• Nenhum resultado encontrado

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019. Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019. Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019

NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ001856/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 06/09/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR053378/2017

NÚMERO DO PROCESSO: 46215.013875/2017-11 DATA DO PROTOCOLO: 21/08/2017

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO TRABALHADORES ENT.SINDICAIS ORG.CLASSISTAS. ASSOC. CONF. FED.

INTERMUNICIPAIS NO RJ - SINTESI-RJ, CNPJ n. 40.315.079/0001-64, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ISRAEL JOSE CUNHA;

E

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS ESTADUAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 04.617.845/0001-81, neste ato representado(a) por seu Administrador, Sr(a). ANTONIO VIRGINIO FERNANDES e por seu Administrador, Sr(a).

CASSIA GONCALVES SANTOS DA SILVEIRA;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de março de 2017 a 28 de fevereiro de 2019 e a data-base da categoria em 01º de março.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) DOS TRABALHADORES EM ENTIDADES SINDICAIS, ÓRGÃOS CLASSISTAS, ASSOCIAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E FEDERAÇÕES DE EMPREGADOS E EMPREGADORES, com abrangência territorial em Angra Dos Reis/RJ, Aperibé/RJ, Araruama/RJ, Areal/RJ, Armação Dos Búzios/RJ, Arraial Do Cabo/RJ, Barra Do Piraí/RJ, Barra Mansa/RJ, Belford Roxo/RJ, Bom Jardim/RJ, Bom Jesus Do Itabapoana/RJ, Cabo Frio/RJ, Cachoeiras De Macacu/RJ, Cambuci/RJ, Campos Dos Goytacazes/RJ, Cantagalo/RJ, Carapebus/RJ, Cardoso Moreira/RJ, Carmo/RJ, Casimiro De

(2)

Abreu/RJ, Comendador Levy Gasparian/RJ, Conceição De Macabu/RJ, Cordeiro/RJ, Duas Barras/RJ, Duque De Caxias/RJ, Engenheiro Paulo De Frontin/RJ, Guapimirim/RJ, Iguaba Grande/RJ, Itaboraí/RJ, Itaguaí/RJ, Italva/RJ, Itaocara/RJ, Itaperuna/RJ, Itatiaia/RJ, Japeri/RJ, Laje Do Muriaé/RJ, Macaé/RJ, Macuco/RJ, Magé/RJ, Mangaratiba/RJ, Maricá/RJ, Mendes/RJ, Miracema/RJ, Natividade/RJ, Nilópolis/RJ, Nova Friburgo/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Paracambi/RJ, Paraíba Do Sul/RJ, Paraty/RJ, Paty Do Alferes/RJ, Petrópolis/RJ, Pinheiral/RJ, Piraí/RJ, Porciúncula/RJ, Porto Real/RJ, Quatis/RJ, Queimados/RJ, Quissamã/RJ, Resende/RJ, Rio Bonito/RJ, Rio Claro/RJ, Rio Das Flores/RJ, Rio Das Ostras/RJ, Rio De Janeiro/RJ, Santa Maria Madalena/RJ, Santo Antônio De Pádua/RJ, São Fidélis/RJ, São Francisco De Itabapoana/RJ, São João Da Barra/RJ, São João De Meriti/RJ, São José De Ubá/RJ, São José Do Vale Do Rio Preto/RJ, São Pedro Da Aldeia/RJ, São Sebastião Do Alto/RJ, Sapucaia/RJ, Saquarema/RJ, Seropédica/RJ, Silva Jardim/RJ, Sumidouro/RJ, Tanguá/RJ, Teresópolis/RJ, Trajano De Moraes/RJ, Três Rios/RJ, Valença/RJ, Varre-Sai/RJ, Vassouras/RJ e Volta Redonda/RJ.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS CLÁUSULA TERCEIRA - REAJUSTE SALARIAL

VIGÊNCIA DA CLÁUSULA: 01/03/2017 a 28/02/2018

O SINTUPERJ se compromete em negociar com o SINTESI-RJ as perdas inflacionárias e futuras reposições salariais de todos os seus empregados, após a regulamentação dos pagamentos dos servidores e dos repasses de seus sindicalizados.

Parágrafo Único - repassará automaticamente o mesmo reajuste obtido por sua categoria, aos seus empregados.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

CLÁUSULA QUARTA - AUXILIO-REFEIÇÃO

Será fornecido aos seus empregados com carga horária a 35 (trinta e cinco) horas, um auxílio-refeição mensal no mesmo valor do recebido pela maior base representada pelo SINTUPERJ.

Parágrafo 1° - O SINTUPERJ manterá a concessão do auxílio-refeição, nas seguintes condições:

a) As empregadas que estiverem em licença-maternidade pelo período de 120 (cento e

(3)

vinte) dias, em caso de licença aleitamento por mais 30 (trinta) dias;

b) Aos empregados que estiverem afastados por motivo de acidente de trabalho, férias e auxílio-doença;

c) Aos empregados em auxílio-doença, pelo período de 180 (cento e oitenta) dias.

Parágrafo 2° - Só haverá desconto no auxilio-refeição no caso de falta não justificada ao trabalho ou punição com suspensão.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO CLÁUSULA QUINTA - AUXÍLIO-EDUCAÇÃO

O SINTUPERJ concederá a título de auxílio-educação, um kit educação por ano, conforme é distribuído aos nossos sindicalizados, desde que os empregados comprovem anualmente, matrícula em estabelecimento de ensino.

AUXÍLIO DOENÇA/INVALIDEZ CLÁUSULA SEXTA - COMPLEMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA

O SINTUPERJ assegurará ao empregado em gozo do benefício previdenciário, a complementação do salário-benefício da Previdência Social, de modo a igualá-lo ao seu salário contratual, durante o período de 180 (cento e oitenta) dias.

Parágrafo Único - Os casos que eventualmente excederem ao período do benefício previdenciário previsto no “Caput” desta Cláusula, serão analisados pela Direção Executiva do SUNTUPERJ.

AUXÍLIO MORTE/FUNERAL CLÁUSULA SÉTIMA - AUXÍLIO-FUNERAL

O SINTUPERJ pagará ao beneficiário de seu empregado ou a quem custear as despesas constate na nota fiscal, auxilio funeral equivalente ao mesmo valor pago aos servidores da UERJ, a titulo de contribuição para com as despesas com o funeral, em caso de morte do próprio empregado, até o limite máximo de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais).

AUXÍLIO CRECHE CLÁUSULA OITAVA - AUXÍLIO CRECHE

O SINTUPERJ garantirá aos seus empregados o auxílio-creche, no mesmo valor do recebido pela maior base representada pelo SINTUPERJ.

(4)

Parágrafo Único - Este beneficio será concedido ao(s) dependente(s) a partir do mês de entrega da documentação que comprove seu(s) nascimento(s) ou adoção até a idade de 06(seis) anos, 11(onze) meses e 29(vinte nove) dias.

OUTROS AUXÍLIOS CLÁUSULA NONA - EXTENSÃO DE BENEFÍCIOS

O SINTUPERJ buscará estender aos seus empregados, de acordo com suas possibilidades financeiras, qualquer benefício adquirido para os seus associados.

RELAÇÕES DE TRABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE PESSOAL E ESTABILIDADES

QUALIFICAÇÃO/FORMAÇÃO PROFISSIONAL CLÁUSULA DÉCIMA - INVESTIMENTO EM RECURSOS HUMANOS

O SINTUPERJ de acordo com suas possibilidades financeiras, compromete-se a investir/permitir o aperfeiçoamento técnico e intelectual de seus empregados, incentivar a formação educacional regular dos mesmos, bem como buscar convênios e benefícios, como parte de sua política de investimento em recursos humanos.

Parágrafo 1° - REDUÇÃO DE JORNADA PARA ESTUDANTE: O empregado estudante em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente terá sua jornada reduzida em 30 (trinta minutos), caso a distância entre o seu local de trabalho e o estabelecimento de ensino seja de até10 km (dez quilômetros). Se a distância for superior a10 km, a jornada será reduzida em 1 (uma) hora.

§ 1° - HORÁRIO ESPECIAL DE ESTUDANTE: Será concedido horário especial ao empregado estudante em estabelecimentos de ensino reconhecidos oficialmente, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o do seu local de trabalho, sem prejuízo do exercício do cargo e de sua remuneração.

Parágrafo 2° - ABONO DE FALTA PARA ESTUDANTE: Os empregados do SINTUPERJ que estejam estudando em estabelecimentos de ensino reconhecidos oficialmente, nos dias de suas provas, ficarão dispensados do trabalho sem prejuízo de seus direitos e vantagens, desde que tragam comunicação oficial 72 (setenta e duas) horas antes da realização das mesmas. A dispensa, a fim de garantir o bom funcionamento dos trabalhos, e caso ocorra a coincidência de vários empregados fazendo prova no mesmo dia, limita-se a 20% (vinte por cento) do total dos empregados lotados em cada setor, fixando a Coordenação Administrativa do SINTUPERJ uma escala de rodízio para atender à totalidade dos empregados que estejam estudando.

(5)

Parágrafo 3° - Para o empregado fazer jus ao constante nesta Cláusula com seus parágrafos e § deverá apresentar ao SINTUPERJ declaração do estabelecimento de ensino onde conste a situação regular de matrícula na instituição, o calendário das provas do semestre/ano e a frequência semestral.

ESTABILIDADE GERAL

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - GARANTIA NO EMPREGO

O SINTUPERJ assegura manter uma política de emprego, comprometendo-se a não promover dispensa coletiva ou sistemática, bem como não promover despedidas arbitrárias.

OUTRAS NORMAS DE PESSOAL CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - PRIORIDADE DE VAGAS

O SINTUPERJ concederá a todos os seus empregados prioridade na ocupação de vagas de pessoal surgidas na entidade, desde que atendam os requisitos necessários para seu

preenchimento.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS DURAÇÃO E HORÁRIO

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - JORNADA DE TRABALHO

O SINTUPERJ estabelece que a jornada de trabalho dos seus empregados é de 7 (sete) horas diárias, ou seja, 35 (trinta e cinco) horas semanais, de segunda a sexta-feira, com intervalo mínimo de 01 (uma) hora para refeição/descanso.

Parágrafo Único: Caso haja necessidade de ser efetuado trabalho extraordinário, este será remunerado conforme a legislação em vigor, devendo ser autorizado previamente por um dos Coordenadores Administrativos do SINTUPERJ, com concordância das partes, desde que não ultrapasse 35 (trinta e cinco) horas semanais de trabalho extraordinário.

FALTAS

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - ACOMPANHAMENTO MÉDICO A DEPENDENTE O SINTUPERJ permitirá aos seus empregados, quando houver necessidade, ausentarem- se do trabalho para acompanhar seus dependentes legais, em caso de reunião escolar, tratamento médico, consultas, exames e internações. O empregado terá de 24 (vinte e quatro) horas a 72 (setenta e duas) horas para apresentar às Coordenadorias da entidade comprovação de tal atendimento ou reunião.

(6)

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR EXAMES MÉDICOS

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - EXAME MÉDICOS OCUPACIONAIS

O SINTUPERJ realizará, através do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho exames médicos periódicos especiais, admissionais e de demissão de acordo com as normas próprias visando a proteção e promoção de saúde de seus empregados. Os exames médicos periódicos serão realizados obrigatoriamente, uma vez por ano, em todos os empregados, sendo-lhes facultado o acesso aos resultados.

RELAÇÕES SINDICAIS REPRESENTANTE SINDICAL

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - LIBERAÇÃO DE DIRIGENTE SINDICAL

O SINTUPERJ liberará mediante Ata de Eleição e Posse registrada em cartório de pessoa jurídica, 1 (um) empregado Diretor do SINTESI-RJ, 01 (um) dia na semana e 1 (um) empregado Diretor do SINTESI-RJ 1 (um) dia por mês, desde que não haja coincidência da liberação de ambos em um mesmo dia da semana para que os mesmos possam exercer suas atribuições como Diretores da entidade, sem prejuízo de seus ganhos econômicos e sociais.

COMISSÃO DE FÁBRICA CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - COMISSÃO PARITÁRIA

O SINTUPERJ e o SINTESI-RJ criarão uma Comissão Paritária que será formada por 3 (três) representantes das Coordenadorias do SINTUPERJ e 3 (três) representantes dos empregados do SINTUPERJ, dos quais 01 deverá ser Diretor do SINTESI-RJ, que reunirão, ordinariamente, uma vez a cada bimestre ou extraordinariamente por solicitação de 2/3 (dois terços) dos membros das partes representadas, sendo as reuniões abertas a participação de todos os empregados e Diretores do SINTUPERJ.

Parágrafo Único: A Comissão Paritária servirá de elo entre a Diretoria do SINTESI-RJ e as Coordenadorias do SINTUPERJ, para discutir as questões surgidas no âmbito do trabalho e na celebração e cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

(7)

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DESCONTO DA MENSALIDADE ASSOCIATIVA O SINTUPERJ descontará, em folha de pagamento, o valor correspondente a 1% (um por cento) do salário base do empregado, mediante expressa autorização do mesmo, a título de mensalidade associativa, em favor do SINTESI-RJ, ficando o mesmo responsável pelo envio do boleto bancário, isento de custos para o SINTUPERJ, para fins de repasse deste valor.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

O SINTUPERJ descontará do salário já corrigido, de todos os seus empregados, em favor do SINTESI-RJ, a Contribuição Assistencial que trata o inciso IV do Art. 8º da CF e alínea

“e” do Art. 513 da CLT, o percentual de 2% (dois por cento), em duas parcelas iguais, sendo a primeira no mês subsequente ao prazo estipulado na cláusula de oposição ao desconto, devendo tais valores ser repassados, ao SINTESI-RJ no prazo 05 (cinco) cinco após o desconto.

DIREITO DE OPOSIÇÃO AO DESCONTO DE CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS CLÁUSULA VIGÉSIMA - OPOSIÇÃO A DESCONTO

Caso o empregado não concorde com o desconto mencionado na cláusula de contribuição assistencial, o próprio deverá protocolar sua oposição, pessoalmente, por escrito e de próprio punho, na sede do SINTESI – RJ, no prazo de 30 (trinta) dias, após o registro deste Acordo.

ISRAEL JOSE CUNHA PRESIDENTE

SINDICATO TRABALHADORES ENT.SINDICAIS ORG.CLASSISTAS. ASSOC. CONF. FED.

INTERMUNICIPAIS NO RJ - SINTESI-RJ

ANTONIO VIRGINIO FERNANDES ADMINISTRADOR

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS ESTADUAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CASSIA GONCALVES SANTOS DA SILVEIRA ADMINISTRADOR

SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS ESTADUAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(8)

Referências

Documentos relacionados

A partir do recurso gerador, pode configurar o cabeçalho e rodapé, para não imprimir o título da página, nem com o endereço do programa ou número de página e data. Para remover

In this situation, assuming that the cephalad angle with the midline approach formed with the skin and an epidural needle is θ, the following parameters can be determined:

Avaliamos, de forma retrospectiva, através de revisão de 69 prontuários, dados de pacientes acima dos 65 anos de idade submetidos à cirurgia da glândula tireóide na

Gráfico 15- Correlação entre valores da relação Em/Am do Doppler tecidual pulsado e espessura diastólica do septo interventricular e/ou da parede livre de ventrículo esquerdo

tipo de célula de defesa no sangue: neutrófilos), anorexia (apetite diminuído), hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue), alucinações, inquietação, agitação, mudanças de

de expectativa, a qual demonstra o grau de exigência que os usuários desta biblioteca estabelecem com relação à qualidade dos serviços que a unidade oferece. Usuários de

Inês/PB, Santa Luzia/PB, Santa Rita/PB, Santa Teresinha/PB, Santana de Mangueira/PB, Santana dos Garrotes/PB, Santarém/PB, Santo André/PB, São Bentinho/PB, São Bento/PB,

A fresagem do calcar deve ser sistemática durante a preparação femoral para ter certeza que haverá contato com o flange.. A ancoragem, durante a redução em espessura dos