• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO LADO DE PREFERÊNCIA MASTIGATÓRIA EM PACIENTES INFANTIS PORTADORES DE MORDIDA CRUZADA POSTERIOR UNILATERAL REVISÃO DA LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DO LADO DE PREFERÊNCIA MASTIGATÓRIA EM PACIENTES INFANTIS PORTADORES DE MORDIDA CRUZADA POSTERIOR UNILATERAL REVISÃO DA LITERATURA"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

ANA ELISABETH AMSTALDEN FRANCO

ANÁLISE DO LADO DE PREFERÊNCIA MASTIGATÓRIA EM

PACIENTES INFANTIS PORTADORES DE MORDIDA CRUZADA

POSTERIOR UNILATERAL – REVISÃO DA LITERATURA

Centro Universitário Hermíno Ometto

(2)

Livros Grátis

http://www.livrosgratis.com.br

(3)

ANA ELISABETH AMSTALDEN FRANCO

ANÁLISE DO LADO DE PREFERÊNCIA MASTIGATÓRIA EM

PACIENTES INFANTIS PORTADORES DE MORDIDA CRUZADA

POSTERIOR UNILATERAL – REVISÃO DA LITERATURA

Dissertação apresentada ao Centro Universitário Hermínio Ometto -UNIARARAS, para obtenção do grau de mestre em Odontologia.

Área de concentração: Odontopediatria

(4)

ANA ELISABETH AMSTALDEN FRANCO

ANÁLISE DO LADO DE PREFERÊNCIA MASTIGATÓRIA EM

PACIENTES INFANTIS PORTADORES DE MORDIDA CRUZADA

POSTERIOR UNILATERAL – REVISÃO DA LITERATURA

Dissertação apresentada ao Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, para obtenção do grau de mestre em Odontologia.

Área de concentração: Odontopediatria Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Pinheiro

(5)
(6)

Agradecimentos

Ao Prof. Dr. José Carlos P. Imparato, por esta amizade que me enche de orgulho e pela oportunidade de continuar o aprendizado de odontopediatria.

Ao Prof. Dr. Sérgio Luiz Pinheiro, pela sua disponibilidade e acolhimento na orientação deste trabalho.

Ao Prof. Dr. Mário Vedovello Filho, por todo carinho, energia e estímulo nestes anos todos.

Ao Prof. Dr. Ricardo de Oliveira Bozzo, coordenador do curso de Odontologia da UNIARARAS, pela constante receptividade, e avaliação do meu trabalho.

À Pofa. Dra. Ingrid Amstalden, minha irmã querida, que não poupou esforços e seu tempo tão precioso para a realização deste trabalho.

Ao Eduardo, meu marido, pelo amor e força constantes na minha realização profissional.

Aos meus filhos, Silvia e Paulo, eterna motivação de vida,quando os papéis se inverteram, obrigada pela paciência e ajuda nas minhas dificuldades.

À Profa. Estela Amstalden Rubega, pelo companheirismo nos anos da UNIARARAS, por poder ver uma continuidade na docência, e mais que tudo pela sua generosidade, sempre que a solicitei .

Ao Luís Guilherme e Liliam Amstalden Baida , pela colaboração na digitação. `A Profa. Regina M. B. Amstalden, pela ajuda nas traduções e correção de texto.

E, especialmente à educação recebida de meus pais Helena e Arnaldo cujos valores de amor ao trabalho e respeito pelo próximo nortearam a minha vida.

(7)

“Não sente a criança Que o céu é ilusão Crê que não o alcança Quando o tem na mão.”

(8)

SUMÁRIO

Lista de abreviaturas……….….6

Resumo...………...…..7

1.INTRODUÇÃO...……….8

2. REVISÃO DA LITERATURA...………..11

2.1 Análise do padrão mastigatório...…………... 11

2.1.1 Definição...………...…….11

2.1.2 Mastigação na dentição decídua e mista...………...……13

2.1.3 Métodos de avaliação de padrão mastigatório...………....18

2.1.4 Mastigação x dominância cerebral...……….... 21

2.2 Análise do lado de preferência mastigatória em pacientes infantis portadores de mordida cruzada posterior unilateral...……...….……...22

2.3 Mordida Cruzada Posterior e comportamento mandibular e Articulação Temporomandibular ...………...38

3. DISCUSSÃO...……..…...42

4. CONCLUSÃO...…...51

Referências Bibliográficas...……...52

(9)

Lista de abreviaturas

ATM Articulação Temporomandibular EMG Eletromiografia

DV Dimensão Vertical

MBA Mastigação Bilateral Alternada MCP Mordida Cruzada Posterior MM Músculo Masseter

MT Músculo Temporal

(10)

Resumo

A mastigação é um processo fisiológico complexo que influencia no crescimento e desenvolvimento dos maxilares e, por conseguinte, da face. A mastigação bilateral alternada (MBA), que vai sendo conquistada ou aprendida à medida que os dentes decíduos irrupcionam ou no percurso da evolução e amadurecimento do ser humano, é a esperada. Entretanto, isso acontece quando existe uma harmonia funcional dos diversos componentes do sistema estomatognático (SE). A mordida cruzada posterior (MCP) é uma alteração de oclusão prevalente na dentição decídua e mista. Sua etiologia pode estar associada a deficiências respiratórias, hábitos deletérios, atresias, alterações funcionais ou interferências oclusais. É considerada funcional, quando há deslocamento mandibular devido às interferências oclusais e, neste caso, geralmente é unilateral. A filosofia da reabilitação neuro-oclusal (RNO), da ortopedia funcional dos maxilares, considera que a mastigação nos pacientes portadores desse desvio oclusal só se processa do lado cruzado, onde há a menor dimensão vertical. Nas investigações clínicas, observou-se que nem sempre isso ocorre, então houve o interesse no estudo da análise do lado preferencial mastigatório nos pacientes infantis portadores de MCP, por meio da revisão da literatura. A maioria dos autores consultados indicou que o padrão de preferência é o unilateral, do lado cruzado, porém outros autores identificaram outros padrões.

(11)

Abstract

The chewing is a complex process that influences the development and growth of the jaws, and, consequently, of the face. The expected, in subjects, is the pattern bilateral alternated chewing that is conquested or learned, as soon as, the deciduous teeth erupt, or in the human evolution. Meantime, this happens when exists a functional harmony of several components of the stomatognatic system. The posterior crossbite is malocclusion prevalence in the deciduous and mixed dentition. The etiology can be associated with respiratory syndrome, sucking habits, atresia, functional disorder and occlusal interferences. It is considered functional when there is jaw displaced by occlusal interferences and, in this case, it is unilateral. The neural occlusal reabilitation’s philosophy of functional orthopedics of the jaws considers, that in the posterior crossbite patients, the chewing side preference is the crossbite side, where there is the minimal vertical dimension. Considering the clinical investigations, the chewing side preference not always occurs. Basic on this fact, there was the interest to study the preferential side of chewing in the posterior crossbite of children patients. The literature review showed a high prevalence of masticatory pattern in the crossbite side, however others authors, indicated others patterns.

Uniterms: posterior crossbite, chewing, malocclusion

(12)

Entende-se por mastigação o conjunto de fenômenos estomatognáticos que visa a degradação mecânica dos alimentos, isto é, a sua trituração e moagem, preparando-os para a deglutição. É, portanto, um processo fisiológico altamente dinâmico que envolve a interação de receptores e nervos que atuam sobre os ossos e músculos da face, influenciando no seu crescimento e desenvolvimento (Falda et al, 1998).

A mastigação fisiológica ideal, no ser humano, deve ser bilateral alternada, (MBA) com um número igual de ciclos mastigatórios, tanto em um lado como em outro, e com a presença de movimentos rotatórios da mandíbula (Douglas, 1998; Amaral, 2000; Vieira et al, 2003).

Para Franco (1998), o modelo de mastigação exige aprendizado. O termo normal é relativo, porque existem padrões mastigatórios que fogem ao modelo convencional e que podem ser confortáveis ao indivíduo. O ato mastigatório, uma vez instalado, é subconsciente e automático. Está ligado à sobrevivência e é, portanto, uma função com grande capacidade de modificação.

A oclusão é controlada por um equilíbrio de forças, e, qualquer modificação neste sistema é suficiente para provocar desequilíbrio funcional, seguido por modificações nas posições dos dentes e conduzindo às más oclusões (Carvalho et al, 2000).

(13)

transversal dos grupos de dentes. A mais comum é aquela vista quando as cúspides vestibulares de alguns dentes superiores posteriores ocluem lingualmente com as cúspides vestibulares dos dentes inferiores (Moyers, 1991).

De acordo com o deslocamento, ou não, da mandíbula no momento do fechamento da boca pode ser funcional ou esqueletal. É funcional quando, no início, está associada a um desvio lateral da mandíbula durante o fechamento bucal, devido às interferências oclusais. O diagnóstico diferencial, sempre que possível, deve ser realizado em oclusão de relação cêntrica. A MCP é considerada unilateral quando, em relação cêntrica, os dentes posteriores ficarem de topo a topo, e bilateral, quando mesmo em cêntrica, os dentes continuarem cruzados. E esquelética quando não existe o deslocamento mandibular no fechamento, geralmente com coincidência da linha mediana, e é resultado de discrepância na estrutura da maxila ou mandíbula (Drummond et al, 1991).

A MCP unilateral é considerada um dos problemas ortodônticos de grande freqüência na dentadura decídua. Estima-se que cerca de 11,6% das crianças, neste período, manifestem este tipo de desvio. (Silva Filho et al,2002). Carvalho et al (2000) encontraram na faixa etária entre oito a 15 anos uma prevalência de 15,7 % de MCP unilateral.

(14)

Planas (1988), idealizador da reabilitação neuro-oclusal (RNO) considerou que na análise funcional da MCP unilateral, se a mandíbula ultrapassar a maxila em expansão, no sentido transversal, ela não pode ocluir em cêntrica comodamente e encontra uma dimensão vertical mais baixa, desviando-se para um ou outro lado e sempre que isso ocorre, a função mastigatória será realizada por este lado da mínima dimensão vertical (DV), que “sempre” é o lado cruzado.

Na prática clínica, tem-se observado outros tipos de padrões mastigatórios dentro deste desvio oclusal, então,este trabalho teve como intuito, conhecer por meio da revisão da literatura o lado de preferência mastigatória nos pacientes infantis portadores de MCP unilateral.

2- REVISÃO DA LITERATURA

(15)

2.1.1 Definição

Segundo Simões (1979), o bolo alimentar para ser triturado e reduzido até a deglutição é necessário uma série de golpes mastigatórios, cada um com uma arquitetura mais ou menos definida em função do momento, do tipo de comida, biotipo, oclusão, idade, doenças, tempo para comer, etc. Chama de ciclo cada golpe mastigatório, porque este parte da posição de máxima intercuspidação e nela termina. Mastigação é igual à somatória de ciclos mastigatórios necessários e suficientes para reduzir todo o alimento a um tamanho e forma adequados que possibilitem, através de deglutições sucessivas, consumí-lo inteiramente. Quanto maior o número de ciclos com contatos dentários, durante a mastigação instrumentando o processo, maior a eficiência. Para a autora, eficiência é então, a realização adequada de ciclos mastigatórios, oferecendo mecanismos compensatórios fisiológicos e não patológicos. Esses mecanismos resultariam da erupção e usura dos dentes e de um mecanismo sensorial propriamente elaborado para cada idade, colocando as articulações temporomandibulares (ATMs) e os músculos em perfeita adaptação funcional.

(16)

Douglas (1998) reconheceu que a mastigação parece ser uma das funções mais importantes do SE. Trata-se então da fase inicial do processo digestivo, que começa na boca, logo após a ingestão do alimento, convencionalmente considerado duro e que deve ser reduzido a partículas menores, suscetíveis de serem engolidas pela deglutição. Durante a mastigação, contraem-se coordenadamente vários grupos musculares: os mastigatórios, linguais e os faciais. As contrações levam à oposição rítmica dos dentes, gerando-se uma pressão intercuspidiana que se aplica sobre os alimentos, quebrando-os em pedaços menores. Ao nascer, a criança exibe os fenômenos estomatognáticos como sucção, deglutição e respiração que são de natureza reflexa não condicionada. Já por outro lado, a mastigação é adquirida através do percurso da evolução do indivíduo. Os primeiros movimentos mandibulares são pobres e descoordenados, mas com o amadurecimento de todo SE, da dentição total, estabelecem-se padrões de reflexos adquiridos. O padrão bilateral alternado de mastigação é considerado ideal, se põe de manifesto quando existe uma harmonia funcional dos diversos componentes do SE. Contudo, estabeleceu-se que entre pessoas saudáveis com dentadura natural completa, 10% apresentam padrão mastigatório bilateral simultâneo, 75% exibe o bilateral alternado e nos 15% restantes pode apresentar o unilateral restrito.

2.1.2 Mastigação na Dentição Decídua e Mista

(17)

anos. Levaram em consideração a oclusão, função temporomandibular, classificação esquelética e o estado das suas dentições. O desempenho mastigatório foi avaliado através da habilidade individual de quebrar um tablete padrão feito com material de impressão silicona, comercializado como Optosil. Mastigaram por 20 golpes e depois depositaram a amostra num filtro de café plástico e enxaguavam com água até que todas as partículas fossem removidas da boca. Este procedimento foi repetido cinco vezes, passado por sete peneiras e pesado. O tamanho médio das partículas foi equacionado. Medidas da área de superfície dental, área de contato, força de mordida, morfologia mandibular e tamanho corporal foram tomadas como co-variantes. Os resultados mostraram diferenças significantes no desempenho entre os três maiores grupos, ou seja, os homens desempenharam melhor, seguidas pelas mulheres e então meninas. O tipo do corpo foi a mais importante variável associada às diferenças em desempenho mastigatório. Foi significante o tamanho corporal junto com a área de contato oclusal dos dentes posteriores e a força de mordida, como variante no desempenho. Área de contato, altura do ramo posterior, força da mordida explicaram as diferenças entre homens e mulheres. O efeito do uso corporal sobre o desenvolvimento mastigatório pode estar relacionado ao aumento da massa muscular durante o crescimento e à diferenciação nela entre os sexos. Os autores discutiram que as diferenças encontradas entre os adultos e as crianças corresponderam a aproximadamente 50% de redução mastigatória em crianças. Mas, não ficou claro se a força ou fatores relacionados à dentição explicam as diferenças entre crianças e adultos.

(18)

possibilidade nos primeiros estágios de desenvolvimento e, se possível, prevení-la, já que acredita que os processos de crescimento assimétrico da face tendem a iniciarem-se nesta faixa etária. Para isso, selecionou 69 crianças, alunos de duas pré-escolas particulares da cidade de Curitiba, e as observou durante seis meses. Considerou relações de normalidade a presença da região de apoio completa (caninos e molares decíduos), sem perdas dentárias e sem qualquer restauração mais extensa nos dentes. Seguiu, ainda, os sinais de dentes anteriores espaçados, sobremordida e sobressaliência entre 0,5 e 3 mm, plano terminal reto, relação canina classe 1, inclinação quase vertical dos dentes anteriores. Foram selecionadas 20 crianças neste padrão e filmadas realizando a função mastigatória, através de alimentos fibrosos e macios, ou seja, pipoca doce e coco. Foram analisados 20 ciclos mastigatórios com cada alimento perfazendo um total de 40 ciclos em cada criança. Nestas condições, observou a ocorrência ou não da mastigação unilateral. O processo de mastigação unilateral exclusiva foi encontrado em duas crianças (10%), com predominância unilateral em 13 crianças (65%) .Destas, sete usavam mais o lado esquerdo e seis, mais o lado direito.A MBA foi encontrada em cinco crianças (25%). Para a autora, a mastigação unilateral não pode ser vista como um padrão aceitável em crianças porque em oclusões normais podem vir a desenvolver assimetrias faciais, porém restou-lhes a dúvida, se a mastigação unilateral é processo adaptativo, porque as crianças com oclusão normal apresentam este padrão?

(19)

solicitaram que comessem o pão de maneira habitual. Foram registradas quatro mordidas do alimento e depois mais quantas fossem necessárias para palpação dos músculo masseter (MM) e músculo temporal (MT). A filmagem da mastigação foi realizada a um metro e meio do encosto da cadeira. Obtiveram como resultado que a mastigação, no período intertransicional, não apresentou diferenças entre os sexos, que é estável e se apresenta com as mesmas características descritas para o padrão adulto (madura), ou seja, mordida frontal, MBA, movimentos rotatórios e verticais da mandíbula, ritmo e volumes médios, ausência de ruídos e restos de alimento no vestíbulo, lábios fechados e simetria de contração dos MM e MT.

Vieira et al (2003) propuseram saber qual a forma de mastigação utilizada por crianças de dois a cinco anos com dentição decídua completa. Consideraram que a mastigação ideal em adultos é aquela que se apresenta bilateralmente alternada. Avaliaram para isso 51 crianças, divididas em três grupos por faixa etária. Grupo 1: dois a três anos; grupo 2: três a quatro anos e grupo 3: quatro a cinco anos. Foi oferecido para cada criança um pão do tipo bisnaguinha. A avaliação da mastigação foi filmada enquanto comiam, e, o alimento foi ingerido completamente. A forma utilizada para a avaliação da redução do alimento foi classificada em amassamento, MBA e unilateral. O resultado observado nas crianças do grupo 1 foi: 39% de amassamento e 61% de MBA. Nas crianças do grupo 2 ,14% de amassamento e 86% de MBA e nas crianças do grupo 3, 6% de amassamento e 94% de MBA. Comprovaram que o padrão de mastigação é gradativo em sua evolução e no aperfeiçoamento, aproximando-se da do adulto, à medida que crescem.

(20)

que não apresentaram nenhuma alteração foram submetidas ao teste de mastigação. Para isso, foi solicitado às crianças que mastigassem um pão do tipo bisnaguinha do modo como estavam habituadas.Os dados observados durante a mastigação, por meio de filmagem foram: quebra do alimento, posicionamento dos lábios e lado de mastigação. Obtiveram, como resultado, que 98% delas apresentaram inicialmente a quebra do alimento com os dentes incisivos; 70% posicionaram lábios vedados durante o ato, 92%, mastigação bilateral, 6% unilateral e 2% amassamento. Puderam concluir com este estudo que o padrão mastigatório encontrado é o esperado no desenvolvimento normal para esta fase, onde a oclusão é normal, ou seja, próximo ao ideal do adulto.

(21)

23%, participação exagerada da musculatura 16%. Quanto à forma da mastigação, a bilateral foi predominante, aparecendo em 67%. A mastigação unilateral direita apareceu em 16% e unilateral esquerda 15%. A predominância de movimentos rotatórios de mandíbula foi 67% e verticais em 33%. Concluíram, então, a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, que as crianças, em fase de dentição mista, apresentam mastigação madura, ou seja, com lábios fechados e predominância de movimentos rotatórios de mandibula.

Silva et al (2004), com uma amostra composta de 72 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre quatro e nove anos, em Goiânia (Goias), realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar o movimento mastigatório em uma população considerada normal e dentro do primeiro surto de crescimento craniofacial. Durante a mastigação de pão francês, foi feita a palpação do MM de ambos os lados, para a verificação da contração e, após a deglutição do bolo alimentar foi verificada a existência ou não de resíduos na cavidade bucal. Os resultados obtidos quanto aos movimentos mastigatórios foram: 66,67% (48) apresentaram padrão bilateral, 19,44% (14) unilateral e 13,89% (10) movimentos de amassamento. O padrão bilateral é o esperado, porém, os autores consideraram que o padrão unilateral e o amassamento fazem parte do processo de maturação do SE, que ocorre em um longo período de tempo, sofrendo alterações na cavidade bucal, o que pode levar a adaptações no decorrer deste processo de desenvolvimento.

(22)

Pancherz (1980) investigou a mastigação por meio da atividade eletromiográfica em crianças e adultos com oclusão normal, todos do gênero masculino. Foram avaliados 23 meninos com idade entre 10 e 13 anos e 21 estudantes de odontologia entre 23 e 33 anos. Os sujeitos não apresentavam evidências de disfunção do SE, nenhum foi submetido a tratamento ortodôntico anterior. Registrou a eletomiografia (EMG) integrada dos músculos masseter e temporal bilateralmente, analisando quantitativamente o máximo apertamento em posição intercuspidal e a mastigação de amendoim, durante um ciclo mastigatório. Nos indivíduos com padrão de mastigação bilateral, foi utilizado o valor médio de atividade do MM direito e esquerdo. Na mastigação unilateral foi utilizado apenas o lado de trabalho. Os resultados revelaram que a atividade do MM foi maior no grupo de adultos, quando comparado às crianças. A do MT foi a mesma em ambos os grupos. A diferença na atividade eletromiográfica encontrada entre adultos e crianças pode ser atribuída a mudanças de idade, estado da dentição e ou a efeito do exercício do MM que ocorre durante a função normal da mandíbula com a maturação. Além disso, o autor não excluiu a hipótese de que as mudanças que ocorrem durante o crescimento também podem afetar a função muscular.

(23)

Realizaram três registros consecutivos durante a mastigação de cenoura, que foi de forma livre, sem indução. A observação visual foi realizada durante a EMG para verificar a coincidência entre a observação visual e o resultado dos registros eletromiográficos. Para determinar o lado de preferência mastigatório, utilizaram os valores de amplitude de contração muscular e a dinâmica mandibular durante os dez segundos finais da mastigação habitual dos dois componentes alimentares. Após o registro de 20 ciclos mastigatórios consecutivos, consideraram a presença de um lado de preferência mastigatória. Concluiram que a maioria dos sujeitos examinados na pesquisa possuía um lado de preferência mastigatória durante a mastigação habitual de cenoura (82,8%) e parafilme (72,4%), e que os métodos eletromiográfico e visual podem ser utilizados para a determinação da existência de um lado de preferência mastigatória.

(24)

menor, é do lado oposto que o paciente apresenta condições mecânicas de executar a mastigação.

2.1.4 Mastigação x dominância cerebral

Herrmann, Ribeiro (2003) investigaram a relação entre o lado preferencial da mastigação e a dominância cerebral. Para isso, submeteram 74 sujeitos, de ambos os gêneros, faixa etária de 17 a 40 anos à avaliação fonoaudiológica, com filmagem do padrão mastigatório e posterior teste para verificar a dominância cerebral quanto ao uso das mãos, dos pés, olhos e das orelhas. O padrão mastigatório foi analisado quanto à predominância dos ciclos mastigatórios em um dos lados do arco dentário. Usaram o pão francês cortado em quadrados de aproximadamente 2cm e solicitaram que mastigassem de forma habitual. Para a filmagem, foi utilizada uma câmera a uma distância de um metro da cadeira, com foco automático, durante o tempo de mastigação até o término do segundo pedaço de pão. A contagem dos ciclos foi realizada através de um televisor com videocassete acoplado. Pelos resultados dessas avaliações concluiram que não havia relação entre o lado de preferência mastigatória e a dominância cerebral, sendo esta avaliada no uso preferencial das mãos, dos pés, dos olhos e das orelhas.

(25)
(26)

tipos de padrões de mastigação. Vide figura.Nos casos de MCP, os tipos IV, V e VI ocorreram com maior frequência e nos casos com oclusão normal, tiveram uma meia elipsóide como padrão mastigatório.

Movimentos padrões da mandíbula na mastigação. Fonte: Ahlgren, 1967 p. 07

(27)

da pesquisa 19 indivíduos (oito meninos e onze meninas), na idade entre oito anos e um mês à 12 anos e 11 meses. Dessas crianças nove apresentaram MCP unilateral direita e sete esquerda, enquanto três não apresentaram mordida cruzada. Registraram a atividade EMG dos músculos de modo bilateral. Nenhuma das crianças apresentou sintomas subjetivos de desordens do sistema mastigatório. O alimento de escolha para o teste foi o amendoim. Na posição de repouso, atividade assimétrica foi encontrada no MT sugerindo que a mandíbula nesta posição mantinha-se deslocada para o lado da mordida forçada. Durante a mastigação, a atividade foi assimétrica para ambas as porções do MT, ou seja, posterior e anterior. Essa assimetria foi interpretada como uma adaptação do músculo para evitar interferências oclusais. Também na máxima abertura a atividade do músculo foi assimétrica enquanto que na deglutição a atividade foi menos afetada do que em outras funções. A atividade da deglutição foi, entretanto, menor em crianças com mordida forçada que em crianças com oclusão normal. Crianças com mordida forçada provavelmente mastigam bilateralmente, porque não houve diferença na amplitude do MM. A mastigação unilateral é caracterizada por uma substancial diferença na atividade do MM entre o lado de mastigação e o de não mastigação.

(28)

atividade do MT posterior do lado de trabalho (cruzado) com deslocamentos consideráveis da mandíbula para esse lado, inclusive durante a postura, trazendo assimetrias faciais no andar inferior da face por crescimento assimétrico, provocadas por mastigação viciosa. Também, podem ocorrer deslocamentos mandibulares sem que nenhuma, ou apenas pouca diferença na atividade dos músculos temporais posteriores aconteça. Nas MCP unilaterais, o músculo bucinador e os orbiculares recolhem o alimento que escapará mais para o vestíbulo do que para o interior da cavidade bucal, e a língua tenta funcionar como parede para mantê-lo entre os dentes. Os movimentos de abertura são desviados totalmente para o lado de balanceio. O fechamento é inverso ao normal, isto é, parte do lado de suporte para o funcional. A coordenação dos movimentos das estruturas orais, periorais e faciais é diferente.

(29)

interferências no lado de balanceio, contatos abertos, mobilidade do dente, sensibilidade ao ar ou à percussão não estão correlacionados à preferência pelo lado da mastigação.

Planas (1988), dentro da filosofia da RNO, observou que a energia de desenvolvimento da mandíbula deve ser absorvida pelos maxilares e isso disposto pela natureza anatomicamente, de maneira que as faces oclusais superiores devem envolver as inferiores para que o movimento de lateralidade mandibular seja freado e absorvido pelos maxilares que, por sua vez necessitam desta excitação neural para desenvolverem-se. Quando, por algum motivo de atrofia ou transtorno postural ao dormir, a mandíbula ultrapassa em expansão a maxila por não ter sido o seu desenvolvimento freado e absorvido por ela, verifica-se que não pode ocluir em cêntrica comodamente e encontra uma DV mais baixa então, desvia-se para um lado ou outro. Sempre que isto ocorre, a função mastigatória será realizada pelo lado da mínima DV, que sempre é o lado de mordida cruzada. Fazendo um exame funcional, ou seja, pedindo para a criança usar uma goma de mascar, ela fará deslizar facilmente a mandíbula para o lado cruzado e apresentará impedimento para o outro lado considerado normal. Acredita então, que o lado cruzado é o lado funcional do paciente e, este não terá excitação condilar adequada, permanecendo em disto oclusão total. Além disso, produzirá uma hipertrofia mandibular no sentido póstero-anterior do ramo do lado oposto ao da mordida cruzada por excesso de estímulo da ATM. No lado cruzado a maxila apresentará hipertrofia.

(30)

com 17 crianças (dez meninos e sete meninas) sendo, entre elas nove portadoras de MCP unilateral, antes e depois da correção desse desvio.Os registros da mastigação de pedaços de queijo iguais foram feitos com o sistema ”replicator”, que é um aparelho com garras adaptadas nos dentes inferiores e superiores de modo que não interferissem nos movimentos mandibulares, porém, captavam os movimentos nos três planos espaciais. Os dados foram armazenados em fitas magnéticas, processadas para um sistema computadorizado e reavaliadas de modo que fosse possível captar os movimentos de qualquer lado. O teste da mastigação do queijo foi repetido duas, três ou quatro vezes durante cada sessão de registro. Foram analisados todos os períodos de mastigação em cada teste e a partir dos múltiplos ciclos, a média e os desvios foram determinados para cada variável ao descrever o modelo de mastigação para cada teste. Os resultados da análise dos erros sistemáticos e causais com a mastigação unilateral foram: dos 447 ciclos feitos durante a primeira exposição e 214 na segunda mostraram que os erros ocorreram dentro de padrões aceitáveis. Com relação a MCP unilateral, a mastigação tendeu a ser mais variável do que nas crianças com oclusão normal e, menos variável após a correção. Pacientes com MCP unilateral mastigaram tanto do lado cruzado, quanto do não cruzado. Concluíram então que após repetidas medidas da mastigação , ela resulta de adaptações do indivíduo ao meio ambiente e, a orientação forçada da mandíbula em pessoas com MCP, foi associado com o aumento da variedade no modelo de padrão mastigatório.

(31)

normoclusão, uma com MCP bilateral, três com mordida cruzada posterior unilateral, 15 com sobremordida, dez com mordida aberta e uma com mesioclusão e mordida cruzada posterior unilateral. Foram utilizados para este exame alimentos como, coco em tamanhos diferentes e pipoca ensacada. As crianças foram colocadas em uma cadeira de encosto alto para que ficassem em posição ereta e a cabeça mantida sem prender, porém impedindo que mudassem de posição ao mastigar e os joelhos dobrados em ângulo de 90 graus, com bom e confortável apoio para os pés. A cinematografia foi feita com uma câmera a 1 metro e 20cm dos pés anteriores da cadeira. Foram analisados 20 ciclos mastigatórios com a criança comendo coco e 20 ciclos comendo pipoca. Após 30 dias do exame, foi feita uma dupla checagem na mesma quantidade de ciclos mastigatórios. O resultado mostrou mastigação unilateral exclusiva, quando todos os ciclos foram do mesmo lado, em 29 crianças, ou seja, em 34% do total. As 18 crianças (62%), mastigavam somente do lado direito, e, 11 (38%) do lado esquerdo. Concluiu que a predominância da mastigação unilateral foi evidente e o lado preferencial, o direito nas crianças com mordida cruzada posterior unilateral, ou seja, onde havia mínima DV. Nenhuma correlação entre o lado de mastigação e a lateralidade de pés e mãos foi encontrada. O lado direito foi o preferido por cerca de 66% das crianças para uso das mãos e pés. Das 85, seis eram canhotas e destas, quatro, tinham o lado direito como preferido para mastigar, uma usava o lado esquerdo e outra, ambos os lados. O autor não citou a metodologia aplicada para estes itens no seu estudo.

(32)

fator que cause dor nos componentes do sistema mastigatório, isto é, nos dentes, nas mucosas, no periodonto, nos músculos, nas ATMs etc., pode limitar a função de um dos lados. Por conveniência, a mastigação é realizada do lado mais confortável ou menos dolorido. A restrição da mastigação por afastamento da dor, se temporária, não afeta a oclusão e o sistema mastigatório, mas, se prolongada, poderá ocasionar desarmonia oclusal crescente, por mudanças das posições dentais e desgastes dentais desiguais no lado que mastiga e no lado que não mastiga.

Oliveira (1997) caracterizou a MCP funcional como um desvio de posição da mandíbula para fugir de uma intercuspidação oclusal instável, acompanhada de descentralização da linha média. Para o autor o contato dentário ocorre em condições de desequilíbrio oclusal e a mandíbula desvia buscando intercuspidação máxima, geralmente para o lado cruzado. Na manipulação mandibular clínica para a posição cêntrica, apertando os dentes, o que se observa é um deslize para o lado da máxima intercuspidação. Para a autora, o lado cruzado passa a ser o lado preferencial mastigatório. Após o tratamento, através da técnica de pistas diretas “Planas”, atingiu-se um equilíbrio neuro muscular com condições de MBA sem necessidade de orientação mastigatória.

(33)

e determinando a fase de fechamento. É a alça mastigatória, que no lado ativo, pode alcançar sua posição de oclusão cêntrica ou de intercuspidação máxima. A causa mais freqüente de mastigação unilateral para ele é a limitação da mobilidade articular, por dor ou doença periodontal, ausência de dentes, interferências oclusais ou contatos prematuros. Nestes casos, estimulam-se apenas as estruturas estomatognáticas do lado de trabalho, impedindo-se no lado inativo o desgaste fisiológico das cúspides dentárias, possibilitando o aparecimento de interferências oclusais.

Bianchini (1998) trabalhando na área de motricidade oral, afirmou que na mastigação unilateral estimula-se inadequadamente o crescimento e impede-se a estabilização das estruturas bucais. Para ela, a musculatura vai ter maior potência do lado de trabalho, especialmente nos MM, MT e bucinador. A musculatura do lado de balanceio encontrar-se-á mais alongada e, com tônus rebaixado e, muitas vezes, assimétrica. A mastigação será um mecanismo adaptativo para assegurar o mínimo de trauma para dentes e articulação. MCP unilaterais são fatores importantes de direcionamento unilateral de mastigação.

(34)

preferência mastigatória e uso das mãos (destros e canhotos). Ficou demonstrado que uma preferência bilateral do lado de mastigação foi o mais freqüentemente encontrado, (59%). Destes, 50%, foi do grupo de tratamento precoce e 73% do grupo tardio. No restante o lado ficou incerto. Nenhuma correlação foi encontrada entre o lado da MC e o lado de uso das mãos.

Para Gribel (1999), os desvios funcionais envolvem atividade muscular alterada, bem como alteração na posição das estruturas de tecidos duros e moles nas ATMs. A mordida cruzada é uma atrofia das mais fáceis de se tratar, quando diagnosticada precocemente. Os músculos demonstram alteração com desvio mandibular. Este se deve à tração da mandíbula para o lado cruzado por ação dos feixes oblíquos e posterior do MT do lado cruzado e pterigóideo medial e lateral (feixe inferior) do lado não cruzado, entre outros pontos. A mandíbula será desviada para o lado da mínima DV onde esta estiver mais próxima da base craniana. Na maior parte dos casos, este lado mais próximo do crânio é o lado da MC, e, também o lado predominante da mastigação.Do lado não cruzado vai haver a anteriorização do côndilo. Se a mandíbula se apresenta desviada para o lado cruzado, para o autor, há a necessidade da correção imediata para normalizar forma e função mastigatória, principalmente executando uma mudança de postura.

(35)

alterados e assimétricos. A relação oclusal alterada influenciou a coordenação dos músculos mastigatórios durante a mastigação nos dois lados. A alteração funcional foi mais aparente quando o lado da morfologia alterada foi diretamente envolvido, isto é, quando a mastigação foi executada do lado da mordida cruzada. Os autores sugerem que a alteração muscular pode ter envolvimento com futuros problemas de dor e fadiga muscular.

Alarcon et al (2000) estudaram a atividade eletromiográfica dos músculos da mastigação em 60 sujeitos, sendo 30 portadores de MCP unilateral direita, com idade média de 12 anos e 2 meses, em comparação com 30 jovens com normoclusão, com idade media de 12 anos e 5 meses. Foram excluídos os pacientes com disfunção temporomandibular, com tratamento ortodôntico, restaurações extensas e doenças periodontais. Censores eletromiográficos foram colocados bilateralmente nos músculos: temporal (feixe anterior e feixe posterior), masseter e digástrico anterior, sendo registrada a atividade destes músculos durante o repouso, na deglutição com água e na mastigação de batatas. Eletrodos bipolares foram usados em ambos os grupos. Os resultados revelaram que o MT posterior foi mais ativo no mesmo lado da MCP unilateral na posição de repouso. A atividade de ambos os músculos digástricos foi maior no grupo com MCP durante a deglutição. Durante a mastigação, o MM direito foi menos ativo em pacientes com MCP do que do mesmo lado dos de normoclusão. A atividade dos MM foi simétrica em ambos os grupos, por isso os resultados obtidos durante a mastigação indicaram um padrão mastigatório bilateral em ambos os grupos.

(36)

musculatura é um componente fundamental a todos os movimentos executados pela mandíbula, verificaram a relação entre a presença de MCP e a sintomatologia da musculatura mastigatória. Citaram a freqüência de MCP com conseqüente hiperatividade da musculatura mastigatória e por isso procuraram avaliar esta relação. Utilizaram para o estudo mil prontuários de pacientes com disfunção temporomandibular da Faculdade de Odontologia, de Juiz de Fora (Minas Gerais). Deles, foram extraídos os dados necessários entre outros, quanto à sintomatologia dolorosa nos MM, MT e pterigoideo medial e lateral e o lado de ocorrência. Concluíram nesse estudo, com adultos, que não há uma relação entre MCP e sintomatologia da musculatura mastigatória.

(37)

Martin et al (2000), considerando a suposição não muito clara de que crianças portadoras de MCP unilaterais têm movimentos mandibulares anormais, resolveram investigar os movimentos e a posição de descanso da mandíbula em dois testes com um grupo de 30 sujeitos em idade entre 10 e 14 anos, portadores dessa alteração oclusal. O grupo controle estava na faixa etária de 10 a 15 anos e exibiam oclusão normal. Todos estavam dentro da relação esquelética Classe I (de Angle) e padrão mesocéfalo. Uma cinesiografia mandibular foi usada para registrar tanto a posição mandibular de descanso e movimentos dinâmicos, durante as máximas excursões (abertura e fechamento), quanto protrusão, excursões direita e esquerda, deglutição e mastigação. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos na extensão dos movimentos durante o fechamento e protrusão. Entretanto, pacientes com MCP unilateral mostraram significante deslocamento lateral durante esses movimentos. As excursões direita e esquerda foram também semelhantes entre os grupos. O deslocamento lateral encontrado em oclusão cêntrica estava também presente no grupo de mordida cruzada quando a mandíbula estava em repouso. Ainda o grupo de mordida cruzada freqüentemente mostrou um padrão anormal de deglutição. Nenhuma diferença foi encontrada em qualquer dos parâmetros estudados durante o ciclo mastigatório. Não houve relação entre o lado da mordida cruzada e o lado de preferência mastigatória neste estudo apresentado.

(38)

com maior ocorrência na faixa etária entre 12 a 14 anos. Eram portadores de dentes permanentes saudáveis, algum tipo de desvio oclusal citados anteriormente, e não ter realizado tratamento ortodôntico e ortopédico dos maxilares e terapia fonoaudiológica. Após a anamnese, foi realizada uma avaliação fonoaudiológica da função mastigatória comendo metade de um pão francês fresco, segundo o modo habitual de cada um. Num segundo momento, comendo exclusivamente de um lado depois do outro; e, finalmente, segundo o modo habitual. Foram filmados sentados. A mastigação foi observada quanto: ao padrão unilateral ou bilateral; aos movimentos mandibulares verticais, laterais ou ambos. Nos seis casos encontrados de sujeitos portadores de MCP unilateral, em 50% (3) a mastigação foi bilateral, em dois sujeitos houve preferência pelo lado cruzado, porém em um sujeito, a preferência foi pelo lado não cruzado. Quanto aos movimentos mastigatórios, em quatro casos (66,6%) foram verticais em um caso (16,6%) laterais e em outro (16,6%) ambos os movimentos. Concluiu então, mediante os resultados obtidos, que o padrão mastigatório nem sempre está relacionado a uma má oclusão e, principalmente, nos casos de MCP unilateral, foi observado padrões bilaterais de mastigação na maioria. A autora sugere outros estudos sobre o assunto.

Oliveira, Passini (2002) concordaram que a MCP em crianças provocam uma instabilidade oclusal que dá como resultado desvio mandibular para um dos lados, estabelecendo-se a mordida cruzada funcional. Nestes casos, o lado cruzado passa a ser o lado da mastigação, o lado da mínima DV.

(39)

uma alteração funcional mastigatória dando preferências a um lado são: contatos prematuros no lado de trabalho, lesões de cáries, restaurações incômodas, prótese em desequilíbrio no mesmo lado da lesão e alimentos de textura branda, que podem levar a uma mastigação unilateral pela falta de desgaste dentário fisiológico. As conseqüências da mastigação unilateral seriam desarmonia facial com alterações transversais verticais e horizontais nos ossos maxilares, MCP unilaterais, e modificação no padrão muscular, e como conseqüência alteração nas bases ósseas gerando desequilíbrio em toda face. Além disso, pode propiciar alterações do órgão mastigatório, fonação e respiração e, deslocamento de disco, dores articulares, que são evidenciadas no lado de trabalho devido à sobrecarga da musculatura e articulação.

2.3- MCP - Comportamento mandibular e ATM

(40)

intercuspidação habitual, portanto em MCP antes da correção. Concluíram que 95% das crianças exibiram assimetria na posição dos côndilos nas fossas articulares, levantando a afirmação de que as interferências oclusais nas MCP unilaterais interferem na relação côndilo-fossa articular e mesmo no grupo controle com oclusão normal, isto é, sem desvios funcionais, a falta de simetria bilateral do côndilo na fossa articular estava presente em 30% das crianças.

(41)

Procaci, Saturnino (2002), em revisão de literatura sobre o crescimento assimétrico da face e sua relação com os desvios mandibulares como resultado das interferências oclusais e a participação da atividade muscular nestes desvios, encontraram que a força da mastigação representa um fator importante para o crescimento, não só dos maxilares, mas de toda a face. Citaram como exemplo que a mastigação unilateral direita proporcionará uma excitação que terá como resposta o desenvolvimento póstero-anterior da mandíbula do lado esquerdo e o desenvolvimento para fora e para frente do maxilar direito, resultando em desvio da linha média, Classe II (de Angle) com subdivisão. Diante de um caso normal, com mastigação alternada pelos dois lados ao mesmo tempo e com o mesmo esforço, o desenvolvimento do conjunto se fará de forma simétrica. O desenvolvimento ósseo se produz no lado de não trabalho e o movimento dentário no lado de trabalho. Concluíram no estudo então, que a atividade muscular pode modular a diferenciação tecidual e o crescimento, e que esta sendo assimétrica por causa de uma MCP unilateral funcional durante a fase de crescimento, pode gerar um encurtamento da altura do ramo mandibular daquele lado resultando em uma assimetria esquelética no adulto. De maneira que, a força da mastigação representa um fator importante para o crescimento, não só do maxilar, mas de toda a face. A atividade muscular assimétrica por causa de uma MCP unilateral durante a fase de crescimento pode gerar um encurtamento da altura do ramo daquele lado, resultando em uma assimetria mandibular esquelética no adulto.

(42)
(43)

3- DISCUSSÃO

(44)

Dentro da comparação do desempenho mastigatório entre adultos e crianças as pesquisas de Julien et al (1996), demonstraram uma redução de 50% de eficiência mastigatória nas crianças, e Pancherz (1980), usando a EMG do MM observou diminuição de atividade nas crianças. Ambos porém, não explicaram de maneira clara estas diferenças. A justificativa comum entretanto, seria mudanças das dentições e efeitos do exercício do MM com a maturação do proprio indivíduo. Poderia-se considerar neste espaço a observação de Pignataro Neto et al (2004) que se refere ao MM como um músculo de potência.

No período da dentição decídua, a mastigação foi avaliada por Vieira et al (2003). Classificaram a redução do alimento como: amassamento, bilateral alternada. Percebe-se nesta experiência a evolução e o aperfeiçoamento gradativos por que passa este processo, pois à medida que avançam na idade, mesmo ainda em fase de dentição decídua, por volta de quatro a cinco anos, as crianças vão deixando gradativamente o padrão de amassamento, aproximando-se do padrão do adulto, ou seja, o bilateral alternado.

(45)

O padrão unilateral em crianças foi considerado por Silva et al (2003), frente ao resultado de sua pesquisa com indivíduos na idade entre quatro e nove anos, como parte do processo de maturação do sistema SE portanto, que pode ocorrer durante um longo período de tempo. Vê-se este fenômeno como um processo transitório. Já Amaral (2000) discorda que o padrão unilateral possa ser considerado normal, embora tenha encontrado na grande maioria das crianças de sua pesquisa, sem desvios de oclusão. Para ela é um processo adaptativo, que pode levar a assimetrias faciais se persistir. A individualidade característica entre forma e função deve ser equacionada dentro da avaliação clínica.

(46)

pequenas. Há que se considerar, então, que o visual é de fácil aplicação, podendo ser usado em grande escala.

O uso de alimentos para teste de avaliação mastigatória foi na maioria o pão (Motta et al, 2000; Amaral, 2000; Duarte, 2001; Silva et al, 2003; Vieira et al, 2003; Freitas et al, 2003; Agostini, Santana, 2003; Herrmann, Ribeiro, 2003; Ferreira, 2004). A pipoca doce e coco foram usados por Santiago Junior. (1994). A Goma de mascar e amendoim por Ahlgren (1967). Somente goma de mascar por Thilander, Ingervall (1975) e Trawitzki et al (2000). Cenoura, por Pond (1986) e Pignataro Neto et al (2004). Pedaços de queijo por Keeling et al (1991) e, batata por Alarcon et al, (2000). Entretanto Julien et al (1996) usou tablete feito de silicona e, Pignataro Neto et al (2004), parafilme como material teste de movimento mastigatório.Os alimentos de escolha em testes mastigatórios com crianças devem ser de preferência aqueles que fazem parte de seu habitual.

(47)

Um trabalho clássico sobre a relação da forma de movimento mastigatório com vários tipos de má oclusão dos dentes foi realizado por Alhgren (1967). Deve ser considerado não só pela amostragem significativa (290 crianças), como pela quantidade de desenhos que foram executados (1500) sobre forma de movimento mastigatório. A metodologia extremamente trabalhosa identificou sete diferentes formas de movimentos mastigatórios, porém não relacionou padrão mastigatório e tipo má oclusão. Ressaltou, no entanto, que nos casos com MCP houve maior porcentagem de movimentos irregulares. Mais tarde, em 1975, Ingervall, Thilander também identificaram nas crianças com interferências oclusais, chamadas por eles de mordidas forçadas, o mesmo padrão, ou seja, formas irregulares de movimentos e padrão de golpe. A amostra de crianças que apresentaram MCP unilateral foi em numero de 16.

(48)

uma amostra de três crianças com MCP unilateral, que também identificou nelas a mastigação no lado da MC. Oliveira (1997); Oliveira, Passini (2002), justificando a mesma filosofia, acreditaram que na MCP unilateral, a mandíbula desvia para buscar intercuspidação máxima, geralmente para o lado cruzado e então, este passa a ser o lado de preferência de mastigação. Douglas (1998), estudando sobre mastigação unilateral, relaciona como causa entre outras, as interferências oclusais, porém não determinou se nas MC, isto acontece somente do lado cruzado. Ainda neste mesmo grupo, Gribel (1999), baseando-se na lei de mínima DV, acredita que a mandíbula seja desviada para o lado da MC, pela contração dos feixes oblíquos e posterior do MT e pterigóideo medial e lateral do lado não cruzado, onde passa a ficar mais próximo do crânio, e por isso passa a ser o lado de predominância mastigatória.

(49)

dolorosas, observa-se a escolha do lado de mastigação, exatamente ao oposto do lado sensível.

Percebe-se muitas variáveis entre os autores, quanto à influência da MCP e a atividade da musculatura mastigatória. Usando a EMG como parâmetro de medição, Ferrario et al (1999), identificaram que os MM e temporal anterior contraíram com modelos assimétricos e alterados nos sujeitos portadores de MCP nos dois lados, porém foi maior no lado da MC, sugerindo que esse fato pode levar a problemas de dor e fadiga muscular no futuro. Este estudo está em concordância com a pesquisa de Ingervall , Thilander (1975), apenas com relação ao MT e não com o MM, pois não houve diferença para esse músculo na sua pesquisa. Entretanto, é discordante dos resultados de Alarcon et al (2000), e Trawitzki et al (2000) no qual o MM se apresentou simétrico para ambos os grupos, ou seja, os sujeitos com MCP e os de oclusão normal. Este fato fez com que eles acreditassem que o padrão mastigatório fosse bilateral, para ambos os grupos. Já Mello et al (2000), consideraram que não há relação entre sintomatologia da musculatura mastigatória e MCP. Trawizki et al (2000), ainda observaram que as diferenças encontradas para a atividade muscular quanto ao lado de trabalho em ambos os grupos foi maior nos pacientes que exibiam uma dieta alimentar mais consistente. Assim também Bianchini (1998), obsevou maior potência nos MM, temporal e bucinador do lado de trabalho.

(50)

foram da mesma opinião, quando concluíram nos seus trabalhos, que pacientes portadores de MCP unilateral mastigaram tanto do lado cruzado, quanto do lado não cruzado. A própria autora reconhece a escassez da casuística e recomendou outros estudos sobre o assunto.

(51)

4- CONCLUSÃO

(52)
(53)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1

Ahlgren FP. Pattern of chewing and malocclusion of teeth. Acta Odont Scand. 1967; 25(1):3-14.

Alarcon JA, Conchita M, Palma JC. Effect of unilateral posterior crossbite on the electromyographic activity of human mastigatory muscles. Am J of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics 2000;118(3):328-34.

Amaral DB. Mastigação unilateral x oclusão normal: um estudo sobre sua ocorrência em crianças de 4 a 5 anos. Rev CEFAC 2000;2:23-30.

Agostini TM, Santana CAM. Aspectos da mastigação em crianças com dentição mista. Rev CEFAC 2003;(5):259- 63.

Bianchini EMG. Mastigação e ATM: avaliação e terapia. In: Markezan IQ. Fundamentos em fonoaudiologia: aspectos clínicos em motricidade oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;1998:p.37-49.

Carvalho OEBR, Silva ACP, Carlini MG. Estudo da prevalência de mordida cruzada em dentição decídua e permanente em pacientes examinados na disciplina de Ortodontia da U.E.R.J. Rev Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 2000 mar/abr; 5(2):29-34.

1

(54)

Douglas CR. Fisiopatologia Oral.São Paulo: Editora Pancast;1998:p.245-270.

Drummond F, Freitas MR, Almeida RR. Mordidas cruzadas posteriores: correção precoce. Sugestão de uma técnica. Ortodontia 1991;24(2):59-63.

Duarte L. Relação entre maloclusão e mastigação. Rev da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2001 jun;6(1):46-51.

Falda W, Guimarães A, Bérzin F. Eletromiografia dos músculos masseteres e temporais durante deglutição e mastigação. Rev da APCD1998 mar/abr;2(52):151-57.

Ferrario VF, Sforza C, Serrao G.The influence of crossbite on the coordinated electromyographic activity of human masticatory muscles during mastication. Journal of Oral Rehabilitation 1999;(26):575-81.

Ferreira R. Causas e conseqüências da mastigação unilateral e métodos de diagnóstico do lado mastigatório com enfoque na R.N.O.25/6/2004 http://www.sobracom.com.br/artigos.php.

Franco MLZ. Mastigação bilateral: mito ou realidade? Rev da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 1998 jun;2(3):35-42.

(55)

Gribel MN.Tratamento de mordida cruzada posterior com desvio postural mandibular com pistas diretas Planas.Rev Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 1999 set/out;4(5):47-54.

.Herrmann MA, Ribeiro AG. Relação entre o lado preferencial da mastigação e a dominância cerebral. Rev CEFAC 2003;5:49-53.

Ingervall B, Thilander B. Activity of temporal and masseter muscles in children with a lateral forced bite. Angle Orthod, Appleton 1975 oct;45(4):249-58.

Julien KC, Throckmorton GS, Buschang PH, Dechaw PC. Normal mastigatory performance in young adults and children. Archs Oral Biol 1996;41(1):69-75.

Keeling SD, Gibas CH, Lupkiewicz SM, King GJ, Jacbson AP. Analyisis of repeated measure multicycle unilateral mastication in children. Am J Orthod Orthop 1991;99: 402-8.

Lam PH, Sadowsky C, Omerza F.Mandibular asymmetry and condylar in children with unilateral posterior crossbite. Am J Orthod and Dentofacial Orthop 1999 may;115:569-75

(56)

Martin C, Alarcon JA, Palma JC. Kinesiographic study of the mandible in young patients with unilateral posterior crossbite. Am J Orthod and Dentofacial Orthop 2000 nov;118:541-8.

Maruo ME, Kawanchi MV, Dainesi EA, Vedovello Filho M, Siqueira RMG. Avaliação Radiográfica das assimetrias mandibulares em pacientes com mordida cruzada posterior comparados com jovens com oclusão normal. Ortodontia 2003 jan/fev/mar/abr;36(1):25-39.

Mello EB, Mattos CLB, Pereira MN, Valega MC, Araújo MAM. Relação entre mordidas cruzadas posteriores e sintomatologia da musculatura mastigatória.Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia 2000 out/nov/dez;5:28-32.

Motta AR, Costa HOO. A mastigação no período intertransicional da dentadura mista.Rev Dental Press de Ortod e Ortop Facial 2002 set/out;7(5);77-86.

Moyers RE. Ortodontia.4a.ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;1991:p.128-36.

Oliveira DAL. Mordidas cruzadas funcionais em crianças – pistas diretas Planas. Ortodontia1997 jan/fev/mar/abr;30(1):92-100.

Oliveira DAL, Passini AC. A ortopedia funcional na Odontopediatria.Ortodontia Ortopedia Funcional.São Paulo: Artes Médicas; 2002 (7):p.221-44.

(57)

Pignataro Neto G, Bérzin F, Rontani RMR.Identificação do lado de preferência mastigatória através de exame eletromiográfico comparado ao visual. Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial 2004 jul /ago;9(4):77-85.

Planas P. Reabilitação Neuro-Oclusal. São Paulo: Editora Medsi;1988:p161.

Pond LH, Barghi N, Barnwell GM. Occlusion and chewing side preference.Journal Prosthetic Dentistry 1986 abr;55(4):448-50.

Procaci MIMA, Saturnino AR.Crescimento assimétrico da face: atividade muscular e implicações oclusais. Rev Dental Press de Ortod e Ortop Facial 2002 nov/dez;7(6):87-93.

Santiago Junior O. Incidência de mastigação unilateral em crianças com dentição decídua e dentição mista em estágio inicial com alimentos fibrosos e macios. Rev Fac Odontol Porto Alegre 1994 ago;35(1):28-31.

Silva AM, Silva KP, Oliveira RCP, Ferreira VEJA. A influencia da alimentação na mastigação em crianças.Rev Fonoaudiologia Brasil 2004;4(1):1-3.

Silva Filho OG, Pinto D M, Álvares LC. Alterações condilares associadas às mordidas cruzadas funcionais. Ortodontia 1992;25(2):41-51.

Silva Filho OG, Silva PRB, Rego MVNN, Silva FPL, Cavassani AO. Epidemiologia da má oclusão na dentição decídua. Ortodontia 2002 jan/fev/mar;35(1):22-33.

(58)

_______Mastigação . Ortodontia. 1979 jan/abril;12(1):19-28.

Trawitzki LVV, Rontani RMR, Felício CM, Vitti M, Matsumoto M. Atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal durante a mastigação em crianças com diferentes tendências de crescimento facial. Rev da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2000 dez;5(7):54-58.

Tsarapatsani P, Tullberg M, Lindner A, Huggare J. Long-term follow-up of early treatment of unilateral forced posterior cross-bite. Orofacial status. Acta Odontol Scand 1999;57(2):97-104.

(59)

Livros Grátis

(

http://www.livrosgratis.com.br

)

Milhares de Livros para Download:

Baixar livros de Administração

Baixar livros de Agronomia

Baixar livros de Arquitetura

Baixar livros de Artes

Baixar livros de Astronomia

Baixar livros de Biologia Geral

Baixar livros de Ciência da Computação

Baixar livros de Ciência da Informação

Baixar livros de Ciência Política

Baixar livros de Ciências da Saúde

Baixar livros de Comunicação

Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE

Baixar livros de Defesa civil

Baixar livros de Direito

Baixar livros de Direitos humanos

Baixar livros de Economia

Baixar livros de Economia Doméstica

Baixar livros de Educação

Baixar livros de Educação - Trânsito

Baixar livros de Educação Física

Baixar livros de Engenharia Aeroespacial

Baixar livros de Farmácia

Baixar livros de Filosofia

Baixar livros de Física

(60)

Baixar livros de Literatura

Baixar livros de Literatura de Cordel

Baixar livros de Literatura Infantil

Baixar livros de Matemática

Baixar livros de Medicina

Baixar livros de Medicina Veterinária

Baixar livros de Meio Ambiente

Baixar livros de Meteorologia

Baixar Monografias e TCC

Baixar livros Multidisciplinar

Baixar livros de Música

Baixar livros de Psicologia

Baixar livros de Química

Referências

Documentos relacionados

Acreditando que este defeito pode ser derivado de algum tipo de matéria orgânica presente no processo, não sendo eliminado durante a queima, seria interessante

Diante disso, constata-se que à medida que as companhias brasileiras avançam em termos de qualidade de governança corporativa, maior é a preocupação em manter um nível

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

91 Figura 24 – Efeitos da glicina exógena intra-SCPd e da administração por via intratecal de prazosina sobre a expressão comportamental nocifensiva na Fase II A em

Para tanto foram utilizadas sementes tratadas com diferentes tratamentos, onde o tratamento 1 (T1) consistiu no uso de sementes com 0,75 mL Stimulate, o tratamento

1. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Repercussão de um protocolo fisioterapêutico intradialítico na funcionalidade pulmonar, força de preensão manual e qualidade de vida de

Como vimos acima, portanto, destacamos neste capítulo, ainda que sucintamente, o posicionamento de Foucault sobre a Literatura em cinco momentos distintos: a quando escreve sobre

Apesar desses impasses, é fundamental que a população continue participando desses espaços, pois “[...] a participação política é instrumento de legitimação