• Nenhum resultado encontrado

ATA N.' 1. DEFINiÇÃO DE CRITÉRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA N.' 1. DEFINiÇÃO DE CRITÉRIOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

•T~RRARICA 0.0. Hl,IJolANIOAOI:

ATAN.' 1

DEFINiÇÃO DE CRITÉRIOS

Abertura de Procedimento concursal comum para contratação em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado -1 Assistente Técnico

o

júri do concurso composto por Eng.' Afonso da Rocha Barbosa, Chefe de Divisão de Serviços Urbanos, na qualidade de Presidente do Júri, pela Dr." Maria Sofia FernandesVelho de Castro Araújo,

Chefe da Divisão Administrativa e Financeira e pelo Eng.' Gonçalo Miguel Libório Pereira Rodrigues, Técnico Superior, na qualidade de vogais efetivos, reunidos a 10 de outubro de 2012, no edificio dos Paços do Concelho de Ponte de Lima, analisou e aprovou por unanimidade os critérios de apreciação e ponderação dos fatores de avaliação, bem como o sistema de classificação final constantes nesta ata, relativamente à seleção dos candidatos a preencher: n.' de postos de trabalho: 1; Carreira/Categoria de Assistente Técnico, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado, com o conteúdo descrito no Mapa de Pessoal.

Métodos de seleção aplicàveis: os métodos de seleção serão os estipulados na Lei n.' 12-A/2008, de 27 de fevereiro e Portaria 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada pela Portaria 145-A/2011,de 6 de abril, com as alterações produzidas pelo artigo 33.', da Lei 55-A/2010, de 31 de dezembro, e serão aplicados da seguinte forma:

A) candidatos em sistema de mobilidade especial que por último exerceram funções idênticas às publicitadas, e candidatos com relação juridica de emprego público por tempo indeterminado a exercerem funções idênticas às publicitadas:

1) Avaliação Cunricular (AC)

2) Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) 3) Entrevista Profissional de seleção (EPS)

B) Candidatos em sistema de mobilidade especial que por último exerceram funções diferentes das publicitadas; e candidatos com relação juridica de emprego público por tempo indeterminado a exercerem funções diferentes das publicitadas;

4) Prova de conhecimentos(PC)

5) Avaliação Psicológica (AP)

6) Entrevista Profissional de seleção(fPS)

Os candidatos referidos em A) poderão, em substituição dos métodos 1 e 2, optar pela realização dos métodos 4 e 5.

Por cada método de seleção serão utilizados os seguintes critérios de apreciação e ponderação dos fatores de avaliação:

1 - Avaliação Curricular (AC) - 'com uma ponderação de 40%, visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevãncia da experiência adquirida e da formação realizada e tipo de funções exercidas. Para tal serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, e que são os seguintes:

Habilitações Académicas (HA); Formação profissional (FP); Experiência Profissional (EP); Avaliação de Desempenho (AD)

Este método sera valorado na escala de

O

a 20 valores seguindo a aplicação da fórmula e o

seguinte critério, se o trabalhador ja desempenhou estas funções:

Ú(

AC=(HAB+FP+EP+AD)/(4) Sendo:

(2)

· TERRA RICA OA HUMANIOAOI!:

HAB = Habilitação Académica - onde se pondera a titularidade de grau académico ou nivel de qualificação certificado pelas entidades competentes;

Os candidatos deverão ser detentores de nivel habilitacional de grau de complexidade funcional 2 (12" ano de escolaridade ou grau que lhe seja equiparado) nos termos da alínea b) do n.· 1 do art.· 44· da LVCR, não havendo possibilidade de substituição da habilitação académica.

Habil~ações académicas de grau exigido à candidatura - 15 valores

Habilitações académicas de grau superior ao exigido para a candidatura - 20 valores

FP = Formação profissional - considerando-se as áreas de formação e aperfeiçoamento profissional relacionadas com as exigências e as competências necessárias ao exercicio da função, cujos certificados sejam emitidos por entidades creditadas, até ao valor máximo de 20 valores:

Sem ações de formação - Ovalores;

Ações de formação com duração~a 35 horas -1 valor/cada ação;

Ações de formação com duração> a 35 horas e < a 100 horas - 2 valores/cada ação; Ações de formação com duração~a100 horas - 3 valores/cada ação;

EP= Experiência Profissional: considerando a experiência obtida com a execução de atividades relacionadas com o conteúdo funcional:

Inferior a 1 ano -

O

valores;

Igualou superior a 1ano e inferior a 3 anos -1 valor; Igualou superior a 3 anos e inferior a 6 anos - 5 valores; Igualou superior a 6 anos e inferior a 10 anos -10 valores; Igualou superior a 10 anos e inferior a 15 anos -15 valores Igualou superior a 15 anos - 20 valores;

será contabílizado como tempo de experiência profissional aquele que se encontre devidamente comprovado.

AD= Avaliação de desempenho - em que se pondera a avaliação relativa ao último periodo, não superior a 3 anos, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou atividades idênticas às do posto de trabalho a ocupar;

a) Lei n.· 10/2004, de 22 de março de Decreto regulamentar n.· 19-A/2004, de 14 de maio: Desempenho insuficiente - 4 valores;

Desempenho de necessita desenvolvimento - 8 valores; Desempenho bom - 14 valores;

Desempenho muito bom - 18 valores; Desempenho excelente - 20 valores b) Lei nO 66-B/2oo7, de 28 de dezembro:

Desempenho inadequado - 5 valores; Desempenho adequado - 12 valores; Desempenho relevante - 18 valores; Desempenho excelente - 20 valores.

Os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores, no método de selação acima referido (avaliação curricular), consideram-se excluidos do procedimento, não lhes sendo aplicado o método seguinte.

2 • Entrevista de avalíação de competências, com uma ponderação de 30%, que visa avaliar, numa relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercicio da função.

O método permitirá uma análise estruturada da experiência, qualificações e motivações profissionais, através de descrições comportamentais ocorridas em situações reais e vivenciadas pelo candidato.

A preparação e aplicação do método serão efetuadas por técnicos credenciados, de gestão de

recursos humanos ou com formação adequada para o efeito.

~(Jr

Para esse efeito será elaborado um guião de entrevista composto por um conjunto de questões diretamente relacionadas com o perfil de competências previamente definido, associado a uma grelha de

(3)

T~ARARICA DA HUMANIOADE

avaliação individual, que traduz a presença ou ausência dos comportamentos em análise, avaliado segundo os niveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais

correspondem respetivamente, as classificações de 20,16,12,8 e 4 valores.

3 • Entrevista profissional de seleção, com uma ponderação de 30%, visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência e aspetos de natureza comportamental evidenciados durante a interação entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.

3.1 Critérios de avaliação

Critério 1 - Atitude: avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança:

1. Atitude desadequada - insuficiente (4 valores) 2. Atitude pouco adequada - reduzido (8 valores) 3. Atitude adequada - suficiente (12 valores) 4. Atitude muito adequada - bom (16 valores) 5. Atitude excelente - elevado (20 valores)

Critério 2 - Conhecimentos, formação e motivação para o exercício da função:

1. Ausência de conhecimentosl formação ou de motivação - insuficiente (4 valores) 2. Poucos Conhecimentoslformação ou motivação - reduzido (8 valores)

3. Bons Conhecimentos! formação ou boa motivação - suficiente (12 valores) 4. Muito bons conhecimentosl formação e motivação - bom (16 valores) 5. Excelentes conhecimentosl formação e motivação - elevado (20 valores)

Critério 3 - Capacidade de expressão e fluência vertJal - coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacídade de compreensão e interpretação das questões colocadas:

1. Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação - insuficíente (4 valores) 2. Pouca capacidade de expressão, comunicação ou interpretação - reduzido (8 valores) 3. Capacidade de expressão, comunicação ou interpretação - suficiente (12 valores) 4. Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação - Bom (16 valores)

5. Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação - Elevado (20 valores) Classificação da entrevista profissional de seleção: a classificação da entrevista profissional será obtida pela média aritmética simples das classificações dos critérios de avaliação, nos termos conjugados do n.· 6 e n.· 7 do art.· 18· da Leí n.· 12-A/2009, de 22 de janeiro.

4 • Prova de Conhecimentos (PC): com uma ponderação de 40%, vísa avaliar os conhecimentos académicos e ou profissionais e as competências técnicas dos candidatos, necessários ao exercicio das funções: A prova de conhecimentos gerais e específicos, de realização individual, numa única fase, será de natureza teórica e sob a forma escrita, com a duração máxima de 120 minutos, visando avaliar o nivel de conhecimentos académicos e profissionais, bem como as competências técnicas dos candidatos, sobre matérias constantes do respetivo programa do concurso, sendo a sua classificação expressa na escala de O a 20 valores, considerando -se a valoração até às centésimas. É eliminatória para os candidatos que obtenham classificação inferior a 9,5 valores.

Prova de Conhecimentos:

1- Quadro de Competências e Regime Juridico de Funcionamento dos Órgãos dos Municipios e Freguesias (Lei n.· 169/99, de 18 de setembro, revista pela Lei n.· 5 -A/2002, de 11 de janeiro, e retificada nos termos das Declarações de Retificação n.os4/2002e9/2002);

2 -Estatuto Disciplinar dos trabalhadores que exercem funções públicas (Lei n.·58/2008,de 9 ~

de setembro);

(4)

·T~RR'"RIC'" D'" HU ... I'IIO... OC

3 - Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (Lei nO 59/2008, de 11 de setembro);

4 - Legislação SIADAP Sistema Integrado da Avaliação do Desempenho na Administração Pública: Lei n.' 66 -B/2007, de 28 de dezembro, Decreto Regulamentar 18/2009 de 04 de setembro;

5 - Código do Procedimento Administrativo (Decreto-Lei nO 442/91, de 15 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.' 6/96, de 31 de janeiro);

Nota: é permitida a consulta aos diplomas acima referidos. 5 - Avaliação Psicológica:

A avaliação psicológica, com uma ponderação de 30 'lo, visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, caracteristicas de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido.

A preparação e a aplicação do método será efetuada de acordo com o estabelecido no artigo 10" da Portaria nO 83-A/209, de 22 de janeiro, alterada pela Portaria nO 145-A/2011, de 6 de abril, sendo remetidos os resultados aos membros do júri.

A avaliação psicológica é valorada em cada fase intermédia através das menções classificativas de apto e não apto. Na ú~ima fase do método, para os candidatos que o tenham completado, através dos niveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente; Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem respetivamente, as classificações de 20,16,12,8 e 4.

6 - A Entrevista Profissional de Seleção: com uma ponderação de30%e duração máxima de 30 minutos, visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência e aspetos de natureza comportamental evidenciados durante a interação entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.

Classificação Final: A ordenação final dos candidatos que completem o procedimento resultará da média aritmética ponderada das classificações quantitativas dos métodos de seleção, que será expressa na escala da Oa 20 valores e será efetuada através das seguintes fórmulas:

Tipologia de Candidatos Fórmula a aplicar Candidatos nas situações descritas em 7- A) CF=(O,40*AC)+(O,30*EAC)+(O,30*EPS) Candidatos nas situações descritas em 7- B)

CF=(0,40*PC)+(0,30*AP)+(0,30*EPS) sendo:

CF = Classificação Final; AC = Avaliação Curricular;

EAC = Entrevista Avaliação de Competências; EPS = Entrevista Profissional de Seleção. ou,

CF = Classificação Final; PC= Prova de Conhecimentos; AP = Avaliação Psicológica;

EPS = Entrevista Profissional de Seleção.

Os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,50 valores em qualquer dos métodos de seleção consideram -se excluidos da valoração final.

Com os resultados da classificação final dos candidatos obtidos pela aplicação das fórmulas

anteriores, será elaborada uma lista única com.a ordenação final de todos os candidatos. ~

Será respeitada a ordem de recrutamento prevista na alinea d)do nO 1do artigo 54°, da Lei n.' 12 -A/2008, de 27 de fevereiro.

(5)

· TERR'" Rle ... o ... HUM"NIO"OE

Critérios de desempate: Em igualdade de classificação aplicam -se os critérios de desempate previstos no artigo 35.' da Portaria n.' 83 -Al2009, de 22 de janeiro.

Atenta a urgência do presente recrutamento, o procedimento poderá decorrer através da utilização faseada dos métodos de seleção, confonme previsto no artigo 8.' da Portaria 83-Al2009, de 22 de janeiro, alterada pela Portaria 145-Al2011, de 6 de abril. Nestes tenmos proceder-se-á:

11)À aplicação, num primeiro momento,àtotalidade dos candidatos, apenas do primeiro método eliminatório;

2) À aplicação do segundo método e dos métodos seguintes apenas a parte dos candidatos aprovados no método imediatamente anterior, a convocar por tranches sucessivas de 20 candidatos, por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até

àsatisfação das necessidades que deram origemàpublicitação do procedimento concursal.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida, foi achada confonme e vaí ser assinada por todos os membros do Júri.

,o .

r

tioll'" 'c- (n<roo V; {'o

fJr

<>--t>

(Dr." Maria fia Fernandes Velho de Castro Araújo)

U

Referências

Documentos relacionados

Cheguei, também, a refletir sobre o etos de minha profissão, especialmente sobre a formação do docente de língua inglesa para o ensino do aluno adulto e profissional.. A

Objetivo - Avaliar o comportamento da elevação da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo (PDFVE) sobre o valor da 1ª derivada temporal da pressão ventri- cular

TODO ATLETA DE COTIA É ACOMPANHADO POR MÉDICOS, ODONTOLOGISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS, FISIOLOGISTAS, NUTRICIONISTAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA, PARA

dirigido e elaboração de propostas didáticas, a fim de identificar que contribuições podem ser percebidas por futuros professores durante o processo de

FUNGOS HOSPEDEIROS UNIDADES FEDERATIVAS DE OCORRÊNCIA DA PRAGA Guignardia citricarpa (=Phyllosticta citricarpa) Citros ( Citrus spp ) Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso,

É Coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada da Universidade de Aveiro, foi director do curso de Licenciatura 1º Ciclo Bolonha em Psicologia da

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

esclarecida, seria bom reencontrar o fervor e o justo estilo do Padre de Montfort, para atribuir à Virgem o seu verdadeiro lugar e aprender a orar: «Ó Mãe de misericórdia, dai-me