• Nenhum resultado encontrado

OTITE CANINA UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTITE CANINA UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OTITE CANINA – UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Luana Brito de Oliveira– luanab_oliveira@hotmail.com

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Propriedade Intelectual–Universidade Federal de Sergipe

Daiane Costa Guimarães – dayaned10@hotmail.com

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Propriedade Intelectual–Universidade Federal de Sergipe

Suzana Leitão Russo – suzana.ufs@hotmail.com

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Propriedade Intelectual–Universidade Federal de Sergipe

Resumo—A otite externa é uma afecção observada frequentemente em cães na clínica de pequenos animais. A Malassezia spp é o microrganismo isolado com maior frequência nos ouvidos destes sendo um dos principais agentes etiológicos causadores de infecções otológicas. Desta forma, objetivou-se avaliar quantitativa e qualitativamente a produção científica a cerca da otite canina, onde foi realizado um estudo bibliométrico. Apesar de suas limitações metodológicas, estudos bibliométricos são ferramentas úteis para avaliar a relevância social e científica de uma determinada disciplina ou campo, na medida em que permitem uma visão geral do crescimento, tamanho e distribuição da literatura científica nessa área ao longo de um determinado período de tempo. O levantamento dos artigos publicados foi realizado na base Science Direct, associando os termos otite em cães (otitis in dogs), tendo retornado 970 documentos. Observou-se no total de documentos encontrados na base de dados Science Direct, 970 documentos e nas revistas foram encontrados 196 documentos sobre as palavras chaves estudada. Em relação ao número de publicações, na base de dados Science Direct, o ano de 2006 obteve um crescimento em relação aos demais anos, e restringindo a busca para jornais ou revistas o ano de 2010 obteve maior publicação. Dentre as revistas que mais houve publicação na base Science Direct a que se destacou foi a Veterinay Microbiology com 41 publicações de artigos e na base Scopus foi a Veterinary Dermatology com 84 publicações.

Em relação ao número de citações percebe-se uma expressiva visualização no portal Google Acadêmico, por se tratar de um site de busca gratuito. Elaborado ainda, uma busca sobre a qualificação das revistas científicas, para determinar o grau de importância e confiabilidade do artigo para o meio científico e acadêmico.

Palavras-chave— otite canina, bibliometria, Science Direct.

Abstract—Otitis externa is a condition frequently observed in dogs at the clinic for small animals. Malassezia spp is the most frequently isolated microorganism in the ears of those being one of the major etiological agents of ear infections. Thus aimed to evaluate quantitatively and qualitatively the scientific production about the canine otitis, where we performed a bibliometric study. Although methodological limitations bibliometrical studies are useful tools to assess social and scientific relevance of a particular subject or field, to the extent that allows an overview of the growth, size and distribution of the literature in this area over a given period time. The survey was conducted of articles published in Science Direct base, associating the terms otitis in dogs (otitis in dogs), having returned 970 documents. It was observed in all documents found in Science Direct database, document 970 and revised 196 documents found on the keywords studied. Regarding the number of publications in Science Direct database, 2006 achieved growth compared to other years, and restricting the search to newspapers or magazines 2010 obtained the highest publication. Among the magazines that most were published in Science Direct base that stood out was the

(2)

Veterinay Microbiology 41 journal articles and Scopus was the Veterinary Dermatology with 84 publications.

Regarding the number of citations we can see a significant view in Google Scholar portal, because it is a free search engine. Elaborated yet, a search on the classification of scientific journals, to determine the degree of importance and reliability of the article to the scientific and academic community.

Keywords—canine otitis, bibliometrics, Science Direct.

I. INTRODUÇÃO

A otite é uma inflamação de etiologia multifatorial, muitas vezes associada a microrganismos oportunistas, que pode acometer o ouvido externo, o médio e/ou interno, comumente encontradas em cães com orelhas pendulares longas e peludas (Ginel et al., 2002). A otite externa é caracterizada assim por se restringir a região do ouvido externo, isto é, do orifício auricular até a membrana timpânica (August, 1988). A otite média compreende da membrana timpânica à bula timpânica (Gotthelf, 2004). A otite interna é uma inflamação que ocorre na parte mais interna do ouvido, envolvendo a cóclea, vestíbulo e canais semicirculares (McKeever & Torres, 1997).

Os microrganismos encontrados na otite canina excedem os encontrados na microbiota dos ouvidos clinicamente normais, e algumas bactérias, tais como: Pseudomonas e Proteus só são detectados no ouvido inflamado (Yoshida et al., 2002; Yamashita et al., 2005), Salassezia pachydermatis, Staphylococcus pseudintermedius, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Proteus spp. e Streptococcus canis são associadas a otite externa (AALBÆK et al., 2010).

O diagnóstico é baseado na história e achado clínico (Murphy, 2001). Além do exame radiográfico, uso do otoscópio e dos testes de sensibilidade e cultura, nos casos de otite média e interna (McKeever & Torres, 1997). Os sinais clínicos observados na otite externa aguda iniciam-se com eritema, posteriormente, o ato de balançar constantemente a cabeça, coçar orelha incansavelmente, secreção ótica (ceruminosa ou purulenta), evidência de auto trauma e escoriações (que podem acarretar em um otohematoma), mau odor, inchaço e dor (ROSSER, 2004).

O tratamento baseia-se em uma intervenção continua, com medidas preventivas, tais como a assepsia do conduto auditivo com o uso de antifúngico, antisséptico e anti-inflamatório.

A fim de avaliar quantitativa e qualitativamente a produção científica a cerca da otite canina, foi realizado um estudo bibliométrico. Apesar de suas limitações metodológicas, estudos bibliométricos são ferramentas úteis para avaliar a relevância social e científica de uma determinada disciplina ou campo, na medida em que permitem uma visão geral do crescimento, tamanho e distribuição da literatura científica nessa área ao longo de um determinado período de tempo (GARCÍA-GARCÍA et al., 2008).

A bibliometria surgiu no início do século devido à necessidade de estudar e avaliar as atividades de produção e comunicação científica. Por bibliometria, entende-se como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico (ARAÚJO, 2006, p. 12).

II. MÉTODO

A metodologia utilizada foi à análise bibliométrica dos artigos publicados no Science Direct com o intuito de verificar a produção científica na área veterinária relacionada ao tema otite em cães, além das bases de dados de artigos científicos Scopus, período CAPES e o Google Acadêmico que foram utilizadas para comparar o número de citações e avaliação Qualis dos artigos citados.

A palavra-chave utilizada foi otite em cães (otitis in dogs), sendo realizada a busca entre o período de 2000 a 2014, selecionando-se os itens artigo e Veterinary Science and Veterinary Medicine, a fim de identificar o número total de artigos por ano, artigos com o maior número de publicações, maior número de citações e avaliações qualis dos artigos mais publicados.

De acordo com a Tabela 1, foi encontrado um total de 970 documentos na base Science Direct com todos os documentos (All) de 2000 a 2014. Com o propósito de refinar a pesquisa, foi selecionada a opção Journals (revistas) e article (artigos), optando por selecionar os artigos da área Veterinary Science and Veterinary Medicine (Ciências Veterinária e Medicina Veterinária), com o respectivo ano, sendo encontrados 196 documentos. Os dados coletados

(3)

foram abordados e previamente analisados utilizando-se o programa Microsoft Excel.

Tabela 1. Total de documentos encontrados na base de dados Science Direct . Palavra- Chave All (Todos) Journals (Revistas)

Otitis in Dogs 970 196

Fonte: Elaboração própria a partir da base de dados do Science Direct (2015).

III. RESULTADOSEDISCUSSÕES

Foi realizada uma busca na base de dados Science Direct, a fim de apurar o quantitativo de artigos científicos publicados entre os anos de 2000 a 2014, utilizando o termo Otitis in dogs, no link All do site de busca. Observou-se que o ano de 2006 apresentou o maior score, com 113 publicações, conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1. Número de total de artigos publicados entre os anos de 2000 a 2014.

0 20 40 60 80 100 120

Fonte: Elaboração própria, a partir da base de dados do Science Direct (2015).

Posteriormente, ao restringir a busca no link Journals da base de dados Science Direct, a fim de averiguar a real quantidade de artigos científicos publicados na área da Medicina Veterinária (Veterinary Science and Veterinary Medicine), entre os anos de 2000 a 2014, utilizando o termo Otitis in dogs. No ano de 2010 houve 21 publicações, posteriormente há um declínio no número de publicações, conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2. Número de artigos por Journals (Revista) por ano de 2000 a 2014.

(4)

Fonte: Elaboração própria, a partir da base de dados do Science Direct (2015).

A Figura 3 ilustra as 8 principais revistas que mais publicaram artigos com a citação otite em cães na base de dados do Science Direct, dentre essas revistas a que mais se destacou foi a Veterinay Microbiology com 41 publicações de artigos.

Figura 3. As 8 Tops revistas com maior número de publicações.

Fonte: Elaboração própria, a partir da base de dados do Science Direct (2015).

Ao fazer uso da base de dados do Scopus, podemos observar que dentre as 8 principais revistas que mais

(5)

publicaram artigos com a citação otite em cães, destaque para a revista Veterinary Dermatology com 84 publicações de artigos, conforme ilustra a Figura 4.

Figura 4. As 8 Tops revistas com maior número de publicações.

Fonte: Elaboração própria, a partir da base de dados do Scopus (2015).

Em seguida, ao confrontarmos os dados obtidos na plataforma Science Direct e Scopus, observou-se resultados discrepantes em relação as 8 maiores revistas que publicaram a maior quantidade de artigo científicos sobre o tema otite em cães. Todavia, a revista Veterinary Microbiology apresentou destaque em ambas às plataformas de busca.

Logo, ao realizar um levantamento do número de citações nas bases de dados do Science Direct e Google Acadêmico, a respeito do tema em questão, nota-se uma expressiva visualização no portal Google Acadêmico, por se tratar de um site de busca gratuito. Por exemplo, a revista Veterinary Microbiology apresentou 1004 citações no Google Acadêmico e 684 citações no Science Direct, conforme Figura 5.

Figura 5. Número de Citações do Science Direct e Google Acadêmico.

(6)

0 200 400 600 800 1000 1200

Nº de citações (google acadêmico)

Nº de citações science direct

Fonte: Elaboração própria, a partir das bases de dados do Science Direct e Google Acadêmico (2015).

A Tabela 2 apresenta a qualificação das revistas científicas, utilizando o Science Direct, isto é, o score do Qualis determina o grau de importância e confiabilidade do artigo para o meio científico e acadêmico.

Tabela 2. Avaliação Qualis das revistas na base de dados Science Direct.

REVISTA SCIENCE DIRECT QUALIS

Veterinary Microbiology A1

The veterinary Journal B1

Journal of Feline Medicine and Surgery B1 Veterinary Immunology and Immunopathology B1

Veterinary Parasitology B1

Clinical Techniques in Small Animal Practice 0

Journal of Exotic Pet Medicine B2

Research in Veterinary Science A2

Fonte: Elaboração própria a partir da base de dados do Science Direct (2015).

Todavia, a Tabela 3 apresenta o mesmo critério de avaliação das revistas científicas que fora abordado na Tabela 2, porém, utilizando o Scopus para determinar o grau de importância e confiabilidade do artigo para o meio científico e acadêmico.

Tabela 3. Avaliação Qualis das revistas na base de dados Scopus.

(7)

REVISTAS SCOPUS QUALIS

Veterinary Dermatology B1

Veterinary Microbiology A1

Veterinary Record B1

Journal of the American Veterinary Medical Association B1 Veterinary Radiology and Ultrasound B1 Journal of the American Animal Hospital Association B2

Medical Mycology A2

Journal of Veterinary Clinics 0

Fonte: Elaboração própria a partir da base de dados do Science Direct (2015).

A revista científica Veterinary Microbiology apresentou o melhor índice de qualificação dos artigos, nível A1 (Índice de qualidade mais elevado), tanto para a base de dados Science Direct quanto para a base Scopus, a partir da análise de qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, dos periódicos científicos.

IV. CONCLUSÃO

Com os resultados obtidos nessa analise bibliométrica, um total de 970 documentos altamente citados na base Science Direct com todos os documentos (All) de 2000 a 2014, foram encontrados 196 artigos científicos publicados na área da Medicina Veterinária (Veterinary Science and Veterinary Medicine). Os dados coletados foram abordados e previamente analisados utilizando-se o programa Microsoft Excel.

Observa-se um aumento significativo de artigos publicados no ano de 2006 com 113 publicações, ao restringir a busca, nota-se um crescimento de artigos por jornais (revista) no ano de 2010, onde houve 21 publicações, posteriormente houve um decaimento de publicações.

Em se tratando da patologia ser corriqueira nas clínicas de animais de pequeno porte, comumente vistas na raça canina, conclui-se que há um número pouco expressivo de publicações científicas a respeito do assunto. De fato deve-se investir mais em novas pesquisas e publicações na área veterinária.

AGRADECIMENTO

Ao apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

REFERÊNCIAS

AALBÆK A, B.; BEMIS, D.A.; SCHJÆRFF, M.; KANIA, S.A.; FRANK, L.A.; GUARDABASSI, L. Coryneform bacteria associated with canine otitis externa. Veterinary Microbiology 145 (2010), p. 292–298.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: Evolução história e questões atuais. Em questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

AUGUST, J.R. Otitis externa: A disease of multifactorial etiology. Vet Clin North Am Small Anim Pract. v. 18, p.731-742, 1988.

BAPTISTA, T. C. C.; REIS, C.; TEIXEIRA, D.; MOURA, M. Diagnóstico de Malassezia sp. Em ouvidos de cães e sua correlação clínica. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 9, n. 9, p. 48-55, 2010.

GARCÍA-GARCÍA, P.; LÓPEZ-MUÑOZ, F.; RUBIO, G.; MARTÍN-AGUEDA, B.; ALAMO, C. Phytotherapy and psychiatry:

Bibliometric study of the scientific literature from the last 20 years. Phytomedicine, v. 15, 566–576. 2008.

GINEL, P.J.; LUCENA, R.; RODRIGUEZ, J.C.; ORTEGA, J. A semiquantitative cytological evaluation of normal and pathological samples from the external ear canal of dogs and cats. Vet. Dermatol. v. 13, p. 151–156. 2002.

GOOGLE ACADÊMICO. Disponível em: < https://scholar.google.com.br/ > Acesso em: 03 jun.2015.

GOTTHELF, L.N. Diagnosis and treatment of otitis media in dogs and cats. Vet Clin Small Anim. v. 34, p.469–487. 2004.

(8)

PATRICK J. MCKEEVER, P.J.; TORRES, S.M.F. Ear Disease and its Management. Veterinary clinics of north america: small animal practice. v. 27(6), November, 1997.

MURPHY, K.M. A Review of Techniques for the Investigation of Otitis Externa and Otitis Media. Clinical Techniques in Small Animal Practice, v. 16, No 3 (November), 2001: pp 236-241.

ROSSER, E.J.JR. Causes of Otitis Externa. Vet Clin Small Anim. 34, p. 459-468. 2004.

SCIENCEDIRECT. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/ >. Acesso em: 02 jun.2015.

SCOPUS. Disponível em: < http://www.scopus.com/>. Acesso em: 03 jun. 2015.

YAMASHITA, K.; SHIMIZU, A.; KAWANO, J.; UCHIDA, E.; HARUNA, A.; IGIMI, S. Isolation and characterization of staphylococci from external auditory meatus of dogs with or without otitis externa with special reference to Staphylococcus schleiferi subsp. coagulans isolates. J. Vet. Med. Sci. 67, p. 263–268, 2005.

YOSHIDA, N.; NAITO, F.; FUKATA, T. Studies of certain factors affecting the microenvironment and microflora of the external ear of the dog in health and disease. J. Vet. Med. Sci. 64, p.1145–1147, 2002.

Referências

Documentos relacionados

anuidade de 2021 para alunos do Colégio Unesc que ingressarem em vagas ociosas e que sejam dependentes de responsáveis legais que tenham vínculo empregatício com

As paredes serão revestidas com chapisco, massa grossa e gesso e posterior acabamento com látex em duas demãos. Os banheiros e copa serão revestidos com azulejos

O presente trabalho teve como objetivo contribuir com as pesquisas sobre imagem corporal, verificando se a percepção da imagem corporal de mulheres com depressão fazendo uso de

Temas centrais em Sartre já estavam delineados por Jaspers: a) a crítica ao recurso ao infinito e ao método empírico (aspecto importante na fenomenologia), que o existencialista

Elementos essenciais: autor, título do artigo, nome do periódico (em negrito), local de publicação, editora, volume, número do fascículo, data e número de páginas. A abreviatura

CONCLUSÃO DOS AUTORES: No presente estudo, os pacientes que receberam dipilumab tiveram taxas significativamente mais baixas de exacerbação da asma do que aqueles que

mentos no computador para que ele saiba para onde você está olhando (linhas 3-5). Se tomarmos as frases seguintes isoladas do seu contexto, a não acentuação

This therapeutic modality has been shown to be effective, especially in behavioral dysphonia, as this treatment makes it possible to observe the vocal behavior of participants in