• Nenhum resultado encontrado

The Development of Social Skills in People With High Skills / Overlooking: Literature Review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "The Development of Social Skills in People With High Skills / Overlooking: Literature Review"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ARTIGOS

DOSSIÊ

O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

SOCIAIS E PESSOAS COM ALTAS

HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:

REVISÃO DA LITERATURA*

RAISSA FERREIRA ÁVILA**

JULIANA SANTOS DE SOUZA HANNUM***

LUCIANA NOVAIS DE OLIVEIRA****

KARIN YURICO BRANQUINHO BITTAR***** FÁBIO JESUS MIRANDA******

O

estudo das habilidades sociais na contemporaneidade está cada vez mais reconhe-cido, pois este se constitui fator relevante ao desenvolvimento social e acadêmico de crianças e adolescentes, sobretudo especificamente de crianças e adolescentes com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (FREITAS; DEL PRETTE, 2014).

Nesse sentido, o estudo das habilidades sociais no Brasil tem se consolidado com o passar dos anos com o casal Almir e Zilda Del Prette, ambos pesquisadores da Universidade

Resumo: a presente revisão da literatura nacional e internacional tem como objetivo

iden-tificar o que as pesquisas no intervalo de (2006 – 2016), encontradas nas bases de dados SCIELO e SCOPUS, tem abordado sobre as habilidades sociais e pessoas com altas habili-dades/superdotação. Os resultados demostram que há poucos estudos sobre o tema e que as pesquisas desenvolvidas atualmente utilizam inventários de habilidades sociais que apenas quantificam, no sentido de numerar as habilidades sociais emitidas em determinado ambiente, necessitando assim de estudos que desenvolvam qualitativamente, no sentido de intervir com efetivas atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave: Habilidades Sociais. Altas habilidades. Superdotação. Revisão de literatura.

* Recebido em: 30.04.2017. Aprovado em: 19.12.2017.

** Graduanda em Psicologia (PUC Goiás). Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. E-mail: raissaavilapsi@gmail.com

*** Doutoranda e Mestra em Psicologia (PUC Goiás). Especialista em Genética. Docente na PUC Goiás.

E-mail: dra.julianahannum@yahoo.com.br.

**** Doutoranda e Mestra em Psicologia (PUC Goiás). Docente na PUC Goiás. E-mail: lucianaapsi@yahoo. com.br

***** Graduada em Psicologia (PUC Goiás). E-mail: kbbittar@gmail.com ****** Doutor e Mestre em Psicologia (PUC Goiás). E-mail: dhsociais@gmail.com

(2)

Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do núcleo de Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS/UFSCar), que atualmente está associado um grupo de trabalho (GT) na Asso-ciação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia do Ensino Profissional (ANPE-PP), responsável pelos grupos de pesquisa no Brasil, onde diversas universidades federais são associadas para que haja a disseminação do conhecimento de habilidades sociais no Brasil e fora dele, com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais.

Portanto, quando se fala em desenvolvimento de habilidades sociais para pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, é necessário elucidar que esse desenvolvimento não é categórico e isolado, mas sim global, levando em consideração todos os aspectos (sociais, culturais, familiar, emocionais, psicológicos) que envolvem o homem.

Diante disso, faz se necessário conceituar habilidades sociais e altas habilidades/ superdotação (AH/SD). Segundo Del Prette e Del Prette (2009), habilidades sociais é um conjunto de comportamentos sociais que favorecem uma pessoa a ter relacionamentos in-terpessoais saudáveis e duradouros. Esses comportamentos sociais envolvem aspectos como: cooperação, empatia, respeito, assertividade e comunicação.

Nesse sentido, Del Prette e Del Prette (2001) categorizou as habilidades sociais em sete eixos:

• Habilidades que favorecem a comunicação - seria a habilidade de fazer e responder per-guntas, dar e pedir feedback, fazer elogios a alguém, gratificar, iniciar, manter e terminar uma conversa.

• Habilidades que favorecem a civilidade/moral – seria a habilidade de falar por favor, agra-decer, apresentar-se e cumprimentar alguém.

• Habilidades de enfrentamento e defesa de direitos - que seria expressar opiniões, discordar, fazer e recusar pedidos, interagir com autoridades, desculpar, admitir falhas, lidar com a raiva do outro e pedir mudança de comportamento.

• Habilidades de empatia e sentimento positivo - que seria se colocar no lugar do outro, elogiar, motivar e incentivar alguém a alcançar seus objetivos, ser solidário e cultivar o amor.

• Habilidades sociais de caráter profissional ou organizacional - que seria coordenar um grupo e falar em público, resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos.

• Habilidades sociais educacionais - que envolvem pais, professores e outros profissionais envolvidos na educação ou qualificação do trabalho desenvolvido nesse contexto.

• Por último uma habilidade que os autores elucidam é a Automonitoria, que seria a habili-dade de observar, descrever, interpretar, os próprios pensamentos, sentimentos e compor-tamentos em situações sociais de forma ampla.

Outro aspecto relevante das habilidades sociais é seu caráter familiar, pois é a pri-meira instância da sociedade que o indivíduo percorre em seu desenvolvimento social, que atualmente é constituída por pai, mãe, irmãos, avós e parentes, estes dependendo da configu-ração familiar são responsáveis por ensinar comportamentos assertivos a esse indivíduo que futuramente será inserido no ambiente social (a rua de casa, escola, trabalho e lazer) e terá que lidar com os relacionamentos interpessoais e intergrupais de forma a garantir sua sobrevivên-cia em comunidade (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001).

Diante disso, partimos para o conceito e implicações que tangem as AH/SD, nesse sentido o conceito tem sido ampliado nos últimos anos, pois a princípio ele era definido como uma pessoa que possui o índice de inteligência muito acima da média em relação à

(3)

população geral, mas atualmente os estudos de Renzulli (1986; 2002), contribuem para a ampliação desse conceito e do diagnóstico para esse tipo de necessidade especial.

Os estudos de Renzulli (1986; 2002), abordam que a altas habilidades/superdota-ção podem ser de dois tipos:

• superdotação no contexto educacional, que seria os alunos que possuem alto desempenho escolar, aprendem com facilidade e apresentam nível de compreensão elevado;

• superdotação criativa-produtiva, os alunos que por meio de atividades humanas originais valorizam o desenvolvimento da criatividade e produtividade. Diante disso ele propôs que esse tipo de superdotação possui três características, tais como: habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade (ALENCAR, 2007).

No estudo realizado por Perez e Rodrigues (2013), o objetivo principal foi iden-tificar o perfil de uma criança com AH/SD a fim de esclarecer as confusões conceituais que fazem em relação ao TDAH e a Síndrome de Aspeger. Para isso, utilizaram os estudos de Strip e Hirsch (2000), que identificaram seis características de uma criança com altas habilidades/ superdotação, são elas:

• velocidade de aprendizagem e sua aplicação - geralmente processa as informações de for-ma única. Na solução de problefor-mas age de forfor-ma intuitiva, inverte o processo norfor-mal e não gosta de repetição, caso necessite, consegue seguir instruções, mas prefere utilizar sua criatividade para a resolução do problema.

• estilo de questionamento - faz perguntas sobre ideias abstratas, teorias e conceitos que podem ser difíceis de responder, pois gosta da complexidade, imagina novas relações, des-cobre causas e efeitos, prevê novas possibilidades e pode até gostar de respostas ambíguas. • aspectos emocionais - experimenta os sentimentos de forma mais intensa e profunda,

podendo prejudicar outras áreas de desempenho, faz altos investimentos emocionais nos relacionamentos e fica extremamente decepcionada se perceber algo errado ou alguma deslealdade de um amigo.

• nível de interesse - é extremamente curiosa e geralmente mergulha em uma área de interes-se específica, pois apreinteres-senta muita energia nas atividades relacionadas às áreas de interesinteres-se e grande entusiasmo, a ponto de criar suas próprias tarefas e projetos sem necessidade de muitas orientações ou sugestões. Outro aspecto é que possui é o profundo envolvimento na tarefa, que até pode prejudicá-lo, pois esse alto envolvimento às vezes faz com que ele não termine a atividade proposta no tempo determinado.

• habilidade linguística - o vocabulário é altamente rico e extenso, com conhecimento de palavras que outras pessoas não sabem; aprende as habilidades linguísticas e novas línguas com extrema facilidade e rapidez; gosta de jogos de palavras e trocadilhos; pode dominar uma conversação pelo entusiasmo, pelas ideias, embora às vezes sejam muito quietas e tenham que ser incentivadas a falar.

• preocupação com a justiça - a preocupação com a justiça e com a moral é global e ampla, sendo capaz de compreender e defender até a questão social/política mais complexa com grande empenho e sustentação teórica.

Vale ressaltar que a incidência dessas características é variada de acordo com a sin-gularidade do sujeito, sendo que algumas delas são muito notórias e outras pouco aparentes em um mesmo indivíduo, justamente pelo caráter multidimensional das altas habilidades/ superdotação. Outro aspecto importante a ser destacado é os mitos e verdades que a temá-tica das AH/SD possui, pois esses aspectos dificultam a identificação e a intervenção não só

(4)

com esse público, mas também com a família, escola e sociedade (BAHIENSE; ROSSETTI, 2014).

Dentre os mitos que circundam as AH/SD, Winner (1998), em seu estudo, ca-racteriza nove mitos, são eles: 1- superdotação global, ou seja, o sujeito é excelente em tudo; 2 - talentosas, porém não superdotadas; 3 - QI excepcional; 4 - biologia inversa ao ambiente; 5 - o pai conduz a superdotação; 6 - pessoas com AH/SD tem excessiva saúde psicológica; 7- todas as crianças são superdotadas; 8 - crianças superdotadas se tornam adultos excepcionais; 9 - é inata ou produto do ambiente social.

Assim, Antipoff e Campos (2010), também realizaram um estudo para identificar os mitos que existem quando se trata de AH/SD e além dos citados por Winner (1998), elas elucidaram três mitos que merecem ser destacados, são eles:

• pessoas com altas habilidades são de classes socioeconômicas mais favorecidas por apresen-tarem um alto coeficiente cognitivo, justificando sua alta habilidade.

• não se deve identificar pessoas com altas habilidades, visto que são seres diferentes e não gostam de ser identificados e nem expostos.

• pessoas com altas habilidades não precisam de atendimento educacional especial, visto que já sabem “tudo” e não precisam aprender mais nada ao longo do desenvolvimento huma-no, escolar e social.

Diante dos paralelos realizados acima, alguns estudos têm abordado estratégias para maximizar o desenvolvimento de pessoas com altas habilidades/superdotação, não só na área acadêmica, mas nas relações sociais, familiares. São eles:

Em um estudo de caso realizado por Freitas e Rech (2015), de caráter qualitativo-des-critivo, que investigou a inclusão escolar de uma aluna com indicadores de AH/SD, do ensino fundamental de uma escola da rede pública, da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de observação da sala de aula em que a aluna estava, de atividades de enriquecimento escolar, além de entrevistas com a professora e os pais da aluna. Em seguida, a entrevista foi transcrita e os dados foram analisados de forma descritiva relacio-nando-os com as observações realizadas no ambiente escolar. Os resultados demostram que as estratégias pedagógicas que a professora utilizava não contribuíam para a inclusão escolar da aluna com indicadores de AH/SD, bem como não contribuía para sua inclusão social, visto que a atividade desenvolvida para a aluna era comum aos outros alunos, não favorecen-do a estimulação mínima necessária para seu desenvolvimento. Diante disso, vale ressaltar a importância do olhar atento do professor a alunos com indicativos de altas habilidades/ superdotação, no sentido de desenvolver atividades que estimulem seu desenvolvimento e não ao contrário, pois incluir é proporcionar o desenvolvimento de todos na sala de aula independentemente de sua dificuldade.

Já no estudo realizado por Ferreira, Ambos e Ludovico (2016), tiveram por objetivo analisar o papel do professor no Ensino Fundamental ao trabalhar com crianças superdota-das e também como se dá a adaptação do planejamento escolar, visando atender as necessida-des e especificidanecessida-des de cada aluno com Altas Habilidanecessida-des/Superdotação. Os resultados de-mostram a falta de qualificação dos professores para mediar e criar estratégias que favoreçam o desenvolvimento escolar, social e familiar de crianças com altas habilidades/superdotação, tornando o ambiente escolar agradável, atrativo e estimulador de novas descobertas.

Assim, no estudo realizado por Barros e Freire (2015), investigou a constituição de identidade (posicionamentos pessoais e concepção de si) de uma criança com altas

(5)

habilida-des/superdotação (AH/SD) no ambiente escolar. O participante do estudo foi um menino de seis anos de idade com Altas habilidades/Superdotação, que cursava o primeiro ano do ensino fundamental e o programa de atendimento especializado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para isso, foram realizadas observações e entrevistas com a criança, família e professores, por meio da análise dialógica dos posicionamentos pessoais nas falas dos participantes. Os resultados demostram que a identidade da criança com AH/SD é constituída por meio das experiências comuns a outras pessoas, mas com significados singu-lares à criança, tanto na escola quanto na família, apresentando –se fascinada pela construção do saber, com interesse em atividades inter e multidisciplinares.

Portanto, vale ressaltar que a transição para o ensino fundamental demostrou -se motivadora para aprendizagem de novos conteúdos, porem com a ressalva de que em de-terminados momentos apresenta-se frustrada e confusa com as atividades escolares. Diante disso, é necessário a implantação de projetos que busquem integrar o conhecimento em sua pluralidade de maneira lúdica, bem como a promoção de um ambiente social que favoreça os relacionamentos sociais.

Quanto a importância da família no desenvolvimento de pessoas com Altas Habili-dades/Superdotação, os estudos de Bloom (1985), Moraes, Rabelo e Salmela (2004) relatam a influência da família e de professores no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e es-portivas, desenvolvendo ações que estimulem o potencial cognitivo e criativo desse público. Para além de habilidades acadêmicas e artísticas, o estudo de Hellstedt (1987) abor-da um aspecto importante do papel familiar no desenvolvimento de uma criança com (AH/ SD), é a influência que a família desempenha na construção do ambiente social primário em que a pessoa com (AH/SD) possa desenvolver sua identidade, autoestima e motivação para o sucesso.

Assim o presente estudo tem por objetivo elucidar os estudos realizados e discutir criticamente os aspectos relevantes acerca da temática sobre desenvolvimento de habilidades sociais e pessoas com AH/SD.

CAMINHO METODOLÓGICO

O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura, cuja problemática é identificar e analisar criticamente os estudos internacionais e nacionais acerca da temática: desenvolvimento de habilidades sociais e pessoas com AH/SD, nos últimos dez anos.

Para isso, foram analisadas publicações indexadas nas bases de dados SCIELO e SCOPUS, no período de 2006 a 2016. Para tanto, os descritores utilizados na busca ativa, foram: “habilidades”; “sociais”; “Altas Habilidades”; “Superdotação”.

Diante disso, foram incluídos estudos com metodologias quantitativas e qualitati-vas em português e inglês e foram excluídos artigos em outros idiomas, artigos que tratavam a temática de forma isolada (Habilidades Sociais ou Altas Habilidades/Superdotação) e artigos que cuja população não era Altas Habilidades/Superdotação.

Da busca ativa na base de dados Scielo, obteve um número de 55 artigos até a data de 13 de dezembro de 2016. Na base de dados Scopus, até a data de 14 dezembro de 2016, foram encontrados 13 artigos. Assim, a seleção inicial resultou em 68 artigos.

Dos 68 artigos encontrados na busca inicial, foram excluídos 33 artigos, que não abordavam o tema propriamente dito. Dos 35 artigos elegíveis, foram excluídos 30, visto que

(6)

tratavam da temática de forma isolada (AH/SD ou Habilidades Sociais), totalizando ao final, a inclusão de 05 artigos científicos da literatura internacional e nacional, cuja temática era o Desenvolvimento de Habilidades Sociais em pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (Figura 1).

Figura 1: Busca dos artigos científicos

RESULTADOS

No estudo realizado por Freitas e Del Prette (2014), teve por objetivo predizer quais das 12 categorias de necessidades educacionais especiais (Autismo, Deficiência Auditi-va, Deficiência Intelectual Leve, Deficiência Intelectual Moderada, Deficiência Visual, Des-vio Fonológico, Dificuldades de Aprendizagem, Talento, Problemas de Comportamento Ex-ternalizantes, Problemas de Comportamento InEx-ternalizantes, Problemas de Comportamento Internalizantes e Externalizantes e TDAH), estariam relacionados ao déficit de habilidades sociais em crianças. Participaram do estudo 120 crianças entre seis e quinze anos de escolas regulares e especiais de quatro estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), que foram avaliados por seus professores por meio do Sistema de Avaliação de Habili-dades Sociais (SSRS-BR). Os resultados demonstram que as necessiHabili-dades especiais preditoras para o déficit de habilidades sociais são: Autismo, Dificuldades de Aprendizagem, TDAH, Problemas internalizantes e problemas externalizantes. As outras categorias não tiveram resul-tados estatisticamente significativos, necessitando de mais estudos.

(7)

O estudo de Torrano et al. (2014), teve como objetivo implantar a teoria das múl-tiplas inteligências na identificação de altas habilidades em 566 alunos, com idades entre 11 e 18 anos, 536 pais e 443 professores, por meio de dois instrumentos: Escalas de Seleção para a Avaliação de Múltiplas Inteligências (SSEMI) de Llor et al. (2012), para avaliar as múltiplas inteligências dos alunos sob as percepções dos professores, pais e alunos e o Teste de Aptidão Diferencial Nível 1 (Dat-5, Ben-Net) de Harold e Wesman (2000) para avaliar cinco aptidões intelectuais (verbal, numérica, abstrata, mecânica e espacial). Os resultados demostram que a competência cognitiva de alunos com altas habilidades podem ser analisadas não só sob a per-ceptiva das atividades escolares (linguística, lógico-matemática, naturalista e visual-espacial), mas também sob a perspectiva não acadêmica (inteligências corporais-cenestésicas, musicais e sociais) e que houve baixa correlação entre as competências que compõe as múltiplas in-teligências com o teste de aptidão, elucidando assim a relevância e a utilidade das escalas de múltiplas inteligências na identificação de alunos com altas habilidades.

Já no estudo de Freitas, Del Prette e Del Prette, (2014) o objetivo foi caracterizar o repertório de habilidades sociais de crianças superdotadas e identificar diferenças e seme-lhanças ao repertório de crianças com desenvolvimento normal. Participaram do estudo 394 crianças entre 8 e 12 anos, destas 269 eram superdotadas, que responderam o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (que avalia seis classes de habilidades sociais: Responsabili-dade, Autocontrole, AssertiviResponsabili-dade, Evitar problemas e Expressão de sentimentos positivos e Empatia) e o Questionário Sociodemografico. Os resultados demostram que crianças super-dotadas obtêm um repertório significativamente elaborado na maioria das classes de habilida-des sociais (Responsabilidade, Autocontrole, Assertividade, Evitar problemas e Expressão de sentimentos positivos), porém, na classe empatia demonstram déficit significativo.

No estudo realizado por Pinola, Del Prette e Del Prette (2007), com alunos porta-dores de deficiência mental, tiveram como objetivo avaliar e comparar o desempenho social (habilidades sociais e problemas de comportamento) e acadêmico desses alunos em relação aos alunos de alto e baixo desempenho escolar. Participaram 30 professores que avalia-ram 120 alunos do ensino fundamental (40 com deficiência mental-DM, 40 com alto desempenho-AD e 40 com baixo desempenho-BD), por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, versão brasileira (SSRS-BR) de (Bandeira, et al. ,2009). Os resultados demostram que os três grupos se diferenciaram significativamente no desempenho acadêmico respectivamente, (AD, BD e DM), nas habilidades sociais os alunos de AD obtiveram escores acima da média. Nos fatores assertividade e autodefesa os alunos BD e DM tiveram desem-penho significativo. Nos problemas de comportamento AD apresentou escore abaixo da mé-dia. Nesse sentido, os alunos BD e DM apresentam dificuldades acadêmicas e interpessoais, reforçando a importância do desenvolvimento de habilidades sociais a esses grupos para que sejam efetivas as políticas de inclusão escolar.

Assim, no estudo realizado por Freitas e Del Prette (2013), com 120 crianças, sub-divididas em 12 categorias de Necessidades Especiais Educativas - NEE (autismo, deficiência auditiva, deficiência intelectual leve, deficiência intelectual moderada, deficiência visual, desvio fonológico, dificuldades de aprendizagem, dotação e talento, problemas de com-portamento externalizantes, problemas de comcom-portamento internalizantes e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) entre seis e 15 anos, dos estados (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) que foram avaliadas por seus professores. O objetivo era iden-tificar as diferenças e semelhanças no repertório de habilidades sociais, por meio do Sistema

(8)

de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) – Versão Professor. Os resultados demostram que as crianças dotadas e talentosas obtiveram o melhor desempenho no escore geral de ha-bilidades sociais e em relação a seis grupos de NEE: autismo na escala global, asserção positi-va, autocontrole e autodefesa; TDAH e problemas internalizantes e externalizantes na escala global, responsabilidade/cooperação e autocontrole; nos demais grupos houve diferenças em subescalas específicas, nesse sentido podemos inferir que crianças dotadas e talentosas pos-suem comportamentos assertivos em várias habilidades sociais, indicando que pospos-suem bom ajustamento socioemocional.

DISCUSSÃO

Portanto, a revisão da literatura nacional e internacional sobre habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação se pautou prioritariamente em estudos quan-titativos, que utilizaram escalas que avaliam as habilidades sociais (FREITAS, DEL PRETTE, 2014; TORRANO et al., 2014; FREITAS, DEL PRETTE, DEL PRETTE, 2014; PINOLA, DEL PRETTE, DEL PRETTE, 2007; FREITAS, DEL PRETTE, 2013), elucidando que atualmente o tema das habilidades sociais em pessoas com altas habilidades/superdotação, está sendo abordada quantitativamente por meio de escalas e inventários em versões para professores, pais e alunos.

Nesse sentido, é importante elucidar a necessidade de se realizar estudos quali-tativos, no sentido de desenvolvimento de projetos que atuem de forma prática e efetiva o desenvolvimento de habilidades sociais em pessoas com AH/SD em escolas, creches, família, ambientes recreativos, projetos sociais, a fim de favorecer relacionamentos sociais saudáveis e que contribuam para uma sociedade de fato inclusiva e que saiba conviver, estimular e auxiliar nas diferenças.

Ao analisar os cinco estudos verifica-se que a três deles é realizados na perspectiva de professores (FREITAS, DEL PRETTE, 2014; PINOLA, DEL PRETTE, DEL PRETTE, 2007; FREITAS, DEL PRETTE, 2013), um na perspectiva de professores, pais e alunos (TORRANO et al., 2014) e um na perspectiva dos alunos (FREITAS, DEL PRETTE, DEL PRETTE, 2014), demonstrando que o caráter cognitivo das AH/SD, que é desempenhado pela opinião de professores e pais, nesse sentido a literatura atual corre o risco de restringir os aspectos multifacetados das AH/SD, que se pauta na teoria das múltiplas inteligências salien-tada por Renzulli (1986; 2002) e Alencar (2007).

Outro risco que se corre é o de reafirmar cada vez mais os mitos que envolvem AH/ SD, salientados por Winner(1998), Antipoff e Campos (2010), visto que esses mitos eluci-dam apenas o caráter cognitivo das altas habilidades/superdotação, dificultando o desenvol-vimento social dessas pessoas.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância do professor e da família, no acompa-nhamento do aluno com indicativo de altas habilidades, visto que o sofrimento psíquico e emocional sofrido, muitas vezes ocorre pela carência de orientação, sobre as altas habilidades e também pelo alto reforço negativo que os pais, a escola e a sociedade oferecem a esse público, limitando seu desenvolvimento não só na área de interesse/alta habilidade, mas em outras áreas da vida cotidiana.

Quanto ao papel do professor, o fato se confirma em estudos atuais (FREITAS, RECH, 2015; FERREIRA, AMBOS; LUDOVICO, 2016; BARROS, FREIRE, 2015), cuja

(9)

problemática apresentada é a necessidade de qualificar o professor para mediar e criar estra-tégias pedagógicas que favoreçam não só desenvolvimento acadêmico de crianças com AH/ SD, mas também o desenvolvimento social saudável e cooperativo no ambiente escolar como um todo, visto que a escola desempenha o papel social de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em geral.

Quanto ao papel da família no desenvolvimento de pessoas com (AH/SD), o fato se confirma nos estudos de Bloom (1985), Moraes, Rabelo e Salmela (2004) e de Hellstedt (1987), ao afirmarem que a família desempenha papel primordial em seu processo de de-senvolvimento acadêmico, artístico, esportivo e social, visto ser o primeiro núcleo que uma pessoa integra na sociedade, sendo este responsável por formar aspectos essenciais para a convivência em sociedade.

Diante disso, a presente revisão da literatura elucida a relevância de se desenvolver estudos e pesquisas de abordagem qualitativa, que evidenciem as múltiplas condicionantes so-ciais e apresentem descrições e análises de experiências que favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais para esse público a fim de propiciar o desenvolvimento humano, familiar, social e educacional (inclusão) nesses contextos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente revisão da literatura possibilitou um novo olhar para a temática do de-senvolvimento de habilidades sociais em pessoas com AH/SD, visto que existem poucos es-tudos na área. Assim, enfatiza–se a relevância e a necessidade de se desenvolver estratégias de intervenção prática que versem o desenvolvimento de habilidades sociais em escolas, comu-nidades, projetos sociais, comunidades religiosas, grupos terapêuticos, unidades de saúde, universidades com projetos de extensão e sociedade em geral, a fim de promover o bem estar e qualidade de vida não só dessas pessoas, mas de suas famílias e sociedade em geral.

THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS IN PEOPLE WITH HIGH SKILLS / OVERLOOKING: LITERATURE REVIEW

Abstract: the present review of the national and international literature aims to identify what

researches in the range of (2006 - 2016), found in SCIELO and SCOPUS databases, have ad-dressed on social skills and people with high skills / giftedness. The results show that there are few studies on the subject and that the researches developed currently use inventories of social skills that only quantify, in order to number the social skills emitted in a given environment, thus needing studies that develop qualitatively, in order to intervene with effective activities that favor the de-velopment of social skills in people with high skills / giftedness.

Keywords: Social Skills. High Abilities. Giftedness. Review. Referências

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano. Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação: Clari-ficando Conceitos, Desfazendo Ideias Errôneas. In: FLEITH, D. S. (Org.). A Construção de

(10)

Professores. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2007. p. 13-23. ANTIPOFF, Cecilia Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional,São Paulo, v.14, n. 2, p. 301-309, Jul./Dez. 2010.

BANDEIRA, Marina et al. Escala de avaliação das habilidades sociais de estudantes do ensi-no fundamental. SSRS-BR: Validação transcultural para o Brasil.Psicologia Teoria e Pesquisa,

Brasília, v. 25 n.2, p. 271-282, Abr./Jun. 2009.

BARROS, Bruna Louzeiro de Aguiar; FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. Desafios na escolarização da criança com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso. Revista

Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 53, p. 709-720, set./dez. 2015.

BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; ROSSETTI, Claudia Broetto. Altas Habilidades/ Superdotação no Contexto Escolar: Percepções de Professores e Prática Docente. Revista

Bra-sileira de Educação Especial, Marilia, v. 20, n. 2, p.195-208, Jun. 2014.

BLOOM, Benjamin (Org.). Developing talent in young people. New York: Ballantine.1985.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Contextos e demandas de habilidades Sociais. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 46-57.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira.. Habilidades sociais para uma nova sociedade. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira.. Psicologia das Habilidades

Sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

FERREIRA, Milena; AMBOS, Marion Mayer; LUDOVICO, Renata Lima. O planejamen-to escolar para alunos com altas habilidades. In: XI EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFI-CA DO UNIBRASIL, 2016, Tarumã. Anais do Xi Evinci - Centro Universitário Autônomo do Brasil — UniBrasil, 2016. p. 41.

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: Avaliação e implicações para in-tervenção. Avances em Psicologia Latinoamericana, Bogotá (Colômbia), v. 31, n. 2, p. 344-362, 2013.

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Categorias de Neces-sidades Educacionais Especiais Enquanto Preditoras de Déficits em Habilidades Sociais na Infância. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 4, p. 658-669, 2014.

FREITAS, Maria Luiza de Pontes Franca; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Apa-recida Pereira. Social skills of gifted and talented children. Estudos de Psicologia, Natal, v. 19, n. 4, p. 288-295, dez. 2014.

FREITAS, Soraia Napoleão; RECH, Aandrea Jaqueline Devalle. Atividades de enriqueci-mento escolar como estratégia para contribuir com a inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 23, n.30, p. 1-23, mar. 2015.

(11)

n.1, p. 151-160, 1987.

LLOR, Lawrence, et al. Multiple intelligences and high ability. Aula Abierta, Colombia, v. 40, p. 27–38, jul./dez. 2012.

MORAES, Luís Carlos; RABELO, André Scott; SALMELA, John Harry. Papel dos pais no desenvolvimento de jovens futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 2, n.17, p. 211-222, 2004.

PÉREZ, Suzana Graciela Perez Barrera; RODRIGUES, Sheila Torma. Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: das confusões e outros entreveros. Revista Brasileira De Altas

Ha-bilidades/Superdotação, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 21-30, jan./jun. 2013.

PINOLA, Andréa Regina Rosin; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico: Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 13, n.2, p. 239-256, Mai./Aug. 2007.

RENZULLI, Joseph. The three- ring conception of giftednes: A developmentmodel for Cre-ative productivity. In: STERNBERG, Robert e DAVIDSON, Janet (Orgs.). Conceptions of

giftedness. New York: Cambridge University Press, 1986. p. 53-92.

RENZULLI, Joseph. Emerging conceptions of giftedness: Building a bridge to the new cen-tury. Exceptionality, New York, n.10, p. 67-75, 2002.

STRIP, Carol Strip Whitney; HIRSCH, Gretchen. Helping gifted children soar: A practical guide for parents and teachers. Scottsdale: Great potential press. 2000.

TORRANO, Daniel Hernández, et al. The theory of multiple intelligences in the identifica-tion of high-ability students: Anales de psicología, Murcia (Espanha), v. 30. n. 1, p. 192-200, 2014.

WINNER, Ellen. Crianças Superdotadas: Mitos e realidades: Tradução De Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Referências

Documentos relacionados

Assim, cada termo ou objeto tem uma forma particular de representação repleto de significados. Por isso é importante analisar e discutir os diferentes sistemas de

Acolhimento, orientação, referenciamento e contra-referenciamento às políticas sociais, para indivíduos e famílias; Encaminhamentos para inclusão de pessoas em programas

Você pode selecionar manualmente as configurações de Modo Wide ao assistir a sua TV pressionando o botão WIDE no seu controle remoto ou você pode ajustar a sua TV para a

As teorias comportamentais, tal como outras teorias de liderança, assume que a liderança tem um papel fundamental para o desempenho e a manutenção de pessoas eficazes

No Capítulo 3, foram descritos os critérios considerados em cada norma, tais como: definição do zoneamento sísmico e da aceleração característica de projeto, forma dos

2- Verificação com base em condições de carga baseadas nas aplicações previstas no projeto original da torre, mas determinadas segundo as condições específicas da LT e

O perfil dos acadêmicos ingressantes que escolhem o curso de agronomia pode indicar de forma embasada o público alvo do curso e assim buscar alternativas para melhoria

§ 1º Quando no exercício de sua atribuição, o Defensor Público verificar a existência de situação que entenda constituir grave violação de direitos humanos