• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Novo Horizonte - SC Concurso Público 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2018.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Novo Horizonte - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 03.

Metrópoles do futuro, cidadãos do presente.

Uma reflexão sobre as regras da boa convivência, dos deveres e dos direitos. Debater o futuro é sempre desafiador. Muito se fala sobre como serão as cidades do amanhã. Inúmeros projetos são lançados para enfrentar grandes desafios globais: poluição, consumis-mo, desperdício de recursos (água, luz, alimentos), criminalidade, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana e desemprego crescente.

Segundo estudo da Oxford Economics, apenas 750 cidades no mundo irão concentrar 30% dos empregos no planeta e 61% do PIB mundial. O homem do futuro viverá majoritariamente em áreas urbanas e será nevrálgico o modo como os governos/ONGs, empresas irão lidar com essa superpopulação das cidades.

Os cidadãos, principalmente das grandes cidades, precisarão refletir e agir sobre quais serão as regras da boa convivência, dos deveres e dos direitos no tocante aos recursos naturais, lixo e trânsito.

Em 2030, segundo a ONU, as megacidades Nova York, Shangai e São Paulo terão populações gigantescas, da ordem de 20, 30 ou até quase 40 milhões de pessoas. Se fora do Brasil a dis-cussão segue intensa, e diversas ações já estão em curso (carros elétricos, coleta seletiva do lixo, reutilização de água, energia limpa), em nossas terras tropicais, ainda há muito por fazer. As grandes cidades brasileiras sofrem com as facções criminosas, o trânsito caótico e com os cidadãos cada vez mais estressados e doentes. Os governos (municipal, estadual e federal) atuam de forma muito lenta, e resta aos indivíduos procurarem o que pode ser mudado. Seja com a conscientização de que nossas atitudes afetam a vida do outro ou para o diálogo com o seu entorno na busca por soluções.

[...]

Educação, saneamento básico e saúde são os principais pontos procurados por cidadãos em vários países pesquisados. No entanto, no Brasil, vemos que nossas cidades estão muito atrás nesses quesitos e fica difícil imaginar a distância que estamos para termos cidades eficientes e saudáveis.

Quanto à mobilidade urbana, os problemas ainda não são encarados de forma séria pelas au-toridades, e o uso de automóveis e a logística baseada no transporte rodoviário, por meio de caminhões, ainda são a cultura dominante. Embora já existam movimentos e ações para a construção de ciclovias, ainda são muito tímidas diante do problema. Na verdade, temos inú-meros rios e sistemas disponíveis para uso de embarcações, além de uma costa oceânica imensa, mas insistimos em ter o carro como sonho de consumo e inúmeras reduções de im-postos para compra de automóveis.

[...]

Muito do que hoje temos em nossas metrópoles é fruto de nossas escolhas também. As inun-dações seriam muito menos frequentes se nós cidadãos jogássemos o lixo nas lixeiras, e não nas ruas, rios, calçadas e jardins. É preciso fazer a parte que nos cabe.

[...]

O futuro dependerá muito mais de mim e de você do que das grandes campanhas e propagan-das e propagan-das políticas públicas. Parafraseando, e adaptando, John Kenndy Jr, em seu discurso de posse, pode-se afirmar: Não pergunte o que seu país, sua cidade, pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu país, por sua cidade. Nós podemos mudar o futuro hoje!

(Fonte: Postado por Bruno Cunha, professor e diretor administrativo da Faculdade Canção Nova – Em 24/09/2018. http://www.dm.com.br/opiniao/2018/09/metropoles-do-futuro-cidadaos-do-presente.html.Adaptado).

(4)

01- A característica predominante neste gênero textual é: a) Transmitir subjetividades por meio de uma opinião. b) Descrever um determinado contexto.

c) Expor a opinião do autor sobre o tema. d) Orientar o leitor acerca de um procedimento.

02- “No entanto, no Brasil, vemos que nossas cidades estão muito atrás nesses quesitos e fica difícil imaginar a distância que estamos para termos cidades eficientes e saudáveis.” 6º§. Assinale a alternativa que apresenta a relação de ideia estabelecida pelo conectivo destacado nessa frase.

a) Adição. b) Explicação. c) Conclusão. d) Oposição.

03- “Quanto à mobilidade urbana, os problemas ainda não são encarados de forma séria pelas autoridades (...).”7º§.

Sobre o uso da crase na frase acima é correto afirmar: a) É a fusão da preposição “a” com o artigo “a”. b) É a fusão da preposição “a” com o pronome “a”. c) A crase na frase acima é facultativa.

d) A crase acima é obrigatória por se tratar de palavra feminina em sentido genérico não precedida de artigo.

04- Assinale a alternativa contendo a associação incorreta entre obras e respectivos escritores pertencentes à Literatura Brasileira:

a) O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna. b) As Meninas – Adélia Prado.

c) Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa.

d) Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto.

05- Qual é o valor de k na equação: ( ) ( ), sendo a)

.

b) 1. c) 2. d) .

06- Assinale a alternativa que contenha a raiz da equação exponencial : a) Um número par e não primo.

b) Um número ímpar e não primo. c) Um número par e primo.

d) Um número ímpar e primo.

07- Se k é o maior número inteiro que satisfaz a inequação ( )

,

então é possível afirmar que será igual a:

a) 3. b) 9. c) -9. d) -4.

(5)

08- Dada a equação |

| | |, é correto afirmar que o valor de x será: a) 2.

b) . c) -9. d) 9.

09- Sobre o Município de Novo Horizonte analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Pertence a Região Turística: Grande Oeste e faz divisa com São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Formosa do Sul, Santiago do Sul.

II- Com uma população: 2.432 hab.est. segundo IBGE/2017, Novo Horizonte ocupa uma área aproximadamente de 172 km² segundo IBGE/2016.

III- Sua é de Latitude: 26°26'40 e Longitude: 52°50'01 com a Altitude: 710m.

(Fonte: https://turismo.novohorizonte.sc.gov.br/).

a) Apenas a afirmativa I esta correta.

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

10- Os municípios são unidades constitutivas da União em patamar igual aos estados e são agrupados pelo IBGE em mesorregiões e microrregiões. As mesorregiões congregam diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, não constituindo uma entidade política ou administrativa, sendo utilizada apenas para fins estatísticos. O estado de Santa Catarina é dividido em seis mesorregiões, observando o mapa abaixo podemos afirmar que:

(6)

a) O n° 01 representa a mesorregião Vale do Itajaí, o n° 02 representa a mesorregião Norte Catarinense, o n° 03 representa a mesorregião Oeste catarinense, o n° 04 representa a mesorregião Serrana, o n° 05 representa a mesorregião Sul Catarinense e o n° 06 representa a mesorregião Grande Florianópolis.

b) O n° 01 representa a mesorregião Grande Florianópolis, o n° 02 representa a mesorregião Norte Catarinense, o n° 03 representa a mesorregião Oeste catarinense, o n° 04 representa a mesorregião Serrana, o n° 05 representa a mesorregião Sul Catarinense e o n° 06 representa a mesorregião Vale do Itajaí.

c) O n° 01 representa a mesorregião Vale do Itajaí, o n° 02 representa a mesorregião Sul Catarinense, o n° 03 representa a mesorregião Oeste catarinense, o n° 04 representa a mesorregião Serrana, o n° 05 representa a mesorregião Norte Catarinense e o n° 06 representa a mesorregião Grande Florianópolis.

d) O n° 01 representa a mesorregião Grande Florianópolis, o n° 02 representa a mesorregião Norte Catarinense, o n° 03 representa a mesorregião Oeste catarinense, o n° 04 representa a mesorregião Vale do Itajaí, o n° 05 representa a mesorregião Sul Catarinense e o n° 06 representa a mesorregião Serrana.

Conhecimentos Específicos

11- A face do ser humano é composta por diversos músculos que apresentam capacidade contrátil, cabe ao técnico em saúde bucal ter conhecimento básico sobre as essas estruturas anatômicas da cabeça e do pescoço. São músculos da face, exceto.

a) Músculo Prócero.

b) Músculo Zigomático Menor. c) Músculo Pactíneo.

d) Músculo Platisma.

12- São meios de transição do vírus da imunodeficiência adquirida, exceto. a) Transfusão sanguínea.

b) Amamentação materna. c) Troca de saliva.

d) Gestação.

13- São doenças passiveis de transmissão no consultório odontológico, exceto. a) Sífilis.

b) Hepatite. c) Tuberculose. d) Esquistossomose.

14- O profissional em saúde bucal deve conhecer a cavidade bucal, assim como as diversas nomenclaturas existentes para as diferentes estruturas anatômicas da boca. Assinale a alternativa incorreta.

a) A região posterior do céu da boca é conhecida como palato mole.

b) A região posterior ao terceiro molar superior é conhecida como trígono retro molar. c) Comissura labial é a região labial que conecta o lábio superior com o inferior. d) Mucosa julgal é a região localizada na parte interna da bochecha.

(7)

15- Observe com atenção a imagem e assinale a opção que descreve incorretamente a região assinalada.

a) A letra A identifica o esmalte do dente, camada mais dura e esbranquiçada.

b) A letra B mostra a dentina, camada composta por canalículos que contem líquidos. c) A região assinalada pela letra C é a polpa, parte de dentro do dente que contem

somente vasos sanguíneos.

d) A região identificada pela letra D é o cemento, ligada ao osso através de fibras colágenas.

16- Observe a imagem e assinale a alternativa incorreta.

a) O dente 4 do primeiro quadrante é conhecido por segundo pré molar superior direito. b) O dente 1 do terceiro quadrante é conhecido por incisivo central inferior esquerdo. c) O dente 8 do primeiro quadrante é conhecido por terceiro molar superior direito. d) O dente 3 do quarto quadrante é conhecido por canino inferior esquerdo.

17- Durante o atendimento clínico uma das tarefas do técnico em saúde bucal é auxiliar o cirurgião dentista montando e organizando sua mesa de trabalho com os matérias próprios para cada procedimento. São instrumentos disponíveis e utilizados no exame clinico padrão, exceto.

a) Bandeja.

b) Sonda exploradora. c) Pinça dente de rato. d) Espelho clínico.

(8)

18- São componentes do equipo odontológico, exceto. a) Seringa trípce.

b) Pedal de controle.

c) Válvulas e reservatórios. d) Mocho.

19- As mãos devem ser higienizadas, utilizando água e sabão, preparação alcoólica e anticépticos, quando há indicações. Sobre o assunto assinale alternativa incorreta.

a) O sabonete usado para a lavagem das mãos deve ser preferencialmente em barra. b) Quando utilizadas, as escovas devem ter cerdas macias e destinadas apenas à

escovação de unhas e espaços subungueais.

c) As unhas devem ser mantidas aparadas e, caso use esmalte, este não deve apresentar fissuras ou descamação.

d) O álcool só deve ser aplicado quando as mãos estiverem livres de sujidade ou umidade visível.

20- A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes. Nos dias atuais, a autoclave é o processo de primeira em consultórios odontológicos. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

a) A autoclave utiliza para esterilização vapor saturado, sob pressão.

b) Os microrganismos são destruídos pela ação combinada da temperatura, pressão e umidade, que promove a termocoagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura genética celular.

c) O material, devidamente embalado, deve ser colocado na câmara da autoclave ligada previamente, dispondo-se os pacotes de modo que o vapor possa circular livremente e atinja todas as superfícies do material.

d) Atualmente, existem três tipos de autoclave disponíveis no mercado: gravitacional, pré-vácuo e ciclo flash.

21- A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários através de desmineralização do substrato dental. Observe as afirmativas abaixo e assinale a correta.

a) Quanto à evolução do processo, as cáries dentárias podem ser agudas, quando a lesão é considerada ativa e progressiva. Apresenta área brilhante, relativamente dura, de cor que varia do amarelo ou acastanhado ao negro.

b) Quanto à evolução do processo, as cáries dentárias podem ser crônicas, quando a lesão de cárie está inativa, mineralizada. Apresenta área amolecida, de cor amarelada ou castanha clara.

c) Quanto à história prévia, as cáries dentárias podem ser primarias, quando as lesões de cárie presentes são em superfícies já comprometidas previamente.

d) Quanto à história prévia, as cáries dentárias podem ser secundarias, quando as lesões de cárie se desenvolvem em regiões adjacentes às restaurações.

22- Doença periodontal é um termo genérico empregado para um grupo de afecções que acometem o periodonto em diferentes circunstâncias. Assinale a alternativa incorreta a respeito da gengivite.

a) Ocorre à diminuição do volume da gengiva e alteração da sua cor, ficando mais avermelhada.

b) Uma boa higienização pode diminuir a inflamação e restabelecer.

c) A gengivite retrata uma resposta inflamatória dos tecidos gengivais ao acúmulo de bactérias que colonizam o sulco gengival através do biofilme.

d) Inicialmente, nota-se que a gengiva sangra espontaneamente, ou como fator causado pela escova ou pelo fio dental.

(9)

23- O técnico em saúde bucal deve utilizar equipamentos de proteção individual, que são: luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, aventais e sapatos fechados. A respeito desses equipamentos assinale a alternativa incorreta.

a) Utilizam-se luvas sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secreções e excreções, com mucosas ou com áreas de pele não íntegra.

b) Os aventais devem ser de mangas longas, pano ou descartável, para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes, e impermeável, nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes. Deve ser usado fechado, durante todos os procedimentos.

c) Sapatos fechados são utilizados para proteção dos pés em locais úmidos ou com quantidade significativa de material infectante como centro cirúrgico.

d) Máscaras e óculos de proteção são utilizados somente durante procedimentos clínicos em que o técnico irá auxiliar diretamente o cirurgião dentista em seu atendimento ao paciente.

24- Leia atentamente:

"Foi desenvolvido (a) para atender à importante função da limpeza de instrumentos e artigos. Possibilita limpeza eficiente em áreas de difícil acesso dos instrumentos clínicos. Reduz o consumo de água e o tempo gasto em limpeza. Além disso, minimiza o contato do operador com instrumentos contaminados (Adaptado de CEPED)."

O texto refere-se ao seguinte equipamento: a) Detergente enzimático.

b) Lavadora ultrassônica. c) Destiladora.

d) Bomba a vácuo.

25- Os resíduos da pratica clínica são separados em categorias únicas para o correto descarte. Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos resíduos mostrados pela figura.

a) Químico; biológico e/ou perfurocortantes e abrasivos; radioativo; semelhante aos domiciliares e aos recicláveis.

b) Biológico e/ou perfurocortantes e abrasivos; radioativo; químico; semelhante aos domiciliares e aos recicláveis.

c) Radioativo; químico; biológico e/ou perfurocortantes e abrasivos; semelhante aos domiciliares e aos recicláveis.

d) Biológico e/ou perfurocortantes e abrasivos; químico; radioativo; semelhante aos domiciliares e aos recicláveis.

(10)

26- Observe a descrição a seguir e assinale a qual técnica de escovação pertence.

"Durante a escovação, forçar as cerdas diretamente no sulco gengival, num ângulo de 45 graus com o eixo do dente. Forçar as cerdas, o máximo possível, para dentro do sulco e fazer um movimento curto para frente e para trás, vibratório, deslocando todo o resíduo existente na área; conforme é movimentada a escova, os dentes e a gengiva vão sendo limpos."

a) Técnica de Fones.

b) Técnica de Stillman modificada. c) Técnica de Bass.

d) Técnica de Bass modificada.

27- São materiais utilizados no processo de proteção do complexo dentina-polpa, exceto. a) Resina composta.

b) Vernizes cavitários. c) Hidróxido de cálcio.

d) Cimentos de ionômero de vidro.

28- Periodontite é um estágio mais avançado que a gengivite, uma vez que a inflamação não se limita à gengiva, envolve o osso que sustenta os dentes e forma a “bolsa periodontal”, que só é detectada pelo dentista através da sondagem. São sinais da periodontite, exceto.

a) Gengiva recuada dos dentes. b) Dentes com mobilidade. c) Fluxo salivar inconstante. d) Mau hálito.

29- São fatores de risco para doenças periodontais, exceto. a) Tabagismo.

b) Diabetes.

c) Dentes apinhados. d) Carie oclusal.

30- A radiografia é um importante meio que auxilia o cirurgião dentista no correto diagnostico de lesões e planejamento do plano de tratamento do paciente. Sobre o assunto, assinale a opção que mostra a ordem correta das substancias no interior da câmera escura.

a) Fixador - Água- Revelador. b) Revelador - Fixador - Água. c) Revelador - Água- Fixador. d) Água - Revelador- Fixador.

Referências

Documentos relacionados

Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas.. E vêm se tornando mais e

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Piriá, o

Os materiais utilizados para as restaurações diretas podem ser resina composta (restauração da cor do dente) ionômero (cimento de vidro) e amálgama (uma liga

CONHECIMENTOS GERAIS PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL, FISCAL MUNICIPAL, PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA I, TÉCNICO DE SAÚDE BUCAL, TÉCNICO EM

A) O Ministério da Saúde do Brasil identificou três modalidades de escovação dental no contexto dos programas de saúde coletiva. B) Na modalidade “escovação

Não fosse pela dimensão extraordinária da floresta, ela já estaria ferida mortalmente.. As marcas da violência aparecem nos mapas de monitoramento como enormes manchas vermelhas

“Posto que o capitão-mor desta vossa frota e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que se ora nesta

Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade, o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a