• Nenhum resultado encontrado

ANO C ***ESPLANADA*** Cor Litúrgica: Branco RITOS INICIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANO C ***ESPLANADA*** Cor Litúrgica: Branco RITOS INICIAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O POVO DE DEUS

FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano LVII - Brasília, 16 de junho de 2022 - nº 36 -b

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

ANO C

***ESPLANADA***

Cor Litúrgica: Branco

RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA

1) Reunidos em torno dos nosso pastores,/ nós iremos a ti./ Reunidos, nós todos, em uma só fé,/ nós iremos a ti,/ armados com a força que vem do Senhor,/ nós iremos a ti./ Batizados, nós todos, na água e no Espírito,/ nós iremos a ti./ - Refr.:

IGREJA SANTA,/ POVO DO SENHOR!/ GLÓRIA A TI, IGREJA SANTA,/ Ó CIDADE DOS CRISTÃOS!/ QUE TEUS FILHOS HOJE E SEMPRE,/ VIVAM TODOS COMO IRMÃOS!/

2) Com nossas irmãs e irmãos nos claustros,/ nós iremos a ti./ Com nossas irmãs e irmãos sofredores,/ nós iremos a ti./ Com os padres de todas as paróquias,/ nós iremos a ti./ Com os líderes das comunidades de base,/ nós iremos a ti./ 3) Da área rural e da nossa cidade,/ nós iremos a ti./ De nossas montanhas e nossas baixadas,/

nós iremos a ti./ De nossos cortiços e pobres favelas,/ nós iremos a ti./ De nossas escolas e nossos trabalhos,/ nós iremos a ti./ 4) Com nossos anseios e nossos desejos,/ nós iremos a ti./ Com nossas angústias e nossa alegria,/ nós iremos a ti./

Com nossa fraqueza e nossa bondade,/ nós iremos a ti./ Com nossa riqueza e nossa carência,/ nós iremos a ti./ 5) Curvados ao peso do nosso trabalho,/ nós iremos a ti./

Curvados ao peso do nosso pecado,/ nós iremos a ti./ Confiantes por sermos filhos de Deus,/ nós iremos a ti./ Confiantes por sermos irmãos de Jesus,/ nós iremos a ti.

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE

P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS: AMÉM.

P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO!

3. ATO PENITENCIAL

P.: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia om o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. (Pausa).

P.: Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos.

TODOS: KYRIE ELEISON.

P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados.

TODOS: CHRISTE ELEISON.

P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.

TODOS: KYRIE ELEISON.

P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

TODOS: AMÉM.

(2)

4. HINO DE LOUVOR

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória!

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.

5. ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa). Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa Paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

TODOS: AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA

6- 1ª LEITURA (Gn 14,18-20) Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 18Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: 19“Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!”. E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo. Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.

7- SALMO RESPONSORIAL (Do Salmo 109/ 110)

Refr.: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE,/ SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!/ 1) Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”/

2) O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos./ 3) Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor de santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”/ 4) Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”

8. 2ª LEITURA (1Cor 11,23-26)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse:

“Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste

(3)

cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Refr.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ V.: Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver!

10. EVANGELHO (Lc 9,11b-17) Diác.: O Senhor esteja convosco.

TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

Diac.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!

Diác.: Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhe sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. Palavra da Salvação.

TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

11. HOMILIA

12. PROFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;

desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. AMÉM.

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS

P.: Caríssimos irmãos, peçamos ao Pai que dê uma fé viva a todos os que se aproximam do Mistério Eucarístico, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece!

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

1) Pelos bispos e presbíteros que presidem a Eucaristia em nossa Igreja, para que saibam, através de uma liturgia bem celebrada, educar a comunidade cristã para a fé e piedade eucarística, afastando todo erro na doutrina e na liturgia, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

(4)

2) Por todas as nações em conflito, para que seus líderes reconheçam a necessidade de se buscar a paz e a harmonia, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

3) Por todas as crianças, jovens e adultos que receberão a eucaristia pela primeira vez, para que possam perseverar na comunhão frequente e oração diária, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

4) Pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, para que, fortalecidos pela Eucaristia, desempenhem sua missão com fidelidade e alegria, principalmente no serviço aos irmãos enfermos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

5) Por todos os fiéis desta Arquidiocese de Brasília, para que possam colocar em prática os gestos de caridade e partilha que a Eucaristia nos ensina, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

(Preces Espontâneas)

P.: Pai Santo, que por Cristo nos fazeis participar de tão grande mistério, ouvi nossas súplicas por meio do vosso Filho, que é Deus convosco, na Unidade do Espírito Santo.

TODOS: AMÉM!

LITURGIA EUCARÍSTICA

14. CANTO DE OFERTAS I – Ministério Amor e Adoração

1) Pão e vinho te apresentamos nesse altar como sinal que tu recolhes nossa oferta.

Tudo o que somos deixamos aqui. (2x)/ 2) É um milagre que se dá o pão e o vinho em corpo e sangue, vão se transformar não há limites para o amor. Vem transformar também minha vida, ó Senhor, é teu esse milagre de amor.

15. CANTO DE OFERTAS II – Hinário Liturgico CNBB, ANOS A,B,C

Refr.: BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR AGORA E SEMPRE POR TODA ETERNIDADE./ 1) Pelo pão que de sua bondade recebemos,/ fruto da terra e do nosso trabalho./ 2) Pelo vinho que de seu amor nós recebemos,/ fruto da videira e do nosso trabalho./ 3) Pelo alimento corporal que à criatura Ele dá/ o pão de cada dia que sustenta nosso corpo./ 4) Pelo alimento espiritual que à criatura Ele dá/ sua Palavra e seu Corpo que sustentam nossa alma.

16. P.: Orai, irmãos e irmãs...

17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

P.: Concedei, ó Deus, à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, simbolizados pelo Pão e Vinho que oferecemos na sagrada Eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS: AMÉM.

18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I Prefácio da Santíssima Eucaristia II P.: O Senhor esteja convosco.

(5)

TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

P.: Corações ao alto.

TODOS: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS.

P.: Demos graças ao Senhor nosso Deus.

TODOS: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo Senhor nosso. Reunido com os Apóstolos na última Ceia, para que a memória da Cruz salvadora permanecesse para sempre, Ele se ofereceu a Vós como cordeiro sem mancha e foi aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão neste sublime sacramento, a todos nutris e santificais. Fazeis de todos um só coração, iluminais os povos com a luz da mesma fé e congregais os cristãos na mesma caridade. Aproximamo-nos da mesa de tão grande mistério, para encontrar por Vossa graça a garantia da vida eterna. Por essa razão, com os anjos e todos os santos, entoamos um cântico novo para proclamar a Vossa bondade, cantando a uma só voz:

TODOS: SANTO, SANTO, SANTO...

CP.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós Vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis estas oferendas apresentadas ao Vosso altar.

TODOS: ABENÇOAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

CP.: Nós as oferecemos pela Vossa Igreja santa e católica; concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo Vosso servo o Papa Francisco, por nosso Paulo Cezar, e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.

TODOS: CONSERVAI A VOSSA IGREJA SEMPRE UNIDA.

1C.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em Vos servir. Eles Vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a Vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.

TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DE VOSSOS FILHOS!

2C.: Em comunhão com toda a Igreja veneramos a sempre Virgem Maria, Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e também São José, esposo de Maria, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião), e todos os Vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a Vossa proteção.

TODOS: EM COMUNHÃO COM TODA A IGREJA AQUI ESTAMOS.

CP.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos Vossos servos e de toda a Vossa família; dai-nos sempre a Vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os Vossos eleitos.

(6)

CC.: Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.

TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

CC.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão em Suas mãos, elevou os olhos a Vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a Seus discípulos, dizendo:

“TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo:

“TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.

Eis o mistério da fé!

TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!

CC.: Celebrando, pois, a memória da paixão do Vosso Filho, da Sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, Vossos servos, e também Vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.

TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

CC.: Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós Vos suplicamos que ela seja levada à Vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de Vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.

TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

3C.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz.

TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

4C.: E a todos nós, pecadores, que confiamos na Vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por Vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e todos os Vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso.

TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

4C.: Por Ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós.

CC ou CP.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

TODOS: AMÉM.

19. RITO DA COMUNHÃO

(7)

20. CANTO DE COMUNHÃO I – Tantum Ergo – JMJ 2013

1) Vamos todos louvar juntos o mistério do amor./ Pois, o preço deste mundo foi o sangue redentor./ Recebido de Maria que nos deu o salvador./ 2) Veio ao mundo por Maria, foi por nós que ele nasceu./ Ensinou sua doutrina, com os homens conviveu./ No final de sua vida um presente ele nos deu./ 3) Observando a lei mosaica se reuniu com os irmãos./ Era noite, despedida numa ceia, refeição./ Deu- se aos doze em alimento pelas suas próprias mãos./ 4) A palavra do Deus vivo transformou o vinho e o pão./ No seu sangue, e no seu corpo, para nossa salvação./

O milagre nós não vemos, basta fé no coração./ 5) Tão sublime sacramento, adoremos neste altar./ Pois, o antigo testamento deu ao novo seu lugar./ Venha a fé por suplemento, os sentidos completar./ 6) Ao eterno pai cantemos e a Jesus, o salvador/ Ao espírito exaltemos, na trindade eterno amor/ Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.

21. CANTO DE COMUNHÃO II – Hinário Litúrgico CNBB Tempo Comum ANOS A,B,C Refr.: O PÃO DA VIDA A COMUNHÃO NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS E NOS ENSINA A ABRIR AS MÃOS PARA PARTIR, REPARTIR O PÃO./ 1) Lá no deserto, a multidão com fome,/ segue o bom pastor/ com sede busca a nova palavra./ Jesus tem pena e reparte o pão./ 2) Na Páscoa nova da nova lei/ quando amou-nos até o fim./ Partiu o pão disse/ isto é meu corpo por vós doado./ Tomai, comei!/ 3) Se neste pão, nesta comunhão/ Jesus nos dá a própria vida./ Vamos também repartir os dons./ Doar a vida por nossos irmãos./ 4) Onde houver fome/ reparte o pão e tuas trevas hão de ser luz./ Encontrarás Cristo no irmão./ Serás bendito do eterno Pai./ 5. Não é feliz quem não sabe dar./ Quem não aprende a lição do altar/ de abrir a mão e o coração./ Para doar-se no próprio dar.

20- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

P.: OREMOS: (Pausa). Dai-nos, Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela comunhão do vosso Corpo e do vosso Sangue. Vós, que viveis e renais para sempre.

TODOS: AMÉM.

RITOS FINAIS

FORMAÇÃO DA PROCISSÃO

22. 1) Cantemos a Jesus sacramentado! Cantemos ao Senhor! Deus está aqui, dos anjos adorado! Adoremos ao Cristo Redentor!/ - Refr.: GLÓRIA A CRISTO JESUS!

CÉUS E TERRA, BENDIZEI AO SENHOR! LOUVOR E GLÓRIA A TI, Ó REI DA GLÓRIA, AMOR ETERNO A TI Ó DEUS DE AMOR!/ 2) Unamos nossas vozes aos cantares do coro celestial! Deus está aqui! Ao brilho dos altares exaltemos com gozo angelical!

23. 1) Deus de amor nós Te adoramos neste Sacramento./ Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento./ És o Deus escondido,/ vivo e vencedor. A teus pés depositamos todo nosso amor./ 2) Meus pecados redimistes sobre a tua cruz,/ com teu Corpo e com teu Sangue, ó Senhor Jesus./ Sobre os nossos altares,/ vítima sem par, teu divino sacrifício queres renovar./ 3) No calvário se escondia a tua

(8)

divindade,/ mas aqui também se esconde tua humanidade./ Creio em ambas e peço/ como o bom ladrão,/ no teu Reino eternamente tua Salvação./ 4) Creio em Ti Ressuscitado mais que São Tomé,/ mas aumenta na minh’alma o poder da fé./

Guarda a minha esperança,/ cresce o meu amor./ Creio em Ti Ressuscitado, meu Deus e Senhor./ 5) Ó Jesus que nesta vida pela fé em vejo,/ realiza, eu te suplico, este meu desejo:/ Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo./ Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo.

24. 1) Glória a Jesus na Hóstia Santa,/ que se consagra sobre o altar,/ e aos nossos olhos se levanta/ para o Brasil abençoar./ - Refr.: QUE O SANTO SACRAMENTO,/

QUE É O PRÓPRIO CRISTO JESUS, SEJA ADORADO E SEJA AMADO,/ NESTA TERRA DE SANTA CRUZ. (Bis)/ 2) Glória a Jesus, prisioneiro/ do nosso amor, a esperar,/ lá no sacrário o dia inteiro,/ que o vamos todos procurar./ 3. Glória a Jesus. Deus escondido,/ que vindo a nós na comunhão,/ purificado, enriquecido,/ deixa-nos sempre o coração./ 4) Glória a Jesus, que ao rico e ao pobre/ se dá na Hóstia em alimento/ e faz do humilde e faz do nobre,/ um outro Cristo em tal momento./ 5) Glória a Jesus sacramentado, que vai o enfermo visitar,/ e deixa-o sempre confortado,/ no seu amor a confiar./ 6) Glória a Jesus, na Eucaristia,/ cantemos todos sem cessar./ Certos também que de Maria,/ bênção a Pátria há de ganhar.

25. 1) Bendito, louvado seja. (Bis)/ - Refr.: O SANTÍSSIMO SACRAMENTO. (Bis)/ 2) Os anjos adorem todos. (Bis)/ 3) O santos adorem todos. (Bis)/ 4) Os povos adorem todos. (Bis)/ 5) Os astros adorem todos. (Bis)/ 6) Os mares adorem todos. (Bis)/ As terras adorem todas. (Bis)

26. 1) Que nenhuma família comece em qualquer de repente./ Que nenhuma família termine por falta de amor./ Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente./ E que nada no mundo separe um casal sonhador./ Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte./ Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois./ Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte./ Quem eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois./ - Refr.: QUE A FAMÍLIA COMECE E TERMINE SABENDO ONDE VAI./ E QUE O HOMEM CARREGUE NOS OMBROS A GRAÇA DE UM PAI./ QUE A MULHER SEJA UM CÉU DE TERNURA, ACONCHEGO E CALOR/ E QUE OS FILHOS CONHEÇAM A FORÇA QUE BROTA DO AMOR./ ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS./ AMÉM./ ABENÇOA, SENHOR, A MINHA TAMBÉM./ 2) Que marido e mulher tenham força de amar sem medida./ Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão./ Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida./ Que a família celebre a partilha do abraço e do pão./ Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos./ Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois./

Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho./ Seja a firme certeza de um céu aqui mesmo e depois.

27. BÊNÇÃO COM O SANTÍSSIMO

Tão Sublime Sacramento/ adoremos neste altar./ Pois o Antigo Testamento/ deu ao Novo o seu lugar./ Venha à fé, por suplemento,/ os sentidos completar./ Ao Eterno Pai cantemos/ e a Jesus o Salvador./ Ao Espírito exaltemos,/ na Trindade eterno amor./ Ao Deus uno e trino demos/ a alegria do louvor./ Amém!

(9)

P.: Do céu lhe deste o pão. - TODOS: QUE CONTÉM TODO O SABOR.

P.: OREMOS: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramento, nos deixaste o memorial de vossa paixão, dai-nos venerar com tão grande amor os sagrados mistérios de Vosso Corpo e Sangue, que sempre experimentemos em nós sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

TODOS: AMÉM.

28. FÓRMULA DE LOUVORES EM REPARAÇÃO DAS BLASFÊMIAS

Bendito seja Deus./ Bendito seja o seu Santo Nome./ Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem./ Bendito seja o nome de Jesus./ Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração./ Bendito seja o seu preciosíssimo Sangue. Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar./ Bendito seja o Espírito Santo Paráclito./

Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima./ Bendita seja sua santa e Imaculada Conceição./ Bendita seja sua gloriosa Assunção./ Bendito seja o nome de Maria, Virgem Mãe./ Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo./ Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

29. ORAÇÃO PELA IGREJA E PELA PÁTRIA

Deus e Senhor nosso,/ protegei a vossa Igreja./ Dai-lhe Santos Pastores e dignos Ministros./ Derramai vossa bênção sobre o nosso Santo Padre, o Papa,/ sobre o nosso Arcebispo e seu Bispo Auxiliar, sobre o nosso Pároco e todo o Clero. Sobre a Chefe da Nação e o do Distrito Federal/ e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade,/ para que governem com justiça, para o bem comum./ Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa./ Favorecei com os efeitos contínuos da vossa bondade/ o Brasil,/ esta Arquidiocese,/ a Paróquia em que habitamos,/ as comunidades de religiosos e de religiosas, os movimentos de leigos e nossa pastoral arquidiocesana,/ o Seminário e as vocações sacerdotais,/ nossas famílias e cada um de nós em particular,/ enfim, todas as pessoas por quem devemos orar/ ou que se recomendaram às nossas orações./ Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório./ Dai-lhes, Senhor, o descanso e a vida eterna.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.)

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

Produtos de máxima confiabilidade que disponibilizam de numerosos recursos standard e que se ajustam as necessidades específicas do cliente com a finalidade de incrementar

(E) pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Ministro de Estado da Saúde, por indicação do Presidente da

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não-

Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,

semanalmente (um capítulo por semana) não é necessário um outro dia da semana para o GP (entre uma apostila e outra do MB aplica- se alguns ensinos do GP);.  Terminada a