• Nenhum resultado encontrado

ESPELEOGÊNESE EM QUARTZITOS DA SERRA DO IBITIPOCA, SUDESTE DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPELEOGÊNESE EM QUARTZITOS DA SERRA DO IBITIPOCA, SUDESTE DE MINAS GERAIS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Anuário do Instituto dc Gcocicncias * Volum e 20 - PP. 75-87 - 1997

ESPELEOGÊNESE EM QUARTZITOS DA SERRA DO IB IT IP O C A , SUDESTE DE MINAS GERAIS

Atlas V. C O R R Ê A N E T O & João B A P T IS T A F IL H O

IJcparUuncnto dc Geologia e-mnil: A TI.A S^K -FO.UFRJ HR

S P E L E O G E N E S IS IN Q U A R T Z 1 T E S F R O M T H E I B I T I P O C A R A N G E , S O U T H E A S T E R N M IN A S G E R A IS

A B S T R A C T

The caves built in quari/.iics at itic Ibilipoca Range arc pan of hicrnrquized underground drainage systems. Spclcogcncsis was a two-stage process. following lhe sanding/piping model. In the first stage. porosity was generated by feldspar and phyllosiIicalcs alteration and silica solution from quartz. The essential conditions Tor cave development were: ( I ) a large dtlercncc between local and regional base levels, (2) prcscncc of rock layers specially susceptible to sanding and piping processes (fine-grained micaceous quartzitc) and (3) a sequence of cyclcs o f stability and uplift. Different cave patterns and sizes can be explained by changcs in one or more of the above condiiionanls

Keywords: spclcogcncsis, quartzite, Brazil.

R E S U M O

As cavernas cm qunrtzilo na Scrra do Ibitipoca s3o parte de redes hierarquizadas de drenagens subterrâneas. A cspelcogcncsc foi um processo dc dois estágios, seguindo o modelo sanding/piping. A alteração inlcmpérica dc fcldspatos c filossilicatos c a dissoluçAo de silica gerou porosictade inicial nos quartzitos. durante o primeiro estágio. As condições essenciais para a cspelcogcncsc foram: ( I ) grande diferença entre o nível frcático local c o nívei dc base regional; (2) presença dc camadas de rocha especialmente favoráveis aos processos dc sanding c pip ing (qunrtzilo fino micácco) c (3) ciclos sucessivos de estabilidade c soerguimento.

Diferenças na morrologia c tamanho das cavernas podem ser explicadas por mudanças cm um ou mais dos fatores acima.

Palavras-chavc; cspelcogcncsc. qunrtzilos, Minas Gerais.

1. IN T R O D U Ç Ã O E O B J E T IV O S

A Serra do Ibitipoca é formada por quartzitos pertencentes ao Gp. Andrelândia (Ebert, 1955; Trouw et «/, 1983), composto por metassedimentos com médio a alto grau de metamorfismo. Esta serra caracteriza-se por grande número de cavernas desenvolvidas em quartzitos. São conhecidas atualmente 30 cavernas, a maior das quais, a Gruta das Bromélias, atinge 2750 m de desenvolvimento linear (D L ) (Corrêa Neto et a ! 1995). Estas cavernas

75

(2)

Anuário do Instituto dc Gcocicncias - Volume 2U - PP. 75-X7 - I')')!

foram inicialmente descritas por Perez & Grossi (1987). Estudos posteriores foram realizados por Corrêa Neto et a/. (1993, 1995, 1996).

Cavernas formadas nos quartzitos do Gp. Andrelãndia são também relativamente comuns em outros locais do sudeste de Minas Gerais (ex.: Serras de Luminárias. Carrancas e São Tomé das Letras). O propósito desta contribuição é de descrever brevemente as cavernas formadas em quartzitos da Serra do Ibitipoca e propor possíveis mecanismos de espeleogênese.

2. C O N T E X T O G E O L Ó G IC O E G E O M O R F O L Ó G IC O

As Formas escarpadas da Serra do Ibitipoca contrastam com seus arredores (figs. I e 2), tendo em média altitudes de 1500*1600 m, atingindo valor máximo de 1784 m no Pico Ibitipoca ou Lombada. A serra é composta por duas cuestas cujos flancos Jip-slope estão inclinados para o interior do mesmo vale, por onde correm o Rio do Salto e o Córrego da Mata. A diferença entre o nível freático da serra, nas áreas onde formaram-se cavernas, c o nível de base de seus arredores que varia entre 250 m na parte oeste e 350 m na parte sul.

Na Serra do Ibitipoca são comuns vales estreitos, provavelmente gerados por desabamento de cavernas (ex.: Córrego do Pião) e dolinas (ex.: Gruta dos Três Arcos). O padrão de drenagem é em treliça, bastante espaçado, com baixa densidade hidrográfica, em especial quando comparada com seus arredores. Os depósitos fluviais são inexpressivos e descontínuos. Nos arredores da serra o relevo é formado por morros e colinas arredondadas e a drenagem é predominantemente subdendrítica (fig. 1).

Os litótipos predominantes da Serra do Ibitipoca (fig. 2) são quartzitos grossos sacaroidais, pertencentes às porções basais do Gp. Andrelãndia. Subordinadamente, ocorrem quartzitos finos micáceos, biotita-xistos e lentes decimétricas de muscovita-xistos. As camadas mergulham ao redor de 20° para S E na maior parte da serra. O metamorfismo atingiu a fácies anfibolito médio (Nummer, 1991). Nos arredores da serra predominam biotita-xistos e gnaisses.

A estruturação tectônica da serra foi gerada por três fases de deformação. A primeira gerou grandes dobras recumbentes com eixos E - W. Durante a segunda, as estruturas anteriores foram parcialmente reorientadas por empurrões de S E para N W e redobramentos (Nummer, 1991). As estruturas da última fase correspondem a dobras suaves concêntricas com

7Ci

(3)

Anuário do Instituto dc Geociências - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

eixos N E - SW A foliaçâo principal, subparalela ao acamadamento sedimentar reliquiar, é relacionada ao primeiro dobramento. Os principais sistemas de fraturas tem direções S W - N E (predominante), N - S e E-W.

3. C A V E R N A S DA S E R R A DO IB IT IP O C A

Em função de diferenças morfológicas e controles geológicos, três grupos de cavernas podem ser identificados na Serra do Ibitipoca (Corrêa Neto et a i , 1993). Os grupos I e II serão descritos aqui. O Grupo III, composto por túneis (extensão máxima de 86 m - Ponte de Pedra) e arcos ao longo de cursos d’água superficiais, é irrelevante para a presente discussão.

O Grupo 1 (Fig. 3a, 3b) é formado pelas maiores cavernas (600 m - 2750 m, desenvolvimento linear- D L), exibindo em planta padrões krancfm ork com passagens angulares (cj. Palmer, 1991). Os condutos têm corte retangular a oval, alguns mostrando formas compostas, corn a parte superior oval e a inferior em fenda estreita. O gradiente das galerias é ao redor de 8o. Nas partes topograficamente mais elevadas (mais próximas â superfície) das galerias desenvolveram-se dolinas de corte assimétrico e elipticas em planta. Ao longo dos condutos há raras clarabóias.

As cavernas do Grupo I possuem controle estrutural (zonas de fratura) e estratigráfico (quartzito micáceo de grã fina e espessura entre 1,5 m e 2 m). Há galerias inativas a 1,5 m e 3 m acima do nível freático atual. São comuns níveis ricos em pipes, condicionados pelos planos de foliação.

Galerias de cavernas do Grupo I condicionadas por fraturas paralelas ao mergulho das camadas, têm padrões distintos das condicionadas por fraturas paralelas à direção. No primeiro caso, formam-se galerias estreitas e longas (fig. 3a), resultando em grande desenvolvimento linear. No segundo (fig. 3b), as galerias são menores, porém mais largas e de maior volume. O desenvolvimento linear é menor.

As cavernas do Grupo II (Fig. 3c - 3e) têm desenvolvimento linear entre 186 m e 600 m, com padrões network rudimentares em planta, formados por galerias levemente meandrantes de corte simples (retangulares ou triangulares, raramente em fissura) e com gradiente ao redor de 5o. Nos tetos são comuns pipes subverticais. Galerias inativas existem a

1,5 m, 7 m e 10 m acima do atual nivel de base. Não há controle estratigráfico claro.

77

(4)

Anuário do Insliluio dc Gcocicnçias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

As galerias mais extensas são condicionadas por fraturas N E e. mais raramente, N - S.

Fraturas N W e E - W geralmente condicionam galerias menores ou pequenos desvios na direção das maiores. As galerias de cavernas do grupo II também sâo caracterizadas por reentrâncias com forma oval em planta, topo dòmico e fundo com suave inclinação parabólica, no interior do qual há acúmulo de água.

As cavernas de ambos os grupos desenvolveram-se em áreas onde a direção de mergulho das camadas aproximadamente coincide com a direção de inclinação da superfície topográfica.

Nas cavernas de ambos os grupos há espeleotcmas de silica (opala-a, identificada através de difratometria de raios-X) formando recobrimentos nas paredes das galerias, ligados à exudação de água capilar. Esses espeleotcmas assumem geralmente formato de coralóides, também tendo sido encontradas raras formas de bolhas ocas e estalactites com alguns centimetros de comprimento. Os recobrimentos de silica são mais extensos em cavernas do Grupo II. Foi encontrada anemolite de silica com 13 cm de comprimento, em caverna do Grupo II. Escorrimentos de allofana também são comuns em cavernas de ambos os grupos, associando-se à água corrente a partir dc fendas e canais de diâmetros centimétricos.

No interior das cavernas dos grupos I e II, são comuns depósitos de sedimentos, especialmente em galerias inativas e níveis suspensos de condutos ativos. Os sedimentos são de duas origens: fluviais e dc gravidade.

Os sedimentos fluviais compõem-se de areias grossas a médias (com ocasionais grânulos) mal trabalhadas, com baixos valores de arredondamento e esiéricidade média (devido ao formato original dos grãos dos quartzitos sacaroidais). Os depósitos são incoesos e atingem espessuras de até 1,5 m. Nas galerias ativas, onde o fluxo de água causa mais erosão do que deposição, o acúmulo de sedimentos é localizado em pequenas barras após obstáculos. 0 topo dos depósitos fluviais das cavernas do grupo II ocasionalmente apresenta camada de aproximadamente I cm dc espessura de material cimentado por sílica. Em algumas cavernas, como na Gruta do liocão, há estreitos (40 cm - 50 cm) depósitos compostos por seixos de quarlzito, cimentados por allofana, com até 30 cm de espessura. •

Os depósitos de gravidade originam-se da queda de material do teto e das paredes das galerias e salões. Tem forma de cone invertido, compondo-se de areia grossa a muito grossa.

(5)

Anuário do Instilulo de Geocicncias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

blocos e boulders. São comuns em galerias inativas (sobrepostos aos fluviais), em níveis suspensos nos salões e nas entradas das cavernas.

4. D IS C U S S Ã O

A espeleogênese na Serra do Ibitipoca é tida como processo de dois estágios (Corrêa Neto et al, 1993), seguindo o modelo sandtng/piping (Martini, 1987), similar à casos na Venezuela (Urbani, 1986), África do Sul (Martini, 1987) e Líbia (Busche & Sponholz, 1992).

A aplicação desse modelo é baseada na presença de niveis de pipes, espeleotemas de silica, padrão das cavernas em planta, e na significativa diferença entre o nivel freático local e o nível de base regional.

O modelo sanding piping pressupõe a formação inicial de zonas lineares d£ porosidade e permeabilidade aumentadas, na interseção de fraturas com planos de foliação e/ou acamadamento, durante período de prolongada estabilidade do nível de base e baixo gradiente do nivel freático. Espaços vazios seriam formados pela dissolução de diminutas quantidades de silica (sobre a dissolução de silica o leitor deve referir-se a White et a i y 1966; Young, 1986, Busche & Sponholz, 1992) ao longo do contato de grãos de quartzo. Nessas zonas lineares, a rocha torna-se enfraquecida mecanicamente (o nèogrès de Martini, 1987).

Um ponto a ser levantado é a eficiência da dissolução de silica como mecanismo gerador de porosidade. Apesar da existência de diversas evidências favoráveis a ocorrência de dissolução de silica durante a espeleogênese em quartzitos (Young, 1986; Busche & Sponholz, 1992), em rochas siliciclásticas, a formação da porosidade secundária, durante a diagênese, é fundamentalmente devido a dissolução incongruente de aluminossílicatos. Este processo resulta na formação de argilominerais, um ‘resíduo’ que deve ser removido para evitar a obstrução dos espaços vazios recém formados.

Os freqüentes escorrimentos de allofana formados a partir de pipes e fraturas são indicio de que. pelo menos parte da porosidade formada na primeira etapa do processo de espeleogênese na Serra do Ibitipoca, foi devida a alteração de aluminossílicatos (feldspatos e micas) Os dados atualmente disponíveis não permitem, entretanto, avaliar a importância relativa da dissolução de silica e da alteração de aluminossílicatos na geração de poros durante a primeira etapa da espeleogênese.

7y

(6)

Anuário do Instituto de Geociéncias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

Qualquer que tenha sido o processo predominante, a geração de poros foi originada pela percolação de água meteórica, enriquecida em ácidos orgânicos e CO2 provenientes do solo, através de fraturas e planos de foliação. Esses compostos aumentam em muito a capacidade da água de atacar os componentes das rochas. A abundância de chuvas da região também leve influência marcante, por prover suprimento constante e renovável de água.

No segundo estágio, um soerguimento (regional?) aumenta o gradiente e a velocidade de fluxo do lençol freático. Grãos de quartzo são mecanicamente removidos, formando rede de condutos cilíndricos (pipes), alguns dos quais concentram ainda mais o fluxo. Estes alargam- se, tomando-se galerias de caverna, integrando sistema hierarquizado de drenagem subterrânea, também composto por pipes, fraturas e poros interligados.

O controle estratigráfico responde pelo maior porte das cavemas do Grupo I. A camada de quarlzito fino micáceo é especialmente propícia ao processo, devido à composição mineralógica e a grã fina, que fornece maior superfície de contato dos grãos com a água (Corrêa Neto et al., 1993).

A seqüência composta por um período inicial de estabilidade e posterior soerguimento, parece essencial para a formação de cavemas em quartzito, tendo sido registrada na Austrália (Young, 1986), Venezuela (Urbani, 1986), África do Sul (Martini, 1987) e Libia (Busche &

Sponholz, 1992).

Na Serra do Ibitipoca, feições externas (terraços aluvionares, leitos fósseis de rios) e internas (níveis de galerias abandonadas) registram sucessivos episódios de soerguimento. Se os níveis de galerias abandonadas forem utilizados como indicadores de idade (Palmer, 1987), as cavernas do Grupo II seriam mais antigas que as do Grupo I, pois apresentam mais níveis de galerias elevadas. O controle estratigráfico pode ser responsável pelo desenvolvimento mais rápido das cavemas do Grupo I na segunda etapa da espeleogênese.

As cavemas em quartzitos das serras de Luminárias (M G ) e Carrancas (M G ) (fig. 4) têm características similares às do grupo II de Ibitipoca, apresentando porém, maior controle litológico, devido à presença de camadas centimétricas de xistos imediatamente abaixo dos^

níveis de p ip es (Corrêa Neto et a l 1996). Processos genéticos semelhantes aos acima propostos, provavelmente, também atuaram em Carrancas e Luminárias.

(7)

Anuário do Instituto de Gcocicncias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

5. C O N C L U S Õ E S

A formação de cavemas em quartzito na Serra do Ibitipoca deve-se à longo período inicial de estabilidade do lençol freático, durante o qual, na interseção de fraturas com planos de foliação, formaram-se de zonas de porosidade e permeabilidade aumentadas, devido à alteração intempérica de feldspatos e filossilicatos e a dissolução de silica, tornando o quartzito incoeso e friável. O fluxo de água subterrânea concentrou-se nessas zonas.

Um ou mais episódios posteriores de soerguimento, causaram aumento da velocidade do fluxo de água. Ocorreu formação de pipes ao longo das zonas de permeabilidade aumentada, devido a remoção mecânica dos grãos de quartzo. Eventualmente, alguns pipes foram alargados até tomarem-se galerias de cavernas. Niveis suspensos de galerias podem indicar episódios sucessivos de soerguimento.

Contribui ram para a espeleogênese:

(i) Grande diferença entre o nível freático da Serra do Ibitipoca e o nivel de base regional.

(ii) Presença de camada (quartzito micáceo de grã fina) especialmente favorável a ocorrência de sanding e piping, gerando as diferenças morfológicas entre cavernas dos grupos I e II

Agradecimentos:

Os autores desejam agradecer ao IEF-M G e, em especial, à direção do Parque Estadual do Ibitipoca pelo apoio à pesquisa desde 1990. Os trabalhos de campo tornaram-se possíveis graças à Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas (S P E C ). Luis Cláudio C. Anísio e Aline T. Silva, do curso de Graduação em Geologia da U F R J, foram de grande auxilio, respectivamente, durante trabalhos de topografia e interpretação de difratogramas de raios-X.

81

(8)

Anuário do Inslitulo dc Gcocicncias - Volume 20 * PP. 75-87 - l*>97

6. R E F E R Ê N C I A S :

B U S C H E , D. Sc SPO N H O LZ, B. 1992. Morphological and micromorphological aspects of the sandstone karst of eastern Niger. Z. Geomorph. /V./'. 85: 1-18.

C O R R Ê A N ET O , A.V.: A N ÍSIO . L.C.C. & B R A N D Ã O . C.P. 1993. Um endocarste quartzilico na Serra do Ibitipoca. S E de Minas Gerais. SIM P Ó SIO D E G E O L O G IA D E M IN A S G E R A IS , 7, A naisdo .... Boletim SH(i núcleo MG 12: 83-86.

C O R R Ê A N ET O . A.V.; A N ÍSIO . L.C.C. & B R A N D Ã O . C.P. & CIN TRA , H P. 1995. Gruta das Bromclias (M G 042). municipio de Lima Duarte, MG: uma das maiores cavernas eni quartzito do mundo. I.speleo-tema 18: 1-12.

C O R R Ê A N ET O , A.V.; D U T R A , G. & B A P T IS T A FILH O , J. 1996. Espeleogênese eni quartzitos: comparações entre as serras de Ibitipoca, Luminárias e Carrancas (MG).

C O N G R E S S O B R A S IL E IR O D E G E O L O G IA , 38. Anais do ... . Salvador, SBG . Vol. 4:

555 - 558.

E B E R T , H. 1955. Pesquisas na parte sudeste do Estado de Minas Gerais. Relatório AnuaI da Divisão de( ícologia e Mineralogia. Rio de Janeiro. RJ. 1954:78-89.

JE N N IN G S . J.N. 1983. Sandstone pseudokarst or karst? in\ YOUN G, R.W. & NANSON, G.C., Aspects of Australian sandstone landscapes. A it.'ft. N.Z. Geomorph. Group W ollongong’. 21 -30,

M A R I IN I, J. 1987. Karst features in quartzite of South Africa. Karstologia 9:45-52.

N U M M E R , A. R. 1991. Mapeamento geológico lítoestruiural e tectônica experimental do Gnjpo Andrelãndia na região de Santa Rita do Ibitipoca-Lima Duarte. Sul de Minas Gerais. Tese de Mestrado, Instituto de Gcocièncias. U F R J. 190p,

P E R E Z , R..C. & GROSS1. W.R. 1987. I'he quartzitic speleological district o f the Parque Florestal Estadual do Ibitipoca. Minas Gerais. Brazil. IN T E R N A T IO N A L C O N G R ESS O F S P E L E O L O G Y , 9 . Proceedings o f.... 12-14,

P A L M E R , A. N. 1987. Cave levels and their interpretation. llxe NSS Bulletin, 49: 50-66.

P A L M E R , A. N. 1991. Origin and morphology of limestone caves. Geological Society o j Am erica Hu He tin, 103: 1-21.

S Z C Z E R B A N , E. & U R B A N I. F. 1974. Carsos de Venezuela, Parte 4: Formas cársicas en areniscas Precanibricas del Território Federal Amazonas y Estado Bolivar. Bol. Soc.

J enezoelona hlspe!. 5( I )'27-54.

U R B A N I, F. 1986. Notes on the origin of caves in Precambrian qtiartzites of Roraima Group, Venezuela, /ntercicncia 11(6): 298-300,

1

(9)

Anuário do InsiiUrio dc Gcocicncias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

TROITVV, R.A.J.; R IB E IR O , À. & P A C IU L L O , F.V.P. 1983. Geologia estrutural do Grupo São João dei Rei, Carrancas e Andrelãndia, sul de Minas Gerais. Anais da Academia Brasileira dc Ciências 55( I ): 71 - 85.

W H IT E, W .B.; JE F F E R S O N , G L & H AM AN , J F. 1966. Quartzite Karst in Southeastern Venezuela. International Journal o f Speleology, 2: 309-314.

Y O UNG , R.W. 1986. Tower kartst in sandstone: Bungle Bungle massif. Northwestern Australia. Z. Geomorph, N. F , 30(2): 189-202.

8.1

(10)

Anuário do Instituto de Gcociênçias - Volume 20 - PP. 75-87 -

a n i b i l - p c x

B ase t o p o y à f c o F o tia Lima Duarte 1 50 0 0 0 tBGET

LOCALIZAÇÃO DAS CAVERNAS

0 KM

1- Gruta das Casas 2- Gruta da Pinguça 3- Gruta dos Coelhos 4- Ponte de Pedra 5- Gruta do Gnomo 6- Gruta do Martiminiano 7- Gaita das Bromélias 8- Gruta das Dobras 9- Gruta do S 10- Arco do Ariete

11- Gruta da Cruz 12- Gruta dos Fugitivos 13- Gruta dos Três Arcos 14- Gruta dos More iras 15- Gruta da Catedral I & II 16* Gruta do Pifio

17- Gruta do Bocâo 18- Gruta do Bolagato 19- Gruta dos Viajantes 20- Gruta do Guano

A re a Ert^irtarta

TIPOS DE CAVERNA Grupo I A

Grupo II ▼ Grupo tl! 9

R i o d o S r t o Cc *. tSa M ata R io V *tm a<ho

F IG U R A 1: Mapa topográfico da Serra do Ibitipoca, com localização das cavidades mais significativas. Ver texto

para detalhes. 84

(11)

Anuário do Instituto de Gcociôncias - Volum e 20 - PP. 75-87 - 1997 anibi2b.pcx

B9K1 granada biotita-xisto E & f l bíotita muscovita-xisto

quartzito fino m icáceo

quartzito grosso

granada biotita-gnaisse contato

falha de em purrão eixo de sinforme D1 eixo de antiforme D1 eixo de antiforme D2 X ► ôixo de sinform e D2

jf atitude de foliaçào S1 drenagens principais FIGURA 2: Mapa geológico simplificado da Serra do Ibitipoca. Geologia modificada a partir de Nummer (1991)

85

(12)

Anuário do Instilulo dc Gcocicncias - Volume 20 - PP. 75-87 - 1997

F IG U R A 3: (A) Gruta das Bromélias, 2750 m DL. (B) Gruta das Casas, 600 m DL. (C) Gruta do Bocão, 450 m DL. (D) Gruta dos Fugitivos, 186 m DL. (E) Gruta do Pião, 126m DL. (A) e (B) são cavernas do Grupo I; as restantes são do Grupo II. Ver texto para detalhes. ^

M ap as simplificados; cortesia da SPEC.

(13)

Anuário (lo Instiluto dc Gcocicncias - Volume 2t) - PP. 75-X 7 - 1997

l45W

2 2 í

A h JV lio

Cp. Andrelãndia (principalmente xistos) C = ) Gp AMreiândla (quartzitos predom inantes) B H H Granitos e g naisses

Fa lh a t r a n s c o rrc n lo

O

F a lh a d o o m p u rr ã o

* '■ E>iO <Jc a n tifo rm a l I < E i i o d c « in fo r m a l

; , Eix o d e a n lito rm a l r c c u m b c n t c C o n ta to

Gn«jk*pj m v w 1 ,J i ;j< L i tfw M^cPudu Fillio *.'1 j l (1983)

20 km

A *

!\

!- V.-,

RWASn

LCJf

FIG U R A 4: Algum as cavernas das serras de Carrancas (B) e Luminárias (C) e (D) (A) Mapa geológico simplificado para fins de localização. (B) Toca de Carrancas, 583 m DL. (C) Toca do Chico Lino, 213 m DL. (D) Tocas Num Sei I e II, 468 m D L em conjunto. M ap as simplificados, cortesia do S P A N S (B) e G B P E (C) e (D).

X7

(14)

Referências

Documentos relacionados

Capítulo II: Verificar o efeito da concentração de extrato, forma de distribuição e doses de aplicação do extrato metanólico e hidrometanólico no controle do

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

- as disposições nas Diretrizes Curriculares Nacionais emanadas pelo Conselho Nacional de Educação, em especial o contido na Resolução CNE/CEB nº 07/2010, que define as

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Com a lógica do código de programação simulada testada no programa Psim, foi desenvolvido um código em linguagem C através do programa Atmel Studio, este por

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

Trata-se de um esforço para contextualizar na história dos métodos contraceptivos hormonais, as controvérsias que os acompanham, ao longo do século XX, para