• Nenhum resultado encontrado

fm Page 1 Friday, October 7, :09 PM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "fm Page 1 Friday, October 7, :09 PM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

5019 418 33072

INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Nota de instalação: O exaustor deve ser instalado a uma distâcia mínima de 43 cm dos fogões eléctricos, e 65 cm dos fogões a gás, gasóleo ou carbono. Se as instruções de instalação do dispositivo de cozedura a gás especificarem uma distância superior àquela indicada, é necessário respeitar estas instruções.

Nota de instalação e uso: Antes de instalar ou utilizar o exaustor, leia com atenção este manual e os desenhos que se encontram nas primeiras páginas. Declina-se toda e qualquer responsabilidade por eventuais

inconvenientes, danos ou incêndios provocados pelo aparelho derivados do não seguimento das instruções que se encontram neste manual.

Para a montagem siga a numeração (1Ö2Ö3Ö...). Não ligue o aparelho à corrente eléctrica até a instalação estar concluída. O tubo de descarga não é fornecido com o aparelho pelo que deve ser adquirido em separado. O esquema de perfuração para a fixação da parte frontal é fornecido apenas em alguns modelos. Estão disponíveis, mediante encomenda, partes frontais em várias cores, já prontas para serem instaladas. Retire o colector de vapor (FIG. A-1).

Retire o filtro de gordura (FIG. A,2-3, pormenor X) ou a grelha (FIG. A,2, pormenor Y). Para a ficação do exaustor, faça da seguinte maneira:

Posicione o gabarito de perfuração no lado interno direito do móvel, com a seta virada para o rebordo posterior do móvel (FIG. B-1).

Faça os furos seguindo as marcas feitas no gabarito (FIG. B-2).

Repita o procedimento descrito no lado esquerdo do móvel (FIG. B, 3-4).

Posicione o exaustor (FIG. B-5) e aparafuse os 4 parafusos nos furos do móvel (FIG. B-6) Aplique o tubo de despejo no furo de saída do exaustor (FIG. B-7).

Se as paredes do móvel são grossas 16 mm, introduza os 4 separadores nos lados do exaustor (FIG. B-8). Regulação da gaveta amovível

O exaustor pode ser instalado debaixo dos móveis com diferentes profundidades. A abertura e fecho da gaveta amovível pode ser regulada com base nas exigências.

Com este objectivo, retire as grelhas de aspiração, e desaperte os parafusos (FIG. C-9), regule devidamente as presilhas e volte a aparafusar os parafusos.

Versão aspirante (FIG. D-A): os vapores são aspirados e enviados para o exterior através de um tubo de despejo que é preso à anilha de união, a qual está colocada na parte superior do exaustor.

Atenção: Se o exaustor tiver um filtro de carbono montado, este deve retirado.

O ar de despejo não deve ser descarregado num tubo utilizado para evacuar os fumos feitos pelos aparelhos de combustão de gás ou de outros combustíveis, mas deve ter a saída independente. Devem ser seguidas todas as normativas nacionais relativas ao despejo do ar.

Versão de filtragem (FIG. D-B): o ar é filtrado passando através de um filtro de carbono, e reciclado no meio ambiente.

Atenção: se o exaustor não possuir um filtro de carbono, este deve ser encomendado e montado antes da utilização.

Efectue a ligação eléctrica (FIG. B-10). Feche o colector de vapor (FIG. B-11).

Para alguns modelos é necessário instalar o suporte para o filtro de carbono (FIG. E).

P

(4)

1. Painel de controlo.

2. Grelhas de aspiração com filtros de gordura internos - Filtros de gordura externos (apenas em alguns modelos).

3. Cobertura da luz.

4. Colector de vapor (amovível).

SUBSTITUIÇÃO DAS LÂMPADAS:

1. Desligue o exaustor da corrente eléctrica. 2. Retire o colector de vapor.

3. Abra a grelha posterior (a - fig. 2) ou a cobertura da luz (b - fig. 2 - apenas em alguns modelos).

4. Retire a lâmpada que deve ser substituída. Use apenas lâmpadas de 40 W máx (E14).

5. Monte novamente a grelha de aspiração ou a cobertura da luz.

SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA DE NÉON:

1. Desligue o exaustor da corrente eléctrica. 2. Abra a cobertura da luz (fig.1).

3. Retire a lâmpada de néon que deve ser substituída (rode-a no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e desengate-a dos dois porta-lâmpadas situados nas extremidades do próprio néon). Use apenas lâmpadas de 14 W máx. Numa das extremidades da lâmpada de néon, atrás de um dos porta-lâmpadas encontra-se o arrancador, e no caso em que continue a avaria da iluminação, substitua também o arrancador (ligação em baioneta) por um novo arrancador adequado a lâmpadas de 14 W máx. 4. Volte a fechar a cobertura de luz.

PARA RETIRAR E SUBSTITUIR OU LAVAR O

FILTRO DE GORDURA:

1. Desligue o exaustor da corrente eléctrica. 2. Retire o colector de vapor.

3. Retire as grelhas de aspiração (c - fig. 2) ou os filtros de gordura (c1/c2 - fig. 3).

4. Desbloqueie o filtro de gordura. 5. Retire o filtro de gordura sujo.

6. Após ter substituído ou lavado o filtro de gordura (consoante o modelo), volte a montá-lo seguindo a sequência inversa de desmontagem e certifique-se de que o mesmo abrange toda a superfície de aspiração.

Lave o filtro prestando atenção em utilizar apenas um detergente não aggressivo.

PARA MONTAR OU SUBSTITUIR O FILTRO DE

CARBONO:

1. Desligue o exaustor da corrente eléctrica. 2. Retire o colector de vapor.

3. Retire as grelhas de aspiração (c - fig. 2) ou os filtros de gordura (c1/c2 - fig. 3).

4. Se o filtro de carbono já estiver montado e tiver de ser substituído, pressione as teclas de desbloqueio( e - fig. 4) e retire o filtro para baixo.

5. Se os filtros não estiverem montados.

d. introduza o filtro de carbono nos ganchos superiores (fig. 4). e. fixe-o definitivamente com os ganchos inferiores (fig. 4). 6. Volte a montar a grelha de aspiração.

7. Alguns modelos utilizam um filtro de carbono redondo: para o montar introduza o filtro no seu sítio, como cobertura da grelha de plástico, e rode-o no sentido horário até ao seu bloqueio. Para

O PAINEL DE CONTROLO

Interruptor da luz.

O botão da luz tem 2 posições (luzes apagadas - luzes acesas). Para acender as luzes: desloque o botão para a direita. Interruptor de selecção da velocidade.

Este botão tem várias posições para o controlo das potências de aspiração com base na quantidade de fumos e vapores que o exaustor deve aspirar.

Para aumentar a potência de aspiração: desloque o botão para a direita.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

FIG. 5

(5)

5019 418 33072

ADVERTÊNCIAS AMBIENTAIS

1. Embalagem

A embalagem é constituída por material 100% reciclável e está marcada com o símbolo de reciclagem . Para o próprio escoamento, siga as normativas locais. O material da embalagem (sacos de plástico, partes de poliestireno, etc.) deve ser mantido fora do alcance das crianças, dado que constitui uma potencial fonte de perigo.

2. Aparelho

Este aparelho encontra-se marcado em conformidade com a Directiva Europeia 2002/96/EC, Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE).

Certifique-se de que este produto seja escoado de forma correcta, o utilizador contribui para prevenir as possíveis consequências negativas no ambiente e para a saúde.

O símbolo que se encontra no produto ou na documentação de acompanhamento indica que este produto não deve ser tratado como restos domésticos, mas deve ser entregue junto de centros especializados para a recolha e reciclagem de aparelhos eléctricos e electrónicos.

Elimine-o de acordo com as normas locais para o escoamento deste tipo de materiais.

Para ulteriores informações sobre o tratamento, recuperação e reciclagem deste produto, contacte o devido centro da sua zona, o serviço de recolha dos restos domésticos, ou a loja junto da qual comprou este produto.

PRECAUÇÕES E SUGESTÕES GERAIS

ATENÇÃO!

O aparelho não deve ser utilizado por crianças ou pessoas incapacitadas sem vigilância.

Certifique-se de que as crianças não brincam com o aparelho.

1. Não ligue o aparelho à corrente eléctrica enquanto a instalação não estiver completa e desligue o exaustor da corrente antes das operações de manutenção/limpeza.

2. Não prepare sob o exaustor pratos que prevejam a formação de uma chama (“flambé”). A chama poderá provocar um incêndio. 3. Vigie a panela enquanto fritar os alimentos, pois o óleo pode

incendiar.

4. Uma manutenção e limpeza constantes garantem o bom funcionamento e o máximo desempenho do exaustor. Limpe frequentemente todas as incrustações das superfícies sujas. Retire, limpe ou substitua o filtro frequentemente. Não é permitida a utilização de materiais inflamáveis para conduzir o ar aspirado.

5. Se o exaustor for utilizado juntamente com outros aparelhos alimentados com energia não eléctrica, a pressão negativa do local não deve ser superior a 4Pa (4 x 10 -5 bars). Certifique-se de

que o local é devidamente ventilado.

Ligação eléctrica

Antes de ligar o exaustor à corrente eléctrica, certifique-se de que a voltagem indicada na chapa de características do aparelho corresponde à tensão da sua residência. A chapa de características está situada no interior do exaustor, por trás do filtro de gordura. Se o aparelho está equipado por um cabo de alimentação eléctrica e por uma ficha, esta deve ser colocada numa zona acessível. Se o exaustor não estiver equipado com uma ficha, utilize uma que esteja em conformidade com as normas vigentes ou, então, utilize um interruptor bipolar aprovado, com uma distância mínima entre os contactos de 3 mm.

A substituição do cabo de alimentação com ficha ou cabo flexível só pode ser efectuada pelo Serviço de Assistência ou por pessoal qualificado.

Limpeza do exaustor

Atenção! A não remoção de óleos/gorduras (pelo menos 1 vez por mês) poderá constituir um motivo para incêndios.

Utilize um pano macio com um detergente neutro. Nunca utilize produtos abrasivos ou álcool.

ANTES DE USAR O EXAUSTOR

Para tirar o máximo partido do seu exaustor, leia atentamente as presentes instruções de utilização. Conserve este manual cuidadosamente.

O material da embalagem (sacos de plástico, partes de poliestireno, etc.) deve ser mantido fora do alcance das crianças, dado que constitui uma potencial fonte de perigo.

Certifique-se de que o aparelho não sofreu danos durante o transporte. A instalação, as ligações eléctricas e a substituição do cabo de alimentação com ficha ou cabo flexível devem ser efectuadas por um técnico especializado segundo as normas locais.

Declaração de conformidade

Este aparelho foi concebido, fabricado e distribuído em conformidade com os:

- objectivos de segurança da Directiva "Baixa Tensão" 73/23/CE - requisitos de protecção da Directiva "EMC" 89/336/CE,

modificada pela Directiva 93/68/CE.

Resolução de problemas

Se o aparelho não funciona:

• A ficha está bem introduzida na tomada? • Há um corte de energia eléctrica? • Queimou algum fusível?

Se o exaustor não aspira suficientemente: • Regulou a velocidade correcta? • É preciso limpar ou substituir os filtros? • As saídas de ar estão obstruídas? Se a luz não funciona:

• É preciso trocar a lâmpada?

• A lâmpada foi montada correctamente? • Queimou algum fusível?

SERVIÇO PÓS-VENDA

Antes de contactar o Serviço de Assistência Técnica

1. Verifique se consegue resolver pessoalmente a avaria (consulte “Resolução de problemas”).

2. Desligue e volte a ligar o aparelho para verificar se o problema ficou resolvido.

3. Se o aparelho continuar a não funcionar, contacte o Serviço de Assistência Técnica.

Especificando: • o tipo de avaria,

• o modelo do produto indicado na chapa de características situada no interior do exaustor, visível uma vez removidos os filtros de gordura.

• a sua morada,

• o seu número de telefone incluindo o indicativo.

• O número de Service (o número que encontra sob a palavra SERVICE na chapa de características situada no interior do exaustor, por trás do filtro de gordura).

Se necessitar de uma reparação, contacte um Centro de Assistência Técnica autorizado (garantia de utilização de peças originais e de uma reparação correcta).

O incumprimento destas instruções pode comprometer a segurança e a qualidade do produto.

Referências

Documentos relacionados

Na posição "Lock", o sistema de controlo de movimento apenas permite um ligeiro movimento controlado da forqueta. Esse movimento possibilita ao pneu da frente atravessar

Por fim, a expressão arendtiana de direito a ter direitos não é apenas uma proposição filosófica para fundamentar uma nova interpretação dos direitos humanos, mas uma

INTRODUÇÃO: Pacientes obesos com câncer de próstata localizado são de difícil tratamento cirúrgico e um dos passos mais difíceis da prostatectomia radical retropúbica

ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA -> 5 ALFREDO JOSE MACHADO DOS ANJOS -> 1 ANA ANGELICA PEREIRA DE MELO -> 1 ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BEZERRA -> 1 ANTONIO DE SOUSA

Feito o traçado da rede primária e secundária e já definidos os centros de carga onde devem ser instalados os transformadores, parte-se para a etapa de localização dos

Na fase de secagem e resfriamento, a temperatura e a umidade dos materiais expostos no processo devem ser reduzidas a valores que permitam a sua retirada da câmara e

Os avanços inscritos na Constituição de 1988 consistem na ampliação dos direitos sociais, na legalização da Assistência Social como direito de cidadania, bem como na instituição

No meu entender, esta acepção do conceito de literatura de teste- munho, por considerar uma grande flexibilidade quanto à forma do texto associada a uma natureza de experiências