• Nenhum resultado encontrado

Jornal Oficial INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal Oficial INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Índice

IV Informações

INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA

Conselho

2020/C 400/01 Conclusões do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros sobre o papel da UE

no reforço da Organização Mundial da Saúde. . . 1

Comissão Europeia

2020/C 400/02 Taxas de câmbio do euro — 23 de novembro de 2020. . . 4

2020/C 400/03 Comissão Administrativa das Comunidades Europeias para a Segurança Social dos Trabalhadores

Migrantes, Taxa de conversão monetária pela aplicação do Regulamento (CEE) n.o 574/72 do Conselho. . . 5

Tribunal de Contas

2020/C 400/04 Relatório Especial 24/2020, «Processos de controlo das concentrações e anti‐trust na UE conduzidos pela

Comissão: é necessário reforçar a fiscalização do mercado» . . . 7

Provedor de Justiça Europeu

2020/C 400/05 Relatório anual 2019. . . 8

INFORMAÇÕES DOS ESTADOS-MEMBROS

2020/C 400/06 Informações comunicadas pelos Estados-Membros a respeito do encerramento da pesca. . . 9

PT

C 400

Jornal Oficial

da União Europeia

63.o ano

Comunicações e Informações

24 de novembro de 2020

Edição em língua portuguesa

(2)
(3)

IV

(Informações)

INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO

EUROPEIA

CONSELHO

Conclusões do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros sobre o papel da UE no reforço da Organização Mundial da Saúde

(2020/C 400/01)

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, REUNIDOS EM CONSELHO,

1. RECONHECEM que a pandemia de COVID-19 e as suas consequências sanitárias, sociais e económicas vieram sublinhar ainda mais a necessidade, nomeadamente, de uma forte cooperação multilateral mundial, de uma forte capacidade mundial no domínio da saúde e de uma resposta mundial ao desafio de saúde. Com base no seu mandato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desempenha um papel fulcral enquanto autoridade de primeiro plano e de coordenação na resposta a dar aos desafios mundiais no domínio da saúde, incluindo a preparação, a prevenção, a deteção e a reação a surtos.

2. RECONHECEM o papel desempenhado pela OMS enquanto secretariado da plataforma de coordenação do acelerador do acesso aos meios de combate à COVID-19 (ACT).

3. RECONHECEM ainda que, embora a OMS tenha um amplo mandato, as últimas pandemias demonstraram que as expectativas da comunidade internacional, se bem que variadas em função dos contextos nacionais, superam geralmente as atuais capacidades da OMS e a sua capacidade de apoiar os Estados membros no desenvolvimento de sistemas de saúde fortes e resilientes, que forneçam serviços de elevada qualidade aos que deles necessitam, sem deixar ninguém para trás, inclusive durante as pandemias.

4. SALIENTAM o papel da OMS na prestação de apoio, inclusive apoio técnico e de emergência, aos países mais vulneráveis.

5. RECORDAM ue as revisões e as avaliações na sequência da epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS), da pandemia de gripe H1N1 e do surto de ébola na África Ocidental evidenciaram deficiências na capacidade mundial de preparação e de resposta a surtos, e fizeram várias recomendações específicas para colmatar estas lacunas. Em certa medida, essas recomendações resultaram em ações meritórias, como a revisão do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), em 2005, e a criação do Programa de Emergências Sanitárias da OMS e do Comité Independente de Consulta e de Supervisão do Programa de Emergências Sanitárias da OMS (IOAC), após o surto de ébola acima referido.

6. TOMAM NOTA dos desafios, nomeadamente em termos de transparência, sinergias, financiamento e responsabilização que a OMS enfrenta na atual situação geopolítica, e das recomendações incluídas nas revisões e avaliações realizadas nos últimos anos, bem como das revisões e avaliações em curso, tendo em vista identificar soluções para estes desafios. TOMAM IGUALMENTE NOTA dos esforços em curso para transformar a organização

através da «Agenda de Transformação da OMS» e das «metas dos três mil milhões», que constam do 13.o Programa

(4)

7. RECORDAM o papel de coordenação e liderança da UE e dos seus Estados-Membros no lançamento e na negociação da Resolução WHA73.1, de 19 de maio de 2020, sobre a resposta à COVID-19.

8. MANIFESTAM o seu apoio ao processo de avaliação iniciado pela OMS, CONGRATULAM-SE com a criação do Grupo Independente de Preparação e Resposta à Pandemia (IPPR) e SALIENTAM a necessidade de este ser imparcial, independente e abrangente, bem como de apresentar a máxima qualidade possível nos seus trabalhos.

9. CONGRATULAM-SE om a convocação, pela OMS, de um Comité de Revisão do Funcionamento do Regulamento Sanitário Internacional, e a sua colaboração com o IOAC, o IPPR e outros organismos pertinentes, salientando a importância da complementaridade e do alinhamento deste trabalho com as iniciativas existentes e em curso.

RECORDAM a resolução adotada pelo 146.o Conselho Executivo (EB146.R10), intitulada «Reforçar a preparação para

emergências sanitárias: aplicação do Regulamento Sanitário Internacional (2005)» e REGISTAM as recomendações do Conselho de Acompanhamento da Preparação Global para o reforço da preparação e resposta a nível mundial.

10. SALIENTAM, neste contexto de reforma, a importância da abordagem «Uma Só Saúde» para prevenir e dar resposta às situações de emergência sanitária, e incentivam a reflexão sobre a consolidação institucional e organizativa da abordagem «Uma Só Saúde» ao nível mundial.

COM BASE NO QUE PRECEDE, O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, REUNIDOS EM CONSELHO,

11. ESTÃO EMPENHADOS em assegurar que a UE e os seus Estados-Membros, com base no seu compromisso com o multilateralismo, continuem a assumir um papel de liderança na saúde mundial e ESTÃO DETERMINADOS a assegurar um papel de coordenação, de proatividade e de liderança num processo inclusivo destinado a reforçar a segurança sanitária mundial e a OMS, em especial a capacidade de preparação e resposta desta última em situações de emergência sanitária, e a analisar os resultados futuros dos trabalhos do IPPR, do Comité de Revisão do RSI e do IOAC tendo em vista a sua tradução em ações, bem como o apoio aos Estados membros da OMS através do reforço dos sistemas nacionais de saúde e das políticas de saúde pública. Neste contexto, é importante um diálogo forte e constante com os Estados membros da OMS.

12. CONCLUEM, reconhecendo embora a existência de diferentes contextos nacionais, que é necessário responder à disparidade entre as expectativas dos Estados membros da OMS e a organização e as suas capacidades e CONTINUARÃO A INTERAGIR com outros Estados membros da OMS nos órgãos diretivos da organização, a fim de promover ações adequadas sobre a melhor via a seguir.

13. RECONHECEM que a resposta aos desafios que a OMS enfrenta atualmente, nomeadamente em termos de transparência, sinergias, previsibilidade e sustentabilidade do financiamento, e responsabilização, bem como os desafios relacionados com a sua resposta à atual pandemia e a disparidade entre as expectativas dos Estados membros da OMS e as capacidades da organização, deverão ser tratados com prioridade nos seus órgãos diretivos.

14. INCENTIVAM todos os atores relevantes, inclusive outros atores mundiais no domínio da saúde e atores não estatais, a reforçar conjuntamente a capacidade da OMS em matéria de prevenção, preparação e resposta, SALIENTANDO ao mesmo tempo a importância de reforçar ainda mais as parcerias, bem como a independência, o trabalho normativo, a capacidade técnica, a responsabilização, a eficiência, a eficácia e a transparência da organização.

15. SALIENTAM que um Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) reforçado poderá desempenhar um papel crucial em futuros surtos e que é de estudar o aprofundamento da cooperação entre o ECDC e a OMS.

16. SUBLINHAM a importância da plena aplicação do RSI e SALIENTAM que, sem prejuízo dos relatórios finais e das recomendações dos mecanismos de revisão e avaliação em curso, poderiam prever-se as sugestões de medidas seguintes, nomeadamente no que se refere à revisão do RSI, e que estas poderiam contribuir para os trabalhos do IPPR, do IOAC, do Conselho de Monitorização da Preparação Global (GPMB) e do Comité de Revisão do RSI. Estas medidas incluem:

(5)

— a eventual revisão do sistema de alerta para a declaração de emergência de saúde pública de âmbito internacional (ESPAI); tal deverá permitir níveis diferenciados de alerta, como um sistema de semáforos, que promova a transparência das medidas e melhore a precisão na comunicação das ameaças para a saúde pública;

— a distinção, no âmbito do RSI, entre restrições a viagens e restrições ao comércio, por exemplo, diferenciando as medidas relativas ao transporte de pessoas e as relativas ao transporte de mercadorias, a fim de evitar prejuízos desnecessários para as economias;

— a possibilidade de uma avaliação epidemiológica independente no local em zonas de alto risco, em estreita colaboração com o Estado parte;

— uma maior transparência no cumprimento nacional do RSI, juntamente com um sistema de apresentação de relatórios aplicado de forma mais eficaz e coerente por parte dos Estados partes no Secretariado da OMS, bem como o reforço das avaliações externas conjuntas e do seu seguimento;

— uma avaliação dos efeitos positivos e negativos das atividades de resposta aplicadas e uma análise das lacunas de conhecimento existentes, a fim de determinar que instrumentos podem ser necessários a nível nacional para orientar as ações;

— um compromisso no sentido de reforçar o papel normativo da OMS e, quando adequado, a sua capacidade. As reflexões neste contexto poderão incluir o eventual reforço do Gabinete do Cientista Principal, para além do papel dos serviços regionais e nacionais, o incentivo à OMS no sentido de melhorar e desenvolver novas abordagens que liguem a saúde ao crescimento sustentável e de reforçar o mapeamento e a compreensão da economia mundial da saúde e o desenvolvimento da Academia da OMS;

— o reforço dos esforços da OMS para criar sinergias em matéria de preparação e resposta com todos os atores pertinentes e para apoiar os mais vulneráveis;

— o reforço da cooperação «tripartida» entre a OMS, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) a fim de promover a abordagem «Uma Só Saúde» em matéria de zoonoses.

17. SUBLINHAM que a UE e os seus Estados-Membros apoiam plenamente o papel de liderança e de coordenação da OMS no domínio da saúde mundial e que, por conseguinte, promoverão a aplicação atempada das necessárias medidas de reforma da OMS baseadas nas reflexões sobre os pontos supramencionados, bem como dos relatórios e recomendações pertinentes, com o objetivo de reforçar a organização, ao longo dos seus três níveis, e de assegurar um acompanhamento pelos órgãos diretivos da OMS.

(6)

COMISSÃO EUROPEIA

Taxas de câmbio do euro (1)

23 de novembro de 2020

(2020/C 400/02)

1 euro =

Moeda Taxas de câmbio

USD dólar dos Estados Unidos 1,1901

JPY iene 123,47

DKK coroa dinamarquesa 7,4472

GBP libra esterlina 0,88888

SEK coroa sueca 10,2145

CHF franco suíço 1,0806

ISK coroa islandesa 161,10

NOK coroa norueguesa 10,6903

BGN lev 1,9558

CZK coroa checa 26,311

HUF forint 360,21

PLN zlóti 4,4735

RON leu romeno 4,8740

TRY lira turca 9,2636

AUD dólar australiano 1,6233

Moeda Taxas de câmbio

CAD dólar canadiano 1,5530

HKD dólar de Hong Kong 9,2257

NZD dólar neozelandês 1,7082 SGD dólar singapurense 1,5955 KRW won sul-coreano 1 323,33 ZAR rand 18,2466 CNY iuane 7,8178 HRK kuna 7,5615

IDR rupia indonésia 16 844,67

MYR ringgit 4,8681 PHP peso filipino 57,339 RUB rublo 90,3507 THB baht 36,048 BRL real 6,3795 MXN peso mexicano 23,7978

INR rupia indiana 88,1040

(7)

COMISSÃO ADMINISTRATIVA DAS COMUNIDADES EUROPEIAS PARA A SEGURANÇA SOCIAL DOS TRABALHADORES MIGRANTES

Taxa de conversão monetária pela aplicação do Regulamento (CEE) n.o 574/72 do Conselho

(2020/C 400/03)

N.os 1, 2 e 4 do artigo 107.o do Regulamento (CEE) n.o 574/72 Período de referência: Outubro 2020

Período de aplicação: Janeiro, Fevereiro, Março 2021

outubro-20 EUR BGN CZK DKK HRK HUF PLN

1 EUR = 1 1,95580 27,2131 7,44238 7,57465 362,529 4,54144 1 BGN = 0,511300 1 13,9141 3,80529 3,87291 185,361 2,32204 1 CZK = 0,0367470 0,0718697 1 0,273485 0,278345 13,3218 0,166884 1 DKK = 0,134366 0,262792 3,65651 1 1,01777 48,7114 0,610213 1 HRK = 0,132019 0,258204 3,59266 0,982538 1 47,8608 0,599558 1 HUF = 0,00275840 0,00539488 0,0750648 0,020529 0,0208939 1 0,0125271 1 PLN = 0,220195 0,430657 5,99219 1,63877 1,66790 79,8269 1 1 RON = 0,205139 0,401211 5,58248 1,52672 1,55386 74,3688 0,931626 1 SEK = 0,096184 0,188117 2,61747 0,715839 0,728561 34,8695 0,436814 1 GBP = 1,10204 2,15536 29,9899 8,20177 8,3475 399,520 5,00483 1 NOK = 0,091558 0,179070 2,49159 0,681413 0,693523 33,1926 0,415807 1 ISK = 0,00611060 0,0119511 0,166289 0,0454774 0,0462856 2,21527 0,027751 1 CHF = 0,931178 1,82120 25,3403 6,93017 7,05334 337,579 4,22888 Source: ECB

outubro -20 RON SEK GBP NOK ISK CHF

1 EUR = 4,87474 10,39672 0,907411 10,92198 163,650 1,07391 1 BGN = 2,49245 5,31584 0,463959 5,58441 83,6742 0,549089 1 CZK = 0,179132 0,382048 0,033345 0,401350 6,01364 0,0394629 1 DKK = 0,654998 1,39696 0,121925 1,46754 21,9889 0,144297 1 HRK = 0,643560 1,37257 0,1197959 1,44191 21,6050 0,141777 1 HUF = 0,0134465 0,0286783 0,00250301 0,0301272 0,451413 0,00296227 1 PLN = 1,073392 2,28930 0,199807 2,40496 36,0349 0,236469 1 RON = 1 2,13277 0,186146 2,24053 33,5710 0,220301 1 SEK = 0,468873 1 0,0872786 1,05052 15,7405 0,103293 1 GBP = 5,37214 11,4576 1 12,0364 180,348 1,18349

(8)

1 NOK = 0,446324 0,951908 0,0830812 1 14,9835 0,098325

1 ISK = 0,029788 0,063530 0,00554483 0,0667399 1 0,00656223

1 CHF = 4,53925 9,68119 0,844961 10,17030 152,387 1

Source: ECB

Nota: todas as taxas cruzadas que envolvem ISK são calculadas usando os dados relativos à taxa ISK/EUR fornecidos pelo Banco Central da Islândia

reference: outubro -20 1 EUR in national currency 1 unit of N.C. in EUR

BGN 1,95580 0,511300 CZK 27,2131 0,0367470 DKK 7,44238 0,134366 HRK 7,57465 0,132019 HUF 362,529 0,00275840 PLN 4,54144 0,220195 RON 4,87474 0,205139 SEK 10,39672 0,096184 GBP 0,907411 1,10204 NOK 10,92198 0,091558 ISK 163,650 0,00611060 CHF 1,07391 0,931178 Source: ECB

Nota: Taxas ISK/EUR calculadas com base em dados do Banco Central da Islândia.

1. O Regulamento (CEE) n.o 574/72 determina que a taxa de conversão numa moeda dos montantes expressos noutra

moeda é calculada pela Comissão com base na média mensal, relativamente ao período de referência definido no n.o 2, das taxas de câmbio de referência publicadas pelo Banco Central Europeu.

2. O período de referência é:

— o mês de janeiro, para as cotações a aplicar a partir de 1 de abril seguinte, — o mês de abril, para as cotações a aplicar a partir de 1 de julho seguinte, — o mês de julho, para as cotações a aplicar a partir de 1 de outubro seguinte, — o mês de outubro, para as cotações a aplicar a partir de 1 de janeiro seguinte.

As taxas de conversão das moedas serão publicadas no segundo Jornal Oficial da União Europeia (série C) dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

(9)

TRIBUNAL DE CONTAS

Relatório Especial 24/2020

«Processos de controlo das concentrações e anti‐trust na UE conduzidos pela Comissão: é necessário reforçar a fiscalização do mercado»

(2020/C 400/04)

O Tribunal de Contas Europeu informa que acaba de ser publicado o seu Relatório Especial 24/2020, «Processos de controlo das concentrações e anti‐trust na UE conduzidos pela Comissão: é necessário reforçar a fiscalização do mercado». O relatório está acessível para consulta ou download no sítio Internet do Tribunal de Contas Europeu: http://eca.europa.eu

(10)

PROVEDOR DE JUSTIÇA EUROPEU

Relatório anual 2019

(2020/C 400/05)

A 5 de maio de 2020, a Provedora de Justiça Europeia enviou o seu Relatório Anual para o ano de 2019 ao Presidente do Parlamento Europeu.

O relatório anual está disponível na página Internet do Provedor de Justiça Europeu nas 24 línguas oficiais da União europeia (http://www.ombudsman.europa.eu/pt/activities/annualreports.faces).

(11)

INFORMAÇÕES DOS ESTADOS-MEMBROS

Informações comunicadas pelos Estados-Membros a respeito do encerramento da pesca

(2020/C 400/06)

Em conformidade com o artigo 35.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 1224/2009 do Conselho, de 20 de novembro de 2009,

que institui um regime de controlo da União a fim de assegurar o cumprimento das regras da política comum das pescas (1),

foi decidido encerrar a pesca como indicado no quadro seguinte:

Data e hora do encerramento 1.10.2020

Duração 1.10.2020 – 31.12.2020

Estado-Membro Bélgica

Unidade populacional ou grupo de unidades populacionais ANF/*8ABDE (condição especial para ANF/07.)

Espécie Tamboril (Lophiidae)

Zona 8a, 8b, 8d, 8e

Tipos de navio de pesca —

Número de referência 21/TQ123

(12)
(13)

Referências

Documentos relacionados

Mudas oriundas da segunda, terceira e quarta subculturas foram transplan- tadas para o campo, onde apresentaram um crescimento mais uniforme e uma taxa de

4. Os pagamentos serão efetuados mediante crédito em conta corrente em nome da contratada no Banco do Brasil S/A. Caso a licitante vencedora não possua conta

A função da curva corrente-tensão i(V ) é composta por três segmentos, onde esta relaciona a queda de tensão nos diodos em função da corrente que passa por eles. Bonatto et al.,

Os tratamentos 2 hastes/5 cachos e 2 hastes/7 cachos, não se diferenciaram entre si mas apresentaram diferenças significativas entre os demais tratamentos para as

Durante o treinamento, era feita uma explanação sobre a avaliação e sobre que itens o sujeito deveria observar durante as provas: seleção e manipulação com ou sem feedback

- Professor visitante na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade de Santiago do Chile, na Universidade Metropolitana de Ciencias de la Educación (Santiago do

Não é realizada avaliação de segurança química para este produto.

RESOLVE lançar o presente EDITAL de abertura da VI Jornada de Capacitação da ENADEP com a temática “CONFLITOS FUNDIÁRIOS E REMOÇÕES DE PESSOAS: ESTRATÉGIAS DE DEFESA E