• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Graduação Rayane Melisa Martins da Cruz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho de Graduação Rayane Melisa Martins da Cruz"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

G

RADUAÇÃO EM

S

ISTEMAS DE

I

NFORMAÇÃO

Rayane Melisa Martins da Cruz

Trabalho de Graduação

Recife, Julho de 2016.

A

NÁLISE DO

I

MPACTO DA

I

NTERNET DAS

C

OISAS NOS

(2)

U

NIVERSIDADE

F

EDERAL DE

P

ERNAMBUCO

C

ENTRO DE

I

NFORMÁTICA

G

RADUAÇÃO EM

S

ISTEMAS DE

I

NFORMAÇÃO

Rayane Melisa Martins da Cruz

Recife, Julho de 2016.

A

NÁLISE DO

I

MPACTO DA

I

NTERNET DAS

C

OISAS NOS

N

EGÓCIOS

:

U

MA REVISÃO SISTEMÁTICA

Monografia apresentada ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

(3)

Agradecimentos

A g r a d e ç o a D e u s p o r m e a b e n ç o a r e s e m p r e s u r p r e e n d e r co m s u a s b ê n ç ã o s. S o u g r a t a a m i n h a f a m íl i a q u e m e a j u d o u a l u ta r p o r m e u s s o n h o s c o m h o n e s t i d a d e . H o n ro m e u s p a i s S i m o n e M a r t i n s e J o s é E d u a r d o q u e l u t a r a m m u i t o p a r a m e a p o i a r , e n q u a n to m e d e d i c a va a o s e s tu d o s . M e u c o r a ç ã o é g r a t o p o r t o d o s o s c o n s e l h o s d a m i n h a m ã e d u r a n t e e s se p e r ío d o , p e l a s p a l a vr a s s á b i a s q u e p e r m i t i r a m q u e f ize s s e e s c o l h a s ce r t a s d u r a n t e a m i n h a vi d a a c a d ê m i c a . A g r a d e ç o a i g r e j a q u e a t r a vé s d a p a la vr a d e D e u s m e a j u d o u a s e r u m a p e s so a m e l h o r r e f le t i n d o n a m i n h a t r a j e tó r i a a c a d ê m i c a d e f o r m a p o s i t i va . A g r a d e ç o a o s m e u s a m i g o s d e t u rm a q u e s e m p r e m e a ju d a r a m e s p e c i a lm e n t e R a ya n n e R o sa , A n g e l i n a M a r i a e Jo s é H u g o q u e n e s s a r e t a f in a l m e a p o i a r a m b a s t a n t e . S o u g r a ta a s m in h a s a m i g a s J u l i a n a A l ve s , M i c h e l l e Ne ve s e A d r i e l y N a r a , p o i s m e e n co r a j a r a m n a m i n h a t r a j e t ó r i a a c a d ê m i c a e p r i n c i p a l m e n te n e ss e m o m e n to d e c o n c l u s ã o d e cu r s o . H o n r o a p r o f e s s o ra C a r l a S i l va p o r s e r u m a ó t i m a p e s s o a e p r o f i s s i o n a l q u e m e a p o io u d u r a n te a m i n h a t r a j e tó r i a a c a d ê m i c a e e s p e c i a lm e n t e n a e t a p a d e t r a b a l h o d e c o n c l u s ã o .

(4)

i

Resumo

A I n te r n e t d a s C o is a s , vi s t a c o m o u m a n o va r e vo l u ç ã o t e cn o l ó g i c a , p e r m i t i r á q u e o s o b j e t o s d o c o t id i a n o e s t e ja m c o n e c ta d o s a u m a r e d e d e c o m p u t a d o r e s . O g r a n d e vo l u m e d e d i s p o s i t i vo s i n t e l i g e n te s c o n e c ta d o s t r a r á n o va s o p o r t u n i d a d e s d e n e g ó c i o s. Es t a p e s q u i s a , f e i t a a t r a vé s d e u m a r e vi s ã o s i s t e m á t i c a , i d e n t if i c o u a s m u d a n ç a s q u e a I n t e rn e t d a s C o i s a s ( d o i n g l ê s , I n t e r n e t o f T h i n g s - I o T ) i r á t r a ze r p a r a o s n e g ó c i o s . O s n e g ó c io s q u e e s tã o f a ze n d o o u s o d e I o T f o r a m i d e n t if i ca d o s e f o i p o s s íve l a n a l i s a r o s se t o r e s e m q u e Io T m a i s c r e s c e . A p e s q u i s a a n a l i s o u o s b e n e f íc i o s e a s d e s va n t a g e n s d a I o T p a r a o s n e g ó c i o s . A I n te r n e t d a s C o i s a s i r á g e r a r c r e s c i m e n to e c o n ô m i c o , n o vo s n e g ó c i o s , m a i s p r o d u t i vi d a d e e g r a n d e s o u t r a s o p o r t u n i d a d e s p a r a o s n e g ó c i o s . P o r m e i o d o s r e s u l t a d o s , f o i p o s s íve l c o n c l u i r q u e o s n e g ó c i o s p o d e m o b t e r g r a n d e s va n t a g e n s c o m I o T e , a p e s a r d o s d e s a f io s , a s o p o r t u n i d a d e s s ã o g r a n d e s . A p e s q u i s a r e s p o n d e q u e s t õ e s q u e p o d e m a p o i a r a s o rg a n i za ç õ e s a i d e n t if i c a r o p o r tu n i d a d e s p r o ve n i e n te s d e I n te r n e t d a s c o i s a s p a ra a l a va n c a r s e u s n e g ó c i o s .

(5)

ii

Sumário

Capítulo 1 - Introdução ... 1 1.1 Motivação ... 1 1.2 Objetivos ... 3 1.3 Organização do Trabalho ... 3

Capítulo 2 - Método de Pesquisa ... 4

2.1 Fontes de Dados e Termo de Busca ... 6

2.2 Processo de busca e seleção ... 6

Capítulo 3 - Resultados ... 8

3.1 Internet das Coisas ... 10

3.2 Questão 01 – Quais são as mudanças que a Internet das Coisas irá trazer para os negócios? ... 13

3.3 Questão 02 - Quais são os negócios que estão fazendo uso de IoT? ... 16

3.4 Questão 03 - Quais são os benefícios para os negócios com IoT? ... 18

3.5 Questão 04 – Quais são os desafios para os negócios com Internet das Coisas? 22 Capítulo 4 - Conclusões e Trabalhos Futuros ... 24

4.1 Possibilidades de Trabalhos Futuros ... 24

4.2 Considerações finais ... 25

Referências Bibliográficas ... 28

(6)

1

Capítulo 1 -

Introdução

1.1 M oti vaç ão

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT) é uma rede crescente de dispositivos do cotidiano que irão se comunicar, trocando informação para concluir tarefas. Essa revolução tecnológica amplia a oportunidade de criar novas funcionalidades, aumenta a utilização dos dispositivos do cotidiano e desenvolve capacidades que ultrapassam as fronteiras tradicionais entre os produtos. Segundo o Cisco IBSG, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados até 2020 (Evans, 2011).

F i g u r a 1 - C r e s c i m e n t o d e I o T

Fonte: Cisco IBSG, abril de 2011.

Com esse crescente número de dispositivos conectados, alguns desafios irão surgir, como: lidar com a confidencialidade dos dados, privacidade e confiança dos requisitos de segurança. O armazenamento e tráfego de dados será um desafio, devido a imensa massa de dados. E estabelecer a integração na comunicação entre os dispositivos também, já que não possuem um modelo de conexão. Será necessário definir um padrão de comunicação compatível para que os objetos possam se comunicar. A grande

(7)

2

quantidade de dispositivos conectados gera novas oportunidades, e a Internet das Coisas tem a capacidade expansiva de gerar dados, permitindo o início de uma nova era de competição nos negócios. A IoT irá trazer muitas mudanças pois um conjunto de novas estratégias de negócios serão geradas (PORTER; HEPPELMANN, 2014). À proporção que IoT se expande, a possibilidade de inovação do modelo de negócios é grande. Os negócios estabelecidos hoje não serão suficientes para as oportunidades que serão geradas a partir dos produtos conectados. As organizações terão repensar no modelo de criação de valor e captura de valor (HUI, 2014).

Nessa nova era, apenas o produto não será o grande fator competitivo, pois no mundo conectado eles virão juntamente com novos recursos e funcionalidades. Os produtos se comunicam com produtos, levando a novas análises e novos serviços para um resultado mais eficaz, otimização de processos e experiências de serviço ao cliente.

Portanto, ganhar dinheiro na era conectividade não é simplesmente vender produtos ou serviços; outras fontes de receita se tornaram possíveis depois da venda inicial do produto, incluindo serviços de valor agregado, assinaturas e aplicativos, que podem ultrapassar o preço de compra inicial. Em uma conversa recente, Renee DiResta, diretor da O'Reilly ALPHATECH Ventures, observou: "As coisas que geram receita recorrente são realmente mais atraentes para os capitalistas de risco. Caso contrário, o modelo de negócio está apostando na esperança de que os clientes potenciais serão leais e serão estimulados suficiente para voltar a comprar o segundo produto” (HUI, 2014).

As mudanças proporcionadas por essa revolução industrial irá transformar as vendas dos produtos, processos internos nas organizações, processos na sociedade, relacionamento entre consumidores e fornecedores e relacionamentos entre fornecedores e fornecedores. Grandes são as possiblidades de crescimento econômico, se bem aproveitados os novos negócios que serão gerados a partir da Internet das Coisas. Surgirá um novo ciclo de mercado, criando novos modelos de negócios que podem gerar várias oportunidades. Se as organizações aproveitarem, irão obter competitividade no mercado.

(8)

3

1.2 Objeti vo s

As mudanças na área digital devido à chegada da Internet das Coisas se tornou um elemento importante para os negócios. Com IoT, os negócios não serão os mesmos, a forma de vender, interagir com o consumidor e de se relacionar com os fornecedores irá mudar.

As coisas inteligentes e conectadas trarão novas oportunidades de negócios para os vários setores. O objetivo central desta pesquisa é analisar o impacto da Internet das Coisas nos negócios. Algumas questões de pesquisa foram elaboradas nesta pesquisa:

 Quais são as mudanças que a internet das coisas irá trazer para os negócios?

 Quais são os negócios que estão fazendo uso de IoT?

 Quais são os benefícios para os negócios com IoT?

 Quais são os desafios para os negócios com Internet das Coisas?

1.3 Organiz ação do Trabalho

A pesquisa está organizada em quatro capítulos para melhor estruturar o conteúdo. Os capítulos apresentados incluem a introdução e os seguintes:

Capítulo 2 – Contém a metodologia utilizada para realização da pesquisa e as

etapas da revisão sistemática;

Capítulo 3 – Apresenta o resultado da revisão sistemática. Esse capítulo contém

as respostas das questões de pesquisa;

Capítulo 4 – São realizadas as conclusões do trabalho e direcionamento a

(9)

4

Capítulo 2 -

Método

de

Pesquisa

A pesquisa foi baseada nos procedimentos de revisão sistemática. A revisão sistemática, segundo Kitchenhamn, é o meio para identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas disponíveis relevantes para uma determinada questão de pesquisa ou área de um tópico, ou um fenômeno de interesse. Estudos individuais que contribuem com uma revisão sistemática são chamados estudos primários; uma revisão sistemática é uma forma de estudo secundário. A revisão sistemática permite uma busca mais integra. A grande vantagem desse método é que ele provê informações sobre efeitos de alguns fenômeno com uma enorme gama de configurações e métodos empíricos (KITCHENHAM, 2004).

O processo da revisão sistemática tem três fases principais: planejamento da avaliação, realização da revisão e o relato da revisão (KITCHENHAM, 2004). A fase de planejamento da avaliação e realização da revisão apresenta estágios. Portanto, a fase de relato da revisão é fase única.

A fase do planejamento da avaliação possui os seguintes estágios associados: 1- Identificação da necessidade de uma avaliação;

2- Desenvolvimento de um protocolo de avaliação.

A fase de realização da revisão possui os seguintes estágios associados: 3- Identificação de pesquisa;

4- Seleção de estudos primários; 5- Estudo da qualidade da avaliação; 6- Extração e monitorização de dados; 7- Síntese de dados.

(10)

5

A revisão sistemática tem o seguinte tema de pesquisa: Novas oportunidades de negócios provenientes de IoT. Objetivo da pesquisa é analisar o impacto na IoT nos negócios. Para tal, é necessário obter as seguintes informações:

 Analisar as mudanças que IoT está trazendo para os negócios;

 Identificar os negócios que estão fazendo uso de IoT;

 Identificar as vantagens e os desafios de IoT para os negócios.

A questão central da revisão sistemática é: Qual é o impacto da IoT nos negócios? E as questões secundárias da pesquisa são as seguintes:

 Questão 1 – Quais são as mudanças que a Internet das Coisas irá trazer para os negócios?

 Questão 2 – Quais são os negócios que estão fazendo uso de IoT?

 Questão 3 – Quais são os benefícios para os negócios com IoT?

 Questão 4 – Quais são os desafios para os negócios com Internet das Coisas?

A questão 1 visa identificar as mudanças que essa nova tecnologia irá proporcionar para os negócios. A resposta dessa questão irá apoiar os negócios a se prepararem e estabelecerem estratégias para que as mudanças não venham impactar negativamente nos negócios.

A segunda questão investiga os negócios que estão utilizando a Internet das Coisas. Essa questão responde os setores, ambientes e áreas em que a Internet das Coisas mais cresce e apresenta aceitação.

A terceira questão tem o objetivo de identificar os benefícios da era dos objetos conectados. Através dessa resposta, os negócios podem aproveitar os benefícios e utilizar a IoT para promover a competitividade.

A questão 4 identifica os desafios enfrentados com essa evolução tecnológica da Internet das Coisas. A resposta dessa questão pode indicar os principais desafios, assim, os negócios podem estudar e gerenciar os riscos, a fim de evitar que os desafios tragam prejuízo para os negócios.

(11)

6 2 . 1 F o n t e s d e D a d o s e T e r m o d e B u s c a

Para a revisão sistemática foram selecionadas as cinco base de dados eletrônicas a seguir:

 ACM Digital Library (Site: http://dl.acm.org/)

 Emerald Insight (Site: http://www.emeraldinsight.com/)

 IEEE Xplore Digital Library (Site: www.ieee.org/ieeexplore)

 Science Direct (Site: http://www.sciencedirect.com/)

 Scopus (Site: http://www.scopus.com/)

Após escolhidas as bases de dados, foi definido o termo de busca. O termo de busca foi refinado até retornar bons resultados em todas as bases. A string está detalhada a seguir:

(Internet of Things OR IoT OR Internet of Everything) AND (business OR organization) AND (innovation OR revolution OR change OR novelty OR evolution) AND (Software OR Computation OR Technology OR Informatics)

2 . 2 P r o c e s s o d e b us c a e s e le ç ã o

A investigação consistiu em selecionar os artigos publicados entre 2010 e 2016 e o resultado da busca inicial foi de 3751 artigos. Abaixo está a quantidade de artigos retornados por base:

ACM (68) IEEE (152) Emerald (1255) Science Direct (880) Scopus (1396)

Na segunda etapa foi analisado o título e resumo dos artefatos, utilizando critérios de exclusão para alinhar os resultados com o objetivo da pesquisa. Os artefatos que não correspondiam a pesquisa foram excluídos conforme os critérios de exclusão abaixo:

1- Conteúdo não trouxe Internet das Coisas ou seus sinônimos; 2- Artefato pago;

(12)

7

3- Visualização e download indisponível; 4- Artigos que fugiram no tema central.

Concluído o primeiro filtro, ficaram 67 artefatos e por base de dados ficaram: ACM (22)

IEEE (23) Emerald (8)

Science Direct (1) Scopus (13)

O segundo filtro consistiu na análise da introdução e conclusão dos artefatos, identificando os seguintes critérios de qualidade:

1- Foco na questão central;

2- Clareza, objetividade e completude;

3- Se traz respostas às questões de pesquisa.

Após aplicado o segundo filtro, 19 artigos foram selecionados obedecendo os critérios de qualidade definidos. Os artefatos selecionados para a extração de dados estão disponíveis no Apêndice A. Abaixo encontra-se o número de artigos selecionados por base: ACM (6) IEEE (10) Emerald (1) Science Direct (2) Scopus (0)

(13)

8

Capítulo 3 -

Resultados

Após a aplicação dos filtros, foram selecionados 19 artigos que responderam as questões. Os artigos estão listados no Apêndice A. A quantidade de artigos por base está indicada abaixo:

F i g u r a 2 - Q u a n t i d a d e d e A r t i g o s p o r B a s e

Fonte: Própria.

É observado na figura 2 que nenhum artigo da base SCOPUS foi selecionado. A base IEEE possui o maior número de artigos selecionados, pois ao total foram 10 artigos. A base ACM possui a segunda maior quantidade de artigos que responderam as questões, pois 6 artigos selecionados nessa base. A Emerald teve 1 artigo selecionado e a base Science Direct teve 2 artigos selecionados. Todos os artigos selecionados são relevantes para responder as perguntas sobre essa nova era tecnológica.

Os artigos selecionados são dos anos de 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015. Na tabela abaixo está detalhada a quantidade de artigos por ano.

32%

53% 5%

10% 0%

ARTIGOS POR BASE

(14)

9 F i g u r a 3 - R e s u l t a d o s n a l i n h a d o t e m p o

F o n t e : P r ó p r ia .

Os artigos considerados relevantes para a pesquisa tiveram a publicação entre 2010 à 2015. Como podemos observar na Figura 3, a maioria dos artigos selecionados tiveram publicação nos anos de 2014 e 2015. As publicações dos anos mais recentes trazem evidências mais próximas possíveis da atual realidade.

5% 5% 5%

32% 53%

Resultados na linha do tempo

2010 2011 2013 2014 2015

(15)

10 3 . 1 I n t e r n e t d a s C o is a s

Kelvin Ashton, pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 1999, foi o primeiro a utilizar o termo Internet das Coisas (EVANS D., 2011). Porém, há muito mais tempo Internet das coisas já era discussão de TI (Tecnologia da Informação). O termo Internet das Coisas, também chamado Internet de tudo ou IoT, descreve dispositivos e objetos interconectados interagindo com pessoas e com o ambiente físico.

A Internet das Coisas se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à uma rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones (ZAMBARDA, 2014).

IoT é dita como a terceira onda no desenvolvimento da Internet. Nos anos 90 a Internet conectava 1 milhão de usuários, já em 2000 com os dispositivos móveis, passou a conectar 2 milhões. A Internet das Coisas irá conectar dez vezes mais coisas até 2020, incluindo a conexão de pulseira a carros (EVANS D., 2011). O crescimento da Internet das Coisas trará mudanças de paradigmas. Os preços dos sensores, banda larga e processamento serão mais baratos. De fato, nos últimos 10 anos o preço caiu bastante. Os smartphones servirão como porta para ter controle das informações que serão disponibilizadas pela Internet das Coisas como, por exemplo, controlar a casa conectada ou dispositivos de saúde. E a cobertura sem fio estará disponível de graça ou a custo bem reduzido. A volumosa quantidade dados gerados por IoT tornará grande a análise de dados, assim será preciso utilizar Big Data (PORTER M.; HEPPELMANN J., 2014). Muitos dispositivos estarão conectados e será necessário unificar a Internet das coisas envolvendo a indústria, órgãos reguladores e de padronização, e entidades acadêmicas e de pesquisa. Para as coisas se conectarem à rede, é necessário definir o IP, protocolo responsável por conectar dispositivos, juntamente com algoritmos de roteamento que definem o caminho para levar a informação para o destino. Devido ao crescimento de dispositivos conectados, foi necessário realizar a migração de IP para a versão 6, conhecida como IPv6. O IPv6 substitui o IPv4. O IPv4 suporta o endereços de 32 bits, mas com a massa de objetos na rede não será suficiente. Já o IPv6 suporta endereços de 128 bits que atenderá a todas as coisas conectadas. Quando acontece a mudança de

(16)

11

conexão, também ocorre a mudança de IP do dispositivo móvel, gerando uma queda de conexão. Com o IPv6 isso acontecerá de forma diferente, pois preservará o endereço, evitando que conexões sejam perdidas (SANTOS B. el at, 2015).

Alguns desafios são encontrados com a chegada de Internet das Coisas, como segurança e privacidade. Dispositivos domésticos conectados irão extrair dados que podem ser confidenciais e se pararem em mãos erradas, grandes podem ser os danos feitos para as pessoas proprietárias dos dados. As inovações estão surgindo diariamente e, portanto, junto com elas estão as ameaças que irão desafiar os negócios. Com tanta troca de informações, a vulnerabilidade de ataques cibernéticos aumenta. A segurança e a privacidade são os grandes desafios apontados para os negócios, mas grandes são as oportunidades de negócios (EY..., 2015).

Além disso, nem todos os equipamentos estão prontos para se comunicar com outras marcas de dispositivos. E a conectividade irá acontecer quando todos os objetos conectados puderem se comunicar independente da marca, ou seja, tem que haver um padrão de conexão.

Com IoT, a capacidade das coisas se comunicarem está se tornando possível. Aparelhos utilizados em casa, nas universidades, setores de saúde, tecnologias móveis, organizações, equipamentos de escritórios e dispositivos urbanos, interagem com pessoas, ambiente e com outros dispositivos. Um dos grandes benefícios da Internet das Coisas será a qualidade produtiva e de vida para pessoas. Por exemplo, os médicos podem supervisionar de forma bem eficiente os seus pacientes, pois recebem alertas online através de dispositivos que estão conectados ao paciente e passam para o sistema as informações sobre a saúde do paciente. Através dos sensores, a conservação da energia será bem mais eficiente, pois irá regular a temperatura ideal de acordo com a necessidade do dono da casa, evitando desperdícios e garantindo maior segurança. Geladeira inteligentes irão sugerir a compra de alimentos que estejam acabando ou faltando, a sugestão de alimentos será de acordo com a necessidade do usuário (PORTER M.; HEPPELMANN J., 2014).

Dessa forma, novas oportunidades de negócios e satisfação ao cliente irão surgir. As tecnologias vestíveis permitirão monitorar medidas de treino, padrões de sono, aferições na saúde e esses dados conectados a conta do usuário permitirão que o mesmo

(17)

12

possa rastrear essas informações. Com a mudança de natureza dos produtos, que, consequentemente, está causando disrupção nas cadeias de valor, as empresas estão repensando e reformulando quase tudo aquilo que fazem nos processos internos. A maioria dos líderes do governo e executivos estudam sobre Internet das Coisas para obter benefícios nos negócios e na sociedade. O modelo de negócios para Internet das Coisas irá depender da organização e/ou setor. Um novo conjunto de escolhas estratégicas de negócio é elaborado com a oferta da Internet das Coisas. Hoje existem mais dispositivos conectados do que pessoas e para 2020 é previsto 50 bilhões de dispositivos conectados. Os dispositivos inteligentes têm a capacidade expansiva de gerar dados e, dessa forma, permitir o início de uma nova era de competição (EVANS D., 2011).

As coisas inteligentes serão capazes de se conectar com sistemas de negócios, como por exemplo, os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) e a gestão de relacionamento com o cliente (CRM). O que irá gerar um real valor para as organizações, pois elas desenvolverão relacionamentos muito mais próximos com o cliente. Entretanto, rivalidade entre os concorrentes pode ficar mais acirrada e irá aumentar à medida que os produtos inteligentes e conectados forem se tornando parte de sistemas mais amplos de produtos (PORTER M.; HEPPELMANN J., 2014).

A Internet das Coisas muda a maneira como vivemos e trabalhamos e tornará a vida mais conveniente, já que as casas, cidades, organizações estarão conectadas com as aplicações inteligentes, que otimizarão os processos, permitindo benefícios para os negócios. IoT gera oportunidades tanto para sociedade quanto para o mercado.

(18)

13 3 . 2 Q u e s t ã o 0 1 – Quais são as mudanças que a Internet das C oisas

i r á t r a z e r p a r a o s n e g ó c i o s ?

Essa nova era tecnológica trará mudanças para os negócios e quanto mais os setores souberem das transformações causadas pela Internet das coisas, melhor estarão preparados e os riscos serão melhor gerenciados. A Internet das Coisas exige novos padrões tecnológicos. É fundamental para internet das coisas uma nova arquitetura. Será necessário estabelecer protocolo padrão de rede. As interfaces das coisas inteligentes precisam ser desenvolvidas para tornar as interações o mais natural possível. Diversos dispositivos estarão conectados ao mesmo tempo e, portanto, será necessário ter energia eficiente e consumo mínimo de energia. Esses dispositivos conectados irão capturar dados e gerar dados, ou seja, oceanos de dados que vão demandar um “cérebro" para analisar e transformar os dados em informação útil.

Evidências:

So it is reasonable and essential to design a new architecture for the Internet of Things (TAN; WANG, 2010).

"However, IoT is a network of networks […] and any weak “link” can impact its services greatly. Having standard network protocols and interfaces that are agreeable and implemented by all the major manufacturers involved would certainly help drive a unified platform in a world of disparate objects and elements in the network. Standardization would help in the management of this large

(HOANG; HAWKINS, 2015).

From a computing perspective, each of the IoT-connected devices, including the embedded sensors and processors, must be extremely miniaturized, energy efficient, and consume minimum power. These connected devices will capture data and generate data, producing oceans of data that will require a “brain” to analyze and transform the data into useful information (HOANG;HAWKINS,

2015).

The human-to-computer interfaces also need to be evolved to make the interactions less complex and truly natura (HOANG;HAWKINS, 2015).

A relação entre clientes e as fornecedores de produtos/serviços se tornará mais próxima, pois a internet das coisas irá capturar dados que permitem que os negócios conheçam mais os seus consumidores. Será possível atender melhor os clientes, conforme as suas necessidades e objetivos. Os negócios poderão ter um relacionamento

(19)

14

bem familiar com os consumidores. Os clientes receberão sugestões de produtos/serviços com maior probabilidade de serem consumidos, pois os dispositivos inteligentes irão capturar o perfil do consumidor com mais fidelidade. A Internet das coisas permite criar modelos de negócios mais voltados para os clientes.

Evidências:

Identifying a customer entering a store, detecting her location among the aisles, and cross-referencing that data with the customer’s transaction history, could lead to special offers tailor-made for that specific customer or suggestions relevant to her purchasing process. This technology enables real-world implementation of metrics, analytics, and other tools familiar to us from the online realm. We can now measure visits to physical stores the same way we measure web page hits: analyze time spent in the store, the areas visited by the customer, and the results of those visits. In this way, we can also identify shoppers wandering around the store and understand when they are having trouble finding the product they want to purchase (ZODIK, 2015).

We can foresee that, IOT will make a great change for the operation way in the post logistic fields obviously, which can realize the better trace, govern and adjustment of cargo container, baggage and express and so on to improve the work efficiency and service level (FAN; ZHOU, 2011).

Customer relationship. The common customer relationship considered has been providing automated services on remote and with dedicated personal assistance ready to give technical and management support to the utilities company. In addition to that when the Smart Grid vision is more developed a new way of customer relationship appear where strategic support and co-creation of mid/long term plans is introduced (specially for advanced asset management services

(ÁLVAREZ; GHANBARI; MARKENDAHL, 2015).

Os modelos de negócios irão mudar devido ao novo ciclo de mercado. Novos modelos de negócios serão gerados para que possam agregar maior valor ao cliente. Por exemplo, ao conhecer melhor os consumidores, uma empresa pode fazer sugestão e criar uma fidelidade maior com o cliente. Assim, não só a qualidade do produto/serviço será vendida, mas um relacionamento familiar entre o consumidor e o prestador do produto/serviço será estabelecido.

Evidências:

Studies have shown customers willing to participate in the new value-model. The fact that other industries like media or entertainment had followed the same path before utilities supports the idea that major changes will happen in the sector in the next years. [7 ]Supporting this hypotheses some studies analyze the reasons why utilities should embrace a customer-centric business model concluding that utility companies need to start adapting and changing its strategies in order to adapt to the new situation in order to achieve customer engagement and maintain

(20)

15

its business revenues. [8] Regarding the involvement of IT companies in this research for new business models, KT the largest Korean telecom describe its research on energy management technologies and home energy management and also provides useful information about the KT Smart Grid business models. Different business models are introduced considering it (ÁLVAREZ; GHANBARI;

MARKENDAHL, 2015).

Os processos de negócios irão mudar, pois a IoT reduz o retrabalho e o tempo de resposta, agilizando assim os processos nos vários setores tanto organizacionais, como no dia-a dia, que inclui cidades, casas e universidades, já todos esses negócios terão processos inteligentes e ágeis. A Internet das Coisas irá mudar os negócios tanto no aspecto tecnológico como no aspecto social.

Evidências:

If the Internet has been one of the most important human creations, the Internet of Things (IoT) will change everything, activities and objects from simple to the most complex, and why not, even us humans. Besides areas as business, transportation, energy, medicine, agriculture and others, the Internet of Things will also have a major implication in education (CATÃ; 2015).

The change takes place at the end of the lifecycle, which means the pattern shift into a brand new one by comparing with original. Thus, the system starts a new lifecycle with the new pattern. The system pattern shifting indicates specifically systems' configuration and cooperation evolution which indicates the renewal of the general way that key firms interacted with their business environment as well as with core business partners. This would result in the renewal of the connection among partners. Thus, change is the dynamic aspect of systems' dramatic growth instead of incremental development, which generates a new lifecycle of the system evolution. Hence change would demonstrate how the configuration pattern of a business ecosystem is renewed (RONG et. al, 2014).

The IoT facilitates the development of myriad industry-oriented and user-specific IoTapplications. Whereas devices and networks provide physical connectivity, IoT applications enable device-to- device and human-to-device interactions in a reliable and robust manner. IoT applications on devices need to ensure that data/messages have been received and acted upon properly in a timely manner. For example, transportation and logistics applications monitor the status of transported goods such as fruits, fresh-cut produce, meat, and dairy products. During transportation, the conservation status (e.g., temperature, humidity, shock) is monitored constantly and appropriate actions are taken automatically to avoid spoilage when the connection is out of range. For example, FedEx uses SenseAware to keep tabs on the temperature, location, and other vital signs of a package, including when it is opened and whether it was tampered with along the way. While device-to-device applications do not necessarily require data visualization, more and more human-centered IoT applications provide visualiza- tion to present information to end users in an intuitive and easy-to-understand way and to allow interaction with the environment. It is important for IoT applications to be built with intelligence so devices can monitor the environment, identify problems, communicate with each other, and potentially resolve problems without the need for human intervention (LEE I.;LEE K.,2015).

(21)

16

The automation of business and production processes is of vital importance for organizations to speed up their business and to lower costs. Currently, new issues arise when modelling executable workflows due to emerging trends such as Internet of Things (IoT) […] and Industry 4.0 […] since their execution gets more and more affected by dynamically changing situations. On the one hand, automatically adapting processes due to changed circumstances enables optimizing their execution, e.g., if a machine of a production process fails and the production is quickly moved to another machine while the broken machine gets repaired (BREITENBÜCHER et. al, 2015).

O crescimento da Internet das Coisas irá trazer muitas mudanças com grandes benefícios e também desafios. Os negócios não serão mais os mesmos com a chegada de IoT, pois muitas adaptações serão necessárias. Como vimos, haverá mudança nos modelos de negócios, nos padrões tecnológicos e nos processos. Os negócios deverão ficar atentos a essas mudanças para gerenciar os riscos e crescer com essa nova era tecnológica.

As principais mudanças identificadas foram:

 Padrões tecnológicos;

 Relacionamento com o cliente;

 Modelos de negócios;

 Processos.

3 . 3 Q u e s t ã o 0 2 - Q ua i s s ã o o s ne g ó c io s q u e e s t ã o f a ze n d o u s o d e I o T ?

A Internet das Coisas irá ganhar espaço em diversos setores, mas alguns apresentam maior uso dessa tecnologia. Um exemplo é a área de varejo que utiliza a Internet das Coisas para ajudar os clientes a localizarem onde estão os produtos que desejam encontrar, identificando a sua localidade e informando o caminho até determinado produto. Além disso, informações sobre o consumo dos clientes são registradas e quando o mesmo voltar a loja os objetos inteligentes podem sugerir produtos. O varejo e a logística são áreas chaves para IoT, pois o impacto será grande nessas áreas. As companhias áreas vem investindo bastante nessa nova era tecnológica que proporciona melhoria não só na segurança dos serviços, mas também melhora o relacionamento com os clientes.

(22)

17

Negócios voltados para casa, universidades, escolas, transporte e setor de energia estão utilizando a Internet das Coisas e obtendo grandes vantagens.

Evidências:

As an example, these technologies could be deployed in the retail space, especially in brick-and-mortar stores (ZODIK, 2015).

Internet of Things has a very broad application prospects, including transportation, construction, logistics, health care, energy, electricity, finance, etc., and it has a large number of potential customers. This paper discusses postal logistics as the main customer (FAN; ZHOU, 2011).

The IoT technology is used in many areas at present, such as, supply chain management, urban planning, library management, retail tracking, stock control, digital logistics, efficient transportation, home automation, mobile payment, warehouse management, healthcare and the private domain (Ding, 2013; Zorzi et al., 2010 apud GAO; BAI, 2014).

The current development phrase of IOT industry is quite similar with the first stage of IT industry, which is the stable and beneficiary business modes have not been established, and the returns of industrial upstream and downstream are uncertain (FAN; ZHOU, 2011).

Mobile technologies can also help manage events with massive numbers of participants, such as professional soccer games, music festivals, and even large-scale public demonstrations, by sending alerts concerning long and growing lines or specific high-traffic areas. These technologies can be used to detect accidents typical of large-scale gatherings, send warnings about overcrowding, and alert the event organizers. In the same way, they can help alleviate parking problems or guide public transportation operators– all via analysis and predictive analytics (ZODIK, 2015).

Businesses in the future will be influenced by emerging IoT technologies and its applications can be summarized in four main areas: (1) Personal and Home; (2) Enterprise; (3) Utilities; and (4) Mobile (Gubbi et al., 2013 apud LEE I.;LEE

K.,2015).

The retail & logistics sector is a key area where Internet of Things (IoT) will have big impact. The SAP HANA Cloud Platform for the IoT provides the infrastructure to enable businesses to tap into a network of millions of connected devices. The airlines are investing in the Internet of Things (IoT) which can create a new revolution in the passenger experience. The IoT investments by airlines will be in the areas of check-in, baggage drop & claim. And airport buildings, equipments, bags & trolleys will be connected & communicating to each other. Airlines are using Apple’s iBeacons to enhance customer travel experience (SINGH S.;

SINGH N., 2015).

Um dos negócios que mais promete ser promissor com essa nova era é a saúde. Através das tecnologias vestíveis e sensores (pulseiras, relógios, roupas e etc.), estados da

(23)

18

saúde do paciente são detectados e, se houver alterações, alertas são emitidos através dos aplicativos. Assim, doenças graves são controladas e fatalidades são evitadas.

Evidências:

In healthcare, the context can refer to insight from data received from sensors on the patient, from either his mobile device or wearable technology, and information about the patient’s environment and location at that moment in time (ZODIK,

2015).

The capabilities and opportunities of IoT have already been presented for the healthcare sector and mobile health (m-Health) solutions in [9], with solutions for diabetes monitoring and management [10] (JARA; ZAMORA; SKARMETA, 2014).

O crescimento de uso de IoT está mais presente no seguintes negócios:

 Companhias áreas;

 Energia;

 Logística;

 Saúde;

 Varejo.

Portanto, Internet das Coisas promete estar nos diversos negócios, já que tudo estará conectado, mas tem áreas que estão se destacando mais, utilizando e investindo em IoT. Conforme a pesquisa, universidades, casas, cidades, empresas e transporte também são ambientes que estão investindo e utilizando aos poucos a Internet de tudo.

3 . 4 Q u e s t ã o 0 3 - Q u a i s s ã o o s b e n e f í c i o s p a r a o s n e g ó c i o s c o m I o T ?

À medida que a Internet das Coisas cresce, mais as coisas do cotidiano se tornam objetos inteligente. Os ambientes também se tornam inteligentes, como casas, universidades, cidades, escolas e empresas. As casas estão utilizando IoT e já é previsto que casa inteligente seja um negócio com mais de $490 bilhões até 2019. Quando os ambientes tornam-se inteligentes, os processos envolvidos nesses ambientes são mais seguros e eficientes.

With more and more smart objects connected daily in the IoT landscape, it is normal to grow new opportunities for transforming conventional systems in some

(24)

19

smart. Obviously any university campus cannot stand outside of this modern trend, if we want to create a more safe and efficient space for all actors in this environment. The Smart University model can be reused in part or as a whole, also in other domains, both in the educational field (universities, colleges, schools, kindergartens) and in other areas, including private business environment ( CATÃ; 2015).

Essa nova era vai proporcionar uma melhor qualidade de vida. Os processos acontecerão em tempo real, serão mais dinâmicos e o retrabalho será evitado.

Evidências:

The aim of IoT is to make our day to day life safer & more efficient. According to research from Business Insider, smart homes will become a $490 billion business by 2019 [7]. More IoT devices means increased efficiency & more interconnected world. Some of the benefits of IoT as discussed below [8]. A. Smarter Analytics: More number of inter-connected devices means more data and applying analytics on all aspects of the business will provide an opportunity to improve strategy and the customer experience. For example Intel IoT Platforms solutions generate actionable information by running analytics software on data for industrial, retail, automotive industries etc. Fig 2: The Internet of Things Market Size (Source- IDC) B. Enhanced Security: The smart doorbells and surveillance systems will help identify & recognize the person which will boost security. C. Increased Productivity: IoT will facilitate optimal utilization of resource and time. For example if a printer is running low on ink, it will order more on its own & save precious time. And it will send notification if printer machine is not working properly. D. Smart Inventory: Businesses will be able to trace goods in the supply chain with Internet-connected inventory. It will provide enhanced in-transit visibility. E. Safer Travel: The Internet-connected cars can a better sense of real time traffic conditions and vehicle diagnostics which will make travel safer. F. Real time demand visibility: The tightly coupled warehouse & order system provides better real time demand visibility (SINGH S.; SINGH N., 2015).

Um dos benefícios para os negócios relacionado a saúde será garantia da qualidade da entrega de medicamento. Os pacientes poderão tomar os remédios corretamente, evitando erros de dosagens de medicamentos. E a saúde dos pacientes poderá ser melhor acompanhada através dos dispositivos inteligentes e sensores.

Evidências:

This paper has presented the possibility of utilizing new technologies in order to improve quality assurance in drug delivery, to improve adherence to drug appropriate consumption, and to reduce clinical errors caused by dosage mistakes and drug interactions (JARA; ZAMORA; SKARMETA, 2014).

In healthcare, the context can refer to insight from data received from sensors on the patient, from either his mobile device or wearable technology, and information

(25)

20

about the patient’s environment and location at that moment in time (ZODIK,

2015).

Os sensores da Internet das Coisas permitirão grandes benefícios nos negócios agrários, tanto na produtividade, quanto na garantia de qualidade. Terá redução de custos, através do racionamento dos recursos, o que irá gerar crescimento econômico.

Evidências:

In reality, sensors are now able to detect the position of water sources in a subject that is being investigated. Issues related to farmers are always hampering the course of our evolution. . One of the answer to these types of problems is to help the farmers using modernization techniques. This paper proposes an approach combining the advantages of the major characteristics of emerging technologies such as Internet of Things(IoT) and Web Services inorder to construct an efficient approach to handle the enormous data involved in agrarian output (GAYATRI;

JAYASAKTHI; MALA, 2015).

The IoT technology will provide great efficiencies across many industries and their benefits to consumers are substantial (Uckelmann et al., 2011 apud GAO; BAI,

2014). For example, users may benefit from IoT technologies used in smart

fridges that autonomously monitor the consumption of food and beverages and re-order goods (Sundmaeker et al., 2010 apud GAO; BAI, 2014).

Portanto, a Internet das Coisas irá beneficiar diversos negócios, os principais benefícios, conforme a investigação são:

T a b l e 1 - B e n e f í c i o s p r o v e n i e n t e s d e I o T

Benefício Descrição

Análise Inteligente A Internet das Coisas irá movimentar uma massa muito grande de dados, os quais as organizações podem utilizar para gerar conhecimento e tomar decisões preciosas sobre estratégias para satisfação dos clientes.

Segurança Melhorada As companhias de vigilância inteligente poderão identificar e reconhecer pessoas e garantir mais segurança.

Aumento de Produtividade IoT irá facilitar uma boa utilização do tempo e dos recursos.

Inventário Inteligente As organizações poderão rastrear os produtos que estão na cadeia de suprimento.

(26)

21

Viagem mais Segura Os carros conectados poderão ter melhores condições de tráfego e com o diagnóstico dos melhores tráfegos terão mais segurança.

Visibilidade da demanda em tempo real

Os armazéns irão disponibilizar melhor visualização da demanda em tempo real.

(27)

22 3 . 5 Q u e s t ã o 0 4 – Q uais são os desaf i os para os negóci os com I nt ernet

d a s C o i s a s ?

Apesar das vantagens da Internet das Coisas, existem alguns desafios com a chegada dessa inovação tecnológica. A crescente troca de informações irá gerar muitos dados que precisam ser gerenciados para gerar conhecimento e como aproveitar esses dados é um grande desafio. A capacidade no armazenamento de dados deve melhorar, pois a comunicação entre as coisas inteligente gera muitos dados. Outro desafio, com relação ao armazenamento de dados é a maneira de realizar a coleta de dados sem altos custos.

Será necessário uma nova arquitetura para Internet das Coisas, um novo padrão de comunicação terá que ser definido, para que as coisas venham se comunicar. Um dos desafios mais discutidos em IoT se refere a segurança e privacidade. A grande massa de digitalização e automação dos milhares de dispositivos implantados em vários negócios darão origem a novos desafios de segurança. Objetos inteligentes e automóveis cada vez mais digitais, trocam informações e geram um vasto volume de dados que contém informações pessoais, se não forem seguros o suficiente, e chegarem em mãos erradas, podem abrir caminhos para a violação da privacidade. Esse é um desafio, pois a troca de informação é necessária nessa nova era para se obter melhores serviços e gerenciamento dos dispositivos inteligentes.

A cultura empresarial é um outro desafio, pois irá depender das organizações para que a IoT se torne global nos negócios. Os processos de negócios com a utilização das coisas inteligentes irão mudar, mas a resistência a mudanças é um obstáculo permeado nos negócios. Além disso, a possibilidade de falta de segurança pode trazer mais resistência nas empresas. As organizações não apenas devem garantir a segurança de privacidade interna, mas também devem garantir a segurança para os seus clientes.

Um outro tipo de desafio é o modelo de negócio, pois a Internet das Coisas trará mudanças nos negócios. As organizações e seus clientes estarão mais próximos, novos modelos de negócios focados no cliente devem ser adotados.

(28)

23 Despite all these interactions, data collection, and the analytic insights based upon them—we cannot forget the issues of privacy. Without a proper and reliable solution for this issue, people will refrain from sharing information. Such sharing is necessary for developing and understanding the context in which people are carrying out various actions, and to offer them tools and services for enhancing their actions. (ZODIK, 2015)

When new technologies (like Smart Grid) appear two types of challenges can be defined: technical and business challenges, therefore innovation has to be applied in both of them. Too often innovation is focus on the technical evolution and underestimated on the business field, however it is a key aspect for new technologies and services to reach commercial success. From the technical point of view the state of research on Smart Grid applications and services is quite advanced, while authors consider that innovation in the business part is one of the biggest challenges for Smart Grid technologies to reach success. (ÁLVAREZ;

GHANBARI; MARKENDAHL, 2015).

Today, embedded, mobile, and cyberphysical systems are ubiquitous and used in many applications, from industrial control systems, modern vehicles, to critical infrastructure. Current trends and initiatives, such as “Industrie 4.0” and Internet of Things (IoT), promise innovative business models and novel user experiences through strong connectivity and effective use of next generation of embedded devices. These systems generate, process, and exchange vast amounts of security-critical and privacy-sensitive data, which makes them attractive targets of attacks. (SADEGHI; WACHSMANN; WAIDNER, 2015)

Industrial IoT brings many new challenges with regard to different aspects, including security, privacy, standardization, legal, and social aspects. In particular increased diversity and large numbers of devices in IoT systems require highly scalable solutions for, e.g., naming and addressing, data communication, knowledge management, and service provisioning. Further, most IoT devices have only limited resources which demands for architectures supporting low power, low cost, fully networked integrated devices that are compatible with standard communication techniques. (SADEGHI; WACHSMANN; WAIDNER, 2015)

The security aspect is the biggest concern of Internet of Things(IoT) connected devices. The IoT application data can be personal, enterprise, industrial or consumer but stored data should be secured against theft, tampering & protected in the transit and at rest. For example an IoT application may stores currents and historical data of individual’s health, shopping behavior, location, finances and quantity of inventory, business orders etc. The IoT encourages a new level of outsourcing but there are concerns around service availability, scalability, response time, price structure & intellectual property ownership etc. (SINGH S.; SINGH N., 2015).

A Internet das Coisas traz mudanças tanto para os negócios como para a sociedade, mas as dificuldades serão resolvidas de acordo com o crescimento de Internet das coisas que, por ser uma nova tecnologia, precisa da definição de alguns padrões. Portanto, a Internet de tudo promete muitas oportunidades de negócios, que superam os desafios.

(29)

24

Capítulo 4 -

Conclusões e Trabalhos Fu turos

A Internet das Coisas mudará os negócios, os padrões tecnológicos e as relações sociais. Há muitas mudanças de paradigmas, tanto no contexto tecnológico, quanto no contexto social. As mudanças trarão benefícios, mas também trarão desafios. Porém as oportunidades provenientes de IoT são grandes, o que gera a aceitação dessa nova era na maioria dos negócios. Os maiores líderes estão atentos a essa nova tecnologia para alavancar os negócios.

Apesar de todas a promessas de crescimento econômico, de aumento da produtividade, de melhoria de segurança, de melhor relacionamento com os cliente, melhoria na segurança, os desafios podem impedir o crescimento global da Internet das Coisas. As pessoas podem demonstrar resistência por causa das mudanças que IoT trará. Além disso, a conectividade das coisas precisa melhorar, protocolos de privacidade e segurança na era dos objetos inteligentes devem ser definidos para trazer uma melhor aceitação. Questões sobre até onde a Internet das Coisas irá interferir no cotidiano devem ser discutidas e regulamentadas, para se investir e desenvolver as áreas onde realmente IoT apresente maior aderência e viabilidade.

Portanto, a Internet das Coisas gera várias novas oportunidades para os negóciose , por isso, apresenta uma boa aceitação, já que muitos já estão fazendo uso. O crescimento da Internet das Coisas tende a proporcionar crescimento econômico, o que gera uma grande possibilidade de Internet das Coisas se tornar de uso global, pois as grandes oportunidades de IoT atraem os negócios.

4.1 P o s s i b i l i d a d e s d e T r a b a l h o s F u t u r o s

A pesquisa permitiu analisar as novas oportunidades de negócios provenientes da Internet das Coisas e esses resultados apontam para trabalhos futuros. Através do que foi observado na investigação, propõe-se investigar os seguintes temas relacionados a IoT:

(30)

25

 Segurança e privacidade na Internet das Coisas;

 Novos modelos de negócios gerados na Internet das Coisas;

 Estudo da literatura: Desing de Interação na Internet das Coisas;

 Casos de sucesso na aderência Internet das Coisas no contexto organizacional;

 Novos serviços provenientes de Internet das Coisas;

 A cultura organizacional interferindo no uso de IoT nos negócios;

 Impactos da Internet das Coisas nos processos de negócios;

 Impactos sociais gerados com a Internet das Coisas. 4.2 Conside raçõ e s f inais

A internet das coisas irá impactar os negócios, pois trará mudanças tanto no aspecto tecnológico, quanto na forma de se relacionar com os seus clientes. As mudanças proporcionadas por Internet das Coisas irá gerar novas oportunidades de negócio, os negócios podem identificar as oportunidades e alinhar as estratégias para obter crescimento e permanência diante dessa nova era tecnológica. Assim como em outras eras, negócios permanecem e outros fracassaram com as evoluções tecnológicas. Mesmo que os produtos/serviços prestados pelos negócios apresentem dificuldades com essa evolução, o planejamento estratégico possibilita adaptações do negócio para sobrevivência no mercado. Quanto mais atualizados estiverem os negócios, a visão poderá ser ampliada, assim as oportunidades serão bem aproveitadas.

Conforme a leitura dos artigos, o crescimento da Internet das coisas irá gerar novos negócios e novos mercados. Além disso, irá otimizar os processos, reduzir custo e gerar rentabilidade. Haverá melhoria na segurança e na análise de dados. Com novos mercados, produtos e serviços, será necessário novos modelos de negócios. O crescimento de IoT trará crescimento econômico, pois através das coisas inteligentes, muitos dos custos e recursos com processos serão reduzidos, resultando em maior lucro para as organizações. Aproveitando as oportunidades provenientes de Internet das Coisas, os negócios podem ser potencializados. Abaixo estão listados as principais oportunidades de negócios:

(31)

26

 Novos modelos de negócios inovadores;

 Novos negócios;  Segurança;  Crescimento econômico;  Aumento da produtividade;  Qualidade de vida. Evidências:

Once these changes in the value-model are identified the need of new business models that suit the new situation appear naturally. The value-model using Smart Grid is characterized by: enabling continuous and reciprocal relationship between customers and utilities, inclusion of adding-value services using ICT technologies and new opportunities for third-party service providers. [6] (ÁLVAREZ;GHANBARI;MARKENDAHL, 2015 )

The combining of The Internet of Things technology and modern postal logistics management information system will create a high-speed operation of the industrial chain, and connect the link of all logistics activities closely, so as to achieve value-added logistics activities, reduce operating costs and generate significant economic benefits directly, with broad market prospects. (FAN; ZHOU, 2011)

As per estimates from IDC report there will be 30 billion Internet connected and sensor enabled devices by 2020[3]. However more than 99 percent of objects in the physical world still remain unconnected[4]. The rapid growth and convergence of Internet data and processes is making networked connections more relevant & valuable. Also it creates exciting business opportunities for industries. (SADEGHI; WACHSMANN; WAIDNER, 2015)

The growth of Internet of Things(IoT) creates opportunities for businesses and people with data security, network design & data analysis skills.

(SINGH S.; SINGH N., 2015)

The analysis suggests that the Internet of Things(IoT) is having vast growth potential & it will be a key revenue driven market.

(SINGH S.; SINGH N., 2015)

A Internet das Coisas pode ser usada para facilitar os negócios atuais e, dessa forma, desenvolverá novos negócios e novas oportunidades de mercado de desenvolvimento sustentável.

Evidências:

Cisco predicts there will be 25 billion devices connected to the Internet by 2015 and 50 billion by 2020 and the Value of the IoT business will be $14.4 trillion for

(32)

27

companies and industries world- wide in the next decade (Cisco, 2011 apud RONG et al., 2014).

McKinsey also estimates the potential economic impact of the Internet of Things

to be between

$2.7 trillion and $6.2 trillion per year by 2025 (McKinsey, 2013). Following this global trend, there is a need for present day companies to think about how they can adopt IoT to facilitate their current businesses, develop new business and market opportunities for sustainable development (Miorandi et al., 2012 apud RONG et al., 2014).

A Internet das Coisas tornará as cidades mais inteligentes e sustentáveis. Através de sensores, objetos inteligente se comunicam com outros objetos, com pessoas e com o ambiente. Essa conexão promove qualidade de vida, segurança, melhor compartilhamento dos ambientes públicos, redução da poluição e de gasto, o que promove desenvolvimento nas cidades e, posteriormente, crescimento econômico.

In this paper we have considered the IoT platforms as a viable solution to make cities smarter. We have shown how the proliferation of ICT represents new opportunities for the development of novel services, contributing to make the cities more sustainable.

(PETROLO; LOSCRÌ; MITTON, 2014)

O crescimento da Internet das coisas gera oportunidade de desenvolvimento das cidades, de novos produtos/serviços, novos modelos de negócios, novos mercados e uma nova forma de geração de valor para o cliente. Muitas são as oportunidades que IoT irá gerar para negócios. Os negócios que estiverem atentos as oportunidades ganharão vantagens competitivas.

(33)

28

Referências Bibliográficas

ÁLVAREZ O.; GHANBARI A.; MARKENDAHLJ. Smart Energy: Competitive

landscape and collaborative business models. Intelligence in Next Generation

Networks (ICIN), 2015 18th International Conference, p. 114-120, 2015.

ANDREEV S.; GALININA O.; PYATTAEV A.; GERASIMENKO M.; TIRRONEN; TORSNER; SACHS; DOHLER; KOUCHERYAVY. Understanding the IoT

connectivity landscape: a contemporary M2M radio technology roadmap. IEEE

Communications Magazine v.53, p. 32-40, 2015.

BANAFA A. (2015). Internet of Things (IoT): The Third Wave. Disponível em: https://www.bbvaopenmind.com/en/internet-of-things-iot-the-third-wave. Acesso em Maio de 2016.

BREITENBÜCHER U. ; HIRMER P.; KÉPES K. ; KOPP O.; LEYMANN F.; WIELAND M. A Situation-Aware Workflow Modelling Extension. Proceedings of the 17th International Conference on Information Integration and Web-based Applications & Services, Proceedings... ACM, New York, NY, USA, 2015.

CATÃ M. Smart University, a new concept in the Internet of Things. 2015 14th RoEduNet International Conference - Networking in Education and Research (RoEduNet NER), p. 195-197, 2015.

EVANS D. A Internet das Coisas: Como a próxima evolução da Internet está

mudando tudo. CISCO, 2011. Disponível em:

http://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot _ibsg_0411final.pdf. Acesso em: Maio de 2016.

EY Building a better working world. (2015). Cybersecurity and the Internet of

Things. Disponível em: http://www.ey.com/Publication/vwLUAssets/EY- cybersecurity-and-the-internet-of-things/$FILE/EY-cybersecurity-and-the-internet-of-things.pdf. Acesso em: Junho de 2016.

FAN P.; ZHOU G. Analysis of the Business Model Innovation of the Technology

of Internet of Things in Postal Logistics. IN: Industrial Engineering and Engineering

Management (IE&EM), 2011 IEEE 18Th International Conference on: v. Part 1, p.532 - 536, 2011.

GAO L.; BAI X. A unified perspective on the factors influencing consumer acceptance of internet of things technology. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 26, p.211 – 231, 2014.

GAYATRI M.; JAYASAKTHI J.; MALA G. Providing Smart Agricultural Solutions to

Farmers for better yielding using IoT. Technological Innovation in ICT for

(34)

29

HOANG B.; HAWKINS S. How will rebooting computing help IoT? This paper received the Best Presentation Award at the 18th International ICIN Conference (ICIN 2015), Paris, France, 2015.

HUI G. Harvard Business Review, How the Internet of Things Changes Business Models. Disponível em:<https://hbr.org/2014/07/how-the-internet-of-things-changes-businessmodels>. Acesso em: Abril de 2016.

JARA A.; ZAMORA M.; SKARMETA A. Drug identification and interaction checker

based on IoT to minimize adverse drug reactions and improve drug compliance.

Journal Persoal and Ubiquitous Computing, v. 18, p. 5-17, 2014.

KITCHENHAM B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews.

LEE I.; LEE K. The Internet of Things (IoT): Applications, investments, and

challenges for enterprises. Business Horizons, v. 58, p. 431–440, 2015.

RONG K.; HU G.; LIN Y.; SHI Y.; GUO L. Understanding business ecosystem

using a 6C framework in Internet-of-Things-based sectors. International Journal

of Production Economics, v.159, p.41-55, 2014.

MÄKINEN S. Internet-of-things Disrupting Business Ecosystems: A Case in

Home Automation. IEEE International Conference on Industrial Engineering and

Engineering Management, p. 1467 – 1470, 2014.

PETROLO R.; LOSCRÌ V.; MITTON N. Towards a Smart City based on Cloud of

Things. Proceeding WiMobCity '14 Proceedings of the 2014 ACM international

workshop on Wireless and mobile technologies for smart cities. Proceedings... ACM, New York, NY, USA, 2014, p. 61-66.

PORTER M.; HEPPELMANN J. Como produtos inteligentes e conectados estão

transformando a competição. Harvard Business Review, 2014. Disponível em:

http://hbrbr.com.br/como-produtos-inteligentes-e-conectados-estao-transformando-a-competicao. Acesso em: 01 Ab. 2016.

SADEGHI A.; WACHSMANN C.; M. WAIDNER. Security and Privacy Challenges

in Industrial Internet of Things. Proceedings of the 52nd Annual Design Automation

Conference. Proceedings… New York, NY, USA, 2015.

SANTOS B.; SILVA L.; CELES C., BORGES j., PERES B., VIEIRA M., VIEIRA F., GOUSSEVSKAIA O.; LOUREIRO A.; Internet das Coisas: da Teoria à Prática. 2015. Disponível em:http://homepages.dcc.ufmg.br/~mmvieira/cc/papers/internet-das-coisas.pdf. Acesso em: 15 de Junho de 2016.

(35)

30

SAS. Internet das Coisas (IoT): O que é e por que é importante?.Disponível em:<http://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/internet-das-coisas.html>. Acesso em: 12 de Abril de 2016.

SINGH S.; SINGH N. Internet of Things (IoT): Security Challenges, Business

Opportunities & Reference Architecture for E-commerce. Green Computing and

Internet of Things (ICGCIoT), 2015 International Conference, p Internet das Coisas

(IoT): O que é e por que é importante?.Disponível

em:<http://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/internet-das-coisas.html>.. 1577 – 1581, 2015.

TAN L.; WANG N. Future Internet: The Internet of Things. 2010 3rd International Conference on Advanced Computer Theory and Engineering (ICACTE) , v .5, p. V5-376 - V5-380, 2010.

VAKALI A., ANTHOPOULOS L.; KRCO S. Smart Cities Data Streams Integration:

experimenting with Internet of Things and social data flows. Proceedings of the

4th International Conference on Web Intelligence, Mining and Semantics (WIMS14). Proceedings…New York, NY, USA, 2014.

WEI W.; LIPING L.Research on the Coupling Relations between Technology

Innovation and Business Modes Innovation of IOT Industry based on SD. 2013

6th International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering v.2, p. 66-69, 2013.

ZODIK, G. Future technologies supporting the convergence of mobile,

wearables, and IoT. Proceeding MOBILESoft '15 Proceedings of the Second ACM

International Conference on Mobile Software Engineering and Systems, p. 129-130, 2015.

ZOMBARDA P. (2014). ‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda

com a tecnologia. Disponível em:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html. Acesso em Abril de 2016.

(36)

31

Apêndice A. Artigos Selecionados.

O Quadro 1 apresenta o resultado de todos os trabalhos selecionados na última etapa.

Q u a d r o 1 . Re s u l t a d o d a E ta p a 4 .

Referência Fonte Título

(FAN; ZHOU, 2011) IEEE

Analysis of the Business Model Innovation of the Technology of Internet of Things in Postal Logistics.

(BREITENBÜCHER; HIRMER; KÉPES;

KOPP; LEYMANN; WIELAND, 2015) ACM

A Situation-Aware Workflow Modelling Extension

(GAO; BAI,2014) EMERALD

A unified perspective on the factors influencing consumer acceptance of internet of things technology

(JARA; ZAMORA; SKARMETA, 2014) ACM

Drug identification and interaction checker based on IoT to minimize adverse drug reactions and improve drug compliance (MÄKINEN, 2014) IEEE Internet-of-things Disrupting Business Ecosystems: A Case in Home Automation

(SINGH S.; SINGH N., 2015) IEEE

Internet of Things (IoT): Security Challenges, Business Opportunities & Reference Architecture for E-commerce

(TAN; WANG, 2010) IEEE

Future Internet: The Internet of Things

Referências

Documentos relacionados

Com isso objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade das águas superficiais dos reservatórios da bacia do Alto Jaguaribe, Ceará, quanto aos parâmetro químicos para fins de

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Trata-se de um relato de pesquisa e experiência prática, de natureza descritiva, sobre a vivência em um projeto de extensão universitário multidisciplinar realizado na

Nas páginas finais do primeiro livro, Ovídio explica que o homem deve suplicar pelo amor de sua amada, que ele deve inspirar piedade e que as técnicas de conquista são distintas

Estágios do ciclo de Minsky 1: Crescimento financeira- mente robusto 2: Crescimento financeira- mente frágil 3a: Desacelera- ção financeira- mente frágil 3b: Crescimento

é um curso de caráter comunitário e tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino e aprendizado de novos idiomas, sabendo que desafortunadamente o acesso a

Com esses dados apresentados até aqui é possível inferir que as torcidas organizadas oficiais e as antifascistas apresentam diferentes abordagens sobre como o futebol deve

Um estudo brasileiro, randomizado, compa- rou o tratamento de 60 episódios de CAD em crianças e adolescentes com análogo de insulina ultrarrápida lispro (n=30, média de idade=11,3