• Nenhum resultado encontrado

Estado nutricional de crianças entre 0 e 5 anos do estado de Pernambuco / Nutritional state of children between 0 and 5 years of the state of Pernambuco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Estado nutricional de crianças entre 0 e 5 anos do estado de Pernambuco / Nutritional state of children between 0 and 5 years of the state of Pernambuco"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Estado nutricional de crianças entre 0 e 5 anos do estado de Pernambuco

Nutritional state of children between 0 and 5 years of the state of Pernambuco

DOI:10.34117/bjdv6n8-446

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação:21/08/2020

Stephany Beatriz do Nascimento

Bacharel em Nutrição

Instituição: Centro Universitário Estácio do Recife

Endereço: Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678 - Madalena, Recife - PE, Brasil E-mail: stephanybnascimento@gmail.com

RESUMO

Objetivo: Avaliar o estado nutricional de crianças entre 0 e 05 anos do estado de Pernambuco através do Sisvan Web. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, quantitativo e retrospectivo com 18.543 crianças com idade entre 0 a 05 anos, residentes no estado de Pernambuco, cadastradas no SISVAN web no ano de 2019. A pesquisa foi realizada através de dados secundários coletados a partir Sisvan Web. A avaliação antropométrica foi realizada por meio do índice de massa corporal para idade. O cálculo do índice de massa corporal para idade foi realizado pelo próprio SISVAN Web que estabelece seis categorias para análise, porém, para elaboração deste estudo foram utilizados apenas os dados correspondentes ao risco de sobrepeso; sobrepeso e obesidade. Os dados obtidos foram analisados através de análise descritiva. Resultados: Evidenciou-se que do total de crianças avaliadas, 16,5% apresentaram risco de sobrepeso, 8,7% sobrepeso e 7,2% obesidade. Quando analisado o risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade por municípios foi visto que houve um maior número de crianças com risco de sobrepeso, cerca de 66,67% no município de Fernando de Noronha. Ao analisar o risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade por sexo, o risco de sobrepeso foi mais prevalente em ambos os sexos e ao se comparar entre os sexos, o sexo masculino apresentou o maior percentual, cerca de 16,6%, Conclusão: Nota-se que houve uma prevalência do indicador de risco de sobrepeso entre as crianças pernambucanas e que este é um problema ascendente e mais evidenciado no sexo masculino.

Palavras-chave: Criança, Estado nutricional, Sobrepeso, Obesidade, IMC. ABSTRACT

Objective: To assess the nutritional status of children between 0 and 05 years old in the state of Pernambuco through Sisvan Web. Methodology: A cross-sectional, quantitative and retrospective study was carried out with 18,543 children aged 0 to 05 years, living in the state of Pernambuco. registered on the SISVAN web in 2019. The survey was conducted using secondary data collected from Sisvan Web. The anthropometric assessment was performed using the body mass index for age. The body mass index for age calculation was performed by SISVAN Web itself, which establishes six categories for analysis, however, for the preparation of this study, only the data corresponding to the risk of overweight were used; overweight and obesity. The data obtained were analyzed through descriptive analysis. Results: It was evident that of the total number of children evaluated, 16.5% were at risk of being overweight, 8.7% were overweight and 7.2% were obese. When analyzing the risk of overweight, overweight and obesity by municipalities, it was seen that there was a greater number of children at risk of overweight, about 66.67% in the municipality of Fernando de Noronha. When analyzing the risk of overweight, overweight and obesity by sex, the

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

risk of overweight was more prevalent in both genders and when comparing between genders, males had the highest percentage, about 16.66%, Conclusion: Note it is said that there was a prevalence of the risk indicator of overweight among children in Pernambuco and that this is an ascending problem and more evident in males.

Keywords: Child, Nutritional status, Overweight, Obesity, BMI. 1 INTRODUÇÃO

Desde as últimas décadas, no Brasil e no mundo, tem se observado modificações no estilo de vida dos indivíduos, principalmente nos padrões dietéticos e nutricionais. Matos et al. (2015), enfatizam que com os avanços da modernidade os indivíduos passaram a ter mais tempo disponíveis durante o dia, entretanto, o tempo desprendido para a prática de exercícios físicos e atividades ao ar livre tem sido substituído por programas que incentivam o consumo de alimentos calóricos e de baixo valor nutricional, inclusive, induzindo as crianças a ingeri-los.

A ingestão de alimentos ricos em proteína, ferro e outros nutrientes essenciais para a faixa etária não atende, em sua grande maioria, às recomendações necessárias, e o consumo de alimentos processados é alarmante. Somado a isso, o desmame precoce, a introdução inadequada da alimentação complementar e a introdução de alimentos processados como bolachas, salgadinhos, bebidas açucaradas e doces, comprometem o desenvolvimento infantil e o estado nutricional das crianças. Diante isso, o excesso de peso toma o lugar de predomínio, assumindo o papel da desnutrição, tornando a situação cada vez mais preocupante (BENVINDO et al., 2019; SOUSA et al., 2019; FERREIRA et al., 2018; SALDANHA, et al., 2014).

Conjuntamente ao decréscimo contínuo da desnutrição, percebe-se um dilatamento nas prevalências de excesso de peso que, por seu turno, eleva o risco de doenças crônicas não transmissíveis, sendo este feito reconhecido como transição nutricional (MELLER; ARAÚJO; MADRUGA, 2014; JÚNIOR, et al., 2020). O excesso de peso é considerado um dos principais problemas de saúde pública atualmente e sua prevalência tem crescido em crianças de todas as classes socioeconômicas e regiões do pais. Uma avaliação do estado nutricional realizada com menores de 05 anos no Brasil, Pereira et al. (2017) retrata que o sobrepeso e obesidade estiveram mais prevalente no sexo masculino (10,1% e 7,0%) respectivamente. Ainda, a Pesquisa de Orçamento Familiar – POF nos anos de 2008-2009, de indivíduos de 05 a 10 anos de idade, foi possível verificar o diagnostico de excesso de peso em um terço dos meninos e meninas, excedendo-se, em mais de oito vezes a freqüência de déficit de peso (IBGE, 2010; COSTA et al., 2017; LIMA; SILVA; RAMALHO, 2018).

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

O controle do excesso de peso na infância tende a ser bem mais difícil do que nos indivíduos mais velhos, especialmente nos menores de 05 anos, visto que a construção dos hábitos alimentares das crianças é fruto da influencia dos pais e estes são responsáveis pela aquisição, introdução e escolha dos alimentos oferecidos. Com isso, torna-se imprescindível o apoio dos pais e a aceitação e motivação das próprias crianças na mudança dos hábitos (OLIVEIRA et al., 2019)

Nesse sentido, a obtenção de um diagnóstico da situação nutricional dos indivíduos, por meio dos dados gerados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Web (SISVAN Web) torna-se imprescindível. Com isso, o objetivo do pretorna-sente estudo foi avaliar o estado nutricional de crianças entre 0 e 5 anos do estado de Pernambuco através do Sisvan Web.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e retrospectivo. A pesquisa foi realizada através de dados secundários coletados a partir do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Web (Sisvan Web). O Sisvan Web trata-se de um sistema informatizado que possui como objetivo a consolidação de dados referentes a ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, que incluem o registro de dados antropométricos e de marcadores de consumo alimentar permitindo a geração de relatórios da situação nutricional da população atendida na atenção básica. Os relatórios consolidados são de acessos públicos e restritos (BRASIL, 2017).

Para este estudo foram utilizados os relatórios de domínio público, que podem ser acessados no endereço eletrônico (http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sisvanV2/), permitindo a visualização dos relatórios consolidados agregados por município, região de saúde e estado (BRASIL, 2017). A população de estudo foi composta por 18.543 crianças com idade entre 0 a 5 anos, residentes no estado de Pernambuco, acompanhadas pelo programa Bolsa Família e cadastradas no SISVAN web no ano de 2019. Como critérios de inclusão, foram utilizados os filtros do ano de referência (2019), mês de referência (todos), estado (Pernambuco), região de saúde (Recife), fase da vida (crianças), idade (0- 5 anos), acompanhamento (Sistema de gestão do Bolsa Família - DATASUS), índice antropométrico (IMC x Idade) e os dados referentes ao risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade.

A avaliação antropométrica foi realizada por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade (IMC/I) que é calculado por meio da divisão entre a massa corporal em quilos (Kg) pela estatura em metros ao quadrado (m²), levando em consideração a idade e adotando como referência os pontos de corte estabelecidos pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2011). O cálculo do IMC foi realizado pelo próprio SISVAN Web que estabelece seis categorias para análise: magreza

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

acentuada; magreza; eutrofia; risco de sobrepeso; sobrepeso e obesidade. Porém, para elaboração deste estudo foram utilizados apenas os dados correspondentes ao risco de sobrepeso; sobrepeso e obesidade.

Concordante a Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016, fica assentado que pesquisas utilizando informações de domínio público, pesquisas com banco de dados, das quais informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual, excluem-se da necessidade de registros e avaliação pelo sistema Conselho de Ética em Pesquisa e/ou Comissão Nacional de Ética em Pesquisa(BRASIL, 2016).

Os dados obtidos por meio do sítio eletrônico Sisvan Web foram analisados através de tabelas geradas pelo próprio sistema e organizadas em tabelas e gráficos por meio do software Microsoft Excel® versão 2010.

3 RESULTADOS

O presente estudo permitiu explorar o estado nutricional das crianças de 0 a 05 anos do estado de Pernambuco cadastradas no Sisvan Web e acompanhadas pelo programa Bolsa Família.

Município Risco de sobrepeso Sobrepeso Obesidade Total

Quantidade % Quantidade % Quantidade %

Abreu e Lima 365 17,29% 244 11,56% 286 13,55% 895 Araçoiaba 191 18,56% 102 9,91% 121 11,76% 414 Cabo de Santo Agostinho 574 14,38% 329 8,24% 382 9,57% 1.285 Camaragibe 279 15,15% 155 8,41% 225 12,21% 689 Chã de Alegria 116 16,67% 86 12,36% 93 13,36% 295 Chã Grande 251 21,02% 66 5,53% 35 2,93% 352 Fernando de Noronha 2 66,67% 0 - 0 - 2 Glória do Goitá 213 18,01% 106 8,96% 79 6,68% 398 Igarassu 364 15,82% 202 8,78% 332 14,43% 898 Ilha de Itamaracá 157 15,96% 92 9,35% 106 10,77% 355 Ipojuca 432 15,69% 231 8,39% 291 10,57% 954 Itapissuma 105 14,06% 68 9,1% 103 13,79% 276 Jaboatão dos Guararapes 964 11,13% 628 7,25% 2460 28,39% 4.052 Moreno 210 9,37% 172 7,67% 268 11,95% 650 Olinda 397 15,16% 218 8,32% 261 9,97% 876 Paulista 483 17,13% 226 8,02% 186 6,6% 895

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Pombos 186 17,21% 113 10,45% 80 7,4% 379 Recife 1287 18,04% 722 10,12% 1028 14,41% 3.037 São Lourenço da Mata 240 20,62% 112 9,62% 276 23,71% 628 Vitória de Santo Antão 765 15,25% 235 4,68% 213 4,24% 1.213 Total Pernambuco 7.581 16,5% 4.107 8,7% 6.825 10,2% 18.543

Fonte: Sisvan Web (2019)

Conforme apresentado na tabela 1 evidencia-se o total de 18.543 crianças cadastradas no SISVAN Web no Estado de Pernambuco, sendo que 7.581 (16,5%) apresentaram risco de sobrepeso, 4.107 (8,7%) sobrepeso e 6.825 (7,2%) obesidade, com isso, observa-se uma elevada prevalência de crianças que apresentam risco de sobrepeso na faixa etária de 0 a 5 anos.

Gráfico 1: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos com risco de sobrepeso, por município do Estado de Pernambuco.

Fonte: Sisvan Web (2019)

O Gráfico 01 demonstra que o maior número de crianças com risco de sobrepeso, cerca de 66,67% encontra-se no município de Fernando de Noronha. Porém, foi visto que os municípios de Chã Grande e São Lourenço da Mata também apresentam percentuais consideráveis de crianças com risco de sobrepeso, 21,02% e 20,62% respectivamente.

0 10 20 30 40 50 60 70 80

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Gráfico 2: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos com sobrepeso, por município do Estado de Pernambuco.

Fonte: Sisvan Web (2019)

De acordo com o gráfico 2, referente ao percentual de sobrepeso por municípios, podemos verificar que o maior número de crianças com sobrepeso encontra-se em Chã de Alegria com 12,36% seguido por Abreu e Lima com 11,56 % e por Pombos com 10,45% o que nos chama atenção ao analisar o gráfico, é que apesar de o município de Fernando de Noronha, apresentar um elevado índice de risco de sobrepeso, não apresenta dados referente ao sobrepeso e obesidade.

Gráfico 3: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos com obesidade, por município do Estado de Pernambuco.

Fonte: Sisvan Web (2019)

Segundo o gráfico 3, o maior índice de crianças obesas entre a população de estudo encontra-se no município de Jaboatão dos Guararapes com 28,39% seguido de São Lourenço da Mata com 23,71% e por Recife com 14,41%. Apesar dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e a própria capital pernambucana, Recife, serem municípios em constante desenvolvimento, foi visto que esses apresentam índices consideráveis não apenas de obesidade, mas de risco de sobrepeso e sobrepeso. Inclusive, o município de São Lourenço da Mata destaca-se dos anteriormente citados por estar entre um dos municípios com risco considerável de sobrepeso.

0 2 4 6 8 10 12 14 0 5 10 15 20 25 30

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Gráfico 4: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos do sexo feminino com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade do estado de Pernambuco.

Fonte: Sisvan Web (2019)

Ao se analisar o risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade de acordo com o sexo das crianças, o gráfico 4, que analisa os dados de crianças do sexo feminino, a prevalência do risco de desenvolver sobrepeso esteve elevada em cerca de 16,41% quando comparado ao sobrepeso 8,70% e obesidade 9,31% nesta população.

Gráfico 5: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos do sexo masculino com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade do estado de Pernambuco.

Fonte: Sisvan Web (2019)

Conforme o gráfico 5, a prevalência do risco para desenvolvimento do sobrepeso foi maior, cerca de 16,66% quando comparado ao sobrepeso e a obesidade, que apresentaram os respectivos percentuais de 8,71% e 11,31% nas crianças do sexo masculino.

Sexo Feminino Risco de sobrepeso Sobrepeso Obesidade Sexo Masculino Risco de sobrepeso Sobrepeso Obesidade

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

4 DISCUSSÃO

A avaliação e análise proporcionada por estudos como este pode indicar tendências. Nesse sentido, o presente estudo permitiu a investigação do estado nutricional com foco no risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade de crianças de 0 a 05 anos do estado de Pernambuco através do Sisvan Web.

Nesse contexto, o estado nutricional assume um importante papel, e dentre os índices antropométricos disponíveis para sua análise, temos como destaque o IMC/I, este que trata-se de um índice muito utilizado na identificação do excesso de peso, e apesar de não ser capaz de diferenciar massa gorda de massa magra, apresenta como vantagem o fato de ser um índice utilizado em outras fases de curso da vida(BRASIL, 2011).

Desde a década de 70, estudos tem mostrado que no Brasil, nota-se uma transição nutricional, o qual, é marcada por um aumento da prevalência do sobrepeso e obesidade nos indivíduos e diminuição da desnutrição, especialmente nas populações menores de 05 anos (SOUSA et al., 2019; ROLIM, et al., 2015).

Os valores encontrados na análise de risco de sobrepeso neste estudo estão de acordo com o estudo de Lira et al. (2017) que também avaliou o risco de sobrepeso em crianças e apresentou resultados semelhantes, no qual, foi visto uma prevalência de risco de sobrepeso entre 16 a 20% nas crianças.

No que concerne ao risco de desenvolvimento de sobrepeso por municípios do estado, houve uma prevalência de três municípios apresentando índices significativos quanto a classificação. O estudo de Costa et al. (2015) também demonstra que o maior número de crianças com risco de sobrepeso deu-se em três municípios de seu estado, o município de Jordão com 31,4 %, seguido pelos municípios de Santa Rosa do Purus com 27,8% e Marechal Thaumaturgo com 21,43 %, corroborando com os dados encontrados neste estudo.

Quanto ao sobrepeso por município na população estudada, foi encontrada a prevalência 12,36% entre os municípios estudados. No entanto, Lira et al. (2017) estudando o estado nutricional de crianças segundo os critérios do Sisvan em municípios do estado de Alagoas, encontraram uma prevalência de sobrepeso de 13% no município de União dos Palmares. Ao comparar a este estudo, nota-se que a prevalência de sobrepeso apresentou percentual um pouco mais elevado, para os municípios aqui analisados.

Dos dados referentes a presença de obesidade, no presente estudo, foi encontrada uma elevada prevalência de obesidade, cerca de 28,39% entre os municípios averiguados. Diferindo do estudo de Costa et al. (2015) que encontrou um percentual de 14,8% das crianças com obesidade. A

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

partir disso, torna-se fundamental, a detecção precoce do excesso de peso infantil, assim como, o conhecimento dos hábitos alimentares, pois o comportamento alimentar da criança é influenciado por diversos fatores, entre eles, os familiares, visto que normalmente nesta idade são dependentes das escolhas alimentares dos pais(COELHO et al., 2015).

De acordo com a análise dos percentuais por sexo, o sexo masculino apresentou percentuais maiores comparado ao sexo feminino, apresentando 16,66%, 8,71% e 11,31%, para risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade, respectivamente. Em sua pesquisa, Saldanha et al. (2014) estudando crianças beneficiárias do programa Bolsa Família cadastradas no Sisvan Web, também encontrou percentuais de risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade mais elevados para o sexo masculino cerca de 16,2%, 7,3% e 7,4%, respectivamente.

Pereira et al. (2017) em seu estudo avaliando o estado nutricional de menores de 5 anos no Brasil, retrata que especialmente nas famílias de baixa renda, o impacto dos programas de transferência de renda do governo, como o programa Bolsa Família, tem permitido o maior gasto com a alimentação. Entretanto, deve-se considerar a tendência observada no pais de substituir refeições tradicionais baseadas em alimentos in natura por alimentos processados gerando assim, prejuízos a qualidade nutricional da dieta, podendo influenciar no ganho de peso e na saúde dos indivíduos.

Além disso, nota-se que a inatividade física favorece para a ascendência do número de crianças com obesidade, pois estudos atribuem a essa prática papéis na prevenção e no tratamento do excesso de peso como restauração do perfil lipídico, melhoria na composição corporal e reparo do metabolismo adequado(ALVES et al., 2019; PAES; MARINS; ANDREAZI, 2015).

Torquato et al. (2018) em seu estudo relatam a importância das práticas de vigilância em saúde nas crianças, e que essas devem ser realizadas constantemente, incluindo-se nos ambientes educacionais como creches, visto que esses ambientes educativos devem assegurar condições favoráveis para o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

5 CONCLUSÃO

Logo, através das observações anteriormente citadas, nota-se a prevalência do indicador de risco de sobrepeso entre as crianças pernambucanas e que este é um problema ascendente e mais evidenciado no sexo masculino. Além disso, o aumento nos índices de excesso de peso pode ser explicado pelo maior acesso das famílias aos alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras, inatividade física e maior tempo gasto com atividades de lazer passivo.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Nesta perspectiva, o estudo contribui para que demais estudos sejam realizados, permitindo o conhecimento de demais desfechos associados ao estado nutricional das crianças. Ressalta-se também a importância da realização de estudos como esse, pois fornecem dados que podem conduzir a construção de políticas públicas de saúde gerando um melhor enfrentamento das condições de saúde da população.

É fundamental a atuação da equipe de saúde na divulgação e promoção da nutrição adequada e saudável. A partir disso, espera-se que os profissionais de saúde baseiem-se nas políticas públicas e norteiem-se na realização da prática profissional qualificada. Logo, sua atividade junto as crianças e suas famílias permitirá lançar mão de estratégias voltadas para promoção da saúde e controle do sobrepeso e obesidade.

Além disso, é fundamental que a população geral seja informada da importância da mensuração dos dados do estado nutricional e de consumo alimentar através do Sisvan. A participação da população e as intervenções no âmbito da educação alimentar e nutricional quando adotadas, permite conscientizá-los e evitar a continuidade de comportamentos alimentares inadequados e o acometimento do estado nutricional.

REFERÊNCIAS

MATOS, J.C.; COSTA, K.J.S.; ANDRADE, F.C.B.; ALVARENGA, E.V.A.; HENRIQUES, M.V.M. Atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil em uma capital do nordeste. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v.6, n.3, p.2608-22, 2015.

BENVINDO, V.V.; DUTRA, A.A.; MENENGUCI, M.A.S.; ALMEIDA, N.A.V.; RODRIGUES, A.H.; CARDOSO, P.C. Indicadores de saúde e nutrição de crianças menores de dois anos de idade: uma realidade para implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na atenção básica de Governador Valadares – MG. DEMETRA, v.14, n.1, p. 1-18, 2019. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43464

SOUSA, A.A.; OLIVEIRA, A.J.O.; SILVA, S.M.; SILVA, V.L.S; DUAVY, S.M.P. Perfil nutricional de crianças cadastradas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da cidade do Crato – CE. Brazilian Journal of Health Review, v.2, n.4, p.2941-2947, 2019. https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-058

FERREIRA, C.S.; RODRIGUES, L.A.; BENTO, I.C.; VILLELA, M.P.C.; CHERCHIGLIA, M.L.; CÉSAR, C.C. Fatores associados à cobertura do Sisvan Web para crianças menores de 5 anos, nos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. Ciências & Saúde Coletiva, v.23, n.9, p.3031-3040, 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.15922016 SALDANHA, L.F.; LAGARES, E.B.; FONSECA, P.C.; ANASTÁCIO, L.R. Estado nutricional de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família acompanhadas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional no Estado de Minas Gerais. Revista Médica de Minas Gerais, v.24, n.4, p.478-485, 2014. https://doi.org/10.5935/2238-3182.20140139

MELLER , F.O.; ARAÚJO, C.L.P.; MADRUGA, S.W.Fatores associados ao excesso de peso em crianças brasileiras menores de cinco anos. Ciência & Saúde Coletiva, v.10, n.3, p. 943-955, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01552013

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

JÚNIOR, I.R.D.; et al. Prevalência do excesso de peso em crianças de um hospital de referência materno-infantil no estado de Pernambuco. Braz. J. of Develop, v.6, n.1, p. 413-429, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-028

PEREIRA, I.F.S.; ANDRADE, L.M.B.; SPYRIDES, M.H.C.; LYRA, C.O. Estado nutricional de menores de 5 anos de idade no Brasil: evidências da polarização epidemiológica nutricional. Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.10, p.3341-3352, 2017. https://doi.org/10.1590/1413-812320172210.25242016

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: aquisição alimentar domiciliar per capita: Brasil e Grandes Regiões. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados. php?id_pesquisa=25. acesso em: 02/03/2020

COSTA, R.S.L.; MAIA, J.S.; SILVA,Y.C.; LINARD, D.F.N.; RIBEIRO, M.A.S. Avaliação do estado nutricional de crianças entre 0 a 05 anos no estado do acre através do sisvan web no ano de 2015. DêCiência em Foco, v.1, n.2, p.27-42.

LIMA, Y.M.M.; SILVA, S.C.E.V.; RAMALHO, A.A. Tendência temporal da prevalência de excesso de peso em crianças de cinco a dez anos de idade acompanhadas pelo sistema de vigilância alimentar e nutricional no estado do acre. DêCiência em Foco, v.2, n.2, p.48-58, 2018.

OLIVEIRA, I.R.A.; CABANELA, T.C.F.; SILVA, L.G.S.; COSTA, R.S.L.Tipo de alimentação consumida entre crianças de 2 a 4 anos no estado do acre, através do sisvan web. DêCiência em Foco, v.3, n.1, p. 25-38, 2019.

BRASIL, Ministério da Saúde. Manual operacional para uso do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://sisaps.saude.gov.br/sisvan/public/file/ManualDoSisvan.pdf. acesso em: 02/03/2020

BRASIL, M. S. Orientações para a Coleta e Análise de dados Antropométricos em Serviços de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos.pdf . acesso em: 02/03/2020

BRASIL. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Publicada no DOU nº 98, 24 de maio de 2016. seção 1, p. 44-16. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. acesso em: 02/03/2020

ROLIM, M.D.; LIMA, S.M.L.; BARROS, D.C.; ANDRADE, C.L.T. Avaliação do SISVAN na gestão de ações de alimentação e nutrição em Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, n.8, p.2359-2369, 2015. https://doi.org/10.1590/1413-81232015208.00902015

LIRA, M.C.S.; MENEZES, R.C.E; LONGO-SILVA, G.; OLIVEIRA, M.A.A.; OLIVEIRA, J.S.; COSTA, E.C, et al. Estado nutricional de crianças segundo critérios do SISVAN em municípios do estado de Alagoas. Revista O Mundo da Saúde, v.41, n.1, p.68-76 2017. https://doi.org/10.15343/0104-7809.201741016876

COELHO, L.C.; ASAKURA, L.; SACHS, A.; ERBERT, I.; NOVAES, C.R.L.; GIMENO, S.G.A. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/SISVAN: conhecendo as práticas alimentares de crianças menores de 24 meses. Ciências & Saude Coletiva, v.20, n.3, p.727-738, 2015; 20. https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.15952014

ALVES, B.M.; MARQUES, J.V.S.; PARENTE, C.C.; MARQUES, M.V.S.; ARCANJO, F.P.N.; CAJAZEIRAS, K.G. Estado nutricional de menores de 5 anos de idade em Sobral-CE. SANARE., v.18, n.1, p.50-58, 2019.

PAES, S.T.; MARINS, J.C.B.; ANDREAZZI, A.E. Efeitos metabólicos do exercício físico na obesidade infantil: uma visão atual. Revista Paulista de Pediatria, v.33, n.1, p. 122-129, 2015. https://doi.org/10.1016/j.rpped.2014.11.002

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60304-60315 aug. 2020. ISSN 2525-8761

TORQUATO, I.M.B.; DIAS, H.P.; COLLET, N.; SOUZA, M.A.; DANTAS, M.S.A.; REICHERT, A.P.S. Vigilância em saúde em creches: análise do estado nutricional em menores de dois anos. Revista Rene, v.19, n.1, p.1-7, 2018. https://doi.org/10.15253/2175-6783.2018193338

Imagem

Tabela 1: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos acima do peso, por município do Estado de Pernambuco
Gráfico  1:  Percentual  de  crianças  com  idade  de  0  a  5  anos  com  risco  de  sobrepeso,  por  município  do  Estado  de  Pernambuco
Gráfico 2: Percentual de crianças com idade de 0 a 5 anos com sobrepeso, por município do Estado de Pernambuco
Gráfico  5:  Percentual  de  crianças  com idade  de  0  a  5 anos  do  sexo  masculino  com risco  de  sobrepeso,  sobrepeso  e  obesidade do estado de Pernambuco

Referências

Documentos relacionados

E acrescenta: “a colocação desses lucros retidos da empresa fora do subgrupo sócios (ou Acionistas, se for o caso) pode inclusive dar a idéia, que pode não ser

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um método para determinação de resíduos de agrotóxicos em água mineral engarrafada, utilizando a técnica de

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Suas informações são perdidas quando não há energia elétrica, por isso é chamada de memória volátil.. Importante: As memórias RAM são

Foram utilizadas as variáveis: Dados sociodemográficos, Escala de Avaliação de Espiritualidade em Con- textos de Saúde EAECS, Escala de Bem-Estar Espiritual, Índice de Religiosidade

A partir do estudo realizado com crianças de 6 a 14 anos de idade, acompanhadas pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), em Sobral/Ce, com o objetivo de avaliar a

Este modelo utilizou o modelo numérico estrutural do tanque acoplado para obter os parâmetros de SEA, o modelo estrutural do tanque simplificado acoplado ao

• Custo planejado de Material – Custo total previsto para a aquisição dos materiais necessários para a realização de um serviço orçado. • Custo real de Material