• Nenhum resultado encontrado

2ª Feira, 27 de março Vê

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "2ª Feira, 27 de março Vê"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOM DIA!

2ª Feira, 27 de março

BOM DIA!

Bom dia a todos! Iniciamos a terceira semana da Quaresma dando continuidade à Campanha “A mudança começa em casa!”. Hoje apresentamos o quarto eletrodo- méstico: a Máquina de café. Habitualmente os adultos iniciam o seu dia a tomar um

café. É dessa forma que despertam e se animam para uma nova jornada.

Mas, na verdade, nem sempre os nossos olhos estão verdadeiramente abertos e disponíveis para ver. O olhar tendencioso e preconceituoso faz-nos olhar o mundo

com uma perspetiva negativa e pejorativa. Isto acontece desde sempre, até no tempo de Jesus.

Uma vez, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Os discípulos perguntaram-Lhe: - «Mestre, quem é que pecou para ele nascer cego? Ele ou os seus pais?».

Jesus respondeu-lhes: - «Isso não tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais; mas aconteceu assim para se manifestarem nele as obras de Deus».

A doença sempre foi motivo de sofrimento para homens e mulheres. Tanto que umas das coisas mais desejadas por todos é a saúde. Há doenças que nos deixam realmente desanimados, por vezes até perdemos a fé em Deus e a esperança da cura. Mas Deus quer curar-nos, quer libertar-nos do mal. Deus não condena, Deus ama. Deus não abandona os mais débeis, pelo contrário, acompanha-os e fortalece- os a cada momento, manifestando assim a sua obra: o amor incondicional.

SUGESTÃO DO CHEFE

# Hoje desafio-te a desligares o telemóvel e o tablet, procurando VER o que se passa à tua volta. Não te feches, não te limites a VER a vida, a comunicar e a relaci- onar pelo ecrã de uma máquina. Aproveita a oportunidade para conviver com a tua família sem tecnologia.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor Jesus, hoje quero pedir-Te por todos os doentes, por todos aqueles que sofrem. For- talece os seus corações com o teu amor que vence todos os males, até mesmo a morte.

Pai-Nosso… S. João Bosco, rogai por nós. Em nome do Pai…

Bom dia a todos

Hoje, pelas 14h, a Sala da Alegria terá várias atividades, com os animadores do Secundário. Aparece!

(2)

BOM DIA!

3ª Feira, 28 de março Ilumina

BOM DIA!

Bom dia a todos! Hoje continuamos a promover a máquina de café “Domus Maravilha”

para que nos mantenhamos despertos para um novo dia. Jesus dizia: “É preciso trabalhar, enquanto é dia, nas obras de Deus, que Me enviou. Vai chegar a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo».

Fazer a diferença

Certo dia, o António estava a passear à beira-mar, quando avistou um homem ao longe. Ao se aproximar, apercebeu-se de que este estava sempre a baixar-se, a apanhar qualquer coisa e a atirá-la para o mar. Ao chegar mais perto, compreendeu que o indivíduo estava a apanhar estrelas-do-mar que tinham dado à costa e a atirá- las, uma de cada vez, de novo para a água. O António ficou muito admirado.

Aproximou-se do homem e perguntou-lhe o que estava a fazer.

- Estou a atirar estas estrelas-do-mar de novo para a água. Com a maré baixa, elas vieram todas dar à costa e se não as atirarmos de volta para a água, vão morrer.

- Compreendo – respondeu o António. – Contudo, deve haver milhares de estrelas-do-mar nesta praia. Não vai conseguir salvar todas. O seu esforço não vai fazer diferença.

O homem sorriu, pegou noutra estrela-do-mar e, enquanto a atirava para a água, respondeu:

- Para esta eu fiz a diferença!

Jack Canfield et al., Canja de Galinha para a Alma, Porto, Porto Editora, 2016 [texto adaptado].

SUGESTÃO DO CHEFE

# Não deixes extinguir esta Luz com a tua preguiça ou indiferença. Hoje desa- fio-te a propores aos teus irmãos um jogo. Sê luz para eles ao te dedicares a alimentar a vossa relação. Não te esqueças: “a luz dá origem a tudo o que é bondade, justiça e verdade”.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor Jesus, quero ser luz do mundo! Ajuda-me a aproveitar cada dia para iluminar a es- curidão de tantas vidas que vivem na escuridão.

Pai Nosso… S. João Bosco, rogai por nós. Em nome do Pai…

Bom dia a todos

Hoje, às 14h: Ensaio do Coro, não faltes!

(3)

BOM DIA!

4ª Feira, 29 de março Envolve

BOM DIA!

Bom dia! Recordem: a máquina de café “Domus Maravilha” ajuda-nos a manter os olhos bem abertos! Como nos diz o Papa Francisco, “A Quaresma é tempo para re- gular os sentidos, abrir os olhos para tantas injustiças e abrir o coração para o irmão que sofre”. Jesus, ao ver um cego de nascença, teve compaixão dele e ajudou-o.

Podia ter passado indiferente a este homem, ou ter pensado: «há tantos cegos para curar, porque havia Eu de me preocupar especificamente com este?». Mas Jesus não o ignorou, envolveu-se e comoveu-se com a sua história e curou-o!

Evangelho segundo S. Mateus (Mt 6, 19-23) A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas. (…) Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? (...) Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo.

Jesus fez um milagre na vida do pobre cego. E nós? Nós somos, neste nosso tempo, os meios que Deus usa para transformar a vida dos cegos, dos tristes, dos abandonados, dos excluídos... Os nossos gestos, palavras, atitudes transformam a vida dos que nos rodeiam, fazem verdadeiros milagres!

SUGESTÃO DO CHEFE

# Hoje faz um milagre: põe a mesa sem que te peçam. Antecipa-te: em vez de esperares que alguém te solicite, assume essa tarefa. Se esse pequeno gesto se tor- nar uma prática recorrente vais ver como transformará a tua família.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor Jesus, neste tempo Quaresmal, quero estar mais atento ao serviço. Ajuda-me a ser mais generoso e a partilhar com os que mais precisam, o que sou e o que tenho.

Pai Nosso… S. João Bosco, rogai por nós. Em nome do Pai…

Bom dia a todos

(4)

BOM DIA!

5ª Feira, 30 de março Abre

BOM DIA!

Bom dia a todos! O café faz-nos estar atentos, no entanto, em demasia é pre- judicial à nossa saúde. Infelizmente, há pessoas que não têm consciência disso e bebem café como se fosse água… O nosso organismo acaba por ficar intoxicado com uma bebida que se for ingerida em doses equilibradas, promove o bem-estar e a saúde. Como se costuma dizer: “tudo o que é demais…enjoa” e infelizmente há pessoas que não conseguem encontrar essa sensatez.

O horizonte

Era uma vez um menino que habitava numa planície. Vivia fascinado pela pai- sagem, e ficava horas a contemplar a beleza das montanhas no horizonte. Azuladas, leves, compactas, parecia-lhe que era ali que existia o paraíso. Eram muito diferentes da terra áspera e cinzenta onde habitava.

Um dia, já crescido, decidiu partir rumo às montanhas. A viagem durou muito tempo, caminhando através de planícies e colinas. Cansado, foi-se aproximando das montanhas. Foi vendo, à medida que estava mais perto, que as montanhas não eram tão azuis como lhe pareciam, mas cinzentas, pedregosas e ásperas, precisamente como as que tinha deixado.

Olhou ao seu redor e, no horizonte, viu umas terras cor de ouro, a reluzir ao brilhar do sol. Decidiu partir de novo. Caminhou em direção às terras de ouro e conti- nuava a ter a mesma desilusão. À medida que se aproximava, o ouro transformava- se em areia seca e terra árida. Foi então que reparou que estava na sua própria aldeia de onde tinha partido.

(Pedrosa Ferreira, Os lírios do Campo, p. 127)

SUGESTÃO DO CHEFE

# Hoje, deixo-te um desafio que agradará muito a minha Mãe, Maria: reza uma Ave Maria em família. Recorda todas aquelas famílias que se encontram num contexto de guerra, de fome, de separação. Muitas famílias gostariam de poder rezar juntas, de poder professar a sua fé, mas não têm essa liberdade por causa de extremismos e intolerâncias religiosas.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor Jesus, quero pedir-Te pela paz e pelo diálogo inter-religioso, para que em todo o mundo seja possível professar-se e manifestar a fé livremente.

Pai Nosso… S. João Bosco, rogai por nós. Em nome do Pai…

Bom dia a todos

(5)

BOM DIA!

6ª Feira, 31 de março Cura

BOM DIA!

Bom dia a todos! Terminamos hoje a demonstração da nossa Máquina de Café Do- mus Maravilha” que nos manteve vigilantes mais uma semana.

Hoje despedimo-nos do cego de nascença, pois Jesus Cristo não só cura a cegueira física, mas também a cegueira espiritual. O Papa Bento XVI dizia: “deixemo-nos cu- rar por Jesus! Confessemos as nossas cegueiras, as nossas miopias, e sobretudo uma grande ignorância: o orgulho”. Os nossos orgulhos deixam-nos cegos, impe- dem-nos de ver a Verdade e de nos deixar libertar por ela. Muitas vezes duvidamos da cura e do milagre que Jesus faz na nossa vida e não reconhecemos a Sua pre- sença.

Jesus foi ao encontro desse homem e perguntou-lhe: “Crês no Filho do Homem?”.

Respondeu ele: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?”. Disse-lhe Jesus: “Tu o vês, é o mesmo que fala contigo!”. Respondeu o cego: “Creio, Senhor”. E, incli- nando-se, adorou-O”.

O Papa Bento XVI dizia: ”Este milagre é um sinal do que Cristo quer fazer connosco:

abrir o nosso olhar, para que a nossa fé se torne cada vez mais profunda e possa- mos reconhecer n’Ele o nosso único Salvador. Ele ilumina todas as escuridões da nossa vida e leva-nos a viver como filhos da luz. A Quaresma é tempo para pedir ao Senhor que renove o nosso olhar e o nosso coração. Tal como partilha a raposa na história de ”O Principezinho” é “somente com o coração que podemos ver correta- mente; o essencial é invisível aos olhos.”

SUGESTÃO DO CHEFE

# Hoje desafio-te a perguntares, ao jantar, como correu o dia aos teus irmãos, o dia de trabalho aos teus pais, avós… Preocupa-te com o que cada um viveu, mas acima de tudo com o que cada um sentiu. Recorda-te: “o essencial é invisível aos olhos.”

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Senhor Jesus, neste tempo quaresmal quero ver mais com o coração do que com os olhos.

Ajuda-me a reconhecer-Te nos milagres que fazes na minha vida.

Pai Nosso… S. João Bosco, rogai por nós. Em nome do Pai…

Bom dia a todos

Hoje, pelas 14h, a Sala da Alegria terá várias atividades, com os animadores do Secundário. Aparece!

Referências

Documentos relacionados

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Partindo das observações realizadas em sala de aula e das contribuições dos autores expostos, entendemos que o ensino da disciplina de matemática, é um assunto

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

vinculado à Direção Geral do Campus de Fortaleza, está voltado para ações afirmativas sobre africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil, pautado na Lei no