• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO CONGRESSO UFU DE CONTABILIDADE NOS ANOS DE 2015, 2017 E 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO CONGRESSO UFU DE CONTABILIDADE NOS ANOS DE 2015, 2017 E 2019"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO CONGRESSO UFU DE CONTABILIDADE

NOS ANOS DE 2015, 2017 E 2019

Larissa Ribeiro Soares (UFU) - larissaribeiro.00@hotmail.com

Resumo:

O artigo tem como principal objetivo a realização do mapeamento sobre as características das produções científicas publicadas nas três edições do Congresso UFU (Universidade Federal de Uberlândia) de Contabilidade, compreendidos entre os anos 2015, 2017 e 2019. A pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de levantamento e qualitativa. A amostra do estudo é contemplada por 195 artigos que permitiram a investigação através da análise bibliométrica, identificar as áreas com maiores publicações e o perfil dos autores. Observou-se a predominância de publicações feitas pelo gênero feminino. A área temática de Contabilidade para usuários externos teve o maior destaque no contexto geral do evento, por outro lado o eixo Auditoria e Perícia teve pouca atuação dentro do Congresso. Sugerem-se futuras pesquisas incluindo uma base mais ampla, com o intuito de aplicar este estudo em outros eventos científicos interligado ao âmbito contábil.

Palavras-chave: Universidade Federal de Uberlândia, Congresso de Contabilidade, Bibliometria

Área temática: Educação e Pesquisa em Contabilidade

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

(2)

1 ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO

CONGRESSO UFU DE CONTABILIDADE NOS ANOS DE 2015, 2017 E 2019

Resumo: O artigo tem como principal objetivo a realização do mapeamento sobre as características das produções científicas publicadas nas três edições do Congresso UFU (Universidade Federal de Uberlândia) de Contabilidade, compreendidos entre os anos 2015, 2017 e 2019. A pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de levantamento e qualitativa. A amostra do estudo é contemplada por 195 artigos que permitiram ainvestigação através da análise bibliométrica, identificar as áreas com maiores publicações e o perfil dos autores. Observou-se a predominância de publicações feitas pelo gênero feminino. A área temática de Contabilidade para usuários externos teve o maior destaque no contexto geral do evento, por outro lado o eixo Auditoria e Perícia teve pouca atuação dentro do Congresso.

Sugerem-se futuras pesquisas incluindo uma base mais ampla, com o intuito de aplicar este estudo em outros eventos científicos interligado ao âmbito contábil.

Palavras-chave: Universidade Federal de Uberlândia, Congresso de Contabilidade, Bibliometria.

Área temática do evento: Educação e Pesquisa em Contabilidade 1) INTRODUÇÃO

Com a perspectiva do olhar acadêmico identifica-se que a discussão sobre a produção científica no âmbito contábil é recente ao se comparar com outras áreas do conhecimento. Em conformidade a essa assertiva, Theóphilo e Iudícibus (2005) conseguiram verificar transformações que marcaram mudanças nas pesquisas contábeis brasileiras que passaram a evidenciar um foco empírico e científico.

No brasil, sob o aspecto científico, a ciência contábil tem crescido significativamente nos últimos anos. Em consoante a esse fato Souza et al. (2008) exprime em seu trabalho o desenvolvimento da produção científica contábil, proveniente do processo de expansão, o aumento na demanda por conhecimento e ampliação significativa na quantidade de produções cientificas na área contábil. O maior número de trabalhos científicos deve-se a ampliação de cursos de pós-graduação dentro do território nacional.

Outro ponto fundamental que corrobora para difusão do estudo científico é mencionado no trabalho de Santos et al. (2012), onde aborda-se sobre a criação de periódicos e eventos científicos. Destes, pode-se mencionar o Congresso brasileiro de Contabilidade, o Congresso USP (Universidade Federal de São Paulo) de Controladoria e Contabilidade, o encontro nacional dos Programas de Pós-graduação em administração (enanPad), o Congresso da associação nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), entre outros.

Nesse contexto, em 2015 houve a criação do Congresso UFU de Contabilidade que permitiu aumentar ainda mais a propagação do conhecimento contábil e a produção científica, trazendo consigo a oportunidade de profissionais contábeis e o meio acadêmico, compartilharem questões relevantes. Dessa forma, no tocante a respeito do Congresso UFU de contabilidade, aborda-se o seguinte questionamento: Qual o perfil dos artigos publicados no Congresso UFU de Contabilidade nos anos de 2015, 2017 e 2019?

O presente estudo tem como objetivo analisar aspectos sobre os trabalhos apresentados no congresso, sob a ótica bibliométrica. Através da coleta de dados nas seguintes categorias de

(3)

2 análise: identificação do número de autores, sexo, instituições participantes, área temática dos artigos e autores mais produtivos.

O propósito geral deste trabalho é identificar as principais discussões abordadas dentro das pesquisas cientificas, o perfil das publicações e dos autores dentro do Congresso UFU de Contabilidade, durante suas três edições e assim alinhar a existências de pontos simétricos e assimétricos dentro de cada edição.

Portanto, o desenvolvimento deste trabalho é importante para a exposição de uma análise atual do perfil das publicações aprovadas no Congresso UFU de Contabilidade e assim proporcionar novos objetivos para pesquisas futuras, tal como mapear as áreas que estão sendo privilegiadas pelos pesquisadores atuais e quais áreas podem ser investigadas de forma mais acentuada nos próximos congressos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A produção científica é apontada por Leite (2008), como um instrumento muito importante no meio acadêmico, devido permitir que pesquisadores divulguem e evidenciem os resultados de suas produções para a sociedade, comprovando a grande relevância de seus trabalhos.

Pensando dessa forma, em analisar os estudos científicos produzidos, surgiu uma técnica quantitativa que permitiu averiguar as produções científicas e assim medir as informações e as principais características dos trabalhos, esse mecanismo recebeu o nome de bibliometria. Dessa forma, Vanti (2002) afirma que a bibliometria seria um conjunto de métodos de pesquisa pautados na análise quantitativa de dados, como o objetivo de mapear a estrutura de um campo científico, assim como analisar o perfil e o comportamento dos pesquisadores.

Estudos anteriores reportam sobre a aplicação da bibliometria dentro da análise dos periódicos, como é o caso do trabalho apresentado por Leal et al (2003) onde avaliou-se 551 artigos na área de finanças, publicados entre 1974 e 2001 em periódicos nacionais de administração e economia, chegando à conclusão que a produtividade dos autores nacionais estava concentrada, visto que a maioria dos artigos foram produzidos por apenas um autor.

Ensslin e Silva (2008) também evidenciam a bibliometria e a importância dessa aplicação para o levantamento de dados e informações a respeito das publicações em periódicos.

Assim sendo, foi investigado artigos publicados nos anais dos Congressos USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Cientifica em Contabilidade no ano de 2004 e as produções dos Congressos UFSC de Controladoria e Finanças e Iniciação Cientifica em Contabilidade referente a edição de 2007.

Valida-se a importância da pesquisa científica como instrumento de formação do conhecimento e de desenvolvimento acadêmico dos alunos. Meadows (1999, p. 93) “[...]

verifica-se com frequência que eminentes pesquisadores de hoje em dia foram ensinados por eminentes pesquisadores da geração anterior”.

De acordo com Ruiz (1996), o conhecimento científico implica capacidade de analisar, explicar, desdobrar, justificar, induzir, aplicar leis e predizer. Padilha e Carvalho (1993) ressaltam a relevância da produção científica em desperta a leitura crítica, ampliando o conhecimento dos estudantes.

Em conformidade a questão levantada Severino (2007) sustenta a importância da elaboração de pesquisas com conteúdo acadêmico, por meio de periódicos, artigos e outras formas de comunicação, enfatizando a contribuição que essas publicações promovem ampliando as perspectivas e abrindo novos horizontes de pesquisas e a concretização de estudos.

(4)

3 A produção acadêmica é desenvolvida com o objetivo principal de realizar a submissão a eventos científicos, tais como congressos e seminários. Conforme, as contribuições recebidas nestes eventos, a pesquisa é submetida a um processo de avaliação e, por conseguinte, à publicação dita definitiva, em periódicos científicos. Salienta-se a relevância da divulgação das produções cientificas nos canais formais de comunicação (periódicos) e/ou informais (eventos), pois somente dessa maneira que os resultados do estudo conseguirão ganhar dimensão. (ANJOS et al., 2015).

2.1. Áreas temáticas de publicação

As áreas temáticas têm como intuito orientar e direcionar os participantes, sobre quais assuntos estarão concentradas as discussões do evento cientifico. Nesse sentido, o evento contábil realizado na instituição denominada Universidade Federal de Uberlândia pelo núcleo da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), trouxe seis áreas temáticas para que os assuntos propostos nas pesquisas cientificas fossem alocados em um determinado eixo.

Noronha et al (2006) deixa evidenciado que todas as áreas do saber científico são beneficiadas com a análise de uma produção, visto que permite discernir entre as produções cientificas temas bastante abordados e aqueles que necessitam de maiores fundamentações.

Portanto, objetiva-se trazer uma fundamentação teórica sobre as temáticas de publicação do Congresso UFU de Contabilidade, assim como retratar discussões de outros autores sobre os eixos de pesquisa.

2.1.1. Auditoria e perícia

A Auditoria e a Perícia cada vez mais estão ganhando destaque dentro das organizações, uma vez que proporcionam credibilidade as empresas. Para SÁ (1994), “Perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realizam-se exames, vistoria, arbitramentos, em suma, todo e qualquer procedimento necessário à opinião”.

Medeiros et al. (2012) em seu trabalho retratam a importância da Auditoria e Perícia, mostrando o quanto esse tema possui relevância mediante ao cenário atual da economia brasileira. Assim sendo, o trabalho destacou que a Auditoria e a Perícia são ferramentas fundamentais para prevenção de fraudes e erros contábeis.

Ressalta-se que estudos internacionais identificam a relevância da auditoria, como identifica Armitage (2008) ao revelar que devido aos escândalos envolvendo empresas de auditoria e corporações auditadas, como aconteceu com a Enron, Parmalat e a Worldcom, houve uma propagação no desenvolvimento de trabalhos científicos dentro desse eixo temático.

Por sua vez, segundo Humphrey (2008), o desenvolvimento de um grupo de trabalho formado por auditores e pesquisadores, se mostra fundamental, de modo a ampliar o conhecimento teórico e à vivência prática da profissão para avanços no ensino da área e desenvolvimento do conhecimento prático.

O evento Congresso UFU de Contabilidade divulga que os artigos científicos pertencentes ao eixo Auditoria e Perícia deverão estar relacionados a compreensão de temas pautados na auditoria interna e externa e perícia, considerando os efeitos de novas regulamentações e as implicações da evolução tecnológica e/ou de mercado em processos de auditoria, bem como o papel da contabilidade em processos de mediação e arbitragem. (MINAS GERAIS, 2019)

2.1.2. Contabilidade para usuários externos

(5)

4 Porto (2007) elucida a importância da contabilidade para usuários externos, a qual permitem o fomento de informações relevantes capazes de influenciar na tomada de decisões empresarias. Portanto, o conhecimento contábil promovido a partir da geração de informações é de suma importância dentro do cenário das instituições, visto que semeia a participação dos gestores em alcançar suas metas.

Com objetivo de retratar sobre a influência da contabilidade na tomada de decisões, Moraes (2009) mostra o comportamento da informação gerencial e aponta que através de seus subsistemas tem a capacidade de identificar dados históricos de diversos setores de uma empresa e assim transformá-los cuidadosamente em informações gerenciais condizentes com o cenário atual, ao modo de ter a capacidade de atender aos interesses dos usuários externos.

No cenário acadêmico, as publicações para usuários externos costumam abranger aspectos de identificação, aferição e evidenciação da informação contábil, nas áreas de teoria da contabilidade, contabilidade societária, contabilidade internacional, balanço social, contabilidade pública, contabilidade tributária e análise das demonstrações financeiras etc.

(MATOS et al., 2012).

Ribeiro (2017) indica em seu trabalho sobre a importância da literatura acadêmica voltada a contabilidade para usuários externos, visto que auxilia na tomada de decisões. Além disso, aponta que outros congressos como o da ANPCONT (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) e o da USP (Universidade de São Paulo) de Controladoria e Contabilidade ter o perfil de receberem trabalhos dentro dessa área temática.

Conforme o próprio Congresso UFU de Contabilidade evidencia, a área temática contabilidade para usuários externos é contemplada por artigos relacionados à mensuração, reconhecimento e evidenciação da informação contábil. (MINAS GERAIS, 2019)

2.1.3. Controladoria e contabilidade gerencial

Com a premissa de avaliar o perfil dos artigos de Controladoria apresentados durante o evento EnANPAD e no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade durante o espaço temporal de 2001 e 2006 Beuren, Schlindwein e Pasqual (2007) identificaram uma elevação no número de trabalhos aprovados no eixo temático de controladoria. Mostrando que o tema é bem explorado dentro de eventos científicos.

Avaliando os apontamentos trazidos pelo trabalho Beuren, Schlindwein e Pasqual (2007) o presente trabalho também visará identificar se dentro do Congresso UFU de Contabilidade houve esse mesmo alinhamento em se ter um grande número de artigos aprovados dentro do eixo temático de controladoria e contabilidade gerencial.

Dentro do aspecto de controladoria fica implicado que, “a Controladoria enquanto órgão de suporte ao processo de gestão direciona a organização, orientando-a no ambiente marcado por constantes mudanças” (BEUREN; CZESNAT, SILVA, 2009, p. 6).

Araújo e Silva (2010) em seus estudos exploraram os preceitos bibliométricos da Contabilidade Gerencial do evento EnANPADs durante o período de 2003 a 2008. A partir do estudo científico foram avaliados 251 artigos, através de métodos estatísticos descritivos, além da aplicação da Lei de Lotka. Constatou-se que os autores brasileiros seguem a tendência de replicar os estudos internacionais em contabilidade gerencial.

Com as perspectivas de avaliar as publicações relacionada ao tema controladoria e contabilidade gerencial nos artigos publicados em periódicos internacionais Brizolla, Chiarello e Lavarda (2014) buscaram averiguar a sociometria e a bibliometria relacionada ao tema. A pesquisa foi de caráter documental onde analisou-se 19 periódicos internacionais de negócio,

(6)

5 gestão e contabilidade, sendo possível certificar que o periódico com o maior número de trabalhos com esse eixo temático foi o Accounting, Organizations and Society.

O congresso pauta de estudo para atual produção cientifica, deixa mencionado que as pesquisas e estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das organizações se enquadraram na área temática controladoria e contabilidade gerencial. (MINAS GERAIS, 2019)

2.1.4. Mercado financeiro, de crédito e de Capitais

Conforme, Assaf Neto (2015, p.42), o Sistema Financeiro Nacional (SFN) trata-se de um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que tem como objetivo a transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os deficitários. Assim sendo, dentro do mercado financeiro ocorrem as intermediações financeiras, onde ocorre a ligação entre as operações, a partir do momento em que os agentes deficitários tomam emprestado dinheiro dos ofertadores.

Estudos sobre mercado financeiro, de crédito e de capitais dentro de congressos já foram explorados por alguns autores, com o propósito de avaliar o perfil das publicações. Perante a esse fator, Amaral et al. (2014) avaliaram os artigos publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso ANPCONT durante os anos 2007 e 2011, conseguindo, portanto, averiguar que para os dois congressos houve a maior participação de autores do sexo masculino e que as publicações em sua predominância se dava por escritores com a titulação de mestre e doutores.

Ribeiro (2017), também visou avaliar o retrato das publicações dentro de congressos.

Dessa forma, destacou-se que os temas mais publicados dentro do ANPCONT foram:

governança corporativa, investimento, informações contábeis, gerenciamento de resultados, auditoria, estrutura de capital, gestão de risco, mercado corporativo, retorno das ações e avaliação de empresas.

Ainda avaliando o congresso ANPCONT Hosser, Cruz e Quintana (2018) realizaram um mapeamento dos métodos quantitativos utilizados dentro dos eixos temáticos. Dessa forma, ao se avaliar a linha de pesquisa Mercado Financeiro de Créditos de Capitais (MFCC), teve-se como análise 139 artigos com abordagem quantitativa. Assim, identificou-se que somente 2,89% dos trabalhos não utilizaram métodos estatísticos, ou seja, a obtenção de seus resultados foi por meio de cálculos simplificados e de estatística descritiva.

Diante das informações reportadas na página do evento fica explicito que o eixo temático mercado financeiro, de crédito e de capitais abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou os projetados. (MINAS GERAIS, 2019).

2.1.5. Educação e pesquisa em contabilidade

O congresso deixa evidente em suas orientações que nessa área temática será englobado estudos de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam o aprimoramento e a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem e das construções de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis. (MINAS GERAIS, 2019)

O interesse dos pesquisadores em desenvolver trabalhos voltados para área “Educação e Pesquisa em Contabilidade” vem sendo fomentado em território nacional.

No século XX começou-se a ter uma maior proporção de estudos relatando sobre a temática de ensino de contabilidade. Nossa (1999) em seu estudo retrata um panorama da área

(7)

6 de ensino e evidencia que um dos primeiros estudos abordando esse eixo temático no Brasil foi uma tese de doutorado a qual buscou avaliar a formação de professores de Contabilidade.

Miranda et al. (2013) retratam as preferências disseminadas pelos doutores em seus trabalhos. O espaço temporal da amostra foi avaliado entre 2005 a 2009, onde identificou-se 203 doutores em Ciências Contábeis no Brasil, titulados até 31/12/2009, oriundos da Universidade de São Paulo. As percepções trazidas por esse estudo foi a maior incidência de publicações femininas, o que retrata o aumento desse gênero dentro do ensino superior e consequentemente nos programas de pós-graduação. Outro aspecto levantado, revela que as publicações em periódicos científicos por parte de profissionais com a titulação de doutor vem sendo pautada quase sempre por temas voltados para profissão contábil, mostrando que há uma baixa familiaridade dos pesquisadores em abordar assuntos relacionados aos conceitos e teorias pedagógicas.

Embasado em avaliar as produções no âmbito da educação e pesquisa em Contabilidade do Congresso USP de Contabilidade, Vendruscolo e Behar (2014) fizeram levantamentos a partir da análise das publicações realizadas de 2004 a 2012. Avaliou-se 83 artigos aprovados no congresso e por meio dessa amostra identificou-se que havia uma incidência maior de publicações voltadas para os seguintes assuntos: ensino e aprendizagem, produção científica da área contábil e o curso de Ciências Contábeis.

2.1.6. Contabilidade aplicada ao setor público e ao terceiro setor

Proveniente do crescimento da sociedade e a constante busca por melhores condições sociais, destacam-se o envolvimento de grupos de pessoas que se unem para a realização de ações sociais em favor do próximo, nesse contexto surge o que se denomina de terceiro setor.

Jacobs (2012, p.2) evidencia que em meados dos anos 80 teve-se o início de pesquisadores mencionando o Setor Público como uma área promissora para pesquisas contábeis. Posteriormente, outros estudos foram surgindo com o propósito de elencar o eixo temático voltado para contabilidade aplicada ao setor público e ao terceiro setor.

De tal maneira, podemos elencar que Oliveira et al. (2013) avaliaram as publicações dentro do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, no Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) e no Congresso Brasileiro de Custos (CBC), o que foi publicado nos anais acerca da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), dentro do espaço de 2007 a 2011. O estudo conseguiu identificar que assuntos mais reportados estavam voltados para Gestão de custos no setor governamental, seguida de Custos aplicados ao setor público.

Ao avaliar eventos científicos e periódicos o estudo de Roza, Machado e Quintana (2011) também visou avaliar as características das produções acadêmicas condizentes a Contabilidade Pública no Encontro de Administração Pública e Governança (ENAPG), onde evidencio que na esfera dos dois eventos, o tema mais discutido nos artigos estava respaldado em abordar sobre controle e transparência das contas públicas. No que tange ao número de autores a maior parte dos artigos foram elaborados por dois estudiosos.

Dessa maneira, dando continuidade ao levantamento de estudos anteriores sobre a área temática de Contabilidade aplicada ao setor público e ao terceiro setor. Destaca-se os seguintes autores: Bento (2010) que avaliou o perfil das publicações dos periódicos nacionais, classificados em B1 e B2, pela Capes, no período de 2005 a 2009. Posteriormente, Rodrigues et al. (2016) analisaram as características da produção científica brasileira no âmbito contábil, referente às organizações do terceiro setor durante os anos de 2004 a 2014, onde, foram avaliadas as publicações efetuadas nos principais congressos e revistas da área contábil.

(8)

7 Conceição (2018) também buscou analisar a produção de trabalhos acadêmicos voltados para a contabilidade do terceiro setor publicados em revistas brasileiras de contabilidade classificadas na Qualis Capes A1 a B4 entre os anos de 2013 à 2016. Em conformidade aos demais autores Farias et al. (2019) apresentaram resultados pertinentes ao levantamento feito através do site da Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT, onde foi selecionado os periódicos Contabilidade, Sociedade e Gestão e ConTexto, numa janela temporal de 10 anos.

Nota-se que a Contabilidade aplicada ao setor público e ao terceiro setor é um assunto bastante discutido por pesquisadores de forma a fazer estudos bibliométricos para avaliar o perfil das publicações inseridas em revistas contábeis e eventos científicos.

As orientações do congresso sobre esse eixo deixam claro que serão retratados estudos e pesquisas relacionadas ao setor público e ao terceiro setor, bem como sobre a importância da informação contábil para o desenvolvimento de políticas públicas e para a transparência e accountability. (MINAS GERAIS, 2019).

3. METODOLOGIA

Esta seção trata do delineamento do estudo, o qual direciona a pesquisa visando obter respostas para o problema questionado. A presente pesquisa enquadra-se como: descritiva, bibliográfica, de levantamento e qualitativa. Por meio deste trabalho pretende-se descrever a forma com que os estudos apresentados nos Congressos UFU de Contabilidade caracterizaram.

Foi realizada uma pesquisa por meio de uma revisão da literatura, na qual possui um viés descritivo e de levantamento de dados. Ela é bibliográfica por pretender realizar uma busca nos artigos apresentados nas três edições do Congresso UFU de Contabilidade.

Com o propósito de compor a amostra foi necessário acessar a página do Congresso UFU de Contabilidade, extrair todos artigos apresentados nas edições anteriores do evento e assim fazer as inferências bibliográficas. Para o tratamento dos dados, a tabulação foi realizada através do software Microsoft Excel®, e estão evidenciadas no tópico Análise dos resultados.

A amostra da pesquisa foi composta por 195 artigos, sendo distribuídos em: 58 artigos publicados no ano de 2015, 60 artigos na edição do ano de 2017 e 77 artigos apresentados em 2019. Verifica-se uma tendência de crescimento da produção científica veiculada a esse evento.

Após a coleta de dados foram analisadas as seguintes informações: identificação do número de autores, sexo, instituições participantes, área temática dos artigos e autores mais produtivos.

A escolha do Congresso UFU de Contabilidade, para a realização dessa pesquisa, se deu pelo fato do reconhecimento que evento vem apresentado com o passar de suas edições e por contemplar trabalhos com uma diversidade de áreas temáticas o que permite a ampliação do conhecimento contábil.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Ao realizar o levantamento das edições anteriores do Congresso UFU de Contabilidade, compreendidas entre os anos de 2015, 2017 e 2019 foi possível fazer diversas constatações, conforme os 195 artigos investigados.

Ao logo da seção análise dos resultados será abordado as inferências extraídas a partir do mapeamento realizado por meio da bibliometria.

4.1. Áreas Temáticas de Publicação

(9)

8 No tocante distribuição de áreas verificou-se conforme tabela que as edições foram divididas em seis áreas sendo elas: Auditoria e Perícia, Contabilidade para Usuários Externos, Controladoria e Contabilidade Gerencial, Mercado Financeiro – Crédito e de Capitais, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Terceiro Setor.

No ano de 2015 foram publicados 58 artigos e as áreas com maiores representatividades de publicação foram: Contabilidade para Usuários Externos e Educação Pesquisa em Contabilidade, ambas com 17 artigos apresentados. Em contrapartida, área de Auditoria e Perícia nessa edição de congresso não houve nenhum artigo apresentado.

A tabela abaixo mostra a distribuição dos artigos conforme a área que eles foram enquadrados no primeiro Congresso de Contabilidade.

Tabela 1 - Trabalhos publicados nos Congressos UFU de Contabilidade (2015)

Área Quantidade

Auditoria e perícia 0

Contabilidade para usuários externos 17

Controladoria e contabilidade gerencial 12

Mercado financeiro, de crédito e de capitais 5

Educação e pesquisa em contabilidade 17

Contabilidade aplicada ao setor Público e ao terceiro Setor 7

Total 58

Fonte: elaboração própria

Ao se avaliar a segunda edição do congresso, a qual ocorreu no ano de 2017 verificou- se que não houve um grande aumento no número de trabalhos apresentados. No entanto, as áreas de publicações sofreram alterações na quantidade de artigos abrangidos ao se comparar a edição anterior.

Nota-se que os artigos da área de Auditoria e Perícia ganharam publicações, visto que não edição anterior não tiveram nenhum trabalho científico enquadrado nesse eixo, apesar de terem recebidos publicações essa temática continuou pertencendo a área com menor publicação dentro do evento.

A área de Contabilidade para Usuários Externos manteve o número de publicações do congresso anterior, em contrapartida a área de Educação e Pesquisa teve uma redução no número de artigos apresentados, por sua vez a área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor houve uma elevação no número de publicações.

Tabela 2 - Trabalhos publicados nos Congressos UFU de Contabilidade (2017)

Área Quantidade

Auditoria e perícia 2

Contabilidade para usuários externos 17

Controladoria e contabilidade gerencial 14

Mercado financeiro, de crédito e de capitais 7

Educação e pesquisa em contabilidade 9

Contabilidade aplicada ao setor Público e ao terceiro Setor 11

Total 60

Fonte: elaboração própria

(10)

9 Em observância com as áreas de publicação referentes a terceira edição do evento, verifica-se que de forma gradativa o eixo temático Auditoria e Perícia foi ganhando espaço dentro do congresso, no entanto, continuou sendo a área com menor participação.

Outro aspecto significativo observado dentro da edição de 2019 foi o aumento no número total de pesquisas científicas apresentadas, onde o maior número trabalhados esteve presente no eixo de Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Tabela 3 - Trabalhos publicados nos Congressos UFU de Contabilidade (2019)

Área Quantidade

Auditoria e perícia 4

Contabilidade para usuários externos 17

Controladoria e contabilidade gerencial 13

Mercado financeiro, de crédito e de capitais 12

Educação e pesquisa em contabilidade 22

Contabilidade aplicada ao setor Público e ao terceiro Setor 9

Total 77

Fonte: elaboração própria

A Tabela 4 tem o propósito de trazer um consolidado das áreas temáticas durante as três edições do Congresso. Onde deixa evidente que em todos os anos do evento o eixo temático de Contabilidade para Usuários Externos manteve o mesmo número de 17 publicações, tendo assim um total de 51 artigos, sendo a área com maior representativa ao se avaliar o evento como um todo.

Logo em seguida, destaca-se o campo de atuação Educação e Pesquisa sendo o segundo mais explorado durante todas edições. Esse fato reforça que esse eixo vem sendo explorado dentro da academia, com o intuito melhorar ainda mais a discussão sobre o ensino contábil, a carreira do contador e as oportunidades e desafios enfrentados pelos pesquisadores.

Observa-se que ao avaliar a tiragem do evento cientifico contábil, as produções cientificas aprovadas em todas as modalidades de áreas foram maiores que 20 artigos, exceto para o grupo de Auditoria e Perícia que na esfera temporal de abrangência do evento teve a atuação apenas de seis produções.

Tabela 4 - Distribuição áreas temáticas

Áreas 2015 2017 2019 Total

Auditoria e perícia 0 2 4 6

Contabilidade para usuários externos 17 17 17 51

Controladoria e contabilidade gerencial 12 14 13 39

Mercado financeiro, de crédito e de capitais 5 7 12 24

Educação e pesquisa em contabilidade 17 9 22 48

Contabilidade aplicada ao setor Público e ao terceiro Setor 7 11 9 27

Total 195

Fonte: elaboração própria

4.2. Instituições Participantes

O evento científico contábil foi bastante diversificado contemplando ao longo de suas edições diferentes instituições. Salienta-seque as instituições: UFG (Universidade Federal de Goiás); UFU (Universidade Federal de Uberlândia); USP (Universidade de São Paulo) e UFV

(11)

10 (Universidade Federal de Viçosa) foram as únicas instituições atuantes nas três edições do Congresso.

Conforme mostra a tabela abaixo não houve uma grande alteração na quantidade de instituições participantes do Congresso UFU. Todavia, no ano de 2019 retrata-se um aumento na quantidade de instituições ao se comparar com as edições anteriores, estando presente 26 instituições.

Torna-se importante destacar que os autores membros de cada instituição podem ter realizado a produção de mais de um trabalho acadêmico. Assim sendo, a participação foi avaliada conforme a quantidade de autores por pesquisa e a instituição que eles pertenciam, não sendo descartado a contagem dos autores quando estavam inseridos em mais de um projeto.

Tabela 5 – Número de instituições participantes

Ano Quantidade de instituições participantes

2015 22

2017 22

2019 26

Fonte: elaboração própria

A tabela representada abaixo, relaciona as instituições com a quantidade de autores presentes na primeira edição do evento cientifico. Pode-se notar a grande quantidade de autores participantes do Congresso pertencentes a instituição realizadora do evento. Perante a esse fato pode-se induzir que o evento é bem aceito pela comunidade cientifica local que busca estar atuante na proliferação do conhecimento contábil. A segunda instituição com o maior número de autores foi a Universidade de São Paulo (USP), tendo a atuação de oito autores.

Tabela 6 – Relação entre as instituições e número de participantes em 2015

Instituição Quantidade

ALGAR 1

Contador 1

Ens. Médio 1

FACCAT 1

FUCAMP 3

IAESUP 1

PUC Minas 6

SENAC MG 1

UFCG 1

UFF 1

UFG 4

UFGD 6

UFPR 3

UFU 98

UFV 2

UFVJM 2

UNESPAR 4

Unileste 3

UNIP 1

UNIPAM 2

(12)

11

Fonte: elaboração própria

Ao retratar o ano de 2017 verifica-se que a atuação de autores pertencentes a instituição UFU (Universidade Federal de Uberlândia) continua predominante. Posteriormente, a USP (Universidade de São Paulo) e UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) foram as instituições que tiveram o maior número de autores participantes.

As universidades com menores participação foram: St. Mary´s University com apenas um membro. As respectivas instituições FCAT (Faculdade de Castanhal), Pitágoras BH (Belo Horizonte), PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), UFPA (Universidade Federal do Pará), UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) contaram apenas dois colaboradores dentro dos artigos apresentados.

Tabela 7 – Relação entre as instituições e número de participantes em 2017

Instituição Quantidade

CEUNIH 4

FCAT 2

FIC 4

Pitágoras BH 2

PUC Goiás 4

PUC Minas 2

St. Mary’s University 1

UEL 7

UFES 12

UFG 3

UFGD 4

UFMG 9

UFPA 2

UFRA 2

UFRN 2

UFSCar 3

UFU 64

UFV 6

UNB 11

UNIFAL 2

Unimontes 11

USP 13

Total 170

Fonte: elaboração própria

O retrato das instituições passou por uma certa modificação na edição de 2019, onde instituições pouco atuantes tiveram um salto na participação dentro do evento. Dessa forma, vale destacar a UFG (Universidade Federal de Goiás) que contemplou 19 participações, a PUC Goiás com 15 e a USP com 13.

UNOESC 1

USP 8

Total 151

(13)

12 O marco da instituição UFU, em ser a mais atuante na participação do evento,

continua a ser seguido na terceira edição do evento.

Tabela 8 – Relação entre as instituições e número de participantes em 2019

Instituição Quantidade

CEFET MG 7

CGU 1

FUCAMP 6

FUCAPE 6

PREVICACERES 1

PUC Goiás 15

UEL 6

UEM 3

UERJ 1

UFBA 6

UFES 6

UFG 19

UFMG 11

UFMS 6

UFMT 1

UFPA 3

UFRA 3

UFSCAR 4

UFU 84

UFV 2

UNB 3

UNEB 2

UNEMAT 3

UNESPAR 2

UNIJUÍ 3

USP 13

Total 217

Fonte: elaboração própria

4.3. Autores

Essa seção irá apresentar os resultados referentes aos autores, abordando sobre a quantidade de autores por artigo, os mais prolíferos e gênero dos pesquisadores dos artigos publicados.

4.3.1. Quantidade de autores por publicação

A Tabela abaixo apresenta a quantidade de autores por artigo, distribuídos por edição do Congresso. Podendo ser observado que dos 58 artigos analisados no ano de 2015, houveram 3 artigos elaborados por apenas um autor, 26 artigos elaborados por dois autores, seguindo 20 artigos elaborados por três autores e 9 artigos confeccionados por quatro autores.

(14)

13 Para o ano de 2017 houve uma redução na quantidade de artigos publicados por grupo de autores, somente as produções com quatro autores tiveram um aumento passando de 9 produções para 19.

O perfil da quantidade de autores por publicação na terceira edição do Congresso teve um acréscimo nos artigos formados por dois e três autores. Mostrando que em geral as produções cientificas aprovadas no evento tende a ser realizadas em parcerias.

De forma geral todas as edições foram compostas por trabalhos predominantemente escritos por dois autores, sendo publicados 81 artigos, em seguida a opção mais escolhida pelos escritores é a elaboração de trabalhos com a presença de três autores, onde se teve a presença de 62 trabalhos ao longo das edições do Congresso UFU de Contabilidade.

Tabela 9 – Quantidade de autores por artigo

. 2015 2017 2019 Total

1 autor 3 2 1 6

2 autores 26 25 30 81

3 autores 20 14 28 62

4 autores 9 19 18 46

Total 58 60 77 195

Fonte: elaboração própria

A Tabela 10 tem o intuito de mostrar as percentagens relacionadas a quantidade de autores. Infere-se que em todas as edições houve uma baixa adesão em se publicar artigos com a presença de um único autor. Os artigos escritos com dois autores tiveram maior relevância em todas edições.

Destaca-se que dos 195 artigos que compõem a amostra 3% foram desenvolvidos por um autor, 42% por dois autores, 32% por três autores e 24% por quatro autores.

Tabela 10 – Quantidade percentual de autores por artigo

2015 (%) 2017 (%) 2019 (%) Total

1 autor 5% 3% 1% 3%

2 autores 45% 42% 39% 42%

3 autores 34% 23% 36% 32%

4 autores 16% 32% 23% 24%

Fonte: elaboração própria

4.3.2. Autores mais prolíferos

Na sequência exibe-se os autores com maior número de publicações nas edições analisadas do Congresso, alinhados em ordem decrescente. Foi considerado para composição dessa tabela todos os autores que tiveram mais de cinco artigos aprovados para apresentação no decorrer das três edições.

Aufere-se que em termos de volume de trabalhos apresentados, pode-se colocar em ênfase os 13 mais profícuos, assim sendo conforme ordem de publicação: Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, ambos com oito publicações no cenário de todas edições do congresso.

Em seguida apresentando sete contribuições observa-se Lucimar Antônio Cabral de Ávila. Os autores Carlos Eduardo Oliveira, Davy Antonio da Silva, Geovane Camilo dos Santos, Ilítio José Rech, Lísia de Melo Queiroz, tiveram respectivamente a participação em seis artigos.

(15)

14 De forma geral, dos 13 autores mais participativos houve um maior número de colaboradores dentro da faixa de publicação de cinco e seis trabalhos científicos.

Tabela 11 - Autores com Mais de 5 Publicações

Nome 2015 2017 2019 Total

Edvalda Araújo Leal 3 2 3 8

Gilberto José Miranda 2 3 3 8

Lucimar Antônio Cabral de Ávila 3 2 2 7

Carlos Eduardo Oliveira 0 3 3 6

Davy Antonio da Silva 1 2 3 6

Geovane Camilo dos Santos 2 2 2 6

Ilirio José Rech 2 1 3 6

Lísia de Melo Queiroz 2 2 2 6

Denise Mendes da Silva 3 0 2 5

Marli Auxiliadora da Silva 2 0 3 5

Patrícia de Souza Costa 3 1 1 5

Tatiane Bento da Costa 1 3 1 5

Vanessa Ramos da Silva 3 0 2 5

Fonte: elaboração própria

A tabela 12 identifica os participantes que tiveram trabalhos publicados nas três edições do evento. Torna-se possível averiguar que a disposição do posicionamento dos autores dentro da tabela foi bastante semelhante a tabela que averiguou os autores com mais de 5 publicações.

Dessa forma, os maiores destaques continuaram concentrando-se entre os pesquisadores:

Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda e Lucimar Antônio Cabral de Ávila, ambos docentes da Universidade Federal de Uberlândia.

Tabela 12 - Autores participante de todas edições do congresso

Nome 2015 2017

2019 Total

Edvalda Araújo Leal 3 2 3 8

Gilberto José Miranda 2 3 3 8

Lucimar Antônio Cabral de Ávila 3 2 2 7

Davy Antonio da Silva 1 2 3 6

Geovane Camilo dos Santos 2 2 2 6

Ilirio José Rech 2 1 3 6

Lísia de Melo Queiroz 2 2 2 6

Patrícia de Souza Costa 3 1 1 5

Tatiane Bento da Costa 1 3 1 5

Claudio de Souza Miranda 2 1 1 4

Jéssica Rayse de Melo Silva Ávila 2 1 1 4

João Paulo Resende de Lima 1 2 1 4

Reiner Alves Botinha 1 2 1 4

Thiago Alberto dos Reis Prado 2 1 1 4

Elisabeth de Oliveira Vendramin 1 1 1 3

Tamires Sousa Araújo 1 1 1 3

Fonte: elaboração própria

(16)

15 Os resultados apontam que apenas 16 participantes tiveram aprovação de trabalhos acadêmicos em todas edições do evento. Portanto, abre margem para necessidade de averiguar sobre os motivos da tendência de os autores não terem frequência de publicação nas três edições do Congresso, uma vez que a apresentação de estudos únicos pode significar a ausência de um maior aprofundamento destes pesquisadores em seus objetos de pesquisa, bem como a falta de envolvimento dos mesmos nas pesquisas subsequentes resultantes de seus trabalhos.

4.3.3. Gênero dos autores dos artigos

A Tabela 13 mostra a quantidade de participação por gênero nas produções cientificas do evento. Assim denota-se que apenas no ano de 2017 ocorreu uma maior incidência masculina na elaboração dos trabalhos.

Tabela 13 – Distribuição dos autores por gênero

Ano Mulheres Homens Total

2015 89 62 151

2017 74 96 170

2019 126 91 217

Total 289 249 538

Fonte: elaboração própria

No ano de 2015 houve a composição de 58 artigos, onde a presença foi de 62 autores do gênero masculino frente a 89 do gênero feminino. Esse apontamento, mostra que Miranda et al.

(2013) estava certo em suas análises ao evidenciar o crescimento feminino dentro das produções acadêmicas.

Em termos percentuais a tabela abaixo consegue interpretar o comportamento dentro das três edições do Congresso. Na segunda edição os homens predominaram dentro da autoria das pesquisas, representando 56% do público. Todavia, ressalta-se que a incidência da participação feminina foi maior durante a primeira e terceira edição do Congresso, representando nessa ordem 59% e 58%. Portanto, o público composto por mulheres representa mais da metade dos participantes em ambas edições, retratadas.

Torna-se importante destacar que um mesmo autor (a) pode ter contribuído para elaboração de mais de um artigo.

Tabela 14 – Distribuição dos autores por gênero de forma percentual

2015 2017 2019

Feminino (%) 59% 44% 58%

Masculino (%) 41% 56% 42%

Total 100% 100% 100%

Fonte: elaboração própria

5. CONCLUSÃO

A presente pesquisa analisou o comportamento da produção científica dentro do Congresso UFU de Contabilidade no decorrer de suas três últimas edições, a partir de uma base de dados composta por 195 artigos, subdivididos em seis áreas temáticas.

Os achados desta pesquisa contribuem para ressaltar que a ciência contábil está em constante evolução e que é de suma importância a publicação de artigos científicos em

(17)

16 congressos, promovendo a disseminação do conhecimento e intensificando as contribuições sociais proporcionadas pela produção cientifica.

Ressalta-se que dentro do cenário contábil a colaboração de diferentes pesquisadores é fundamental para revelar tendências na publicação e o interesse em se pesquisar. A publicação desta pesquisa se mostra importante para a literatura, serve de material para futuros pesquisadores e oportuniza o desenvolvimento da pesquisa contábil.

Os resultados alcançados por este trabalho conseguiram atender aos objetivos da pesquisa, visto que foi possível fazer os levantamentos de dados, através da bibliometria, e constatar o número de autores, sexo, instituições participantes, área temática dos artigos e autores mais produtivos. Informações essas que podem auxiliar na produção de novas pesquisas acadêmicas.

Diante dos achados averiguou-se que a área temática de Auditoria e Perícia tem a característica de ser pouco explorada pelos pesquisadores dentro do cenário do evento analisado. Portanto, esse eixo temático mostra que tem grandes possibilidades de ser explorando nas próximas edições, visto a importância que a temática de Auditoria e Pericia desempenha dentro do cenário econômico.

Em contrapartida, o eixo voltado Contabilidade para Usuários Externos teve o maior número de artigos publicados, ao se avaliar todo o contexto das edições do evento. Identificando a preocupação dos pesquisadores em desenvolverem trabalhos que possam atender as demandas e fornecer conhecimento aos acionistas, bancos, Governo, fornecedores, dentre outros.

Em conformidade a Beuren, Schlindwein e Pasqual (2007) que avaliaram o crescimento de artigos de controladoria dentro do evento EnANPAD. O presente trabalho cientifico também conseguiu notar a representativa do eixo de Controladoria e Contabilidade Gerencial, onde trouxe como contribuições 39 trabalhos acadêmicos apresentados no Congresso Ufu de Contabilidade.

Valida-se que há a predominância da atuação feminina na produção de artigos científicos aprovados pelo Congresso UFU de Contabilidade. Esse resultado encontrado, revela a mudança no comportamento da sociedade e a abrangência que o mercado vem proporcionando para atuação feminina dentro da área de negócios, contábil e de ensino.

A comunidade cientifica local teve grande atuação no decorrer de todo espaço temporal de avaliação do evento. Mostrando que os pesquisadores da instituição UFU trazem consigo a vontade de agregar conhecimento e reconhecem a importância de estarem inseridos em eventos científicos. Outro ponto que pode explicar a tendência de haver um número maior de participantes da própria instituição realizadora do evento, se dá pelo fato da facilidade de locomoção, uma vez que os participantes em sua maioria já pertencem a região em que o evento foi realizado.

Ainda em conformidade aos aspectos das instituições participantes é notável que algumas instituições estiveram presentes na colaboração da disseminação do conhecimento contábil, durante todas as edições já realizada do evento. Destaca-se, portanto, UFG (Universidade Federal de Goiás); UFU (Universidade Federal de Uberlândia); USP (Universidade de São Paulo) e UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Ao avaliar a quantidade de participantes por instituição nota-se que ao decorrer de cada edição ocorreu um aumento gradativo. Assim sendo, pode-se inferir que o evento passou a ter uma maior notoriedade, foi ganhando espaço dentro da comunidade cientifica e consequentemente houve um aumento na adesão do público.

Os autores com maior destaque em número de publicações e participação em todas edições do evento foram: Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda e Lucimar Antônio Cabral de Ávila, todos professores da Universidade Federal de Uberlândia. Assim sendo, valida-se a premissa que o meio acadêmico está inserido constantemente em movimentos

(18)

17 científicos e que os docentes buscam contribuir de forma acentuada e significativa na formação do conhecimento contábil.

Os achados deste presente trabalho foram semelhantes as inferências trazidas por Ribeiro (2017) dentro do aspecto de autores mais profícuos e as instituições mais produtivas.

Assim sendo, por meio de uma análise bibliométrica e sociométrica, Ribeiro (2017) induziu que dentro das publicações voltadas para educação no congresso ANPCONT Gilberto José Miranda e Edvalda Araújo Leal foram os autores mais profícuos e as instituições Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se destacaram como as mais produtivas.

Como o foco da pesquisa foi direcionado para as publicações apenas do Congresso UFU de Contabilidade, a amostra selecionada foi uma limitação para a pesquisa. Acredita-se que há outros artigos que abordam a mesma temática em outras bases e que poderiam auxiliar em uma pesquisa mais ampla.

Diante disso, sugerem-se futuras pesquisas incluindo uma base mais ampla, com o intuito de aplicar este estudo em outros eventos científicos interligado ao âmbito contábil, ampliando dessa forma a base de dados a ser analisada, com o intuito de comparar com os achados desta pesquisa.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Mariana Rodarte do; SANTANA, Claudio Moreira; SALES, Isabel Cristina Henriques; ARAUJO NETO, Luiz Medeiros de. Perfil dos autores na produção científica em mercado financeiro de crédito e de capitais nos congressos USP de Controladoria e

Contabilidade e Congresso ANPCONT. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 55-68, maio/agosto, 2014.

ARMITAGE, Jack. Changes in the importance of topics in auditing education:

2000⠰2005. Managerial Auditing Journal, [S.L.], v. 23, n. 9, p. 935-959, 10 out. 2008.

ANJOS, C.E.L. dos et al. Produção científica na área de perícia contábil: um estudo

bibliométrico em periódicos nacionais. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 9, n. 3, 2015.

ARAÚJO, Elisson Alberto Tavares; SILVA, Wendel Alex Castro. PESQUISA CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE GERENCIAL NOS ENANPADs DE 2003 A 2008. Revista

Universo Contábil, Furb, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 29-44, jul/set, 2010.

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BENTO, Greici Daiana. Contabilidade e Gestão no terceiro setor: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais. 2010. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Departamento de Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

BEUREN, I. M.; CZESNAT, A. O.; SILVA, M. Papel da controladoria na adequação às contingências ambientais das agroindústrias de carne e derivados listadas na Bovespa. In:

SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 12, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009. CD-ROM.

BEUREN, I.M.; SCHLINDWEIN, A.C.; PASQUAL, D.L. Abordagem da controladoria em trabalhos publicados no EnANPAD e no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade de

(19)

18 2001. Revista Contabilidade & Finanças. [online]. v. 18, n. 45, p. 22-37, 2007.

BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin; CHIARELLO, Tânia Cristina; LAVARDA, Carlos Eduardo Facin. Abordagem a respeito da controladoria e contabilidade gerencial: um estudo das redes sociais publicado em periódicos internacionais. Revista de Gestão e Contabilidade da Ufpi, Floriano, v. 1, n. 1, p. 119-140, jan/jun, 2014.

DE SOUZA, F. C.; ROVER, S.; GALLON, A. V.; ENSSLIN, S. R. Análise das IES da Área de Ciências Contábeis e de seus Pesquisadores por meio de sua Produção

Científica. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 15-38, 2009. Disponível em:

https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/359. Acesso em: 9 maio. 2021.

CONCEIÇÃO, Ivana Fiuza de Araújo. Contabilidade no Terceiro Setor : Um Estudo Bibliométrico em Revistas Brasileiras de Contabilidade Classificadas na Qualis Capes A1 a B4 no período de 2013 à 2016. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, Faculdade Maria Milza (Famam), Governador Mangabeira, 2018.

ENSSLIN, Sandra Rolim; SILVA, Beatriz Maurilia dos Santos da. Investigação do perfil dos artigos publicados nos congressos de contabilidade da UDP e da UFSC com ênfase na

iniciação científica. Rco – Revista de Contabilidade e Organizações, Brasil, v. 2, n. 3, p.

113-131, mai. / ago. 2008.

FARIAS, Elisângela Almeida; PINHEIRO NETO, Guipson Fontes; OLIVEIRA, Matheus Cruz; RODRIGUES, Welynadia. CPT437 – Análise Bibliométrica em Artigos Publicados sobre o Terceiro Setor nos Periódicos Contabilidade, Sociedade e Gestão e Contexto nos anos de 2007 à 2016. Publicados pela ANPCONT. XIII CONGRESSO ANPCONT, São Paulo, 2019.

HOSSER, Carla; CRUZ, Ana Paula Capuano da; QUINTANA, Alexandre Costa.

Mapeamento dos Métodos Quantitativos Utilizados no Congresso ANPCONT (2007-

2015). Revista de Contabilidade da Ufba, Salvador-Bahia, v. 12, n. 3, p. 153-174, set/dez, 2018.

HUMPHREY, Christopher. Auditing research: a review across the disciplinary

divide. Accounting, Auditing & Accountability Journal, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 170-203, 15 fev. 2008.

JACOBS, K. Making sense of social practice: theoretical pluralism in public sector accounting research. Financial Accountability & Management, 28(1), p. 1-25, 2012.

LEAL, R., Oliveira, J., e Soluri, A. Perfil da pesquisa em finanças no Brasil. Revista de Administração de Empresas, 43(1), 91-104, 2003.

LEITE FILHO, G. A. Padrões de produtividade de autores em periódicos e congressos na área de contabilidade no Brasil: um estudo bibliométrico. Revista de Administração

Contemporânea, 12 (2), 533-554, 2008.

MATOS, Eduardo Bona Safe de; NIYAMA, Jorge Katsumi; ARAÚJO NETO, Luiz Medeiros de; MARQUES, Matheus de Mendonça. Congresso ANPCONT: análise bibliométrica

(20)

19 descritiva e avaliativa dos artigos publicados de 2007 a 2011. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, 2012.

MEADOWS, Arthur Jack. A Comunicação Científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MEDEIROS, A. K.; SERGIO, L. M.; BOTELHO. D. R., A importância da auditoria e perícia para o combate a fraudes e erros na contabilidade das empresas. FIPECAFI.

Disponível em: < http://www.blog-fipecafi.imprensa.ws/wp-content/uploads/2012/01/A- IMPORT%C3%82NCIA-DA-AUDITORIA-E-PER%C3%8DCIA-PARA-O-COMBATE-A- FRAUDES-E-ERROS-NA-CONTABILIDADE-DAS-EMPRESAS.pdf >. Acesso em: 25 abril. 2021.

MINAS GERAIS. Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 3º Congresso UFU de Contabilidade. 2019. Disponível em:

http://www.eventos.ufu.br/contufu2019. Acesso em: 28 maio 2021.

MIRANDA, Gilberto José; SANTOS, Luciana de Almeida Araújo; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. A Pesquisa em Educação Contábil:

produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009 . Revista Contabilidade & Finanças, 24(61), 75-88, jan/abril, 2013.

MORAES, D. D.; MADEIRA, G. J. A Contabilidade como Sistema de Apoio à Decisão. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 93-104, 2009

NORONHA, Ana Paula Porto; ANDRADE, Regina Gioconda de; MIGUEL, Fabiano Koich;

NASCIMENTO, Monalisa Muniz; NUNES, Maiana Farias Oliveira; PACANARO, Sílvia Verônica; FERRUZZI, Aleteia Henklain; SARTORI, Fernanda Argentini; TAKAHASHI, Luis Torahiko; COZZA, Heitor Francisco Pinto. Análise de teses e dissertações em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 7, n. 2, p. 1 - 10, 2006.

NOSSA, Valcemiro. Ensino da contabilidade no Brasil: uma análise crítica da formação do corpo docente. 1999. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

OLIVEIRA, Sheila Cristina Macário; BARBOSA, Eliedna de Sousa; REZENDE, Isabelle Carlos Campos; SILVA, Roseane Patrícia Araújo; ALBUQUERQUE, Lúcia Silva.

Bibliometria em artigos de contabilidade aplicada ao setor público. XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, Uberlândia, MG, Brasil, novembro, 2013.

PADILHA, M. I. C. de S.; CARVALHO, M. T. C. de. O aluno de graduação e a pesquisa científica. Rev. da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 27, n.2, p. 281-95, 1993.

PORTO, Maria Alice Guedes. O sistema de informações gerenciais do estado da Bahia (SIG-BAHIA) nas tomadas de decisões estratégicas da administração pública estadual - um estudo de caso. Salvador: 2007. Dissertação de Mestrado apresentada a Fundação Visconde de Cairu.

(21)

20 RIBEIRO, Henrique César Melo. Contabilidade para usuários externos: Uma análise da produção científica brasileira à luz do congresso ANPCONT de 2007 a

2016. Contextusrevista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 15, n. 1, p. 195-220, jan/abr, 2017.

RIBEIRO, Henrique César Melo. Dez anos da produção científica da área temática educação e pesquisa em contabilidade publicada na AnpCONT. Rmc - Revista Mineira de

Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerai, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 65-78, set/dez, 2017.

RIBEIRO, Henrique Cesar Melo. Produção acadêmica da área da temática Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC) divulgada no ANPCONT de 2007 a 2016.

Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 5, n. 3, p. 79-98, set/dez, 2017.

RODRIGUES, Rubens Carlos; VIEIRA, Ana Paula Rocha; SANTOS, Sandra Maria dos;

CABRAL, Augusto Cézar de Aquino; PESSOA, Maria Naiúla Monteiro. Contabilidade no Terceiro Setor: Estudo bibliométrico no periódico de 2004 A 2014. Contexto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, p. 70-81, set/dez, 2016.

ROZA, Mariana Costa da; MACHADO, Débora Gomes; QUINTANA, Alexandre Costa.

Análise bibliométrica da produção científica sobre contabilidade pública no Encontro de Administração Pública e Governança (ENAPG) e na Revista de Administração Pública (RAP), no período 2004-2009. ConTexto, Porto Alegre, v. 11, n. 2o, 2° semestre 2011.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

SÁ, Antonio Lopes de. Perícia contábil. 5. ed. rev. amp. São Paulo: Atlas, 2002.

SANTOS, Paulo Roberto Paz dos; CARLIN, Diego de Oliveira. Análise da Produção Científica do Congresso ANPCONT: Um estudo bibliométrico sobre o processo de

convergência aos padrões internacionais de contabilidade. ConTexto, Porto Alegre, v. 12, n.

22, p. 131-144, jun. 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo:

Cortez, 2007.

THEÓPHILO, C. R., Iudícibus, S. de. Uma análise crítico-epistemológica da produção científica em contabilidade no Brasil. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasília, DF, 2005.

VANTI, N. (2002). Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento.

Ciência da Informação,31(2), 152-162, 2002.

VENDRUSCOLO, Maria Ivanice; BEHAR, Patrícia Alejandra. Educação e pesquisa em contabilidade: Estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012. Revista Ambiente Contábil, Ufrn – Natal-Rn, v. 6, n. 1, p. 83-98, jan/jun, 2014.

Referências

Documentos relacionados

O que os europeus não perceberam desde o princípio da crise foi que negociar o resgate da Grécia não era o mesmo que negociar um novo tratado europeu e que falhar uma resposta eficaz

Número de espécies de peixes em função do número de associações significativas que apresentaram no Índice de Espécies Indicadoras (IndVal) com as categorias

Aqui analisamos 21 aplicações, entre softwares para computador e aplicativos para smartphone disponíveis na internet e na loja de apps para Android, eles foram instalados

Airway Breathing Circulation Disability Exposure Full vitals  SECONDARY SURVEY AMPLE history H/N Chest Abd U/G Neuro Msk Roll pt. ADJUNCTS TO

Em todas as respostas do modelo estático para diversas condições de carregamento é possível concluir que para um sistema de posiciona- mento eletro-hidráulico, a configuração

Examino, ainda, o próprio conceito de Regulação pelo Estado, com amplas referências bibliográficas na Economia Política e na Ciência Política, além de postulados em

Porque foi considerada, a GGEOP levou para a diretoria colegiada o assunto, a diretoria colegiada ficou bastante sensível, e a nossa sugestão foi da abertura da câmara técnica,

7.3.9 Desempregados, dona de casa e estudantes que não possuem renda: carteira de Trabalho conforme descrito nos itens 7.2.3, 7.2.3.1 e 7.2.3.2 e declaração disponível no