• Nenhum resultado encontrado

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Questões de 01 a 45

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Questões de 01 a 45"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Questões de 01 a 45

Questões de 01 a 05 (Opção Inglês)

Questão 01

A alternativa [C] está correta, pois o texto coloca: "Historically, women have had subordinate roles in Mauritian society. However, the Constitution specifically prohibits discrimination based on sex, and women now have access to education, employment, and governmental services" (historicamente, as mulheres possuem papéis

de subordinação na sociedade das Ilhas Maurício. No entanto, a constituição especificamente proíbe a discriminação com base no sexo, e as mulheres hoje têm acesso à educação, emprego e serviços governamentais).

Resposta [C] Questão 02

A alternativa [A] está correta, pois o aviso alerta para a lei que está em vigor na Croácia e que combate a discriminação contra as mulheres. Segundo o texto, devemos "parar com preconceitos. Parar com as discriminação". É importante lembrar que a palavra act significa "ato" ou "lei". Além disso, o texto coloca: "A lei antidiscriminação está em vigor na Croácia".

Resposta [A] Questão 03

A alternativa [D] está correta, pois o texto coloca: "the idea is to stimulate the smoker’s immune system to produce antibodies or immune proteins to destroy the nicotine molecule before it reaches the brain" (a ideia é estimular o

sistema imunológico do fumante a produzir anticorpos ou proteínas imunes para destruir a molécula de nicotina antes que ela chegue ao cérebro).

Resposta [D] Questão 04

A alternativa correta é a [B], pois o grafite explora o trocadilho com a palavra change, que quer dizer troco ou

mudança. Assim, a pessoa pede para que "fiquemos com

nosso troco", pois o que ela quer de verdade é mudança. Resposta [B] Questão 05

A alternativa [D] está correta, pois a pergunta pode ser entendida como "Quanto tempo você será capaz de viver?".

Questões de 01 a 05 (Opção Espanhol)

Questão 01

As palavras que compõem a imagem indicam que a violência à mulher acontece de forma física (cachetadas,

rotura de tímpano, golpes, rotura de huesos) e verbal

(insultos, indiferencia, amenazas), de acordo com alguns dos vocábulos apontados.

Resposta [C] Questão 02

No texto a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura dos políticos de direita tem a função de criticar os que favorecem a aparição do medo, como vemos no final do trecho: “Los políticos de derecha y los grandes medios

‘ensalzan lo propio y denigren lo ajeno’ contribuyendo a crear un clima de miedo y odio hacia el extraño y desconocido.”.

Resposta [A] Questão 03

De acordo com o texto, um dos objetivos da investigação com os alunos da Faculdade de Psicologia é analisar os vínculos de satisfação existencial, a flexibilidade e a habilidade de recuperação emocional, tal como se apresenta no penúltimo parágrafo do texto: “Investigadores de la Unidad de Psicología Básica de la

Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) han analizado las respuestas de 254 estudiantes de la Facultad de Psicología (…) para evaluar su nivel de satisfacción con la vida y encontrar relaciones con su resiliencia y con la capacidad de reparación emocional, uno de los componentes de la inteligencia emocional, que consiste en la habilidad de controlar las propias emociones y las de los demás.”

Resposta [D] Questão 04

A expressão “a pulso” indica que o reconhecimento do autor se deu por seu próprio mérito.

Resposta [B] Questão 05

A canção “Canción con todos” expressa em seus versos o desejo de integração entre os povos, de acordo com os seguintes versos: “Siento al caminar / Toda la piel de

América en mi piel / Y anda en mi sangre un rio / Que libera en mi voz / Su caudal. (…)Todas las voces, todas / Todas las manos, todas / Toda la sangre puede / Ser canción en el viento. / ¡Canta conmigo, canta / Hermano americano / Libera tu esperanza / Con un grito en la voz!

(2)

L - 1º Dia – Caderno de Resoluções - Página 2

Questões de 06 a 45 (Linguagens e Seus Códigos)

Questão 06

Tema: Literatura contemporânea.

O poema quebra a expectativa do leitor no final, criando um efeito irônico e bem humorado, o que é típico da literatura contemporânea.

Resposta [D] Questão 07

Tema: Modernismo – primeira fase

A intenção do verso referido no enunciado é confrontar-se com o verso imediatamente anterior, que apresenta a visão tradicional segundo a qual só a norma culta merecer prestígio social.

Resposta [E] Questão 08

Tema: Interpretação de texto poético

O poema usa um voo sobre uma cidade justamente para não se ater a um tema específico, compondo todo um panorama negativo, abordando temas como fome, poluição, guerras, seca, tédio...

Resposta [A] Questão 09

Tema: Gêneros textuais (resenha) e estrutura verbal. As resenhas buscam analisar uma obra artística. No caso do texto, os verbos no presente servem para deixar sempre atual o resumo filme e a abordagem dada a ele.

Resposta [B] Questão 10

Tema: variantes linguísticas

O que tira o texto totalmente da norma padrão é a abreviação de palavras como “tá”, “tô” e “pra”.

Resposta [B] Questão 11

Tema: Interpretação de textos

O texto não se refere a um outro segmento que faz de São Francisco uma cidade inovadora e pioneira, mas a vários como política, direitos LGBT, tecnologia, economia, comida saudável e sustentabilidade.

Resposta [D] Questão 12

Tema: Etimologia

O texto evidencia que a formação da palavra em questão se deu na Roma antiga.

Resposta [A]

Questão 13

Tema: Gêneros textuais (crônica)

Uma característica da crônica é a possibilidade de o cronista falar de suas experiências pessoais, que é o que mais se observa no fragmento acima.

Resposta [C] Questão 14

Tema: Funções da linguagem

Ambos os textos têm predominante a função metalinguística, que está descrita na alternativa B.

Resposta [B] Questão 15

Tema: Educação física (futebol)

O texto apoia o ensino do futebol usando o futsal como ferramenta de apoio ao aprendiz pois o futsal é ágil e utiliza menos espaço, o que pode gerar uma maior integração entre atletas e treinador.

Resposta [E] Questão 16

Tema: Interpretação de textos.

O texto II aborda o mesmo tema do texto I, entretanto tem uma visão contrária à do primeiro. O texto II defende que é opressiva a discussão de gêneros na escola por defender que os conceitos de menino e menina não se constroem culturalmente, e sim já vêm determinados pela natureza.

Resposta [C] Questão 17

Tema: Coesão textual e orações subordinadas

A oração destacada indica ideia de tempo e pode ser substituída por “quando li os artigos produzidos...”

Resposta [C] Questão 18

Tema: Educação Física e questões de gênero

O texto trata de uma possível discriminação de gênero nas aulas de Educação Física das escolas, reproduzindo padrões sociais de discriminação.

Resposta [C] Questão 19

Tema: Interpretação de textos

Embora haja outras alternativas com informação correta, o que o texto destaca é o suporte que a Apple dará aos brasileiros que comprarem seus aparelhos no exterior e tiverem dificuldades com a frequência 4G no Brasil.

(3)

Questão 20

Tema: Funções da linguagem

A função metalinguística é aquela que valoriza o código, isto é, a linguagem. Sempre que um texto faz referência a ele mesmo ou a seu próprio gênero, teremos a presença dessa função.

Resposta [D] Questão 21

Tema: Interpretação de textos

O texto evidencia que o acesso às novas mídias permite que o jovem fique mais ativo politicamente, não apenas recebendo informações dos meios de comunicação tradicionais, mas também criticando acontecimentos e criando conteúdo próprio.

Resposta [B] Questão 22

Tema: Variantes linguísticas (variante regional nordestina)

A pronúncia das duas palavras é típica da variante regional nordestina popular, e a intenção dos dois autores foi reproduzir essa variante de modo a dar mais realismo à letra da canção.

Resposta [B] Questão 23

Tema: Gêneros textuais

O texto faz parte de um artigo no qual as autoras, além de informar, fazem comentários acerca do desmatamento da Amazônia e da ligação entre esse desmatamento e a agropecuária.

Resposta [A] Questão 24

Tema: Interpretação de textos.

O texto fala da necessidade de refletir sobre o tema das adjetivações ligadas ao corpo humano.

Resposta [B] Questão 25

Tema: Intepretação de textos (pontos afins entre dois textos) O primeiro texto destaca a parcialidade do VAR, que favorece a seleção mais poderosa; já o segundo apresenta uma visão apenas positiva do novo árbitro.

Resposta [B] Questão 26

Tema: Variantes linguísticas

O texto reproduz a fala de uma pessoa instruída linguisticamente. Deve-se perceber que não é um texto escrito, e sim a transcrição de uma fala, na qual é normal hesitações e interações com o interlocutor, entretanto isso

Questão 27

Tema: Funções da linguagem

A função referencial caracteriza-se pela objetividade e pelo compromisso com a informatividade da mensagem, o que se exige de um texto de dimensão científica, como de John McCrone, “Como o cérebro funciona,”.

Resposta [B] Questão 28

Tema: Interpretação de textos e uso dos tempos verbais

Utilizando os verbos no passado, o texto publicitário reforça a ideia de que, ao tomar o comprimido, a dor vira passado.

Resposta [C] Questão 29

Tema: Interpretação de texto publicitário

O texto, de maneira muito direta, deixa claro que, se vem desde cedo, a relação entre o músico e a música vem do berço, o que é reforçado pela imagem de um bebê entretido ouvindo música.

Resposta [E] Questão 30

Tema: variantes linguísticas (variante coloquial) Entre outras formas de coloquialidade como a preposição “para” que aparece na forma “pra”, além da palavra “ainda”, que aparece “inda”, temos a ocorrência da próclise no início de frases, como em “Me conta agora como hei de partir”. Esse uso, apesar de comum na fala brasileira, não é autorizado pela gramática.

Resposta [B] Questão 31

Tema: interpretação de textos ligados à cultura africana no Brasil

O texto faz referência ao tutu, que é um prato cujo nome se originou em línguas africanas. O cancioneiro brasileiro tem mantida viva a tradição africana ao longo do tempo, como demonstra o texto.

Resposta [B] Questão 32

Tema: gêneros textuais (carta)

As cartas são feitas para a troca de mensagens e impressões entre remetente e interlocutor. No caso da carta em questão, Mário de Andrade, em tom amistoso, discorda de Drummond, mostrando suas impressões pessoais acerca da candidatura de Getúlio e João Pessoa, em 1929.

(4)

L - 1º Dia – Caderno de Resoluções - Página 4 Questão 33

Tema: Pintura do século XX

Percebe-se na obra de Freud que o pintor optou por representar realisticamente as formas, uma veze que se reconhecem a menina, o cão, o cenário, entretanto não se nota um esforço para representar essas formas de modo perfeito, como requer a arte acadêmica.

Resposta [E] Questão 34

Tema: Vanguardas europeias (Surrealismo)

Uma das características do Surrealismo é a sobreposição (uma imagem sobre outra) de elementos aparentemente sem sentido, mas que têm alguma coerência no inconsciente.

Resposta [A] Questão 35

Tema: Vanguardas europeias

As máscaras africanas influenciaram grandes artistas europeus do início do século XX, que aproveitaram a sintetização de formas contida nas máscaras para criar suas obras. Como exemplo, temos o cubista Pablo Picasso, que abriu mão da perspectiva ao consolidar o Cubismo na pintura.

Resposta [D] Questão 36

Tema: figuras de linguagem (ironia)

A ironia consiste em quebrar a expectativa do leitor, que é induzido a um raciocínio pelo texto, mas acaba sendo surpreendido. No trecho, a agulha se mostra superior à linha, mas se mostra humilhada no final.

Resposta [B] Questão 37

Tema: Interpretação de textos (efeito de humor) Na crônica a graça decorre justamente do fato de que o computador, em vez de seguir ordens humanas, manda no homem e até zomba dele.

Resposta [E] Questão 38

Tema: Gêneros textuais

O aforismo consiste justamente em dizer uma frase de efeito em poucas palavras.

Resposta [D] Questão 39

Tema: funções da linguagem (função referencial) No texto prevalece a função referencial, caracterizada pela ênfase no assunto (referente), e não em outros elementos comunicativos como emissor, receptor, código...

Resposta [C]

Questão 40

Tema: Interpretação de textos.

A clássica cena do defunto ressuscitado serve para dar ares de comédia ao texto.

Resposta [C] Questão 41

Tema: Tipologia e sequências textuais

Apesar de fazerem parte de narrativas, os trechos apresentados dão ênfase à descrição de ambientes ou personagens, daí a forte presença, por exemplo, de adjetivações.

Resposta [C] Questão 42

Tema: Tipologia textual (texto descritivo)

O texto é claramente descritivo, porque prevalecem adjetivações e cenas estáticas, não dinâmicas.

Resposta [C] Questão 43

Tema: Modernismo (primeira fase)

O texto, bem típico de Manuel Bandeira, mostra um eu lírico melancólico que relembra a primeira desilusão “amorosa” da sua infância, o que viria a se repetir no futuro com suas namoradas.

Resposta [C] Questão 44

Tema: Barroco brasileiro

O texto de Gregório de Matos não se contenta em falar mal de um ou de outro setor da sociedade, mas faz um retrato negativo completo do que para ele constituía a Bahia de sua época.

Resposta [C] Questão 45

Tema: Simbolismo brasileiro

O texto compara os sofrimentos cotidianos com os de um palhaço triste que, mesmo bastante afetado por situações difíceis, é obrigado a rir e fazer rir.

(5)

Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Questões de 46 a 90

Questão 46

(Filosofia/Sociologia)

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia] Percebe-se, a partir da leitura da cena, uma crítica ao modelo de trabalho ao qual os trabalhadores da peça estão submetidos, entendendo-o como a causa da miserabilidade dos mesmos, que não usufruem dos produtos que a sua força de trabalho produz. Nesse sentido, a crítica levantada desconstrói a ideia de que o trabalho dignifica e enobrece o homem, apontando o trabalho, ao contrário, como instrumento de opressão. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Português]

“Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar”, escrito em 1960, é o primeiro de uma série de textos em que Oduvaldo Vianna Filho procurava despertar reflexão crítica no público, reunindo propostas cênicas que rompiam com o teatro tradicional por incluírem projeção de filmes, slides, música ao vivo e cenografia modernista. No texto do enunciado, tanto o coro como o diálogo travado entre os Desgraçados revelam a condição de opressão a que o trabalhador está sujeito no contexto laboral do sistema que o escraviza (“Há mil anos sem parar!”, “Eu só trabalho, trabalho, trabalho!”, “A paga vem depois que a gente morre”). Assim, é correta a opção [D] por transcrever um provérbio que contraria essa realidade ao caracterizar o trabalho como elemento positivo: “O trabalho dignifica e enobrece o homem.”.

Resposta [D] Questão 47

(Geografia)

Na hierarquia urbana brasileira, São Paulo é a grande metrópole nacional, a mais influente no território brasileiro, e também a cidade global (influência internacional) mais importante do país. Em seguida, Rio de Janeiro e Brasília também são metrópoles nacionais, uma vez que exercem expressiva influência no país. Brasília é a capital e sua influência decorre da centralização da administração e política no âmbito federal, bem como da transferência de recursos para todos os estados e municípios. O Rio de Janeiro foi capital até 1960, mas ainda hoje apresenta empresas estatais federais como a Petrobras, Furnas e IBGE, portanto apresenta algumas funções de capital e numerosos funcionários públicos federais.

Resposta [D] Questão 48

(História)

A charge faz referência a um momento político-social do país em que as leis foram alteradas por um governo ditatorial para controlar os direitos e a liberdade da população. Nesse sentido, somente a afirmativa [E] está correta.

Questão 49

(Filosofia/Sociologia)

A cultura é composta de elementos diversos. No trecho da música dos Racionais Mc’s, estão presentes elementos culturais que, aparentemente, são contraditórios: a religião e a criminalidade. No entanto, no contexto social em que tal música foi escrita, essa relação faz sentido, pois são elementos que descrevem a complexidade social dentro da qual os compositores devem construir suas experiências de vida.

Resposta [C] Questão 50

(História)

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História] Apesar do interesse puramente econômico existente na iniciativa europeia de dominar a África no século XIX, os europeus desenvolveram Teorias de Justificação para exercer esse domínio, baseadas no darwinismo social e no chamado fardo do homem branco, que afirmavam que a “raça” branca era superior às “raças” negra e amarela e, por isso, tinha o dever moral de civilizá-las.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Sobretudo durante o fim do século XIX, muitos antropólogos e sociólogos desenvolveram teorias de que a diversidade humana seria explicada pelas diferenças raciais. Essa visão, chamada de “racismo científico”, serviu como tentativa de justificar o imperialismo e o colonialismo europeus. Mais tarde, tais teorias mostraram-se falsas e foram abandonadas pelo conhecimento científico.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] [C] Incorreta. Para Lamarck, o ambiente forçava a mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e à atrofia de outras, em função do uso e desuso e a transmissão de tais características aos descendentes.

[D] Incorreta. Para Darwin, os indivíduos melhor adaptados ao ambiente seriam selecionados, devido a maiores chances de sobrevivência e de deixarem descendentes.

Resposta [B] Questão 51

(História)

O excerto faz referência à possibilidade de novas ocupações no Brasil Colônia, resultado do surgimento e da diversificação do setor terciário a partir do Ciclo do Ouro.

(6)

CH - 1º Dia – Caderno de Resoluções - Página 6 Questão 52

(Geografia)

O combate a pandemia de covid-19 necessita de medidas de isolamento social e vacinação em massa da população. As metrópoles e regiões metropolitanas são muito propícias para a expansão de casos e óbitos por covid-19 devido à grande concentração de população absoluta, alta densidade demográfica, intensos fluxos de pessoas (movimentos pendulares) entre áreas de residência, trabalho e lazer. Entre outros agravantes da pandemia em escala local, a desigualdade social, a precariedade do sistema de saúde nos bairros periféricos e os problemas no transporte coletivo com a superlotação. Como metrópoles com papel mundial e nacional, Rio de Janeiro e São Paulo também apresentam conexões com outros países e demais estados do país através de aeroportos movimentados, o que permite a dispersão do vírus em vários territórios.

Resposta [D] Questão 53

(Geografia)

A escala é a relação de proporção entre as distâncias medidas no mapa e a superfície real. Neste caso, 2800m ou 280.000cm é a distância real da Avenida Paulista. A distância no mapa é de 3,5cm. Assim, divide-se 280.000cm por 3,5cm e chega-se a 80.000. Desse modo, a escala é de 1:80.000, isto é, 1cm no mapa equivale a 80.000cm na realidade.

Resposta [C] Questão 54

(Filosofia/Sociologia)

No contexto atual, ganhou força o movimento antivacina, que critica a adoção das vacinas como medida protetiva dos indivíduos e da sociedade.

Resposta [E] Questão 55

(Filosofia/Sociologia)

Por viverem em uma lógica cultural diversa da europeia, inúmeros povos indígenas não foram expostos a certas doenças infecciosas e, por isso, sofreram ainda mais quanto entraram em contato com os povos não-índios.

Resposta [D] Questão 56

(Geografia)

A urbanização brasileira foi desordenada e marcada pela especulação imobiliária e profunda desigualdade social. As populações pobres, por vezes, sofrem com a segregação socioespacial, uma vez que muitas famílias moram em cortiços, aglomerados subnormais (favelas) e até nas ruas, além apresentarem dificuldades de mobilidade devido a precariedade dos transportes coletivos. Soma-se também problemas de acesso ao saneamento básico e serviços públicos (saúde, educação, creches e segurança pública). O poder público não prioriza soluções como a construção de moradias populares e,

muitas vezes, investe em obras viárias que atendem aos interesses corporativos (construtoras) e das classes média e alta.

Resposta [E] Questão 57

(Filosofia/Sociologia)

Com Sócrates, tem-se, na filosofia, a chamada “virada humanista”, quando as questões filosóficas se voltam para investigações acerca dos indivíduos e à vida coletiva, como a política, a ética, a justiça, o conhecimento racional etc.

Resposta [C] Questão 58

(Geografia)

Na década de 1990, o Brasil foi submetido a uma política econômica neoliberal baseada na diminuição do papel do Estado na economia por meio de privatizações, desregulamentação financeira e maior abertura comercial para exportações e importações. Todavia, a entrada excessiva de produtos importados sem planejamento adequado levou ao início da desindustrialização do país, um dos impactos foi a falência de empresas que tiveram dificuldades de competir com os importados e também a demissão de trabalhadores. A década de 1990 foi um período de baixo crescimento econômico e desemprego elevado.

Resposta [A] Questão 59

(Geografia)

A descentralização industrial no Brasil foi iniciada na década de 1970, mas intensificou-se a partir dos anos 1990. Ocorreu a diminuição da participação porcentual da região Sudeste no valor da produção industrial, nos empregos industriais e no número de estabelecimentos concomitante ao crescimento das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A disputa entre estados e entre municípios pela atração de empresas foi chamada de “guerra fiscal” e foi movida a incentivos fiscais, menores salários, doação de terrenos e acesso a rede de transportes (portos e rodovias). O avanço das telecomunicações e da Internet também permitiu a desconcentração da produção física de mercadorias, permitindo também a manutenção da centralização do poder em poucos lugares em termos de tomada de decisões, estratégias e até inovação tecnológica.

Resposta [D] Questão 60

(História)

A princípio, o modelo político adotado pelo Império Brasileiro no pós-Independência baseou-se no já existente modelo liberal e representativo europeu. Todavia, com o passar do tempo, o uso do Poder Moderador por d. Pedro II acabou por centralizar as decisões políticas em suas mãos.

(7)

Questão 61

(História)

A Revolução Liberal do Porto de 1820 tinha como objetivo expulsar os ingleses, o retorno da família real, recolonizar o Brasil e elaborar uma constituição liberal para Portugal. No ano de 1821, a família real retornou para Portugal e D. Pedro I tornou-se príncipe regente do Brasil. Em 1822, foi realizada a independência do Brasil através de uma aliança entre o jovem Pedro I e a elite agrária brasileira.

Resposta [D] Questão 62

(Filosofia/Sociologia)

O modelo de produção de uma sociedade industrializada vai muito além das relações de trabalho, gerando formas de vida e hábitos culturais que, no contexto capitalista, favorecem ações individualistas e consumistas.

Resposta [E] Questão 63

(História)

Como a Lei de Segurança Nacional não especificava com clareza o que eram manifestações de racismo e quem seriam as vítimas dessas manifestações, ela acabou sendo usada para deslegitimar a luta negra contra o racismo no país, uma vez que dava subsídios jurídicos para reclamações de brancos contra essa luta.

Resposta [C] Questão 64

(Geografia)

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Física] A água dos oceanos possui elevado calor específico, o que faz com que a absorção e distribuição de energia proveniente dos raios solares se dê de forma menos ágil, o que acaba por minimizar as amplitudes térmicas de regiões litorâneas.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

Nas áreas litorâneas, o clima sofre o efeito da maritimidade que influi bastante na temperatura e na umidade. Durante o dia, a brisa marinha se desloca da atmosfera sobre o oceano (ar resfriado e com alta pressão) para a atmosfera sobre o continente (ar aquecido e com baixa pressão). Durante a noite, a direção da brisa se inverte, do continente para o oceano. A troca de massas de ar equilibra a temperatura, diminuindo a amplitude termina diária e anual. As áreas litorâneas também apresentam menor altitude, que consiste em outro fator que torna os invernos menos rigorosos. Os invernos são mais rigorosos nas áreas submetidas à continentalidade.

Resposta [A] Questão 65

(Geografia)

As alternativas incorretas são: [A] e [C], porque o texto evidencia a construção da logística e do funcionamento do espaço e não a especulação financeira ou monopólios empresariais; [B], porque zonas econômicas especiais são áreas dotadas de infraestrutura para atender ao mercado externo; [D], porque embora a espacialização denote as relações da produção, ao citar que as regiões são dotadas e qualidades materiais e possibilidades organizacionais, o texto indica a participação diferencial de cada área no território.

Resposta [E] Questão 66

(História)

O relato do ocorrida na fábrica da Volkswagen no ABC Paulista durante a Ditadura reforça a ideia de que desde o início e durante a vigência do Regime os militares tiveram apoio de alguns setores civis da sociedade brasileira, em especial do empresariado.

Resposta [B] Questão 67

(História)

O texto deixa claro que apesar das exclusões – cita-se os escravos, mas as mulheres e os estrangeiros também eram excluídos – a cidadania ateniense abrangia homens de diferentes classes sociais e ocupações, o que denota que o acesso à democracia era heterogêneo, como nas sociedades atuais.

Resposta [E] Questão 68

(Filosofia/Sociologia)

Na perspectiva dos textos apresentados pela questão, a ciência, enquanto atividade humana, passa por transformações e é passível de questionamentos. Por isso, a concepção de ciência apresentada se fundamenta tanto no caráter racional, quanto no caráter hipotético das teorias e conhecimentos científicos. A partir desses pressupostos, Popper advoga o princípio da falseabilidade como critério de demarcação científica, enquanto Nogueira defende o abandono da busca por certezas definitivas na ciência como condição da existência da própria ciência. Ambas as posições relacionam a validade do conhecimento científico à possibilidade da dúvida e da verificação contínua do que a ciência produz.

Resposta [D] Questão 69

(História)

A questão aponta para a formação do arraial de Canudos, liderado pelo beato Antônio Conselheiro, na década de 1890 no interior do estado da Bahia. Entre as causas do surgimento de Canudos estava o descaso das autoridades, a estrutura agrária viciada e a miséria dos camponeses. O arraial de Belo Monte possuía um estilo de vida comunitário, pautado na cooperação, mutirão e

(8)

CH - 1º Dia – Caderno de Resoluções - Página 8 Questão 70

(Geografia)

A afirmativa correta é [E], porque a flexibilização da legislação ambiental, o negacionismo das mudanças climáticas e o avanço do desmatamento e queimadas no Brasil, nesse último ano, descumprem a implementação do Acordo de Paris, compromisso fundamental para que a aproximação Mercosul – UE, ocorra.

As afirmativas incorretas são: [A], porque o desacordo não ocorre por causa dos vinhos; [B] e [C], porque a agricultura familiar e as SAFs são mecanismos que se alinham com os compromissos do Acordo de Paris; [D], porque a divergência entre os blocos se dá pela questão ambiental e não comercial.

Resposta [E] Questão 71

(Filosofia/Sociologia)

A questão pede aos estudantes a compreensão da teoria do conhecimento de Kant. Por mais que o filósofo considere a racionalidade e a experiência como necessárias para compreender o mundo, sua síntese entre racionalismo e empirismo define que sem o conteúdo da experiência o racionalismo seria vazio, bem como sem os conceitos (racionais) a experiência não faria sentido.

Resposta [B] Questão 72

(Filosofia/Sociologia)

Na mitologia clássica, Apolo representa a temperança, a razão e a beleza, enquanto Dionísio representa as pulsões opostas, as emoções, a loucura, as forças da natureza. Para Nietzsche, a combinação entre as duas estéticas, representadas por Apolo e Dionísio, se combinam na tragédia, enquanto nas demais artes elas costumam ser separadas. A representação da tragédia é, para esse pensador, a arte ideal, uma vez que apresenta a vida a partir da sua afirmação. Isso porque o real, segundo Nietzsche, é composto pelo conflito entre as duas forças representadas por Apolo e Dionísio: a ordem e a desordem, a temperança e a desmedida, a razão e as emoções. Desse modo, essas duas estéticas representam dimensões da realidade que são complementares e, por isso, necessárias.

Resposta [A] Questão 73

(Geografia)

A alternativa correta é [E], porque a exploração de petróleo resulta em vazamentos que comprometem o bioma e a funcionalidade da economia. As alternativas incorretas são: [A], porque a afirmativa é uma característica favorável e não desfavorável; [B] e [D], porque as proporções dos impactos ambientais, a exemplo dos vazamentos e derrames do óleo, são grandes; [C], porque o petróleo impede a fotossíntese.

Resposta [E]

Questão 74

(Geografia)

As regiões são espaços com elementos ambientais e socioeconômicas particulares.

No Brasil, ocorrem várias divisões regionais com critérios variados. A divisão do IBGE foi formulada conforme aspectos físicos e socioeconômicos, sendo muito utilizada com objetivos administrativos e divulgação de dados estatísticos. Na divisão do IBGE, a integridade do território do Maranhão pertence a região Nordeste. Todavia, na divisão proposta por agências de desenvolvimento regional, o noroeste do Maranhão integra a Amazônia Legal, uma vez que apresenta características amazônicas (clima equatorial, floresta amazônica e tipo de ocupação populacional e atividades econômicas similar ao restante da Amazônia). A Amazônia Legal é a região de atuação da SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) que concede incentivos fiscais para empreendimentos econômicos.

Resposta [D] Questão 75

(Filosofia/Sociologia)

Na concepção acerca das atividades humanas no mundo clássico, o uso da técnica corresponde à uma forma inferior de atividade, própria dos homens menos virtuosos e sábios. Dessa forma, o ensino da retórica pelos sofistas, por meio de técnicas para argumentar de maneira persuasiva, era visto por Sócrates como um ensino inferior e ilusório, prejudicial, portanto, à gestão da pólis.

Resposta [C] Questão 76

(História)

O enredo do conto versa sobre o coronelismo, ou seja, sobre a influência dos coronéis na política e na economia brasileira ao longo da República Oligárquica. Através do coronelismo, os coronéis mantinham o funcionamento da Política do Café-com-Leite e da Política dos Governadores, tendo, assim, o controle da política no país.

Resposta [B] Questão 77

(História)

A partir do momento em que houve a conversão de chefes tribais bárbaros ao Cristianismo, podemos afirmar que o poder eclesiástico se sobrepôs ao poder secular desses chefes, dada a influência que a Igreja Católica tinha sobre a sociedade feudal. Logo, tal conversão contribuiu para a imbricação do poder eclesiástico sobre o secular na sociedade europeia da época.

(9)

Questão 78

(Filosofia/Sociologia)

No pensamento de Descartes, o problema do conhecimento humano é central. Para esse pensador racionalista, as percepções oriundas dos sentidos humanos, para a obtenção do conhecimento, seriam falhas, podendo levar a ilusões, ainda que essa percepção falha derive de algo real. Partindo dessa perspectiva, Descartes formula, então, a ideia de uma entidade do mal, um “gênio maligno”, causadora dessas percepções enganadoras. Tal ideia, entretanto, também admitia a existência de uma “substância” pensante, que só é passível de ser enganada porque existe: o cogito, que seria a “capacidade de pensar”. Com efeito, a única alternativa correta é a letra [D].

Resposta [D] Questão 79

(História)

A artista Martha Rosler faz, na montagem, uma crítica à contradição existente entre os EUA promotores de uma guerra muito violenta em outra parte do mundo – a Guerra do Vietnã – e os EUA promotores de uma sociedade de consumo e bem estar social dentro do território norte-americano.

Resposta [E] Questão 80

(Geografia)

A afirmativa correta é [B], porque em razão de sua forma em geoide, ao projetar a Terra sobre um plano, independente da projeção cartográfica utilizada, haverá distorções. As afirmativas incorretas são: [A], porque enquanto Mercator adota a projeção conforme, Gall-Peters adota a projeção equivalente, e dessa forma, são projeções diferentes e não correção de projeções; [C] e [D], porque todas as projeções exibem distorções; [E], porque o formato da Terra já era conhecido.

Resposta [B] Questão 81

(Filosofia/Sociologia)

O texto levanta uma reflexão acerca dos impactos que o avanço da tecnologia poderá ter no futuro, no que diz respeito a fundamentos morais das sociedades e às concepções de humanidade compartilhadas socialmente até então. Ao colocar em questão as possibilidades de manipulação da vida humana e do patrimônio biológico dos indivíduos, evidencia-se, também, um conflito entre tais ações e a forma como se entende, hoje, a caracterização da vida humana, o que deverá levar à necessidade de uma redefinição desses entendimentos no futuro.

Resposta [E]

Questão 82

(Filosofia/Sociologia)

De acordo com o filósofo hispano-mexicano Sánchez Vásquez, a teoria de Karl Marx e Friedrich Engels se estrutura na concepção da luta de classes. A luta de classes só pode ocorrer em sociedades onde surgem formas de propriedade dos meios de produção. Em qualquer sociedade assim estruturada, a violência será a racionalidade decisiva para uma classe social manter seu poder sobre outras classes sociais. Por isso, a violência é um componente inerente às sociedades de classe, ou seja, socialmente hierarquizada. Daí o item correto ser a letra [E].

Resposta [E] Questão 83

(História)

A questão remete ao aspecto político do Antigo Regime, isto é, o Absolutismo. A Europa na Idade Moderna, séculos XV ao XVIII, viveu sob a égide do chamado Antigo Regime. O Antigo Regime no campo econômico foi marcado pelo Mercantilismo, uma forte intervenção estatal na economia; na esfera social, havia uma sociedade estamental pautada em privilégios de nascimento; no campo político, o Antigo Regime foi caracterizado pelo absolutismo, uma forte centralização do poder nas mãos dos reis monarcas, conhecidas como as monarquias absolutistas. O excerto do pensador Etiene La Boétie, reflete e questiona sobre parte da sociedade ser fiel ao rei.

Resposta [B] Questão 84

(História)

A Conferência de Bandung ocorreu em 1955 na Indonésia no contexto da Descolonização, isto é, o processo de independência da África e da Ásia diante das potências capitalistas. Nesse encontro, surgiu a expressão Terceiro Mundo com o bloco dos não alinhados. Defenderam à autodeterminação dos povos e criticou o imperialismo, entre outros.

Resposta [B] Questão 85

(Filosofia/Sociologia)

Alternativa [E] – Correta. As palavras de Davi Kopenawa destacam a diferença entre a concepção do povo yanomami e os brancos. Os yanomamis valorizam a palavra falada, inscrita na subjetividade como um código divino que se legitima ao ser expresso em oposição a outra visão, que valoriza a palavra escrita. Temos estabelcidade uma relação em que as diferenças são explicitadas a fim de se buscar um diálogo – Kopenawa concede aos brancos a fixação de suas palavras num texto escrito. Trata-se, então, do reconhecimento do “outro” e da visão da diferença – a alteridade – como não sendo impeditivo ao entendimento. O item correto é,

(10)

CH - 1º Dia – Caderno de Resoluções - Página 10 Questão 86

(Filosofia/Sociologia)

A partir da leitura atenta do texto, o aluno deve identificar que Locke faz uma defesa do direito à propriedade como um direito natural, e que o pacto social, que organiza a vida em sociedade civil, deve ser uma força que garante a efetivação desse, e de outros direitos naturais. Logo, a resposta que apresenta um aspecto da teoria política de Locke só pode ser a letra [A].

Resposta [A] Questão 87

(História)

Podemos notar que tanto no gráfico de 1872 quanto no de 2018 há a predominância do trabalho doméstico feminino. Logo, essa característica (desigualdade de gênero) manteve-se do Brasil Imperial para o Brasil atual.

Resposta [A] Questão 88

(Geografia)

A alternativa correta é: [A], porque os arcos de ilhas na figura são formados pelo magma caracterizando um arco vulcânico; a cadeia mesoceânica é um rifty com bordas de placas divergentes; a fossa oceânica é uma depressão resultante de um movimento convergente da placa; as montanhas são resultantes do processo de orogenia. As alternativas seguintes são incorretas porque indicam formações que não correspondem às indicadas na figura.

Resposta [A] Questão 89

(Geografia)

Após a crise do petróleo de 1973 com a elevação dos preços, o governo brasileiro mudou a política energética para diminuir a dependência em relação ao petróleo importado. Investiu na produção doméstica de petróleo, em hidrelétricas, em energia nuclear e no etanol combustível. O Proálcool foi criado em 1975 e tornou-se um dos melhores biocombustíveis do mundo, entre as vantagens, fonte renovável e tecnologia nacional. Nos anos 2000, o mercado para etanol foi estimulado pela criação dos automóveis bicombustíveis e da elevação do porcentual de etanol misturado à gasolina.

Resposta [B] Questão 90

(Geografia)

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

O vulcanismo apresenta diversos impactos ambientais conforme sua intensidade. A liberação de material piroclástico (cinzas, vapor d’água, gases e água) na atmosfera pode causar maior reflexão da luz solar e redução da temperatura. Também pode causar chuva ácida, mudanças na composição da água e presença de substâncias com enxofre que podem causar impactos sobre a biodiversidade.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] O fenômeno apresentado no esquema representa uma erupção vulcânica, com derramamento de lava sobre a superfície e liberação de muitos gases, cinzas, fumaça e vapor d´água para a atmosfera; tal fenômeno pode alterar o biociclos terrestres, marinhos e dulcícolas, pois desencadeia a chuva ácida, com a dissolução do dióxido de enxofre em vapor d´água da atmosfera, formando ácido sulfúrico; além disso, as partículas liberadas podem formar uma camada densa na atmosfera, que impede a entrada de radiação solar na superfície terrestre, levando à diminuição da temperatura, afetando os ecossistemas locais.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] Óxidos de enxofre, que são responsáveis pela chuva ácida, são liberados na atmosfera pelas erupções vulcânicas. Além disso, as nuvens ácidas formadas podem bloquear a luz do Sol e provocar a diminuição da temperatura local.

Referências

Documentos relacionados

Para aumentar a tração, há também a função "kickdown" de redução de marcha na alavanca de controle da transmissão, que permite ao operador a redução imediata de 2ª

[r]

O Comitê do Patrimônio Mundial reúne-se regularmente para deliberar sobre ações que visem à conservação e à preservação do patrimônio mundial.. Entre as tarefas

D o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas.. E o uso contínuo do computador de forma

As respostas desses jovens indicam pistas de como eles fazem inferências em relação à história em quadrinhos apresentada. Percival afirma que os exércitos e civilizações

Tomando por base a periodização clássica do modelo de Matvéiev em que assenta em três períodos fundamentais sendo eles o (período preparatório, o competitivo e transitório) e

Em 2017, o CADE instaurou processo administrativo para apurar a formação de cartel por empreiteiras que atuaram em licitações públicas, incluindo obras de metrô em sete

Momentos históricos em que serão trabalhadas as três linguagens: dadaísta, futurista, fauvista, op art, pop arte, movimento modernista, arte contemporânea E Semana de