• Nenhum resultado encontrado

Programa de Retomada de Conteúdo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Retomada de Conteúdo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa de Retomada de Conteúdo

Nome:__________________________________nº.:______Ano: 3º- Turma: Disciplina: Biologia Professor(a).____________

Data:______/_______/_______ Nota:_________

ORIENTAÇÕES

- O Programa de Retomada de Conteúdo deve ser entregue inteiramente manuscrito, conforme as normas ABNT.

- O valor da parte teórica corresponde a 5,0 pontos. O valor da parte prática corresponde a 5,0 pontos. Portanto, o valor do Programa de Retomada de Conteúdo corresponde a 10,0 pontos. - A parte teórica compreende um trabalho escolar, rico em conteúdo e imagens.

- A parte prática compreende propostas para assimilação do conteúdo, na forma de exercícios ou tarefas sobre o trabalho.

PARTE TEÓRICA

PESQUISA 1: Membrana plasmática

Redija uma pesquisa explicando a composição da membrana plasmática das células (inclua figuras), bem como os tipos de transporte que ocorrem através da membrana plasmática (transportes passivos e transportes ativos). Explique cada um dos tipos de transporte com uma pesquisa teórica completa e rica em ilustrações.

PESQUISA 2: Organelas citoplasmáticas - Retículos endoplasmáticos.

- Complexo golgiense. - Lisossomos (e vacúolos). - Peroxíssomos.

- Centríolos (cílios e flagelos também). - Mitocôndrias.

- Cloroplastos.

Redija uma pesquisa explicando em detalhes cada uma das organelas citadas. Faça desenhos (aqui as imagens não podem ser retiradas da internet, devem ser desenhadas por você) esquemáticos de cada uma das organelas e explique com riqueza de detalhes as funções por elas desempenhadas, citando exemplos.

No caso das mitocôndrias e cloroplastos, explique também os processos de fermentação, respiração celular e fotossíntese em todas as suas etapas. Lembre-se, riqueza de detalhes!

PESQUISA 3: Núcleo celular

Redija uma pesquisa explicando a constituição do núcleo das células, a importância dos cromossomos, os tipos de cromossomos que existem, e a composição do genótipo normal de uma pessoa.

PARTE PRÁTICA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 – Tatuapé – Fones: 2293-9393 e 2293-9166

(2)

As questões devem ser respondidas na folha de respostas anexada. Apenas a folha de respostas será corrigida. Use e entregue quantas folhas de respostas forem necessárias para desenvolver as questões dissertativas. Lembre-se de organizar suas resoluções para a melhor compreensão do seu entendimento do conteúdo.

1. (UFRRJ) Um biólogo, ao estudar um determinado tecido de animais vertebrados, fez algumas descrições de suas observações:

“É formado por células dotadas de extensos prolongamentos, os quais liberam substâncias químicas que permitem a comunicação entre as células do tecido.”

Identifique esse tecido e o tipo de célula à qual se referiu o biólogo, justificando como você chegou a essa conclusão.

2. (FUVEST) Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma

PO2 de 104 mmHg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação

de O2 de cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio?

b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade

metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mmHg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás

carbônico?

3. (UFGO – adaptada) O processo de digestão é fundamental para a transformação dos alimentos em moléculas menores que podem ser absorvidas e utilizadas para a obtenção da energia necessária às funções vitais.

a) De acordo com a figura ao lado, identifique e nomeie as estruturas responsáveis pela absorção de lipídios e apresente dois fatores que a tornam possível nessas partes do sistema digestório.

b) Descreva a atuação de duas enzimas sobre a digestão de proteínas e de carboidratos, respectivamente. c) Identifique e nomeie todos os órgãos anexos do sistema digestório, explicando a importância deles para o processo digestivo.

(3)

4. (UFPel-RS) O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele é fundamental na coordenação das funções dos diferentes órgãos. As células responsáveis pelas suas funções são os neurônios.

Analisando as afirmações abaixo, é incorreto afirmar que:

a) geralmente o sentido da propagação do impulso nervoso é A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada na transmissão do impulso nervoso para um outro neurônio ou para outros tipos celulares.

b) tanto a estrutura representada pelo número 1 quanto 2 são ramificações do neurônio, sendo que geralmente 2 é única e mais longa.

c) a estrutura número 3 pode ser formada pela célula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso.

d) a estrutura número 4 está no centro metabólico do neurônio, onde também se encontra a maioria das organelas celulares. e) considerando o Sistema Nervoso Central, a região número 5 está presente na substância cinzenta e ausente na branca.

5. (UFES) Analisando a figura do sistema circulatório do homem, podemos afirmar que: a) cada ciclo cardíaco é iniciado em I pela geração

espontânea de um potencial de ação, que se propaga diretamente para II, promovendo sua contração.

b) o fato de a sístole em II ocorrer primeiro é importante, pois possibilita a IV maior enchimento de sangue antes de bombeá-lo para a circulação sistêmica.

c) quando II e IV se encontram em diástole, as artérias relaxam, mantendo assim uma pressão adequada para que o sangue continue circulando até a próxima sístole. d) ao final da sístole, após o fechamento de V, a pressão em VI cai lentamente durante toda a diástole.

e) a estimulação parassimpática é responsável pelo aumento das contrações em III, aumentando também o volume e a pressão de bombeamento do sangue.

6. (CEFET-PR)

Por que salivamos diante de uma comida apetitosa?

Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida. Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado. (...)

(Superinteressante, ed. 177, jun. 2002, p. 31) A pergunta acima foi enviada à revista, e a respeito desse assunto poderíamos complementar a resposta correta afirmando o seguinte:

a) A ação da ptialina ocorre em meio com pH ácido, tanto na boca quanto no estômago. b) A saliva contém uma enzima, a ptialina, que inicia a digestão do amido formando maltose. c) A digestão do amido realiza-se exclusivamente na boca.

d) A saliva contém enzimas que digerem gorduras, como as lipases. e) A ptialina presente na saliva realiza a digestão das proteínas.

7. (UFPI) Quando a maioria dos néfrons, unidade funcional dos rins, é danificada, instala-se um problema denominado insuficiência renal, levando os pacientes à necessidade de hemodiálise até que consigam um transplante. Analise as afirmativas a seguir sobre as funções dos rins.

(4)

I. Os rins transformam os grupos amina, removidos dos aminoácidos, em ureia, diminuindo, assim, a toxicidade destes grupos que podem se transformar em amônia, intoxicando o organismo.

II. Os rins filtram e excretam as substâncias nocivas e regulam o equilíbrio hidrossalino do organismo. III. Nos capilares dos rins, as substâncias presentes no sangue, como água, glicose, aminoácidos, sais e proteínas, saem e formam o filtrado glomerular ou urina inicial.

Agora, indique a alternativa correta: a) Somente I é verdadeira.

b) Somente II é verdadeira. c) Somente III é verdadeira. d) Somente I e II são verdadeiras. e) Somente II e III são verdadeiras.

8. (ENEM) O hemograma é um exame laboratorial que informa o número de hemácias, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue. A tabela apresenta os valores considerados normais para adultos. Os gráficos mostram os resultados do hemograma de 5 estudantes adultos. Todos os resultados são expressos em número de elementos por mm³ de sangue.

Podem estar ocorrendo deficiência no sistema de defesa do organismo, prejuízos no transporte de gases respiratórios e alterações no processo de coagulação sanguínea, respectivamente, com os estudantes a) Maria, José e Roberto.

b) Roberto, José e Abel. c) Maria, Luísa e Roberto. d) Roberto, Maria e Luísa. e) Luísa, Roberto e Abel.

9. (UNESP) O esquema representa uma visão interna do coração de um mamífero. Considerando-se a concentração de gás oxigênio presente no sangue contido nas cavidades 1, 2, 3 e 4, pode-se dizer que:

a) 2 = 3 < 1 = 4. b) 2 = 3 > 1 = 4. c) 2 = 1 > 3 = 4. d) 2 > 3 = 1 > 4. e) 2 < 3 = 1 < 4.

10. (PUC-MG) O pH do sangue pode ser afetado pela concentração de CO2 de acordo com o esquema a

(5)

A afinidade da hemoglobina pelo oxigênio depende tanto da concentração relativa deste gás (PO2) nos

pulmões e nos tecidos quanto do pH do sangue, de acordo com o gráfico.

Analisando as informações acima de acordo com seus conhecimentos, é correto afirmar, exceto:

a) A eliminação de CO2 nos pulmões tende a alcalinizar o sangue, aumentando a afinidade da

hemoglobina pelo O2.

b) O aumento da respiração pulmonar decorre do aumento das atividades físicas aeróbias e contribui para a manutenção do pH sanguíneo.

c) A alcalinização do sangue favorece a liberação de oxigênio nos tecidos.

d) A liberação de O2 pelas hemácias pode ser influenciada pela redução da concentração de oxigênio

(6)

FOLHA DE RESPOSTAS

QUESTÕES DISSERTATIVAS

4

5

6

7

8

9

10

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo