambiente de detalhamento do aluno e pressione a seta de navegação direcionada para o lado direito e a frequência em aulas dadas do aluno será apresentada.

Gráfico de Frequência

O gráfico que você visualiza no contorno da foto do aluno representa o percentual de frequência do aluno na turma, veja a apresentação:

Percentual de presença representada pela cor verde, enquanto que o percentual de ausência pela cor vermelha.

Você pode efetuar o lançamento de falta ou informar uma observação para toda a turma, porém é necessário que a aula já esteja definida como “Aula realizada”. Para acessar o ambiente de detalhamento toque sobre a descrição da turma e a tela de detalhamento será apresentada.

No ambiente de detalhamento da turma, você pode analisar o painel de estatísticas: Quantidade de aulas previstas e aulas realizadas;

Ranking de alunos faltantes, ranking de alunos atrasados e listagem de alunos reprovados por falta.

(24)

Canais de Contato

Nessa funcionalidade você conhecerá o funcionamento da visualização dos Canais de Contato no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

Perfil de aluno:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web.

Perfil de professor:

O professor deve possuir vínculo em uma turma dentro do período de acordo com a data de acesso.

Fluxograma - Canais de Contato

Nessa funcionalidade você tem a possibilidade de visualizar os contatos cadastrados no Portal GVmobile, considerando a unidade e curso do perfil logado.

Assim que você clicar na opção Canais de Contato, serão apresentados os contatos por Setor, juntamente com alguma descrição do contato previamente cadastrada também no Portal GVmobile.

Veja como funciona essa funcionalidade:

Se você estiver usando um smartphone e clicar no campo telephone, será direcionado automaticamente para a discagem do dispositivo.

Da mesm forma, ao clicar em um link será direcionado para a página indicada e ao clicar no campo de e-mails será direcionado para o aplicativo de e-mails cadastrado em seu smartphone.

(25)

Notificações e Avisos

Nessa funcionalidade você tem a possibilidade de verificar o funcionamento das Notificações no aplicativo para dispositivos móveis.

Parametrizações com o GVcollege:

Perfil de aluno:

O aluno deve possuir turmas ativas no ano corrente;

Perfil de acesso conforme o papel do usuário na instituição deve estar configurado na aplicação web; Usuário deve ter configurado para receber notificações Push;

As notificações e notificações push são integradas com o GVCollege nas seguintes funcionalidades: 1. Avisos para o Portal;

2. Controle de Digitação de Notas;

3. Cadastro de curso: Parâmetro “Usa Controle de Exibição na Web”; 4. Portal do Professor: Digitação de Parciais e Divulgação de Parciais; 5. Cadastro de Notas;

6. Montagem de horários; 7. Cadastro de Turmas.

Perfil de professor:

O professor deve possuir vínculo em uma turma dentro do período de acordo com a data de acesso; As notificações de push são integradas nas seguintes funcionalidades:

1 - Avisos para o portal;

2 - Controle de Digitação de Diário de classe.

Fluxograma – Notificações e Avisos

(26)

Aviso Pedagógico.

As notificações devem exibir mensagens de acordo com o tipo de funcionalidade e deve estar vinculada ao ERP GVcollege com as seguintes condições:

Notificações de avaliações: mostra os detalhes das avaliações do módulo e disciplina que teve a

inclusão ou alteração de avaliação.

Liberação de Notas Parciais será enviada quando: no portal do professor estiver marcado o

parâmetro divulgação de notas parciais e já existir notas parciais informadas para os alunos.

Liberação de Notas Sub-parciais será enviada quando: o professor marcar a divulgação de notas

sub-parciais e já existir notas sub-parciais informadas para os alunos.

Liberação de Notas será enviada quando: o parâmetro de ciclo estiver marcado “Usar Boletim”. Faltas será enviada quando: o curso utiliza Diário de Classe, as faltas sempre estarão visíveis e

o usuário receber a notificação de alteração do registro.

Notificação de troca de Sala: para cursos do tipo:

Ciclo e Disciplina: avisos disparados ao trocar ou inserir uma Sala no Cadastro de Turmas será

enviada quando no GVcollege for inserida ou alterada a sala da turma do usuário logado, então envia notificação em formato de Aviso.

Notificação de troca de Horário: mostra detalhes das alterações de horários, direcionando para a

funcionalidade Horários. A Inclusão ou Alteração dos Horários, utilizando a Montagem de Horários do GVCollege será enviada quando no GVcollege for inserido ou alterado o horário da turma, então envia notificação exibindo a mensagem que pode ser Horário Estruturado ou Horário Dia Letivo.

Notificação Pedagógica: mostra os detalhes de ocorrência, direcionando para a funcionalidade

Pedagógico. A inclusão de ocorrência pedagógica, quando utiliza o Acompanhamento Pedagógico Aluno do GVCollege será enviada quando no GVcollege for inserida uma ocorrência pedagógica.

Regras gerais das Notificações:

1. As notificações serão excluídas automaticamente quando completar um mês.

2. Quando o usuário logado possuir mais de um perfil vinculado (responsável por mais de um aluno) as notificações serão identificadas com o nome do aluno que recebeu a notificação.

(27)

Glossário

Ano Corrente/Período/Período Ativo/Ano Letivo: é o ano/semestre informado nos parâmetros da base de

dados.

Avisos: qualquer aviso disponibilizado pelo sistema GVCollege ou Portal do Professor ou Portal do Coordenador.

Apresentando as mesmas informações do Portal do Aluno (GVCollege).

Boleto/Título: é quando a parcela possui nosso número e linha digitável.

Ciclo/Série: é a informação de quantos ciclos ou séries existem para cada curso. No GVCollege esta informação

está no Cadastro de curso. Cada Instituição poderá nomear conforme seu Regimento.

Média Final: avaliação Final, média entre os módulos e é a avaliação presente no Histórico do aluno.

Módulo: é a quantidade de avaliações utilizadas para fins de cálculo da média final. Exemplo: No GVCollege este

módulo é informado nos Parâmetros de Ciclo e poderá ser configurado por cliente como: Bimestre, Trimestre, Semestre, etc.

Notificações: qualquer atualização que existir de: Avaliações (Notas e/ou Faltas), Horários (horário e sala),

Ocorrências Pedagógicas.

Parâmetros de Ciclo: é a parametrização da forma de cálculo da avaliação para o período e ciclo determinado.

Exemplo: No GVCollege teremos um parâmetro de ciclo, por série e ano letivo.

Parcela: é a parcela vinculada a uma turma.

Plano Estruturado: é o plano utilizado para os cursos que possuem horários constantes, ou seja, de segunda

a sexta os alunos possuem horários que irão durar até o final do ano corrente. Exemplo: Toda segunda-feira possui as mesmas disciplinas, professores e horários.

Plano Dia Letivo: é o plano utilizado para os cursos que possuem horários diferentes para cada dia da semana

no decorrer do período do curso. Muito utilizado para os cursos técnicos ou cursos com curta duração. Exemplo: Horários informados em formato calendário, em que na segunda-feira dia 21/04/2014 possuem horários diferentes da próxima segunda-feira dia 28/04/2014.

Referências

Documentos relacionados

Do ponto de vista didáctico, ao sujeitarmos a experiencia científica e o trabalho experimental a urna tentativa de questionamento tipo popperia- no, estamos a convidar os alunos

A) 1,50 m do nível inferior, independente de risco de queda. C) 2,00 m do nível inferior, independente de risco de queda. D) 2,5 m do nível inferior, independente de risco de queda.

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os fluidos utilizados são os fluidos A e B (fluidos não Newtonianos, viscosidade variando com o tempo, retirados da Tese de doutorado de Gustavo Henrique Vieira Pereira

Para consolidar o gerenciamento de sua infraestrutura de TI, o Sicredi adquiriu a ferramenta CA Spectrum IM, que o permitiu criar uma Console Central de eventos para uso no

Resultados da correção cirúrgica de pacientes portadores de esotropia entre 60 e 90 OP, operados sobre os 4 músculos retos horizontais no mesmo ato cirúrgico, segun­ do a

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), no uso das

Parágrafo 1º - Os discentes de doutorado deverão cumprir no mínimo 48 créditos de disciplinas, dos quais até 24 créditos poderão corresponder às disciplinas do mestrado