• Nenhum resultado encontrado

Isso posto, vou aqui detalhar brevemente com vocês aquilo que julgo ser o direcionamento mais objetivo e efetivo para um intensivão de estudos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Isso posto, vou aqui detalhar brevemente com vocês aquilo que julgo ser o direcionamento mais objetivo e efetivo para um intensivão de estudos."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Direção Inicial

Prezados Alunos,

É normal que nos sintamos perdidos no início de uma preparação para concursos. São muitos conteúdos e ficamos sempre na dúvida sobre aquilo que devemos priorizar. Não é à toa que recebo constantemente o seguinte questionamento: como otimizar o tempo de estudo e utilizar o material da melhor forma possível?

Isso posto, vou aqui detalhar brevemente com vocês aquilo que julgo ser o direcionamento mais objetivo e efetivo para um intensivão de estudos.

Vamos lá! Primeiramente, contemplemos o nosso edital:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial, conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

Trata-se de um típico edital padrão CESPE. Já antecipo que as últimas provas dessa banca têm privilegiado sobremaneira a compreensão e a interpretação de texto, além de habilidades relacionadas à reescrita de textos, mantendo correção e sentido.

Vejamos a seguir como nosso curso está organizado. Nosso índice de aulas está assim estruturado:

Aula 00 - 3 Domínio da ortografia oficial.

Aula 01 - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

Aula 02 - 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.8 Colocação dos pronomes átonos.

Aula 03 - 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

Aula 04 - 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações

(2)

Direção Inicial Língua Portuguesa para FUB/UNB

Aula 05 – Continuação da aula anterior (Observação: Tratarei nesta aula sobre RELAÇÕES DE SUBORDINAÇÃO E COORDENAÇÃO, enfatizando o valor semântico dos conectores)

Aula 06 - 5.4 Emprego dos sinais de pontuação.

Aula 07 - 5.5 Concordância verbal e nominal.

Aula 08 - 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.

Aula 09 - 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.6.1 Significação das palavras.

Aula 10 - 34 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.

Aula 11 - 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Aula 12 - 7 Correspondência oficial, conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília

O que é mais importante em cada aula? Como otimizar o estudo? São as perguntas que vamos responder na sequência, aula por aula:

Aula 00

1. Leia o Resumo Direcionado, ao final do PDF, dando atenção principal às regras de acentuação gráfica e ao emprego do ONDE.

Aula 01

1. Leia TODO o PDF, de ponta a ponta, pois o assunto Compreensão e Interpretação de Textos é o mais importante do concurso.

2. Resolva os exercícios propostos de forma fracionada. Como assim? Resolva 20 ou 30 numa semana;

20 ou 30 na semana seguinte; e assim por diante. Por quê? Para não ficar muito cansativo e para você perceber evolução ao longo das semanas. Trata-se de um assunto que requer muita prática!

Aula 02

1. Dê destaque às seções referentes a PRONOMES e COLOCAÇÃO PRONOMINAL. São tópicos sempre presentes nas provas do CESPE.

Aula 03

1. Leia com atenção a seção Emprego dos Modos e Tempos Verbais, dando especial destaque para os tempos Pretérito Perfeito, Imperfeito e Mais-que-Perfeito do Indicativo.

2. Leia com carinho a seção Correlação dos Tempos Verbais.

3. Leia a seção Vozes Verbais, dando especial destaque para o SE partícula apassivadora.

4. Dê uma passeada pelo Resumo Direcionado ao final da aula.

(3)

Aula 04

1. Leia a seção Sujeito, dando especial destaque para os casos de sujeito indeterminado e de sujeito inexistente.

2. Leia a seção Passo a Passo da Análise Sintática da Oração, em que apresento quadro esquemático bem “bizurado”.

3. Dê uma passeada pelo Resumo Direcionado ao final da aula.

4. Resolva toda a série de exercícios.

Aula 05

1. Leia TODO o PDF, de ponta a ponta.

2. Dê uma lida Resumo Direcionado ao final da aula, dando especial destaque ao quadro das conjunções subordinativas e coordenativas. Devore esses quadros, ok?

3. Resolva toda a série de exercícios.

Aula 06

1. Leia TODO o PDF, de ponta a ponta. Dê destaque aos casos de emprego de vírgula que impactam o sentido da frase. Um exemplo é o caso das vírgulas empregadas para isolar orações adjetivas explicativas.

2. Resolva toda a série de exercícios.

Aula 07

1. Priorize as seguintes seções: Concordância com EXPRESSÕES PARTITIVAS; Concordância com PRONOMES RELATIVOS QUE e QUEM; Concordância envolvendo o SE; Concordância com VERBOS IMPESSOAIS; Concordância com o SUJEITO ORACIONAL. Trata-se dos principais casos de concordância explorados pelo CESPE.

2. Resolva toda a série de exercícios.

Aula 08

1. Dê destaque à seção Emprego das Preposições antes de Pronomes Relativos.

2. Dê destaque às seguintes regências: ASPIRAR, ASSISTIR, LEMBRAR, ESQUECER, PREFERIR, VISAR. Trata-se dos principais casos de regência explorados pelo CESPE.

3. Leia TUDO acerca de crase, dando destaque ao caso geral, casos proibitivos e facultativos.

Aula 09

1. Leia TODO o PDF

2. Resolva toda a série de exercícios.

Aulas 10 e 11

1. Leia TODO o PDF. Trata-se de assuntos muito importantes.

2. Resolva toda a série de exercícios.

Aulas 12

1. Leia TODO o PDF.

2. Vale a pena a leitura “seca” do Manual de Redação. As provas têm trazido reproduções literais de passagens do documento.

3. Resolva toda a série de exercícios.

(4)

Direção Inicial Língua Portuguesa para FUB/UNB

Galera, acredito que esse passo a passo consiga otimizar bastante seu tempo de estudo.

Peço que vocês participem do meu grupo exclusivo no Telegram: https://t.me/professorjosemaria. Todo santo dia, posto uma questão como enquete. Finalzinho da tarde ou manhã do dia seguinte, divulgo o gabarito comentado, uma espécie de miniaula sobre o assunto tratado. É uma maneira de todo dia você estudar algo bem específico, consolidando seu entendimento e facilitando o entrosamento com a banca organizadora.

Por fim, quero dizer que estamos juntos! Contem comigo! Forte abraço!

(5)

Referências

Documentos relacionados

- Proceder à aplicação de produtos químicos sem o devido registro, conforme Legislação vigente; - Utilizar recursos humanos sem a devida capacitação. - Proceder à aplicação

• Quando [Controlo para HDMI] está definido com [Ligado] (página 45), [Saída Áudio] é definido automaticamente como [Altifalante + HDMI] e esta definição não pode ser

Classe de palavras: Verbo; Nome; Adjetivo; Preposição; Quantificador e Determinante Tempos e modos verbais – futuro, presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito,

Palavras-chave: trauma cranioencefálico, fracturas do osso temporal, perda auditiva, vertigem, zumbido, paralisia facial.. Perturbações audiovestibulares nos traumatismos da cabeça

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Os pais de crianças sem TDAH tinham significativamente mais educação e podem ter mais conhecimento sobre como escolher e orientar seus filhos em tarefas

9 mances e até mesmo os livros infantis a respeito das histórias das santas tenham retornado às estantes das livrarias; que um mundo intelectual católico e leigo as

3.1.5 No ato da inscrição o candidato preencherá a Ficha de Inscrição (ANEXO IV ou ANEXO V), com seus dados pessoais e declarará seu tempo de serviço no cargo pleiteado