• Nenhum resultado encontrado

Como garantir segurança em sua igreja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como garantir segurança em sua igreja"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Provendo Soluções para Minimizar Riscos

Protegendo a

Igreja e seu Povo

Como garantir segurança em sua igreja

Po

rt

ug

(2)

3

Po

rt

ug

s

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo

Conteúdo

Português

Editor Arthur F. Blinci

Redator Phyllip Baker

Editor de Texto Steve Hamstra

Coordenação de Design e Publicação Erica St. Louis

Introdução

3

Planejamento para Desastres e Emergências

4

Riscos e Possíveis Perigos

7

Recursos Adicionais

14

Protegendo a Igreja

e seu Povo

Como garantir segurança em sua igreja

Ao freqüentar cultos de adoração, reuniões de oração ou outros eventos na igreja, normalmente tomamos por cento que o prédio está seguro e bem cuidado. Isto, graças ao grande trabalho e dedicação por parte de certos membros da igreja.

Se lhe pedissem para garantir a segurança e a devida manutenção da igreja, você saberia por onde começar? Identificar possíveis riscos pode ser uma tarefa assustadora sem um conhecimento básico de como sinistros ocorrem e de seus sinais de advertência.

Este livreto lhe ajudará a se familiarizar com as muitas questões de segurança que têm resultado em milhares de dólares em sinistros nas igrejas. Você aprenderá maneiras de identificar e corrigir vários perigos possíveis e encontrará inúmeras fontes de informação adicional, disponíveis através da ARM e de outras entidades.

Um programa bem sucedido de segurança e administração de risco para a igreja requer trabalho diligente por parte de uma equipe de membros da igreja. Mas a recompensa é digna do esforço – um ambiente no qual adorar a Deus e construir o Corpo de Cristo.

(3)

5

Po

rt

ug

s

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo

Caso aconteça

A segurança é construída sobre uma base de planejamento apropriado. Comece pensando sobre o que poderia ocorrer como consequência de clima adverso, incêndio ou até mesmo uma pessoa desordeira na igreja. Depois, em coordenação com a liderança da igreja, desenvolva um plano escrito para desastres e emergências com procedimentos de contingência para diferentes circunstâncias.

Diáconos são componentes importantes em um plano de emergência. Certifique-se que todos eles saibam o que fazer no caso de um incêndio e outras emergências, inclusive como liderar a evacuação do prédio. Conduza também exercícios de incêndio periodicamente com os diáconos e anciãos. Algumas igrejas até conduzem exercícios de incêndio ocasionais com toda a congregação.

A inspeção regular das instalações é uma parte importante no planejamento para desastres e emergências. Um grande recurso para ajudar a avaliar a prontidão para emergências é o formulário de Auto-Inspeção da Igreja disponível através da ARM. Alguns aspectos importantes são:

• Instruções de evacuação que claramente identifiquem a saída primária e secundária estão afixadas pelas instalações da igreja?

• Existem placas estabelecendo a ocupação máxima afixadas na nave da igreja, salão social e outras salas?

• As regras de ocupação máxima são quebradas colocando cadeiras ou deixando pessoas ficarem em pé nos corredores?

• Equipamentos de segurança contra incêndio são devidamente manti- dos e testados?

✔ Alarmes de evacuação contra incêndio devem ser regularmente testados.

✔ Extintores de incêndio devem receber manutenção anual e serem inspecionados mensalmente.

✔ Substitua imediatamente lâmpadas queimadas nas placas de saída. • Certifique-se que os corredores estejam livres de entulhos, que as portas não estejam bloqueadas ou trancadas, e que abram facilmente na direção de saída.

Planejamento para Desastres e

Emergências

(4)

A prevenção de acidentes é uma parte crucial do processo de planejamento, portanto, certas atividades de alto risco não devem ser permitidas—e podem não estar cobertas pelo seguro. Exemplos de tais atividades incluem:

• O uso de armas de fogo. • Bungee jumping.

• Condução de veículos ATV de duas ou três rodas. • Aluguel de vans para 15 passageiros.

• Trampolins e outros equipamentos de saltos. • Paredes de escalada.

• Percursos elevados de rapel e cordas.

Se sua igreja está considerando qualquer uma dessas atividades, contate o escritório de sua associação imediatamente para verificar que a devida cobertura esteja disponível.

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo 6

Riscos e Possíveis

Perigos

(5)

superfícies de Passagem e trabalho

Alguns dos acidentes mais comuns nas igrejas envolvem escorregões, tropeções e quedas. Estatísticas mostram que mais de 540,000 escorregões e quedas ocorrem na América do Norte a cada ano. Destes, mais de 300,000 causam incapacidade física e 20,000 resultam em morte.

Perigos de escorregões e quedas ao ar livre incluem buracos em estacionamentos, fendas, gelo, neve, pedras, folhas molhadas, galhos de árvores e outros escombros em calçadas.

Internamente, pessoas tropeçam em microfones, fios elétricos e telefônicos atravessados no chão. Rugas e rasgos no carpete são perigos comuns. Até mesmo pequenas quantias de alimento ou água derramadas durante um almoço podem ser perigosas.

Outro possível perigo são áreas com pouca iluminação. Observe a condição de iluminação nas calçadas externas, degraus e estacionamentos. Dentro do prédio, certifique-se que todas as salas e corredores estejam devidamente iluminados. Lembre-se que alguns membros e visitantes provavelmente terão incapacidade visual. Boa iluminação também desempenha uma importante função na segurança da igreja, diminuindo assim o risco de roubo e outros crimes.

Assegure corrimões firmes com fácil acesso em todos os degraus e rampas. Grades ou outras barreiras também devem ser instaladas em escadas, rampas, galerias e outras áreas de onde uma pessoa possa cair.

Tome medidas corretivas imediatamente ao identificar perigo. Quando algo fora do ordinário for observado, tal como uma calçada em desnível, advirta as pessoas pintando com tinta de cor forte ou com placas. Então, certifique-se que seja rapidamente consertada.

O clima também pode causar muitos perigos de escorregões e quedas. Neve, gelo e água são problemas comuns e devem ser tratados imediatamente. Faça arranjos para a rápida remoção de neve em estacionamentos e calçadas. Espalhe sal e areia nos estacionamentos, calçadas e escadas externas. Após tempestades e ventos fortes, remova escombros de estacionamentos e calçadas.

Incêndio

O incêndio é um dos desastres mais destrutivos que uma igreja pode enfrentar. Nos últimos 10 anos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia sofreu mais de $40 milhões em sinistros causados por incêndios.

Um incêndio pode ser iniciado por uma variedade de razões. A má manutenção é um fator comum. Deixar itens combustíveis – papéis, objetos de madeira, etc. – jogados ou empilhados a esmo pode ajudar uma pequena faísca a se tornar um grande incêndio. De fato, uma pilha de papel deixada em cima de uma calculadora causou um incêndio que destruiu uma igreja nos Estados Unidos. Árvores de Natal e outras plantas e flores são combustíveis naturais para incêndios quando secas. Tente minimizar os riscos, use apenas árvores e outras decorações tratadas para o retardamento de chamas.

A maioria das igrejas não possui salas suficientes para guardar materiais, então itens são frequentemente colocados no lugar errado. Materiais combustíveis como papel, madeira e líquidos inflamáveis não devem ser guardados em salas de maquinário ou equipamentos elétricos. A maioria dos equipamentos nessas salas gera certo grau de calor.

Aquecedores portáteis, elétricos ou a querosene, apresentam outro perigo de incêndio. Use-os com grande cautela e certifique-se que todo material combustível seja mantido longe. Evite também usar aquecedores portáteis em salas ocupadas por pessoas.

Muitos de nós desconhecemos o fato de que os códigos locais do corpo de bombeiro podem proibir o uso de chamas abertas como velas em igrejas. Algumas exceções podem ser aplicadas, mas normalmente apenas sob condições especiais aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. Velas carregadas por crianças vestidas em roupões ou acessas perto de decorações de casamento são um sério perigo à vida e propriedade. Velas à pilha são recomendadas para o uso em igrejas.

Cozinhas e salões sociais

Áreas de múlti uso como cozinhas e salões sociais possuem seus próprios riscos. Eventos trazem um grande número de pessoas a essas salas. Alimentos ou líquidos provavelmente serão derramados e cozinhas normalmente alojam

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo

8 9

Po

rt

ug

s

(6)

tanto equipamentos elétricos contendo materiais combustíveis contendo pratos descartáveis.

Ao inspecionar a cozinha, verifique o seguinte:

• A condição do fogão e forno. Eles estão limpos sem acúmulo de gordura? O exaustor está funcionando?

• Alguns fogões e fornos industriais já possuem um sistema supressor de incêndios. Esses sistemas devem ser inspecionados semi anualmente por uma companhia autorizada.

• Os detectores de fumaça estão funcionando devidamente? • Existe um extintor de incêndio instalado na cozinha?

• Materiais combustíveis como guardanapos e pratos de papel são guardados longe de aparelhos elétricos?

• Mesas e cadeiras estão em boas condições e estão empilhadas com segurança? Muitos ferimentos têm sido provocados por mesas ou cadeiras encostadas contra paredes.

• Materiais de limpeza e placas de advertência estão prontamente dis poníveis ao se lidar com derramamentos no chão? Lembre-se que alimentos ou líquidos derramados apresentam risco de escorregões e quedas (página 7).

Muito cuidado deve ser tomado ao se planejar um evento que requer o uso de som e vídeo. Fios devem ser afixados no piso com fita adesiva e não devem atravessar corredores. Passagens amplas devem estar disponíveis para todas as portas de saída e tanto as passagens como as saídas devem estar livres. Como foi mencionado na página 5, certifique-se que sinalização de saída não possuam lâmpadas queimadas e que as portas funcionem devidamente e não estejam trancadas.

Certifique-se que todas as janelas e portas com painéis de vidro estejam devidamente marcadas com faixas ou decalques distintivos. Painéis de vidro podem causar ferimento e embaraço aos que descuidadamente batem neles ao caminharem apressados ou distraídos.

salas de escola sabatina e de Mães

Crianças são uma grande bênção para qualquer igreja. Mas devido à sua curiosidade e interminável energia, frequentemente acabam em perigo. Portanto, todo cuidado deve ser tomado para garantir segurança nas salas de Escola Sabatina e das mães.

Um perigo comum é a exposição a tomadas elétricas. Inserir um objeto em uma tomada pode causar ferimento a uma criança ou algo pior. Inspecione as tomadas e certifique-se que todas tenham tampões protetores ou que chapas protetoras sejam instaladas.

Inspecione os equipamentos nas salas de Escola Sabatina e sala das mães para ver se não há porcas e parafusos faltando. Equipamento solto pode cair e causar ferimento grave. Porcas e parafusos, e outros itens soltos muitas vezes acabam indo para a boca das crianças. Então recolha tudo que encontrar e certifique-se que as salas sejam limpas regularmente.

Trocadores para bebês devem possuir cinto de segurança e placas que claramente instruam aos pais sobre seu uso. As placas devem também advertir os pais a não deixar as crianças desatendidas, mesmo com o cinto de segurança. Equipamentos também precisam ser bem escolhidos e devidamente mantidos. Certifique-se que todo equipamento seja estável e seguro para que uma criança pequena não o derrube. Fique atento a anúncios de recolha de produtos defeituosos e prontamente remova qualquer item mencionado. A Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor (www.cpsc.gov) provê informação detalhada sobre produtos recolhidos.

Paredes nas salas de Escola Sabatina e das mães, e qualquer outra sala, não devem conter muitos itens combustíveis como cartazes, desenhos e outras decorações de papel. Esses itens se queimam com facilidade e podem impedir a evacuação de uma sala. Uma boa regra é que trabalhos artísticos e didáticos não cubram mais de 20 por cento da parede exposta.

tanques Batismais

Um aspecto de segurança na igreja frequentemente negligenciado são os tanques batismais que apresentam vários perigos singulares. Quando combinamos água com a eletricidade de um microfone neste caso, a

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo

10 11

Po

rt

ug

s

(7)

eletrocussão pode ocorrer. Evite este perigo usando microfone sem fio ou pendurando um microfone acima do tanque. Tanques batismais também apresentam um risco para escorregões e quedas. Mas isto também pode ser facilmente resolvido instalando corrimões e piso antiderrapante dentro e fora do tanque.

Dano causado por alagamento ou vazamento do tanque é outro possível perigo, bem como incêndio causado por aquecedores de água. Certifique-se que o tanque batismal tenha um dreno para não transbordar e que Certifique-seja supervisionado ao ser enchido e esvaziado. Normalmente a pessoa responsável por encher o tanque sai de perto para realizar outras tarefas, provocando alagamentos. E por último, certifique-se que o aquecedor do tanque seja desligado após ser completamente esvaziado.

segurança elétrica

Primeiro de tudo, precisamos compreender os perigos envolvidos na eletricidade. Qualquer trabalho de eletricidade dever ser realizado apenas por eletricistas qualificados e autorizados. Fiação danificada, equipamento elétrico mal instalado e a falha em usar precauções podem resultar em dano à propriedade, ferimento e morte.

Ao realizar sua inspeção, procure fios e tomadas danificadas. Equipamentos elétricos devem ser duplamente isolados ou ter ligação terra. Frequentemente você encontrará pinos subterrâneos quebrados e isolamento danificado, rachado e quebrado na fiação. Substitua qualquer protetor de tomada e interruptor quebrado ou que esteja faltando.

Exceto para operações temporárias, os códigos de segurança proíbem o uso de cabos de extensão. Se algum equipamento “permanente” estiver ligado a um cabo de extensão, peça a um eletricista para instalar fiação permanente no local. O uso limitado de réguas de energias para proteção contra oscilações de corrente elétrica é permitido, mas tome cuidado para garantir que a tomada não seja sobrecarregada. Jamais ligue uma régua de energia em outra régua de energia.

Como mencionado na página 9, água e eletricidade formam uma combinação perigosa. Para ajudar a evitar a eletrocussão, códigos de eletricidade exigem um detector de falha de corrente para tomadas em banheiros, garagens, até

1,80 metros de pias de cozinhas e tomadas externas de fácil acesso.

salas de Maquinário e de equipamento elétrico

Alguns dos equipamentos mais perigosos no prédio de uma igreja se encontram nas salas de maquinário e equipamento elétrico. Dependendo das fontes de energia usadas em uma instalação específica, você pode encontrar operações elétricas de alta voltagem, aquecedores a gás, caldeiras de aquecimento, aquecedores de água e outros equipamentos. Os equipamentos dessas salas são perigosos e requerem espaço adequado tanto para segurança como manutenção. Certifique-se que os interruptores e as válvulas estejam devidamente identificados e com instruções de como desligar caso ocorra algum problema.

A maioria desses equipamentos gera calor e pode causar incêndios se materiais combustíveis estiverem por perto. Certifique-se que esse tipo de material não esteja presente na sala e uma distância de um metro seja mantida em frente e abaixo dos equipamentos elétricos. Todos devem compreender que salas de maquinário e equipamento elétrico não são depósitos e nunca devem ser usadas para este propósito.

Certos critérios devem ser seguidos para que haja segurança contra incêndio nessas salas. Ao inspecionar a sala, observe o seguinte:

• Se um incêndio começar na sala, pode ser contido?

• A porta de acesso está claramente identificada, é à prova de fogo e fecha automaticamente?

• As paredes e forro da sala estão em perfeito estado?

• As cavidades para os condutores elétricos, fios ou canos devem ser seladas com um selante à prova de fogo para evitar que fumaça e chamas penetrem outras áreas das instalações.

• Existe um extintor de incêndio múlti uso instalado na sala, bem como detectores de fumaça e calor?

• Os sistemas mecânicos são inspecionados e revisados anualmente por um técnico autorizado?

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo

12 13

Po

rt

ug

s

(8)

recursos adicionais

Nosso Web site, www.adventistrisk.org possui o Portal de Recursos da ARM [ARM’s Resource Gateway], que provê sua igreja com recursos atuais para a administração de risco e prevenção contra sinistros. Estes recursos incluem:

soluções: O boletim informativo de administração de risco da ARM.

videoteca: Uma videoteca completa contendo centenas de vídeos e mais

de 100 DVDs sobre assuntos de administração de risco e segurança. Os DVDs incluem Church Self-Inspections [Auto-Inspeção da Igreja], Protecting God’s Church [Protegendo a Igreja de Deus], Protecting God’s People [Protegendo o Povo de Deus], Turnstile [Catracas] e muitos outros.

Plano de Controle de risco: Um guia para você desenvolver um plano de

controle de risco sob encomenda para a sua igreja.

Formulários de Inspeção de segurança: especificamente designados para

que igrejas e escolas conduzam auto-inspeções em suas instalações.

Plano de Continuidade operacional: Recursos que podem ser usados para

se desenvolver um plano de gestão de desastres em sua igreja.

descrição de Função do diretor de segurança da Igreja: Um esboço dos

deveres do diretor de segurança da igreja.

gestão de emergências: Obtenha recursos para ajudar a preparar, planejar,

ficar informado e vivo. Encontre também links para vários Web sites contendo informação adicionais e dicas, incluindo OSHA, FEMA, EPA, Cruz Vermelha e muitos outros.

Prevenção de abuso Infantil & administração de voluntários: Recursos

que você pode usar para implementar um plano de proteção da criança em sua igreja.

Caixa de Ferramentas de recursos para a segurança no trabalho:

Resposta a todas as suas perguntas sobre um ambiente de trabalho seguro e protegido.

estação de Bem-estar: aprenda como transformar o viver saudável em um

estilo de vida.

arM Customer service: Tel: (888)951-4276

E-mail: customercare@adventistrisk.org

Segurança na Igreja • Protegendo a Igreja e seu Povo 14

www.adventistrisk.org Provendo Soluções para Minimizar Riscos

Referências

Documentos relacionados

Geralmente, o espaço físico não é suficiente ou adequado para as atividades importante a serem desenvolvida pelas crianças dentro da sala de aula, como por

obediência, em grego hypakoe , e cinco vezes o verbo obedecer. A palavra é formada da palavra akoe , que significa audição, escuta, atenção, como em latim oboedire, obedecer,

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

A tabela a seguir resume as frequências em que os pacientes apresentaram pelo menos uma reação adversa não solicitada, foi registrada dentro de 28 dias após a vacinação de