• Nenhum resultado encontrado

CARTÃO CIDADÃO. Saiba mais O que é

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CARTÃO CIDADÃO. Saiba mais O que é"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CARTÃO CIDADÃO

Saiba mais O que é

O Cartão Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite a consulta de informações sobre o FGTS e quotas do PIS, bem como sacar os benefícios que tiver direito.

A quem se destina

Ao cidadão que possua vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos, Abono Salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego, Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Bolsa Atleta, outros) caso não tenha o benefício creditado em conta-corrente.

Para que serve

- Consultar saldo e extrato da conta vinculada ao FGTS, bem como saldo de quotas do PIS;

- Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS, até o limite de R$ 1.000,00;

- Receber, se tiver direito, benefícios referentes aos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Bolsa Escola, por exemplo), abono salarial, rendimentos do PIS e seguro-desemprego.

Condições para adquirir

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos perante a CAIXA.

O cartão não será emitido se o trabalhador possuir outro cartão referente aos programas de transferência de renda, como o programa Bolsa Família, já que todos têm a mesma função - consulta e recebimento dos benefícios sociais.

Para adquirir o Cartão Cidadão, é preciso ir a uma agência da CAIXA ou solicitá-lo pelo 0800-726-0101. Porém, para usá-lo, o trabalhador precisará de senha, que poderá ser cadastrada em uma Unidade Lotérica ou na agência.

Como funciona

O Cartão Cidadão, que possui mídia magnética, oferece segurança e conveniência de poder ser utilizado em todas as agência da CAIXA, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA AQUI. Como medida de segurança é exigida senha pessoal, que deve ser cadastrada em Unidades Lotéricas ou agências da CAIXA.

 

(2)

SEGURO-DESEMPREGO

O Seguro-Desemprego é um benefício que oferece uma assistência financeira temporária aos trabalhadores desempregados. Ele pode ser solicitado por todo trabalhador que atenda aos requisitos legais e tenha sido:

- Dispensado sem justa causa (cabe inclusive na despedida indireta).

- Suspenso por conta de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador.

- Solicitado por pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies.

- Requisitado pelos que estão livres da condição semelhante a de escravidão.

O valor do benefício varia de acordo com a faixa salarial e pode ser pago em até cinco parcelas, tudo vai depender da situação de quem o solicita. (no mínimo 1 salário mínimo e máximo R$1.019,70).

O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, nos Correspondentes CAIXA AQUI, nas Unidades Lotéricas ou nos terminais de autoatendimento. Se você optar pelo autoatendimento, as parcelas com centavos só serão pagas nos terminais localizados nas agências da CAIXA.

Além disso, o pagamento nos Correspondentes CAIXA AQUI, nas Unidades Lotéricas e no autoatendimento é efetuado exclusivamente com o uso do Cartão do Cidadão e sua respectiva senha cadastrada.

Caso você tenha conta na CAIXA, a parcela do Seguro-Desemprego será creditada automaticamente em sua conta, independentemente de sua autorização prévia. O crédito ocorre apenas para as modalidades: Trabalhador Formal, Pescador Artesanal e Empregado Doméstico.

Perguntas frequentes Quem tem direito?

A assistência financeira temporária será prestada ao trabalhador que:

 

(3)

- Tiver sido dispensado sem justa causa;

- Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;

- Tiver recebido salários consecutivos, no período de 6 meses anteriores à data de demissão;

- Tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;

- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;

- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Quando requerer?

O Trabalhador tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego, para fazer o respectivo requerimento.

Onde requerer?

Nas DRT (Delegacia Regional do Trabalho), no SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou nas agências credenciadas da CAIXA, no caso de trabalhador formal.

Como requerer?

O trabalhador deverá comparecer em um dos locais de sua preferência, com os seguintes documentos:- Comunicação de Dispensa - CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;- Desemprego - SD (via verde);- Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT;- Carteira de Trabalho;- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;- Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;- Cadastro de Pessoa Física – CPF.- Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

 

(4)

ABONO SALARIAL

O Abono Salarial é liberado anualmente aos trabalhadores cadastrados no PIS que cumpram os requisitos previstos em lei. O pagamento é efetuado conforme cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador e divulgado pela CAIXA.

Perguntas frequentes:

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS?

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:

- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração e

- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

Quais são as categorias de trabalhadores que não têm direito ao benefício?

- Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;

- Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;

- Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;

- Empregados domésticos;

- Menores aprendizes.

Qual é o valor do benefício?

(5)

O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Como receber o benefício com o Cartão do Cidadão?

Se você possui o Cartão do Cidadão e já tem uma senha cadastrada, seu Abono estará disponível nos seguintes locais:

- Nos terminais de auto-atendimento da CAIXA;

- Nas Unidades Lotéricas;

- Nos correspondentes CAIXA Aqui.

Programa de Integração Social PIS

O PIS tem a finalidade de promover a integração do empregado com o desenvolvimento da empresa. Por meio do cadastramento no Programa, o trabalhador recebe um número de inscrição, que possibilitará consulta e saques dos benefícios sociais administrados pela CAIXA.

Para você, empregador, a CAIXA disponibiliza via online os formulários de cadastramento dos seus funcionários. Com isso você ganha tempo e mantém atualizadas as informações necessárias para sua empresa. Os formulários podem ser impressos na página de Como cadastrar.

Perguntas freqüentes

Quem deve providenciar o cadastramento do trabalhador no PIS?

No caso em que se verifique que o trabalhador ainda não está cadastrado no programa, é o empregador quem deve solicitar o cadastramento quando da sua admissão.

Onde é feito o cadastramento?

Em qualquer agência da CAIXA.

Como deve ser feito o cadastramento?

A primeira providência a ser tomada pelo empregador é preencher o DCT -  

(6)

Documento de Cadastramento do Trabalhador, que deverá ser entregue em duas vias à CAIXA. O formulário está disponível na página de Como cadastrar.

Junto com o DCT preenchido o empregador apresenta também o cartão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda ou, se o empregador for pessoas física, o Comprovante de Matrícula no Cadastro Específico de INSS - CEI.

Qual é o documento que comprova o cadastramento?

É o cartão com o número de inscrição no PIS, que será encaminhado ao endereço do trabalhador, conforme informado no DCT.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Com o fundo, o trabalhador tem a chance de formar um patrimônio, bem como adquirir sua casa própria, com os recursos da conta vinculada. Além de favorecer os trabalhadores, o FGTS financia programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, que beneficiam a sociedade, em geral, principalmente a de menor renda.

1. Quem faz o depósito na conta do trabalhador?

O empregador ou o tomador de serviços..

2. Quando o depósito deve ser feito?

Até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado.

3. Qual o valor do depósito?

8% (Oito por cento) do salário pago ao trabalhador. No caso de contrato de trabalho firmado nos termos da Lei n.º 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%. O FGTS não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

4. Como conferir se os depósitos estão sendo feitos?

 

(7)

A partir do extrato do FGTS, que o trabalhador recebe em casa a cada 2 meses.

Se não estiver recebendo o extrato, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da CAIXA, pelo sítio da CAIXA, na internet ou, ainda, pelo 0800 726 01 01.

5. E, se o empregador não estiver depositando?

O trabalhador deverá procurar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), já que o responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego.

6. As contas do FGTS têm rendimento?

Sim. Todo dia 10 recebem atualização monetária mensal mais juros de 3% a.a.

Referências

Documentos relacionados

Este tipo de autenticação tem como principal vantagem a segurança, visto que só poderá ser utilizado por um cidadão que tenha Cartão de Cidadão, que conheça o PIN de

A documentação existente segundo Silva, Vitorino, Alves, Cunha e Monteiro (2006), sobre o tema em questão têm identificado dois tipos de governo das sociedades: o anglo-saxónico,

Vários estudos epidemiológicos têm demonstrado demonstraram que as mulheres que usam contraceptivos orais combinados que contém etinilestradiol (particularmente 30mcg) e

Quando desempenham uma função operacional, esses gestos funcionam como operadores em relação ao enunciado falado (KENDON, 2013, p. 15), um exemplo muito comum de um gesto assumindo

A pesar das diversas variáveis que existem no concreto o estudo do módulo de elasticidade estático tangente inicial e dinâmico se mostraram coerentes com

BD│23 agosto 2015 │Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Notícias de primeira

No mercado do Rio de Ja- neiro, onde o programa detém 50% de share, 68% do público pertencem às classes ABC e 64% têm mais de 25 anos.. Além dos intervalos comerciais, os anunci-

Infecção primária de corrente sanguínea laboratorial (com confirmação microbiológica) - IPCSL: é aquela que preenche um dos seguintes critérios: Critério 1: Paciente com uma