• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET Curso de Moda DIRETRIZES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET Curso de Moda DIRETRIZES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET Curso de Moda

DIRETRIZES DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Novo Hamburgo, 2017

(2)

SUMÁRIO

1 ASPECTOS GERAIS 3

1.1. OBJETIVO GERAL 3

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

2 TRABALHO DE CONCLUSÃO- PROJETO DE COLEÇÃO I (TCCI) 4

2.1. DEFINIÇÃO DO ORIENTADOR 4

2.2. ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DE TCCI 5

2.3. BANCA DE AVALIAÇÃO DO TCCI 6

2.4. COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DO TCCI 7

3 TRABALHO DE CONCLUSÃO- PROJETO DE COLEÇÃO II (TCCII) 7

3.1 ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO 7

3.1.1 Área de criação 8 3.1.2 Área de construção 8 3.1.3 Área de comunicação 8

3.2 BANCA DE AVALIAÇÃO DO TCCII 9

3.3 COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DO TCCII 10

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

(3)

1 ASPECTOS GERAIS

O perfil do egresso do curso de Moda prevê uma atitude empreendedora na gestão da área e capacidade para avaliar as tecnologias e teorias existentes de maneira crítica, como também, buscar novos conhecimentos e tecnologias de maneira independente. Dessa forma, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não deve configurar-se somente como uma aplicação de conhecimentos, métodos e tecnologias abordadas ao longo do curso, mas, também, demonstrar a capacidade de buscar soluções criativas e inovadoras para os problemas da realidade na área de moda.

O TCC compreende a elaboração de uma monografia e apresentação perante banca avaliadora de um projeto de coleção de vestuário com a aplicação de conceitos e metodologias apropriadas. O trabalho é individual e realizado ao longo do sétimo e oitavo semestres do curso, respectivamente nas disciplinas de Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção I (TCCI) com 04 créditos e Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção II (TCC II) com 12 créditos.

1.1. OBJETIVO GERAL

Articular, inter-relacionar, aprofundar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos para a solução de problemas da realidade profissional do bacharel em Moda.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Desenvolver competências científicas e tecnológicas necessárias à realização de projetos na área de moda.

b) Exercitar a capacidade de busca autônoma de conhecimentos, análise, síntese e defesa de ideias em tema de interesse na área de formação.

c) Aprofundar os conhecimentos construídos no decorrer do curso de Moda, fortalecendo a relação entre teoria e prática.

(4)

2 TRABALHO DE CONCLUSÃO- PROJETO DE COLEÇÃO I (TCCI)

A disciplina de Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção I, compreende a elaboração de um projeto de pesquisa visando à construção do arcabouço teórico que sustentará o Projeto de Coleção II. A disciplina é presencial e, portanto, é obrigatória a frequência do acadêmico em no mínimo 75% das aulas. O professor da disciplina desenvolve o conteúdo previsto na ementa, norteia a escolha dos temas, sugere os professores orientadores, elabora cronograma, estabelece prazos, acompanha o processo de desenvolvimento dos trabalhos por meio do TC-online (http://tconline.feevale.br/moda ) e organiza as bancas de avaliação dos projetos.

2.1. DEFINIÇÃO DO ORIENTADOR

No início do semestre, como primeira atividade na disciplina de TCCI, o acadêmico deverá definir o tema de pesquisa. A escolha do tema será orientada pelo professor da disciplina e deve levar em consideração: a diversificação, a ampliação e o aprofundamento de estudos nas diferentes áreas de abrangência da moda, a relação com o perfil profissional delineado no Projeto Pedagógico do Curso, a viabilidade da aplicação dos resultados da pesquisa no desenvolvimento de uma coleção de moda vestuário e a disponibilidade de professores para orientação do trabalho.

Depois de definidos, os temas das pesquisas serão submetidos ao colegiado do curso para identificação de possíveis orientadores de acordo com as áreas de interesse e/ou formação de cada professor. O orientador acompanhará o aluno durante a realização de todo o TCC (I e II).

(5)

2.2 ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DE TCCI

O projeto de pesquisa compreende a produção de um trabalho científico de acordo com as normas ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos1. O projeto de pesquisa desenvolvido no TCC I deve limitar-se a, no máximo, 60 páginas versando sobre o tema e apresentando uma marca e respectivo público alvo, podendo ser uma marca já estabelecida no mercado ou criada pelo acadêmico.

A orientação metodológica e de conteúdo caberá ao professor orientador, com assessoramento do professor da disciplina nos casos em que o orientador julgar necessário.

As atividades de orientação são feitas em encontros semanais específicos para essa finalidade e agendadas previamente entre o aluno e seu orientador, nas dependências da Feevale. Os encontros de orientação devem ser registrados em atas que devem ser cadastradas no sistema TC online pelo acadêmico e validadas pelo professor orientador na mesma semana da ocorrência. As faltas aos encontros de orientação sem justificativa, tanto do professor como do aluno, também devem ser registradas nas atas. A ausência de atas cadastradas no prazo atribui falta à orientação.

O projeto de pesquisa após finalizado, será entregue em duas vias, acompanhada da Autorização do Orientador (Anexo 1), no local definido pelo professor da disciplina bem como deverá ser disponibilizado pelo aluno uma via, no mesmo prazo, no sistema TC online. Os trabalhos deverão estar disponíveis para os avaliadores, com no mínimo sete dias de antecedência às bancas.

1 Seguir orientações de: PRODANOV; FREITAS. Metodologia do trabalho científico: métodos

e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. 276 p. ISBN 9788577171583 Disponível em :<http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5bb1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 02.jan.2017.

(6)

2.3 BANCA DE AVALIAÇÃO DO TCCI

A avaliação do TCCI se dará por meio de uma banca avaliadora formada por dois professores e acompanhada pelo professor orientador. Pelo menos um dos avaliadores deve pertencer ao colegiado do curso e possuir formação na área de moda em nível de graduação ou pós-graduação.

A banca é pública, prevê a duração máxima de uma hora (1h) e deve ocorrer com o seguinte procedimento:

a) Abertura da banca pelo professor orientador que preside a sessão;

b) Apresentação do projeto pelo acadêmico e arguição da banca: inicialmente o acadêmico terá 20 minutos para apresentação oral, podendo fazer uso de recursos multimídia e/ou equipamentos de apoio. Depois da apresentação, os membros da banca terão 15 minutos cada um para considerações. O acadêmico poderá dispor de até mais 10 minutos para responder aos questionamentos da banca;

c) Avaliação: terminada a arguição permanece na sala somente a banca avaliadora para ponderação e atribuição de graus. Os critérios de avaliação constam na Ficha de Avaliação (Anexo 2). Os avaliadores devem entregar esta ficha ao orientador com as devidas anotações. A nota da banca será a média aritmética das notas atribuídas pelos dois membros convidados como avaliadores;

d) Finalizada a avaliação o orientador preenche a ata de defesa e anexa às fichas de avaliação;

e) O orientador deverá dar ciência ao aluno, somente em presença da banca, das recomendações dos avaliadores, dos critérios avaliados e da nota final atribuída pela banca. Após, a ata de defesa é assinada pelo aluno, orientador e avaliadores.

(7)

Obs.: O professor de TCCI registra a nota da banca no Diário Acadêmico e encaminha as Atas e Fichas de Avaliação para a coordenação de curso.

2.4 COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DO TCCI

O grau final do TCC I é obtido pela média aritmética da nota atribuída pela banca avaliadora e a nota atribuída pelo docente da disciplina de TCC I.

O grau mínimo para aprovação no TCC I é sete (7,0). A disciplina não prevê Avaliação Complementar.

3 TRABALHO DE CONCLUSÃO- PROJETO DE COLEÇÃO II

No TCC II, o aluno executa o projeto de pesquisa elaborado no TCCI, desenvolvendo uma coleção de vestuário. Assim, o TCCII apresenta a criação, construção e comunicação de uma coleção de vestuário, a partir do projeto de pesquisa, articulando pesquisas de referências, processos de criação, desenvolvimento de vestuário e comunicação da coleção, fundamentados teoricamente.

O desenvolvimento da coleção contempla as três áreas que regem a disciplina de TCC II: criação, construção e comunicação da coleção. Os acadêmicos permanecem sob orientação do orientador do TCCI para a continuidade do desenvolvimento textual e criativo, com apoio dos professores da disciplina para as definições inerentes ao desenvolvimento de uma coleção de vestuário na disciplina de TCCII. Os encontros com o professor orientador devem ocorrer uma vez por semana, nas dependências da Universidade.

3.1 ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

O desenvolvimento da coleção abrange o planejamento e realização das ações nas áreas de criação, construção e comunicação da coleção, orientados pela metodologia projetual adotada na disciplina, ou escolhida pelos acadêmicos.

(8)

3.1.1 Área de criação

A área de criação contempla as etapas projetuais pertinentes ao desenvolvimento criativo de uma coleção de moda para a marca e respectivo público escolhido e apresentado no TCCI.

Esta área abrange: análise de coleções anteriores da marca, ou concorrente no caso de criação de marca própria; projeto da coleção (segmento, objetivos e parâmetros – mix de produtos e de moda; pesquisa de referências; escolha do tema e elementos de estilo da coleção; definição das cartelas de cores e materiais; esboços dos modelos, croquis e plano de coleção).

3.1.2 Área de construção

A área de construção prevê o desenvolvimento técnico e confecção de quatro looks completos selecionados em comum acordo pelo acadêmico e os docentes da disciplina dentre os looks que compõem a coleção.

Para os looks selecionados o acadêmico realiza os desenhos técnicos, fichas técnicas, modelagens e peças piloto. Com exceção da pilotagem, que pode ser terceirizada com o acompanhamento do acadêmico, todas as demais atividades de desenvolvimento são realizadas durante as aulas com o assessoramento dos professores da disciplina.

Todas as peças que compõem os looks confeccionados devem ser apresentadas à banca avaliadora do TCCII.

3.1.3 Área de comunicação

A área de comunicação contempla o styling e a direção da produção fotográfica de um look e o release da coleção. Fica a critério do aluno a realização de outros materiais (editoriais, catálogos, Projeta-me, vídeos) que complementem a comunicação da coleção, sendo, portanto facultativos.

(9)

3.2 BANCA DE AVALIAÇÃO DO TCCII

Na data e local designados no cronograma da disciplina, a monografia é entregue em duas vias acompanhada da Autorização de Entrega (Anexo 1) assinada pelo professor orientador.

As monografias devem estar disponíveis para serem retiradas pelos avaliadores, com no mínimo sete dias de antecedência às bancas.

A avaliação do TCCII se dará por meio da defesa perante banca avaliadora formada por dois professores e acompanhada pelo professor orientador. Pelo menos um dos avaliadores deve pertencer ao colegiado do curso e possuir formação na área de moda em nível de graduação ou pós-graduação.

A banca é pública, prevê a duração máxima de uma hora (1h) e deve ocorrer com o seguinte procedimento:

a) Abertura da banca pelo professor orientador que preside a sessão;

b) Apresentação do trabalho pelo acadêmico e arguição da banca: inicialmente o acadêmico terá 20 minutos para apresentação oral da sua coleção, podendo fazer uso de recursos multimídia e/ou equipamentos de apoio. Os quatro looks confeccionados, que representam a coleção de vestuário do acadêmico, devem ser apresentados à banca. Após a apresentação, cada membro da banca convidada terá 15 minutos para considerações, arguições e análise das peças. O acadêmico poderá dispor de até mais 10 minutos para responder aos questionamentos da banca.

c) Avaliação: terminada a arguição permanece na sala somente a banca avaliadora para ponderação e atribuição de graus. A avaliação da banca considera a defesa oral, a monografia e a coleção apresentada. Os critérios de avaliação constam na Ficha de Avaliação (Anexo 3). Os avaliadores devem entregar esta ficha ao orientador com as devidas anotações. A nota da banca será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros convidados.

(10)

d) Finalizada a avaliação o orientador preenche a ata de defesa e dá ciência ao aluno, somente em presença da banca, das recomendações dos avaliadores e da nota final atribuída pela mesma. A ata de defesa é assinada pelo aluno, avaliadores e professor orientador;

e) Finalização da banca e encerramento da sessão pelo professor orientador. Obs: Os professores de TCCII registram a nota da banca no Diário Acadêmico e encaminham as Atas e Fichas de Avaliação para a coordenação de curso.

Depois da apresentação para a banca, as alterações que constam na ata de defesa devem ser realizadas pelo acadêmico sob a supervisão do professor orientador na entrega da versão final do trabalho. A versão final da monografia é entregue em meio digital (CD ROM), em arquivo único formato PDF, juntamente com os formulários de Autorização de TCC e Termo de Encaminhamento, de acordo com cronograma da disciplina.

3.3 COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DO TCCII

O grau final do TCC II é obtido pela média aritmética da nota final atribuída pela banca avaliadora conforme critérios pré-estabelecidos (Anexo 3) e a nota atribuída pelos docentes da disciplina de TCC II que considera as três áreas (criação, construção e comunicação) a evolução do acadêmico durante a elaboração do TCC II, verificado por meio do acompanhamento da realização das várias etapas do trabalho e as respectivas validações. O grau mínimo para aprovação é sete (7,0) e a disciplina não prevê Avaliação Complementar.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os Cronogramas das duas disciplinas, com as datas dos eventos referidos nestas diretrizes bem como o detalhamento da metodologia seguida para o desenvolvimento da coleção e demais definições relacionadas ao seu

(11)

dimensionamento, são apresentados aos alunos no início das aulas pelos professores das disciplinas de Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção I e II.

Casos omissos nestas diretrizes serão resolvidos, em conjunto, pela Coordenação do curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores das respectivas disciplinas.

O plágio está sujeito à penalização conforme a Lei do Direito Autoral (9.610/98).

(12)

ANEXO 1

AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Este documento tem como função autorizar a entrega do Trabalho de Conclusão intitulado...

do (a) Acadêmico

(a)...em

____/____/____ para encaminhamento à banca avaliadora, pelo (a) professor (a) orientador (a) ... __________________________________ Assinatura Professor Orientador

(13)

ANEXO 2: Ficha de Avaliação Professor Avaliador

Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção I

Nome do aluno: Data da Avaliação: / /

Nome do Avaliador: Assinatura:

Título:

Critérios Comentários

1 Estrutura do Projeto de Pesquisa: Tema,

Problema, justificativa, objetivos e metodologia científica adequada ao estudo.

2 Referencial teórico: pertinente ao tema,

com articulação entre as fontes e o objeto de estudo

3 Linguagem textual:

Clara e objetiva com revisão ortográfica, gramatical e adequação às normas ABNT de acordo com

Prodanov e Freitas (2013)

4 Coerência de proposta: Considerações

Finais e direcionamentos para o desenvolvimento de Coleção de Moda (TCCII) coerentes com a proposta do projeto.

5 Desenvoltura na apresentação:

Apresentação clara sobre objetivos e resultados parciais bem como otimização do tempo de apresentação e qualidade dos recursos visuais.

(14)

ANEXO 3: Ficha de Avaliação Professor Avaliador

Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção II

Nome do aluno: Data da Avaliação: / /

Nome do Avaliador: Assinatura:

Título:

Critérios Comentários

1 Articulação estabelecida entre TCCI e

TCCII e adequação do projeto de coleção à marca e respectivo público alvo. Referencial e aprofundamento teórico pertinente ao planejamento da coleção.

2 Especificações criativas e técnicas

(painéis, croquis, plano de coleção e fichas de pilotagem).

3 Apresentação de todos os looks

solicitados, qualidade das peças

confeccionadas, adequação de materiais e acabamentos.

4 Linguagem textual clara e objetiva.

Revisão ortográfica e gramatical e adequação às normas ABNT, de acordo com Prodanov e Freitas (2013).

5 Desenvoltura na apresentação final da

monografia, apresentação clara sobre objetivos e resultados finais bem como otimização do tempo de apresentação e qualidade dos recursos visuais.

NOTA FINAL:

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..