• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EM NEONATOLOGIA AULA 57

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EM NEONATOLOGIA AULA 57"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CURSO DE

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EM NEONATOLOGIA

AULA 57

(2)

Profª. Enfª. Ms. Claudia Granito

@claudiagranito claudiadgranito@gmail.com

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

EM NEONATOLOGIA

(3)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

(4)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

LÁBIO LEPORINO OU PALATO FENDIDO

Lábio leporino (ou fissura labial) e palato fendido (ou fenda palatina) são más- formações congênitas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião.

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

(5)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

• As condições possuem diversos graus de intensidade, estão ligadas a fatores genéticos e infecções durante a gravidez.

Em ambos os casos, podem afetar a fala, alimentação e dentição da criança, além de acarretar distúrbios respiratórios.

(6)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Fissura labial x fenda palatina

• O lábio leporino é caracterizado por uma abertura que começa na lateral do lábio superior, que o divide em duas partes.

• A falha no fechamento das estruturas pode afetar apenas o lábio ou se estender até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e chegar o nariz.

• No caso da fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicação direta entre um e outro. Pode também aparecer dividida a úvula (campainha da garganta), resultando em úvula bífida.

(7)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Causas do lábio leporino:

O lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, podem estar relacionados ao problema.

(8)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Lábio leporino é hereditário?

• Existe a hipótese de que a deficiência na metabolização do ácido fólico pela mãe é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do lábio leporino no feto, pois isso prejudica a constituição dos genes fetais, inclusive daqueles ligados à formação labial.

• Ressaltando que a insuficiência metabólica é uma doença materna. A mãe apenas funcionaria como fator ambiental para o surgimento do lábio leporino.

(9)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Lábio leporino aparece no ultrassom?

• Dependendo do tamanho da fissura, o diagnóstico pode ser feito no pré-natal, por meio de ultrassom.

• Durante o exame, que geralmente é realizado a partir da 20ª semana de gestação, são analisadas diversas áreas do corpo do bebê – inclusive possíveis lesões nos lábios.

(10)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

• Mas, em alguns casos essa anomalia não é percebida. Em situações mais raras, as lesões podem passar despercebidas por serem pequenas ou pelo bebê estar em uma posição desfavorável no momento do exame. No entanto, na hora do parto são identificadas.

(11)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Como é o tratamento do lábio leporino?

O lábio leporino, quando tratado, não traz sequelas à criança. Recomenda-se que a malformação seja corrigida o mais rapidamente possível, alguns procedimentos podem começar já nas primeiras horas de vida, como a colocação de placa moldada no céu da boca do bebê.

(12)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

A intervenção não-cirúrgica irá permitir que o bebê respire com mais facilidade, e muitas vezes consiga mamar ao seio, ou em mamadeira, com um menor risco de aspirar alimentos para o pulmão. A cirurgia virá um pouco mais tarde junto com o suporte de outros profissionais.

O tratamento, tanto para o lábio leporino quanto para fenda de palatina, é o longo e é finalizado apenas com a consolidação total dos ossos da face, que ocorre aproximadamente aos 18 anos de idade.

Durante o período, os portadores de fissuras devem ser acompanhados por especialistas em diferentes áreas, incluindo cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos e ortodontistas.

(13)

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Cirurgia para lábio leporino

Os procedimentos cirúrgicos para o lábio leporino são indicados após os três meses de vida. O tratamento consiste em uma série de cirurgias e, por isso, leva tempo. Normalmente, os médicos acompanham a criança até a idade adulta para verificar se houve mudanças no quadro com o crescimento da face.

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY

(14)

Obrigada!

@claudiagranito

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC

Referências

Documentos relacionados

Mini 12 Masculinos e Femininos: 1 Dezembro, local a definir Sub-14 Femininos: 11 Novembro, Ponte de Sôr.. Sub-16 Femininos: 25 Novembro, local a definir Sub-14 Masculinos:18

Relativamente à segunda subcategoria “plataforma como meio facilitador de disponibilização e partilha de informação e conteúdos”, os factores mais apontados

Após a publicação no Diário Oficial do Estado das listas geral e especial, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da convocação publicada no Diário Oficial do Estado,

É nítido que animais que possuem fenda palatina, lábio leporino e ausência de pavilhão auricular, apresentam dificuldades de alimentação, o que compromete

• A informação deste tipo de teste genético serve para trazer tranquilidade total para a gravidez em curso ou para alertar o casal para os problemas que terão que enfrentar em caso

Limpar dobras e região perineal; em meninas sempre da frente para trás (da parte genital para região do ânus) e onde for necessário, (evitar molhar todo o corpo) com gazes

Desse modo, tendo em vista que o ano de 2021 foi considerado pela OIT como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, que o Brasil firmou um trato internacional

Assim, a argumentação pode auxiliar no desenvolvimento de diferentes formas de pensar e facilitar o aprendizado da Ciência, levando em consideração o papel da linguagem