• Nenhum resultado encontrado

QUALIDADE AMBIENTAL DE UM TRECHO URBANO DO RIO MANHUAU, MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "QUALIDADE AMBIENTAL DE UM TRECHO URBANO DO RIO MANHUAU, MINAS GERAIS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 182 QUALIDADE AMBIENTAL DE UM TRECHO URBANO DO RIO MANHUAÇU,

MINAS GERAIS

Mariana Aparecida Silva Godinho1, Wallace Luís de Lima2, Jéferson Luiz Ferrari3, Atanásio Alves do Amaral3

1 Pós-graduanda em Agroecologia,Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre, Alegre, ES, Brasil (marianagodinhobot@gmail.com)

2 Professor Doutor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre, Alegre, ES, Brasil

3 Professores Titulares-Livres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre, Alegre, ES, Brasil

Recebido em: 08/09/2015 – Aprovado em: 14/11/2015 – Publicado em: 17/12/2015

RESUMO

Objetivou-se, com esse estudo, realizar o monitoramento da qualidade ambiental de um trecho urbano do Rio Manhuaçu, com base em variáveis físico-químicas e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos. As amostragens do sedimento foram realizadas em três coletas, uma em cada mês, nos meses de março, abril e maio de 2014. Durante as visitas fez-se registros dos impactos ambientais. Foi aplicado o índice Biological Monitoring Work Party (BMWP), para classificar o estado de conservação ambiental dos corpos hídricos. O ponto 01 apresentou menos impactos ambientais e o ponto 03 apresentou maior variedade de impactos. As análises físico-químicas indicaram queda na quantidade de matéria orgânica e aumento na concentração de fósforo, à medida que reduziu a pluviosidade. Encontrou-se 607 organismos, de 11 táxons. Hexapoda foi o grupo mais representativo, com 533 indivíduos. Chironominae foi a família mais abundante, com 88,3% dos indivíduos amostrados. Conforme o índice BMWP, os pontos 02 e 03 apresentam-se fortemente poluídos. A dominância de Chironomidae e Oligochaeta, nesses pontos, reafirma a condição de degradação ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: degradação ambiental, macroinvertebrados aquáticos, poluição.

ENVIRONMENTAL QUALITY OF A URBAN STRETCH OF THE RIO MANHUAÇU, MINAS GERAIS

ABSTRACT

The objective of this study was carry out the monitoring of the environmental quality of an urban stretch of the Rio Manhuaçu, based on physical and chemical variables and benthic macroinvertebrate community structure. The sediment samples were collected in three collections, one in each month during the months of March, April and May 2014. During the visits became records of environmental impacts. The index Biological Monitoring Work Party (BMWP) was applied to rank the conservation status of water bodies. Point 01 had fewer environmental impacts and the point 03 showed greater variety of impacts. The physicochemical analyzes indicated drop in the amount of organic matter and increase in phosphorus concentration, as reduced

(2)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 183 rainfall. It was found 607 bodies of 11 taxa. Hexapoda was the most representative group, with 533 individuals. Chironominae was the most abundant family, with 88.3% of individuals sampled. According to BMWP index, points 02 and 03 present themselves heavily polluted. The dominance of Chironomidae and Oligochaeta, these points, reaffirms the environmental degradation condition.

KEYWORDS: aquatic macroinvertebrates, environmental degradation, pollution INTRODUÇÃO

Os ecossistemas aquáticos têm sido alterados em função de atividades antropogênicas, responsáveis por múltiplos impactos ambientais. Essa situação se agrava especialmente em áreas onde a urbanização acelerada não foi acompanhada pelos investimentos em infraestrutura necessários, especialmente aqueles relacionados ao saneamento básico (GOULART & CALLISTO, 2003). Dessa forma, muitos cursos d’água são modificados, recebendo esgotos industriais e domésticos, alguns dos quais “in natura”, além de sedimentos, lixo e vários outros rejeitos. Esses impactos vêm ocasionando a perda de características naturais, do equilíbrio ecológico e da riqueza biológica (FIGUEROA et al., 2003; HEPP & RESTELLO, 2007).

A comunidade de macroinvertebrados aquáticos está representada por vários filos, como Arthropoda (insetos, crustáceos), Mollusca (gastrópodos e bivalves), Annelida (oligoquetos), Nematoda e Platyhelminthes (ODUM, 2012). Desta fauna de invertebrados, os insetos destacam-se em termos de diversidade e abundância (LAKE, 1990). A ocorrência de certos grupos muitas vezes, está relacionada à poluição orgânica, variando desde organismos típicos de ambientes limpos ou de boa qualidade de águas, ou seja, intolerantes à poluição, tais como Ephemeroptera, Trichoptera e Plecoptera, passando por organismos tolerantes a certo grau de poluição até organismos resistentes a altas concentrações de poluentes, como é o caso da família Chironomidae (Diptera), que são muito tolerantes a condições ambientais adversas (GOULART & CALLISTO, 2003).

Devido a tais respostas biológicas, passou-se a adotar amplamente os insetos como indicadores de qualidade ou degradação ambiental e de poluição, especialmente a orgânica, método, que comumente é mais vantajoso que usar análises físicas e químicas da água, pois estas registram apenas o momento em que foram coletadas, como uma fotografia do rio (COLPO et al., 2009).

A utilização de macroinvertebrados bentônicos em estudos de monitoramento de impacto ambiental ainda é bastante incipiente no Brasil, entretanto largamente difundida em todo o mundo (QUEIROZ et al., 2000). Esse grupo apresenta diversas vantagens que facilitam os trabalhos de campo, entre elas a facilidade amostragem, a natureza sedentária, a sensibilidade à modificações do habitat, o ciclo de vida longo além da facilidade de visualização e identificação (JUNQUEIRA et al., 2000; KUHLMANN et al., 2001; FIGUEROA et al., 2003).

A distribuição e ocorrência dos macroinvertebrados bentônicos, tem sido amplamente estudada, confirmando-se que são inúmeros os fatores ambientais que influenciam a distribuição no ambiente, dentre os quais, destacam-se os ligados diretamente com a qualidade da água, como o oxigênio dissolvido, a condutividade elétrica, o pH, a temperatura, a atividade fotossintética, a turbulência da água, a vazão e a presença de sólidos em suspensão (ESTEVES, 2011), o que reforça a utilização dos macroinvertebrados como bioindicadores de qualidade ambiental dos recursos hídricos (HEPP & RESTELLO, 2007).

(3)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 184 A contribuição na avaliação de impactos ambientais, estudos de definição de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e manejo de bacias hidrográficas (CAO et al., 2002), tem aumentado, especialmente em função da diversidade de impactos ambientais sobre os ecossistemas aquáticos, e das possíveis conseqüências sobre os padrões de qualidade, sendo assim, destaca-se a importância de que o controle ambiental e de riscos ecológicos deve envolver uma abordagem integrada, através do monitoramento da qualidade física, química e biológica da água, bem como a avaliação da qualidade estrutural de habitats (ILIOPOULOU-GEORGUDAKI et al., 2003).

O índice BMWP, foi criado por um grupo de trabalho em monitoramento de biota aquatica na Grã-Bretanha em 1956. Este índice foi testado e revisado e atualmente considera a identificação de macroinvertebrados ao nível de família e atribui pontuações que se estabelece entre 1 a 10 (Anexo A), de acordo com o grau de tolerância da mesma. Famílias mais sensíveis a impactos recebem potuações mais elevadas, as mais tolerantes recebem pontuações medianas e as resistentes recebem pontuações baixas (MACÊDO et al. 2009).

Assim, após o reconhecimento dos táxons, encontrados em uma área, faz a somatória dos valores obtidos por cada família e se estabelece ao final um valor correspondente para o local. Quanto maior o valor obtido, mais límpido é o ambiente aquático analisado (BUSS et al. 2003), estes autores propuseram um gabarito, em que de acordo com as notas obtidas, pode-se caracterizar as águas como fortemementepoluídas (nota < 15) até águas muito límpidas (nota > 150).

Os resultados obtidos com esse estudo serão úteis para o avanço do estado de conhecimento das populações de invertebrados bentônicos da região, além de reafirmarem a importância da utilização destes animais como ferramentas na avaliação da saúde e integridade de ecossistemas aquáticos. Objetivou-se, com esse estudo, realizar o monitoramento da qualidade da água e do sedimento, em um trecho urbano do Rio Manhuaçu, com base em variáveis físico-químicas e na estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos.

MATERIAL E MÉTODOS Caracterização da área de estudo

O rio Manhuaçu nasce na Serra da Seritinga, divisa dos municípios de Divino e São João do Manhuaçu, MG, segue por aproximadamente 340 km, até a foz, desagua no rio Doce (IGAM, 2010). Nesse longo trajeto atravessa várias cidades, entre elas, Manhuaçu, MG, onde foi realizada a presente pesquisa. O município tem uma população de cerca de 85 mil habitantes, sendo que 81% é urbana, a cidade é um pólo regional de comércio e produtora e exportadora de café (IBGE, 2015), devido ao relevo extremamente acidentado, em vários pontos da cidade é comum serem observadas dezenas de construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP), como o município não dispõe de coleta e tratamento de esgoto todos os rejeitos domésticos são diretamente lançados no leito do rio Manhuaçu (IGAM, 2010).

No trecho do rio que corta a cidade de Manhuaçu, foram escolhidos três pontos de coleta (Figura 1).

(4)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 185 FIGURA 1 - Imagem destacando trecho urbano da sede do município de Manhuaçu,

e pontos 01, 02 e 03, onde foram realizadas as amostragens. Fonte: Google Earth (2014)

Buscou-se demarcar pontos em locais com diferentes condições ambientais. O ponto 01 localiza-se a aproximadamente 500 m depois do início da cidade, uma região pouco urbanizada. O ponto 02 localiza-se em uma área com maior urbanização e até este ponto o rio já percorreu cerca de 2 km dentro da cidade, permeando bairros muito populosos. O ponto 03 localiza-se na região central da cidade, área intensamente urbanizada. Até esse ponto, o rio percorreu aproximadamente 5 km ao longo da cidade (Figura 2).

FIGURA 2 - Imagens dos locais onde foram realizadas as amostrgens ao longo do

trecho urbano do rio Manhuaçu (A: Ponto 01; B: Ponto 02; C: Ponto 03) Fonte: Acervo pessoal da primeira autora.

Os dados da pluviosidade total acumulada para os meses de março à maio de 2014, foram levantados na base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os quais foram coletados automaticamente na estação meteorológica de Manhuaçu, registrada no INMET sob o nº A556 e código OMM 86825, cuja localização geográfica é -20.263378º E e -42.182817º W (INMET, 2014).

(5)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 186 Levantamento visual dos impactos ambientais

Em todas as visitas foram realizadas observações sistemáticas de cada um dos pontos e foram feitas descrições dos principais impactos ambientais visualizados, foram também, feitos registros fotograficos dos mesmos. Os impactos foram caracterizados conforme SOARES et al. (2006), como de Grau 2, sendo impactos de maior importância, e permanentes, que se relacionam com a cadeia alimentar, contaminação dos recursos hídricos e alteração na biodiversidade; e os de Grau 1, impactos de menor importância, temporários ou cíclicos, ou os permanentes que não se relacionam aos itens contemplados no Grau 2.

Análises físico-químicas do sedimento

As amostragens do sedimento foram realizadas em três coletas, uma em cada mês, nos meses de março, abril e maio de 2014. Fez-se uma amostragem composta, sendo que em cada um dos três pontos coletou-se três amostras de 250 mL da camada superficial do sedimento (profundidade 0-5 cm), em seguida este material foi homogeneizado, para que então fosse retirada a amostra de 250 mL (SOARES et al., 2006).

Essas amostras foram secas à sombra e à temperatura ambiente, posteriormente foram homogeneizadas, para que então fossem encaminhadas ao Laboratório de Análise de Solo e Folhas (Labominas), também na cidade de Manhuaçu-MG. Foram determinados: a matéria orgânica (MO), o pH, os teores de fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca+2), magnésio (Mg+2), alumínio (Al+3), sódio (Na), boro (B), zinco (Zn), manganês (Mn), cobre (Cu), ferro (Fe), carbono (C) e a acidez potencial (H + Al), a capacidade de troca catiônica (CTC) efetiva (t) e total (T), a soma de bases trocáveis (SB) e os índices de saturação por bases (V), por alumínio (m) e por sódio (IS Na), além da análise granulométrica ou textural. Todas essas análises foram realizadas conforme SILVA (1999).

Estudo da macrofauna bentônica

Para o estudo da macrofauna bentônica, foram realizadas três coletas em cada ponto, nos meses de março, abril e maio de 2014. Em cada ponto foram coletadas três amostras de 250 mL da camada superficial do sedimento (profundidade 0-5 cm). O material coletado foi armazenado em sacolas plásticas e foi encaminhado ao laboratório, para triagem. No laboratório, as amostras de sedimento foram transferidas para bandejas plásticas, adicionando-se uma solução saturada de sal de cozinha (MUGNAI et al., 2010). Os organismos que flutuaram foram coletados com pinça e transferidos para frascos de vidro com álcool 70%, para identificação e contagem. O sedimento foi peneirado em peneira com malha 0,5 mm, para a coleta de organismos que porventura não tivessem flutuado, após a adição da solução salina.

A identificação e a contagem dos macroinvertebrados foram realizadas no Laboratório de Ecologia Aquática e Produção de Plâncton do Ifes - Campus de Alegre, com auxílio literatura especializada (MCCAFFERTY, 1981; TRIVINHO-STRIXINO & TRIVINHO-STRIXINO, 1995; MERRITT & CUMMINS, 1996, MUGNAI et al., 2010).

Aplicação do índice BMWP

Os dados de riqueza dos macroinvertebrados foram analisados e comparados aos demais resultados obtidos neste estudo, afim de se tentar descrever suas possiveis relações. Também foi calculado o BMWP, para classificação do estado de

(6)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 187

conservação ambiental, levando em consideração a presença dos macroinvertebrados, os quais foram agrupados de acordo com a tolerância aos impactos ambientais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Impactos ambientais

Foram verificados nove diferentes impactos ambientais ao longo dos pontos analisados no trecho urbano do Rio Manhuaçu: a deposição de lixo, o lançamento de esgoto doméstico in natura e o assoreamento do rio, que foram observados em todos os pontos analisados e eram muito comuns durante todas as visitas realizadas nos meses de março, abril e maio de 2014 (Figura 3).

FIGURA 3: Imagens dos principais impactos ambientais registrados visualmente, nos tres pontos analisados no trecho urbano do rio Manhuaçu (A: Deposição de lixo; B: Lançamento de esgoto doméstico in natura; C: Assoreamento do rio) Fonte: Acervo pessoal da primeira autora.

Entretanto, foi nítida a diferença entre o estado de conservação ambiental dos pontos, sendo que no ponto 01, foram observados seis diferentes impactos, sendo: apenas de Grau 1, e o principal foi o lançamento de esgoto doméstico in natura. Por outro lado, nos pontos 02 e 03, verificou-se nove diferentes impactos (Tabela 1), sendo a maioria de Grau 2, se destacavam nestes pontos o volume de lixo e entulho acumulado as margens do rio, e também o número de tubulações de esgotos, todas direcionados ao leito do rio. Tal diferença, já era esperada, visto que o ponto 1 se localiza em uma área com pouquíssima influência da urbanização e, conforme LAKE (1990), a acelerada urbanização e crescimento das cidades, têm sido os principais causadores das mudanças fisionômicas no Planeta.

TABELA 1 - Lista dos impactos ambientais observados nos pontos amostrados

Grau do impacto Impactos ambientais observados Ponto 01 Ponto 02 Ponto 03

Deposição de lixo Grau 1 Grau 2 Grau 2

Deposição de entulho Ausente Grau 2 Grau 2

Lançamento de esgoto doméstico (in natura) Grau 1 Grau 2 Grau 2 Lançamento de esgoto comercial/industrial (in natura) Ausente Grau 2 Grau 1

Assoreamento do rio Grau 1 Grau 2 Grau 2

Inicio de processos erosivos Grau 1 Grau 2 Grau 2 Diminuição da oferta de abrigo e alimento à fauna Grau 2 Grau 2 Grau 2 Manchas de óleo na água Ausente Grau 1 Grau 2 Dominância de espécies vegetais Grau 2 Grau 2 Grau 2 Fonte: Elaborada pelos autores (2014)

C

B A

(7)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 188 Análises físico-químicas do sedimento

Verificou-se que uma queda gradativa nos valores médios de matéria orgânica, ao longo dos meses, coincidindo também com a queda da pluviosidade acumulada (INMET, 2014), semelhante ao observado por FRITZSONS et al. (2003), em um estudo sobre as consequências da alteração da vazão sobre alguns parâmetros de qualidade de águas fluviais. Esses autores justificam tal decréscimo à redução do carreamento de partículas orgânicas por meio do escorrimento. Afirmam ainda que mesmo em áreas sem interferência humana, isto deve ocorrer, entretanto, em áreas mais antropizadas, onde o ambiente foi mais modificado, em especial nas áreas agrícolas, este comportamento deve ser mais evidente.

Ao analisar os valores de pH (Tabela 2), não foi possível estabelecer um padrão para o comportamento observado, os valores levemente ácidos, variaram entre 4,1 a 6,9, consideravelmente inferiores ao esperado para ambientes lóticos continentais, que conforme ESTEVES (2011), deveriam variar entre 6,0 e 8,0. FRITZSONS et al. (2003) observaram correlação entre o decréscimo da alcalinidade e o aumento da vazão, fato que pode estar relacionado ao aumento da diluição. Entretanto, vale ressaltar que o pH pode ser considerado uma das variáveis ambientais mais importantes e também uma das mais difíceis de interpretar, visto que pode ser influenciado por vários fatores, tais como a velocidade da correnteza, incidência de luz, vegetação ciliar, etc. (FRITZSONS et al., 2003).

Em relação à textura do sedimento, verificou-se que houve pequenas variações nas quantidades de areia + silte e também nas de argila (Tabela 2), em todos os pontos e amostras, sendo que todos os pontos foram classificados como franco-argilo-arenosos, conforme as especificações do Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura (BRASIL, 2004). Para FROEHNER & MARTINS (2008) o alto teor de areia na composição do sedimento de fundo, está relacionado à proximidade com as margens. Nesse estudo, devido à dificuldade de acesso ao leito do rio, todas as coletas foram realizadas próximo à margem.

TABELA 2 - Resultados das análises de MO, pH e textura do sedimento,

correspondentes aos valores médios em cada um dos pontos, ao longo dos três meses de amostragem

Ponto MO (dg/dm3) pH Areia + Silte (g/kg) Argila (%) Tipo de Solo

01 2,33 5,7 55,8 44,2 franco-argilo-arenoso

02 2,2 5,9 61,3 38,7 franco-argilo-arenoso

03 2,1 5,3 60,8 39,2 franco-argilo-arenoso

Fonte: Elaborada pelos autores

A Tabela 3 apresenta a caracterização química dos sedimentos, encontrados nesse estudo. Várias, como o Mg, Al, B, Mn e Cu, não foi possível estabelecer correlações de comportamento com outros fatores analisados. Os teores de fósforo (P) foram maiores, no período com menor pluviosidade (Figura 2), quando a diluição dos esgotos domésticos é reduzida. Segundo ESTEVES (2011), os esgotos domésticos constituem uma das principais fontes artificiais de fosfato, em áreas urbanizadas.

(8)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 189 TABELA 3 - Valores das variáveis químicas do sedimento, nos pontos amostrados

Ponto 01 Ponto 02 Ponto 03

variável unidade março abril maio março abril maio março abril maio P mg.dm-3 9,2 12,4 14,8 13,3 46,2 56 14,6 28,2 36,6 K mg.dm-3 45 105 80 88 88 75 116 120 111 Mg cmolc.dm-3 1,0 0,8 0,8 1,0 1,0 0,7 1,3 0,3 1,0 Al cmolc.dm-3 0,00 0,25 0,14 0,00 0,0 0,25 0,00 1,74 0,00 Mn mg.dm3 79,0 118 68,9 88,0 89,6 89,4 64,8 101 69,4 Cu mg.dm3 1,4 2,5 3,4 2,0 2,4 3 2,5 2,8 2,9 Fe mg.dm3 170 194 265 290 180 275 190 141 249 Fonte: Elaborada pelos autores.

Embora os valores de potássio não tenham apresentado um padrão, sabe-se que os solos brasileiros são pobres deste nutriente, cujo teor médio varia com o material de origem e as perdas ou ganhos sofridos. Uma baixa capacidade de troca catiônica do solo implica em baixa capacidade de armazenar o K, que é lixiviado facilmente (KINPARA, 2003). RONQUIM (2010) afirma que os óxidos de ferro e de alumínio são os principais componentes da fração mineral dos solos tropicais. Segundo a USEPA (1993) os ecossistemas aquáticos com concentração de Fe até 17.000 mg/dm-3 são considerados não poluídos. Em todos os pontos estudados, a concentração de Fe ficou abaixo desse valor, variando entre 141 e 290 mg/dm-3.

Macrofauna bentônica

Foram coletados 607 organismos, distribuídos em 11 táxons foram registrados durante as amostragens nos três pontos do Rio Manhuaçu, os quais são pertencentes a cinco classes, sendo que Hexapoda foi a mais representativa, com um total de 533 indivíduos (Tabela 4).

Semelhante ao observado por JUNQUEIRA et al. (2000), AMORIM & CASTILLO (2009) e COLPO et al. (2009), os Chironominae foram o grupo mais abundante, correspondendo a 83,3% do total de espécies observadas neste levantamento (516 indivíduos) (Tabela 4), e conforme CRANSTON (1982), as larvas podem ser encontradas tanto em ambientes com contaminação orgânica, por metais pesados, bem como em locais considerados limpos onde as espécies intolerantes a contaminação habitam.

Oligochaeta também foi um grupo bastante representativo nesta pesquisa, correspondendo a 10,2% das espécies observadas (62 indivíduos) (Tabela 4), e semelhante aos Chironominae, são organismos considerados resistentes e adaptados a ambientes enriquecidos (COLPO et al., 2009), motivo este que justifica a ocorrência de ambos em praticamente todos os pontos amostrados.

O ponto 01 foi o que apresentou a maior riqueza de espécies (sete), porém o menor número de indivíduos, correspondendo a aproximadamente 5,4% do total (Tabela 4). Além disso, foi o único ponto em que se registrou a presença de duas espécies de Anisoptera, uma espécie de Physidae e uma espécie de Ancilidae (2 indivíduos) (Tabela 4). É importante destacar que os Physidae, embora tolerantes à poluição, não são frequentes em ambientes poluídos (ROQUE & TRIVINHO-STRIXINO, 2000), e que os Anisoptera são considerados moderadamente intolerantes, o que reafirma que este ponto embora não esteja livre de perturbações

(9)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 190

ambientais, dentre os avaliados, pois que se encontram em melhor estado de conservação (SILVA et al., 2009; ESTEVES, 2011).

TABELA 4 - Composição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos nos

pontos analisados

Ponto 01 Ponto 02 Ponto 03

Táxon/Mês mar abr mai mar abr mai mar abr mai Filo Annelida Classe Hirudinida 1 1 2 5 Classe Oligochaeta 2 10 3 2 19 21 5 Filo Mollusca Classe Bivalvia Ancilidae 1 Classe Gastropoda Physidae 2

Filo Arthropoda/Classe Insecta

Ordem Diptera 3 2 1 2 5 Chironomidae Chironominae 2 6 2 8 10 62 2 1 413 Tanypodinae 1 2 1 1 Ceratopogonidae 2 5 Ordem Odonata Subordem Anisoptera Libellulidae 1 Gomphidae 1 Total 6 17 11 13 32 89 2 8 429

Fonte: Elaborada pelos autores

Os pontos 02 e 03 apresentaram pouca diferença em relação à macrofauna, foram observados 2 e 5 exemplares de Hirudinida respectivamente, e abundância de Oligochaeta (Tabela 4), grupos considerados muito tolerantes à poluição, e tembém capazes de sobreviver em ambientes com baixíssimas concentrações de oxigênio (QUEIROZ et al., 2000).

Índice BMWP

Com base na proposta de BUSS et al. (2003), foi calculado o Índice de Tolerância à Poluição (BMWP), e os resultados indicaram que nos pontos 02 e 03 a qualidade da água é considerada como fortemente poluída, visto que os valores do BMWP foram inferiores a 15 (Tabela 5), inclusive este resultado mostrou-se independe do período da coleta e dos tipos de impactos e graus ambientais observados. Conforme FERREIRA & FLYNN (2012) a presença de espécies de Chironomidae e Oligochaeta, muito resistentes a condições de anoxia e contaminação orgânica, reafirmam a condição de degradação ambiental deste corpo hídrico.

O ponto 01 foi considerado como muito poluído na amostragem do mês maio e nas demais também se enquadrou como fortemente poluído. Apenas neste foram observadas espécies de Libellulidae, Gomphidae, Ancilidae e Physidae, sugerindo que nos pontos 02 e 03 houve perda da integridade biótica, que conforme BUSS et al. (2003) tal perda é comumente ocasionada pelos diversos impactos ambientais,

(10)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 191

os quais diminuem a capacidade do sistema hídrico em manter uma comunidade com riqueza de espécies, composição e organização funcional comparáveis à de sistemas não perturbados por atividades humanas.

Ainda conforme o índice BMWP a água, em oito das nove análises apresentou-se na classe VII, a qual se caracteriza por águas fortemente poluídas ou sistemas alterados e cor laranja (Tabela 5). Isso demonstra a urgência de se adotar um sistema de gestão integrada dos recursos hídricos na cidade, pela utilização de critérios adequados e rigorosos de monitoramento da qualidade da água e então delinear as intervenções necessárias, a fim de recuperar o equilíbrio original deste ambiente.

TABELA 5 - Índice BMWP nos pontos amostrados do rio Manhuaçu

Período da Coleta

Índice BMWP Classe Significado Cor

Ponto 01

Março 6 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Abril 11 VII Águas fortemente poluídas Vermelho

Maio 20 VI Águas muito poluídas Laranja

Ponto 02

Março 3 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Abril 6 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Maio 10 VII Águas fortemente poluídas Vermelho

Ponto 03

Março 2 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Abril 3 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Maio 7 VII Águas fortemente poluídas Vermelho Fonte: Elaborada pelos autores

Todos os pontos amostrados foram caracterizados como fortemente poluídos, conforme o índice BMWP, exceto o ponto 01, na amostragem do mês de maio, que foi enquadrado como muito poluído. Ainda conforme o índice BMWP a água, em oito pontos, dos nove analisados, apresentou-se na classe VII, que se caracteriza por águas altamentepoluídas ou sistemas significativamente alterados. Verificou-se que o quanto mais se aproximava dos locais onde há uma maior atividade humana, menor era a riqueza biológica e maior a dominância de alguns grupos mais adaptados a condições ambientais adversas.

CONCLUSÕES

Foi observado um aumento na diversidade taxonômica e na densidade total de organismos bentônicos, à medida que diminuía a pluviosidade. As atividades antrópicas exercem uma profunda e negativa influência na qualidade ambiental de sistemas hidrícos analisados.

(11)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 192 REFERÊNCIAS

AMORIM, A. C. F.; CASTILLO, A. R., Macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água do baixo rio Perequê, Cubatão, São Paulo, Brasil. Biodiversidade Pampeana Uruguaiana, v. 7, n. 1, p. 16-22, 2009.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Zoneamento Agrícola. Normativa nº 2, de 25 de março de 2004.

BUSS, D. F.; BATISTA, D. F.; NESSIMIAN, J. L. Bases para aplicação de biomonitoramento em programas de avaliação e, qualidade de água de rios. Cad.

De Saúde Pública, v. 19, n. 2, p. 465-473, 2003.

CAO, Y.; WILLIAMS, D. D.; LARSEN, D. P. Comparison of ecological communities: the problem of sample representativeness. Ecological Monographs, v. 72, n. 1, p. 41-56, 2002.

COLPO, K. C, BRASIL, M. T; CAMARGO, B. V. Macroinvertebrados bentônicos como indicadores do impacto ambiental promovido pelos efluentes de áreas orizícolas e pelos de origem urbana/industrial. Ciência Rural, v. 39, n. 7, p. 2087-2092, 2009.

CRANSTON, P. S. Key to the larvae of British Orthocladiinae (Diptera, Chironomidae). Scientific Publications of the Freshwater Biological Association, v. 45, p. 1-52, 1982.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de limnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

FERREIRA, G. L.; FLYNN, M. N. Índice biótico BMWP’ na avaliação da integridade ambiental do Rio Jaguari-Mirim, no entorno das Pequenas Centrais Hidrelétricas de São Joaquim e São José, município de São João da Boa Vista, SP. RevInter

Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 5, n. 1, p.

128-139, 2012.

FIGUEROA, R.; VALDOVINOS, C.; ARAYA, E.; PARRA, O. Macroinvertebrados bentónicos como indicadores de calidad de agua de ríos del sur de Chile. Revista

Chilena de Historia Natural, v. 76, p. 275-285, 2003.

FRITZSONS, E. HINDII, E. C.; MANTOVANI, L. E.; RIZZI, N. E. Conseqüências da alteração da vazão sobre alguns parâmetros de qualidade de água fluvial. Revista

Floresta, v. 33, n. 2, p. 201-214, 2003.

FROEHNER, S.; MARTINS, R. F. Avaliação da composição química de sedimentos do Rio Barigüi na região metropolitana de Curitiba. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2020-2026, 2008.

(12)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 193 ferramenta em estudos de impacto ambiental. Revista FAPAM, v. 2, n. 2, p. 153-164, 2003.

HEPP, L. U.; RESTELLO, R. M. Macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade das águas do Alto Uruguai Gaúcho. In: ZAKRZEVSKI, S. B.

Conservação e uso sustentável da água: múltiplos olhares. Erechim: EDIFAPES,

2007. 138 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades@ Estimativa populacional para 2014. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=313940&idtema=130&se arch=minas-gerais|manhuacu|estimativa-da-populacao-2014- Acesso em: 25 ago. 2015.

INSTITUTO DE GESTÃO DE ÁGUAS DE MINAS GERAIS (IGAM). Plano de ação

de recursos hídricos da unidade de planejamento e gestão do 6º PARH Manhuaçu, 2010. Disponível em: www.riodoce.cbh.gov.br/_docs/planobacia/parh/

parh_ manhuacu.pdf. Acesso em: 29 jun. 2014.

ILIOPOULOU-GEORGUDAKI, J. KANTHARIOS, V.; KASPIRIS P.; GEORGIADIS TH.; MONTESANTOU B. An aplication of diferent bioindicators for assessing water quality: a case study in the rivers Alfeio and Pioneios (Peloponnisos, Greece).

Ecological indicators, v. 2, p. 345-360, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Dados da Estação

Meteorológica de Observação de Superfície Automática de Manhuaçu, MG, nº A556. Disponível em http://www.inmet.gov.br/sonabra/pg_dspDadosCodigo. php?QTU1Ng. Acesso em: 04 jun. 2014.

JUNQUEIRA, M. V.; AMARANTE, M. C.; DIAS, C. S. F. Biomonitoramento da qualidade das águas da Bacia do Alto Rio das Velhas (MG/Brasil) através de macroinvertebrados. Acta Limnológica Brasiliensia, v. 12, n.16, p. 73-87, 2000. KINPARA, D. I. A importância estratégica do potássio para o Brasil. Planaltina, DF: EMBRAPA CERRADOS, 2003. 23 p.

KUHLMANN, M. L.; BRANDIMARTE, A. L.; SHIMIZU, G. Y.; ANAYA, M. Invertebrados bentônicos como indicadores de impactos antrópicos sobre ecossistemas aquáticos continentais. p. 237-248. In. MAIA, N. B.; MARTOS, H. L.; BARRELLA, W. (Org.) Indicadores ambientais: conceitos e aplicações. São Paulo: EDUC, 2001.

LAKE, P. S. Disturbing hard and soft bottom communities: a comparison of marine and freshwater environments. Aust. J. Ecol., v. 15, p. 477-488, 1990.

MACÊDO, M. V.; MONTEIRO, R. F.; FLINTE, V.; GRENHA, V.; GRUZMAN, E.; NESSIMIAN, J. L.; MASUDA, H. Insetos na educação básica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. 272 p.

(13)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 194

McCAFFERTY, W. P. Aquatic entomology: the fisherman’s and ecologist’s illustrated guide to insects and their relatives. Boston: Jones and Bartlett Publishers, 1981. 448 p.

MERRITT, R.; CUMMINS, K. An introduction to the aquatic insects of North

America. 2. ed. New York: Kendall Hunt Publishing, 1996. 862 p.

MUGNAI, R.; NESSIMIAN, J. L.; BAPTISTA, D. F. Manual de identificação de

macroinvertebrados aquáticos do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:

Technical Books, 2010. 176 p.

ODUM, E. P. Ecologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012. 434 p.

QUEIROZ, J. F; TRIVINHO-STRIXINO, S; NASCIMENTO, V. M. C. Organismos

bentônicos bioindicadores da qualidade de água da bacia do médio São Francisco São Paulo: Embrapa Meio Ambiente, 2000. (Comunicado técnico).

RONQUIM, C. C. Conceitos de fertilidade do solo e manejo adequado para as

regiões tropicais. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010. (Boletim

de Pesquisa e Desenvolvimento, 8).

ROQUE, F. O; TRIVINHO-STRIXINO, S. Avaliação preliminar da qualidade da água dos córregos do município de Luis Antônio (SP) utilizando macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores: subsídios para o monitoramento ambiental.

Ciências Biológicas e do Ambiente, v. 2, n. 1, p. 21-34, 2000.

SILVA, F. C. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. Brasília: Embrapa comunicação para transferência de informação, 1999. 370 p.

SILVA, F. L.; RODRIGUES, P. F. M.; TALAMONI, J. L. B.; RUIZ, S. V.; ANDREO, M.; FRAGOSO, S. B.; BOCHINI, G. L. Bioindicadores da qualidade da água: subsídios para um projeto de educação ambiental no Jardim Botânico municipal de Bauru, SP. Rev. Ciênc. Ext., v. 5, n. 1, p. 99, 2009.

SOARES. T. S.; CARVALHO, R. M. M. A.; VIANA, E. C.; ANTUNES, F. C. B. Impactos ambientais decorrentes da ocupação desordenada na área urbana do município de Viçosa, estado de Minas Gerais. Rev. Cient. El. de Engenharia

Florestal, v. 4, n. 8, p.143-156, 2006.

TRIVINHO-STRIXINO, S.; STRIXINO, G. Larvas de Chironomidae (Diptera) do

Estado de São Paulo: guia de identificação de diagnose dos gêneros. São Carlos:

PPG-ERN/UFSCar, 1995. 229 p.

UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (USEPA). Selecting

remediation techniques for contaminated sediments. Disponível em: http:// cfpub.epa.gov/eroe/index.cfm?fuseaction=list.listByChapter&ch=50 . Acesso em: 08 jul. 2014.

Imagem

FIGURA 2 - Imagens dos locais onde foram realizadas as amostrgens ao longo do  trecho urbano do rio Manhuaçu (A: Ponto 01; B: Ponto 02; C: Ponto 03)  Fonte: Acervo pessoal da primeira autora
FIGURA 3:  Imagens dos principais impactos ambientais registrados visualmente, nos tres  pontos  analisados  no  trecho  urbano do  rio  Manhuaçu  (A:  Deposição  de  lixo;
TABELA  4  -  Composição  da  comunidade  de  macroinvertebrados  bentônicos  nos  pontos analisados
TABELA  5 - Índice BMWP nos pontos amostrados do rio Manhuaçu

Referências

Documentos relacionados

As informações adquiridas sobre a postura do auxiliar de en- fermagem no exercício de sua profi ssão, no atendimento ao paciente acamado, assim como toda rotina concernente a

O método proposto foi avaliado nas bases LFW, FGLFW e BioID e os resultados obtidos são superiores aos resultados de vários outros métodos estado da arte encontrados na literatura; 

Com os valores de logaritmo do grau de umidade e de sigma, foram plotados três gráficos, que mostram as relações logarítmicas entre o grau de umidade e o desvio padrão da

Não há diferença estatística entre os grupos em relação à cesárea. Há uma incidência maior de prematuridade em recém-nascidos de mães com

• os dentistas relataram que a ginástica laboral proporcionou alguns benefícios importantes para o desenvolvimento de suas atividades, tais como: maior consciência

Em O Santo Inquérito, o episódio de descoberta dos livros lidos por Branca Dias é de extrema relevância para a construção da peça, considerando que é por meio dele que se instaura

A indústria de flores foi usada como um estudo de caso, e os objetivos específicos do estudo eram analisar as restrições às oportunidades de acesso ao livre Mercado sob os APE e

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da