• Nenhum resultado encontrado

Direitos humanos e temas correlatos em produções acadêmicas de periódicos científicos nacionais a1 no período de 2013 a 2016/ Human rights and related themes in academic productions of national scientific journals a1 to 2013-2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Direitos humanos e temas correlatos em produções acadêmicas de periódicos científicos nacionais a1 no período de 2013 a 2016/ Human rights and related themes in academic productions of national scientific journals a1 to 2013-2016"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

Direitos humanos e temas correlatos em produções acadêmicas de

periódicos científicos nacionais a1 no período de 2013 a 2016

Human rights and related themes in academic productions of national

scientific journals a1 to 2013-2016

DOI:10.34117/bjdv5n12-231

Recebimento dos originais: 10/11/2019 Aceitação para publicação: 17/12/2019

Analiacir Casanova

Possui Especialização em Comportamento Organizacional / Gestão de Pessoas pela 3G Soluções em parceria com a Faculdade União e Especialização em Gerontologia / EAD pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR. Aluna Especial do Núcleo de Pesquisa

em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Pública do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG/PR (2019).

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Endereço: Departamento de Serviço Social, Campus Centro – bloco A, térreo, Praça Santos Andrade, nº 01, centro, CEP 84010-919, Ponta Grossa/PR.

E-mail: analiacir.casanova@gmail.com

Andressa Pacenko Malucelli

Doutoranda do Programa em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR (2019), mestre em Direito Socioeconômico pela Pontifícia Universidade

Católica do Paraná – PUC/PR.

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Endereço: Departamento de Direito Processual, Campus Centro – bloco A, 3º andar, Praça Santos Andrade, nº 01, centro, CEP 84010-919, Ponta Grossa/PR.

E-mail: andressapacenko@hotmail.com

Jussara Ayres Bourguignon

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Endereço: Departamento de Serviço Social, Campus Centro – bloco A, térreo, Praça Santos Andrade, nº 01, centro, CEP 84010-919, Ponta Grossa/PR.

E-mail: juaybo@gmail.com

RESUMO

Este artigo tem como objetivo identificar na produção acadêmica da área interdisciplinar, veiculada em revistas classificadas no qualis capes como A1 no período de 2013 a 2016, a concepção de direitos humanos a partir do referencial teórico adotado pelos pesquisadores. Esta pesquisa faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Pr. Como metodologia classifica-se como exploratória e descritiva, que se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica e adotou como procedimento de análise dos artigos levantados a análise de conteúdo. 469 (quatrocentas e sessenta e nove) revistas foram levantadas a partir da plataforma Sucupira e em relação ao objetivo proposto na pesquisa, chegou-se ao resultado de quatro periódicos e deste universo, localizaram-se apenas 13 artigos e 3 dossiês. O artigo expõe os resultados da pesquisa, buscando focar na concepção de direitos humanos e na forma como os artigos tratam a questão ou como objeto central de reflexão, ou como tema correlato.

Palavras-Chave: Direitos humanos, periódicos científicos, pesquisa.

Abstract: This article aims to identify in the academic production of the interdisciplinar area,

published in journals classified in qualis capes as A1 in the period from 2013 to 2016, the conception of human rights from the theoretical frame work adopted by the researchers. This research is part of the academic activities developed by the Center for Research in Human, Citizenship and Public Policy, which is part of the Postgraduate Program in Applied Social Sciences (PPGCSA) of Ponta Grossa State University / Pr. As a methodology, it is classified as exploratory and descriptive, which was developed through bibliographic research and adopted the content analysis as an analysis procedure of the articles surveyed. 469 (four hundred and sixty-nine) journals were drawn from the Sucupira platform and in relation to the objective proposed in the research, were ached the result of four journals and of this universe, only 13 articles and 3 dossiers were located. The article presents the results of the research, seeking to focus on the conception of human rights and on the way articles deal with the issue or as a central object of reflection, or as a related theme.

Key Word: Human rights, scientific periodicals, research.

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. O Núcleo desenvolve atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Pr e objetiva desenvolver estudos e pesquisas regulares sobre a articulação entre políticas públicas e direitos humanos.

A análise dos direitos humanos é uma tarefa multifacetada. Nesta toada, Costas Douzinas pondera que os direitos humanos, paradoxalmente, podem ao mesmo tempo servir para a proteção dos indivíduos, e como “uma ferramenta que os governos utilizam para disciplinar as sociedades e, posteriormente, o mundo” (2019, p. 06).

Debater direitos humanos, portanto, implica em refletir sob quais concepções a temática vêm sendo enfrentada academicamente. Como forma de desenvolver tal olhar, o presente estudo objetivou identificar na produção acadêmica da área interdisciplinar, veiculada

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 em revistas classificadas no qualis capes como A1 no período de 2013 a 2016, a concepção de direitos humanos a partir do referencial teórico adotado pelos pesquisadores.

Relevante esclarecer que os recortes desta pesquisa pela área, período e local de publicação justificam-se na medida em que o Programa de Pós-graduação no qual este projeto está inserto é brasileiro, e credenciado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES na área Interdisciplinar, integrando a Câmara de Ciências Sociais e Humanidades. Outrossim, optou-se por analisar o período de 2013 a 2016 posto que considera as mais recentes avaliações dos periódicos realizadas pela CAPES, visto que a avaliação subsequente, relativa a 2017-2020, ainda não foi ultimada.

2 METODOLOGIA

A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória e descritiva, visto priorizar levantamento das informações a partir do sistema de classificação de periódicos científicos reconhecidos pela CAPES e diretamente dos periódicos selecionados conforme os critérios estabelecidos para pesquisa.

Delimitou-se como contexto empírico da pesquisa a área Interdisciplinar em que o Programa de Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) está inserido junto à CAPES e nesta área selecionou-se produções acadêmicas veiculadas em periódicos científicos nacionais, classificados como A1 e A2, no período de 2013 a 2016 na Plataforma Sucupira.

O Qualis-Periódico é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. [...] Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para divulgação de sua produção. (BRASIL, 2019)

No levantamento de periódicos junto ao Qualis-Periódicos identificou-se 2.127 periódicos classificados nos extratos de referência (A1 e A2) para a pesquisa e 40 artigos. Devido a este número elevado de periódicos e de artigos, dividiu-se o Núcleo de Estudos em 6 grupos de trabalho, resultando que este artigo retrata resultados de pesquisa junto aos periódicos A1 de número 1 a 469 e 16 artigos localizados que tratam de Direitos Humanos e de temas correlatos, os quais serão demonstrados nos resultados da pesquisa.

O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica e para fundamentar a análise das informações coletadas utilizou-se a análise conteúdo. A pesquisa bibliográfica constituiu a

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 base teórica da investigação, focando a concepção de Direitos Humanos nas reflexões de autores como Boaventura de Souza Santos, Costas Douzinas e Joaquín Herrera Flores. As reflexões sobre Direitos Humanos estão centradas na perspectiva da Teoria Social de Marx, que preconiza a compreensão da realidade a partir de sua materialidade histórica.

A análise de conteúdo contribuiu para sistematizar o material coletado na base de dados – Qualis-Periódicos e para identificar as relações estabelecidas entre Direitos Humanos e temáticas relacionadas, respeitando as três etapas previstas na técnica, as quais são: a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, conforme preconizadas por Bardin (2011).

O artigo expõe os resultados da pesquisa, buscando focar na concepção de direitos humanos e na forma como os artigos tratam a questão como objeto central de reflexão, ou como tema correlato.

3 DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÃO E SUA EXPRESSÃO EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS CLASSIFICADOS COMO A1

Sob a perspectiva de Herrera Flores (2009, p.28), “os Direitos Humanos, mais que direitos “propriamente ditos”, são processos: ou seja, o resultado sempre provisório das lutas que os seres humanos colocam em prática para ter acesso aos bens necessários para a vida”.

Ocorre, todavia, que referida concepção não é unânime. Neste contexto, objetiva-se com o presente estudo investigar de que forma a categoria dos Direitos Humanos é abordada nas recentes pesquisas objeto de publicação nas Revistas do Qualis/Capes A1, cujo recorte abaixo se descreverá.

Este grupo de pesquisadoras analisou 469 (quatrocentas e sessenta e nove) revistas, as quais foram obtidas mediante a inserção dos seguintes filtros na plataforma Sucupira: “classificação A1”, “área interdisciplinar” e “quadriênio 2013-2016”. Para analisar individualmente cada um dos periódicos encontrados, estas pesquisadoras entraram em seus respectivos sites, e elegeram como critério de busca o idioma da publicação “português”, o termo de busca “direitos humanos”, e ainda, o recorte temporal relativo ao ano da publicação, qual seja: 2013-2016. Assim, dos 469 periódicos analisados, apenas quatro continham artigos relativos a “direitos humanos” dentro dos recortes elegidos, conforme detalhamento do quadro a seguir.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

Quadro 1- Caracterização dos artigos: ISSN, revista, período, título do artigo

ISSN REVISTA PERÍODO ARTIGO

1 0011-5258 (impressa) e 1678-4588 (on-line) Dados – Revista de Ciências Sociais 2014 A Polêmica do Aborto e o 3º Programa Nacional de Direitos

Humanos 2 1518-0158 (impressa) e 2316-4018 (on-line) Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

2016 Literatura e Direitos Humanos na Obra de Sacolinha 3 1518-0158 (impressa) e 2316-4018 (on-line) Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

2014 A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina

Maria de Jesus 4 1518-0158 (impressa) e 2316-4018 (on-line) Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

2014 Ditadura militar e literatura “parajornalística”: desconstruindo relações. 5 1518-0158 (impressa) e 2316-4018 (on-line) Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

2014 Back tothe roots? - Namíbia, Não!, de Aldri

Anunciação. 6 1518-0158 (impressa) e 2316-4018 (on-line) Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

2014 A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das

gentes 7 0104-7183 (impressa) e 1806-9983 (on-line) Horizontes Antropológicos (UFRGS)

2013 Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos

humanos nas conferências das Nações Unidas 8 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2015 O casamento “homoafetivo” e apolítica da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas

do mesmo sexo 9 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2013 O assassinato de um homossexual diante de um tribunal da Capital da República em meados do século

XX 10 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2015 Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura 11 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2016 Igualdade para todas: estratégias para políticas públicas e ações do movimento

(dossiê) 12 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2016 A igualdade substantiva e os novos desafios nas relações de gênero no

trabalho (dossiê) 13 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2016 Desafios da equidade de gênero no século XXI (dossiê) 14 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2015 Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência 15 1806-9584 Revista Estudos

Feministas

2016 Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil:

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 gênero na perspectiva do ecofeminismo 16 1806-9584 Revista Estudos Feministas 2016 Redes de Enfrentamento da Violência contra Mulheres no

Sertão de Pernambuco

Fonte: periódicos pesquisados Org: as autoras

De acordo com o Quadro 1, os periódicos analisados foram: Dados - Revista de Ciências Sociais; Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; Horizontes Antropológicos (UFRGS); e Revista Estudos Feministas. Dentro deste universo, localizaram-se apenas 13 artigos e 3 dossiês.

Importante esclarecer que dossiê, de acordo com Eliene Percília, “consiste numa coleção de documentos relativos a um processo, a um indivíduo e, por extensão, a qualquer assunto” (2019). Assim, da análise dos dossiês localizados, constatou-se que os mesmos expõem a leitura e interpretação de seus respectivos autores sobre determinado documento correlato ao tema direitos humanos, apresentando contexto de produção, alcance de conteúdos, dentre outras informações.

A partir das leituras realizadas de cada documento, observou-se que a categoria Direitos Humanos não foi tratada diretamente ou de forma aprofundada em todos eles, aparecendo na maioria dos artigos superficialmente.

Nesta toada, foram sistematizados primeiramente os artigos que abordam em seu conteúdo diretamente a categoria Direitos Humanos, consoante quadro abaixo.

Quadro 2- Artigos que tratam diretamente a categoria Direitos Humanos

Nº REVISTA ARTIGO AUTORIA

1 Dados - Revista de Ciências Sociais

A Polêmica do Aborto e o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos

Naara Luna 2 Estudos de Literatura

Brasileira Contemporânea

Literatura e Direitos Humanos na Obra de Sacolinha

Leila Lehnen

3 Horizontes Antropológicos (UFRGS)

Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas

Carlos Alberto Steil e Rodrigo Toniol

4 Revista Estudos Feministas

O assassinato de um homossexual diante de um tribunal da Capital da República em meados do século XX

Rivail Carvalho Rolim e Fabiana Cardoso Malha Rodrigues

5 Revista Estudos Feministas

Desafios da equidade de gênero no século XXI (dossiê)

José Eustáquio Diniz Alves 6 Revista Estudos

Feministas

Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência

Cristina Scheibe Wolff Fonte: periódicos pesquisados/Org: as autoras

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 No intuito de evidenciar como a categoria Direitos Humanos foi tratada nos artigos listados no quadro acima, far-se-á uma abordagem individualizada de cada um deles.

1- A Polêmica do Aborto e o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos:

Este artigo tem como objetivo através do TPNDH do Brasil propor a aprovação de um projeto de lei para descriminalizar o aborto "com base na autonomia das mulheres para decidir sobre questões relativas ao próprio corpo". O trabalho apresenta uma análise antropológica deste debate a partir de três materiais: uma pesquisa documental que objetivou comparar o enfoque dos programas atuais e anteriores, levantamento de reportagens impressas e eletrônicas sobre a controvérsia e observação etnográfica dos eventos em que o aborto é realizado, discutido em relação aos direitos humanos.

2- Literatura e Direitos Humanos na Obra de Sacolinha: O objetivo deste

artigo é enunciar os direitos humanos dos moradores das periferias urbanas e, através dessa articulação, sua inserção dentro da polis entendida aqui não apenas como um espaço físico mas também um território político, social e simbólico. Neste ensaio, “direitos humanos” se refere a direitos sociais, culturais, políticos, econômicos, sociais e civis.

3- Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas: Este artigo traz

reflexões sobre os direitos ambientais enquanto direitos humanos a partir da análise de materiais resultantes de algumas das conferências das Nações Unidas sobre meio-ambiente e também das conferências nacionais sobre direitos humanos. Os autores vislumbram que a associação entre a questão ambiental e os direitos humanos potencializa discursos que remetem ao contexto da governança global. Discorrem sobre a temática dividindo-a em direitos de primeira geração (que abarca os direitos políticos, civis e cívicos),de segunda geração (que se traduzem nos direitos sociais, econômicos e culturais), e de terceira geração (cuidam-se dos direitos coletivos, como o direito à infância, direito ao meio ambiente, direito à cidadania, direito ao desenvolvimento dos povos). Finalmente, destacam a importância de uma atuação efetiva das Organizações não governamentais - ONG´s e sociedade civil, posto que ela oportuniza uma ampliação do campo semântico dos direitos humanos.

4- O assassinato de um homossexual diante de um tribunal da Capital da República em meados do século XX:O artigo analisa como o assassinato de um homossexual

foi tratado em um tribunal da Capital da República em meados do século XX. Segundo os autores, a cultura jurídico-penal no país reproduziu os mesmos padrões socioculturais das culturas jurídico-penais ocidentais. Para eles, no julgamento o direito a integridade moral e a

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

honra prevaleceram em detrimento do direito a vida. Não obstante, os autores chamam à atenção que no Brasil sempre assistimos uma luta

interminável em busca dos direitos humanos, e o caso analisado representa uma prática continuada que exclui uma grande parcela da população da perspectiva de garantia de direitos e reafirma para essa parcela a prática de atuação da instituição jurídica como local de exclusão moral e social. Como referencial teórico para a categoria, os autores basearam-se em Marco Mondaini, que concebe os direitos humanos enquanto um “conjunto articulado e interdependente dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, fundados no princípio da indivisibilidade e no horizonte de internacionalização” (ROLIM e RODRIGUES, 2013).

5- Desafios da equidade de gênero no século XXI: este dossiê trata das

limitações e os avanços nas relações de gênero ocorridas no Brasil e no mundo nos 70 anos desde a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, desde a VI Conferência Mundial das Mulheres ocorrida em 1995, com base no relatório El Progreso de las Mujeres em el Mundo 2015-2016: Transformar las Economías para Realizar los Derechos elaborado pela ONU Mulheres, em 2015. De acordo com o autor, os dados constantes de tal relatório evidenciam conquistas substantivas das mulheres nas últimas sete décadas. Em contrapartida, também mostram a existência de uma revolução incompleta, com manutenção da divisão sexual entre trabalho produtivo e reprodutivo, o que limita a autonomia e o empoderamento das mulheres na família e na sociedade. Embora o artigo não trabalhe com uma base conceitual de direitos humanos, aborda a categoria como direitos universais, sinérgicos e indivisíveis, incluindo as áreas referentes à saúde, à educação, ao trabalho, à moradia, à liberdade de expressão, à organização e manifestação, etc. Defende a necessidade das políticas macroeconômicas e políticas sociais de gênero, emprego e trabalho serem pautadas nos direitos humanos, para que se possa garantir os direitos das mulheres.

6- Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência: O trabalho

tem como objetivo demonstrar como as organizações e associações, em muitos de seus materiais, agenciavam o gênero de forma a atingir o público em seus sentimentos, construindo uma retórica que se aproxima e encampa a questão dos direitos humanos, de forma a combater, por um lado, a tortura e o extermínio de militantes políticos e, de outro, ajudar a desacreditar e enfraquecer os regimes militares, tendo auxiliado na sua queda ao longo dos anos 1980 em todo o Cone Sul.

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 Consoante ponderado acima, a análise dos artigos evidenciou que, em que pese um dos recortes utilizados para a pesquisa tenha sido o filtro “direitos humanos”, nem todos os trabalhos abordaram diretamente esta categoria. No quadro abaixo, portanto, foram sistematizados os artigos com este viés secundário.

Quadro 3- Artigos que tratam de temas correlatos ao tema Direitos Humanos

1 Estudos de Literatura Brasileira

Contemporânea

A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina

Maria de Jesus

Luciana Paiva Coronel

2 Estudos de Literatura Brasileira

Contemporânea

Ditadura militar e literatura "parajornalística": desconstruindo relações. Sabrina Schneider 3 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Back to the roots? - Namíbia, Não!, de Aldri

Anunciação.

Henry Thorau

4 Estudos de Literatura Brasileira

Contemporânea

A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das

gentes Marília Librandi-Rocha 5 Revista Estudos Feministas O casamento “homoafetivo” e apolítica da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas

do mesmo sexo

Angelo Brandelli Costa e Henrique Caetano Nardi

6 Revista Estudos Feministas

Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura

Maria Amélia de Almeida Teles 7 Revista Estudos

Feministas

Igualdade para todas: estratégias para políticas públicas e ações do movimento

(dossiê)

Miriam Nobre

8 Revista Estudos Feministas

A igualdade substantiva e os novos desafios nas relações de gênero no

trabalho (dossiê)

NadyaAraujo Guimarães

9 Revista Estudos Feministas

Redes de Enfrentamento da Violência contra Mulheres no

Sertão de Pernambuco

Parry Scott, Fernanda Sardelich Nascimento, Rosineide Cordeiro,

Giselle Nanes 10 Revista Estudos

Feministas

Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil:

sustentabilidade ambiental e de gênero na perspectiva do

ecofeminismo

Jhader Cerqueira do Carmo, Mônica de Moura Pires, Guilhardes de Jesus Júnior,

Aniram Lins Cavalcant, Salvador Dal Pozzo Trevizan Fonte: periódicos pesquisados

Org: as autoras

A mesma análise qualitativa realizada com relação aos artigos sistematizados no quadro 2, passa-se a traçar no tocante aos trabalhos sistematizados no quadro 3.

1- A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus: Neste artigo o objetivo do autor é mostrar a Literatura como Direito Fundamental

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

2- Ditadura militar e literatura "parajornalística": desconstruindo relações.

Este artigo busca rever a abordagem do romance-reportagem brasileiro da década de 1970 pela crítica literária acadêmica. Muito embora este trabalho tenha sido selecionado em razão do sistema de busca acima descrito, observou-se que o termo “direitos humanos” sequer apareceu ao longo do texto.

3- Back the roots? Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação: Através da

dramaturgia em relação ao negro, o trabalho objetiva mostrar a época da opressão, escravatura, da indiferença e deportagem. Porém, não é trabalhada de forma direta a categoria Direitos Humanos.

4- A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das gentes: Versa sobre a Carta Guarani Kaiowá (2012), cujo texto denuncia a violação dos

direitos humanos que causou maior impacto na sociedade brasileira da primeira década do século XXI. O texto também propõe a inclusão da Carta Guarani Kaiowá das comunidades Pyelito Kue/Mbarakay no âmbito da literatura contemporânea produzida no Brasil.

5- O casamento “homoafetivo” e apolítica da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas do mesmo sexo: O estudo questiona a

justificativa jurídica da realização de uniões de pessoas do mesmo sexo estar assentada no afeto. Os argumentos foram examinados a partir de uma análise de discurso foucaultiana e confrontados com o debate sobre o direto democrático à sexualidade no contexto político e social brasileiro contemporâneo. A análise indica que o Estado está legislando modelos de afeto em vez de garantir um direito democrático da sexualidade, ou seja, usando o discurso do amor romântico e produzindo, mesmo que implicitamente, um quadro regulamentar para as subjetividades com base em demandas particulares. Os autores concluem pela necessidade de uma justificativa não sustentada no afeto, mas sim nos direitos fundamentais (liberdade, igualdade, não-discriminação), os quais, uma vez garantidos, permitiriam uma esfera pública, laica, formal, universal e abstrata.

6- Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura: Neste artigo a

autora relata as condições enfrentadas pelas mulheres no período da ditadura militar. Aborda não só a participação de mulheres militantes políticas, mas também como o sistema repressivo atuou de forma misógina naquele período, utilizando a discriminação de gênero para reforçar os estereótipos femininos de submissão e dependência emocional, afetiva e política. O texto, embora descreva inúmeras situações de tortura às quais as mulheres foram submetidas durante a ditadura, não conceitua e nem aborda o tema direitos humanos de forma direta.

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

7- Igualdade para todas: estratégias para políticas públicas e ações do movimento (dossiê): O trabalho consiste numa análise do Relatório da ONU "Progresso das

Mulheres no mundo 2015-2016", enfatizando a importância da atuação dos movimentos feministas para a concretização de políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero. Para a autora, centralizar a discussão destas políticas públicas nos direitos humanos não é suficiente para enfrentar o problema. A categoria Direitos Humanos é trazida pela autora apenas enquanto conteúdo de tratados internacionais firmados pela maioria dos Estados.

8- A igualdade substantiva e os novos desafios nas relações de gênero no trabalho (dossiê): O artigo evidencia que em que pese o crescimento dos empregos, da

inclusão e dos direitos, e mesmo ao arrepio da recente regulamentação do trabalho em domicílio, mantém-se um padrão de desigualdades de renda em relação a mulheres e negros, e especialmente em detrimento das mulheres negras. A autora discorre que as políticas de gênero são umbilicalmente dependentes da disponibilidade orçamentária, o que gera um cenário de elevada incerteza. Outrossim, as políticas macroeconômicas, mesmo se socialmente orientadas, tem a durabilidade dos seus efeitos circunscritos por conjunturas internacionais.

9- Redes de Enfrentamento da Violência contra Mulheres no Sertão de Pernambuco: O objetivo deste trabalho é analisar as redes institucionais e de

interconhecimento acionadas pelas mulheres rurais para enfrentar a violência, em municípios do Sertão de Pernambuco, Brasil.

10- Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil: sustentabilidade ambiental e de gênero na perspectiva do ecofeminismo: O Artigo analisa

a figura da mulher e da natureza na Reserva Extrativista de Canavieiras – BA, objetivando avaliar o desenvolvimento sustentável e a igualdade de gênero. De acordo com os levantamentos realizados, referida unidade de conservação possui grande tendência à insustentabilidade, seja na performance de suas atividades extrativistas junto à natureza, seja no tratamento com as mulheres, isto é, ao 'silenciamento'. Por outro lado, analisa-se também a maneira peculiar como esta situação tem sido transcendida, por meio do empoderamento feminino das extrativistas da reserva em consonância com a extensão da universidade. Finalmente, o texto evidencia a necessidade de empoderamento das mulheres, por meio do conhecimento sobre seus direitos civis, trabalhistas, econômicos, sociais, empresariais, previdenciários, ressaltando a Lei Maria da Penha.

Considerando que a maior parte dos trabalhos analisados não abordaram diretamente a categoria de estudo aqui posta em discussão, foram então sistematizadas as categorias

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 trabalhadas em cada um dos artigos, bem como seus respectivos referenciais teóricos e documentais, conforme quadro a seguir.

Quadro 4- Identificação das categorias trabalhadas e respectivos referenciais (teóricos e documentais)

REVISTA ARTIGO AUTORIA CATEGORIAS TRABALHADAS

E RESPECTIVOS REFERENCIAIS (teórico e documental) 1 Dados - Revista de Ciências Sociais A Polêmica do Aborto e o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos

Naara Luna 1) Descriminilização do aborto: Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3; 2) Parto Anencéfalo: Luna; 3) Direitos das Mulheres: PNDH-3; 4) Saúde Pública: Camarotti; 5) Retrocesso, desrespeito, democracia: Alencastro e Benevides; 6) Infância desvalida: Augusto H. Xavier de Brito; 7) Direito desumanos: Ives Gandra Martins Filho; 8) Direito a circulação de ideias: Patrice Schuch; 9) Direitos Humanos: Andrea Cardarello; SEDH/PR, Tatiana Farah, Cláudia Fonseca, Daniel Sarmento, 2 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea Literatura e Direitos Humanos na Obra de Sacolinha

Leila Lehnen 1) Legitimidade Sóciocultural: Heloísa Buarque de Holanda; 2) Democratização: Regina Delcastgne; 3) Violação de direitos: Julia Eckert, 4) Literatura periférica: Rejane Pivett; 5) Direitos Humanos: Joseph Staughter Sacolinha; 6) Cidadania: Janice Perlman; 7) Direitos Básicos: IPEA, NAÇÕES UNIDAS, CF/88; 8) Direitos Humanos: Linn Hunt. 3 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus Luciana Paiva Coronel

1) Direito a literatura: Antonio Candido; 2) Representações: Maria Carolina de Jesus; 3) Censura ao Direito de Sonhar: José Carlos Sebe Bom Meihy. 4 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea Ditadura militar e literatura "parajornalística": desconstruindo relações. Sabrina Schneider 1) Romances-Reportagem: Rildocosson; 2) Parajornalísticos: Silviano Santiago; 3) Literatura e Censura: Zuenir Ventura.

5 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Back to the roots? -

Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação.

Henry Thorau 1) Dramaturgia: Aldri Anunciação; 2) Liberdade: José de Alencar; 3) Negros: Abdia do Nascimento Nelson Rodrigues e Florestan Fernandes.

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 6 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das

gentes

Marília

Librandi-Rocha

1) Literatura: Luiz Costa Lima; (Marco Piazon Natali e Antonio Candido - a autora contraria as concepções de literatura de ambos); Jaime Ginszburg; Antonio Risério; Fernando Scheibe; Abel Barros Baptista; Pedro Cesarino; Jacques Derrida; Maurice Blanchot. 7 Horizontes Antropológicos (UFRGS) Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas Carlos Alberto Steil e Rodrigo Toniol

1) Ética: Jonas; 2) Racismo ambiental: Herculano e Pacheco; 3) Direitos humanos: Carlos Alberto Steil e Rodrigo Toniol. 8 Revista Estudos Feministas O casamento “homoafetivo” e apolítica da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas do mesmo sexo Angelo Brandelli Costa e Henrique Caetano Nardi

1) Homoafetividade: Maria Berenice Dias; Judith Butler; Gayle Rubin; Michel Foucault; 2) Afeto: Roger Raupp Rios; Robert Castel; Didier Fassin; Sérgio Buarque de Holanda; 3) Preconceito: Steven Pinker; Débora Massmann; 4) Casamento: Nancy Fraser; Judith Butler; Roger Raupp Rios. 9 Revista Estudos Feministas O assassinato de um homossexual diante de um tribunal da Capital da República em meados do século XX Rivail Carvalho Rolim e Fabiana Cardoso Malha Rodrigues

1) Vida Social: Fernando Novais; João Manuel Cardoso de Mello; Zuenir Ventura; Fernand Braunel; Edoardo Grendi; Erving Goffman; Simona Cerutti; Peter Berger e Thomas Luckmann; 2) Direitos Humanos: Luigi Ferrajoli; José Frederico Marques; Marco Mondaini; 3) Justiça criminal: José Frederico Marques; Luigi Ferrajoli; Roberto Bergalli; Basileu Garcia; J Sironi Vasconcelos; 4) Instituições: Peter Berger e Thomas Luckmann; Julio Zino Torraza; 5) Homossexualidade: Philippe Ariès; James Green; 6) Honra: Sueann Caulfield; 10 Revista Estudos Feministas Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura Maria Amélia de Almeida Teles

1) Fase pré-golpista: Heleieth Safiotti; 2) Marchas feministas: René Dreifuss; 3) Controle de natalidade: Suzanne Serruya; 4) Prostitutas e a ditadura: José Miguel Nieto Olivar; 5) Censura: Comissão da verdade “Rubens Paiva”; Hanna Korich; 6) Organizações de esquerda clandestinas: Projeto “Brasil Nunca Mais”; 7) Greve, abortamento forçado e estupro: Amelinha Teles;

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

Rosalina Santa Cruz Leite; Bernardo Kucinski; Ítalo Tronca; 8) Misogenia da ditadura: Andrea Andújar et al.; Comissão de familiares de mortos e desaparecidos políticos; Teles; 9) Torturas: depoimentos a Comissão da Verdade “Rubens Paiva”; Comissão de familiares de mortos e desaparecidos políticos; Jornal do Brasil; 10) Maternidade: Andújar et al. 11) Mulheres que atuaram na repressão: Marcelo Godoy. 11 Revista Estudos Feministas Igualdade para todas: estratégias para políticas públicas e ações do movimento (dossiê) Miriam Nobre

1) Referencial documental: Relatório da ONU "Progresso das Mulheres no mundo 2015-2016

12 Revista Estudos Feministas

A igualdade substantiva e os novos desafios nas relações de gênero

no trabalho (dossiê)

Nadya Araujo Guimarães

1) Referencial documental: Progress of the World’s Women 2015-2016. Transforming Economies, Realizing Rights 13 Revista Estudos Feministas Desafios da equidade de gênero no século XXI (dossiê) José Eustáquio Diniz Alves 1) Referencial documental: El Progreso de las Mujeres em el Mundo 2015-2016: Transformar las Economías para Realizar los Derechos elaborado pela ONU Mulheres 14 Revista Estudos Feministas Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência Cristina Scheibe Wolff

1) Gênero, ditadura e feminismo: Cristina Scheibe Wolf, Kemy

OYARZUN; 2) Denúncias da ditadura militar: Mario Del Caril; 3) Direitos Humanos: Lynn Hunt e Petra Goedde; 4) Tortura: Lúcia Murat; 15 Revista Estudos Feministas Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil: sustentabilidade ambiental e de gênero na perspectiva do ecofeminismo Jhader Cerqueira do Carmo, Mônica de Moura Pires, Guilhardes de Jesus Júnior, Aniram Lins Cavalcant, Salvador Dal Pozzo Trevizan 1) Sustentabilidade, gênero, ecofeminismo, empoderamento feminino, pobreza: Jhader Cerqueira do Carmo; Mônica de Moura Pires; Guilhardes de Jesus Júnior; Aniram Lins Cavalcante; Salvador Dal Pozzo Trevizan; 2) Sustentabilidade: Emílio Moran; 3) Direitos Humanos: ONU; 4) Equidade de Gênero: Maria Cecília Alfaro; 5) Ecofeminismo: MartiKheel, Alicia Puleo; 6) Trabalho: IBGE e Ellen Fensterseifer Woortmann. 16 Revista Estudos Feministas Redes de Enfrentamento da Violência contra Mulheres no Sertão de Pernambuco Parry Scott, Fernanda Sardelich Nascimento, Rosineide

1) Violência contra mulher: Vanderléia Daron: 2) Redes de enfrentamento contra a Violência: Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761

Cordeiro, Giselle Nanes

(MMTR), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); 3) Desigualdade: Parry Scotty; 4)Violência de Gênero: Guita Debert e Maria Filomena Gregori; 5) Saúde para mulher: Maria de Lourdes Dutra. Fonte: periódicos pesquisados

Org: as autoras

Do mapeamento das categorias extraídas de cada um dos artigos analisados, pode-se verificar que “Direitos Humanos” foram abordados sob os seguintes referenciais teóricos: Ives Gandra Martins Filho; Andrea Cardarello; Tatiana Farah; Cláudia Fonseca; Daniel Sarmento; Joseph Staughter Sacolinha; Linn Hunt; Carlos Alberto Steil; Rodrigo Toniol; Luigi Ferrajoli; José Frederico Marques; Marco Mondaini; e Petra Goedde.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Brasil tem experimentado um expressivo retrocesso em matéria de direitos humanos. Segundo notícia veiculada pela Human Rights Watch:

Violações crônicas de direitos humanos assolam o Brasil. Alguns policiais realizam execuções extrajudiciais, torturam detentos e abusam de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Muitas prisões e cadeias brasileiras enfrentam problemas de grave superlotação, e a incapacidade das autoridades penitenciárias de manterem o controle sobre as prisões deixa os presos vulneráveis à violência, extorsão e recrutamento por facções criminosas. Outros problemas em relação aos direitos humanos incluem a violência contra mulheres, as mortes de jornalistas e blogueiros por causa de seus trabalhos e a violência contra camponeses e lideranças indígenas envolvidos em conflitos de terra. Ainda, os responsáveis por abusos durante o regime militar, de 1964 a 1985, continuam a ser protegidos da justiça em virtude de uma lei de anistia de 1979, aprovada durante o regime (Disponível em https://www.hrw.org/pt/americas/brasil. Acesso em: 08 mai. 2019)

Por esta razão, de especial importância reveste-se o debate em meio acadêmico sobre a temática, como o realizado no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.

O referido Núcleo de Pesquisa adota como referenciais teóricos para o estudo dos direitos humanos notadamente Boaventura de Souza Santos, Costas Douzinas e Joaquín Herrera Flores.

(16)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 Atualmente se faz necessário compreender os direitos humanos de modo diferente do que foi preconizado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. Portanto, imperioso conceber os direitos humanos em uma perspectiva que tenha como elemento fundamental a realidade material na qual as pessoas vivem (FLORES, 2009).

Para Joaquín Herrera Flores, os direitos humanos devem ultrapassar a perspectiva meramente jurídica-formal e avançar para a esfera de luta e reivindicação, tendo como norte a dignidade do homem. A dignidade humana, por sua vez, “trata-se de um objetivo que se concretiza no acesso igualitário e generalizado aos bens que fazem com que a vida seja ‘digna’ de ser vivida.” (2009, p. 31).

Também numa linha crítica, Boaventura de Souza Santos rebate o posicionamento convencional de que os direitos humanos partem das premissas da igualdade e universalidade. O autor analisa contraculturas vindas do Sul Global, que criticam esta visão convencional, vinda do Norte Global. Tais contraculturas não consistem em movimentos únicos, mas bastante difusos e diversificados. O que os classifica como iguais é que partem de ideias que não são impostas pelo ocidente e que lutam contra o domínio ocidental. Boaventura de Souza Santos cita algumas delas: “os movimentos indígenas, particularmente na América Latina; os movimentos de camponeses na África e na Ásia; e a insurgência islâmica” (2014, p. 29).

Sob a concepção de Costas Douzinas, os direitos humanos não se tratam de garantias pré-existentes da natureza. Ao contrário, eles “são instrumentos através dos quais as pessoas constroem suas identidades em uma luta constante para o reconhecimento com outras pessoas e do ‘Grande Outro’ das instituições sociais” (2019, p. 8). Para ele, a distância entre os direitos formais e as condições necessárias para o seu exercício é um problema fundamental (2019, p. 8).

Nos artigos objeto de análise no presente estudo, nenhum dos referenciais acima foi adotado. Ainda que grande parte dos trabalhos não tenha tratado de forma direta a categoria Direitos Humanos, percebeu-se que o tema é invocado como pano de fundo para discussão de variadas temáticas, sem, contudo, haver uma análise mais aprofundada a seu respeito.

REFERÊNCIAS

ALVES, José Eustáquio Diniz. Desafios da equidade de gênero no século XXI. Revista

Estudos Feministas [online]. 2016, vol. 24, n. 2, pp.629-638. ISSN 0104-026X. Disponível

(17)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Plataforma Sucupira: Qualis. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf. Acesso em: 04 jun. 2019. Acesso em: 10 jun. 2019.

CARMO, Jhader Cerqueira do et al. Voz da natureza e da mulher na Resex de Canavieiras-Bahia-Brasil: sustentabilidade ambiental e de gênero na perspectiva do ecofeminismo. Revista Estudos Feministas [online]. 2016, vol. 24, n. 1, pp.155-180. ISSN 0104-026X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p155. Acesso em: 10 jun. 2019.

CORONEL, Luciana Paiva. A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 44, p. 271-288, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2316-40184412. Acesso em: 10 jun. 2019.

COSTA, Angelo Brandelli; NARDI, Henrique Caetano. O casamento “homoafetivo” e apolítica da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas do mesmo sexo. Revista Estudos Feministas [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.137-150. ISSN 0104-026X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n1p/137. Acesso em: 10 jun. 2019.

DOUZINAS, Costas. Quem são os ‘humanos’ dos direitos? Disponível em http://revolucoes.org.br/v1/sites/default/files/quem_sao_os_humanos_dos_direitos.pdf. Acesso em 11 jun. 2019.

FLORES, Joaquin Herrera. A (Re) invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Boiteaux, 2009.

GUIMARÃES, Nadya Araujo. A igualdade substantiva e os novos desafios nas relações de gênero no trabalho. Revista Estudos Feministas [online]. 2016, vol. 24, n. 2, pp. 639-643.

(18)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 ISSN 0104-026X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n2p639. Acesso em: 10 jun. 2019.

LEHNEN, Leila. Literatura e direitos humanos na obra de Sacolinha. Revista Estudos de

Literatura Brasileira Contemporânea [online]. 2016, n. 49, p.79-104. ISSN

2316-4018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018495. Acesso em: 10 jun. 2019. LIBRANDI-ROCHA, Marília. A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das gentes. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea [online]. 2014, nº 44, pp.165-191. ISSN 2316-4018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018448. Acesso em: 10 jun. 2019.

LUNA, Naara. A Polêmica do Aborto e o 3o Programa Nacional de Direitos Humanos. Revista Dados. vol. 57. n. 1. Rio de Janeiro. Jan./Mar 2014. ISSN 0011-5258 versão impressa, ISSN 1678-4588 versão online. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0011-52582014000100008. Acesso em: 10 jun. 2019.

NOBRE, Miriam. Igualdade para todas: Estratégias para Políticas Públicas e ações do movimento. Revista Estudos Feministas [online]. 2016, vol. 24, n. 2, pp.645-652. ISSN 0104-026X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n2p645. Acesso em: 10 jun. 2019.

PERCILIA, Eliene. "Dossiê" Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/dossie.htm. Acesso em: 08 jul. 2019.

ROLIM, Rivail Carvalho; RODRIGUES, Fabiana Cardoso Malha. O assassinato de um homossexual diante de um tribunal da Capital da República em meados do século XX. Revista

de Estudos Feministas [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 325-342. ISSN 0104-026X. Disponível

em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100017. Acesso em: 10 jun. 2019.

SCHNEIDER, Sabrina. Ditadura militar e literatura “parajornalística”: desconstruindo relações. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 43, p. 111-132,

(19)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31332-31351dec 2019 . ISSN 2525-8761 jan./jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182014000100007. Acesso em: 10 jun. 2019.

SCOTT, Parry; NASCIMENTO, et al. Redes de enfrentamento da violência contra mulheres no Sertão de Pernambuco. Revista Estudos Feministas: [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.851-870. Print version ISSN 0104-026X On-line version ISSN 1806-9584. Florianópolis. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p851. Acesso em: 10 jun. 2019.

STEIL, Carlos Alberto; TONIOL, Rodrigo. Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas. Horizontes antropológicos. Porto Alegre, vol.19, nº 40 July/Dec, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832013000200011. Acesso em: 10 jun. 2019.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura.

Revista Estudos Feministas [online]. 2015, vol. 23, n. 3, pp.1001-1022. ISSN 0104-026X.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n3p1001. Acesso em: 10 jun. 2019.

THORAU, Henry. Back to the roots? Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação. Revista Estudos

Feministas. n. 43, p. 235-245, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/elbc/n43/13.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

WOLFF, Cristina Scheibe. Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência. Revista Estudos Feministas [online]. 2015, vol. 23, n. 3. ISSN 0104-026X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n3p975. Acesso em: 10 jun. 2019.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e