• Nenhum resultado encontrado

Art. 4º A carga horária total do Curso é de 360 horas-aula, distribuídas em sete disciplinas, além do Trabalho Final.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Art. 4º A carga horária total do Curso é de 360 horas-aula, distribuídas em sete disciplinas, além do Trabalho Final."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 41/2014

Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE, Campus IV.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições contidas nos incisos XV e XVI do artigo 28 do Estatuto da UFPB e tendo em vista a deliberação tomada em reunião plenária do dia 7 de outubro de 2014 (Processo nº 23074.040788/2014-32),

R E S O L V E:

Art. 1º Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, a ser ministrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV.

Art. 2º O Regulamento e a Estrutura Curricular do Curso passam a fazer parte da presente Resolução através dos Anexos I e II.

Art. 3º O Curso está estruturado de acordo com o que determinam as Resoluções CES/CNE nº 01/2007 e nº 56/1996 do Consepe, é de modalidade regular e utilizará metodologia de educação semipresencial.

Art. 4º A carga horária total do Curso é de 360 horas-aula, distribuídas em sete disciplinas, além do Trabalho Final.

Art. 5º O Curso será realizado de forma ininterrupta em 16 meses, com encontros presenciais no Campus I.

§1º O período de realização do Curso será definido, mediante portaria expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a partir de entendimentos com a sua Coordenação.

(2)

§2º No período de que trata o parágrafo anterior, está incluído o prazo para a realização e a defesa dos Trabalhos Finais.

Art. 6º O Curso oferecerá um total de 150 (cento e cinquenta) vagas totalmente gratuitas para os alunos.

Art. 7º O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social será financiado pelo Governo Federal através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), e o gerenciamento dos recursos financeiros será de acordo com a legislação pertinente em vigor.

Art. 8º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Art.9º Revogam-se as disposições em contrário.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 8 de outubro de 2014.

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz Presidenta

(3)

ANEXO I À RESOLUCÃO N° 41/2014 DO CONSEPE

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL, SOB A RESPONSABILIDADE DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM

LETRAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO.

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I

DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO

Art. 1o O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu doravante denominado Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (EJA e Inclusão Social) será oferecido na modalidade semipresencial, com encontros presenciais e com atividade desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e será destinado a profissionais da educação que atuem na Educação de Jovens e Adultos com habilitação ou não nessa área específica, da rede pública dos municípios e do estado da Paraíba.

Art. 2o O Curso terá como objetivo proporcionar oportunidade de aprimoramento para educadores da EJA, que apresentam ou não formação nessa área de ensino, de forma a articular os estudos da educação e da inclusão social, com o uso das tecnologias da informação no sentido de favorecer e garantir um ensino e aprendizagem nessa modalidade.

CAPÍTULO II

DA REALIZAÇÃO DO CURSO

Art. 3o O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social obedecerá às normas contidas na Resolução no01/2007 da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) e na Resolução no 56/1996 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), e na Portaria 301/98 do MEC será ministrado em 16 meses e terá duração de 360 horas-aula.

Parágrafo único. No período de que trata o caput deste artigo, incluindo o prazo para a realização e apresentação do Trabalho Final.

Art. 4o O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social será ministrado por professores do Departamento de Letras (DL), Departamento de Educação (DEd), Departamento de Ciências Exatas (DCE), Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) do Centro de Ciências Jurídicas.

Parágrafo único. A Universidade Federal da Paraíba disponibilizará a infraestrutura física necessária.

Art. 5o O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social oferecerá 150 (oitenta) vagas e será totalmente gratuito, sem cobrança de taxa de inscrição.

(4)

Art. 6o O Curso será financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e está inserido na área temática educação de jovens e adultos, com carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas, na modalidade semipresencial..

TÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA CAPÍTULO I

DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Art. 7o. A administração do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social compreenderá os seguintes órgãos:

I - Colegiado do Curso; II - Coordenação do Curso; III - Secretária do Curso.

Parágrafo único. A administração do Curso far-se-á através do Colegiado do Curso como órgão deliberativo e da Coordenação do Curso como órgão executivo.

CAPÍTULO II

DO COLEGIADO DO CURSO Art. 8o. O Colegiado do Curso será composto por 4 membros: I - o Coordenador do Curso, como presidente;

II - o Vice-Coordenador, como Vice-Presidente;

III - um professor indicado dentre os que ministrem aulas no Curso; e

IV - um representante do corpo discente, de acordo com o Regimento Geral da UFPB.

Art. 9o Além das atribuições constantes no Regimento Geral da UFPB, o Colegiado do EJA e Inclusão Social terá a atribuição de aprovar, com base na legislação pertinente, as indicações de professores feitas pelo Coordenador do Curso para, isoladamente ou em comissão, cumprirem atividades concernentes à (ao):

I - seleção de candidatos;

II - orientação e/ou avaliação do Trabalho Final; III - acompanhamento do regime didático;

IV - aprovação da proposta didática a ser desenvolvida em cada etapa do Curso; V - pronunciamento sobre os atos praticados pela Coordenação, quando for necessário; VI - definição das normas gerais a serem seguidas na gestão do Curso;

VII - aprovação do relatório parcial e do relatório final, apresentados pela Coordenação; VIII - conhecimento, em primeira instância, dos recursos apresentados contra quaisquer atos emanados dos professores e da Coordenação;

Art. 10. O Colegiado reunir-se-á, pelo menos, uma vez a cada dois meses, com a presença de, no mínimo, três de seus membros.

(5)

CAPÍTULO III DA COORDENAÇÃO

Art. 11.A Coordenação do curso ficará a cargo de um professor pertencente a seu corpo docente e será indicado pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e designado pelo CCAE e ao Coordenador compete:

I - integrar a comissão de seleção dos candidatos;

II - coordenar o planejamento, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades do curso;

II - convocar reuniões do Colegiado do curso;

IV - promover reuniões com os professores do curso, visando à integração e à integralização dos conteúdos;

V - apresentar relatórios ao Colegiado do curso.

CAPÍTULO IV DA SECRETARIA

Art. 12.A Secretaria será exercida por um funcionário indicado para este fim específico pelo PROFLETRAS a quem compete:

I - apoiar a Coordenação no que diz respeito à redação de correspondência e documentos necessários ao bom andamento do curso;

II - providenciar junto ao Coordenador e, por delegação deste, junto aos demais setores da UFPB, tudo aquilo que for necessário ao bom andamento do curso;

III – realizar o trabalho de escrituração acadêmica; IV – manter organizado e atualizado o arquivo do curso;

V – secretariar as reuniões do Colegiado e as apresentações do Trabalho Final.

TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO DO CURSO CAPÍTULO I DA ADMISSÃO AO CURSO SEÇÃO I DA INSCRIÇÃO

Art. 13.O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social oferecerá vagas para educadores que atuam na educação de jovens e adultos junto às Secretarias de Educação de municípios e do estado da Paraíba.

Art. 14. Serão exigências para inscrição:

I - solicitação de inscrição, criado pela coordenação do curso para este fim.

II - documento comprobatório de que é professor ou servidor público, efetivo no cargo, na rede pública de ensino dos municípios parceiros deste projeto;

III - foto 3x4;

IV - cópia do diploma de graduação, do histórico escolar de graduação, da Carteira de Identidade, CPF e do Título de Eleitor.

§1º No ato da inscrição, que será na secretaria do curso, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido.

(6)

§2º Caso o diploma de graduação do candidato ainda esteja em tramitação, será aceita certidão que comprove a colação de grau.

§3º O Coordenador do Curso deferirá o pedido de inscrição à vista da regularidade da documentação apresentada.

Art. 15.A Coordenação do Curso processará as inscrições para a seleção ao Curso, que serão abertas mediante edital, cujo aviso de Edital será publicado.

Parágrafo único. O edital do processo de seleção obedecerá às disposições da Resolução Consepe nº 07/2013, que estabelece condições mínimas nos editais de seleção com vistas ao ingresso nos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da UFPB.

SEÇÃO II DA SELEÇÃO

Art. 16. A comissão de seleção será formada por professores membros do curso, sob a presidência do Coordenador.

Art. 17. A Seleção dos candidatos será realizada mediante a apresentação da documentação especificada no art. 14 deste regulamento.

§1º A seleção será feita com base no Coeficiente de Rendimento (CR) do candidato no curso de graduação.

§2º Serão classificados os candidatos em ordem decrescente do CR até o limite das vagas. §3º Em caso de empate, será adotado como critério de desempate a análise do currículo, cuja pontuação para cada item será estabelecida no Edital.

SEÇÃO II DA MATRÍCULA

Art. 18. Os candidatos classificados deverão efetuar sua matrícula na Secretaria do Curso ou em endereço especificado no Edital de Matrícula, de acordo com a data estabelecida pela Coordenação.

Art. 19. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar requerimento ao Coordenador, em formulário próprio fornecido pela Secretaria do curso.

Parágrafo único. A falta de efetivação da matrícula na data estabelecida pela Coordenação implica a desistência do candidato em matricular-se no Curso.

Art. 20. É vedado o trancamento de matrícula, seja isoladamente seja no conjunto de disciplinas.

(7)

CAPÍTULO II

DO REGIME DIDÁTICO-CIENTÍFICO SEÇÃO I

DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art. 21. O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social será desenvolvido com a oferta de sete disciplinas e a elaboração de um Projeto de Intervenção como trabalho final, conforme o cronograma estabelecido pela Coordenação do Curso e a duração específica no art. 3o deste Regulamento.

Art. 22. Para a integralização da carga horária do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, computar-se-á a carga horária total atribuída ao conjunto de disciplinas em que o aluno for aprovado, nos termos do Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós- Graduação Lato Sensu, aprovado pela Resolução no 56/1996 do Consepe.

SEÇÃO II

DO TRABALHO FINAL

Art. 23. O Trabalho Final é requisito obrigatório para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.

Art. 24. Para a realização Trabalho Final, o aluno apresentará ao professor-orientador, por ele escolhido ou indicado pela coordenação do curso, o projeto de intervenção, observando-se as normas regulamentares aprovadas pela Resolução no 56/1996 do Consepe.

Art. 25.O Trabalho Final deverá ser julgado por uma comissão Examinadora escolhida na forma estabelecida pelo Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós-Graduação Lato

Sensu da UFPB.

Art. 26. Para a apresentação e defesa do trabalho, deverá o aluno satisfazer aos seguintes requisitos:

I – ter integralizado e ter sido aprovado em todas as disciplinas do Curso;

II – ter o Trabalho Final aprovado pelo professor-orientador, credenciado pelo curso e aprovado pelo colegiado.

Parágrafo único. A defesa do Trabalho Final deverá acontecer presencialmente, em data pré-estabelecida pela Coordenação do curso.

Art.27. São critérios de aprovação do Trabalho Final:

I – demonstração da capacidade de descrição e reflexão sobre o tema abordado; II – demonstração de domínio escrito do tema estudado.

Art. 28. No julgamento do Trabalho Final, será atribuído um dos seguintes conceitos: I - Aprovado com Distinção;

II - Aprovado; III - Indeterminado; IV - Reprovado.

(8)

§1º O conceito “Aprovado” corresponderá ao consenso dos conceitos atribuídos, individualmente, pelos membros da banca examinadora.

§2º O conceito “Aprovado com distinção” será atribuído ao aluno que obtiver conceito A em todas as disciplinas cursadas e, por decisão unânime da comissão examinadora do Trabalho Final, o conceito “Aprovado com distinção”, atestado mediante a apresentação de um documento escrito.

§3º A atribuição do conceito “Indeterminado”, devidamente justificado pela Comissão Examinadora, implicará o estabelecimento do prazo máximo de 02 (dois) meses para reelaboração e nova defesa.

§4º No caso de nova apresentação do Trabalho Final de Curso, a comissão examinadora deverá ser preferencialmente a mesma.

§5º Caso o aluno não consiga a aprovação do Trabalho Final pela segunda vez, será desligado do curso.

SEÇÃOIII

DA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO

Art. 29. O rendimento escolar de cada disciplina será resultante da avaliação continuada e formativa, por meio das atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), conforme a natureza da disciplina expressa por meio de conceito, conforme as normas constantes no Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós- Graduação Lato Sensu, da UFPB.

§1ºAs notas das disciplinas serão atribuídas a partir de notas de 0,0 (zero) a 10 (dez), considerando 7,0 a nota mínima para aprovação nas disciplinas e no trabalho final.

§2ºA nota de cada disciplina será a média ponderada das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Art. 30. Será considerado reprovado em uma disciplina o aluno que: I – obtiver nota menor que 7,0 (sete);

II – não realizar no mínimo 75% das atividades no AVA.

SEÇÃO IV

DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Art. 31.É permitido o aproveitamento de estudos realizados pelo aluno nesta ou em outra Instituição de Ensino Superior, desde que seja atendido a íntegra o Artigo 31 do Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós – Graduação Lato Sensu da UFPB.

SEÇÃO V

DA EXPEDIÇÃO DO CERTIFICADO

Art. 32..Ao aluno que houver cumprido as exigências do Curso será concedido um certificado que terá o modelo da UFPB no qual constarão:

I – o número da Resolução de aprovação do Curso pelo Consepe;

(9)

Art. 33. São exigências para obtenção do Certificado:

I – ter realizado, com aproveitamento no mínimo, 75% das atividades do sistema de avaliação continuada, dentro de carga horária prevista;

II – ter sido aprovado em todas as disciplinas do Curso; III – ter defendido e ter sido aprovado no Trabalho Final.

CAPÍTULO IV

DO CORPO DOCENTE E DISCENTE SEÇÃO I

DO CORPO DOCENTE

Art. 34. A escolha de profissionais para o corpo docente obedecerá, preferencialmente, aos seguintes critérios:

I – fazer parte do corpo de professores dos cursos de graduação e técnicos administrativos da UFPB; e

II - ter título de Doutor ou Mestre na área de Educação ou Letras e áreas afins.

Art.35.A titulação mínima dos membros do corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação

Lato Sensu é o título de Mestre na área de conhecimento do Curso ou em áreas afins.

Art. 36. A substituição de membro do corpo docente será permitida desde que o docente substituto preencha os requisitos especificados nos artigos 34 e 35.

§1o A substituição será feita com base em justificativa do Coordenador aprovado pelo Colegiado de Curso.

§2o A certidão de aprovação pelo Colegiado do Curso da Justificativa de Substituição de docente deverá ser encaminhada à PRPG.

Art.37. O corpo docente deverá possuir, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos seus professores vinculados ao quadro permanente da UFPB, ressalvados os cargos excepcionais, desde que devidamente justificado pelo colegiado e aprovado pela PRPG.

SEÇÃO II

DO CORPO DISCENTE

Art. 38. O pessoal discente de que trata este Regulamento será regido pelas normas de que dispõem o Regimento Geral da Universidade Federal da Paraíba.

Art. 39. Além dos casos previstos no Regimento Geral da UFPB, será desligado do Curso o aluno que:

I – não atingir a frequência mínima de 75% das atividades do sistema de avaliação continuada no AVA;

II – não frequentar 75% dos encontros presenciais propostos ao longo do período letivo; III – obtiver uma reprovação em disciplina durante a integralização do Curso;

(10)

TÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 40. A Coordenação e controle, em nível de administração central, do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil é atribuição da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, através da Subcoordenação de Cursos Lato Sensu da Coordenação Geral de Pós-Graduação.

Art. 41. Os casos omissos no presente Regulamento serão analisados e decididos pelo Colegiado do Curso, em primeira instância, à luz da legislação vigente e/ou pelo Consepe, quando for o caso, ouvida a SCLS/ PRPG.

Art. 42. Este Regulamento estará sujeito às demais normas que regulamentam os Cursos

Lato Sensu na UFPB.

Art. 43. Este Regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação por Resolução específica do Consepe.

(11)

ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 41/2014 DO CONSEPE

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL, SOB A RESPONSABILIDADE DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM

LETRAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO. ELENCO E CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS/MÓDULOS

IDENTIFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS/MÓDULOS CARGA

HORÁRIA

01 Ambientação 30

02 Sujeitos da educação de jovens e adultos 60

03 Estratégias político-didático-pedagógicas para EJA 60 04 Educação de jovens e adultos na diversidade e cidadania 45

05 Alfabetização e inclusão social 45

06 Metodologia do Trabalho Científico 60

07 Metodologia e estratégias de ensino 60

08 Trabalho Final de Curso ---

CARGA HORÁRIA TOTAL (em horas-aula) 360

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1. Disciplina: Ambientação

Carga horária: 30 horas aula

Ementa: Apresentação da estrutura do curso; sistema de avaliação; metodologia; e ambientação com a ferramenta utilizada: Construção coletiva de conhecimento e aprendizagem colaborativa; Concepção de educação a distância – EAD em Comunidade de Trabalho-aprendizagem em Rede na Diversidade – CTARD; Orientações para o estudo na modalidade a distância; Possibilidades e limites da ferramenta de gerenciamento do curso online; Possibilidades e limites do acervo virtual e interatividade.

2. Disciplina: Sujeitos da educação de jovens e adultos Carga horária: 60 horas aula

Ementa: Sujeitos e suas contribuições sócio-histórica-culturais constituidoras de diversidades. Identidade do educador e do educando: construção histórica; relações intergeracionais; o conhecimento e os múltiplos saberes na perspectiva sócio-histórica.

3. Disciplina: Estratégias político-didático-pedagógicas para EJA Carga horária: 60 horas aula

Ementa: Desenvolvimento histórico e marcos legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento. Currículo de EJA e

(12)

suas possibilidades: a proposta de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas; registro e avaliação. Pesquisa como princípio formativo. Leitura e literatura para EJA.

4. Disciplina: Educação de jovens e adultos na diversidade e cidadania Carga horária: 45 horas aula

Ementa: A relação entre cultura, educação, direitos humanos e formação para a cidadania. Educação em Direitos Humanos e os projetos político-pedagógicos. Currículo, Práticas pedagógicas e projetos interdisciplinares em/para os direitos humanos. A relação da educação em direitos humanos com os cotidianos dos processos formativos na escola.

5. Disciplina: Alfabetização e inclusão social Carga horária: 45 horas aula

Ementa: A alfabetização de jovens e adultos na perspectiva da emancipação social. Tópicos em educação ambiental, direitos humanos, gênero, diversidade e inclusão. Ações intersetoriais na Alfabetização de Jovens e Adultos.

6. Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Carga horária: 60 horas aula

Ementa: Definição e tipos de conhecimento. O conhecimento científico. Métodos. O processo de pesquisa. Metodologia de estudos. Trabalhos científicos. Caracterização do trabalho científico. Condicionantes do processo de construção do conhecimento. Normas de apresentação de trabalhos científicos. Tipos de pesquisa. Etapas de uma pesquisa: seleção do tema, coleta e análise de dados. Organização Estrutural da dissertação.

7. Disciplina: Metodologia e estratégias de ensino Carga horária: 60 horas aula

Ementa: Propostas metodológicas para a alfabetização de jovens e adultos. Planejamento e avaliação da aprendizagem. Leitura e literatura para neoleitores jovens e adultos. Utilização de material didático-pedagógico na alfabetização de jovens e adultos. Pesquisa como princípio formativo.

Referências

Documentos relacionados

(5) demonstraram a eficácia de iprodione no controle da mancha de alternaria em frutos, aumentando a porcentagem de frutos de primeira classe de qualidade; neste experimento

Esse material nao podera ser comercializado ou redistribuido sem autorizacao http://concursoprepara.com.br Noções de Gestão e Administração Pública / Legislação administrativa /

5.3.3.2 Para manutenção das lombadas deverá ser utilizado o mesmo método da remoção, item 5.3.2, porém neste caso somente deverá ser retirada a camada de concreto asfáltico até

Em termos práticos, uma organização coletiva da produção para fortalecimento de uma cadeia extrativista, seja para pressionar os atravessadores a pagar um preço melhor,

Em termos práticos, faz-se necessário uma organização coletiva da produção para fortalecimento de uma cadeia extrativista, seja para pressionar os regatões a pagarem um

O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e

conta José Fernando Perez, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, que comandou a dire- toria científica da FAPESP entre 1993 e 2005 — um período

Introduzir o aluno do curso de mestrado em direito agrário à reflexão sobre os fundamentos teóricos do direito na modernidade, por meio da análise cultural, histórica e