• Nenhum resultado encontrado

3. (CESPE TJ-PA) Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou, respectivamente, as teorias do(a)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "3. (CESPE TJ-PA) Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou, respectivamente, as teorias do(a)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DIREITO PENAL

1. (IBFC - 2020 - SAEB-BA) A entrada em vigor da nova Lei de Drogas, revogando a anterior, fez com que o crime de porte de drogas para consumo pessoal deixasse de prever a aplicação de pena privativa de liberdade, passando a adotar as seguintes como sanções: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Nesse sentido, no que tange à pena aplicável ao autor do citado delito, é correto afirmar que a nova lei de drogas constitui um exemplo de:

A) novatio legis não incriminadora B) abolito criminis

C) novatio legis in pejus D) novatio legis in mellius

2. (SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR) Pégaso é condenado pela prática de crime previsto em lei a quinze anos de reclusão, tendo a decisão judicial transitada em julgado. Após dois anos de cumprimento da pena, surge lei nova que deixa de considerar como crime os fatos que levaram à condenação de Pégaso. Nesse caso, segundo os comandos normativos do Código Penal, a lei:

A) não retroagirá pelo efeito permanente da decisão judicial B) retroagirá para beneficiar o réu

C) retroagirá se houve concordância do Ministério Público D) não retroagirá por ser regra de exceção

3. (CESPE - 2020 - TJ-PA) Com relação ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal brasileiro adotou, respectivamente, as teorias do(a)

A) resultado e da ação.

B) consumação e do resultado.

C) atividade e da ubiquidade.

D) ubiquidade e da atividade.

(2)

4. (FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de São Borja - RS - Advogado) No Direito Penal, a retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso:

A) É vedada.

B) É causa de extinção da punibilidade.

C) Representa caso de anistia.

D) Afasta a ilicitude do ato, mas não produz a extinção da punibilidade.

5. (FGV - 2018) Julia, nascida em 22 de maio de 2000, não mais aguentando o comportamento de sua prima, Renata, que constantemente a vinha ofendendo, resolve por fim àquele comportamento. Para isso, no dia 21 de maio de 2018, pega, sem que ninguém perceba, as chaves do carro de seu pai que estava estacionado na garagem e, enquanto a prima, de 18 anos, consertava a bicicleta, também na garagem, dá ré com o veículo e atropela Renata, que é imediatamente encaminhada ao hospital pelos tios. Em virtude de lesões internas sofridas, Renata vem a falecer em 25 de maio de 2018. Em procedimento administrativo para apurar os fatos, Julia, acompanhada de advogado, confessa sua intenção de matar, apesar de se declarar atualmente arrependida. Concluído o procedimento, os autos são encaminhados ao Promotor de Justiça com atribuição exclusivamente criminal.

Com base nas informações expostas, o Promotor de Justiça Criminal, em relação ao resultado morte, deverá:

A) reconhecer que a atribuição é da Promotoria da Infância e Juventude infracional, pois o Código Penal adota a Teoria da Ubiquidade para definir momento do crime;

B) reconhecer que a atribuição é da Promotoria da Infância e Juventude infracional, pois o Código Penal adota a teoria da Atividade para definir o momento do crime;

C) oferecer denúncia em face de Julia, pois o Código Penal adota a Teoria da Ubiquidade para definir o momento do crime;

D) oferecer denúncia em face de Julia, pois o Código Penal adota a Teoria do Resultado para definir o momento do crime;

6. (FEPESE - 2019 - SAP-SC - Agente Penitenciário) De acordo com o Código Penal Brasileiro, é correto afirmar:

A) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.

B) A lei nova que deixar de considerar determinado fato como crime deverá ser aplicada imediatamente, resguardando-se, contudo, a manutenção dos efeitos penais da condenação já em fase de cumprimento.

(3)

C) Expirado o prazo da lei excepcional ou temporária, cessarão, imediatamente, os seu efeitos, não podendo mais ser aplicada a nenhum caso, mesmo que ocorrido durante o seu prazo de vigência.

D) Após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, a sentença torna-se imutável, não podendo mais ser alterada, ainda que lei nova venha a beneficiar o condenado.

7. (FGV - 2018) Jorge cumpre pena em razão de condenação definitiva pela prática de determinado crime. Na mesma unidade prisional, mas em outra ala, Antônio encontra-se preso preventivamente em virtude de ação penal, sem sentença, pela suposta prática de delito idêntico ao de Jorge.

Em determinada data, Jorge e Antônio descobrem que entrou em vigor nova lei penal reduzindo a sanção penal em abstrato prevista para o delito imputado a ambos, inclusive sendo a pena máxima atual inferior àquela aplicada na sentença de Jorge.

Considerando as informações narradas, a inovação legislativa:

A) não poderá beneficiar Jorge, tendo em vista que já houve trânsito em julgado da sentença condenatória, mas poderá ser aplicada a Antônio por ser mais favorável;

B) não poderá beneficiar Jorge e Antônio, tendo em vista que não estava em vigor na data dos fatos, aplicando-se o princípio do tempus regit actum;

C) poderá beneficiar Jorge e Antônio, pois, em sendo mais favorável, deverá retroagir para atingir situações pretéritas, ainda que já amparadas pela coisa julgada;

D) não poderá beneficiar Jorge e Antônio, tendo em vista que não ocorreu abolitio criminis, mas tão só alteração da sanção penal aplicável.

8. (CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem) Ainda de acordo com o que dispõe o CP, assinale a opção correta.

A) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais e civis da sentença condenatória.

B) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado.

C) A lei excepcional ou temporária, embora tenha decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigência.

D) Considera-se praticado o crime no momento da produção do resultado.

(4)

9. (FGV - 2019) Reconhecida a prática de um fato típico, ilícito e culpável, o Estado tem o poder/dever de punir o seu infrator. Todavia, há situações que fazem desaparecer o poder punitivo estatal, sendo correto afirmar, de acordo com o Código Penal, que:

A) os prazos das prescrições da pretensão punitiva e da pretensão executória serão reduzidos pela metade nos casos em que o agente era, ao tempo do crime, menor de 21 anos, ou maior de 60 na data da sentença;

B) a sentença que conceder o perdão judicial, após reconhecimento da materialidade e autoria, não será considerada para efeitos de reincidência;

C) a prescrição, a decadência e a perempção são causas de extinção da punibilidade do agente nos crimes de ação penal pública;

D) o curso do prazo prescricional interrompe-se com o oferecimento da denúncia.

10. (Metro Capital Soluções - 2019 - Prefeitura de Conchas - SP - Procurador Jurídico) No que se refere ao tema da aplicação das leis penais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, mesmo tendo sido decidido por sentença transitada em julgado.

II – A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, inclusive sobre os afetados por leis temporárias ou excepcionais.

III – A lei excepcional ou temporária, depois de decorrido o tempo de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, não mais se aplica ao fato praticado durante a sua vigência.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas o item III é verdadeiro.

D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

11. (CESPE - 2019 - TJ-BA - Conciliador) A respeito da aplicação da retroatividade da lei no direito penal, assinale a opção correta.

A) A retroatividade de lei mais benéfica não pode ser aplicada a medida de segurança.

B) A retroatividade de lei mais benéfica somente será cabível no caso de haver abolitio criminis.

(5)

C) A aplicação da retroatividade da lei é concebível, desde que em benefício do réu como medida de justiça.

D) A aplicação da retroatividade da lei é vedada constitucionalmente em qualquer circunstância, a fim de garantir a segurança jurídica.

12. (CONSULPLAN - 2019 - MPE-PA) Henrico, turista espanhol, de férias no Brasil, contratou uma embarcação marítima para passar a festa de ano novo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Durante as comemorações, quando a embarcação estava atracada no litoral brasileiro, o turista entrou em uma briga com Pedro, brasileiro. Durante o episódio, Henrico, utilizando-se de uma garrafa de espumante, agrediu Pedro causando-lhe lesões gravíssimas. Sobre a situação hipotética narrada e considerando o que disciplina o Código Penal sobre a aplicação da Lei Penal, é correto afirmar que:

A) Caso a embarcação seja estrangeira, aplicar-se-á a lei de sua origem.

B) Sendo Henrico estrangeiro, ao fato ocorrido a bordo do navio, ainda que em território brasileiro, aplicar-se-á a lei de sua nacionalidade.

C) Uma vez que a embarcação encontra-se dentro do mar territorial do Brasil, será aplicável a lei brasileira, mesmo Henrico sendo estrangeiro.

D) Tendo em vista que o crime foi praticado contra um brasileiro, independentemente de a embarcação se encontrar em território brasileiro, será aplicada a lei brasileira.

13. (IDIB - 2019 - Prefeitura de Petrolina - PE) A respeito da contagem dos prazos penais, assinale a alternativa incorreta com base no disposto no Código Penal:

A) Contam-se os anos pelo calendário comum.

B) O prazo que terminar em domingo ou dia feriado considerar-se-á prorrogado até o dia útil imediato.

C) Os meses são contados pelo calendário comum.

D) O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo.

14. (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Guarulhos - SP) No que concerne à aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.

A) A lei excepcional ou temporária não se aplica ao fato praticado durante sua vigência.

B) Considera-se praticado o crime no momento do resultado, ainda que outro seja o momento da ação ou omissão.

(6)

C) Lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, mas apenas se ainda não decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

D) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

15. (SELECON - 2019 - Prefeitura de Niterói - RJ) Patuscada foi preso em flagrante, processado e sentenciado pelo cometimento de determinado crime. No curso da execução da pena, surgiu a lei X que deixou de considerar como crime a conduta que redundou na sua condenação. Nesse caso, de acordo com as normas da parte geral do Código Penal, ocorreu a:

A) superação dos fatos B) tipificação posterior C) inovação para pior D) abolição do crime

16. (VUNESP - 2019 - TJ-AC - Juiz de Direito) Assinale a alternativa correta quanto à aplicação da lei penal.

A) Para efeito de análise sobre o local do crime, a legislação brasileira adota a teoria da ubiquidade.

B) É incabível a aplicação retroativa da Lei n° 11.343/2006, ainda que o resultado da incidência das suas disposições, na íntegra, seja mais favorável ao réu do que o advindo da aplicação da Lei n° 6.368/76, permitida, no entanto, a combinação das mencionadas leis para beneficiar o agente.

C) O Código Penal Brasileiro não adotou o princípio da representação na eficácia espacial da lei penal.

D) A lei penal mais grave não se aplica ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

17. (INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES) É importante a fixação do tempo em que o crime se considera praticado para, entre outras coisas, compreender a lei que deverá ser utilizada, aplicada, e estabelecer a imputabilidade do sujeito. Com relação ao tempo do crime, o Código Penal brasileiro adotou a

A) Teoria da Relatividade.

B) Teoria da Consumação.

(7)

C) Teoria da Atividade.

D) Teoria da Ubiquidade.

18. (CESPE - 2019 - TJ-PR - Juiz Substituto) Nas disposições penais da Lei Geral da Copa, foi estabelecido que os tipos penais previstos nessa legislação tivessem vigência até o dia 31 de dezembro de 2014. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a referida legislação é um exemplo de lei penal

A) excepcional.

B) temporária.

C) corretiva.

D) intermediária.

19. (IBADE - 2018 - IPM - JP - Analista Previdenciário - Jurídico) Com relação à aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.

A) A pena cumprida no estrangeiro não atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime.

B) Considera-se praticado o crime no momento da verificação do seu resultado, ainda que a ação ou omissão tenha se dado em outro momento.

C) A lei penal posterior, ainda que favoreça o agente, não se aplica a fatos anteriores.

D) Aplica-se a lei brasileira aos crimes cometidos nas embarcações e aeronaves brasileiras a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.

20. (CESPE - 2018 - SEFAZ-RS) Em relação à aplicação da lei penal, assinale a opção correta.

A) A lei penal não admite a extraterritorialidade.

B) A lei penal não retroage quando uma conduta deixa de ser considerada crime.

C) A lei penal retroage quando uma conduta passa a ser considerada crime pelo ordenamento jurídico.

D) A lei temporária continua aplicável a fato praticado em sua vigência, ainda que decorrido o seu período de duração.

(8)

21. (FEPESE - 2018 - PGE-SC - Procurador do Estado) Sobre a aplicação da lei penal, conforme o Código Penal, assinale a alternativa correta.

A) Considera-se praticado o crime no momento do resultado lesivo.

B) A lei posterior aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

C) A lei excepcional ou temporária, decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, é inaplicável ao fato praticado durante sua vigência se não instaurado o procedimento penal ao tempo da conduta típica por ela regida.

D) É aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

22. (FGV - 2018 - TJ-AL - Analista Judiciário) No dia 02.01.2018, Jéssica, nascida em 03.01.2000, realiza disparos de arma de fogo contra Ana, sua inimiga, em Santa Luzia do Norte, mas terceiros que presenciaram os fatos socorrem Ana e a levam para o hospital em Maceió. Após três dias internada, Ana vem a falecer, ainda no hospital, em virtude exclusivamente das lesões causadas pelos disparos de Jéssica. Com base na situação narrada, é correto afirmar que Jéssica:

A) não poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o momento do crime e a Teoria da Ubiquidade para definir o lugar;

B) poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria do Resultado para definir o momento do crime e a Teoria da Atividade para definir o lugar;

C) poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da Ubiquidade para definir o momento do crime e a Teoria da Atividade para definir o lugar;

D) não poderá ser responsabilizada criminalmente, já que o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o momento do crime e apenas a Teoria do Resultado para definir o lugar;

23. (FGV - 2018 - Câmara de Salvador - BA - Advogado Legislativo) Em razão da situação política do país, foi elaborada e publicada, em 01.01.2017, lei de conteúdo penal prevendo que, especificamente durante o período de 01.02.2017 até 30.11.2017, a pena do crime de corrupção passiva seria de 03 a 15 anos de reclusão e multa, ou seja, superior àquela prevista no Código Penal, sendo que, ao final do período estipulado na lei, a sanção penal do delito voltaria a ser a prevista no Art. 317 do Código Penal (02 a 12 anos de reclusão e multa). No dia 05.04.2017, determinado vereador pratica crime de corrupção passiva, mas somente vem a ser denunciado pelos fatos em 22.01.2018. Considerando a situação hipotética narrada, o advogado do vereador denunciado deverá esclarecer ao seu cliente que, em caso de condenação, será aplicada a pena de:

(9)

A) 02 a 12 anos, observando-se o princípio da irretroatividade da lei penal mais gravosa;

B) 03 a 15 anos, diante da natureza de lei temporária da norma que vigia na data dos fatos;

C) 02 a 12 anos, observando-se o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica;

D) 03 a 15 anos, diante da natureza de lei excepcional da norma que vigia na data dos fatos;

24. (FGV - 2015 - TJ-RO - Técnico Judiciário) No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, Felipe será considerado:

A) inimputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o tempo do crime, enquanto que o lugar do crime é definido pela Teoria da Ubiquidade;

B) inimputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o tempo do crime, enquanto que o lugar é definido pela Teoria do Resultado;

C) imputável, pois o Código Penal adota a Teoria do Resultado para definir tanto o tempo quanto o lugar do crime;

D) imputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Ubiquidade para definir o momento do crime, enquanto que a Teoria da Atividade determina o lugar;

25. (PC-RJ - 2008 - PC-RJ) Um fato criminoso praticado no interior de uma embarcação privada brasileira que esteja em alto- mar, fora das águas territoriais de qualquer país, está sujeito à aplicação da seguinte lei penal:

A) brasileira.

B) do país de onde a embarcação tiver partido.

C) do país para onde a embarcação estiver se dirigindo.

D) do país mais próximo de onde estiver a embarcação.

(10)

26. (VUNESP - 2018 - PC-SP) João comete um crime no estrangeiro e lá é condenado a 4 anos de prisão, integralmente cumpridos. Pelo mesmo crime, João é condenado no Brasil à pena de 8 anos de prisão. João

A) cumprirá 8 anos de prisão no Brasil, uma vez que para essa quantidade de pena não se reconhece o cumprimento no estrangeiro.

B) não cumprirá pena alguma no Brasil, uma vez já punido no país em que o crime foi cometido.

C) cumprirá 8 anos de prisão no Brasil, uma vez que o Brasil não reconhece pena cumprida no estrangeiro.

D) ainda deverá cumprir 4 anos de prisão no Brasil.

27. (NUCEPE - 2018 - PC-PI) Caio cometeu no dia 01 de janeiro de 2016 um fato criminoso punível com pena privativa de liberdade previsto em lei temporária, sendo no dia 05 de dezembro de 2016 condenado a 5 (cinco) anos de reclusão. No ano seguinte decorreu o período de sua duração, findando-se a citada lei no dia 31 de dezembro de 2017. Em relação à aplicação da lei penal indique a opção CORRETA.

A) Caio deve ser preso e cumprir a pena estabelecida de cinco anos, aplicando-se ao fato criminoso a lei temporária.

B) Ninguém pode ser punido por fato que medida provisória posterior deixa de considerar crime.

C) Deve continuar a execução da pena de Caio até o dia 31 de dezembro de 2017.

D) A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, não se aplica aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

28. (CESPE - 2018 - PC-MA) A aplicação do princípio da retroatividade benéfica da lei penal ocorre quando, ao tempo da conduta, o fato é

A) típico e lei posterior suprime o tipo penal.

B) típico e lei posterior provoca a migração do conteúdo criminoso para outro tipo penal.

C) típico e lei posterior aumenta a pena correspondente ao crime.

D) típico e lei posterior acrescenta hipótese de aumento de pena.

29. (CONSULPLAN - 2017 - TRE-RJ - Analista Judiciário) “João da Silva atira contra ‘X’ no dia 29/5, tendo ‘X’ falecido 20 dias depois.” Sobre o tempo do crime, o Código Penal adota a teoria:

(11)

A) Ubiquidade.

B) Da atividade.

C) Do resultado.

D) Ambivalência.

30. (VUNESP - 2016 - Prefeitura de Sertãozinho - SP - Procurador Municipal) Rosa Margarida, apaixonada por Carlos Flores, imaginando que se os dois convivessem por alguns dias, ele poderia se apaixonar, resolveu sequestrá-lo. Sendo assim, o privou da sua liberdade e o levou para sua casa. Enquanto Carlos era mantido em cativeiro por Rosa, nova lei entrou em vigor, agravando a pena do crime de sequestro. Sobre a possibilidade de aplicação da nova lei, mais severa, ao caso exposto, assinale a alternativa correta.

A) Não se aplica, tendo em vista a irretroatividade da lei penal mais severa.

B) É aplicável, pois entrou em vigor antes de cessar a permanência.

C) Não se aplica, tendo em vista o princípio da prevalência do interesse do réu.

D) É aplicável, pois se trata de crime material e nesses casos deve ser aplicada a teoria da ubiquidade.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Para pagamento apenas dos tributos incidentes sobre a rescisão para o mês anterior e o mês do desligamento do trabalhador o empregador doméstico gera o DAE onde deve editar

A Comissão tomou conhecimento da Informação remetida pela Assembleia de Apuramento Geral n.O 3 de Lisboa, cuja cópia consta em anexo, tendo deliberado, por unanimidade dos

1. Asmuo neatsako pagal šį kodeksą už veiksmus, kai vydamasis, stabdydamas, neleisdamas ištrūkti ar kitais veiksmais aktyviai bandančiam išvengti sulaikymo nusikalstamą

(2013) consideraram a Distribuição Binomial Negativa Truncada com parâmetros estimados pelo método dos momentos como adequada para estimar as probabilidades de

A disciplina de Direito Penal IV visa continuar o estudo dos tipos penais previstos na Parte Especial do Código Penal e ministrar noções sobre a Legislação

DIREITO PENAL GERAL: Conceitos e divisões, Escolas Penais, Direito Penal do Inimigo, Fonte do Direito Penal, Classificação das Leis Penais, Interpretação das Leis Penais,