• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 35/ /10/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU Ano V Circular nº 35/ /10/2021"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

SUMÁRIO

GABINETE...

ACONTECE NA DIRETORIA...

ACONTECE NA ESCOLA...

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)...

NPE (Núcleo Pedagógico)...

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura) ...

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)...

CRH (Centro de Recursos Humanos)...

-- 02 06 14 18 -- 32 34

CIRCULAR Nº 35

Ano V – Circular nº 35/2021

01/10/2021

(2)

1) I WEBINÁRIO “EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE”

ATPC “GÊNERO: DISCUSSÕES E TRANSFORMAÇÕES NO ESPORTE”

No dia 29 de setembro de 2021, tivemos na ATPC dos componentes curriculares de Educação Física e Arte uma conversa sobre o tema “Gênero: Discussões e Transformações no Esporte” que fez parte do 1º Webinário da DER Piraju “Educando para a Diversidade”. O objetivo do encontro foi discutir sobre o gênero no esporte, demonstrar as mudanças no ambiente esportivo e sensibilizar sobre a importância da equidade de gênero. Contamos com a participação de Carmen Carolina, bicampeã dos Jogos Sul Americanos, medalhista de ouro na seletiva Pan-Americana para os Jogos Olímpicos de Sidney, realizado nos EUA, na cidade de Miami em 1999. Foi a primeira e única atleta mulher a representar a modalidade esportiva Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália) 2000. Eleita melhor atleta da modalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2000. Nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, retornou às Olimpíadas como a primeira técnica da seleção brasileira de Taekwondo. Em entrevista, ela respondeu algumas perguntas elaboradas pela PCNP de Educação Especial Rejane e pelo PCNP de Educação Física Isac, sobre o gênero nos esportes, a participação das mulheres no ambiente esportivo de alto rendimento, suas transformações, preconceitos, privilégios, oportunidades, entre outros. Agradecemos a participação dos professores e agradecemos à Carmen pela colaboração em conceder a entrevista para nossa Diretoria Ensino.

ACONTECE NA DIRETORIA

(3)

(4)

2) I WEBINÁRIO EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE

LIVE “LITERATURA E ENSINO: UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE”

Nesta semana, durante a realização do I Webinário Educando para a diversidade, aconteceu a Live Literatura e Ensino: um olhar para a diversidade, com as convidadas, a Prof.ª Mª Juliete Rosa Domingos, da E.E. Prof.ª Isabel Cristina Fávaro Palma, e a Prof.ª Mª Luciana da Costa Ribeiro, da E. E. Ataliba Leonel. As palestrantes, pautadas no que dizem os documentos oficiais e nas contribuições teóricas do campo dos estudos literários, apresentaram possibilidades para o trabalho docente com as temáticas modernas: respeito à diversidade, valorização do outro e combate a toda e qualquer forma de discriminação. Apresentaram também vários títulos literários que abordam a diversidade, sendo alguns deles parte do acervo das escolas. Além dos encaminhamentos teóricos e práticos para o ensino de literatura, as docentes colocaram como pauta o senso crítico em relação à formação e à valorização do professor. Agradecemos às professoras pela excelente palestra ministrada, esperamos que essa parceria possa se repetir em futuras ações formativas.

Agradecemos também a todos que participaram deste I Webinário.

(5)
(6)

1) II FESTIVAL DIGITAL ARTE E MOVIMENTO E.E. MONSENHOR JOSÉ TROMBI

Área de Linguagens: Arte e Educação Física

E. E. “Monsenhor José Trombi” realiza II Festival Digital Arte e Movimento O “II Festival Digital Arte e Movimento “constitui-se na culminância de um projeto interdisciplinar realizado pelas professoras Alessandra Rodrigues, de Arte e Viviane Goreti Gabriel, de Educação Física.

Durante o desenvolvimento das atividades, os estudantes fizeram pesquisas e produziram vídeos, composições ou desenhos sobre Dança e Música, contemplando várias habilidades previstas no Currículo do Estado, na área de Linguagens.

Em tempos de pandemia, foi uma alternativa que possibilitou maior interação entre os envolvidos, contribuindo também para o desenvolvimento das competências socioemocionais, além das específicas das disciplinas envolvidas. O projeto também oportunizou a socialização e a ampliação do repertório cultural dos estudantes, através do reconhecimento de práticas corporais e artísticas como elementos constitutivos da identidade de povos e grupos.

CLIQUE AQUI para ter acesso ao conteúdo da Revista Digital

ACONTECE NA ESCOLA

(7)

Área de Linguagens: Língua Portuguesa

Real, tocante e sincero, “Quarto de Despejo”, de Carolina de Jesus, desperta gosto pela literatura com a tutoria das professoras Mírian Calisto, da Sala de Leitura, Flávia Garcia Ribeiro, de Língua Portuguesa, Bárbara Oliveira, professora de recuperação e reforço e a participação do Grêmio Estudantil, estudantes dos 9º anos da E.E. “Monsenhor José Trombi” realizaram a leitura do livro, que carrega consigo sofrimento, realismo, sensibilidade e lição de vida. Através da obra, foram desenvolvidas diversas atividades contemplando as habilidades específicas, além das socioemocionais previstas no Currículo. A leitura oportunizou conhecer e compreender a situação da mulher, a exclusão e a desigualdade na sociedade brasileira. Possibilitou também maior consciência social, além de favorecer a socialização entre eles.

Ao final, os estudantes produziram vídeos relatando sobre a triste e cruel experiência pela qual passou a protagonista do diário, Carolina Maria, com seus três filhos.

Dessa forma, a literatura cumpriu, mais uma vez, seu papel humanizador, de reflexão e conscientização social.

CLIQUE NO ÍCONE para ter acesso a um dos vídeos realizados pelos alunos

(8)

2) AÇÃO MMR MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS

Foi realizada, na E.E. Mônica Bernabé Garrote, dia 27/09/2021, a palestra com o Delegado de Polícia Titular da Delegacia do município de Piraju, Dr. Adriano Leite Assis, acompanhado do vereador Paulinho Policial.

Essa palestra foi realizada com o intuito de oportunizar momentos de interação com diferentes profissionais, cuja ação faz parte do Plano de Melhoria do MMR desta Unidade Escolar.

CLIQUE AQUI para acessar todas as fotos do evento.

(9)

3) RESGATE HISTÓRICO E.E. CEL. NHONHÔ BRAGA

Em comemoração aos 85 anos da inauguração do prédio da E. E. “Cel. Nhonhô Braga”, foi produzido um vídeo com 10 curiosidades sobre a Escola.

Inicialmente, a Escola funcionava no prédio da Prefeitura de Piraju e, em 18 de setembro de 1936, foi inaugurado o atual prédio.

A iniciativa da criação do vídeo foi do Agente de Organização Escolar Thiago Luiz Fernandes, e da Professora Donária Wolf da Sala de Leitura.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo, aproveite e deixe seu like.

(10)

4) SETEMBRO AMARELO CEEJA DE PIRAJU

Setembro foi um mês intenso. Falar sobre o suicídio traz à tona muitas emoções, porém, percebemos que se faz necessário falar sobre o assunto não somente neste mês, mas estarmos sempre presente e atentos às pessoas que nos cercam.

Inicialmente, abrangemos os assuntos nas ATPC. Logo em seguida, ações foram planejadas e executadas em todas as áreas, tendo como objetivo a conscientização e valorização da vida.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer imensamente a disponibilidade da psicóloga Tainá Dálio Andrade, em aceitar, pela segunda vez, nosso convite para realizar a Roda da Conversa com os alunos sobre o tema “Setembro Amarelo”.

Em Física e Química, as professoras fizeram cartazes da campanha, expuseram frases motivacionais, confeccionaram lembrancinhas para a Roda da Conversa e para a ATPC. A atividade destaque foi o cartão com uma mensagem que mostrava o quão importante era o aluno. Com essa atividade, os alunos puderam conversar de forma mais aberta com as professoras. As mesmas, em parceria com a disciplina de Arte, produziram frases motivacionais para entregarem aos alunos.

Em Arte, as professoras entregaram vasinhos de suculentas aos alunos e à equipe escolar com o laço da campanha. Painéis alusivos também foram confeccionados na disciplina. A Roda da Conversa com a psicóloga foi uma ação muito acertada, já que houve participação em massa dos alunos. Como forma de acolhimento, foram distribuídos lanches, lembrancinhas e máscaras no encontro. Em parceria com os professores de Matemática, foi montada uma amarelinha temática que foi muito utilizada.

Os professores de Matemática fizeram o trabalho no ensino híbrido, enviando mensagens de ajuda e valorização da vida através do WhatsApp. Disponibilizaram também telefones para conversa com os alunos.

Os professores de Português e inglês realizaram atividades como: ligações, mensagens e conversas com os alunos sobre o tema, exposição de livros de autoajuda e confecção de marcadores de páginas com frases motivadoras.

Na área de Ciências Humanas, foi realizada uma dinâmica dando voz aos medos de nossos alunos, com ampla participação e várias experiências relatadas. Também criaram o “baleiro” para “adoçar” os momentos no CEEJA, e desenvolveram uma oficina no Google Forms com uma HQ motivadora e com uma avaliação diagnóstica do perfil socioemocional de nossos alunos. O jornal do CEEJA, nas edições 36ª e 37ª, abordou amplamente o assunto.

Percebemos o grande interesse despertado pelo assunto, pois em várias ocasiões os alunos se sentiram à vontade para conversar sobre problemas mais íntimos, situações difíceis e tristes pelas quais passaram ou estão passando e assim, pudemos agir, através da prática, escuta ativa, aplicando toda a preparação de ouvir e tentar ajudar, despertando uma valorização e autoestima.

(11)
(12)
(13)
(14)

1) GRÊMIO ESTUDANTIL: DIVULGAÇÃO DE CURSO

OFICINA DE GRÊMIOS ESTUDANTIS

Atenção: Articuladores e estudantes gremistas.

Solicitamos ampla divulgação aos estudantes gremistas, na faixa etária de 12 a 18 anos, da 2ª Edição da Oficina de Grêmios, promovida pela Oficina Municipal (São Paulo).

Os conteúdos das atividades serão voltados para:

➢ Funções do Grêmio Estudantil;

➢ Organização das Eleições do Grêmio;

➢ Elaboração de projetos;

➢ Educação Política;

➢ Jogos e dinâmicas para serem utilizados pelo Grêmio Estudantil.

As oficinas ocorrerão de 05/10 a 23/11/2021, sempre às terças e quintas, das 17h às 19h, na plataforma Zoom.

Lembramos que o curso é gratuito e é possível realizar a inscrição até o dia 04 de outubro de 2021.

CLIQUE AQUI para realizar a inscrição.

Silvia Helena Novaga Baqueta

Supervisora de Ensino – Fone: (14) 3352-6049 silvia.novaga@educacao.sp.gov.br

ESE - EQUIPE DE SUPERVISÃO

DE ENSINO

(15)

2) CALENDÁRIO REUNIÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO BIMESTRE

Silvia Helena Novaga Baqueta

Supervisora de Ensino – Fone: (14) 3352-6049 silvia.novaga@educacao.sp.gov.br

(16)

3) MATRÍCULA DE ALUNOS ESTRANGEIROS NA E.E. PROFESSORA ISABEL CRISTINA FÁVARO PALMA

No dia 21 de setembro os alunos, venezuelanos Royker e Roiber, foram acolhidos na E.E. Professora Isabel Cristina Fávaro Palma. Milene da Silva Motta- oficial administrativo- do NVE da Diretoria de Ensino, fluente em espanhol, foi primordial para que a acolhida acontecesse conforme o planejado. A equipe gestora relatou que eles foram bem recebidos pelos colegas de classe bem como pelos demais estudantes da escola e que vivenciam desde a chegada dos irmãos um clima de intensa curiosidade e muita empatia da comunidade escolar para com eles. Segundo a PC Michele, Royker e Roiber comparecem assiduamente às aulas e é visível a preocupação em tentar acompanhar as explicações dos professores.

A equipe escolar disponibilizou um notebook exclusivo para os estudantes no intuito de colaborar com a integração deles no ambiente escolar. A equipe da Diretoria de Ensino parabeniza toda a comunidade escolar da E.E. Isabel Cristina pela acolhida e cuidado com o bem-estar geral dos estudantes e coloca-se continuadamente à disposição para o que for necessário.

Também disponibilizamos a cartilha “Bem-vindo à escola: orientações para o ingresso de crianças, jovens e adultos migrantes internacionais na rede de ensino público do Estado de São Paulo” traduzida para os idiomas Creole, Espanhol, Francês e Inglês. Já entregue para a família.

Da direita para a esquerda: Royker, atrás Roiber ao lado a mãe acompanhada dos outros filhos, Emanuelly, Milene e Eliane

(17)

Estudante utilizando notebook durante aulas Royker participando de atividade do Setembro Amarelo

Roiber com o microfone interagindo com a turma em ação do Setembro Amarelo

Eliane Socorro de Oliveira Almeida

Supervisora de Ensino – Fone: (14) 3352-6004 eliane.almeida02@educacao.sp.gov.br

(18)

1) OLIMPÍADA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Olimpíada de Educação Financeira é um concurso cultural com objetivo de promover a educação financeira como meio de transformação pessoal na vida de professores e estudantes no Brasil. Além de oferecer premiação para estudantes e professores, a Olimpíada é desenvolvida totalmente no WhatsApp com conteúdo alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento é organizado pela ChatClass em parceria com Instituto XP.

Público-alvo: estudantes matriculados no Ensino Médio Inscrições a partir de 04/10/2021.

CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição.

Premiação para 50 professores e alunos:

Período de realização da Olimpíada: 18/10/2021 a 12/11/2021

NPE – NÚCLEO PEDAGÓGICO

(19)

A partir de 23/09, todas as quintas-feiras às 17h serão promovidas lives sobre o tema.

CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo no youtube.

CLIQUE AQUI para ter acesso ao material disponível.

Juliana Leite Boranelli Oliveira

PCNP Matemática – Fone: (14) 3352-6053 jboranelli@prof.educacao.sp.gov.br

(20)

2) LANÇAMENTO DO "KIT DE ATIVIDADES PARA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19"

DO INSTITUTO AUSCHWITZ

Prezados/as professores e professoras,

É com felicidade que o Instituto Auschwitz anuncia o lançamento de seu mais novo material: um kit de atividades para contribuir com os/as professores/as no acolhimento dos/as estudantes no presente processo de retorno às aulas presenciais.

Como sabemos, um dos efeitos globais mais preocupantes da pandemia da COVID-19 está relacionado com a educação. Segundo a UNESCO, com a suspensão das aulas presenciais, cerca de 1,5 bilhões de estudantes de 190 países chegaram a ficar fora da escola. Para além das consequências para a aprendizagem, a perda da rotina escolar e o confinamento também trouxeram impactos negativos para o bem-estar da população mais jovem.

Ao mesmo tempo, enquanto organização que trabalha na área da prevenção às atrocidades massivas, o Instituto Auschwitz é ciente das diversas implicações da COVID-19 no que tange o aumento do preconceito e das atitudes discriminatórias, assim como o agravamento do risco de violações aos direitos humanos e dos desafios para a governança democrática. Temas que são muito relevantes no marco do projeto “Cidadania e democracia desde a escola” que o Instituto Auschwitz vem realizando no Brasil desde 2018.

Nesse sentido, o objetivo do kit é auxiliar no restabelecimento de combinados e cuidados coletivos que contribuam para que a escola seja um ambiente seguro, confiável e respeitoso no processo vigente de volta às aulas presenciais. Da mesma forma, a metodologia participativa proposta também pretende provocar reflexões sobre os impactos da crise, entendendo seus efeitos não apenas como experiências individuais, mas como vivência de toda uma comunidade, de um país e, de um mundo.

(21)

Através de um percurso pedagógico composto por cinco atividades, o desejo do Instituto Auschwitz é que o presente kit seja um material prático e sugestivo para o/a educador/a, que pode e deve adaptá-lo à sua realidade. Vale ressaltar que ainda que as atividades tenham sido pensadas enquanto sequência, elas poderão ser realizadas de maneira independente.

O kit está disponível para download para todos/as os educadores/as interessados/as através do link.

CLIQUE AQUI para baixar o material em pdf.

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP interlocutor da ERER – Fone: (14) 3352-6033 alexandremazetto@professor.educacao.sp.gov.br

(22)

3) SALA DE LEITURA

ESPAÇODEDIVULGAÇÃODOACERVOLITERÁRIODASESCOLASESTADUAISDE SÃOPAULO

Movido pelo desejo de viver num mundo em que as pluralidades cultural, racial, étnica e social sejam vistas como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, respeito, gênero, família, libertação, afetividade e discriminação.

Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas para discutir temas caros à sociedade contemporânea. É preciso, segundo ele, discutir um Brasil que ainda deve entender a importância do diálogo. Não se pode abraçar pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos.

Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

Lázaro Ramos nasceu em 1978, em Salvador, na Bahia. Ao longo de sua carreira, já dirigiu, produziu, escreveu e atuou em inúmeros longas, curtas séries, novelas, especiais e espetáculos teatrais. Foi indicado ao Emmy 2007 de melhor ator por sua interpretação como Foguinho na novela Cobras & Lagartos. Em julho de 2009, foi nomeado embaixador Unicef.

Daiane Eloisa dos Santos

PCNP Língua Portuguesa – Fone: (14) 3352-6023 deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(23)

4) PRÓXIMA LEITURA DO CLUBE DE LEITURA “GATO PRETO”:

“NA MINHA PELE”, DE LÁZARO RAMOS

A próxima discussão do Clube de Leitura “Gato Preto” acontecerá, excepcionalmente, dia 22 de outubro de 2021, pelo Microsoft Teams, em dois horários: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. Rompendo com o costume, neste mês a reunião se dará na penúltima sexta-feira do mês.

A obra escolhida é o livro Na minha pele, de Lázaro Ramos. Mais um dos livros que constituem o acervo referente às questões étnico-raciais enviado recentemente a todas as escolas estaduais de São Paulo.

Neste livro de memórias, Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas para discutir temas caros à sociedade contemporânea.

Lázaro Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico.

Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho (Fonte: https://lazaroramos.com.br/).

CLIQUE AQUI para realizar a inscrição.

O clube

O Clube foi inaugurado pelo Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC), vinculado ao Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educaçãodo Estado de São Paulo) em 2017.

Tendo por objetivo proporcionar um diálogo construtivo para significar a prática pedagógica,o Clube foi batizado em homenagem à primeira leitura que contemplou: o conto “Gato Preto”, do livro

“HistóriasExtraordinárias”, de Edgar Alan Poe.

Por conta da pandemia, desde o ano passado, os encontros presenciais passaram a ocorrer à distância, uma vez por mês. Hoje em dia, ocorrem na última sexta-feira do mês, em dois horários – das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h – via Microsoft Teams, sempre com livros disponíveis para download do Domínio Público ou presentes no acervo literário das escolas. Participe!!!!

Daiane Eloisa dos Santos

PCNP Língua Portuguesa – Fone: (14) 3352-6023 deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(24)

5) CONCURSO DE DESENHO 2021 EDUCAÇÃO ESPECIAL

É com imensa satisfação que a Coordenadoria Pedagógica - por meio do Departamento de Modalidades Educacionais/Centro de Apoio Pedagógico - e a Escola de Formação dos Profissionais da Educação - por meio do CRE Mario Covas - divulga o lançamento do Concurso de Desenho - Educação Especial: “TUDO BEM, SE MEU AMIGO É DIFERENTE, A ESCOLA É NOSSA”.

Os desenhos vencedores irão ilustrar o conjunto de Documentos da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, que está sendo reestruturada, garantindo o direito de todos à Educação, com qualidade e equidade.

Dentre as quatro categorias, será selecionado um (01) desenho para ilustrar a capa do Documento da Política da Educação Especial e os demais desenhos selecionados poderão ilustrar outros conjuntos de documentos da Educação Especial.

Quem poderá participar?

Estudantes matriculados e frequentes no Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio Regular e Integral e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, Classes Prisionais, Comunidades Quilombola e Indígena e Fundação Casa.

Os estudantes terão o período de 20/09/2021 a 28/10/2021 para produzirem os desenhos.

Mais informações, leia o regulamento.

Rejane Domingues Garcia

PCNP – Educação Especial – Fone: (14) 3352-6021 rejanegarcia@prof.educacao.sp.gov.br

(25)

6) CONCURSO DE VÍDEO 2021: DESCOBRINDO A CHINA

Prezados(as),

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), em parce- ria com o Consulado Geral da China em São Paulo, promovem o Concurso de Vídeo 2021 “Des- cobrindo a China”

para os estudantes do Ensino Médio da Rede de Ensino Pública Estadual. O intuito do concurso é disseminar a cultura chinesa e suas relações entre os(as) jovens brasileiros(as).

Inscrições

Cada estudante poderá participar individualmente com um vídeo de sua autoria, abordando uma visão sobre a cultura, tradições, história, culinária e outros aspectos da China e sua influ- ência e contribuição no contexto histórico e atual no Brasil e no mundo.

O(A) estudante terá o respaldo, presencial ou virtualmente, de um professor(a)-orientador(a), que deverá auxiliá-lo(la) a pesquisar o tema proposto em fonte confiável e demais assuntos referentes à legislação sobre direitos autorais.

A Escola formará uma comissão multidisciplinar de professores(as) para realizar a seleção de até dois vídeos. Após a seleção, a escola deverá providenciar os documentos solicitados con- forme consta no Regulamento e encaminhar para a Diretoria de Ensino (DE) até o dia 3 de no vembro de 2021. Depois, seguirão as fases previstas em cronograma até a premiação.

(26)

Cronograma

Premiação

Primeiro(a) colocado(a) – Um vídeo Vencedor: Um LAPTOP LENOVO para o(a) estudante e um LAPTOP LENOVO para o(a) professor(a)-orientador(a);

Segundo(a) colocado(a) – Dois vídeos Vencedores: Um CELULAR XIAOMI NOTE 9 PRO para cada um(a) dos(das) dois(duas) estudantes;

Terceiro(a) colocado(a) – Quatro vídeos Vencedores: Um RELÓGIO INTELIGENTE HUAWEI GT2 para cada um(a) dos(das) quatro estudantes.

Os(as) estudantes e professores(as) orientadores(as) dos sete vídeos vencedores receberão cer tificado de participação emitido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC).

Para mais informações, acesse o link e consulte o Regulamento. Contamos com a participação de todos!

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor NPE – Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(27)

7) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO E SEQUÊNCIAS DIGITAIS: ATUALIZAÇÃO DE PRAZOS

Tendo em vista as sugestões e pedidos da rede, bem como a fundamental relevância em atender da melhor forma possível as necessidades de aprendizagem de todos os estudantes e ampliando suas oportunidades, estamos adequando as datas constantes no Comunicado de 16/08 que enviou o Cronograma Integrado atualizado em 11/08, assim como o Comunicado COPED do Boletim Semanal 348.

As alterações, neste momento, alcançam a AAP3, SD4 e SD5. Nesta alteração também consideramos: a diversidade de retorno dos estudantes às atividades presenciais em formato 100% das turmas ou em diversos modos de revezamento, propiciando ritmos específicos na organização do trabalho em relação ao desenvolvimento do currículo; o fato que muitos professores têm desenvolvido o conjunto completo das habilidades previstas no currículo ao longo do presente ano letivo; as características peculiares desta edição da AAP 3 que para além das habilidades essenciais do bimestre e das consideradas marcos de desenvolvimento, também está focalizando, nos anos/séries finais de etapa, as habilidades relevantes em cada uma das etapas; as características das SD, articuladas aos respectivos materiais do bimestre do Aprender Sempre, cuja entrega sofreu atrasos em relação aos do 3º bimestre.

Desse modo, haverá atualização do cronograma de aplicação na Plataforma, conforme segue:

AAP3 - Aplicação disponível de 14 de setembro até 04 de outubro;

SD4 - Reabertura e manutenção da disponibilidade para realização até 06 de outubro;

SD5 - Suspensão da data prevista de início (27 de setembro) aguardando a regularização de entrega dos materiais do Aprender Sempre do 3º bimestre.

Daiane Eloisa dos Santos

PCNP Língua Portuguesa – Fone: (14) 3352-6023 deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(28)

8) PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL

O Programa está divulgando links de vídeos que podem ser consultados, relacionados tanto à Conservação da Biodiversidade, quanto de Resíduos Sólido. O material pedagógico indicado é uma sugestão que pode ser utilizada nas aulas.

Conservação da Biodiversidade

A Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 começou!

CLIQUE AQUI para conferir.

Áreas de Preservação Permanente CLIQUE AQUI para conferir.

Minuto Ambiental – Matsa Ciliares CLIQUE AQUI para conferir.

Erosão do Solo (CEA-Bertioga) CLIQUE AQUI para conferir.

Regina Célia Batista

PCNP - Geografia – Fone: (14) 3352-6031 reginacbatista@professor.educacao.sp.gov.br

Resíduos Sólidos

O que fazer com a propaganda do consumismo e a obsolescência planejada?

– Prof. Philippe Pomier Layrargues CLIQUE AQUI para conferir.

Faça parte da mudança - projeto ISWA/SEPA.

CLIQUE AQUI para conferir.

Bitucas de cigarro também são lixo (PEMALM) CLIQUE AQUI para conferir.

Pátio de com postagem faz resto de feira virar adubo (Projeto Feira Sustentável - Prefeitura de São Paulo e Inova GSU)

CLIQUE AQUI para conferir.

(29)

9) VESTIBULAR UNESP 2022

Com o objetivo de incentivar a participação e o ingresso dos alunos da 3ª série do Ensino Médio na universidade, informamos que todos os alunos da rede pública estadual que concluirão o Ensino Médio em 2021, inclusive da Educação de Jovens e Adultos – EJA e Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos CEEJA, poderão se candidatar ao Vestibular UNESP 2022 com desconto de 75% na taxa de inscrição.

Ao ingressar na UNESP, os alunos de baixa renda podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade, tais como: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.

Acessando o site da VUNESP, os alunos deverão preencher todos os dados da ficha de inscrição e informar o RA para que o sistema da instituição possa gerar automaticamente o boleto bancário com o referido desconto.

Segue abaixo o cronograma:

✓ Período de inscrição: 08/09 a 07/10/2021

✓ Data limite para o pagamento do boleto bancário com taxa reduzida (R$ 45,00): 08/10

Existe também a possibilidade de o aluno em condição de vulnerabilidade social solicitar a isenção total na taxa de inscrição, no período de 31/08 a 07/09/2021.

Mais informações:

CLIQUE AQUI para acessar a Guia das profissões.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da VUNESP ou ainda pelo Disque VUNESP (11) 3874-6300.

Mylene Bergamo Villas Boas

Diretor NPE – Fone: (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br

(30)

10) FESTIVAL AFROMINUTO

A sexta edição do Festival Afrominuto 2021 homenageará o escritor Lima Barreto, e os estudantes poderão participar do concurso de vídeos, com produções de vídeos, tendo como referências a trajetória, a obra literária, a inovação e o protagonismo do escritor.

A partir de produções visuais, este concurso tem como finalidade estimulá-los a reconhecer, a valorizar e a respeitar a diversidade étnico-racial brasileira e a cultura afro-brasileira e africana, na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e Parecer CNE/CP nº 03/2004, do Estatuto da Igualdade Racial, incluindo a promoção de uma educação antirracista.

O Festival Afrominuto – Flink Sampa /2021 é promovido pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por intermédio do Centro de Inclusão Educacional (CINC)/DEMOD/COPED e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC)/EFAPE.

Quem poderá participar?

Poderão participar os estudantes da Rede de Ensino Pública Estadual de Ensino matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e EJA.

Qual o prazo para a produção do vídeo?

Os estudantes terão o período de 30/08/2021 a 18/10/2021 para a produzir o vídeo.

Premiação

Os estudantes vencedores serão premiados de forma individual e por categoria, receberão certificado de participação, emitido pela Faculdade Zumbi dos Palmares, além de livros de literatura afro-brasileira e um KINDLE.

O(A) professor(a)-orientador(a) vencedor(a) e a escola também receberão um certificado de participação, também emitidos pela mesma faculdade, além de livros de literatura afro-brasileira.

Para mais informações sobre o concurso, acesse a página do CRE Mario Covas: CLICANDO AQUI.

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP interlocutor da ERER – Fone: (14) 3352-6033 alexandremazetto@professor.educacao.sp.gov.br

(31)

11) 6 ª CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR2021

Campanha #AprenderParaPrevenir 2021, do CEMADEN Educação

A campanha busca fortalecer ações voltadas à Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) em diferentes contextos, sendo direcionada a Escolas, Defesas Civis, universidades, instituições governamentais, ONGs e coletivos. Em 2021, a campanha busca ampliar a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com o desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 (um) minuto, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”.

Espera-se, assim, incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?). Para auxiliar as escolas que queiram participar da campanha, o Programa Cemaden Educação disponibilizou o Material de apoio para instituições mobilizadoras, que pode ser acessado por meio do link.

Informamos também que, em 25 de agosto de 2021, a campanha realizou um webnário/oficina com o tema

“Educomunicação na Prevenção de Riscos e Desastres”. A gravação pode ser acessada por meio deste link.

Para rever o lançamento da campanha, realizado em 03 de agosto de 2021, CLIQUE AQUI.

Acesse ainda o site oficial da campanha do Programa Cemaden Educação, clicando aqui.

Regina Célia Batista

PCNP - Geografia – Fone: (14) 3352-6031 reginacbatista@professor.educacao.sp.gov.br

(32)

CENSO ESCOLAR – MATRÍCULA INICIAL 2021

(PERÍODO DE CONFERÊNCIA E RETIFICAÇÃO)

Portaria INEP nº 200 de 12/05/2021

Em breve, iniciaremos o período de conferência e eventual retificação dos dados declarados ao Censo Escolar 2021, que teve como data-base o dia 26/05/2021 (última quarta-feira do mês de maio).

A SEDUC iniciou o envio (para as Diretorias de Ensino) dos e-mails de Alerta, Correção e Justificativa dos dados declarados e, na abertura do período de conferência, encaminharemos as demandas às Unidades Escolares e Secretarias Municipais de Educação.

Neste momento, solicitamos que aguardem maiores informações. Não é necessário acessar o Educacenso.

Maiores informações, acesse o site:

https://depiraju.educacao.sp.gov.br/censomatriculainicial/

Nesta página estarão todas as informações, comunicados e tutoriais, acerca do período de conferência da Matrícula Inicial.

CIE– Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar

Fone: (14) 3352-6047 depjucie@educacao.sp.gov.br

CIE – CENTRO DE INFORMAÇÕES

EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR

(33)

2) PROJEÇÃO AUTOMÁTICA DEMANDA/2022

Prezado(a) Diretor(a) de Escola,

De acordo com o estabelecido na Resolução SEDUC 72/2021, a projeção automática realizou a alteração do Quadro Resumo (quantidade de classes), a coleta das classes (informação como horário, data, capacidade física) e a matrícula dos alunos para o ano letivo de 2022.

Com isso, estamos no período de verificar e analisar essa projeção.

Solicitamos atenção para:

1) Ajustar as informações das classes coletas;

2) Equilibrar os alunos nas classes (opção troca);

3) Eventuais pendências e alterações no Quadro Resumo, favor entrar em contato com a Equipe de Supervisão.

Prazo: 05/10/2021

CIE– Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar

Fone: (14) 3352-6047 depjucie@educacao.sp.gov.br

(34)

1) ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS – PROCESSO INICIAL 2022

I – PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO 2022

Público-alvo:

➢ EFETIVOS;

➢ CATEGORIA F;

➢ CONTRATAÇÃO/CONTRATADOS V, O;

➢ CANDIDATOS À CONTRATAÇÃO INSCRITOS NO PROCESSO SELETIVO DO BANCO DE TALENTOS 2021.

A inscrição para efetivos e ocupantes de função atividade, docentes com contrato ativo e candidatos à contratação será realizado por meio do site http://sed.educacao.sp.gov.br conforme cronograma:

I - INSCRIÇÃO/RECURSO - DOCENTES E CANDIDATOS:

1. Docentes efetivos e não efetivos: 14/09/2021 a 24/09/2021.

2. Docentes contratados (Categoria “O”), com contrato ativo, nos termos da LC 1.093/2009 e candidatos à contratação, que possuam inscrição ativa no PSS-Banco de Talentos 2021: 30/09 a 08/10/2021 SUBSECRETARIA 13 15.09.2021.

2.1. Candidatos à contratação não poderão alterar a pontuação do processo seletivo e os dados autodeclarados na inscrição, conforme edital vigente publicado em DOE de 05/01/2021, com retificação publicada em DOE de 03/07/2021.

CRH – CENTRO DE RECURSOS HUMANOS

(35)

II - DEFERIMENTO/ INDEFERIMENTO- ESCOLA OU DIRETORIA DE ENSINO 1. Docentes efetivos e não efetivos: 14/09/2021 a 28/09/2021;

2. Docentes com contratos ativos até 08/10/2021 e candidatos à contratação: 30/09 a 11/10/2021.

III - CLASSIFICAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO INICIAL/2022 1. Docentes efetivos e não efetivos: 29/09/2021;

2. Docentes contratados (Categoria “O”), com contrato ativo e candidatos à contratação: 13/10/2021.

As inscrições não confirmadas dentro do prazo previsto serão confirmadas compulsoriamente para o ano de 2022, sem opção de recurso extemporâneo. Concluída as inscrições dos docentes contratados e candidatos à contratação, será gerado o listão para o processo de atribuição de 2022.

O sistema permitirá a inscrição e a atribuição dos docentes "Categoria O" durante a vigência contratual, ou seja, contratos celebrados em 2018, 2019, 2020 e 2021.

Entretanto, a efetivação da atribuição para os docentes com contratos celebrados em 2018 está vinculada à inscrição no Processo Seletivo Simplificado - Banco de Talentos 2022 ou à aprovação da prorrogação apresentada no PLC 026/2021.

Por isso, os docentes com contratos celebrados em 2018 que se encerram no final do ano letivo de 2021 devem participar da inscrição do Processo Inicial de Atribuição de Classes e Aulas realizada de 30/09 a 08/10 e do Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2022.

A live no Canal Gestão do CMSP para tirar dúvidas do processo de inscrição para a Atribuição de Classes e Aulas 2022 que ficará disponível no repositório àqueles que não puderem acompanhar ao vivo.

Para maiores informações:

– Portaria CGRH- 13, de 10/09/2021 – Dispõe sobre as inscrições do Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas para o ano letivo de 2022 – Clique aqui para acessar.

– Portaria CGRH nº 14, de 13/09/2021 – Altera redação dada pela Portaria CGRH 13 de 10/09/2021 - Clique aqui para acessar.

Manual de Acesso e Inscrição Docente Efetivos e Cat. F – 2022 Clique aqui para acessar.

(36)

Tire suas dúvidas através do FAQ – PERGUNTAS E RESPOSTAS referentes ao processo inicial de “INSCRIÇÃO PARA DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS 2022.” Clique aqui para acessar.

Os Docentes interessados em atuar na SEDUC em 2022 e não se enquadram nos itens I a IV do artigo 1° da Portaria CGRH-13 de 10-09-2021 DEVERÃO aguardar edital do Processo Seletivo Simplificado 2022.

IV-LEGISLAÇÃO

1. Resolução SE 72 de 13-10-2020 alterada: Dispõe sobre o processo anual de atribuição de classes e aulas ao pessoal docente do Quadro do Magistério.

Clique aqui para acessar

2. Indicação CEE 157_2016 – Orientação SEE Qualificação Docente.

Clique aqui para acessar

3. Parecer CEE 227_2020 – Dispõe sobre a validade de Certificados de Cursos de Especialização na área da Educação Especial.

Clique aqui para acessar

CRH – Centro de Recursos Humanos

Fone: (14) 3352-6038 depjucrh@educacao.sp.gov.br

(37)

2) PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTE/2022

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, informa que realizará novo Processo Seletivo Simplificado, visando a contratação temporária de docentes para atuação na Rede Estadual de Educação de São Paulo no ano de 2022 (PSS -BT 2022), cujo processo será realizado no período de 25/09/2021 a 22/11/2021.

Este processo classificatório se dará em cumprimento ao estabelecido na Lei Complementar 1.093/2009 e consistirá em avaliação de títulos e experiência profissional. A inscrição será realizada pelo candidato, de forma auto declaratória, na plataforma Banco de Talentos, dispensada a entrega de documentos na Diretoria de Ensino durante o período das inscrições.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2022:

a. Docentes com contratos celebrados em 2018 que se encerram no final do ano letivo de 2021;

b. Candidatos com inscrição ativa no Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2021;

c. Candidatos sem vínculo com a Rede Estadual que pleiteiam celebrar contrato em 2022;

d. Servidores da rede estadual que desejam o acúmulo de cargo/função com um novo contrato.

Docentes que possuem contrato vigente ao longo do ano de 2022 não devem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2022, pois já possuem contrato ativo para 2022 e não há previsão legal para acúmulo de contratos. Para esses, a atualização cadastral e de formação se dará pela inscrição do Processo Inicial de Atribuição de Classes e Aulas realizada de 30/09 a 08/10, conforme Portarias CGRH nº 13 e 14/2021.

Atenção: se o Projeto de Lei Complementar nº 026/2021 for aprovado pela Assembleia Legislativa, os docentes com contratos celebrados em 2018 terão seu contrato prorrogado até dezembro de 2022. Nesse

(38)

cenário, a inscrição para o Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2022 será cancelada, uma vez que os docentes estarão com contrato ativo, e não será necessário o cumprimento da quarentena.

Nesse caso, a atualização de formação e tempo será puxada da inscrição para a atribuição no caso de prorrogação de contrato.

Por isso, os docentes com contratos celebrados em 2018 que se encerram no final do ano letivo de 2021 devem participar da inscrição do Processo Inicial de Atribuição de Classes e Aulas realizada de 30/09 a 08/10 e do Processo Seletivo Simplificado – Banco de Talentos 2022.

Outras informações pertinentes aos prazos e procedimentos para inscrição, bem como orientações sobre as demais etapas do Processo, serão especificadas em Edital de Abertura de Inscrição, com previsão de publicação em 25/09/2021.

Por fim, como previsto no Decreto nº 63.979, de 19-12-2018, os candidatos pretos, pardos e indígenas farão jus à pontuação diferenciada e, portanto, a verificação da veracidade das informações prestadas pelos candidatos será realizada pelas Diretorias de Ensino, por meio de Comissão de Heteroidentificação.

Oportunamente, as Diretorias de Ensino receberão informações e materiais de referência para execução do Processo.

CRH – Centro de Recursos Humanos

Fone: (14) 3352-6038 depjucrh@educacao.sp.gov.br

(39)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

Edição nº 35/2021 –01 de outubro de 2021

Dirigente Regional de Ensino – Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Publicações para Circular

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular sejam enviadas até quinta-feira, às 13h00, para o e-mail depjunit@educacao.sp.gov.br.

Sugerimos que o texto seja digitado no Word ou no próprio corpo do e-mail. As fotos não precisam ser inseridas no Word, basta anexá-las ao e-mail. Qualquer dúvida, entrar em contato pelos telefones (14) 3352.6047 / 3352.6028

Fotos da capa: Thiago Luiz Fernandes

www.facebook.com/diretoriadeensinopiraju www.depiraju.educacao.sp.gov.br

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU - Praça Professor Paulo Henrique, 155-Vila São José - Piraju/SP - CEP: 18.807-024

Referências

Documentos relacionados

Porém, apesar dessas dificuldades, tem-se observado que o estado do Espírito Santo tem se tornado referência na implementação da lei, pois, além de ter sido o

Assim como proposto por Lugo-Ortiz & McCafferty (1996), o estado 1 foi recuperado como sinapomorfia de Prebaetodes. Algumas espécies de Baetodes, entretanto, também

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

Concluiu-se que o beneficiamento das sementes de soja não afetou a qualidade fisiológica das sementes e a cultivar BMX Potência RR apresentou qualidade fisiológica superior pelo