• Nenhum resultado encontrado

THE USE OF THE DIDACTIC DISTANCE EDUCATION OF PRINTED IN ATTENDANCE GRADUATION: A CASE STUDY

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "THE USE OF THE DIDACTIC DISTANCE EDUCATION OF PRINTED IN ATTENDANCE GRADUATION: A CASE STUDY"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB) ISSN 2177-3688

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho Pôster

O USO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE EDUCAÇÃO À

DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO

1

THE USE OF THE DIDACTIC DISTANCE EDUCATION OF PRINTED IN

ATTENDANCE GRADUATION: A CASE STUDY

Patricia Mota Lourenço, UFF patr9379@gmail.com

Vera Lúcia Alves Breglia, UFF vbreglia@domain.com.br

Resumo: Este artigo tem origem em uma dissertação de mestrado. O objetivo foi investigar o uso que os alunos de graduação do ensino presencial fazem do material didático impresso elaborado para o ensino à distância. A base teórica foi construída a partir da literatura produzida pela Educação à Distância (EAD) no que se refere à abordagem das especificidades do material didático impresso; a contribuição da Ciência da Informação foi pautada no estudo do comportamento informacional e uso

da informação. A metodologia adotada no campo empírico recaiu sobre o estudo de caso;

foram aplicados questionários aos alunos de graduação presencial do curso de Biomedicina da Universidade Federal Fluminense. A análise dos dados apontou uma contradição com a hipótese inicial da pesquisa, uma vez que apenas 20% dos respondentes afirmaram que utilizam o material didático impresso de Educação à Distância. Os motivos do uso por eles apontados são as qualidades e funções do tipo de material, a saber: ser uma fonte de informação complementar, elaborado em uma linguagem fácil, objetiva e didática, apresenta o conteúdo de forma resumida, facilita a compreensão, a organização do raciocínio e a otimização do estudo. Na conclusão da pesquisa ficou evidenciado que o uso do material adotado pode contribuir para melhorar resultados no processo de aprendizagem por parte dos alunos do ensino presencial. Finalmente, foram apontadas ações que as Bibliotecas Universitárias podem realizar para aumentar e estimular o uso do material didático impresso da modalidade à distância pelos alunos do ensino presencial.

Palavras-chave: Comportamento informacional. Uso da informação. Material Didático Impresso. Educação Superior à Distância. Graduação de Biomedicina.

1 O conteúdo textual deste artigo, os nomes e e-mails foram extraídos dos metadados informados e são de total

(2)

ABSTRACT

This article comes from a master's thesis. The objective was to investigate the use that undergraduate students do classroom teaching of printed educational materials developed for distance learning. The theoretical basis was built from the literature produced by the Distance Education with regard to addressing the specifics of printed educational materials; the contribution of Information Science was based on the study of information behavior and use of information. The methodology used in the empirical field fell to the case study; Questionnaires were administered to campus undergraduate student of biomedicine course at the Universidade Federal Fluminense. Data analysis pointed to a contradiction to the initial hypothesis, since only 20% of respondents said they use printed educational materials for Distance Education. The reasons for the use they pointed are the qualities and functions of the type of material, namely: to be a source of supplementary information, prepared in an easy, objective and didactic language, it displays the contents briefly, facilitates understanding, organization reasoning and optimization of the study. On completion of the research evidenced that the use of the adopted material can contribute to better results in the learning process by the students of classroom teaching. Finally, actions have been identified that the University Libraries can take to increase and encourage the use of educational materials printed the distance mode by the students of classroom teaching.

Keywords: Information behavior. Use of information. Didactic Printed material. Superior Distance Education. Graduate Biomedicine.

1 INTRODUÇÃO

As evoluções tecnológicas trazem como consequência transformações nos processos de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam mudanças nos sistemas de comunicação. Na Educação a Distância (EAD) o processo de aprendizagem é mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e pelo material didático impresso (MDI) de EAD. Entretanto, notamos a partir de uma observação empírica na Biblioteca do Instituto Biomédico (BIB) da Universidade Federal Fluminense (UFF) que os alunos do ensino presencial também procuram este tipo de material.

Consideramos que essa procura, acesso e uso é consequência de uma necessidade informacional que nos remete para o comportamento informacional que segundo, Wilson (2000) é todo processo humano relacionado às fontes e canais de informação. Assim, surgiram as seguintes questões: por que os alunos do ensino presencial usam o MDI elaborado especificamente para a modalidade à distância, e quais são as contribuições que este uso resulta para os alunos de ensino presencial?

A partir destas questões, formulamos o objetivo principal do estudo que informa este texto: investigar os motivos do uso do MDI de EAD pelos alunos de graduação do ensino presencial do curso de Biomedicina da UFF.

(3)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Na base teórica utilizamos a literatura com origem na Educação à Distância e na Ciência da Informação que foi pautada no estudo do comportamento informacional, com destaque para o uso da informação.

O MDI de EAD é conhecido e definido de diversas maneiras. Dentre as denominações mais comuns, podem ser citadas: manual escolar, manual de texto, material didático, livro escolar ou manual didático (BATISTA, 1999). Os MDI ainda possuem outras denominações, devido a sua flexibilidade, pois podem ser utilizados tanto de forma impressa, quanto no formato digital, tais como: objetos educacionais, objetos de aprendizagem2, entre outros.

O termo comportamento informacional é uma das nomenclaturas utilizadas para definir as ações dos usuários frente à informação. Wilson (2000), Pettigrew, Fidel e Bruce (2001) e Choo (2003) compreendem o comportamento informacional como atividades que envolvem as necessidades dos sujeitos e de como buscam, usam a informação em diferentes contextos.

Cabe mencionar, que diante das leituras realizadas, constatamos que as diversas expressões referentes a usuários e à informação são sinônimos, como: estudo de usuários, necessidades e usos da informação, busca da informação, uso da informação, comportamento informacional, estudos de comportamento. Todos esses termos referem-se ao estudo de usuários, porém com enfoques e formas diferentes de estudar o usuário e a informação.

Não existe consenso quanto às etapas e subetapas do comportamento informacional. Escolhemos trabalhar com base no modelo de uso da informação de Choo (2003) que engloba três fases: necessidade, busca e uso da informação. Na fase inicial, o indivíduo percebe uma lacuna no seu conhecimento denominada necessidade da informação. Na segunda fase, o indivíduo busca sanar a necessidade, representando-a por meio de perguntas ou de tópicos que podem auxiliá-lo na pesquisa. A fase final é caracterizada pelo uso da informação: é o momento em que o indivíduo seleciona e processa informações e produz um conhecimento, causando mudança na sua estrutura cognitiva.

O MDI de EAD como facilitador dos processos de ensino e aprendizagem está relacionado à forma como as pessoas aprendem e como elas processam as informações.

2 Na EAD, o conceito de objetos de aprendizagem é amplo, pois corresponde a qualquer recurso

(4)

3 METODOLOGIA

A investigação proposta assumiu o caráter de pesquisa exploratória descritiva com o objetivo de reunir dados, informações e características da questão investigada. Assim, realizamos um estudo de caso por meio da aplicação de questionários nos alunos de graduação presencial de Biomedicina da UFF que constituíram o universo da pesquisa. A Biblioteca Central do Valonguinho (BCV), que integra o Sistema de Bibliotecas da UFF, foi escolhida como campo empírico porque possui em seu acervo o MDI de EAD e atende os alunos de Biomedicina.

Com base no conteúdo curricular da graduação presencial de Biomedicina3 da UFF comparado com as disciplinas da graduação semipresencial da Licenciatura em Ciências Biológicas4 oferecido pelo (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro)

CEDERJ5 fizemos um levantamento bibliográfico na BCV por intermédio do sistema

Pergamum. Assim, identificamos apenas cinco assuntos de MDI de EAD voltados para a área de Biomedicina, constituindo um acervo de noventa e quatro exemplares: Anatomia Humana, Bioquímica, Biologia Celular, Biologia Molecular e Genética Básica.

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, elaborado com base no modelo de uso da informação de Choo (2003). O instrumento foi enviado via correio eletrônico, por intermédio da ferramenta google docs e aplicado de forma presencial nos alunos de Biomedicina que frequentavam a Biblioteca do Instituto Biomédico da UFF. Assim, conseguimos uma amostra de 90 questionários respondidos, sendo 22 oriundos do correio eletrônico somado aos 68 questionários aplicados de forma presencial. Uma vez que o universo da pesquisa abrange 223 alunos ativos6, conseguimos atingir um percentual próximo a 40% de respostas.

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Com o objetivo de identificar o uso do MDI de EAD questionamos aos alunos do ensino presencial, se eles têm o habito de utilizar este tipo de material. Identificamos que 80%

3 Disponível em: < http://www.uff.br/?q=curso/biomedicina-niteroi>. Acesso em: 15 jul. 2015.

4 Disponível em: <http://cederj.edu.br/cederj/cursos/ciencias-biologicas/>. Acesso em: 4 maio 2015.

5 O consórcio CEDERJ oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial desde 2002,

contando com a parceria de 8 universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a UFF. (CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2015).

6 Disponível em: < https://sistemas.uff.br/consultapublica/inscricoes_por_curso>. Acesso em: 28 fev.

(5)

(72 alunos) afirmaram que nunca usaram livros elaborados para EAD. Enquanto 20% (18 alunos) afirmaram ter usado este tipo de material.

Em síntese, a não utilização do MDI de EAD pode ser justificado pelo desconhecimento desse tipo de material, ou porque alguns alunos nunca fizeram curso à distância e, talvez, porque a graduação escolhida só tem a opção presencial, devido à preferência pelos livros convencionais e, por último, não sentirem necessidade de utilizar o MDI de EAD.

Os respondentes (20%) que costumam utilizar os livros elaborados para EAD mencionam em seus depoimentos as qualidades e características do MDI de EAD, tais como: fácil acesso, material para complementar/aprimorar e otimizar seus estudos, linguagem fácil, conteúdo resumido, facilidade na compreensão e característica didática. Cabe mencionar que o uso do MDI de EAD é influenciado por diversos fatores, inclusive os apontados por Martinez-Oliveira e Oddone (2007): familiaridade, credibilidade, confiabilidade, utilidade da informação, oportunidade, entre outras.

Pesquisamos, também, porque o aluno estuda com o MDI de EAD. Conforme os dados, elaboramos o seguinte gráfico:

GRÁFICO 1

Motivos do uso do MDI de EAD pelos alunos do ensino presencial

Fonte: Elaborado pela autora.

(6)

com este tipo de material. Esses resultados estão em consonância com a questão anterior, pois ambas indicam que o uso do MDI de EAD é pequeno.

Analisando essas informações concluímos que o uso da informação é feito de muitos matizes e variáveis e depende do indivíduo, de sua interpretação, de sua bagagem acadêmica, enfim, de suas necessidades.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao analisar os resultados das questões nos deparamos com uma contradição com a hipótese inicial: o uso do MDI de EAD pelos alunos de graduação do ensino presencial, pois constatamos que apenas 20% dos alunos utilizam o MDI de EAD. Inferimos que essa constatação, provavelmente, foi influenciada pela baixa resposta do instrumento de pesquisa, devido aos alunos estarem cursando o final do semestre letivo.

Por outro lado, foi possível identificar o(s) motivo(s) que levam os alunos de graduação do ensino presencial a utilizarem, mesmo que eventualmente, esse tipo de material. Eles citaram as qualidades e características deste tipo de material, tais como: linguagem fácil; conteúdo resumido; característica didática; entre outras.

A análise dessas motivações da utilização do MDI de EAD comprova que este tipo de material é uma fonte de informação útil, uma vez que contribui para aumentar o nível de conhecimento e aprovação nas disciplinas. Além disso, a UFF (2015) aprova a utilização de disciplinas semipresenciais do Consórcio CEDERJ nos cursos de graduação presencial da UFF. Sendo assim, consideramos que é de interesse das universidades disponibilizarem, divulgarem e facilitarem esse uso, seja por intermédio dos meios digitais como por meio das bibliotecas universitárias.

Por esse motivo, propomos que as bibliotecas e unidades de informação desenvolvam ações no sentido de divulgar e facilitar o acesso do MDI de EAD, e trabalhem o desconhecimento deste tipo de material, por meio de diferentes abordagens:

- O bibliotecário de referência deve apresentar ao aluno o MDI de EAD como mais uma opção de fonte de informação, seja em meio impresso no acervo da Biblioteca ou forma de acessá-lo em formato digital.

- A biblioteca deve divulgar o MDI de EAD, seja por meio de oportunidades “face-a-face” com o usuário e/ou por intermédio das TICs, como nos sites e/ou facebook .

(7)

- Divulgar as vantagens da utilização do MDI de EAD pelos alunos do ensino presencial.

Não pretendemos com a pesquisa esgotar o tema tratado e sim motivar novos estudos com aprofundamento nas questões que foram abordadas. Além de contribuir para a conscientização de que o MDI de EAD deve ser considerado, divulgado e utilizado como uma fonte de informação, útil tanto para os alunos do ensino à distância, quanto para os de ensino presencial.

REFERÊNCIAS:

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU. M. Leitura, história e história da leitura. Campinas: Associação de leitura do Brasil/Fapesp, 1999.

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA NO ESTADO DO RIO DE

JANEIRO, 2015. Disponível em: <http://cederj.edu.br/cederj/vestibular-cederj/>. Acesso em: 12 jul. 2015.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. Senac, 2003.

ELUAN, Andrenizia Aquino et al. Web semântica no ensino a distância: semantic web in the e-learning. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 26, jul./dez. 2008.

MARTINEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci Elizabeth. Necessidades e

comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.36, n.1, p.118-127, maio/ago., 2007.

PETTIGREW, Karen Elizabeth; FIDEL, Raya; BRUCE, Harry. Conceptual frameworks in information behavior. Annual Review of Information Science and Technology, v. 35, p.43-78, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Boletim de serviço. Aprova a utilização de disciplinas semipresenciais do consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) nos cursos de graduação presencial da UFF. Instrução de serviço PROGRAD, nº. 002 de 22 de maio de 2015. Rio de Janeiro, p. 50-51, ano XLV, nº. 082, 2015. Disponível em: < http://www.noticias.uff.br/bs/2015/06/082-2015.pdf >. Acesso em: 28 jul. 2015.

WILSON, Thomas Daniel. Human information behavior. Informing Science Research, v.3, n.2, p.49-55, 2000. Disponível em: <

Imagem

GRÁFICO 1

Referências

Documentos relacionados

transcendental realizado” (S CHLEGEL 1963:XVIII, 350 [V 359]), ou seja, a tentativa de ligação do ideal e do real, que para Schlegel e Novalis é sempre paradoxal: “A mais

Desde logo, o investimento nas infraestruturas (edificado, frota) e na qualificação dos seus recursos humanos, são objetivos que mais realçamos no próximo ano, sempre com o

 Managers involved residents in the process of creating the new image of the city of Porto: It is clear that the participation of a resident designer in Porto gave a

O soro dos animais vacinados com lipossomo, EBS e proteolipossomos foram coletados semanalmente antes e após a infecção experimental para a detecção da produção de anticorpos IgG,

Assim, dada a riqueza temática identificada na discussão sobre a relação entre as disciplinas de Estudos da Tradução e Literatura Comparada, a qual pode ser desdobrada

O clima é um dos fenômenos decisivos no controle da dinâmica natural terrestre, pois influencia em intensidades distintas o ciclo hidrológico, as estratégias reprodutivas e as

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

linha pesada isolação, de 8” ALICATE BICO MEIA CANA linha pesada isolação, de 6” ALICATE CORTE DIAGONAL linha pesada isolação, de 6” ALICATE UNIVERSAL PROFISSIONAL polido