• Nenhum resultado encontrado

Disseminando práticas sustentáveis na região do cariri paraibano / Disseminating sustainable practices in the region of cariri paraibano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Disseminando práticas sustentáveis na região do cariri paraibano / Disseminating sustainable practices in the region of cariri paraibano"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Disseminando práticas sustentáveis na região do cariri paraibano

Disseminating sustainable practices in the region of cariri paraibano

DOI:10.34117/bjdv5n11-284

Recebimento dos originais: 07/10/2019 Aceitação para publicação: 01/11/2019

Cíntia Daniele de Freitas Gonçalves

Graduada em Tecnologia em Agroecologia pela Universidade Federal de Campina Grande; Instituição: Universidade Federal de Campina Grande

Endereço: Rua 7 de janeiro, n. 314, Centro, Prata-PB, CEP: 58550-000 e-mail: dannyfreitas2323@gmail.com

Aline Soares Pimentel

Graduanda do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos pela Universidade Federal de Campina Grande;

Instituição: Universidade Federal de Campina Grande

Endereço: Rua Luiz Grande, s/n, Bairro Frei Damião, Sumé-PB, CEP: 58540-000 e-mail: alinepimentel95@gmail.com

Claudiney Felipe Almeida Inô

Graduando do curso de Tecnologia em Agroecologia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Instituição: Universidade Federal de Campina Grande

Endereço: Rua Luiz Grande, s/n, Bairro Frei Damião, Sumé-PB, CEP: 58540-000 E-mail: claudineyfelipe27@gmail.com

Danilo Silva Dos Santos

Graduando do curso de Tecnologia em Agroecologia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Instituição: Universidade Federal de Campina Grande

Endereço: Rua Luiz Grande, s/n, Bairro Frei Damião, Sumé-PB, CEP: 58540-000 e-mail: dannilosilva040@gmail.com

Carina Seixas Maia Dornelas

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba; Instituição: Universidade Federal de Campina Grande

Endereço: Rua Luiz Grande, s/n, Bairro Frei Damião, Sumé-PB, CEP: 58540-000e-mail: cacasmd@yahoo.com.br

RESUMO

A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa preocupação como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental, como também, é considerada como um importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo conhecer o nível de percepção dos alunos do Ensino Fundamental no cariri Paraibano, sobre a temática agroecologia e educação ambiental, permitindo que estes desenvolvam atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais. A pesquisa foi realizada na escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizado no município de Sumé-PB. Trata-se de um trabalho

(2)

descritivo e exploratório, cujo foco centra-se em conhecer a percepção dos alunos de ensino fundamental, sobre as questões que envolvem agroecologia e educação ambiental. O público respondente da pesquisa foi composto por alunos do 7° ano com faixa etária entre 12 e 14 anos totalizando 32 alunos. Foi aplicado um questionário, onde os discentes foram abordados com os seguintes questionamentos: o que é Agroecologia, Sustentabilidade, Manejo Agroecológico de Hortaliças e a Educação Ambiental. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos educandos, apresentava um maior conhecimento da temática, como também sabiam diferenciar os questionamentos no tocante a análise entre práticas agroecológicas e práticas convencionais.

Palavras-chave: Espaços de Intervivência, Práticas Agroecológicas, Recursos Naturais.

ABSTRACT

Environmental education represents an important tool to arouse our concern as members and responsible for environmental well-being, as well as being considered an important transformation agent for sustainable development. Thus, the work aimed to know the level of perception of elementary students in cariri Paraibano, on the subject of agroecology and environmental education, allowing them to develop sustainable activities in the use of natural resources. The research was carried out at Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz Agrotechnical School, located in the city of Sumé-PB. This is a descriptive and exploratory work, whose focus is on knowing the perception of elementary students, on issues involving agroecology and environmental education. The survey respondent was composed of 7th grade students aged 12 to 14 years totaling 32 students. A questionnaire was applied, where students were approached with the following questions: what is Agroecology, Sustainability, Agroecological Management of Vegetables and Environmental Education. The results showed that most students had a better knowledge of the subject, as well as differentiate the questions regarding the analysis between agroecological practices and conventional practices.

Keywords:

Intervention Spaces, Agroecological Practices, Natural Resources.

1 INTRODUÇÃO

A educação ambiental vem conquistando, ao longo do tempo, através de pesquisas, uma grande importância, necessitando assim de sua inserção na área da Educação (GONÇALVES et. al., 2016). Assim, trabalhos que permitam a quebra de paradigmas, contribuem para a formação de jovens conscientes, capazes de ter criticidade sobre diversos assuntos que os rodeiam.

Segundo Dias (2004), a educação ambiental pode ser considerada como uma importante ferramenta, para desenhar as diversas formas de enxergar as diversidades que o mundo apresenta, pois apresenta elementos que podem ser utilizados para reconstruir conceitos permitindo assim que a sociedade utilize os recursos naturais de forma sustentável. Diante disso, é necessário conhecimento de como e de quais são as práticas agrícolas que podem ser utilizadas sem causar desequilíbrio ao meio ambiente.

(3)

comunidade, fortalecendo assim, a formação de cidadãos conscientes (OLIVEIRA, QUINTAS E GUALDA, 1991). Dessa forma, é de grande importância permitir que a sociedade seja informada dos problemas ambientais e quais seriam as suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes ativos das decisões de suas comunidades.

Além disso, como forma de permitir mudanças em relação a nossa convivência com o meio ambiente, a utilização dos espaços de intervivência, permite que o educando passe a ter uma criticidade pois é através desses espaços, que contribuímos novas possibilidades para utilizar tecnologias sustentáveis no sistema produtivo, com isso, trabalhar com educação com jovens é um instrumento para despertar uma consciência crítica de como utilizar tecnologias nos sistemas produtivos permitindo um equilíbrio ambiental.

Sendo assim, o trabalho teve como objetivo conhecer o nível de percepção dos alunos do Ensino Fundamental no cariri Paraibano, sobre a temática agroecologia e educação ambiental, permitindo que estes desenvolvam atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais.

2 MATERIAIS E MÉTODOS (METODOLOGIA) 2.1 Área de Estudo

A pesquisa foi realizada no município de Sumé, que está localizado na mesorregião da Borborema e na microrregião Cariri Ocidental. Segundo o IGBE (2010), o município de Sumé tem altitude média de 533 m, com a seguinte posição geográfica 7° 40’ 18” latitude Sul, 36° 52’ 58” longitude Oeste e uma área de 843,2 km², com uma estimativa de 16. 957 habitantes no último resultado do senso de 2017.

O trabalho foi desenvolvido especificamente na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. Atualmente a rede Municipal de ensino de Sumé conta com 3.654 alunos distribuídos entre as escolas Municipal e Estadual, dentre elas creches, pré-escola e ensino fundamental com fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos) normal (PNAE 2018).

2.2 Aplicação e análise de dados

O público respondente da pesquisa foi composto por alunos do 7° ano com faixa etária entre 12 e 14 anos totalizando 32 alunos. Foi aplicado um questionário, onde os discentes foram abordados com os seguintes questionamentos: o que é Agroecologia, Sustentabilidade, Manejo Agroecológico de Hortaliças e a Educação Ambiental. Não foi permitido nenhum tipo de consulta a material ou ao professor durante a aplicação do questionário, permitindo apenas esclarecimento da compreensão de perguntas com a entrevistadora, quando apenas se fez necessário.

(4)

Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2007® e analisados mediante a geração de gráficos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao serem questionados sobre a temática “Agroecologia” 27 alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé-PB, responderam que “é uma nova abordagem de agricultura que integra diversos aspectos ecológicos”, e cinco responderam que é uma maneira de produzir alimentos aplicando insumos químicos (Figura 1). Assim verifica-se que a maioria dos entrevistados já conhecia a definição da agroecologia, enquanto que alguns dos jovens, não souberam definir o tema ou nunca ouviram falar sobre agroecologia e denunciaram a falta de perspectiva no campo e a vontade de migrar para os centros urbanos.

Figura 1: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre

Agroecologia

Fonte: Dados da pesquisa

Quando indagados se conheciam algumas práticas que se referia a “sustentabilidade”, 29% dos jovens, responderam que seria Reciclagem, reutilização e uso de energias renováveis como: energia solar e eólica, dois responderam que seria Poluição, queimadas, reciclagem e desmatamento e um respondeu que era Reaproveitamento, reciclagem, desmatamento e poluição (Figura 2). Nesse sentido, é de grande importância, que os jovens tenham contato com práticas de educação ambiental, para que, os auxiliem na forma em que enxergam os problemas relacionados ao social e ambiental, permitindo a formação de cidadãos críticos (SILVA, 2016).

0 5 10 15 20 25 30 É uma maneira de produzir alimentos aplincando insumos quimicos É uma ciência voltada para produção de alimentos que usam químicos É uma forma de produção que causa desmatamento e queimadas É uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos ecologicos Sumé

(5)

Figura 2: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre

Sustentabilidade

Fonte: Dados da pesquisa

Em relação à temática “produção agroecológica” (figura3), verifica-se que 24 alunos, responderam que produção agroecológica seria manejo agroecológico, rotação de cultura e produção com uso de defensivos naturais, três responderam que seria sistemas hidropônicos e cultivo intensivo, e cinco responderam que era cultivo orgânico, monocultivo e uso de insumos químicos.

Figura 3: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre

sistemas de produção agroecológica

Fonte: Dados da pesquisa 0 5 10 15 20 25 30 0 5 10 15 20 25 Manejo agroecologico, rotação de culturs e produção com uso de defensivos naturais Sistemas hidropônicos e cultivo intensivo Cultivo orgânico, monocultivo e uso de insumos quimicos N.D.A.

(6)

Nesse sentido, são considerados de grande relevância a inserção de debates sobre o tema na escola, pois a partir do desenvolvimento dessas práticas agroecológicas, eles poderão passar a entender e preservar a sua cultura local, conservando os recursos naturais e preservando a biodiversidade (GLIESSMAN, 2000).

Assim, pesquisas que envolvam a percepção de jovens educandos com temáticas que envolvam áreas ambientais e sociais poderá subsidiar a utilização dos recursos naturais de forma sustentável (MALAFAIA e RODRIGUES, 2009). Diante das respostas dos entrevistados pode-se perceber que a maioria dos alunos já tinha um conceito sobre sistemas de produção agroecológico.

Em relação à temática “práticas agroecológicas” verifica-se que 27 alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé responderam que práticas agroecológicas são cobertura morta, rotação de cultura, controle biológico e adubação verde, três responderam que seria rotação de cultura, adubação verde, cobertura morta e uso de agrotóxicos, e um respondeu que era desmatamento, uso de insumos químicos e poluição (Figura 4).

Figura 4: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre

práticas agroecológicas

Fonte: Dados da pesquisa

Verifica-se que na E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, a maioria dos estudantes sabiam diferenciar os questionamentos no tocante a análise entre práticas agroecológicas e práticas convencionais. Nesse sentido, a construção de espaços de intervivência, é considerada de grande importância, pois auxiliará na quebra de paradigmas, permitindo que jovens educandos tenham identidade com seu local de origem, como também,

0 5 10 15 20 25 30 N ú m e ro d e a lu n o s Respostas

(7)

contribuem para a utilização sustentável dos recursos naturais, colaborando para o equilíbrio ambiental (GLIESSMAN, 2000).

Utilizar técnicas agroecológicas não é simplesmente mudar a forma de produzir alimentos, mas sim, é uma mudança no estilo de vida e na forma de se inter-relacionar com o meio. Trata-se da transformação do modelo de desenvolvimento rural, buscando modificar as variáveis sociais, econômicas e culturais, tratando o homem, e não o capital, como centro, sendo o desenvolvimento responsabilidade de todos os agentes.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos da E.E.F. Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, apresentavam um maior conhecimento da temática agroecologia e das questões ambientais, como também sabiam diferenciar os questionamentos no tocante a análise entre práticas agroecológicas e práticas convencionais. Assim, proporcionar espaços de intervivência permite que novos conceitos sejam gerados, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população.

REFERÊNCIAS

DIAS; G.F. Educação Ambiental: princípios e praticas. 9. Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GLIESSMAN, S. Agroecologia- Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2000.

GONÇALVES, E.F.; OLIVEIRA, P.F.; CARVALHO, D. Destinação de Resíduos Sólidos: Consciência e atitude ambiental dos alunos da Faculdade Promove. Revista Pensar Gestão e Administração, v.5, n.1, 2016.

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 266-274, jul./set. 2009.

OLIVEIRA, E. M, QUINTAS, J. S.; GUALDA, M. J. - Diretrizes para Execução da Política Nacional do Meio Ambiente. Educação Ambiental. Proposta preliminar para discussão. Brasília: IBAMA, 1991.

PNEA- Politica Nacional de Educação Ambiental. Dados escolares. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnaeweb/publico/relatorioDelegacaoEstadual.do;jsessionid=H lmGLVYWr-J-Hk7F0IH3Pf15.e1bf77ef-591c-3858-baf3-63363ee041f6>. Acesso em abr. 2018.

SILVA, C. L. Desenvolvimento Sustentável. Um conceito Multidisciplinar. IN: SILVA, C. L.; MENDES, J. T. G. (orgs). Reflexões sobre desenvolvimento sustentável. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. P. 11-40.

Imagem

Figura 1: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre  Agroecologia
Figura 2: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre  Sustentabilidade
Figura 4: Percepção dos alunos da E.E.F. Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz sobre  práticas agroecológicas

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 2 traz os resultados encontrados para cada índice, sendo que os mesmo tem validade apenas quando comparados aos índices de outras bacia hidrográficas de mesma área,

Ao iniciar esta seção da revisão da literatura com foco nos estudos da linguagem enquanto gênero ou prática social, tomo como referência o texto Análise Crítica de

Elisa Machado (2009) escreveu um artigo intitulado “Uma Discussão Acerca do Conceito de Biblioteca Comunitária”, que trata exatamente dos diversos usos do termo

Público Alvo: Alunos com idades entre 8 e 14 anos (Ensino Médio sob consulta). Mínimo de 02 e máximo de 20 alunos por turma. Havendo um maior número de inscritos, do que

Os casos classificados como T1aN0M0 com Gleason 2-4 podem ser mantidos sob observação ou, quando indicado, tratados com repetição da ressecção transuretral (RTU) da próstata.

I - uso indevido pelo tular, seus dependentes e/ou agregados do Cartão de Iden ficação do PAS/UFMS além do tular responder integralmente pelos danos causados ao

Eu, Margarida Maria de Mendonça, (31) 99353-4292, e-mail: mmmaria@uai.com.br, inscrito(a) no CPF sob o nº 585.941.836-15, estatístico legalmente habilitado, com número de

Esse exame deve ser feito preferencialmente com meio de contraste endovenoso para todas as indicações salvo quando houver contraindicação para sua utilização como nefropatite