• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS BLOCOS ECONÔMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS BLOCOS ECONÔMICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LISTA DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS BLOCOS ECONÔMICOS

1- (CPS 2019) O Tratado da União Europeia estabelece que qualquer país europeu pode se candidatar à adesão ao bloco. Porém, um país só pode entrar na União Europeia se cumprir alguns critérios de adesão.

Um país que se candidate a membro desse bloco econômico deve necessariamente:

a) ser republicano e possuir economia de mercado, porém submetida a controles constantes por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI).

b) permanecer fiel à legislação do bloco e delegar suas questões de segurança nacional à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

c) possuir regime monarquista de governo, aceitar a política econômica do bloco e se comprometer a utilizar o Euro.

d) estar situado na Europa Ocidental e substituir sua Câmara de Deputados e seu Senado pelo Parlamento Europeu.

e) ter instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito e o respeito aos direitos humanos.

2- (CFTCE 2005) A ideia da Europa como uma unidade política e econômica tem pelo menos um século de existência, mas foi apenas a partir da assinatura do Tratado de Roma, em 1957, que essa proposta começou a se consolidar. De acordo com o cumprimento desse Tratado, está correta a alternativa:

a) apenas facilitou e aumentou suas importações e exportações e impediu uma maior subordinação da Europa aos Estados Unidos

b) garantiu a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre os seus membros, eliminando todos os obstáculos alfandegários ou não, que impediam o livre comércio

c) criou um Mercado Comum para o carvão, o ferro e o aço por meio de acordos relativos aos preços e às taxas de transporte entre os países membros

d) reforçou a integração europeia através da união monetária (moeda única) e de um sistema único de defesa

e) exigiu que os Estados da União Europeia colocassem em prática o "pacto de estabilidade e crescimento". E, em relação ao recebimento de novos membros, indicou que apenas a Polônia, a Hungria e a República Tcheca têm chances reais de serem admitidas entre 2002 e 2005

3- (UEPG 2019) Sobre a União Europeia, assinale o que for correto.

01) Foi por meio do Tratado de Maastricht (Países Baixos) que o nome União Europeia foi adotado oficialmente para este bloco econômico.

02) A União Europeia possui moeda única, o Euro, porém esta não foi adotada por todos os países membros do bloco.

04) Atualmente em crise, a União Europeia se vê em um dilema, com vários países membros saindo do bloco devido ao comércio desfavorável e injusto, além de déficit nas exportações, fruto da globalização econômica.

08) A União Europeia possui dispositivo de livre circulação de pessoas entre os países membros, com regras estabelecidas pela Convenção de Schengen.

16) Atualmente a União Europeia possui países que, no período da Guerra Fria, foram socialistas, como Hungria, Romênia e Bulgária.

Soma:

NOME: TURMA:

(2)

4- (FUVEST 2012) Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) e associados.

Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.

Nicolas Sarkozy.

Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.

Silvio Berlusconi.

http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado. Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do:

a) Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em países europeus há mais de 5 anos.

b) Acordo de Schengen, segundo o qual Itália e França devem formular políticas sociais de natureza bilateral.

c) Tratado de Maastricht, que implementou a União Econômica Monetária e a moeda única em todos os países da UE.

d) Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulação de pessoas pelos países signatários desse acordo.

e) Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e suprimiu os controles alfandegários nas fronteiras internas.

5- (UFSC 2019 - Adaptada) Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso). Sobre o BREXIT, a União Europeia e a formação de blocos econômicos, é correto afirmar que:

( ) no começo da década de 1990, autoridades europeias reuniram-se a fim de atualizar o Tratado de Roma; dali surgiu o Tratado de Maastricht, que deu origem oficialmente ao que hoje é conhecido como União Europeia.

( ) a introdução do euro em 2002, novo capítulo na história da integração europeia, visava facilitar a circulação de capitais dentro do bloco; mesmo sendo membro, o Reino Unido decidiu não adotar a moeda.

( ) os contrastes que existiam no interior da União Europeia e no interior dos países que a integram desapareceram com a criação do bloco econômico.

( ) o BREXIT é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia e deveria ter sido formalizado em março de 2019. Esse processo implica uma reestruturação política e econômica, pois o afastamento do bloco europeu trará uma nova realidade para a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia.

( ) blocos econômicos como a União Europeia são associações de países que estabelecem relações comerciais entre si, sem alíquotas de importação e sem barreiras alfandegárias, por meio de acordos e normas. Os blocos existentes no mundo atualmente apresentam estas etapas consolidadas: Zona de Preferência Tarifária; Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; e União Econômica e Monetária.

6- (UEM 2017 - Adaptada) A expressão BREXIT, fusão dos termos Britain e exit, esteve presente recentemente na mídia como parte de uma campanha para a saída do Reino Unido da Grã Bretanha da União Europeia. O referendo para a permanência ou a saída foi realizado em meados de 2016. Por uma margem pequena de votos, a opção pelo “não à permanência” foi vitoriosa. “A criação de um organismo de integração dos países da Europa foi lenta e enfrentou vários obstáculos, desde o Tratado de Roma (1957), que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE), ou Mercado Comum Europeu, até chegar, em 1992, ao Tratado de Maastricht, que instituiu a União Europeia”.

ALMEIDA, L. M.; ALMEIDA, T. B. R. Fronteiras da globalização. São Paulo: Ática, 2014, p. 251.

(3)

Sobre as políticas de integração dos países desse continente e a formação e o desenvolvimento da União Europeia, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) A criação do Mercado Comum Europeu, em 1957, teve como precedente a formação, em 1948, de duas associações econômicas no continente. A primeira foi o Pacto de Varsóvia, união aduaneira entre Polônia, Bélgica e os Países Baixos. A segunda, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), instituída para administrar os recursos do Plano Marshall, programa de ajuda estadunidense para reconstrução dos países da Europa Ocidental.

( ) Resultado de um conjunto de políticas que prepararam a unificação monetária nos anos anteriores, entre as quais se destacava a criação do Banco Central Europeu, o euro começou a circular, em 2002, como moeda única nos países que o adotaram, formando a chamada Zona do Euro.

( ) Entre 2004 e 2007, a ampliação dos países membros da União Europeia teve como característica a incorporação de alguns países do Leste Europeu. Inspirados no exemplo da Rússia, que havia aderido ao Bloco no final da década anterior, alguns dos antigos aliados da extinta União Soviética (Hungria, Eslováquia, República Tcheca e Romênia) incorporaram-se nesse período.

( ) O Reino Unido aderiu à Comunidade Econômica Europeia, em 1983, sob o governo de Margareth Thatcher, cuja orientação liberal tinha o objetivo de promover maior integração internacional e romper com o isolamento característico da política dos governos trabalhistas anteriores.

( ) O Tratado de Maastricht criou a figura do cidadão europeu, pessoas dos países signatários que podem morar e trabalhar em qualquer um dos países da União Europeia, além de estarem habilitados a votar e a candidatar-se ao Parlamento Europeu.

7- (IFSC 2017 - Adaptada) “A formação de grandes entidades econômicas (ou, no caso da Europa, político-econômicas) supranacionais é outro indicador muito relevante da perda, ou melhor, da reestruturação do poder dos Estados nacionais. A ideia da formação de grandes blocos econômicos começa após as Grandes Guerras Mundiais, justamente em uma tentativa de retirar poder de Estados, especialmente os de maior vocação beligerante, e garantir a paz e o crescimento em um período de grave crise econômica. A iniciativa de maior sucesso até hoje foi também a primeira a se consolidar: a União Europeia […]”.

HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: editora da UNESP, 2006, p.57. A União Europeia pode ser considerada um dos blocos mais avançados e influentes do mundo em termos de integração econômica. Sendo assim, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) A partir de janeiro de 2002, os países-membros da União Europeia adotaram o Euro como moeda oficial. A unificação monetária tinha como prerrogativa facilitar as trocas comerciais entre esses países.

( ) A reprodução capitalista tem caráter ambivalente e contraditório: ao mesmo tempo em que se fortalece o neoliberalismo econômico global, estruturam-se grandes blocos econômicos ou mercados comuns continentais. Esses blocos estão voltados para o estímulo das atividades econômicas e acumulação de capital, com fortes interesses políticos em jogo.

( ) Entre os argumentos utilizados pelos líderes conservadores para defender a saída do Reino Unido da União Europeia e proteger a economia nacional, estão os elevados gastos públicos com os imigrantes.

( ) A União Europeia representa o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos no contexto da globalização. No entanto, a crise econômica de 2008 levou à saída da Grécia, dando início à reestruturação do bloco.

( ) Em 1973, o Reino Unido entrou para a União Europeia, quando esse bloco econômico ainda era conhecido como Comunidade Econômica Europeia. Em 2016, o Reino Unido decidiu abandoná-la por meio de um referendo conhecido como Brexit.

(4)

8- A respeito do Mercosul, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) Exceto pelas questões econômicas, a criação do Mercosul não teve impacto na vida dos cidadãos que residem nos países do Bloco, denominados “Estados Partes”.

( ) Procurando acompanhar a tendência mundial de criação de mercados supranacionais, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercosul em 1991.

( ) Apesar dos esforços despendidos no âmbito do Mercosul, as transações econômicas entre os países que compõem o Bloco são menores atualmente do que no período anterior à sua criação.

( ) A Venezuela aderiu ao Mercosul em 2012, mas está suspensa desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Mercosul.

( ) O Tratado de Assunção é o instrumento de fundação do Mercosul, que estabelece a formação de um mercado comum, com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos, uma Tarifa Externa Comum (TEC) quanto ao comércio com países de fora do bloco, além da adoção de uma política comercial comum.

( ) A TEC (Tarifa Externa Comum) é um dispositivo dos blocos econômicos, onde os países membros exigem o mesmo imposto para a entrada de produtos em seus países.

( ) O Mercosul é um exemplo de bloco com união política total, com parlamento único (sede no Paraguai), constituições que se unificaram totalmente e livre circulação de pessoas.

( ) No Mercosul, o maior volume de negócios se faz entre Brasil e Argentina, com fases de retrocesso e de retomada de bons ritmos de trocas comerciais.

9- A respeito do Nafta, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) O Nafta é um exemplo de zona de livre comércio, onde há mais liberdade de circulação de mercadorias entre os países membros.

( ) Desde a sua criação em 1988, o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) estabeleceu a livre circulação de mercadorias, capital e serviços, como também de pessoas, entre os integrantes desse bloco econômico.

( ) ALCA é um bloco econômico que engloba a América do Norte, América Central e América do Sul e foi criada a partir do Consenso de Washington nos EUA, na década de 1990.

( ) O NAFTA (North American Free Trade Agreement) engloba dois países da América do Norte (EUA e Canadá) e um país da América Central (México).

( ) O Acordo de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA – agrega Estados Unidos, Canadá e México, mas, mesmo sendo um acordo de livre comércio, beneficia as corporações multinacionais, especialmente as dos Estados Unidos.

( ) O estágio mais complexo e avançado de um bloco supranacional é atingido quando os países membros adotam a mesma política econômica, além de moeda única.

(5)

GABARITO:

1- E 2- B

3- 01 + 02 + 08 + 16 = 27.

4- D

5- V, V, F, V, F 6- F, V, F, F, V 7- F, V, V, F, V

8- F, V, F, V, V, V, F, V 9- V, F, F, F, F, V

Referências

Documentos relacionados

Com esta intervenção, o coordenador parece facilitar o funcionamento do grupo, apontando para uma diferença sutil entre “[...] contar coisas” [sic] e “[...]

· Toxicidade à reprodução Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. · Toxicidade para órgãos - alvo específicos -

Embora os Tratados sucessivos tenham alargado progressivamente o âmbito da integra- ção europeia, ao ponto de o Tratado de Maastricht ter substituído a CEE pela União Euro- peia,

SUBTÍTULO IV Conteúdo do negócio jurídico CAPÍTULO I PRELImINARES 546.. Noção

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Para cada uma das seguintes categorias de segurança, destacaremos como as metodologias modernas de segurança funcionam e, em seguida, explicaremos como você pode integrá-las aos

Ainda que o Tratado da Comunidade Europeia (assim como o Tratado de Funcionamento da União Europeia) não se refira expressamente ao efeito direito das

instruções de nenhum Governo, instituição, órgão ou organismo. Os membros da Comissão abstêm-se de toda e qualquer acção que seja incompatível com os seus deveres ou com