• Nenhum resultado encontrado

CONSTRUÇÃO DE REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA MEDIANDO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO TÉCNICO CEFET /MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "CONSTRUÇÃO DE REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA MEDIANDO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO TÉCNICO CEFET /MG"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONSTRUÇÃO DE REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA MEDIANDO

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOTECNOLOGIA E

MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO TÉCNICO CEFET

/MG

ELECTRONIC SCIENTIFIC JOURNAL MEDIATING BIOTECHNOLOGY TEACHING-LEARNING PROCESS IN A STS APROACH IN THE TECHNICAL

EDUCATION CEFET/MG

Sandra Mara Mourão Cardinali

Universidade Cruzeiro do Sul/ /MG/sandracardinal@yahoo.com.br

Beatriz Pinheiro Pinto

Universidade Cruzeiro do Sul/ CEFET/MG/ biappinheiro@hotmail.com

Teresa Cristina Melo Garcia

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/Escola Municipal Luiz Gatti teresagarciabio@yahoo.com.br

Rita de Cássia Frenedozo

Universidade Cruzeiro do Sul/ritafrenedozo@yahoo.com.br

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com alunos do segundo ano técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, a fim de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica em uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). O interesse dos alunos pelo assunto, bem como pela publicação científica levou à criação de uma revista eletrônica de acesso aberto a BioNews Science Magazine. A revista tem com o objetivo contribuir para a difusão de novos conhecimentos científicos sobre o tema e auxiliar no letramento digital dos alunos. O Currículo Nacional e as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (Brasil 1999) enfatiza o ensino contextualizado e processo de aprendizagem apoiada pelas experiências significativas diárias. A incorporação de recursos digitais de aprendizagem na educação pretende mobilizar e sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas com o avanço da tecnologia. Este trabalho investigou o uso de tecnologias educacionais para desenhar um ensino alternativo e estratégias de aprendizagem sobre questões atuais no campo da Biotecnologia e Meio Ambiente. Os artigos científicos foram escritos pelos alunos sob orientação dos professores com o uso de uma ferramenta digital de aprendizagem. Resultados promissores foram alcançados.

(2)

Abstract

This work is part of a doctoral research developed with second year technical students at the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais, CEFET-MG, in order to arouse the student’s interest in scientific research in a STS (Science Technology Society) education aproach. The student´s interest in the subject matter, as well as, in the scientific publication led to the creation of an open access electronic journal BioNews Science Magazine with the aim of contributing to the diffusion of new scientific knowledge on the theme. The National Curriculum and the National Guidelines for Secondary Education (Brazil 1999) emphasizes the contextualized teaching and learning process supported by the meaningful everyday experiences. According to Gomes (2005), the use of the Web in schools is increasingly cross-disciplinary. Incorporation of digital learning resources in education intends to mobilize and sensitize individuals to the issues surrounding the technology advancement. This work investigated the use of educational technology to draw alternative teaching and learning strategies about current issues in biotechnology. Scientific papers were written by the students with the use of a digital learning tool and published at “Bionews Science Magazine” Promising qualitative results were achieved. Keywords: education, electronic journal. STS

Introdução

Grande parte do saber científico transmitido na escola é rapidamente esquecida, prevalecendo idéias alternativas ou de senso comum, bastante estável e resistente, identificada, até mesmo, no seio dos estudantes universitários Mortimer (1996, p. 20). Neste contexto é extremamente importante os procedimentos didáticos utilizados pelo professor, na busca de inovar sua prática pedagógica visando um maior interesse do aluno favorecendo a construção de seu próprio conhecimento. A este respeito Haydt (2001) ressalta que o procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que favorece a incorporação de novos conhecimentos de forma ativa e construtiva.

A forma didática tradicional, especialmente na área biológica, com muitas técnicas pouco ou totalmente ineficazes, torna o ensino monótono, desconexo e desvinculado do cotidiano do aluno (Junior & Barbosa 2008). Porém, o que vai determinar o aprendizado do aluno, em detrimento de conteúdos decorados e esquecidos após as avaliações, são as formas didáticas que os professores irão utilizar.

Neste contexto é extremamente importante a escolha dos procedimentos didáticos utilizados pelo professor, em busca da inovação de sua prática visando um maior interesse pelos temas abordados favorecendo a construção de seu próprio conhecimento. Para Demo (2002) o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos de espaço educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa.

Os temas Biotecnologia e Meio Ambiente são temas de grande importância na atualidade e apresentam desafios ao processo de ensino aprendizagem. Quanto a Biotecnologia temas polêmicos relacionados à pesquisa genômica, clonagem de órgãos e

(3)

organismos, emprego de células-tronco e, especialmente, à produção e utilização de organismos transgênicos são discutidos dentro e fora da escola. Estas informações muitas vezes são discutidas pela mídia de forma lacunosa não sendo totalmente compreendida pelos alunos e população em geral, que ficam com a impressão de que tudo está muito distante de sua vida e suas questões (MORTIMER, 1996). Em relação ao tema Meio Ambiente, considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, tanto no tempo como no espaço, os Parâmetros Curriculares Nacionais preconizam que a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta; e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL 2002, 2006).

Para vencer estes desafios de ensino e aprendizagem em temáticas como Biotecnologia e Meio Ambiente cabe aos professores de biologia estar continuamente em atualização com a dinâmica científica, desmistificando a ciência, de forma a articular a pesquisa e ensino. Uma abordagem interessante que pode contribuir nesta desmistificação da ciência é a abordagem de ensino CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Ao ensinar os conteúdos de biotecnologia no sistema CTS, o aluno poderá ter um aprendizado mais abrangente e fazer relações com o seu cotidiano, proporcionando um aprendizado mais significativo (TEIXEIRA, 2003).

O movimento CTS é de fundamental importância, pois busca preparar o estudante para as mudanças do mundo moderno tornando as relações entre sociedade e escola um objeto de reflexão. Porém, para que ocorra essa nova relação, é necessário procurar mudar as raízes em que está presa a educação tradicional, não fugindo dos objetivos principais, mas colocando lado a lado a sabedoria e a responsabilidade e a liberdade e a solidariedade. Esses seriam os objetivos fundamentais para uma educação de cidadãos que tivessem uma participação destacada na vida da sociedade (SANTOS, 1999, p.12).

O Ministério da Educação está prestando maior atenção à necessidade de fortalecer a educação científco-tecnológica na educação básica (MEC, 2007). Como uma resposta a tal demanda, foi instituída, em 2008, a Coordenação de Tecnologia da Educação, responsável por conceber e implementar políticas públicas para a melhoria da educação científco-tecnológica na educação básica, e por integrar e coordenar esforços públicos, privados e sociais para promover ações articuladas nessas áreas, tão estratégicas para assegurar o desenvolvimento nacional.

Os setores científicos e tecnológicos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das nações (WAACK; AMOROSO, 2005). Desde a Revolução Industrial, os avanços em ciência e tecnologia vêm contribuindo para gerar níveis diferenciados de desenvolvimento entre as nações. No intuito de assegurar níveis mais elevados no desenvolvimento científco-tecnológico, governos nacionais vêm adotando diversas estratégias para manter e melhorar seus níveis de autonomia e competitividade em tais setores. Uma dessas estratégias refere-se à elevação da proficiência dos cidadãos em

(4)

ciência e tecnologia, fortalecendo os conteúdos científicos e tecnológicos ensinados nas escolas. De fato, a educação científco-tecnológica desempenha papel fundamental na preparação dos cidadãos, considerando-se que a sociedade, principalmente do século XX em diante, tem sido permeada por processos, produtos e serviços que exigem de todos os indivíduos um certo tipo de alfabetização científco-tecnológica para uma inclusão social efetiva (CHASSOT, 2003).

O conceito de Letramento Digital – entendendo o uso da internet como espaço de aprendizagem significativa destaca três grandes eixos complementares, ou grandes aprendizagens, que são: pesquisar na Internet, publicar na Internet e comunicar-se digitalmente. O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia. (...) No espaço escolar, contribuir para o letramento digital significa apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas Tecnologias de Informação e comunicação como instrumentos de leitura e escrita que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos sociais desses grupos (EDUCAREDE, 2007, p.12-13).

Pesquisar, publicar e comunicar-se digitalmente são habilidades para o cidadão do século XXI, seja o aluno que está em desenvolvimento ou o professor que é seu orientador. Assim sendo, a inclusão de novas tecnologias, tecnologias educacionais, na escola constitui um desafio a mais para as profissionais envolvidas com o ensino. Para apoiar o educador nesse desafio, a internet oferece diversas possibilidades como portais educacionais, sites, blogs, ferramentas de redes sociais e projetos colaborativos. Todos estes canais podem ser utilizados como instrumentos didáticos digitais (GONÇALVES, 2009).

Considera-se periódico eletrônico, toda publicação existente em formato online. Com base neste conceito, pode-se afirmar que os periódicos eletrônicos tiveram seu início na década de 60, quando as informações eram armazenadas e disponibilizadas em microfichas (Stumpf, 1998). Posteriormente os periódicos eletrônicos foram também disponibilizados em Compact Disc Ready Only Memory (CD-ROM) a partir da década de 80, na seqüência pelo acesso Telnet e atualmente através da WEB. As características principais que possibilitaram a disseminação deste meio de comunicação foram a rapidez na produção e distribuição, a acessibilidade, o custo mais baixo de assinaturas e os recursos multimídia que valorizam o artigo (CRUZ et al. 2003).

Outras vantagens da construção e uso de periódicos eletrônicos enquanto instrumento didático digital são a acessibilidade à informação pelos estudantes, custos reduzidos ou nulos para manutenção e publicação no site pelos alunos e professores e disponibilidade de sites para construção de periódicos com ambiente amigável e suporte gratuito ou auto-sustentável (MORENO; MARDERO 2005). Dentre as bases de dados que oferecem periódicos com acesso gratuito no Brasil merecem destaque SciELO (Scientific Electronic Libray Online) e Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências e Saúde. No Brasil, a estrutura de um periódico eletrônico é baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A norma utilizada como referência é a NBR 6022 – Publicação Periódica Cientifica Impressa, na qual

(5)

são especificados os requisitos para apresentação dos elementos da estrutura de organização física de uma publicação periódica cientifica impressa (ABNT, 2003).

Utilizar a tecnologia da informação como prática didática é fundamental como subsídio para uma proposta de mudança, contribuindo expressivamente na ação dos professores, fazendo uso de um recurso ou uma estratégia pedagógica baseados em exemplos concretos. Dessa forma, a aprendizagem deve ocorrer sempre com pensamento crítico e os alunos devem saber dialogar e questionar. Os problemas que levam a sociedade questionar e procurar encontrar um caminho para que ocorra uma maior participação da sociedade nas questões relacionadas com o desenvolvimento e dentro deste contexto é fundamental o papel da escola na construção da cidadania (SANTOS, 1999).

Devemos considerar as tecnologias envolvidas na disciplina Biologia com a quais o cidadão comum deve se posicionar criticamente. Os avanços recentes em Biotecnologia e Meio Ambiente podem servir como temas geradores que despertem o interesse dos alunos. De acordo com Krasilchik (2008, p. 186) “a formação biológica contribua para que o indivíduo seja capaz de compreender e aprofundar as explicações atualizadas de processos e de conceitos biológicos, e da importância da ciência e da tecnologia na vida moderna”. Ressalta ainda, que esses conhecimentos devem contribuir para que o cidadão seja capaz de usar o que aprendeu ao tomar decisões de interesse individual e coletivo, no contexto de um quadro ético de responsabilidade e respeito que leve em conta o papel do homem na biosfera.

Neste cenário, a inserção da tecnologia educacional com uso da internet na criação da revista eletrônica de acesso livre Bionews Science Magazine, constitui um desafio em sala de aula e uma ferramenta didática digital para inserir novas estratégias de ensino e aprendizagem em busca de inovação educacional.

Objetivo

Desta maneira a presente pesquisa buscou a utilização a tecnologia educacional, com alunos do segundo ano do ensino médio integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, situada na cidade de Belo Horizonte, no Campus I, visando traçar melhor estratégia de ensino e aprendizagem sobre temas atuais da biotecnologia. Foram produzidos artigos científicos pelos alunos com a utilização de uma ferramenta didática digital possibilitando inserir na prática pedagógica uma nova estratégia de ensino e aprendizagem com uma inovação educacional.

Resultados

A construção da Revista Eletrônica demandou a participação de um grupo de trabalho formado por professores e alunos do ensino médio tecnológico e profissionalizante do CEFET/MG. A Revista Eletrônica Bionews Science Magazine foi construída para ser uma revista de cunho científico e educacional. Em seu delineamento, construção e aplicação, o projeto da revista pretendeu despertar nos alunos o gosto pela ciência; auxiliar os alunos no processo de aprendizagem significativa dos temas Biotecnologia e Meio Ambiente; auxiliar os alunos na produção de conhecimento formal e

(6)

auxiliar os alunos no processo de letramento digital. Isto entendendo o conceito de Letramento Digital em seus três grandes eixos complementares que são: pesquisar na Internet, publicar na Internet e comunicar-se digitalmente.

Esta revista eletrônica de acesso livre Bionews Science Magazine com os artigos publicados pelos alunos nos últimos anos está disponível no Portal do Professor do MEC1. Também está disponível na revista o material didático pedagógico produzido ao longo deste projeto e novidades do mundo da Ciência relacionado aos temas Biotecnologia e Meio Ambiente.

Para construção da revista foi utilizado o construtor de sites www.wix.com. O construtor tem ambiente de fácil editoração permitindo publicação rápida e hospedagem gratuita em seu módulo básico. A construção do site foi realizada pelos alunos do ensino médio integrado sob orientação dos professores. A escolha do nome foi feita pela equipe de professores e alunos do ensino médio do CEFET/MG de forma democrática. A revista está organizada em uma página de apresentação, espaço para publicação anual, espaço para publicação de material didático instrucional, vídeos e espaço do corpo editorial onde se encontram as regras para publicação. As regras de publicação seguem normas da ABNT, respeitando o tempo escolar dos alunos. As regras para publicação se encontram no item corpo editorial do site (ABNT, 2003).

A revista apresenta acesso aberto, regularidade de publicação, controle de qualidade dos trabalhos aceitos, disponibilização do texto completo em pdf que é um formato seguro para preservar direitos autorais que são características importantes para um periódico online. Em um país cujos investimentos em educação e pesquisa são limitados, contrapondo-se com o seu alto potencial de desenvolvimento científico e tecnológico, a implantação de uma política nacional de acesso livre à informação científica deixa de ser uma simples proposta e passa a ser uma ação de governo obrigatória (KURAMOTO, 2006, p.101).

Na orientação para construção dos artigos publicados pelos alunos do ensino médio do CEFET/MG na revista Bionews Science Magazine utilizamos Ausubel como referencial teórico. Ao usarmos como referencial teórico a teoria de Ausubel sobre aprendizado significativo, estamos buscando a construção de um novo conhecimento que é alcançado, construído, imposto através da interação com seus conhecimentos prévios para que ocorra o aprendizado significativo (MOREIRA; MANSINI, 2001).

Os resultados indicam que ao longo deste projeto os alunos participantes demonstraram vontade de aprender, curiosidade e motivação. Avanços na aprendizagem de Metodologia Científica também foram observados. Além disso, foi possível observar a ampliação da estrutura cognitiva dos alunos através da incorporação de novas idéias e conceitos sobre Biotecnologia e Meio Ambiente. Muitas destas idéias mostraram se relacionar de forma não arbitrária e substantiva com idéias já existentes o que indica aprendizagem significativa.

Atualmente a revista também está aberta para publicação de trabalhos publicados por alunos do ensino médio e fundamental de outras escolas desde que o trabalho seja orientado por um professor. A maioria dos trabalhos é de revisão da literatura sobre temas

1

(7)

atuais e relevantes dentro das temáticas biotecnologia e meio ambiente. Os trabalhos são avaliados por um corpo editorial formado por professores do CEFET/MG e da Prefeitura de Belo Horizonte. Um parecer é emitido e após as modificações necessárias os artigos aceitos são publicados online.

Resultados qualitativos interessantes têm sido alcançados ao longo do projeto preparando os estudantes para as mudanças do mundo moderno. Os artigos publicados estão disponíveis no site do MEC2, bem como o material instrucional e vídeos postados no periódico eletrônico. A empolgação dos alunos diante da possibilidade de publicar em uma revista científica, o interesse demonstrado pelo contato com o mundo da ciência, a sua participação direta na escolha dos temas e o amadurecimento dos conceitos ao longo do projeto demonstram que estes objetivos estão sendo alcançados ao longo do projeto de construção e manutenção da revista científica. A construção da revista científica buscou inovação das práticas pedagógicas visando despertar maior interesse dos alunos, favorecendo assim, a construção de seu próprio conhecimento. Ao incentivar a publicação por parte dos alunos na revista Bionews este projeto pretendeu ensinar numa perspectiva CTS, tendo como um dos objetivos preparar os alunos para o exercício da cidadania, tornando-os críticos, reflexivos, responsáveis e capazes de se envolverem com conteúdos científicos, fazendo conexões com o mundo fora da escola e reconhecendo as interferências no cotidiano dos indivíduos.

Mais que formar futuros cientistas este projeto tem pretendido ao longo do seu desenvolvimento promover o letramento digital dos alunos envolvidos. Ao percorrer o caminho de escolha do tema, pesquisa, elaboração do texto, envio ao corpo editorial, retorno para ajustes finais e finalmente a publicação os alunos estão sendo envolvidos no processo de letramento digital. O espaço do periódico científico online estimulou nos alunos as habilidades de pesquisar, publicar e comunicar-se digitalmente, sempre respeitando o tempo dos alunos em cada série. Para isto todos os projetos publicados contaram com um professor orientador e com o retorno do corpo editorial.

Considerações finais

A educação constitui um pilar fundamental na construção de um projeto de sociedade comprometido com a promoção do desenvolvimento sustentável de uma nação e com a geração de bem-estar social para a totalidade de seus cidadãos. Tal projeto se materializa mediante políticas públicas pautadas por princípios de democracia, justiça, equidade social e ética, e se sustenta em uma educação inclusiva e de qualidade, que possibilite a toda população escolarizável oportunidades de se desenvolver como indivíduos, cidadãos e profissionais, melhorando assim sua qualidade de vida.

Nos dias atuais valoriza-se o conhecimento prévio do aluno e a interação entre os fatos do cotidiano e o saber sistematizado no ensino de biologia. Desta maneira, é possível instigar a leitura crítica das interferências da ciência e da tecnologia na sociedade, ressaltando a necessidade de melhorar a qualidade de vida através do conhecimento biológico, de novos valores e atitudes.

2

(8)

A globalização não é a que caminha na concepção de um pensamento único, mas aquela que parte da utopia geral de globalizar as riquezas e a educação para construir uma sociedade mais humana, na qual as tecnologias permitem a criação de redes para a socialização dos conhecimentos gerados, evitando a dependência cultural e intelectual (GOMEZ, 2004).

As atividades de pesquisa desenvolvidas nas instituições de ensino, mediadoras das relações teoria/prática possibilitam o desenvolvimento das ciências, permitem que sejam identificadas as transformações que ocorrem no processo do conhecer. Assim, a politicidade do ato educativo nos leva ao cerne da questão, especialmente frente à revolução tecnológica vivida hoje. Ou nos fazemos humanos, socializando os conhecimentos construídos na nossa humanização, tecendo o mundo, ou nos enredamos, presos, no próprio saber (GOMEZ, 2004).

Com o intuito de ensinar Biotecnologia de forma contextualizada e promover aprendizagem significativa nos alunos foi construído material instrucional específico com uso de diagramas em V e mapas contextuais como preconizado pela teoria Ausubeliana. As aulas foram apresentadas de forma contextualizada levando em consideração as características que se delinearam ao longo do processo para as turmas de Química e Mecânica do ensino médio profissionalizante do CEFET/MG. Os dados deste trabalho sugerem que os objetivos foram alcançados, pois os alunos demonstraram vontade de aprender, curiosidade e motivação durante todo o processo. Além disso, foi possível observar a ampliação da estrutura cognitiva dos alunos através da incorporação de novas idéias e conceitos sobre Biotecnologia. Muitas destas idéias mostraram se relacionar de forma não arbitrária e substantiva com idéias já existentes o que indica aprendizagem significativa.

A Revista “Bionews Science Magazine” de acesso livre no Portal do Professor MEC tem linguagem acessível e didática, seguindo conceitos básicos para publicação científica. A revista busca com perseverança se integrar à rede da socialização dos saberes e busca dar sua contribuição para um Brasil onde o crescimento dos saberes científicos e o gosto pelo saber científico sejam estimulados desde os níveis médio e fundamental. É preciso qualificar cada vez mais o ensino nos níveis médio e fundamental aproveitando a mão de obra qualificada disponível e em formação. É preciso estimular o gosto pela ciência através de instrumentos digitais tão presentes no cotidiano dos alunos como blogs e sites; obviamente respeitando os saberes e o tempo de cada nível escolar. Investir no gosto pela ciência desde o ensino médio e fundamental, além de promover o letramento digital, pode significar um país mais forte, autônomo e justo. Neste caminho segue a filosofia do desenvolvimento e manutenção do periódico eletrônico ”Bionews Science Magazine” uma revista de cunho cientifico e educacional que se dedica a temas relacionados ao Meio Ambiente e a Biotecnologia.

(9)

ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

BRASIL. MINSTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGIA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Brasília. MEC/SEMTEC, 1999.4v.

_______Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental, 2002. _______Parâmetros Curriculares Nacionais-Ensino Fundamental, 2006.

CHASSOT A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n.22, p.89-100,2003.

CRUZ A.A.A.C. et al. Impacto dos periódicos eletrônicos em bibliotecas universitárias. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 2, p. 47-53, 2003.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Ed. Autores Associados, 2002.

EDUCAREDE. Coleção EducaRede: Internet na Escola.5v. São Paulo, CENPEC, 2006. Disponível em: http://www.educarede. org.br/educa. 2006.

_____________ Internet na escola: Caderno do Capacitador. São Paulo, CENPEC, 2007. Disponível em:

http://www.educarede.info/rededecapacitacao/caderno/caderno_capacitador.pdf.

GONÇALVES M. Redes de colaboração e aprendizagem: portais educacionais e redes sociais – novos espaços para ensinar e aprender. Texto 2, Apostila - Tecnologias Digitais na Educação, Salto para o Futuro, MEC – TV Escola. portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012178.pdf

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

HAYDT, R.C.C. Curso de didática geral. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001

JÚNIOR, A.N.S. BARBOSA, J, R. Repensando o ensino de ciências e de biologia na educação básica: o caminho para a construção do conhecimento científico e biotecnológico. Democratizar. v.III, n.1.2008. Disponível em:

http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/democratizar/v3-n1/art_jane_arildo.pdf. Acesso em 12/2011.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.

KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 2, p. 91-102, 2006.

MOREIRA, M.; MASINI, E. Aprendizagem significativa e a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigação em ensino de ciências, v.1, n.1, p. 20-39, 1996.

(10)

MEC. Programa de Incentivo e Valorização da Formação Científica na Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. MORENO, F. P.; MÁRDERO ARELLANO, M. Á. Publicação científica em arquivos de Acesso Aberto. Arquivística.net, v. 1, n. 1, p. 76-86, 2005.

SANTOS, M.E. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI: co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas Valinhos, pag 12 1999.

STUMPF, I.R.C. Periódicos Científicos, Porto Alegre:ABEBD, 1998.

TEIXEIRA, P.M.M. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DO MOVIMENTO C.T.S. NO ENSINO DE CIÊNCIAS Science education in the historico-critical pedagogical perspective and the STS movement in science teaching. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2000.

WAACK, R. S.; AMOROSO, S. Desenvolvendo Sustentabilidade. Parcerias Estratégicas. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, n. 20, p 452-458, 2005. Disponível em: http://www.cgee.org.br/arquivos/p_20_1.pdf. Acesso em 01/2012.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,