• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RAFAEL ALVES BORGES

DISCLOSURE DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PELAS EMPRESAS DO

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LISTADAS NA BM&FBOVESPA

(2)

RAFAEL ALVES BORGES

DISCLOSURE DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PELAS EMPRESAS DO

SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Este artigo científico foi submetido à coordenação do Curso de Ciências Contábeis, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, outorgado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

A citação de qualquer trecho deste artigo científico é permitida, desde que feita de acordo com as normas da ética científica.

Data da aprovação:

______________________________________ Prof(a). Drª. Márcia Martins Mendes De Luca

Prof(a). Orientadora

______________________________________ Prof(a). Jeanne Marguerite Molina Moreira

Membro da Banca Examinadora

______________________________________ Prof(a). Dra. Alessandra Carvalho de Vasconcelos

Membro da Banca Examinadora

(3)

DISCLOSURE DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PELAS EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autor: Rafael Alves Borges - UFC / wonderafaewall@hotmail.com Orientadora: Profa. Márcia Martins Mendes De Luca - UFC / marciammdeluca@gmail.com

RESUMO

A rápida obsolescência dos eletrônicos e o aumento da produção e do consumo desse tipo de equipamento fazem com que o lixo (ou resíduo) eletrônico cresça exponencialmente, gerando um problema ambiental relacionado ao espaço para armazenamento e capacidade de reciclagem. Nesse contexto, considerando os conceitos da Responsabilidade Social Corporativa, o presente trabalho tem por objetivo identificar o nível de evidenciação de informações de natureza social e ambiental das empresas do setor de Tecnologia da Informação com base na NBC T 15, aprovada pela Resolução do CFC nº 1.003/04, que determina as informações de natureza social e ambiental a serem divulgadas nos relatórios das companhias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para conhecer acerca do disclosure de informações socioambientais, assim como as características do setor de Tecnologia da Informação e sua relação com as práticas de Responsabilidade Social Corporativa. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental, com base em relatórios divulgados no ano de 2011 pelas oito empresas deste setor listadas na BM&FBOVESPA, as quais compõem a amostra do estudo, a fim de verificar a evidenciação das informações recomendadas pela referida norma. Os resultados encontrados demonstram que o nível de divulgação com base na NBC T 15 pela maioria das empresas do setor de Tecnologia da Informação ainda é muito baixo, revelando o quanto os relatórios de tais companhias necessitam progredir no sentido de fornecer aos seus usuários e stakeholders informações transparentes sobre as ações sociais e ambientais praticadas pelas mesmas.

Palavras-Chave: Disclosure. Responsabilidade socioambiental. Lixo eletrônico. NBC T 15.

1. INTRODUÇÃO

A importância do conceito de responsabilidade social dentro de muitas empresas torna-se cada vez mais evidente pela necessidade da preservação do bem estar da sociedade. Este tema tem sido bastante discutido no mundo dos negócios e há uma crescente preocupação por parte das empresas quanto às questões sociais, além de explorar os recursos naturais com observância à preservação do meio ambiente quer seja para gerar uma boa imagem, quer seja para gerar economia de recursos, visando o bem-estar proporcionado à sociedade.

Muito embora o assunto responsabilidade social ainda leve a entendimentos diferentes, enquanto para alguns signifique um comportamento ético, buscando fazer a diferença frente aos problemas sociais atuais enfrentados pela humanidade, para outros seja visto apenas como uma oportunidade de projeção da empresa, visando somente interesses econômicos e privados do próprio negócio (REIS; MEDEIROS, 2007); nos últimos anos, as organizações vêm desenvolvendo cada vez mais projetos no campo social – que é o mais importante e o que realmente interessa para a sociedade.

(4)

renda, treinamento de pessoal, capacitação da sociedade para o mercado de trabalho, boas condições de emprego, proteção ao meio ambiente, dentre outras (ASHLEY, 2005).

Um dos maiores desafios, se não o maior, que o mundo enfrenta neste milênio é fazer com que o crescimento da economia evolua junto com a qualidade da sociedade, considerando também os aspectos relacionados ao meio ambiente. Com a economia globalizada e com informações ágeis e transparentes, as empresas possuem ainda uma preocupação de realizar e divulgar relatórios socioambientais para os seus stakeholders. Lins e Silva (2009) expõem que se tornou fator relevante para a empresa evidenciar sua postura no quesito responsabilidade social e ambiental, e é fato que toda postura socioambiental efetiva pode e deve ser divulgada pelas empresas que a pratica de forma perene.

Considerando a relevância do tema tanto no nível acadêmico como na área empresarial e social, pela sua contribuição às empresas e à sociedade em geral, o estudo apresenta a seguinte questão-problema: Qual o nível de evidenciação de informações de natureza social e ambiental das empresas do setor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBovespa, na perspectiva da NBC T 15?

O objetivo geral da pesquisa é identificar o nível de evidenciação de informações de natureza social e ambiental das empresas do setor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBovespa, com base na NBC T 15, do Conselho Federal de Contabilidade, que dispõe sobre a evidenciação de informações de natureza socioambiental. Delineiam-se como objetivos específicos: a) apresentar, de acordo com a NBC T 15, as informações a serem divulgadas no relatório social ou anual das empresas; b) descrever as características do setor de Tecnologia da Informação no Brasil, relacionadas ao tema responsabilidade social corporativa; c) analisar as informações divulgadas de natureza social e ambiental, a partir da NBC T 15, pelas empresas do setor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBovespa.

A escolha do setor de Tecnologia da Informação levou em conta o fato do ritmo acelerado dos avanços tecnológicos que torna os equipamentos eletrônicos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes. A rápida obsolescência dos eletrônicos e o aumento da produção e do consumo desses equipamentos estão fazendo com que o lixo (ou resíduo) eletrônico cresça exponencialmente e que, por consequência, o problema esteja se agravando a cada dia, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e com pouca capacidade de reciclagem (FERREIRA; FERREIRA, 2008).

Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se para a realização do estudo, os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, tomando por base os relatórios sociais (ou de sustentabilidade) divulgados pelas empresas do ramo estudado. A população da pesquisa constitui-se das empresas listadas no setor de Tecnologia da Informação da BM&FBovespa, considerando os seguintes subsetores: Computadores e Equipamentos (três empresas) e Programas e Serviços (cinco empresas); totalizando, dessa forma, oito empresas. O setor de Tecnologia da Informação é um dos dez setores econômicos segundo a classificação da BM&FBovespa.

(5)

Esta pesquisa se justifica pela relevância do tema no contexto atual das organizações e pela busca do melhor entendimento sobre as ações socioambientais divulgadas pelas empresas de um setor que, pela sua característica tecnológica, gera resíduo de alto impacto ambiental. O estudo tem o propósito ainda de servir como contribuição para a disseminação de pesquisas sobre a prática da responsabilidade social corporativa, considerando a importância do tema para as empresas e para a sociedade.

O estudo está dividido em seis seções, incluindo esta introdução. A seção dois compõe o arcabouço teórico que serve como fundamentação para a pesquisa. A seção três aborda a metodologia da pesquisa, apresentando a forma como os dados foram obtidos e as análises realizadas. Na seção quatro, são discutidos os resultados encontrados, e, na seção cinco são apresentadas as conclusões da pesquisa, seguidas das referências.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Disclosure de informações socioambientais

As empresas possuem um compromisso social com a sociedade, não devendo mais almejar somente o lucro. É necessário que exista um relacionamento de respeito no aspecto social, pois as empresas tornaram-se peças fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da nação. A contabilidade, como ciência social, visa atender amplamente as necessidades informacionais de seus usuários. Disponibiliza um conjunto de demonstrativos contábeis de caráter quantitativo e qualitativo, para divulgar além da situação econômica, financeira e patrimonial da empresa, o seu relacionamento com o meio ambiente e o social, independentemente de exigências legais (BEUREN et al., 2010, p. 50).

Segundo Iudícibus (2009), a evidenciação é um compromisso que a Contabilidade possui para com todos os seus usuários e com seus próprios objetivos. Diante disso, muitas organizações incluem, gradativamente, em suas estratégias, a preocupação socioambiental, como forma de ação proativa na conservação ou promoção de suas imagens corporativas e perenização de seus negócios, tais como programas que resultem em benefícios para os funcionários, para a comunidade, meio ambiente e para a sociedade.

Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa para com a sociedade e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais (INSTITUTO ETHOS, 2012).

A responsabilidade socioambiental empresarial surgiu após a percepção da necessidade de todos os setores atuarem em prol do desenvolvimento sustentável. A premissa que dá suporte a esta responsabilidade é o fato de não existir empresa sem sociedade e meio ambiente. Para conquistarem longevidade, as organizações devem ser capazes de atender às aspirações e necessidades da comunidade em que estão inseridas, apresentando maior harmonização entre os interesses econômicos próprios, as necessidades ambientais e as demandas sociais (FARIA; PEREIRA, 2009).

(6)

Cabe destacar que quando as empresas disponibilizam informações verídicas e transparentes da conduta e de seu papel social enquanto organização com fins lucrativos tornam-se relevantes e diferenciadas das demais empresas presentes no mercado. Transmitem segurança e impulsionam investimentos com menor grau de risco, com sustentabilidade e probabilidade de maior valorização e competitividade, o que garante a permanência e sobrevivência no mercado competitivo (BEUREN et al., 2010, p. 50).

2.1.2. Relatórios socioambientais

A evidenciação das informações socioambientais das empresas é feita por meio dos chamados relatórios sociais, relatórios socioambientais, balanço social ou ainda relatórios de sustentabilidade. O Balanço Social, uma das mais conhecidas peças de divulgação dos aspectos sociais das empresas, tem como objeto estudar os reflexos das variações patrimoniais nas empresas, na sociedade e no meio ambiente relativamente às questões no campo socioambiental (REIS; MEDEIROS, 2007).

Segundo Iudícibus (2010), o Balanço Social visa dar informações relativas ao desempenho econômico e social da empresa para a sociedade em geral, como, por exemplo, a rotatividade – quadro mantido, contratações e demissões – dos funcionários; gastos com treinamento; benefícios sociais espontâneos; etc.

O Instituto Ethos (2012) define o Balanço Social, ou relatório de sustentabilidade, como:

um instrumento que visa dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo das empresas com a sociedade. É a forma de as organizações comunicarem o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e demonstrarem a coerência ética das suas operações. Nele, a empresa explica como se relaciona com seus profissionais, colaboradores, fornecedores e com a comunidade em que atua e o que faz em relação aos impactos que provoca.

Apesar de não ser uma demonstração obrigatória, nos últimos anos, muitas empresas estão divulgando seu Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade, de forma a expor seus principais indicadores de desempenho ambiental, econômico e social, o que torna evidente para a sociedade, incluindo acionistas, fornecedores e outros, suas ações sociais. Para Tinoco (2006), é uma forma de ampliar seu diálogo com os públicos com os quais a empresa se relaciona e esclarece seus objetivos no passado, no presente e no futuro também no campo social.

Existem alguns modelos de Relatórios ou Balanços Sociais, apresentando algumas diferenças entre si, devido ao simples fato de não existir um modelo padrão. A opção da empresa para escolha do tipo de relatório segue o seu próprio critério, e, em geral, define-se um modelo mais adequado para evidenciar os compromissos adotados por ela. São eles: relatório de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI), balanço social modelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), modelo de indicadores do Instituto Ethos e Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa da ONU. Além desses instrumentos de evidenciação, destaca-se a resolução CFC nº 1.003/2004, do Conselho Federal de Contabilidade, – foco do presente estudo – apresentada na seção a seguir.

2.1.3. Resolução CFC nº 1.003/04 e sua relação com a NBC T 15

(7)

Dentre os pontos mais importantes da NBC T 15, destacam-se:

- o item 15.1.2 da NBC T 15: entende-se por informações de natureza social e ambiental: a) a geração e a distribuição de riqueza; b) os recursos humanos; c) a interação da entidade com o ambiente externo; d) a interação com o meio ambiente.

- o item 15.2 da NBC T 15: são especificadas as informações, contidas no item 15.1.2, a serem divulgadas, no que diz respeito à Geração e Distribuição de Riqueza; Recursos Humanos; Interação da Entidade com o Ambiente Externo; e Interação com o Meio Ambiente.

Assim, além das informações sobre riqueza, recursos humanos e interação com a comunidade, a NBC T 15 dispõe sobre a evidenciação das seguintes informações sobre o meio ambiente: todos os investimentos e gastos com melhoria, preservação e recuperação do meio ambiente, com educação ambiental de empregados, administradores e comunidade, além de passivos e contingências ambientais. Ainda de acordo com a NBC T 15, a Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental deverá ser auditada e incluída no relatório da auditoria independente, quando a empresa for passível de tal procedimento, para garantir a confiabilidade dos dados, como é feito com as demonstrações contábeis já divulgadas pelas empresas (CFC, 2004).

A norma estabelece que tais informações, quando divulgadas, devem ser entendidas como informação complementar às demonstrações contábeis, não se confundindo com as notas explicativas. Mesmo que a empresa divulgue as informações supracitadas nas notas explicativas ou no relatório da administração, ela precisa divulgá-las, também, em outro demonstrativo complementar, denominado Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental (BEUREN et al., 2010, p. 50).

É importante ressaltar que a NBC T 15 deixa à disposição da empresa evidenciar ou não outras informações que julgar relevantes. E em seu item 15.1.4, a NBC T 15 explica que, quando divulgadas, as informações socioambientais devem ser tratadas como dados complementares às demonstrações contábeis, não se confundindo com o conteúdo das notas explicativas.

De acordo com o IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (2009), com a importância do cenário ambiental mundial, a rigidez da legislação brasileira e a crescente preocupação com a sustentabilidade dos negócios, a inclusão de informações socioambientais das empresas, na divulgação das demonstrações contábeis representam um excelente diferencial de mercado.

2.2. Responsabilidade Social Corporativa no setor de Tecnologia da Informação

As vendas de computadores cresceram 23,5% no Brasil em 2010. Os números são da empresa de análise de mercado IDC Brasil, que divulgou seu relatório sobre o mercado brasileiro em 2010. Com esse crescimento, o Brasil ultrapassou o Reino Unido em número de máquinas vendidas. O país passou a ocupar o quarto lugar no ranking mundial, atrás de Estados Unidos, China e Japão. O volume de vendas foi 3,6% superior às previsões dos analistas da própria IDC (EXAME.COM, 2011).

(8)

O mercado doméstico representa 65% do total. Neste segmento, as vendas de notebooks foram 30% maiores do que as de desktops.

Anderson Figueiredo, gerente de Pesquisas da IDC Brasil, acredita que a divisão da pizza dos investimentos em 2012 não deverá sofrer muita variação em comparação com 2011. De acordo com a consultoria, em 2011, os negócios com hardware deverão representar a maior parcela dos gastos, respondendo por 54,5% da receita total do setor. Software contribuirá com 13,5% e os 33 restantes serão gastos com serviços, área que vem crescendo nas companhias que estão recorrendo mais ao modelo de outsourcing (CIO BUSINESS, 2012).

Mesmo com o mercado brasileiro dando sinais de desaceleração durante o primeiro semestre de 2012, o mercado de venda de PCs no país chegou a um total de 7,8 milhões de computadores comercializados, o que significou um crescimento de apenas 2% em relação ao primeiro semestre de 2011. Das máquinas vendidas no primeiro semestre de 2012, 45% foram desktops e 55% notebooks (que incluem netbooks, ultrabooks e ultrafinos). Do total de computadores comercializados, 27% foram destinados ao segmento corporativo, 67% ao segmento doméstico e 6% para Governo e educação. (IDC, 2012).

Ainda segundo a IDC Brasil, uma das maiores provedoras globais de inteligência de mercado, as vendas para este ano devem crescer 8% em relação ao ano passado e totalizar 17,2 milhões de PCs comercializados. A taxa de crescimento prevista no início do ano foi reduzida dos 13%, devido à desaceleração da economia brasileira.

Todo esse crescimento no volume de computadores e equipamentos vendidos no Brasil, e no mundo, implica, inequivocamente, num aumento cada vez maior do lixo (ou resíduo) eletrônico. A definição, do que também pode ser chamada de e-waste, ou simplesmente e-lixo, segundo Viana (2008), se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, monitores, DVDs, CDs, filmadoras, entre outros.

Em um tempo onde a tecnologia facilita atividades rotineiras e propicia melhores condições de vida, tornando as pessoas societários da informação, a evolução dos computadores, a integralização das pessoas em rede diminuindo o espaço físico, o desenvolvimento de sistemas inteligentes, dentre outras especializações da área de TI (Tecnologia da Informação), há cada vez mais uma maior flexibilidade na atuação pessoal e profissional dos indivíduos. A utilização inconsciente da tecnologia pode gerar várias consequências, sendo uma delas a poluição eletrônica, que, com seus componentes químicos causa prejuízo ao meio ambiente e danos à saúde (FERREIRA; FERREIRA, 2008).

O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos torna os equipamentos eletrônicos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes. A rápida obsolescência dos eletrônicos e o aumento da produção e do consumo desses equipamentos estão fazendo com que o lixo eletrônico cresça exponencialmente e que, por consequência, o problema esteja se agravando a cada dia, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e com pouca capacidade de reciclagem desse tipo de lixo.

O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. De acordo com dados da UFSC (2008), menos de 5% do lixo urbano é reciclado.

(9)

dos produtos industrializados é o tempo necessário para sua decomposição (FERREIRA; FERREIRA, 2008).

Composto por materiais não biodegradáveis – um monitor, por exemplo, que leva 300 anos para se decompor – e altamente tóxicos – metais pesados; estes devem ser reciclados com cuidado (somente por empresas especializadas, que são pouquíssimas no Brasil), para não contaminar o meio ambiente. Os métodos usuais de incineração e eliminação descontrolada do lixo eletrônico no Brasil, por conta do elevado grau de toxicidade dos metais pesados, acabam por gerar graves problemas ambientais e de saúde pública (VIANA, 2008).

Um dos exemplos de responsabilidade socioambiental que pode ser mencionado, em meio a esse crescimento do setor de Tecnologia da Informação, é o da empresa Positivo Informática. Desde 2000, com a conquista da certificação da NBR ISO 14001 Meio Ambiente, norma internacionalmente reconhecida, por sua matriz, a empresa vem buscando, seja com a avaliação de fornecedores ecologicamente responsáveis e contrato de recicladores seja com programas internos de reciclagem, o menor impacto ambiental possível. Em 2008, determinou a eliminação do chumbo, que demora décadas para se decompor e é altamente tóxico, não só na fabricação de suas placas-mãe, como também buscando garantias de que essas placas, feitas por terceiros, sejam produzidas sem chumbo. Nesse mesmo ano, iniciou a auditoria nos prestadores de serviços de reciclagem para garantir o destino correto dos resíduos. Nos anos de 2009 e 2010, a empresa Positivo conquistou a certificação NBR ISO 14001 das filiais de Ilhéus/BA e Manaus/AM, respectivamente (POSITIVO, 2012).

Destaca-se ainda que a Positivo, em 2005, implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, protocolado anualmente pelos órgãos ambientais locais. Foram criadas as Centrais de Resíduos, uma por unidade, responsáveis pela separação adequada desses resíduos em todas as etapas da produção, procedimentos estes que geram relatórios, como parte do PGRS (POSITIVO, 2012).

Outra empresa que apresenta ações socioambientais responsáveis é a TOTVS. A empresa é mantenedora do Instituto da Oportunidade Social (IOS), fornecendo estrutura e suporte para esta organização sem fins lucrativos que oferece capacitação profissional, voltada exclusivamente para jovens de baixa renda e pessoas com deficiência. Fundado em 1998, o IOS está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberlândia, Pouso Alegre, Curitiba, Cuiabá, Goiânia e Joinville, e já formou cerca de 22mil alunos; inclusive, 33 ex-alunos formados já trabalham na TOTVS (TOTVS, 2012).

A empresa Bematech também pratica ações na área social no sul do país, onde, por exemplo, é mantenedora financeira, juntamente com mais três empresas, da Associação Lar Moisés, que cuida de crianças abandonadas por suas famílias ou em situação de risco. A Bematech conta também, desde 1997, com uma linha de montagem de componentes eletrônicos, que são utilizados na fabricação de suas impressoras, na Penitenciária Feminina de Piraquara-PR. Em convênio com a Secretaria da Justiça do Estado do Paraná, a Bematech ajuda na recuperação e na reintegração das presidiárias à sociedade, estas recebendo salário e benefício de redução da pena por trabalhar na companhia (BEMATECH, 2012).

(10)

de 8% no montante de e-waste destinado para reciclagem pela companhia em relação ao ano anterior (ITAUTEC, 2012).

A tecnologia tem que ser visualizada de uma maneira mais ampla, não só pelo lado benéfico, ou seja, a utilização do computador e da internet reduz o uso de papel, de produtos químicos, gasto de combustível utilizado para deslocamento físico; mas é importante que haja consciência no desenvolvimento de uma tecnologia que agrida menos o meio ambiente, seja no momento da sua fabricação, seja no seu descarte. Uma das alternativas viáveis seria a adoção, por parte das empresas de Tecnologia da Informação, de estratégias de reciclagem de seus equipamentos inutilizados pelos consumidores, diminuindo assim a sucata tecnológica. As empresas não podem preocupar-se apenas com o desenvolvimento tecnológico para o auxílio de suas tarefas; suas atividades e posteriores descartes devem ser realizados de forma consciente, preservando o meio ambiente para as próximas gerações, degradando-o o mínimo possível (FERREIRA; FERREIRA, 2008).

3. METODOLOGIA

A pesquisa cientifica é o estudo realizado em busca da evolução do conhecimento humano, abrangendo várias áreas de pesquisa, e deve ser fundamentalmente pensada e executada segundo alguns critérios de processamento das informações.

Existem vários tipos de pesquisas bem como métodos possíveis de serem adotados dependendo do tipo de estudo. Esse trabalho tem uma caracterização específica a partir dos objetivos definidos.

A presente pesquisa pode ser classificada, quanto aos objetivos, como descritiva, visto que descreve as características de determinada população ou fenômeno (GIL, 1991). Vários estudos podem ser classificados com essa denominação, possuindo como uma de suas peculiaridades o emprego de técnicas uniformes para coleta de dados.

A abordagem escolhida para a realização do presente estudo é do tipo qualitativa, haja vista que esse tipo de pesquisa impõe um exame detalhado de uma situação ou fenômeno, sem a aplicação de testes estatísticos para sua análise.

Para Neves (1996, p.26), a pesquisa qualitativa não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumentos estatísticos para análise dos dados. Seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelo método quantitativo. Portanto, a pesquisa qualitativa é realizada quando o pesquisador procura entender os fenômenos, podendo ser aplicada uma análise global de casos específicos.

Quanto aos procedimentos adotados, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Para Beuren (2003), pesquisa bibliográfica está sempre presente seja como parte integrante de outra pesquisa, seja exclusivamente como delineamento. Godoy (1995) define pesquisa documental como o exame de materiais de natureza diversa, que ainda não receberam tratamento analítico, ou que podem ser reexaminados, buscando novas e/ou interpretações complementares.

A população da pesquisa constitui-se das empresas listadas no setor de Tecnologia da Informação da BM&FBovespa, na data de 15/12/2012, considerando os seguintes subsetores: Computadores e Equipamentos (três empresas) e Programas e Serviços (cinco empresas); totalizando, dessa forma, oito empresas. O setor de Tecnologia da Informação é um dos dez setores econômicos segundo a classificação da BM&FBovespa.

(11)

Quadro 1 – Empresas do setor Tecnologia da Informação, por subsetor

SUBSETOR EMPRESA

Computadores e Equipamentos BEMATECH S.A.

ITAUTEC S.A. – GRUPO ITAUTEC POSITIVO INFORMÁTICA S.A.

Programas e Serviços GAMA PARTICIPAÇÕES S.A.

IDEIASNET S.A.

SENIOR SOLUTION S.A.

TELEC BRASILEIRAS S.A. – TELEBRAS TOTVS S.A.

Fonte: BM&FBovespa (2012)

Em conformidade com o procedimento documental a ser utilizado na pesquisa, os dados cadastrais das empresas foram coletados no sítio eletrônico, de domínio público, da BM&FBovespa. As informações socioambientais consolidadas nos relatórios sociais, de sustentabilidade ou anuais da administração foram coletadas nos respectivos sites institucionais das empresas listadas no Quadro 1.

O período de estudo compreende os relatórios de 2011, divulgados no ano de 2012, isto é, a pesquisa contempla a análise do nível de evidenciação de informações socioambientais divulgados pelas empresas do setor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBovespa em 2012.

O instrumento de coleta de dados utilizado na presente pesquisa contemplou os principais dispositivos da NBC T 15 relativos às informações de natureza social e ambiental: i) a geração e a distribuição de riqueza; ii) os recursos humanos; iii) a interação da entidade com o ambiente externo; e iv) a interação com o meio ambiente. O Quadro 2 apresenta as subcategorias de análise levantadas a partir da NBC T 15.

Quadro 2: Categorias de análise a partir da NBC T 15

CATEGORIA SUBCATEGORIA

Geração e Distribuição de

Riqueza Apresentação da DVA.

Recursos Humanos

Dados referentes à remuneração e benefícios: remuneração bruta, gastos com encargos sociais; benefícios como saúde, previdência privada, educação, cultura e capacitação profissional; participação dos funcionários nos lucros/resultados. Composição do corpo funcional: total de admissão e demissões; empregados por sexo, faixa etária e escolaridade; percentual de ocupantes em chefia por sexo. Contingências e passivos trabalhistas da entidade: número de processos trabalhistas e valor de indenizações e multas pagas.

Interação da Entidade com o Ambiente Externo

Comunidade: total de investimentos em educação e cultura; saúde e saneamento; esporte e lazer; e em alimentação.

Clientes: evidencia o número de reclamações recebidas de seus clientes e o valor de multas e indenizações pagas.

Fornecedores: uso de critérios de Responsabilidade Social para seleção dos fornecedores.

Interação com o Meio Ambiente

Dados sobre os investimentos e gastos com preservação do meio ambiente; educação ambiental para empregados e a comunidade.

Dados sobre o número de processos contra a entidade e o valor de multas e indenizações ambientais pagas.

Fonte: Elaborado pelo autor a partir da NBC T 15 (CFC, 2004)

(12)

mensagens disponibilizadas e possibilitar a inferência acerca de conhecimentos relativos à percepção dessas mensagens.

Cabe destacar que a categoria Geração e Distribuição de Riqueza, referente ao item 15.2.1 da NBC T 15, não foi levada em consideração na análise dos resultados desta pesquisa, visto que, desde a Lei nº 11.638/2007, que alterou a Lei das S/A (Lei nº 6.404/1976), a publicação da Demonstração do Valor Adicionado passou a ser obrigatória para as companhias abertas, que são objeto desse estudo.

Dessa forma, a análise dos dados, apresentada na seção seguinte, leva em conta as três categorias restantes na NBC T 15, representadas pelos itens 15.2.2, 15.2.3 e 15.2.4 da referida norma, e respectivas subcategorias de estudo apresentadas no Quadro 2.

4. RESULTADOS DA PESQUISA

Os dados foram analisados a partir da evidenciação das categorias de estudo, com exceção da categoria Geração e Distribuição de Riqueza, por motivos já explicados na seção anterior, dispostas no Quadro 2, com base na NBC T 15, constantes nos relatórios divulgados pelas respectivas empresas. Das oito empresas pesquisadas, apenas a Itautec evidenciou mais informações em seus relatórios (100% dos itens constantes na NBC T 15); do restante das empresas, apenas a Bematech chegou próximo a 50% dos itens constantes na NBC T 15 em seus relatórios, enquanto o restante divulgou menos de 30% das categorias e subcategorias investigadas.

De acordo com a análise documental, nos relatórios divulgados, referente ao exercício de 2011, pelas oito empresas pesquisadas, apenas uma organização, a Itautec, preparou seus relatórios sociais e de sustentabilidade com base no modelo Global Reporting Initiative (GRI); a maioria apresenta os dados de natureza social e ambiental no Relatório Anual da Administração.

A pesquisa, quanto ao nível de evidenciação, referente ao item 15.2.2 da NBC T 15, isto é, em relação à categoria de informações referente aos Recursos Humanos, o item mais evidenciado pelas empresas analisadas, no que diz respeito à Remuneração e Benefícios, foi a participação dos empregados nos lucros e resultados da entidade, conforme mostra a Tabela 1, o qual foi evidenciado por cinco das oito empresas listadas na pesquisa.

Os outros itens foram evidenciados de forma mais discreta, como os benefícios como saúde, previdência privada, educação, cultura e capacitação profissional, os quais são evidenciados por apenas três empresas (Tabela 1); a remuneração bruta segregada entre os empregados, administradores e terceirizados e a relação entre o maior e o menor salário são discriminadas por apenas uma empresa, a Itautec.

Quanto à Composição do Corpo Funcional, três empresas evidenciam o número total de empregados, estagiários, portadores de deficiência e prestadores de serviços no final do exercício. As informações referentes ao total de admissões e demissões e os empregados por sexo, faixa etária e escolaridade e o percentual de ocupantes em chefia por sexo são evidenciadas pela Bematech e pela Itautec.

No que concerne às Contingências e Passivos Trabalhistas da entidade, apenas a empresa Itautec torna pública o número de processos trabalhistas movidos contra a empresa, assim como o valor total das indenizações e multas pagas por determinação da Justiça. Este último item também é evidenciado pela Senior Solution e pela TOTVS.

(13)

CATEGORIA SUBCATEGORIAS de Empresas Quantidade

RECURSOS HUMANOS

Remuneração e Benefícios

Participação nos Lucros ou

Resultados. 05

Benefícios como saúde, previdência privada, educação, cultura e capacitação profissional.

03

Remuneração bruta segregada e a relação entre o maior e menor salário.

01

Composição do Corpo Funcional

Nº total de empregados, estagiários, portadores de deficiência e prestadores de serviços.

03

Total de admissões e demissões; empregados por sexo, faixa etária e escolaridade.

02

Contingências e Passivos Trabalhistas

Nº de processos trabalhistas contra

a entidade. 01

Valor de indenização e multas pagas.

03

Fonte: Dados da pesquisa.

A Itautec foi a empresa que mais evidenciou dados sobre os Recursos Humanos, divulgando todas as informações contidas na norma sobre tal categoria. Por outro lado, as empresas Gama Participações e Ideiasnet não divulgaram nenhum item referente a nenhuma das três subcategorias de Recursos Humanos.

Já na categoria Interação da Entidade com o Ambiente Externo, apenas duas empresas evidenciaram os investimentos feitos em educação, saúde, cultura, esporte, lazer e alimentação para a comunidade, conforme apresenta a Tabela 2.

Referente ao relacionamento com seus clientes, apenas a empresa Itautec divulga informações referentes ao número de reclamações recebidas de clientes diretamente na entidade, por meio de órgãos de proteção e defesa ao consumidor ou por meio da Justiça, assim como também referente ao montante de multas e indenizações pagas.

Nas informações relativas às relações que mantêm com seus fornecedores, apenas duas empresas de Tecnologia da Informação listadas – Itautec e Positivo – revelam que selecionam tais parceiros, empregando como um dos critérios a responsabilidade social, isto é, seis das oito empresas pesquisadas não consideram importantes as práticas sociais realizadas por aqueles com quem realiza suas transações.

Tabela 2: Quantidade de empresas que evidenciam a categoria Interação com o Ambiente Externo, segundo a NBC T 15

CATEGORIA SUBCATEGORIAS de Empresas Quantidade

INTERAÇÃO DA ENTIDADE COM O AMBIENTE EXTERNO Comunidade

Investimentos em educação, cultura, saúde, saneamento, esporte/lazer e

alimentação. 02

Clientes

Nº de reclamações recebidas diretamente na entidade, por meios de órgãos ou por

meio da Justiça. 01

Montante de multas e indenizações a

clientes. 01

(14)

A empresa Itautec se destacou como a empresa que mais divulgou as informações contidas na NBC T 15 sobre a Interação com o Ambiente Externo, com 100% das informações previstas na Norma. Contrastando com esse elevado grau de evidenciação, as empresas Gama Participações, Ideiasnet, Senior Solution, Telebrás e TOTVS não evidenciaram informações quanto ao seu relacionamento com a Comunidade, Clientes e Fornecedores.

Com relação à Interação da Entidade com o Meio Ambiente, apenasduas empresas, evidenciam o quanto gastam com investimentos para a preservação do meio ambiente e recuperação de ambientes degradados (Tabela 3). Apenas uma das oito empresas estudadas - a Itautec - divulga o número de processos ambientais movidos contra a entidade, bem como o total pago com multas e indenizações de matéria ambiental.

Tabela 3: Quantidade de empresas que evidenciam a categoria Interação com o Meio Ambiente, segundo a NBC T 15

CATEGORIA SUBCATEGORIAS de Empresas Quantidade

INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

Investimentos e gastos com preservação e/ou recuperação do

meio ambiente e com educação ambiental. 02

Valor de multas e indenizações relativas à matéria ambiental, quantidade de processos ambientais movidos contra a entidade e passivos e contingências ambientais.

01

Fonte: Dados da pesquisa.

As únicas empresas que divulgaram informações a respeito da Interação da Entidade com o Meio Ambiente foram a Bematech, com 50% dos itens verificados, e a Itautec, que evidenciou todos os itens desta categoria. As demais empresas nada divulgaram sobre a Interação com o Meio Ambiente. Sendo assim, foi constatado um baixo nível de evidenciação em ações ambientais responsáveis, especialmente, quando proveniente de um dos setores que mais degrada o meio ambiente, com o lixo tecnológico.

Destaque negativo para a observação no que diz respeito ao baixíssimo nível de evidenciação das empresas Gama Participações e Ideiasnet, que divulgaram apenas a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), dentre as informações requeridas pela NBC T 15, isto é, não evidenciou nenhuma das três categorias da NBC T 15 analisadas na pesquisa.

Outro fator observado foi o fato de que 25% das empresas listadas possuem em seus websites informações em que demonstram participação e iniciativa em diversos projetos sociais e ambientais, em benefício dos empregados e da comunidade aos arredores de seus empreendimentos e em projetos relativos à matéria ambiental; entretanto, estas não evidenciam os valores gastos e investidos em seus relatórios.

A empresa Positivo, por exemplo, tem diversas ações na área ambiental mas não evidencia nenhum tipo de informação neste sentido em seus relatórios. Em seu site institucional, a Positivo (2012) afirma que o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade será finalizado no início de 2013 e também informa que este já começou a ser desenvolvido em meados de 2012, e estará de acordo com as diretrizes do modelo Global Reporting Initiative (GRI), tendo como finalidade conferir maior transparência e credibilidade na relação entre a empresa e a sociedade.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

(15)

importância, os aspectos relacionados ao meio ambiente. A divulgação de relatórios socioambientais das companhias, por parte da contabilidade, torna-se uma exigência constante da sociedade, de seus stakeholders, os quais investem recursos na empresa, bem como das diversas partes interessadas no negócio.

Foi nesse contexto que o presente estudo analisou o nível de evidenciação, em outras palavras, o nível de transparência e divulgação de informações socioambientais das empresas do setor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBOVESPA, com base na determinação da NBC T 15, do Conselho Federal de Contabilidade. Para tanto, foram definidas categorias e subcategorias de análise que foram investigadas nos relatórios (Social, de Sustentabilidade ou da Administração) de cada uma das oito empresas componentes da amostra.

Constatou-se que as empresas do setor de Tecnologia da Informação analisadas, com exceção da empresa Itautec S.A., ainda tratam da transparência e divulgação de informações de caráter social e ambiental de forma muito incipiente, levando em conta a norma do CFC, a NBC T 15, tendo em vista o nível de evidenciação encontrado nos relatórios.

Algumas empresas, como a Positivo e a TOTVS, realizam ações tanto no campo social como ambiental, conforme mostrado na seção 2 deste trabalho, mas não divulgam essas informações em seus relatórios. A Positivo, inclusive, ressaltou, em seu sítio eletrônico, que está elaborando seu primeiro relatório de sustentabilidade, referente ao exercício de 2012, com base no modelo Global Reporting Initiative (GRI).

Observa-se, portanto, por meio da pesquisa nos sites institucionais das companhias, que existe a preocupação com projetos sociais e ambientais, entretanto não há evidenciação total dos itens recomendados pela NBC T 15.

De forma mais pontual, os resultados da pesquisa revelam que as empresas do setor de Tecnologia da Informação não divulgam de forma satisfatória os itens recomendados pela NBC T 15 em relação aos investimentos efetuados em benefício da comunidade – com exceção da Itautec, que, além de divulgar todos os itens relacionados na NBC T 15, é a única empresa que divulga suas informações de caráter social e ambiental em um relatório apropriado, transparente e organizado, no caso o relatório de sustentabilidade com base no modelo Global Reporting Initiative (GRI).

Levando em conta o alto grau de problemas ambientais que podem ser causados pelas empresas em estudo, devido à excessiva quantidade de lixo eletrônico (ou e-waste) produzido pelo setor, as companhias apresentam um baixo nível de evidenciação no tocante à categoria Interação com o Meio Ambiente, uma vez que apenas duas empresas – Bematech e Itautec – mostram em seus relatórios os investimentos realizados na recuperação e preservação do meio ambiente. Apenas a Itautec divulga informações relacionadas aos processos que as empresas porventura respondem na justiça e/ou as multas pagas referentes à matéria ambiental.

Os dados relativos à composição dos recursos humanos, os quais representam informações simples, também não é valorizado pelas empresas do setor, demonstrado pela inexpressiva quantidade de itens evidenciados sobre as questões sociais nos relatórios analisados.

(16)

Conclui-se que a evidenciação de informações de natureza social e ambiental por parte das empresas do setor de Tecnologia da Informação não está totalmente adequada às orientações constantes na NBC T 15. A única orientação da Norma atendida por todas as empresas da amostra é a divulgação da Demonstração do Valor Adicionado. Muitas informações importantes deixam de ser divulgadas nos relatórios das companhias.

A pesquisa revela que, apesar do esforço de algumas empresas em atender as expectativas de seus usuários com informações úteis e precisas a respeito do tema, o setor estudado necessita avançar bastante quanto à evidenciação de dados referentes às práticas socioambientais realizadas.

As empresas precisam buscar, como o caso da Positivo Informática, alinhar, organizar e apresentar suas informações de caráter social e ambiental em relatórios sociais ou de sustentabilidade padronizados, pois estes visam dar maior transparência, confiabilidade e entendimento destes tipos de informação a toda a sociedade.

Por último, considerando a relevância do tema, sugere-se ampliação da pesquisa a partir de análises de empresas de outros segmentos, comparando-se com os resultados obtidos nesse estudo, já que o presente trabalho limitou-se a empresas do segmento de Tecnologia da Informação.

REFERÊNCIAS

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BEMATECH. Disponível em: <http://www.bematech.com.br/responsabilidades.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2012.

BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

BEUREN, Ilse Maria; BOFF, Marines Lucia; HORN, Juliane Elisabeth; HORN, Marciane Angela. Adequação da Evidenciação Social das Empresas de Capital Aberto no

Relatório da Administração e Notas Explicativas às Recomendações da NBC T 15. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEA-RP/USP, v. 4, n. 8, p. 68-68, jan-abr 2010. CFC – CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC T 15 aprovada pela

Resolução CFC n. 1.003/2004 – Informações de Natureza Social e Ambiental. Disponível em <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2004/001003>. Acesso em 07 de novembro de 2012.

CIO BUSINESS. Disponível em: <http://cio.uol.com.br/noticias/2012/01/16/mercado-brasileiro-de-tecnologia-da-informacao-devera-crescer-acima-de-10-em-2012/>. Acesso em: 19 de junho de 2012.

DAHER, Wilton de Medeiros. Responsabilidade social corporativa: geração de valor reputacional nas organizações internacionalizadas. São Paulo: Saint Paul Editora, 2006. EXAME.COM. Tecnologia. Disponível em:

(17)

FARIA, Ana Cristina de; PEREIRA, Raquel da Silva. Disclosure de Informações

Socioambientais pelas maiores empresas do segmento químico e petroquímico no Brasil, a partir da NBC T 15. XXXIII EnANPAD – São Paulo: 19 a 23 de setembro de 2009. FERREIRA, Juliana Martins de Bessa; FERREIRA, Antônio Claudio. A sociedade da informação e o desafio da sucata eletrônica. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, Anápolis, v. 3, n. 3, p. 157-170, dez. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. São Paulo, v. 3, n/ 3, maio/junho 1995.

INSTITUTO ETHOS. Disponível em:

<http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx>. Acesso em: 17 de novembro de 2012.

INSTITUTO ETHOS. Disponível em:

<http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/guia_relatorio/default.htm>. Acesso em: 18 de novembro de 2012.

ISTOÉ DINHEIRO. Disponível em:

<http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/49880_BRASIL+E+O+4+MAIOR+MERCADO+ DE+PCS>. Acesso em: 18 de junho 2012.

IUDÍCIBUS, S. de. Teoria da Contabilidade. 9ª ed. – São Paulo: Editora Atlas, 2009. IUDÍCIBUS, S. de. Contabilidade Comercial. 9ª ed. – São Paulo: Editora Atlas, 2010. IDC BRASIL, Consultoria. Disponível em:

<http://br.idclatin.com/releases/news.aspx?id=759>. Acesso em: 18 de novembro de 2012. ITAUTEC. Disponível em: <http://www.itautec.com.br/pt-br/noticias/2012/02/14/programa-de-reciclagem-de-residuos-eletronicos-da-itautec-encerra-2011-com-resultado-recorde>. Acesso em: 21 de dezembro de 2012.

LINS, L. S.; SILVA, R. N. S. Responsabilidade socioambiental ou Greenwash: uma avaliação com base nos relatórios de sustentabilidade ambiental. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 91-105, jan./jun. 2009.

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Administração. São Paulo, v.1, 1996.

POSITIVO. Disponível em: <http://www.positivoinformatica.com.br/tiverde/> Acesso em: 20 de dezembro de 2012.

REIS, Carlos Nelson dos; MEDEIROS, Luiz Edgar. Responsabilidade Social das empresas e Balanço Social. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade.

3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.

TOTVS. Disponível em: <http://www.totvs.com/sobre-a-totvs/responsabilidade-social>. Acesso em: 20 de dezembro de 2012.

(18)

Imagem

Tabela  2:  Quantidade  de  empresas  que  evidenciam  a  categoria  Interação  com  o  Ambiente  Externo, segundo a NBC T 15

Referências

Documentos relacionados

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de